Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Acho que não é somente a urbanização e o concreto. O principal fator que vejo em Porto Alegre é topográfico.

No caso de Belém Novo acredito que não seja o desnível.Mas, a grande área verde que existe, ainda. Logo, pode ser que a urbanização colabore para a diferença nesta estaçãoe específica. mas, e a Sertório? Buenas, a Sertório é urbanizada. Porém, não possui edificações altas por causa do aeroporto que está próximo. Jpa aqui no Morro Santana há o Morro. Há Morros ao redor da cidade o que diferencia de outras cidades mais planas em toda a extensão. Belo Horizonte seria interessante se tivéssemos por lá estações instaladas da Pampulha até regiões deferentes. Lá, há desníveis ainda maiores.

Link to comment
Share on other sites

Por mais que a cidade seja 10 vezes maior que POA, a diferença de temperaturas não é 10 vezes maior.. não acompanha esse ritmo, isso que eu queria dizer!

 

Sim, compreendi, mas discordo.

 

Lages também? Soledade? Capão?

 

Se for assim, qualquer cidade com um pequeno centro urbano, prédio, asfalto teria a mesma diferença de uma megalópole.

 

Manchas urbanas maiores representam maiores de temperaturas com as suas áreas verdes dos que em cidades menores.

 

É como acho.

 

Ao meu ver, existem 2 tipos de influencias diferentes da urbanização:

 

Um é aquela mais localizada, relativa ao aquecimento direto do asfalto, predios, movimento de carros, etc, no entornos da estação. Neste caso, se estiver em dentro de um parque bem urbanizado, ou numa região descampada sem ruas e predios num raio próximo, pode ser bem amenizado, mesmo em uma metropole...

 

Outra é numa escala mais macro, da influencia do aquecimento regional da cidade como um todo (uma espece de somatorio de todo calor produzido pela cidade, que não se dissipa totalmente e aquece de maneira regional a cidade. Ai neste caso, nenhuma se compara a SP...

 

Eu tenho um trabalho feito acho que pela UFPR (ta em casa, e noite eu posto aqui), que fala da urbanização de Ctba, e mostra um foto de satelite, que mostra as manchas de aquecimento sobre toda a cidade, e ve-se claramente as diferenças micro e macro localizadas (o parque barigui, ou Tangua, por exemplo, tem manchas de calor bem mais claras que o centro, mas ainda assim são escuras em relação a região rural em torno da região metropolitana).

Link to comment
Share on other sites

Por mais que a cidade seja 10 vezes maior que POA, a diferença de temperaturas não é 10 vezes maior.. não acompanha esse ritmo, isso que eu queria dizer!

 

Sim, compreendi, mas discordo.

 

Lages também? Soledade? Capão?

 

Se for assim, qualquer cidade com um pequeno centro urbano, prédio, asfalto teria a mesma diferença de uma megalópole.

 

Manchas urbanas maiores representam maiores de temperaturas com as suas áreas verdes dos que em cidades menores.

 

É como acho.

 

Proporcional, porém ao tamanho de cada cidade. SP pode ser 10 vezes maior que POA, mas não tem 10 vezes mais diferença de temperatura! Assim como Soledade também deve ter diferença entre praça central e zona rural, porém menor. Não há prédios. São os grandes prédios de um centro que fazem a diferença.

 

Houston, no Texas, possui 5 milhões de habitantes, porém tem poucos prédios, não possui uma área central densa. Logo, as temperaturas dentro e fora da cidade irão variar menos. Entendo que apenas grandes conglomerados urbanos, coisa que não se vê em Soledade, Lages ou São Joaquim é que apresentam essas diferenças por volta dos 6 graus!

 

Midtown, dentro de Manhattan, não precisa ter 10 milhões de pessoas para ter uma temperatura muito mais alta do que em Long Island. Basta ser um conglomerado urbano absurdamente grande, ainda que não tão alastrado assim!

Link to comment
Share on other sites

Acho que não é somente a urbanização e o concreto. O principal fator que vejo em Porto Alegre é topográfico.

No caso de Belém Novo acredito que não seja o desnível.Mas, a grande área verde que existe, ainda. Logo, pode ser que a urbanização colabore para a diferença nesta estaçãoe específica. mas, e a Sertório? Buenas, a Sertório é urbanizada. Porém, não possui edificações altas por causa do aeroporto que está próximo. Jpa aqui no Morro Santana há o Morro. Há Morros ao redor da cidade o que diferencia de outras cidades mais planas em toda a extensão. Belo Horizonte seria interessante se tivéssemos por lá estações instaladas da Pampulha até regiões deferentes. Lá, há desníveis ainda maiores.

 

Paulo, a Sertório e Belém Novo tem em comum o fato de serem lugares planos. A urbanização existe na Sertório e é muita pequena em Belém Novo (está no Aeroclube, área verde). Porém a urbanização da Sertório é muito menor que a do centro da cidade. E é por isso que existe a diferença de até 5 graus!

 

Veja que temos relevos diferentes em POA, mas mesmo quando comparamos áreas sem grandes diferenças, a urbanização é quem manda.. e muito!

 

Imagino que a grande diferença de relevo que temos é entre topos e baixadas imediatamente próximas dos morros. Não sei exatametne onde está localizada a estação na Lomba do Pinheiro, mas posso te garantir imensas diferenças entre o topo do Morro Santana e uma estação no pé do Hospital Divina Providência, na saída da Glória, rumo ao Belém Velho!

Link to comment
Share on other sites

INMET; 13,2/4,8/8,1 E 553 H.FRIO; -2,4/-2,0/-2,5/910 NORMAL

 

CLIMATERRA; 13,9/3,8/7,9/566 HORAS; -2,6/-2,7/-2,7/883 NORMAL

 

VILA; 11,4/2,6/6,0/818 H.F.

 

27/05 A 28/07/09

 

Não quero frio em São Joaquim, quero frio em Juiz de Fora :lol: :lol:

 

Incrível, FAZ 30,3ºC POR AQUI NO MOMENTO ! E 29 no aeroporto !!!

Link to comment
Share on other sites

 

Proporcional, porém ao tamanho de cada cidade. SP pode ser 10 vezes maior que POA, mas não tem 10 vezes mais diferença de temperatura

 

Mas eu não disse que há correlação na proporcionalidade.

 

Eu disse que as diferenças de SP são maiores que POA, por conta do tamanho da cidade. POA e Ctba são mais semelhantes que SP-POA ou SP-CWB.

 

Ronaldo, isso é exceção. Diferenças de 10ºC em SP é regra, assim com uns 4ºC em Ctba e 6ºC POA...

 

Eu moro no Centro Cívico, que não é "centrão" e raramente registro diferença de mais de 5ºC com os bairros mais frios. Por que? Por que Curitiba é uma cidade bem mais arborizada que as duas capitais citadas, e é a 2º em população.

 

abçs

 

Se 10C de diferença é comum em SP, imagino que a zona rural ao redor da cidade registre negativas anualmente.

Link to comment
Share on other sites

É incrível observar como está alta a temperatura em Santiago do Chile. No momento faz 21°c por lá...

Este "aquecimento" deve ser observado aqui em Porto Alegre também na semana que vem. Na minha opinião, isto deve servir de "imã" para alguma onda de frio, que deve nos atingir pelo dia 07 ou 08 de agosto.

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda custo acrditar nestes -4C em São Léo. Quero ver se confirma numa outra forte MP. Quem já pegou essa temperatura sabe do que se trata. É congelamento or tudo! É força de frio.

 

Custa ? Tem cinco termômetros no abrigo DUPLO e um de redundância digital !!! As bananeiras congelaram no parque !!!! Visto pelo Eugenio que fez as leituras.

Me perdoe a ignorância, mas por que tantos termômetros num mesmo abrigo?

 

O que impressiona no relato é o congelamento das bananeiras (e deve ter matado as árvores...). Minha sogra tirou fotos na manhã de domingo no sítio dela, em Eldorado do Sul perto da divisa com Arroio dos Ratos (40 km de POA) e os arbustos estavam congelados. Isso que o domingo não foi a noite mais fria, e sim o sábado. Isso prova, como no Parque Imperatriz, que a temperatura do ar negativou. Caso contrário haveria gelo apenas na relva. Ela relatou mínima de -2° sendo o termômetro pendurado ao ar livre só no amanhecer (portanto, já havia luz solar). A água dos beija-flores, pendurada na varanda da casa, congelou!! :shock: Creio que a temperatura por lá so sábado tenha atingido pelo menos -3°!

 

Essa onda de frio foi realmente memorável!!!

 

Paulo, a Sertório e Belém Novo tem em comum o fato de serem lugares planos. A urbanização existe na Sertório e é muita pequena em Belém Novo (está no Aeroclube, área verde). Porém a urbanização da Sertório é muito menor que a do centro da cidade. E é por isso que existe a diferença de até 5 graus!

 

Veja que temos relevos diferentes em POA, mas mesmo quando comparamos áreas sem grandes diferenças, a urbanização é quem manda.. e muito!

 

Imagino que a grande diferença de relevo que temos é entre topos e baixadas imediatamente próximas dos morros. Não sei exatametne onde está localizada a estação na Lomba do Pinheiro, mas posso te garantir imensas diferenças entre o topo do Morro Santana e uma estação no pé do Hospital Divina Providência, na saída da Glória, rumo ao Belém Velho!

Há ainda o agravante do Guaíba. O Centro de POA tem todas as variáveis possíveis para a retenção de calor nas noites frias: Guaíba ao lado, aglomerado muito urbanizado, trânsito intenso e poucas áreas verdes. Enfim, se um dia negativar no Centro faz -4° aqui em casa e -60° no Parque Imperatriz (Soledade desaparece...).

 

Agora tenho 18,0° com 47%. Finalmente posso esquentar um pouco a casa! :D Venta de ONO a 10,5 km/h.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Umidade muito baixa, perto de 20% aqui em casa. Já não bastesse a gripe, agora o ar seco agrava enfermidades respiratórias.

 

Me protegendo ou não da gripe, essa máscara que estou usando tem 2 outras importantes funções: mantém a umidade presente no ar responsável à respitação e dificulta minha obsessiva vontade de comer doces :lol:

Link to comment
Share on other sites

Rio Grande Abaixo de Zero, e Minas Acima de Vinte Cinco :lol: :lol:

 

Agora faz 27,1ºC na minha estação e 27 no aero. Em Belo Horizonte, este mesmo valor também.

Em Poços de Caldas, 25ºC. Percebe-se que o bloqueio está prejudicando de forma generalizada

o estado. Do centro-sul de SP até o sul do Paraná, é a área de chuvas constantes, temporais. E

de SC pra baixo, o frio constante, as massas de ar frio que chegam e demoram pra sair. Esta

é a dinâmica que se instalou, daria até pra fazer um mapa disso, he he he.

 

Vejam, eu sei que o inverno daqui é fraco por natureza, mas esse mês foi demais :evil:

 

Renan...que bloqueio é esse??? Tá tão perfeito que ficou didático!

Nunca vi tamanho calor em julho aqui em BH! E não sou só eu, os números também! Nunca antes na história desse país (rs...) havia feito 31° C em julho aqui.

Como não pode estar pior, prefiro me divertir:

 

Sulistas, morram de inveja: tenho apenas 15 % de umidade relativa aqui!! :P

 

A propósito, em JF faz 29° C nesse momento (aeroporto) e em Montes Claros 32° C!

Link to comment
Share on other sites

Será que nunca fez tanto calor assim em BH num mês de julho?

 

NUNCA! Tenho os dados do INMET e a máxima absoluta foi em 1990 (30,4° C). Agora certamente será 2009.

 

Gostei dessa informação!

 

1990 foi um baita inverno!!

 

Eu sei que vc não vai gostar de ouvir isso, João, mas.....viva o calor de BH!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Será que nunca fez tanto calor assim em BH num mês de julho?

 

NUNCA! Tenho os dados do INMET e a máxima absoluta foi em 1990 (30,4° C). Agora certamente será 2009.

 

Gostei dessa informação!

 

1990 foi um baita inverno!!

 

Eu sei que vc não vai gostar de ouvir isso, João, mas.....viva o calor de BH!!!!!

 

Costuma ser assim mesmo. O bloqueio segura o frio ae no Sul, o inverno de vocês é fantástico e o nosso inexiste. Mas um dia da caça, outro do caçador...não se esqueça q também podem haver bloqueios ao Sul do RS e já conhecemos o resultado: Argentina com frio excepcional e RS com inverno pífio. :twisted:

Link to comment
Share on other sites

NUNCA! Tenho os dados do INMET e a máxima absoluta foi em 1990 (30,4° C). Agora certamente será 2009.

 

Gostei dessa informação!

 

1990 foi um baita inverno!!

 

Eu sei que vc não vai gostar de ouvir isso, João, mas.....viva o calor de BH!!!!!

 

Costuma ser assim mesmo. O bloqueio segura o frio ae no Sul, o inverno de vocês é fantástico e o nosso inexiste. Mas um dia da caça, outro do caçador...não se esqueça q também podem haver bloqueios ao Sul do RS e já conhecemos o resultado: Argentina com frio excepcional e RS com inverno pífio. :twisted:

 

Só lembro de dois invernos assim aqui no RS: 2005 (junho) e 2006 (julho).

Link to comment
Share on other sites

Será que nunca fez tanto calor assim em BH num mês de julho?

 

NUNCA! Tenho os dados do INMET e a máxima absoluta foi em 1990 (30,4° C). Agora certamente será 2009.

 

Gostei dessa informação!

 

1990 foi um baita inverno!!

 

Eu sei que vc não vai gostar de ouvir isso, João, mas.....viva o calor de BH!!!!!

 

Mas ao contrario de 2009, 1990 foi bom para o PR tb... Ctba teve média de 11,xºC em junho, 10,8ºC em julho, e 12,xºC em agosto. Atualmente, ver um trimeste desse aqui só em sonho :roll:

Link to comment
Share on other sites

 

Proporcional, porém ao tamanho de cada cidade. SP pode ser 10 vezes maior que POA, mas não tem 10 vezes mais diferença de temperatura

 

Mas eu não disse que há correlação na proporcionalidade.

 

Eu disse que as diferenças de SP são maiores que POA, por conta do tamanho da cidade. POA e Ctba são mais semelhantes que SP-POA ou SP-CWB.

 

Ronaldo, isso é exceção. Diferenças de 10ºC em SP é regra, assim com uns 4ºC em Ctba e 6ºC POA...

 

Eu moro no Centro Cívico, que não é "centrão" e raramente registro diferença de mais de 5ºC com os bairros mais frios. Por que? Por que Curitiba é uma cidade bem mais arborizada que as duas capitais citadas, e é a 2º em população.

 

abçs

 

Porto Alegre não tem apenas "áreas arborizadas", Porto Alegre tem zona rural, inclusive bem pronunciada até, com várias diferenças de relevo. Além do que, a natureza não respeita os limites territoriais de cada município. O conglomerado urbano de POA é ainda maior. Teríamos os dois extremos, desde áreas densamente urbanizadas até áreas com pouca urbanização.

 

Por efeito do rio Guaíba, a tendência é de uma harmonização das temperaturas das áreas próximas à beira do rio. Esse dado de São Paulo é um pouco estranho, não há uma harmonia nas elevações das temperaturas. Palhereiros chega aos 20 graus quase e depois despenca, de repente. Vamos conferir mais vezes para ver o que acontece!

Link to comment
Share on other sites

Caramba Bruno, pelas fotos Alegrete parece a savana africana, muito interessante! Eu esperava a todo momento antes da última foto abrir ver um leão carregando a presa nos dentes.

 

Hoje um MILAGRE, FAZ SOL AQUI DESDE CEDO!!! :o:o Sopra um vento fresco e tenho 24 graus, mas nas serras tá pior que verão, CJ e Teresópolis são apenas duas cidades entre as muitas que devem fechar julho com anomalias positivas históricas, o mesmo vale para BH que já tem 31 graus na Pampulha, acima do recorde do Inmet para julho, se o Inmet não superar o recorde chega muito perto hoje.

Link to comment
Share on other sites

É verdade, Loepa. O pasto queimado pela geada, junto com os poucos arbustos que aparecem nas fotos dão uma sensação de savana africana. Entretanto, a paisagem normal da região é com pasto bem verde e sem árvores, a não ser os eucaliptos plantados pelos fazendeiros. A paisagem natural da região é plana, verde e sem árvores.

O blog da metsul tem uma foto de Quaraí que retrata bem a paisagem da região.

Link to comment
Share on other sites

Por mais que a cidade seja 10 vezes maior que POA, a diferença de temperaturas não é 10 vezes maior.. não acompanha esse ritmo, isso que eu queria dizer!

 

 

O Rio de Janeiro é menor que São Paulo mas tem mais microclimas por causa do relevo acidentado e do mar, supera São Paulo em diferença simultânea de temperatura entre um bairro e outro (e falo de bairros com a mesma altitude), ao contráio do que disse aquela pesquisa furada, só depois da inauguração das automáticas em meados de 2007 já vi amanhecer com 34 graus em Copacabana e 18 graus na Vila Militar, mas me lembro de tardes de primavera com diferença possivelmente ainda maior, e oposta (ou seja, Vila Militar muito mais quente que Copacabana).

 

Mas no nosso caso a diferença é mais explicada por fenômenos naturais (aquecimento adiabático do vento noroeste entre a encosta e o mar no primeiro caso, e ar quente no interior da cidade com vento soprando do mar gelado na praia no segundo) do que pela urbanização ou ilha de calor, embora em outras situações o efeito da ilha de calor seja bem significativo aqui também.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma coisa que eu li lá arás e creio que foi confusão: a amplitude térmica numa zona rural geralmente é MAIOR (e não menor) do que no meio da cidade, em massas de ar quente muitas vezes bairros semi-rurais do Rio registram a maior máxima, enquanto as menores mínimas sempre são em áreas verdes ou semi-rurais, aliás em áreas com excesso prédios altos pode haver até REDUÇÃO da média DAS MÁXIMAS dependendo do local da estação, a região central do Rio entre a Cinelândia e a Presidente Vargas tem algumas das máximas mais amenas da cidade do Rio em dias de sol, principalmente fora da época de maior incidência solar. No dia de setembro de 2008 que foi o mais quente do ano com mais de 38 em Santa Cruz (semi-rural) não passou de 30 graus no centrão entre os prédios, neste caso tenho que admitir que foi mais pelo efeito da água que cerca o centro mas sem a sombra dos prédios a máxima seria maior.

 

Agora as mínimas sobem mesmo, quase sempre mais altas entre os prédios em qualquer lugar, minha "estação" é uma prova. Com mínimas maiores e máximas sofrendo pouca alteração (as vezes até um pouco menores) a amplitude cai.

 

Que isso Renan, quem sou para fazer profecias, agora eu não espero mais por nada... :|

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo várias vezes no dia de hoje nuvens carregadas surgiram e provocaram pancadas de chuva rápidas, mas típicas de verão, com grande intensidade. Mas surpreendente foi o granizo da madrugada, não cheguei a ver o tamanho das pedras de gelo, mas certamente as maiores que já cairam por aqui em muitos anos, porque não me lembro de um barulho tão intenso de granizo batendo no telhado.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que SP sofre muito mais que POA em relação à urbanização. Há mais gradiente térmico decorrente deste fator. Entretanto, POA, além de sofrer bastante com a urbanização (menos que SP), sofre muito mais que SP por outras duas variáveis: a água (Guaíba) e os morros (range de 300 metros no meio da cidade).

Link to comment
Share on other sites

Gente , estou estupefato, estive na redação do Jornal Informativo Regional ,e o Diretor, me mostrou fotos de sexta e sábado da geada, é algo indescritível, espantoso, surreal,de cair o queixo.

Mas vou deixar vcs babando por enquanto, pois o Paulo Moraes só me libera as fotos semana que vem, mas Alexandre te prometo em primeira mão passar estas imagens,com créditos claro para o Informativo Regional nas fotos.

 

Digo uma palavra :ESTUPENDAS.Bom mas vou deixar alguns adjetivos pra vcs.

Aguardem

Link to comment
Share on other sites

Por efeito do rio Guaíba, a tendência é de uma harmonização das temperaturas das áreas próximas à beira do rio. Esse dado de São Paulo é um pouco estranho, não há uma harmonia nas elevações das temperaturas. Palhereiros chega aos 20 graus quase e depois despenca, de repente. Vamos conferir mais vezes para ver o que acontece!

Deve ter ocorrido uma pancada de chuva. O gráfico de Parelheiros quebra no meio.

 

Aqui deu máxima de 18,3° com 44%. Maior rajada de 23,3 km/h. Agora faz 14,5° com 55% e vento NO a 6,8 km/h.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Seattle acaba de superar o recorde absoluto de calor desde 1894, a temperatura na última hora foi de 101ºF(38,3ºC) na estação de referência (aeroporto Seattle-Tacoma), o recorde antigo era de 100ºF

 

Enquanto isso no litoral do mesmo estado a cidade de La Push tem 59ºF (15ºC)

Link to comment
Share on other sites

Seattle acaba de superar o recorde absoluto de calor desde 1894, a temperatura na última hora foi de 101ºF(38,3ºC) na estação de referência (aeroporto Seattle-Tacoma), o recorde antigo era de 100ºF

 

Enquanto isso no litoral do mesmo estado a cidade de La Push tem 59ºF (15ºC)

É...enquanto no nordeste americano eles vão enfrentando um "year without summer", no noroeste do mesmo país eles estão enfrentando um "year with super summer". No fim tudo tende ao equilíbrio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.