Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Que estação é esta? Do inmet?

Conheço São Bento. Lá as pessoas estão perfeitamente acostumadas com o frio.

A estação é do Ciram-Epagri.

São Bento tem clima bem parecido com Curitiba, porém um pouco mais "serrana", por ficar na borda da serra.

 

é verdade, as veses a urbanização mascara um pouco esta proximidade, mas a região metropolitana é bem parecida,vejam hoje, pelos dados que o simepar disponibilizou no site:

 

Minima / maxima (até as 13:00)

 

Curitiba: 8,7ºC / 10,6ºC

Pinhais: 6,3ºC / 8,9ºC

São Bento: 5,3ºC / 6,7ºC (até as 12:00)

.

Atualizando...

12:00 6,7°C

13:00 6,1°C

14:00 7,2°C

15:00 7,2°C

 

tapado de cerração...

 

Em relação a Curitiba, São Bento tem mínimas um inferiores devido ao conjunto urbanização+baixada. Porém é praticamente igual à RMC, inclusive faz divisa com o município de Piên-PR, que já é considerado parte da RM.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tema política, acho que podemos encerrar por aqui. A brecha foi dada a todos e agora voltemos ao foco do tópico.

 

Sobre a onda de frio do dia 14, Gamboa, acho que falta ainda muito tempo. O que vejo a minha frente é o primeiro veranico do inverno em POA. Talvez semana que vem faça um calor como há tempos não sentimos.

Pois é...to com saudades dos veranicos. O frio vai enferrujando o véio nas junta, tchÊ!

O chato é que vou estar na Construsul expondo. Então, vem o pessoal de SP, RJ e outros e vão dizer " isto é o frio de vocês, é?"

Mal sabem eles que estivemos hibernando por longos 10 dias ou mais...

Link to comment
Share on other sites

A rede Somar publica:

 

Pelotas registra a temperatura mais baixa dos últimos 34 anos

Publicado em: 31/07/2009

 

A intensa massa de ar polar que atua no Rio Grande do Sul não para de quebrar recordes de frio no Estado. Hoje foi a vez do município de Pelotas, no sul do Estado, que registrou a temperatura mais baixa dos últimos 34 anos: -2,4°C. Antes disso, o recorde era de -2,7°C do dia 18 de julho de 1975. Ainda no sul gaúcho, a cidade de Rio Grande registrou -0,6°C nesta sexta-feira, a mesma temperatura mínima de ontem, sendo considerados os dois dias mais frios da história.

 

O frio não dá trégua neste sábado, mas já não há previsão de recordes. A mínima fica entre 0°C e 2°C no sul do Rio Grande do Sul e entre 3°C e 5°C na Serra de Santa Catarina. A máxima não chega a 10°C na Serra Geral, entre os Estados gaúcho e catarinense. Já no noroeste do Paraná, a mínima oscila entre 17°C e 19°C e a máxima atinge 25°C. Além do frio, o sábado terá temporais no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná. Ainda há risco de queda de granizo e as rajadas alcançam 55km/h no centro catarinense e 70km/h no oeste paranaense.

 

De acordo com os meteorologistas da Somar, no domingo, a frente fria ganha a companhia de um ciclone extratropical e as chuvas se espalham pela Região Sul. Ainda há risco de queda de granizo nos três Estados. Apenas em partes do oeste e sul do Rio Grande do Sul, o risco de chuva é menor. As rajadas tingem 70km/h no sul de Santa Catarina e no centro do Rio Grande do Sul e 90km/h no leste do Paraná. O frio da madrugada diminui e a mínima fica entre 6°C e 8°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e na Serra de Santa Catarina. A máxima não chega a 10°C no oeste gaúcho e serra de catarinense e a 20°C em todo o Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, sou de família de pecuaristas e a cada dia que passa vejo a parentada comentando a situação do pasto na campanha gaúcha. A coisa tá crítica. Quem não tem condições de dar ração aos animais está vendo algumas cabeças de gado morrendo, pois pasto verde não há. Aqueles animais que entraram no inverno sem tanta gordura estão sofrendo e os pecuaristas sem tanta $$$ estão perdendo gado devido à falta de ração e pastagem (aveia e azevem).

Link to comment
Share on other sites

NOVAMENTE RIO GRANDE IGUALA SEU RECORDE HISTÓRICO DE -0,6°!!! :shock: :shock:

 

MÍNIMA DE -0,6° TANTO 5ª QUANTO 6ª-FEIRA!!! :shock: :shock:

 

Pago para ver isso acontecer DE NOVO!!!

Será que é recorde mesmo? Até agora ninguém respondeu qual foi a mínima do dia 29 de julho de 2007

 

Naquele dia o Inmet escondeu o dado da página, e quando eles fazem isso costuma ser recorde

Comentei na página 155 desse tópico: em 2007 parece que deu -0,3° na automática. Certamente negativou. Lembro bem do tracinho ("-") ao lado do número. Foi na noite de domingo do encontro nacional do BAZ em SJ. Na ocasião deu 1,2° em Torres e POA amanheceu com absurdos 6°, já que nublou no início daquela madrugada (ia negativar aqui).

 

Aqui em casa atingi 13,8° de máxima. Sol muito fraco e cirrustratus tomando conta do céu, além de alguns estratus. Tenho 13,2° com 62% e vento S a 14,7 km/h.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Blumenau chove muito desde esta madrugada, com pingos grossos, agora uma chuva mais leve intercalado com chuva mais pesada, chega a ser preocupante visto o número em áreas de risco, e bem nesse momento chove muito, e de fato está fazendo frio 11°C e caindo..clima bem curitibano. O solo está começando a ficar muito saturado uma trovoada ou chuva torrencial em cima disso seria um desastre! Precisamos urgentemente de um período mais seco para dar uma folga para o solo.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais um dia depressivo aqui, cinzento e escuro com garoa esparsa, temperatura estacionada nos 19 a 20 graus, desde 2004 não via um julho tão instável, mas 2004 teve mais "frio", principalmente no final, e maior volume de chuva (mais de 100 mm na maior parte da cidade com picos acima de 400 mm), na capital este julho vai fechar com temperatura na média, máximas um pouco abaixo e mínimas um pouco acima, a chuva ficou acima da média na cidade, mas não tanto, os dias chuvosos é que foram muitos.

 

Na Região Serrana chuvas dentro da média (o que significa muito pouca chuva, com excessão das encostas) e temperaura muito acima da média. A estação Teresópolis na encosta ainda não teve um mês com menos de 100 mm este ano, o mais chuvoso foi janeiro com mais de 600 mm.

 

 

Comentei na página 155 desse tópico: em 2007 parece que deu -0,3° na automática. Certamente negativou. Lembro bem do tracinho ("-") ao lado do número. Foi na noite de domingo do encontro nacional do BAZ em SJ. Na ocasião deu 1,2° em Torres e POA amanheceu com absurdos 6°, já que nublou no início daquela madrugada (ia negativar aqui).

 

Aqui em casa atingi 13,8° de máxima. Sol muito fraco e cirrustratus tomando conta do céu, além de alguns estratus. Tenho 13,2° com 62% e vento S a 14,7 km/h.

 

Abraços históricos!

 

Então confirma a chance de ter feito ainda mais frio que agora na convencional, só falta alguém descobrir o dado perdido do dia 29. Eu também lembrava de um dia negativo na automática em 2007.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, sou de família de pecuaristas e a cada dia que passa vejo a parentada comentando a situação do pasto na campanha gaúcha. A coisa tá crítica. Quem não tem condições de dar ração aos animais está vendo algumas cabeças de gado morrendo, pois pasto verde não há. Aqueles animais que entraram no inverno sem tanta gordura estão sofrendo e os pecuaristas sem tanta $$$ estão perdendo gado devido à falta de ração e pastagem (aveia e azevem).

Isso é uma pena. No PR, SP, Centro-oeste e MG, onde esta o grosso do gado de corte, é um dos melhores anos de todos os tempos. Pastos muito verdes e altos em plena entressafra... O mercado futuro de boi gordo nao para de cair na BM&F.

 

O pior é que o preço internacional da carne esta baixo e caindo.. ou seja, voces estão passando uma crise por ai, com preços em queda... muito ruim :(.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, sou de família de pecuaristas e a cada dia que passa vejo a parentada comentando a situação do pasto na campanha gaúcha. A coisa tá crítica. Quem não tem condições de dar ração aos animais está vendo algumas cabeças de gado morrendo, pois pasto verde não há. Aqueles animais que entraram no inverno sem tanta gordura estão sofrendo e os pecuaristas sem tanta $$$ estão perdendo gado devido à falta de ração e pastagem (aveia e azevem).

Isso é uma pena. No PR, SP, Centro-oeste e MG, onde esta o grosso do gado de corte, é um dos melhores anos de todos os tempos. Pastos muito verdes e altos em plena entressafra... O mercado futuro de boi gordo nao para de cair na BM&F.

 

O pior é que o preço internacional da carne esta baixo e caindo.. ou seja, voces estão passando uma crise por ai, com preços em queda... muito ruim :(.

 

O Mercado de Boi está parado , pois os frigorificos estão com as escalas alongadas nas principais praças de abates do país.

O Mercado dependerá de uma melhoria na demanda para voltar a ter força e quem sabe uma alta nas suas cotações;

As recentes chuvas estão aumentando um pouco o período de safra, o que permite preços mais firmes, mas pode culminar em sobreposição de animais de pasto com animais de confinamento, que também já começam a aparecer. Dentro de um mês poderemos ver uma oferta maior de animais de pasto com mais animais de cocho. Isso tende a derrubar os preços no mercado físico, mas o desempenho do mercado futuro já sinaliza isso.

Na BM&F a tendência continua de queda no curto prazo, o outubro enquanto abaixo de 85, com projeção em níveis de 83,50.

Perfeito.. Nada a acrescentar.

Link to comment
Share on other sites

A data chave do dia 14 está sendo antecipada pelos modelos para o dia 11.

 

Quem é vivo sempre aparece...!!! :mrgreen:

 

notei que estes modelos estão trazendo futuras mps acompanhadas de baixas. Isto pode ser muito bom para causar fenômenos interessantes: neve!!!

No auge do inverno estas Mps sobem solitárias e não dão tempo para gerar ciclones e baixas que as acompanhem. Parecem ursos hibernando. Ficam por aí como este frio de duas Mps que ficou 10 dias aqui por cima. Mas, neve que é bom, nada!!!

Link to comment
Share on other sites

A data chave do dia 14 está sendo antecipada pelos modelos para o dia 11.

 

Quem é vivo sempre aparece...!!! :mrgreen:

 

notei que estes modelos estão trazendo futuras mps acompanhadas de baixas. Isto pode ser muito bom para causar fenômenos interessantes: neve!!!

No auge do inverno estas Mps sobem solitárias e não dão tempo para gerar ciclones e baixas que as acompanhem. Parecem ursos hibernando. Ficam por aí como este frio de duas Mps que ficou 10 dias aqui por cima. Mas, neve que é bom, nada!!!

Agosto e setembro são mais favoráveis à neve do que julho, tocaio.

Valeu Tomasini!

E falando em térmica, na última hora , sensação térmica mínima de -0,6º e média de 1,8º

Link to comment
Share on other sites

Não fosse o pouco frio em altitude, diria que está com cara de neve.

Porto Alegre com 10.7°C vendo de 32km/h sensação térmica entre 3 e 5°C.

Nuvens ficando cada vez mais intensas e um vento terrível de se enfrentar.

Agora, se o evento forte for antecipado de 14 para 11, terminaremos o período de frio intenso de forma incrível.

Estou vendo o nascimento de uma MP lá prá baixo acompanhada de uma baixa. Aliás, as baixas esparramam-se por todo o canto. Parece estar terminando o período de secura da atmosfera sobre o RS.

Link to comment
Share on other sites

Quero ver as automáticas do microclimas quando o calor vier. Teremos diferenças incríveis em Porto Alegre???

Quero conferir.

Agora, sucesso estas estações. Até mesmo a RBS tem citado as mesmas.

O serviço que a Metsul está prestando ao histórico da cidade é importantíssimo. Infelizmente, não são levadas em conta pelo INMET.

Mas, considero correto o balizamento pelas estações típicas do Inmet. Posto que se formos comparar com algo novo,que recentemente foi implantado não teremos um parâmetro histórico.

Lembro-me quando guri que as temperaturas eram registradas em poucas estações. Até poderemos voltar no tempo e ver quantas o INMET tinha nos anos 70.Com certeza, muito menos que hoje.

Logo,quando Bagé e outras cidades mais centrais registravam temperaturas negativas, com certeza, outras que nem observários tinham davam de pau. Exemplo é esta estação de Quaraí. Parece que é nova, não é??

 

Agora 10.2°C aqui. Acredito que o vento esteja distorcendo minha temperatura. Marcando um pouco a mais. Pois, não está abrigado e não pode servir de "padrão".

Link to comment
Share on other sites

OFF TOPIC

 

É tablóide pela forma. O conteúdo é pobre, assim como o Diário Catarinense.

 

Jornal para mim, é o Estadão e a Folha.

 

 

EXATO, APESAR DE ESTAR ENTRE OS 10, ESTÁ LONGE DO ESTADÃO E FOLHA, OS DOIS REAIS JORNAIS A NÍVEL DE BRASIL. NO SUL, JUNTO COM UM DO PR, QUE FUGIU O NOME, SÃO OS DOIS PRINCIPAIS.

 

Ronaldo, voltando ao assunto dos jornais, entendo que cada macaco tem que ficar no seu galho e que tudo é muito relativo. Eu só assino um jornal: Valor Econômico (VE). Assino este pq ele é focado numa área do meu interesse. Para quem lê VE, todo o resto é lixo em termos de economia, inclusive Estadão e Folha. Porém, quando quero ler notícias daqui do torrão, especialmente relacionado à política e esporte, prefiro ZH. Normalmente Estadão, Folha e VE só falam da política gaúcha depois que a ZH já tá anos luz na frente debatendo o assunto. Fora a superficialidade dos outros jornais em relação aos temas ligados ao RS. Não é do interesse da RBS e da ZH entrar no mercado/nicho do Estadão, Folha e muito menos VE. O negócio da ZH é trabalhar assuntos relacionados principalmente ao seu Estado e, em menor escala, temas nacionais. Se eu quiser me aprofundar nos temas nacionais, daí sim eu compro o Estadão ou a Folha. Em fim, cada um nosso galho e que cada leitor busque aquele jornal que acha mais adequado para o que se está buscando no momento. No dia que ZH entrar no nicho do VE ou do Estadão, ela quebra. Não é o seu negócio. A ZH tem que continuar fazendo o que ela faz bem: manter o foco na região sem deixar de ter atenção no resto do Brasil e no Mundo. Aqueles que quiserem ampliar a sua rotina de notícias nacionais e internacionais devem mudar de galho.

 

Acho que dentro do nicho de atuação de cada jornal, todos são muito bons no Brasil: ZH, Estadão, Folha, Valor e, agora também, o Correio do Povo. Este último melhorou muito depois da sua venda.

Link to comment
Share on other sites

RESUMO DE JULHO EM MATÃO

 

MÉDIAS DE TEMPERATURA: 10,84°C(+0,7°C)/17,75°C(+0,1°C)/24,62°C(-0,6°C)

 

MENORES MÍNIMAS: 2,9°C (13); 5,1°C (12); 6,4°C (14); 8,1°C (20); 8,8°C (15)

MAIORES MÍNIMAS: 15,0°C (28); 14,5°C (29); 14,1°C (27 e 30); 12,8°C (01); 12,6°C (22)

MENORES MÁXIMAS: 15,1°C (12); 15,8°C (24); 16,6°C (25); 19,6°C (03); 20,4°C (02)

MAIORES MÁXIMAS: 30,4°C (22); 29,4°C (28); 29,0°C (31); 28,5°C (23); 28,2°C (21 e 29)

 

CHUVA:

Maiores volumes em 24h: 22,5mm(25); 14,5mm(24); 10,0mm(11)

Nº de dias com chuva: 8

Volume total: 51mm (+142%)

 

UR:

Menor: 32% (22)

Maior: 97% (27)

 

TEMPERATURA INTERNA:

Menores: 10,2°C (13); 11,4°C (12 e 14); 13,2°C (15)

Maiores: 22,4°C (28); 22,3°C (23 e 29); 22,2°C (22 e 31)

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia muito quente no extremo norte do estado. Pelo INMET fez 33,5°C em Jales e 33,0°C em Votuporanga, mas com certeza a temperatura ultrapassou os 34°C em alguns pontos. No entanto, o sul do estado teve mais um dia frio e nublado. Em São Paulo a máxima chegou a 15,9°C.

Aqui em Matão a temperatura chegou a 29,0°C aqui na Vila Pereira, 30/31°C no Centro, 28/29°C em Silvânia e Jardim Paraíso e 31/32°C no distrito de São Lourenço do Turvo.

 

Segue abaixo o mapa das máximas de hoje:

Mximas31-07-2009.jpg

 

Editado

Eu tinha postado o mapa errado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A chuva incessante a mais de 48 horas na zona sul da cidade adiou o início da etapa local do campeonato mundial de hipismo, muito vento e chuva na orla agora mas aqui na zona norte só garoa e pouco vento com 19 graus, estou com medo da primavera, mas por outro lado pode compensar com mais sol que nos últimos anos, e a volta dos picos de calor de antigamente.

Link to comment
Share on other sites

Porém, quando quero ler notícias daqui do torrão

 

Acabei de folhar o ZH. Ele é bom, mas só pro RS. É um genuino jornal regional: 4 páginas de notícias nacionais, umas 8 internacionais e todo o resto do teu torrão... 8-)

 

Agora, o mapa da previsãodo tempo é excelente. Eu disse o mapa. 8-)

To indignado com as rádios daqui,usam termômetros pendurados, a Soledade colocou o sensor embaixo de marquise a uns 6m de altura no segundo piso, a Cristal e a Mais Nova FM, tem o sensor dentro de um abriguinho mixuruca à uns 80 cm do solo de concreto,resultado , eles dão temperaturas bem acima das do Inmet.De manhã cedo no programa em rede, com o tal de Amilton da Mais Nova, ele dá temperaturas de todo RS, pela aut Inmet,quando é pra Soledade, ele dá a temp do estúdio, ridículo isto vou reclamar na Câmara.

Link to comment
Share on other sites

Blumenau chove muito desde esta madrugada, com pingos grossos, agora uma chuva mais leve intercalado com chuva mais pesada, chega a ser preocupante visto o número em áreas de risco, e bem nesse momento chove muito, e de fato está fazendo frio 11°C e caindo..clima bem curitibano. O solo está começando a ficar muito saturado uma trovoada ou chuva torrencial em cima disso seria um desastre! Precisamos urgentemente de um período mais seco para dar uma folga para o solo.

 

Abraço.

 

ESTÁ APENAS COMEÇANDO. LEMBRAM QUE FALEI EM MAIO/JUNHO. NAS PRÓXIMAS 48 HORAS, O PROBLEMA MAIOR É BARREIRAS, NÃO TANTO PELA CHUVA EM SÍ, MAS PELO ESTADO FRAGILIZADO DO SOLO. ATÉ O FIM DE NOVEMBRO AINDA VAI DAR MUITO PANO PARA MANGA.

 

Lembro sim, tanto é que assim que posso advirto as pessoas sobre esse risto, é impressionante o número ainda de barrancos ou morros deixados ao relento, com o solo praticamente nu, muitas coisas estão largadas e deixadas para que a sorte cuide, até porque o município não dá conta de tudo, e a verba prometida pelo Governo Federal grande parte só ficou no discurso. Acho que a maré está se voltando contra à região do Vale, de 1992 a 2007 passamos por um período tranqüilo apesar de que algumas ocasiões o risco bateu na trave várias vezes, até teve uma mini enchente em 2001, nesta ocasião muita gente até zombou desta enchente achando que a fama de Blumenau sobre as cheias eram exageradas (pessoas vindas de fora achando que sabem de tudo sobre clima local). Assim como tu já tinhas citado sobre essas variações climáticas que são totalmente normal como no caso de Curitiba, acho que aqui desta vez o negócio tá ficando diferente também.

Link to comment
Share on other sites

ESTÁ APENAS COMEÇANDO. LEMBRAM QUE FALEI EM MAIO/JUNHO. NAS PRÓXIMAS 48 HORAS, O PROBLEMA MAIOR É BARREIRAS, NÃO TANTO PELA CHUVA EM SÍ, MAS PELO ESTADO FRAGILIZADO DO SOLO. ATÉ O FIM DE NOVEMBRO AINDA VAI DAR MUITO PANO PARA MANGA.

.

 

Este perigo existe ainda. É um problema crônico estas construções nas encostas. Aqui temos também. Alguns morros de Porto Alegre há vilas encravadas. Lugares de difícil acesso. Há morros rochosos, o que, de certa forma, evita o deslizamento. Porém, correm um risco grande no morro da Glória e outros.

Espero que não comece a chover e não parar mais. Afinal, estamos entrando no El Nino. Minha lembrança não é nada boa com os El Ninos.

Link to comment
Share on other sites

Porém, quando quero ler notícias daqui do torrão

 

Acabei de folhar o ZH. Ele é bom, mas só pro RS. É um genuino jornal regional: 4 páginas de notícias nacionais, umas 8 internacionais e todo o resto do teu torrão... 8-)

 

Agora, o mapa da previsãodo tempo é excelente. Eu disse o mapa. 8-)

 

Concordo contigo, Shimutz, o mapa do tempo é sensacional. Coloca aquelas cores para diferenciar as temperaturas. TAmbém projeta boa parte do cone sul e das principais cidades.

Curioso, acho que o tempo nos outros estados não tem tanta importância. Dão importância à chuva. Morei no Maranhão por um ano, lá chove torrencialmente. A temperatura é quase que invariável. De SP pra baixo começamos a dar maior importância às temperaturas. Aliás, que chuva em julho para SP.

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS projeta quatro baixas / ciclone formando-se entre SC e o Prata na 1a quinzena de agosto, resultado do início de forte fluxo de ar quente via noroeste / Chaco e a continuidade do avanço das MPs.

 

Se isso se confirmar, acho difícil que em uma delas não haja sincronia entre o frio e a umidade, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Na Veja desta semana saiu uma reportagem sobre o cacique Cobra Coral, o nosso ex-prefeito Cesar Maia atribui ao cacique a monotonização do clima carioca, a muitos anos não acontece nada de extremo aqui e isso é inegável, não sei se isso funciona mesmo, mas os prefeitos do Rio e São Paulo parecem satisfeitos (o sucessor do Cesar Maia inclusive), o futuro da meteorologia no Brasil não parece nada animador. Podiam contratar o Bill Gates, mas não devem ter $$ para pagar.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Porto Alegre:

Jul09 : 08,3ºC / 17,3ºC / 00,0ºC / 26,2ºC / 12,8ºC - MS

 

Curitiba:

Jul09 : 10,0ºC / 17,8ºC / 04,4ºC / 24,1ºC / 13,9ºC - MS

 

Eu gosto também de comparar os aeroportos das cidades, que normalmente sao afastados do centro, e da pra poder analisar com uma proporcionalidade mais semelhante com as cidades do interior, que tem menos urbanização. Não pra faze campeonato frio, mas para ter uma ideia do estado como um todo. Só SP que nao tem jeito, até o aeroporto é bastante urbanizado :lol:

 

Por ai:

 

POA 6,9ºC / 16,0ºC / -1ºC / 25ºC / MS - 11,5ºC

 

Ctba 8,5ºC / 15,9ºC / 3ºC / 24ºC / MS - 12,3ºC

 

Floripa 12,0ºC / 17,6ºC / 5ºC / 25ºC / MS - 14,8ºC

 

SP 13,4ºC / 19,3ºC / 8ºC / 27ºC / MS - 16,3ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eles dizem que atuam como um "air bag" reduzindo os efeitos, assim fica fácil, se ano que vem morrerem 100 eles dizem: "mas sem nossa ajuda seriam 1000". :roll:

 

Mas nosso histórico sem dúvidas é o pior entre as capitais brasileiras (temos muitas encostas e favelas), com mais de 100 mortes em 1966 e 1967 (mais de 100 em cada ano) e perto de 100 em 1988, sem falar de mais ou menos 50 mortes em 1996, o último evento extremo.

Link to comment
Share on other sites

Olha que interessante: em cada um dos últimos 3 anos alguma CAPITAL brasileira quebrou recordes absolutos de temperatura e precpitação...

 

2006:

 

39,6 graus em Vitória (fevereiro, recorde de calor)

 

608,1 mm em São Paulo (março, recorde de chuva em um mês)

 

2007:

 

39,2 graus em Goiânia (outubro, recorde de calor)

 

0 mm em São Paulo (agosto, primeiro mês sem precipitação na série do Mirante do Santana)*1

 

2008: -*2

 

35,8 graus em Brasília (outubro, recorde de calor)

 

662,9 mm em Vitória (novembro, recorde de chuva em um mês)

 

 

2009

 

Até agora teve o nível recorde do Rio Negro em Manaus, mas é um tipo diferente de recorde.

 

*1 - em julho de 2008 também não choveu no Mirante do Santana, igualando o recorde de mês mais seco estabelecido no ano anterior 2 - em outubro de 2008 a automática de Cuiabá teve 42,1 graus (recorde da conv seria 41,X), mas como a convencional estava desativada não serve para validar um novo recorde.

 

PS1: O regime de precipitação em São Paulo nos últimos anos tem sido bem interessante de acompanhar.

 

PS2: No Rio o último recorde foi em 1984

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.