Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Aqui no Rio temos uma noite sem sinal de chuva, 22 graus agora, amanhã a chuva volta...

 

 

 

É...enquanto no nordeste americano eles vão enfrentando um "year without summer", no noroeste do mesmo país eles estão enfrentando um "year with super summer". No fim tudo tende ao equilíbrio.

 

Também no sul, em junho várias cidades entre os estados da Flórida e Texas registraram recorde mensal de calor, em algumas recorde absoluto como no caso de New Orleans (40) e Vero Beach (39), em julho já tivemos 47 graus em Oklahoma (perto do recorde estadual) e continua muito quente em partes do Texas, também surpreende ver modelos dando máximas acima de 35 para regiões remotas perto do círculo ártico no noroeste canadense.

 

E no norte o verão segue ameno como no nordeste, no final do verão deve dar bem equilibrado mesmo.

 

Atualizando 103ºF(39,4ºC) na última observação em Seattle, mas já começa a queda. Recorde antigo de todos os meses 37,8ºC. E o recorde foi duplo, a mínima de 22ºC no aero Seattle-Tacoma foi a maior mínima já registrada também.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Temperatura às onze da noite já é de 0,0 em Bagé e 0,2 em Quaraí. Porto Alegre vai ter o oitavo dia seguido com mínima abaixo de 5 graus.

A alagada Rio Grande está na casa dos 5° desde às 20 h. Às 23 h fazia 5,0° por lá. Se zerar de novo eu tiro o chapéu!

 

Em POA, BN tem 5,4° e Lomba do Pinheiro 5,3°. Devem ser os dados das 23 h porque está estagnado.

 

O Moinhos e o Menino Deus estão empatados em 8,8° e faz 6,7° na Sertório. Aqui em casa está 8,2° com 80%. A u.r. está bem alta. Talvez tenhamos algum nevoeiro bem gelado!

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

A maxima hoje foi de 18.6ºC, o dia foi ensolarado, secou tudo 8-) Agora faz 9.8ºC aqui, a mínima do dia devera ser nos proximos minutos!

Aqui na estação frio de 9,8° C.

 

A mínima foi as 21:47: 9.4° C. A máxima foi a tarde: 18,1° C

 

A sensação ao vento (wind chill) variou de 6 a 9 graus nas ultimas horas!

Link to comment
Share on other sites

A maxima hoje foi de 18.6ºC, o dia foi ensolarado, secou tudo 8-) Agora faz 9.8ºC aqui, a mínima do dia devera ser nos proximos minutos!

 

Aqui caindo, 12,6°C e céu ainda limpo. Se continuar sem nuvens vou abaixo de dez amanhã de manhã.

9.6

 

Muito orvalho sobre os carros

Poderia cair muito mais e dar uma bela geada amanhã

A umidade atual oscila entre 90 e 91%

Link to comment
Share on other sites

Belém Novo agora: 2,6C! Excelente temperatura, deve acabar no 1,x... o que representa mais um dia gelado em POA! Virou rotina total!

 

E o Tucci tá com toda a razão.. inversão muito grande. Até vai chover aqui no sábado, o que talvez represente uma volta aos padrões genuínos, mas que foi uma temporada bem atípica, isso foi! Estou curioso para ver as médias deste mês! Vamos ter diversas surpresas!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Belém Novo agora: 2,6C! Excelente temperatura, deve acabar no 1,x... o que representa mais um dia gelado em POA! Virou rotina total!

 

E o Tucci tá com toda a razão.. inversão muito grande. Até vai chover aqui no sábado, o que talvez represente uma volta aos padrões genuínos, mas que foi uma temporada bem atípica, isso foi! Estou curioso para ver as médias deste mês! Vamos ter diversas surpresas!

 

Sds!

 

Por aqui a única anormalidade é a chuva abundante. O frio passou em branco.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas até o momento no RS:

 

Quaraí: -4,0ºC (dado desatualizados das 6 horas)(ninguém me convence de que esta estação não é uma baixada!)

São Gabriel: -2,3ºC

Bagé: -2,1ºC

Ausentes: -1,2ºC

Vacaria: -1,0ºC

Alegrete: -0,9ºC

Uruguaiana: -0,6ºC

Soledade: -0,5ºC

Santa Maria: -0,3ºC

Jaguarão: -0,2ºC

.

.

.

Santa Rosa: desta vez +1,9ºC

Link to comment
Share on other sites

Só pra levantar o assunto, já viram o GFS a partir do dia 14 de agosto?É um quadro muito, mas muito interessante.

Pois é, Paulo.... Chamou a minha atenção mesmo! Claro, ainda falta tempo demais, mas acho que agosto ainda promete. E aquele frio que estavam falando para 07 ou 08 de agosto? Será que já não há mais previsão?

Hoje, aqui em Porto Alegre, estamos com frio intenso. Já são 8 dias consecutivos com mínimas abaixo dos 5°c. Este inverno já entrou pra história.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, o dia amanheceu amena, com mínima de 14,1°C, 15/16°C no Centro, 20°C no malucasso, 13/14°C em Silvânia e no Jardim Paraíso.

Neste momento temos céu com algumas nuvens, abafamento (pelo menos na sensação), temperatura em 23,4°C e UR em 90%. A máxima deve chegar a 27°C.

Link to comment
Share on other sites

Curioso, não baixei dos 5.6°C

Enquanto no Aeroporto fez 2

Aqui perto nada de geada. Acredito que em Belém Novo pode ter geado.

Aqui em casa cravei 5,0°. Considero um ótimo valor tendo em vista os 4,7° do INMET (convencional). Nos últimos dias eu tenho empatado com o INMET ou ficado 0,5° a mais. Se considerarmos as noites frias, é um feito por aqui.

 

RIO GRANDE - PRAIA - NEGATIVOU !!!!!

Deu -0,6° na conencional!! :shock: :shock: Esse valor é recorde em quantos anos?? Ou no final de julho de 2007, quando deu -0,3° na automática, bateu esse valor? Na automática, hoje, deu -0,1°! Se levarmos em consideração que a cidade está cercada de água, pqp, é um marco incrível!!!! :shock:

 

Chuí deu 0,3°; Mostardas 4,4°; Torres 4,6° (igual a POA, que deu 4,7° na convencional) e Tramandaí 4,9°. O litoral fez bonito!! Em Canela o Bruno empatou com o INMET: ambos tiveram 0,1°.

 

Agora tenho 12,5° com 60% e quase nenhuma nuvem. Venta de N a 3,7 km/h.

 

Abraços negativos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje por volta da 1 da tarde escureceu tanto que as luzes dos postes até acenderam, e dá-lhe água.

Agora já está sem chover a quase meia hora e entre 16/17°C !

 

Acumulado de julho 278.3mm, mês mais chuvoso desse ano (fevereiro teve 269.5) :roll:

 

Algumas fotos de ontem aqui em Itapevi (temporais, sol, temporais...):

 

Início da manhã:

 

DSC00234.jpg

 

Por volta das 13hs:

 

DSC00238.jpg

 

No meio da tarde:

 

DSC00241.jpg

 

Ondem chegou à chover granizo por aqui durante a tarde, mas foram pedras esparsas e bem poucas, nada de extraordinário.

Link to comment
Share on other sites

Agora:

 

São Paulo : 15,0

 

Santos : 18,0

 

Campos do Jordão : 20,0

 

Que isso, o frio de CJ "acabou", melhor construir uma estância tropical lá, com piscinas e toboáguas, agora até o ADBV está mais frio que lá.

 

Os modelos ontem colocavam uma primeira quinzena de agosto cheia de dias quentes para cá, talvez com a redução da instabilidade as mínimas não seriam tão altas quanto agora nas serras, mas já se anuncia mais um mês com anomalias postivas para o sudeste, principalmente máximas, de fato o inverno acabou em junho.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A mínima de ontem de madrugada em Campos do Jordão ficou um grau acima da média de JANEIRO, e MAIS DE 10 GRAUS acima da média de julho, mas se é complô é de deus, pois todas as cidades serranas do sudeste estão com mínimas horríveis, acho que só o litoral escapa de fechar julho acima da média, mesmo São Paulo capital vai fechar acima, embora não tanto quanto CJ.

 

Mín ontem CJ: 13,8

 

Normal janeiro: 12,4

 

As sobras de ar frio do sul atuam apenas nas áreas de menor altitude do sudeste, enquanto o ar tropical domina a Mantiqueira a vários dias.

Link to comment
Share on other sites

A mínima de ontem de madrugada em Campos do Jordão ficou um grau acima da média de JANEIRO, e MAIS DE 10 GRAUS acima da média de julho, mas se é complô é de deus, pois todas as cidades serranas do sudeste estão com mínimas horríveis, acho que só o litoral escapa de fechar julho acima da média, mesmo São Paulo capital vai fechar acima, embora não tanto quanto CJ.

 

Mín ontem CJ: 13,8

 

Normal janeiro: 12,4

 

As sobras de ar frio do sul atuam apenas nas áreas de menor altitude do sudeste, enquanto o ar tropical domina a Mantiqueira a vários dias.

 

Eu acredito que a capital paulista e RMSP vão fechar dentro da média (sim, eu moro abaixo do paralelo 23 :mrgreen: ).

 

CDJ está esculachada... o grande vilão para CJ é o tempo encoberto.

Link to comment
Share on other sites

A media compensada neste Julho em CDJ até ontem ,está 12,3 e estes dois dias que restam devem puxar para 12,5 / 12,6..isso dá pelo menos 3 graus acima e mesmo considerando os lugares mais frios da cidade daria 2 graus..è um valor altamente significativo.

 

Agora vejam, São Paulo está com 16,6 até ontem, isso dá apenas +00,8 de anomalia...Percebem o cenario agora..?? Seria uma anomalia localizada..??

 

Foi o que eu disse antes... ^^^

 

E isso porque SP é uma selvadepedrazt3.jpg

 

Nos municípios que fazem entorno com a capital paulista, a média com certeza será ligeiramente menor... pena que não tenho como colher dados.

Link to comment
Share on other sites

 

CDJ está esculachada... o grande vilão para CJ é o tempo encoberto.

 

Não é só tempo encoberto, nos últimos dias o grande vilão tem sido o ar tropical que vem do norte e pega em cheio as altitudes, só tempo encoberto traria máximas baixas, eu já peguei CJ encoberta com máxima de 9 e mínima de 6 em 2004.

 

Agora vejam, São Paulo está com 16,6 até ontem, isso dá apenas +00,8 de anomalia...Percebem o cenario agora..?? Seria uma anomalia localizada..??

 

E a situação de CJ NÃO É localizada, todas as serras do sudeste estão com anomalia positiva grande, pela estação da UERJ Nova Friburgo vai fechar com anomalia entre +2 e +3, falando apenas de SP e RJ as anomalias estão maiores nas áreas de maior altitude, mas MG está um desastre, BH ontem teve máxima recorde e este deve ser um dos julhos mais quentes já vistos lá.

Link to comment
Share on other sites

 

Meus clientes de MG me relataram esta semana que há muita secura no ar, pastos secos, muito sol e calor. O Renan pode nos relatar.

 

Quanto à secura no ar, não há dúvidas. Ontem BH bateu 18% de UR e aqui no meu termo-higrômetro 24%. Mas ao menos aqui em Juiz de Fora, o gramado (ainda) não está tão seco quanto em anos anteriores, pois choveu acima da média em Junho e já atingiu a média agora em Julho. A estiagem ainda não é forte, mas promete ficar nas próximas semanas

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.