Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

As vezes não da pra imaginar como é a vida dos habitantes de SJ :? Se levam uma vida normal com tanto frio, se reclamam, se sentem calor no verão :lol: e a neve...

Mas enfim... Variei hoje de 6.6ºC à 21.2ºC, a tendencia á máximas mais altas já é vizivel aqui com a chegada do mês de agosto, amanhã acho que chove... de novo :x

Abraços!!!

Link to comment
Share on other sites

As vezes não da pra imaginar como é a vida dos habitantes de SJ :? Se levam uma vida normal com tanto frio, se reclamam, se sentem calor no verão :lol: e a neve...

Mas enfim... Variei hoje de 6.6ºC à 21.2ºC, a tendencia á máximas mais altas já é vizivel aqui com a chegada do mês de agosto, amanhã acho que chove... de novo :x

Abraços!!!

 

Eu, no 3º dia em que estava na Serra Catarinense em 2004 (na mais forte onda de frio daquele ano), me acostumei com o clima de lá. ^^^

 

O que eu não me acostumo de jeito nenhum é com calor forte e/ou alta umidade (feito agora aqui em SP, apesar do friozinho bom).

Sofri horrores quando morei durante um pequeno período de tempo em Presidente Prudente. Todo santo dia eram máximas de 37ºC e mínimas de 25ºC (verão). Tinha que sair de casa para fazer as coisas necessárias sempre no final da tarde/início de noite (estudava pela manhã).

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acho que está fazendo mais frio que o previsto por muito modelos. Sai para a rua na hora do almoço hj aqui em POA tava gelado. O termômetro de rua da praça da alfândega marcava 8ºC às 12:20hs. A máxima até agora no INMET foi de 14,4ºC, porém foi um pulo dado depois das 14hs. Pelo sistema Metroclima faz 13,7ºC aqui no Centro e com muito sol agora.

 

Em Canela a coisa não tá diferente. A máxima na minha estação foi de 10,8ºC e 9,5ºC no INMET igualmente com muito sol. É um valor bem abaixo do INMET de São Joaquim (12,6ºC) e da Climaterra (15,2ºC), principalmente se formos levar em consideração a altitude de São Joaca. Isso é uma evidência de que este ar frio também está bem restrito as latitudes mais altas. Canguçu, com a metade da altitude de Canela, conseguiu ter máxima de 9,9ºC também com muito sol. O Chuí não passoi de 10,5ºC.

 

As anomalias no RS neste julho deverão variar entre -2ºC (norte do Estado e serra) e -4ºC (fronteira oeste e sul).

Link to comment
Share on other sites

A média de Uruguaiana nesse julho deve fechar em 10,6ºC. Em 2007 a média de lá ficou em 10,1ºC.

 

O que está melhor nesse ano aqui é a média das mínimas, enquanto em 2007 foram as máximas baixas. Lembro que naquele ano foram vários episisódios de chuvas com máximas de 6ºC em Bagé e Canguçu por alguns dias seguidos. Em Uruguaiana foram registrados vários dias com máximas abaixo de 10ºC com chuva. Eu, inclusive, registrei máxima de ioncríveis 6,6ºC no interior daquele município com tempo encoberto e muuuuuuito vento.

 

Em termos de força de frio, eu ainda prefiro 2000 e 2007. Aqueles dois meses de julho foram impressionantes. Tá certo que é uma comparação de cachorro grande e que este 2009 também vai morar no meu coração (embora sem neve, ainda), mas é que é questão de gosto.

 

O Marcos, por exemplo, deve estar preferindo este 2009.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acho que está fazendo mais frio que o previsto por muito modelos. Sai para a rua na hora do almoço hj aqui em POA tava gelado. O termômetro de rua da praça da alfândega marcava 8ºC às 12:20hs. A máxima até agora no INMET foi de 14,4ºC, porém foi um pulo dado depois das 14hs. Pelo sistema Metroclima faz 13,7ºC aqui no Centro e com muito sol agora.

 

Em Canela a coisa não tá diferente. A máxima na minha estação foi de 10,8ºC e 9,5ºC no INMET igualmente com muito sol. É um valor bem abaixo do INMET de São Joaquim (12,6ºC) e da Climaterra (15,2ºC), principalmente se formos levar em consideração a altitude de São Joaca. Isso é uma evidência de que este ar frio também está bem restrito as latitudes mais altas. Canguçu, com a metade da altitude de Canela, conseguiu ter máxima de 9,9ºC também com muito sol. O Chuí não passoi de 10,5ºC.

 

As anomalias no RS neste julho deverão variar entre -2ºC (norte do Estado e serra) e -4ºC (fronteira oeste e sul).

Verdade, Bruno!

Saí pra almoçar aqui no centro e também achei muito frio. Na sombra estava um gelo. Trabalho ao lado da Prefeitura, pertinho do Mercado Público. Aquele termômetro da praça Uruguai marcava 15°c ao sol!

Bom, interessante que, apesar da média final ter sido menor em 2007, este inverno sinto mais o mês de julho, pois o frio foi muito constante, mesmo sem muitas ondas de frio severas (exceto esta última, claro!).

Acho que agosto ainda promete um frio bem marcante, apesar de menos constante que junho e julho. Mas ainda vem muita coisa por aí... Hehehe

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acho que está fazendo mais frio que o previsto por muito modelos. Sai para a rua na hora do almoço hj aqui em POA tava gelado. O termômetro de rua da praça da alfândega marcava 8ºC às 12:20hs. A máxima até agora no INMET foi de 14,4ºC, porém foi um pulo dado depois das 14hs. Pelo sistema Metroclima faz 13,7ºC aqui no Centro e com muito sol agora.

 

Em Canela a coisa não tá diferente. A máxima na minha estação foi de 10,8ºC e 9,5ºC no INMET igualmente com muito sol. É um valor bem abaixo do INMET de São Joaquim (12,6ºC) e da Climaterra (15,2ºC), principalmente se formos levar em consideração a altitude de São Joaca. Isso é uma evidência de que este ar frio também está bem restrito as latitudes mais altas. Canguçu, com a metade da altitude de Canela, conseguiu ter máxima de 9,9ºC também com muito sol. O Chuí não passoi de 10,5ºC.

 

As anomalias no RS neste julho deverão variar entre -2ºC (norte do Estado e serra) e -4ºC (fronteira oeste e sul).

Verdade, Bruno!

Saí pra almoçar aqui no centro e também achei muito frio. Na sombra estava um gelo. Trabalho ao lado da Prefeitura, pertinho do Mercado Público. Aquele termômetro da praça Uruguai marcava 15°c ao sol!

Bom, interessante que, apesar da média final ter sido menor em 2007, este inverno sinto mais o mês de julho, pois o frio foi muito constante, mesmo sem muitas ondas de frio severas (exceto esta última, claro!).

Acho que agosto ainda promete um frio bem marcante, apesar de menos constante que junho e julho. Mas ainda vem muita coisa por aí... Hehehe

Abraços!

Agosto deve registrar também, o primeiro veranico forte do 'inverno', eu acredito

Link to comment
Share on other sites

João e essa próxima noite deve ser ainda mais fria que a atual para a gente e para os serranos. Amanhã devemos ter algo ao redor de 4C na área central e quente da cidade. Em Canela devo negativar. Para quem tava reclamando da falta de geadas esse ano, São Pedro tá calando a minha boca. Agora são 16:30hs e faz 7,8ºC em Canela. Vai longe esta noite.

Link to comment
Share on other sites

Algumas previsões começam a dar sol e minimas mais baixas para Ctba, para domingo/segunda. Será o fim do marasmo?? Se bem que, com a sorte que estamos, capaz de agora que o bloqueio cair, não apareçe nenhum frio decente.. :lol:

 

Agora, tirando a choradeira, este mes deve terminar na média em Ctba, mas com uma média das maximas bem baixa!! O inmet, deve ficar na casa dos 17ºC, e o aero 16ºC (dependendo da maxima amanha, pode ainda cair para 15,9ºC). Mas as minimas, vai ficar uns 3/4ºC acima do normal, devendo fechar um mes com baixa amplitude. A minima absoluta (4,4ºC) vai ficar devendo tb...

Link to comment
Share on other sites

E ae Brunão Canela matou a pau de novo na máxima hoje.A tal da compensação da altitude, continentalidade,maritimidade,ltitude, poderia existir não?

Exemplo:

Canela, tem em relação às máximas à seu favor,a altitude, a maritimidade, e latitude, Soledade já tem a altitude, latitude, só que sem a maritimidade, Caxias ficaria intermediária entre as duas.

Já para as mínimas e geadas ,Soledade tem à seu favor,baixadas, latitude, e praticamente sem maritimidade, altitude.

Resumindo, a mesma maritimidade que ajuda Canela nas máximas, atrapalha nas mínimas e geadas.

Link to comment
Share on other sites

Em termos de força de frio, eu ainda prefiro 2000 e 2007. Aqueles dois meses de julho foram impressionantes. Tá certo que é uma comparação de cachorro grande e que este 2009 também vai morar no meu coração (embora sem neve, ainda), mas é que é questão de gosto.

 

O Marcos, por exemplo, deve estar preferindo este 2009.

Hum... sei não. Esse 2009 ficou emocionante agora no final. Em todas as demais situações o frio não foi extremo em POA e as nuvens SEMPRE, ou estragaram as mínimas, ou ameaçaram estragar rondando o céu da cidade.

 

Considero 2000 o melhor ano, pelos eventos de neve e de granular em POA e de três máximas abaixo dos 10°. Claro que agora, com o abrigo, tenho os registros longe da sombra. Nessa situação talvez tivesse uma máxima a menos abaixo dos 10° em 2000. Já 2007 foi um frio bem mais prolongado com períodos de muito frio. Esse 2009 lembra 2007 só que menos rigoroso!

 

Hoje a máxima foi 15,3° aqui com alguns cirrus. Agora faz 12,8° com belos 50%. Isso dá o p.o. em 2,6°. Venta de SSO a 10,6 km/h.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

NOVIDADE!!!!!

 

RIO GRANDE TEVE A MENOR TEMPERATURA EM TODA SUA SÉRIE HISTÓRICA INICIADA EM 1910!!!!

 

OS -0,6° DE MÍNIMA IGUALAM O RECORDE DATADO DE JUNHO DE 1925 E JULHO DE 1945!! :shock: :shock: :shock: :shock:

 

OS DADOS ME FORAM PASSADOS PELO ALEXANDRE PARA COLOCAR NO BAZ!!

 

O INVERNO DE 2009 TEM UM RECORDE HISTÓRICO NO RS!

Link to comment
Share on other sites

NOVIDADE!!!!!

 

RIO GRANDE TEVE A MENOR TEMPERATURA EM TODA SUA SÉRIE HISTÓRICA INICIADA EM 1910!!!!

 

OS -0,6° DE MÍNIMA IGUALAM O RECORDE DATADO DE JUNHO DE 1925 E JULHO DE 1945!! :shock: :shock: :shock: :shock:

 

OS DADOS ME FORAM PASSADOS PELO ALEXANDRE PARA COLOCAR NO BAZ!!

 

O INVERNO DE 2009 TEM UM RECORDE HISTÓRICO NO RS!

Que tal Rio Grande,uma das notícias mais importantes deste inverno

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 27,3°C na Vila Pereira, em torno disso no Centro e 26/27°C no Jardim Paraíso e em Silvânia.

A tarde foi de céu com algumas nuvens a completamente nublado, por isso a homogeneidade das máximas pela cidade.

 

Neste momento, poucas nuvens, 54% de UR e 24,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Recorde!!!! Uau!!!

 

Gurizada, será que estes -4,1ºC registrados em Quaraí hoje não são um recorde, também?

 

Agora 5,8ºC em Canela! O bicho já tá pegando!

Bruno,

Tu não achas que a nebulosidade vai atrapalhar o maior resfriamento esta noite?

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia todo nublado e ameno mas sem chuva aqui na zona norte, apenas garoa rápida, a temperatura não passou de 22 graus, amanhã continua ameno, mas os modelos colocam muito calor para a primeira quinzena de agosto, será que supera o tórrido agosto de 2005?

 

Recorde!!!! Uau!!!

 

Gurizada, será que estes -4,1ºC registrados em Quaraí hoje não são um recorde, também?

 

Agora 5,8ºC em Canela! O bicho já tá pegando!

 

Estação muito nova, mas como existe um registro de -7,X em Bagé em 1918 acho que não seria, sem falar que a estação de Quaraí parece ficar num local com bom escoamento de ar frio, talvez valores assim não sejam raros.

 

Sobre Rio Grande qual foi a mínima do dia 29 de julho de 2007 (conv), não aparece no gráfico do Inmet e quando isso acontece costuma ser sinal de recorde, a de hoje apareceu.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, com todas estas horas de frio nas últimas semanas, tem algum pessegueiro florescendo aí na Climaterra?

 

TEM, A PASSO DE TARTARUGA MAS TEM. E OUTRO, DE FLOR, JÁ TEM BOTÃO ROSADO. AO ATINGIR O NECESSÁRIO A PLANTA COMEÇA A ACORDAR, PARA NÃO BROTAR TERIA QUE ESTAR FRIO INTENSO DIRETO. ESTE É O MEDO, O FRIO ESTÁ EXTREMAMENTE "QUALIFICADO" NESTE INVERNO, VAI BROTAR TUDO CEDO, É SÓ ESQUENTAR UM POUCO.

 

[OFF] Ronaldo... não sei se vc entende dessas coisas, mas as cerejeiras daqui do Brasil são de subespécie diferente das que se veem no Japão?

 

Faço essa pergunta porque as árvores daqui geralmente são pequenas e dão flores com tom rosado muito forte, muito diferente do que se vê naquele país:

 

Brasil

 

cj-flor_de_cerejeira-2.jpg

 

Japão:

 

3455091-Sweet_pink_sakura_tree_Nagano-Japan.jpg

Link to comment
Share on other sites

O problema em comparar dados de uma estação diferente da outra é que os dados por conseguinte serão diferentes, Vejam o caso de Xanxerê, podem comparar mais 30 anos e não vai igualar em frio, e mínimas, os dados da estação antiga, porque todo mundo sabe, atualmente está em topo.

Dá pra perceber nitidamente o efeito da latitude neste mapa do lucyrio, no estado de SP.À exemplo do RS, 40, 50, 70, ou 100km, fazem muita diferença.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, com todas estas horas de frio nas últimas semanas, tem algum pessegueiro florescendo aí na Climaterra?

 

TEM, A PASSO DE TARTARUGA MAS TEM. E OUTRO, DE FLOR, JÁ TEM BOTÃO ROSADO. AO ATINGIR O NECESSÁRIO A PLANTA COMEÇA A ACORDAR, PARA NÃO BROTAR TERIA QUE ESTAR FRIO INTENSO DIRETO. ESTE É O MEDO, O FRIO ESTÁ EXTREMAMENTE "QUALIFICADO" NESTE INVERNO, VAI BROTAR TUDO CEDO, É SÓ ESQUENTAR UM POUCO.

 

Pois é, vi hoje um pessegueiro do vizinho com flores abertas. Imaginei que com todo esse frio ele não iria florescer enquanto não viesse um pouco mais de calor. Pessegueiro é do tipo que não tem paciência, mais ou menos como alguns bazianos em relação à neve. :lol:

Link to comment
Share on other sites

 

Pois é, vi hoje um pessegueiro do vizinho com flores abertas. Imaginei que com todo esse frio ele não iria florescer enquanto não viesse um pouco mais de calor. Pessegueiro é do tipo que não tem paciência, mais ou menos como alguns bazianos em relação à neve. :lol:

 

Acabo de levar uma 'pessagada' na cabeça!! :? :lol: :lol: :lol:

Saudações Pessegueiras!

 

Mas uma "pessegada" não dói! hehe Mas agosto nos trará muitas flores. Palpite! ;)

Link to comment
Share on other sites

Apesar de todo o calor das tardes, o ar seco tem propiciado algumas mínimas notáveis aqui em Minas.

Em Florestal (RMBH) hoje pela manhã fazia apenas 8,8° C. Em compensação a máxima nesse mesmo local hoje chegou aos 31,8° C e a umidade relativa aos 17 %. Vocês têm idéia do que é uma amplitude diária de mais de 20 graus??

Em BH (Pampulha) a mínima de hoje foi 14,8° C e a máxima na mesma estação 30,8.

Ou seja, é aquele calor do cerrado, o que tem feito aqui esses dias. A noite dá pra dormir tranquilo.

 

Os dados são do INMET (automáticas).

Link to comment
Share on other sites

Para não dizer que não choveu hoje aqui em casa na zona norte, acaba de cair uma pancada fraca mas que molhou tudo lá fora depois de um inteiro de céu chumbado, mas na zona sul da cidade choveu do início ao fim do dia com visibilidade reduzida, que inverno é esse? Dos últimos 10 dias fez sol em 1 (ontem), um sol gostoso com vento fresco, isto aqui tá parecendo mais inverno de Seattle (só não tem o frio chato deles), e ainda vem aí uma longa e tenebrosa primavera pela frente, nos últimos 2 anos deu para contar nos dedos os dias de sol na primavera.

 

A última chance de termos um pouco da tão rara secura é agosto, espero que as previsões de uma primeira quinzena mais seca se concretizem.

Link to comment
Share on other sites

BRUNO, AS MÁXIMAS AQUI SÃO MAIS ALTAS PELO FATO DE ESTAR VOLTADO PARA O NORTE, O SOL PEGA A "PINO". NA NET OS DADOS SÃO DA OREGOM, NA PÁGINA DA LACROSSE.

A mesma situação ocorre aqui em casa, só que com muitas residências à volta. Moro na face norte de um vão entre os morros Petrópolis e Alto Petrópolis. Enfim, numa área de descrição mais ou menos indefinida.

Sobre Rio Grande qual foi a mínima do dia 29 de julho de 2007 (conv), não aparece no gráfico do Inmet e quando isso acontece costuma ser sinal de recorde, a de hoje apareceu.

Parece que na automática deu -0,3°, mas não tenho certeza.

 

Agora tenho 8,7° com 70%. O p.o. subiu e está em 3,7°. Temos 9,4° no Moinhos de Vento e 4,9° na Lomba do Pinheiro.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Ranking da sensação térmica mínima agora à noite até 21hs:

Ausentes -10º

Soledade -5,4º

São Joaquim -2,8º

Vacaria -2,7º

Canela -1,4º

Bagé -0,3º

Santa Rosa 3,3º

General Carneiro 3,9º

O pessoal muitas vezes achava que eu forçava, mas não temo como, gurizada, com a sensação térmica média e mínima, além de mínimas absurdamente baixas, não posso deixar de deduzir que pelo menos minha cidade está entre as mais frias do Brasil, pelo menos nestes dois aspectos.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, com todas estas horas de frio nas últimas semanas, tem algum pessegueiro florescendo aí na Climaterra?

 

TEM, A PASSO DE TARTARUGA MAS TEM. E OUTRO, DE FLOR, JÁ TEM BOTÃO ROSADO. AO ATINGIR O NECESSÁRIO A PLANTA COMEÇA A ACORDAR, PARA NÃO BROTAR TERIA QUE ESTAR FRIO INTENSO DIRETO. ESTE É O MEDO, O FRIO ESTÁ EXTREMAMENTE "QUALIFICADO" NESTE INVERNO, VAI BROTAR TUDO CEDO, É SÓ ESQUENTAR UM POUCO.

 

Aproveitando o gancho, a qualidade da banana catarinense está ridícula, a ponto de ser intragável! Totalmente sem gosto, não só banana, mas como também o tomate e a cebola deu uma bela de uma caida na qualidade, tem a ver com o clima que não está ajudando?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Na automática de Rio Grande parece que em 2007 fez mais frio que agora, e o dado da convencional do evento de 2007 não entrou no site, desconfio que 2007 pode ter batido (e não igualado com agora) o recorde, alguém sabe?

Link to comment
Share on other sites

Foi um dia bem quente aqui hoje! Homessa!!!

 

Quente? Aqui foi agradável, apesar do sol que aparecia de vez em quando. Cara de outono. Mín. de 11,8°C e máx. de 22,9°C. Há 3 dias estamos numa "seca severa", mas amanhã volta a chover.

 

23,5ºC a máxima por aqui. Para mim foi quente. Fiquei bastante tempo no trânsito hoje e esta temperatura mais sol...

Link to comment
Share on other sites

temp de 7.5°C agora

um vento de leva deixa a sensação térmica muito baixa.

Em Porto Alegre podemos falar de recordes. Em função do que se sente no corpo. Pois, frio prolongado assim aqui eu vi poucos.

Posso dizer que 2000 foi semelhante, 2007 fez um frio também. Para deixar lembranças recentes. Há , nos anos 90: 1990 - 1994 - 1996.

Estatisticamente seria interessante colocar um gráfico disto.

Faltou a neve. Porém, acredito que o aumento da possibilidade de umidade em agosto e setembro, poderá dar a este inverno um toque inesquecível de frio e neve. Teremos, portanto, lembranças que durarão anos, quição, décadas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.