Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Últimas saídas dos modelos não mostram nada de excepcional.

 

Exacto. Além do que o GFS vem gradativamente diminuindo as chances de neve e frio, como ocorreu agora nas 12Z. O que já se sabe, pelo menos, é que devemos atravessar por um miolo de julho bastante frio, mas nada que não tivemos visto até hoje. Mesmo assim ainda é cedo. Se o frio não aparenta ser excepcional, o que diremos da grande nevada de 57 onde a mínima absoluta em São Joaquim não baixou dos -3oC? Por essa e por outras ainda tem muita água para passar por debaixo da ponte. Atravessaremos uma semana de ajustes. Minha opção neste momento é por uma erupção de ar frio clássica (comum): continental, com ciclone, pequena chance de neve e mínimas negativas normais para julho.

 

Neste momento o sempre otimista Global do Inpe continua apresentando uma solução favorável a neve, como nenhum outro modelo. O único fator positivo é a estabilidade do modelo, já que seu índice de realismo ainda não merece crédito. Por essa e por outras o grande carro chefe segue sendo o americano. Já o europeu ainda vai mostrar muitos ajustes, pois ainda não conseguiu apresentar em padrão mínimo em duas saídas seguidas, continua rodando e indefinido quanto a evolução do anticiclone no pacífico. Daí vem a pergunta: o que tem feito os modelos variarem tanto apresentando discordâncias exacerbadas na evolução deste sistema? Primeiro e óbvio é o prazo, ainda distante que amplia a margem de variação a cada solução. Segundo, o ciclone frente a costa ora apresenta-se mais próximo, ora mais distante. Terceiro, há uma grande dúvida quanto a trajetória e o ingresso do bolsão frio pelo Cone Sul. Quando aparece entrando mais pela Patagônia sentido SW-NE, o anticiclone consegue ser mais intenso e se amplificar. Quando a solução é pelo sentido W-E ele não consegue mostrar toda sua magnitude, ficando mais preso e com amplitude restrita. Em ambos os casos muda também o posicionamento da baixa. Sendo mais favorecida no primeiro caso. Em vista disso o foco de atenção nas próximas atualizações é a trajetória do anticiclone e a interação com a baixa. O frio é garantido, mas para satisfazer os amigos deste espaço temos de torcer por pequenos ajustes que influenciam numa grande mudança do quadro.

Link to comment
Share on other sites

Creio eu que essa mudança (para a pior) dos modelos seja passageira, assim como aconteceu umas 3 vezes com a onda de frio de junho. Vocês devem se perguntar: porque ele fala só dessa onda de frio?? Porque foi um exemplo clássico de 'alegria e tristeza', pois os modelos internacionais andavam instáveis, ao passo que os do INPE estavam mantendo a tendência de frio forte e acabaram tirando essa tendência alguns dias antes. Nesse ponto, o GFS colocou bom frio uns 2 dias antes.

Por isso, acredito que até amanhã teremos rodadas espetaculares novamente.

Link to comment
Share on other sites

Embora o GFS tem se distanciado na 12Z das últimas rodadas da neve, ainda considero mais provável o cenário pós onda de frio da 12Z de ontem, 18Z, 0Z e 6Z de hoje ao mais recente. Por quê? bem, enquanto naqueles a temperatura e outros fatores apresentavam desenvolvimento normal e possível na grade acima de 180h, no do meio-dia de hoje isso não mais ocorre. Vejo como uma espécie de inconsistência, a titulo de curiosidade o modelo coloca temperaturas abaixo de 10ºC e maiores de 6ºC durante 9 dias para o noroeste, todos sabemos que isso é muito, mas muito improvável! Depois, coloca neve para minha região novamente dia 16 de julho, outro "tilt"... Enfim, não quero parecer cego diante de uma possível volta à normalidade das previsões, entretanto tenho ainda esperanças, algumas fundamentadas, de que o cenário pode voltar a se mostrar favorável à ocorrência de neve no Sul Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Fez 10.1 de mínima

e 20.1 de máxima.

Agora faz 17.6 ° C

 

Parece-me que era Ernest Heminguay que disse certa feita:

 

"O homem não é sabio por ser velho; mas por ter se tornado mais prudente"

 

Logo, não é que eu "sei" mais. Mas, ao longo de vários anos participando do BAZ, tornei-me mais prudente.

Logo, acredito que o frio é definitivo. Porém, parece que a umidade estará localizada muito para dentro do oceano. O que poderá impedir a neve.Mas, isto sim, gerar geadas generalizadas e mínimas muito baixas.

Se tivermos a sorte do casal se unir: A baixa com a AP. Poderemos ter uma surpresa e tanto.

Inclusive a projeção a curto prazo do ETA já começou a baixar as temperturas para 7 dias. São os tais ajustes que os modelos sofrem. Quando temos uma diferença de 3 a 4 dias, há como jogar os vetores de vento, deslocamento da terra, entre outros, de forma mais realista. É isto que dá uma credibilidade para os modelos quando estão a 48 ou 72 horas do fenômeno. Porém, compartilho de tudo que já li na Metsul e em conversas com o Coutinho e outros: a condição para nevar é bem específica. Há situações em que há toda a possibilidade e nenhuma floco. Há outras, em que não se espera e ocorre o fenômeno.

Neste caso: Esperar é saber(contrariando a música do Vandré: ...esperar não é saber)

Link to comment
Share on other sites

É o seguinte: não tenho os números mas entrei no BAZ em março ou abril de 2007, neste curto período já presenciei em torno de uma dezena (aproximadamente) de rodadas espetaculares, e NENHUMA onda de frio espetacular, os melhores eventos foram julho de 2007 e junho de 2009 mas não espetaculares (a de 2007 talvez ótima mais pelas 4 máximas muito baixas, mas a de 2009 foi no máximo boa aqui e muito boa em determinados locais do sudeste, no Rio só teve uma madrugada com temperaturas realmente baixas, nenhuma máxima muito baixa e apenas uma tarde com sensação de friozinho por causa do vento), já são 10X0, por isso eu prefiro esperar acontecer. Desde que entrei no BAZ nada espetacular passou do RS.

 

Agora o céu se encheu de nuvens novamente e faz 21 graus com um vento insistente que soprou o dia inteiro, parece setembro/começo de outubro.

Link to comment
Share on other sites

A 12 Z é uma ducha de agua fria em relação ás 4 rodadas anteriores. Dá paraguaia para SJ e tira a neve ampla no domingo que vem, adiando a nevasca só para a sexta seguinte, restrita a SJ.

 

Na verdade, a 12Z voltou ao padrão de antes da 12Z de ontem. Pelo que parece, o bolsão de ar frio se divide e o 1o pulso não seria capaz de provocar uma baixa mais ao norte (ela ficaria muito ao sul do Prata) e um grande avanço do ar frio! Entretanto, o ar frio está lá e vai se despreender, tanto que a 12Z de agora coloca uma bela nevasca para SJ na sexta dia 17.

 

Pessoalmente, acredito numa solução intermediária entre a 12Z e as 4 rodadas anteriores. O mais frustrante nisso tudo é que isso ocorre em meio a esta seca de neve e de cavalos polares, que cria grande ansiedade por evento de maior expressão. Entretanto, pela 12Z, teríamos mias do mesmo, mas ppelo menos uma garantia de uma 1a queinzena de julho abaixo da média no sul do BR.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

18Z=Alegria do BAZ

EU FALEEEEEEEEEEIIII

 

Isso eu li no Twitter, pelo Metsul:

Alguns modelos indicam extraordinário episódio de frio com potencial de ser histórico no final da semana que vem.

about 22 hours ago from web

 

Bom...(quase tendo um infarte)..sem mais!

Boa noite!

Link to comment
Share on other sites

A Rede Somar começa a sinalizar uma pequena chanche de neve para São Joaquim. No sábado dia 11/07

Como sempre, as regiões mais propícias são as que deverão ter a possibilidade. porém, pequena. TEremos previsões do tipo "remota chance de neve"??????????

 

somar.png

 

 

Já a Climatempo, pelo que percebi, não está mais fornecendo a previsão para mais de 5 dias.

 

Curitiba com chuva fraca e 13°C

Link to comment
Share on other sites

Gente! É bom que esse frio venha mesmo, porque tem gente ficando doente já com a possibilidade de não nevar em Curitiba, rs

Enquanto a neve não chega a chuva toma conta do Paraná Desde ontem já choveu 53,3mm em Cascavel, 50,2mm só hoje. E a previsão é de mais chuva pra essa semana. Vamos aos dados das estações meteorológicas agora:

 

Cascavel - Lucas: 14.3°C, URA = 93%, vento NE a 16km/h, pressão 1020,3 hPa

Curitiba - Alex D.: 13.2°C, URA = 90%, vento N a 10km/h, pressão 1021,9 hPa

Curitiba - Rodrigo: 12.9°C, URA = 89%, vento NE a 3km/h, pressão 1026,0 hPa

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18Z é um sonho. Neve de sábado para domingo, outro frio intenso entrando na segunda e mais duas outras invasões fortes a caminho.

 

O evento da neve tem uma alta não tão potente, mas extremamente continental, e um ciclone muito próximo a costa.

 

neve1207.gif

 

Para a segunda um monstro polar entrando no continente. Que imagem linda!

 

alta1307.gif

 

Vamos sonhar!!!

Link to comment
Share on other sites

Vinícius Lucyrio » Dom Jul 05, 2009 8:13 pm

 

SE O FRIO NÃO VIER, EU ME MATO!!

 

(Tá...é uma brincadeirinha

 

Vinicius: Pensei que você fosse de Matão....mas é coerente....ah! o frio vem.

 

Realmente, nós somos neuróticos. Não há qualquer antidepressivo que nos salve!!!!

Link to comment
Share on other sites

Frio intenso pelo NCPEC emsemble nos dias 12 - 13 - 14 - 15 começando a diminuir.

A grantia do frio é total.

Agora, vamos torcer para que os modelos possam convergir para a mesma posição!

Acho que estamos cada vez mais próximos do limite de 72 horas. A hora H deve ser terça-feira. Se a dança começar a aproximar a baixa da AP, teremos festa.

 

Senão, vou tomar meu Lexotan...

Link to comment
Share on other sites

Vinícius Lucyrio » Dom Jul 05, 2009 8:13 pm

 

SE O FRIO NÃO VIER, EU ME MATO!!

 

(Tá...é uma brincadeirinha

 

Vinicius: Pensei que você fosse de Matão....mas é coerente....ah! o frio vem.

 

Ansiedade faz parte do meu dia-a-dia hehe. Sou assim mesmo, elétrico!

Link to comment
Share on other sites

Desde 2003 esperando o BIG ONE em têrmos de neve no Brasil e nada até agora. Então é normal que no sétimo inverno de espera já se cogite o uso de medicação para aplacar as ansiedades e frustrações da gurizada. :roll:

Lexotan, Prozac, Pristiq... mais alguma sugestão? :lol: :lol:

NERVITON, MARACUJINA E ÁGUA DE MELISSA...UM POUCO DE HORTELÃ NO MATE PARA ACALMAR O VIVENTE!!!

Link to comment
Share on other sites

Desde 2003 esperando o BIG ONE em têrmos de neve no Brasil e nada até agora. Então é normal que no sétimo inverno de espera já se cogite o uso de medicação para aplacar as ansiedades e frustrações da gurizada. :roll:

Lexotan, Prozac, Pristiq... mais alguma sugestão? :lol: :lol:

 

Benzodiazepinil, Diazepam, Klonopin, Alprazolam, Kawa-kawa, Pasalix, Rivotril, Ritmoneuran...

Link to comment
Share on other sites

Mafili e demais do meio científico, me elucidem uma dúvida.Estava observando os modelos prognósticos, colocando a latitude e longitude de cada ponto.É visível e natural que os modelos não consigam radiografar ou prognosticar as especificidades do relevo, portanto, pelo que percebi ,os modelos captam linhas gerais, de comportamento atmosférico,não conseguindo por exemplo captar o efeito orográfico da Raia da Pedra e Itapuca, no que concerne às precipitações.Conclusão, eu por conta própria, estou colocando de 20 a 30% a mais no volume de precipitação, para as coordenadas dos respectivos locais.

Link to comment
Share on other sites

Mafili e demais do meio científico, me elucidem uma dúvida.Estava observando os modelos prognósticos, colocando a latitude e longitude de cada ponto.É visível e natural que os modelos não consigam radiografar ou prognosticar as especificidades do relevo, portanto, pelo que percebi ,os modelos captam linhas gerais, de comportamento atmosférico,não conseguindo por exemplo captar o efeito orográfico da Raia da Pedra e Itapuca, no que concerne às precipitações.Conclusão, eu por conta própria, estou colocando de 20 a 30% a mais no volume de precipitação, para as coordenadas dos respectivos locais.

Mesmo não sendo do meio científico, posso lhe assegurar Paulo que realmente os modelos globais não pegam esses detalhes.

Apenas os regionais, como o wrf, eta ou rams podem conseguir captar esses fenômenos de escala muito pequena. Porém, tem que ter a malha de altitude com resolução bem alta (o que é dificil de achar para essa escala), o modelo tem que ser rodado em resolução muito alta (veja que rodo o wrf de 8km e ele praticamente pega muito pouco esse efeito) e testar muitas configurações diferentes para chegar a um bom resultado, próximo do que ocorre. Deve ser algo muito trabalhoso.

Por isso existe o feeling, a experiência e o estudo do meteorologista para fazer a previsão em cima das saídas dos modelos e de outras ferramentas.

Link to comment
Share on other sites

Não bastasse a chance de neve entre sábado e domingo, vejam a condição de neve (chance, não é acumulado) no amanhecer de terça 14/07.

 

neve1407.jpg

 

Penso que foi mais uma rodada extremada, mas que vem estabelecendo uma tendência de seguidas invasões de ar frio para a outra semana, variando entre forte a intensa. Semana de fortes emoções a cada rodada, temos "só" mais 20 rodadas até o avanço do primeiro sistema. "Haja coração, é jogo de copa do mundo".

Link to comment
Share on other sites

Mafili e demais do meio científico, me elucidem uma dúvida.Estava observando os modelos prognósticos, colocando a latitude e longitude de cada ponto.É visível e natural que os modelos não consigam radiografar ou prognosticar as especificidades do relevo, portanto, pelo que percebi ,os modelos captam linhas gerais, de comportamento atmosférico,não conseguindo por exemplo captar o efeito orográfico da Raia da Pedra e Itapuca, no que concerne às precipitações.Conclusão, eu por conta própria, estou colocando de 20 a 30% a mais no volume de precipitação, para as coordenadas dos respectivos locais.

Mesmo não sendo do meio científico, posso lhe assegurar Paulo que realmente os modelos globais não pegam esses detalhes.

Apenas os regionais, como o wrf, eta ou rams podem conseguir captar esses fenômenos de escala muito pequena. Porém, tem que ter a malha de altitude com resolução bem alta (o que é dificil de achar para essa escala), o modelo tem que ser rodado em resolução muito alta (veja que rodo o wrf de 8km e ele praticamente pega muito pouco esse efeito) e testar muitas configurações diferentes para chegar a um bom resultado, próximo do que ocorre. Deve ser algo muito trabalhoso.

Por isso existe o feeling, a experiência e o estudo do meteorologista para fazer a previsão em cima das saídas dos modelos e de outras ferramentas.

Valeu pela explicação Marcelo, obrigado :D

Link to comment
Share on other sites

Vou definir ao longo da semana onde vou pegar a neve então, depois dos 40 graus que peguei no Texas!

 

Bruno, tu tinha comentado como era a sensação do calor. Imagine Porto Alegre em um daqueles 5 dias mais quentes do ano. A temperatura chega perto dos 36 graus lá pelo meio da tarde, podendo até ser um pouco mais alta! Em Houston tem muita umidade! Mais que em POA! Acrescente mais uns 3 ou 4 graus no ápice do calor de POA. Pronto, terás a temperatura de Houston pelo cair da tarde! :x

Link to comment
Share on other sites

Os dias têm sido monótonos por aqui. De bom neste mês, por enquanto, só a chuva forte de sexta feira

passada. Parece que nesta semana teremos algumas mínimas mais interessantes, quem sabe abaixo

dos 10 graus. Não seria uma má ideia.

 

CLIMATERRA

 

01; 16,5/-00,6/-07,0

02; 15,8/00,2/-06,0

03; 16,2/-02,1/-08,4

04; 18,6/-02,7/-07,4

05; 14,5/05,4/-00,2

 

16,3/0,0/6,6/-5,8

 

INVERNO/40 DIAS

 

14,4/3,5/7,8/-1,2

 

BANDEIRA;

 

1; -2,4

2; -2,3

3; -5,6

4; -6,0

5; 4,8

 

MÉDIA; -2,3

 

Muito impressionante estas médias das mínimas para SJ ! Pelo visto, Julho será abaixo da média

heim Ronaldo ? Um inverno perfeito para quem gosta de frio...e péssimo para os que odeiam, hehhe

Link to comment
Share on other sites

HEHEHHE, realmente, o vai e vem dos modelos deixa a gente com os nervos na mão :lol: igual a copa do mundo mesmo HAHAHAHA... 6Z tava ótima, 12Z tava ótima tbm mas nem tanto, 18Z voltou a ficar exelente... Aqui em Cascavel tive maxima de 16.0ºC a meia noite... e agora faz 13.6ºC, minima do dia :D

Link to comment
Share on other sites

O ETA 20 para 7 dias pega 4° para POA no domingo e -2°/-3° para Livramento. Isso depois de uma semana toda com muita umidade, nebulosidade e chuva variada. Está lento, mas o CPTEC aos poucos vai pegando o frio.

 

Na 4ª-feira explode a instabilidade sobre o RS, NE da Argentina e centro-sul do Paraguai, com a alta de 1036 mb no Pacífico entrando na América do Sul e 1026 mb sobre a Argentina. A linha de 0° à 850 hpa estaria na linha de Mar del Plata, logo logo chegando em Buenos Aires. O frio deve atingir o RS com força na sexta-feira.

 

Desde 2003 esperando o BIG ONE em têrmos de neve no Brasil e nada até agora. Então é normal que no sétimo inverno de espera já se cogite o uso de medicação para aplacar as ansiedades e frustrações da gurizada. :roll:

Lexotan, Prozac, Pristiq... mais alguma sugestão? :lol: :lol:

Exorcismo, psicanálise, programação neurolinguística, reza do terço, jejum, choque elétrico, treinamento militar, estadia em prisão cubana, etc. 8-)

 

Agora: 13,8° com 79% e vento ENE a 2,4 km/h. Tenho 1016,8 mb.

 

Abraços divertidos!

Link to comment
Share on other sites

Este é dos piores começos de julho que eu já vi por aqui, clima típico da estação mais detestável do ano no Rio de Janeiro que é a primavera (principalmente nos últimos 2 anos), esta semana deve ficar menos pior com maior insolação e aumento da amplitude térmica, e no final de semana chega uma frente fria que pode trazer de volta por alguns dias o clima de inverno, mas não levo fé em nada muito forte para a minha região, os indicativos são de que o mês vai fechar com uma boa anomalia positiva de temperatura no interior do estado, mas aqui na capital e no litoral em geral as anomalias costumam ser mais suaves, e dependendo do que vem na segunda quinzena pode até fechar na média.

Link to comment
Share on other sites

HEHEHHE, realmente, o vai e vem dos modelos deixa a gente com os nervos na mão :lol: igual a copa do mundo mesmo HAHAHAHA... 6Z tava ótima, 12Z tava ótima tbm mas nem tanto, 18Z voltou a ficar exelente... Aqui em Cascavel tive maxima de 16.0ºC a meia noite... e agora faz 13.6ºC, minima do dia :D

 

Onde acesso o 18z, pois no wunderground ainda está no 12z.

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

HEHEHHE, realmente, o vai e vem dos modelos deixa a gente com os nervos na mão :lol: igual a copa do mundo mesmo HAHAHAHA... 6Z tava ótima, 12Z tava ótima tbm mas nem tanto, 18Z voltou a ficar exelente... Aqui em Cascavel tive maxima de 16.0ºC a meia noite... e agora faz 13.6ºC, minima do dia :D

 

Onde acesso o 18z, pois no wunderground ainda está no 12z.

Abraços!!

http://www.wzkarten.de/topkarten/fsavnsam.html

Link to comment
Share on other sites

Cenário anda muito instável. GFS 0z diminui novamente o frio, minimizando a baixa no litoral de SC e colocando a mesma bem mais em alto mar. Com isso, a simulação tira o ar frio mais forte sobre o sul do BR e a neve.

A alta pressão ainda entra continental. Pelo jeito, a definição de um evento mais forte ou não vai ser mais uma vez a localização e intensidade da baixa junto ao litoral.

Link to comment
Share on other sites

Cenário anda muito instável. GFS 0z diminui novamente o frio, minimizando a baixa no litoral de SC e colocando a mesma bem mais em alto mar. Com isso, a simulação tira o ar frio mais forte sobre o sul do BR e a neve.

A alta pressão ainda entra continental. Pelo jeito, a definição de um evento mais forte ou não vai ser mais uma vez a localização e intensidade da baixa junto ao litoral.

Por onde vc acessa o GFS?

Link to comment
Share on other sites

Acho que frio muito intenso é certeza, problema será o posicionamento da baixa não? alguns sugerem uma baixa muito ao sul e meio distante para jogar umidade, já o GFS de sábado para domingo até domingo de manhã é um espetáculo, depois disso limpa tudo, vai ter que confia na espessura das nuvens, se não fica aquela lenga lenga que nem no começo de Junho, uma pancadinha aqui e acolá, bom que agora os modelos estão entrando na reta final, ea cada rodada um ajuste real feito.

 

Tive uma máxima bem comportadinha hoje 17.7°C e nesse momento no Inmet 14.7°C, dia fechadão e sensação de agradrável a frio e uma leve garoa agora de noite. Interessante foi eu ontem saindo de Rio do Sul perto da meia-noite com temperatura no carro marcando 6°C e chegando em Blumenau acho que 1:30 por ai marcando 12°C, aqui é uma ilha de calor mesmo :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.