Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Na boa esses modelos do Inpe de médio/longo prazo acho fraquinho, na hora que chega na reta final eles seguem o basicão GFS e outros modelos internacionais, mas claro sempre vale a pena dar uma conferida, e pelo andar da carruagem, Julho tem tudo para ficar na média hein? pelo menos a primeira quinzena será normal, literalmente esse Julho será diferente do ano passado.

As vezes o ETA é bom pra colocar frio ... o problema não é os modelos .. é o prazo mesmo ... dificil acertar com clareza o que vai acontecer daqui a 10/15 dias ... eles colocam apresetam tendencia .

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou em POA par pssar o fds. Aqui tá mais frio que em CTBA! :lol: Ao menos na sensação e nos interiores!

 

Um fato importante nesse inverno e que poucos estão comentando é que não passamos de 25C aqui em POA ainda!! O último foi em maio. Na minha casa não passei de 23,8C ainda. Vamos ficar ainda um bom tempo neste padrão. Não há previsão de veranico.

 

Hj no avião vi toda a serra num visual espetacular! O céu tava limpíssimo. Vi até a casa do Ronaldo em SJ. Aliás, de avião são 15 min de SJ até POA :roll:

 

Quando vou a Porto Alegre ou Buenos Aires sempre vejo SJ, o nosso sítio no Cruzeiro e até a casa do Ronaldo. É muito interessante.

 

E eu, hoje pensei que os modelos iriam encaixar, mas na verdade desencaixaram. O quadro continua nebuloso, com muita divergência e pouca confiabilidade a longo prazo. Isso é um mau indicativo. Frio intenso vem sempre acompanhado de umas pauladas nos modelos, que estão custando a aparecer, a exceção do Inpe. Tomara que esteja errado, mas parece não ser A onda de ar frio, ainda.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou em POA par pssar o fds. .........

Hj no avião vi toda a serra num visual espetacular! O céu tava limpíssimo. Vi até a casa do Ronaldo em SJ. Aliás, de avião são 15 min de SJ até POA :roll:

 

Voce tirou fotos??

 

Os ultimos dois voos que fiz entre RJ/SP/POA foram praticamente todos encobertos.

...e depois a ma fama eh de Londres!!

heheeheh 8-)

Link to comment
Share on other sites

Agora a chuva já está fraca, mas assim que terminei a minha última postagem a chuva tinha ficado bem forte, com trovões e ventania. O regime de chuvas neste inverno está definitivamente subtropical :D

 

Na Praia Grande a unica coisa que tivemos com a passagem desta frente foi o vento que assoprou madrugada a dentro.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que observei no satélite, somente baixas estão na costa da Argentina e Chile, Não há presença de massas polares em vista para os próximos 5 dias. Não que eu consiga ver nos modelos que acesso. Teremos uma semana que poderia ser chamada de "veranico de junho"??? Pois, a previsão é de uma temperatura variando de 10 a 25, 25 graus. Só não será "veranico" por causa da nebulosidade que teremos. DAas chuvas. Pois, a expressão veranico se caracteriza por dias secos e com temperatura relativamente alta à tarde.

Isso está me decepcionando. ACredito que possamos vislumbrar algo bom para depois de 12/07.

Link to comment
Share on other sites

Após tanta persistência, definitivamente o dia 10/07 está nos planos da fábrica Antártida Ltda para se instalar no Brasil. Mas ainda pode estar avaliando se vale a pena abrir uma filial por aqui, por isso vamos com cautela.

 

Acho que vai ser uma filial mesmo. E o plano de negócios ainda carece maior estudo, o mercado anda muito volátil.

Link to comment
Share on other sites

Eu imagino que este ano o veranico de inverno vai ficar pro final de julho(últimos 10 dias do mês).

´Depois de 5 dias do vento fiquei sabendo dos estragos,aqui em Soledade provocados pelo vento de segunda-feira, o problema é que não temos Defesa Civil Municipal atuante para fazer relatórios e verificações de danos, cobrei isto na sessão de segunda.

Pelas informações e verificações que fiz pessoalmente e por matéria no Informativo Regional, foram dezenas de casas destelhadas, na localidade de São Tomé,(local de difícil acesso, tem paredões, estrada ruim)foram 14 casas destelhadas.

Mudando de assunto, hoje pra variar, geada especialmente nas baixadas, informação confirmada pela Táta, e o termômetro que coloquei num poço frio do Almeida -4,5º na relva.

E aí Ricardo, como foi a temp de relva por aí???

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou em POA par pssar o fds. Aqui tá mais frio que em CTBA! :lol: Ao menos na sensação e nos interiores!

 

Um fato importante nesse inverno e que poucos estão comentando é que não passamos de 25C aqui em POA ainda!! O último foi em maio. Na minha casa não passei de 23,8C ainda. Vamos ficar ainda um bom tempo neste padrão. Não há previsão de veranico.

 

Hj no avião vi toda a serra num visual espetacular! O céu tava limpíssimo. Vi até a casa do Ronaldo em SJ. Aliás, de avião são 15 min de SJ até POA :roll:

 

Quando vou a Porto Alegre ou Buenos Aires sempre vejo SJ, o nosso sítio no Cruzeiro e até a casa do Ronaldo. É muito interessante.

 

E eu, hoje pensei que os modelos iriam encaixar, mas na verdade desencaixaram. O quadro continua nebuloso, com muita divergência e pouca confiabilidade a longo prazo. Isso é um mau indicativo. Frio intenso vem sempre acompanhado de umas pauladas nos modelos, que estão custando a aparecer, a exceção do Inpe. Tomara que esteja errado, mas parece não ser A onda de ar frio, ainda.

 

O mais sensacional dessa viagem foi o tempo limpo. Saí ao meio-dia (infelizmente a minha bisavó de 100 anos faleceu e tive que antecipar a viagem para o seu velório, porém o aeroporto Afonso Pena ficou fechado toda a manhã) e deu para ver tudinho logo depois da dissipação do nevoeiro. A serra catarinense e gaúcha estão cor de palha!

 

Uma coisa que o piloto nunca tinha feito antes foi mudar a rota de pouso em cima da hora. Quando ele estava chegando em cima Gramado/Canela para pousar no sentido oeste-leste no Salgado Filho, inesperadamente ele deve ter recebido uma ordem do Centro de Comando para pousar no sentido leste-oeste, possivelmente por uma mudança no vento. O avião deu uma guinada grande para a leste. Com isso todos que estavam nas janelas da esquerda puderam ver toda a serra numa linha que ligava São Francisco de Paula até o Morro da Igreja. Meu amigo, dava para ver tudo! É logo ali o MI! Como o avião estava a uns 2000 metros, dava para ver perfeitamente lá no horizonte o MI no mesmo nível do avião. Logo embaixo da asa esquerda estava São Francisco de Paula. Cara, muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que o piloto nunca tinha feito antes foi mudar a rota de pouso em cima da hora. Quando ele estava chegando em cima Gramado/Canela para pousar no sentido oeste-leste no Salgado Filho, inesperadamente ele deve ter recebido uma ordem do Centro de Comando para pousar no sentido leste-oeste, possivelmente por uma mudança no vento. O avião deu uma guinada grande para a leste. Com isso todos que estavam nas janelas da esquerda puderam ver toda a serra numa linha que ligava São Francisco de Paula até o Morro da Igreja. Meu amigo, dava para ver tudo! É logo ali o MI! Como o avião estava a uns 2000 metros, dava para ver perfeitamente lá no horizonte o MI no mesmo nível do avião. Logo embaixo da asa esquerda estava São Francisco de Paula. Cara, muito bom.

 

Sensacional essa rota, nunca peguei esse sentido. Ou ele já vem bem por Gramado e pousa no sentido W-E, ou já vem direto E-W lá de "trás". Deve ter sido lindo mesmo o visual, o paredão da Serra Geral é esplendoroso.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que o piloto nunca tinha feito antes foi mudar a rota de pouso em cima da hora. Quando ele estava chegando em cima Gramado/Canela para pousar no sentido oeste-leste no Salgado Filho, inesperadamente ele deve ter recebido uma ordem do Centro de Comando para pousar no sentido leste-oeste, possivelmente por uma mudança no vento. O avião deu uma guinada grande para a leste. Com isso todos que estavam nas janelas da esquerda puderam ver toda a serra numa linha que ligava São Francisco de Paula até o Morro da Igreja. Meu amigo, dava para ver tudo! É logo ali o MI! Como o avião estava a uns 2000 metros, dava para ver perfeitamente lá no horizonte o MI no mesmo nível do avião. Logo embaixo da asa esquerda estava São Francisco de Paula. Cara, muito bom.

 

Sensacional essa rota, nunca peguei esse sentido. Ou ele já vem bem por Gramado e pousa no sentido W-E, ou já vem direto E-W lá de "trás". Deve ter sido lindo mesmo o visual, o paredão da Serra Geral é esplendoroso.

 

Do avião tudo é muito próximo e pequeno. Isso choca!

Link to comment
Share on other sites

Estou achando que o número de respostas no tópico será maior neste mês do que no mês passado huhu. Aposto que chega a pelo menos 0°C aqui em Matão no dia 13. Talvez até uma negativa. Os modelos insistem nessa onda de frio há muito tempo, então a confiabilidade minha aumentou consideravelmente.

Hoje, a madrugada foi de céu aberto, sem nuvens. Agora, algumas nuvens altas deixam o sol fraco e a sensação de abafamento é grande. Não estou em casa, mas acho que a mínima foi entre 8 e 9°C e agora deve fazer 23-24°C. Mais informações detalhadas no fim da tarde, quando estarei em casa.

 

(Fazendo preces a Deus para essa onda de frio vir avassaladora, super mega hiper master blaster fria, plus advanced.!!)

Link to comment
Share on other sites

GFS 12z já aponta neve no sul do país na grade de 7 dias (dia 11/07), com uma baixa se formando na altura entre Paraná/SP.

O BAZ vai "esquentar"!!

 

Eu fiquei impressionado com a grande mancha verde cobrindo boa parte da região Sul e também SP :shock:

Vai ser simplesmente sensacional se ocorrer algo assim !

Link to comment
Share on other sites

Áreas de chuva já ganham intensidade no Paraná e Paraguai. Há pontos com chuva forte e raios, como na cidade de Colorado, extremo norte paranaense, ao norte de Cascavel e entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, municípios logo mais a sudoeste de Cianorte. Possibilidade de temporais :?

Link to comment
Share on other sites

Áreas de chuva já ganham intensidade no Paraná e Paraguai. Há pontos com chuva forte e raios, como na cidade de Colorado, extremo norte paranaense, ao norte de Cascavel e entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, municípios logo mais a sudoeste de Cianorte. Possibilidade de temporais :?

Choveu desde o meio dia em Marechal Cândido Rondon. A chuva avançou lentamente para Toledo e Cascavel. Jaz faz uma hora que chove nestas áreas. Neste momento chove de forma parcial sobre Cascavel. Na zona norte da cidade agora faz 18 graus com chuva. Mas na estação meteorológica, que fica na região central-sul da cidade, ainda não choveu e faz 19 graus.

A máxima registrada na estação foi de 21,6 e a mínima de 13,9

Link to comment
Share on other sites

Áreas de chuva já ganham intensidade no Paraná e Paraguai. Há pontos com chuva forte e raios, como na cidade de Colorado, extremo norte paranaense, ao norte de Cascavel e entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, municípios logo mais a sudoeste de Cianorte. Possibilidade de temporais :?

Choveu desde o meio dia em Marechal Cândido Rondon. A chuva avançou lentamente para Toledo e Cascavel. Jaz faz uma hora que chove nestas áreas. Neste momento chove de forma parcial sobre Cascavel. Na zona norte da cidade agora faz 18 graus com chuva. Mas na estação meteorológica, que fica na região central-sul da cidade, ainda não choveu e faz 19 graus.

A máxima registrada na estação foi de 21,6 e a mínima de 13,9

Tive minima hoje de 13.5 e maxima de 22.7 :)

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z -> sonho³

 

Na grade de 180h:

-4ºC e MUITA NEVE sobre o noroeste gaúcho, TM!

 

gfssa850192.th.gif

 

Pra quem assiste Toma Lá Dá Cá, sabe do que falarei:

MOMENTO CELINHA DETECTED IN MEE.!

-4°C SOBRE SP :shock:

 

JEEEEEEESUSS APAGA A LUZ

ME AMARROTA QUE EU TÔ PASSADO

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z foi boa, mas considero de baixa confiabilidade. Os modelos ainda não encontraram concenso apesar do Inpe estar em boa concordância com o americano. A data chave parece estar definida, mas a intensidade do sistema está longe de maiores conclusões. Essa semana será decisiva, falta pouco, contudo, outros modelos precisam começar a convergir para a solução de frio intenso do americano.

Posso estar sendo muito cauteloso? Na verdade estou. O GFS seguidamente coloca uma bela erupção de ar frio, vêm até insistindo na chance de neve, mas demonstra também muitas diferenças na trajetória e amplitude do sistema. O que acaba por elevar a incerteza, apesar de animar pelo frio. Frio este que virá de uma forma ou outra, e neste momento começo a dar créditos para a corrente que coloca o anticiclone bastante continentalizado e com ciclone favorável. Como já disseram antes, será uma grande semana aqui no BAZ.

 

Apesar de bastante interessante acho demasiadamente extremada uma rodada que coloca neve ampla no oeste da região sul.

 

neve07.jpg

Link to comment
Share on other sites

Caio, a 12Z do Global tá maravilhosa. Dá vontade de imprimir e guardar.

 

Comprei um Flickr PRO, agora, estou passando todas minhas fotos pra lá, de anos! Backup.

 

Além disso, vou passar e começar a guardar todas as saídas que indicam extremos para o Sul, principalmente de neve!

 

Minhas coleções:

http://www.flickr.com/photos/ricardobtm/collections/

 

Faltam mais de 200 fotos ainda!

Link to comment
Share on other sites

Caio, a 12Z do Global tá maravilhosa. Dá vontade de imprimir e guardar.

 

Comprei um Flickr PRO, agora, estou passando todas minhas fotos pra lá, de anos! Backup.

 

Além disso, vou passar e começar a guardar todas as saídas que indicam extremos para o Sul, principalmente de neve!

 

Minhas coleções:

http://www.flickr.com/photos/ricardobtm/collections/

 

Faltam mais de 200 fotos ainda!

 

Ricardo, tenho impressa aqui em casa a rodada do ETA prevendo a onda de 14/07/2000 faltando 36 horas para o evento. Eu fiquei tão doido vendo aquela rodada que imprimi e guardei. Quase cheguei ao extremo emoldurar e botar na parede do meu quarto :D

 

Aquela onda foi muito louca. Quem dera todo ano tivéssemos aquilo lá.

Link to comment
Share on other sites

As 18:51, tenho 9,1 graus ja. Taxa de queda de temperatura na ultima hora foi de 3,9 graus por hora. Ainda estamos no mergulho do final do dia aqui.

 

A hora que mais cai a temperatura em Canela é entre às 15:30hs e às 16:30hs. Em dias de céu claro cai em média 4,0ºC neste período. Hj a queda foi de 4,2ºC. Depois das 20hs a coisa é bem mais tortuosa.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, tenho impressa aqui em casa a rodada do ETA prevendo a onda de 14/07/2000 faltando 36 horas para o evento. Eu fiquei tão doido vendo aquela rodada que imprimi e guardei. Quase cheguei ao extremo emoldurar e botar na parede do meu quarto :D

 

Aquela onda foi muito louca. Quem dera todo ano tivéssemos aquilo lá.

 

Maravilha, Bruno! Promessa: o dia que um modelo acertar a neve pra cá eu imprimo e emolduro mesmo!

Tão novo que sou nas minhas observações, só tenho registros a partir do final de 2006 e naqueles tempos com uma boa dose de ignorância :?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.