Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

18Z = NEVASCA

Caio ...

Gosto muito das suas colocações aqui no BAZ .. admiro seu conhecimento climatico ...

Porem veja que locura cada rodada e rodada e rodada e procurando encontra uma coisa que so teremos certezas 24 horas antes do evento perante a situação atual dos modelos ... não to querendo joga balde de aguá fria nem ofender ninguem no baz ... sei que aqui é a casa da neve .. porem acho que deveriamos prestar atenção um pouco no quadro climatico geral ... e não em neve que poderá acontecer daqui a 7 ou 8 dias !

 

apenas minha colocação .. Caio vocÊ sabe muito !

Link to comment
Share on other sites

Caio, a 12Z do Global tá maravilhosa. Dá vontade de imprimir e guardar. O problema é que ainda restam 6 dias.

 

O que me faz deixar confiante é que cairá exatamente no fds que escolhi para passar em Ctba. Escolhi a dedo! :evil:

 

Puts, e eu tb tenho uma sorte...

 

acho que estarei em SP, no interior, dia 11 :evil:

 

Agora sim é que da 2m de neve em Canela, e vai faze -5C em Ctba... :lol:

Link to comment
Share on other sites

18Z = NEVASCA

Caio ...

Gosto muito das suas colocações aqui no BAZ .. admiro seu conhecimento climatico ...

Porem veja que locura cada rodada e rodada e rodada e procurando encontra uma coisa que so teremos certezas 24 horas antes do evento perante a situação atual dos modelos ... não to querendo joga balde de aguá fria nem ofender ninguem no baz ... sei que aqui é a casa da neve .. porem acho que deveriamos prestar atenção um pouco no quadro climatico geral ... e não em neve que poderá acontecer daqui a 7 ou 8 dias !

 

apenas minha colocação .. Caio vocÊ sabe muito !

 

Diego, o Caio disse: 18Z = NEVASCA

 

O Caio não disse que: previsão = NEVASCA

 

Ele apenas trouxe o que a rodada está apontando.

 

O desapontamento, a euforia, a contenção da euforia, etc. Tudo isso é com cada um de nós.

Link to comment
Share on other sites

Caio ...

Gosto muito das suas colocações aqui no BAZ .. admiro seu conhecimento climatico ...

Porem veja que locura cada rodada e rodada e rodada e procurando encontra uma coisa que so teremos certezas 24 horas antes do evento perante a situação atual dos modelos ... não to querendo joga balde de aguá fria nem ofender ninguem no baz ... sei que aqui é a casa da neve .. porem acho que deveriamos prestar atenção um pouco no quadro climatico geral ... e não em neve que poderá acontecer daqui a 7 ou 8 dias !

 

apenas minha colocação .. Caio vocÊ sabe muito !

 

Loucura mesmo. Concordo com a suas palavras, porém ninguém mais do que eu tem adotado uma postura cautelosa quanto as saídas do GFS e a pouca concordância de outros modelos globais nesta erupção, principalmente o padrão europeu. Mas o BAZ vive de emoções, e em tempo de festas juninas e julinas eu gosto é de jogar gasolina na fogueira. E aí vai mais uma galão, campo de neve 18Z. Esta semana será uma loucura aqui no BAZ.

 

nevepro.jpg

 

Ademais, agradeço o elogio. Tento contribuir da melhor maneira possível, e como a maioria aqui, também sou um aficcionado pelo frio e pela neve. Até comprei com o Bruno um sítio no Cruzeiro. Pode?

Link to comment
Share on other sites

Concordo Bruno ...

Caio tem uma interpretação muito boa dos modelos !

Eu acho maturidade de algumas pessoas do baz entenderem que os modelos modificam a cada saida e como você falou temos um grande inverno até o momento porem esses dias o mafili apenas questionou os modelos e a turma caio de pau em cima dele ...

modelos erram ... carro as vezes não pega ... relogio não desperta ... essas coisas acontecem ...

torço pela neve ... mas agradeço o frio que faz no sul neste inverno...

 

Abração .. a todos

Link to comment
Share on other sites

Aquela bolhina sem neve no último mapa é exatamente sobre Três de Maio. :twisted: :twisted: :twisted:

:lol: :D :lol:

 

O Ricardo vai se sentir que nem no filme "O Dia Depois de Amanhã" quando o meteorologista olha para o céu e vê que está bem no olho do furacão. Não cai nada de neve num frio do cão e para todos os lados há nevascas, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Caio, a 12Z do Global tá maravilhosa. Dá vontade de imprimir e guardar.

 

Comprei um Flickr PRO, agora, estou passando todas minhas fotos pra lá, de anos! Backup.

 

Além disso, vou passar e começar a guardar todas as saídas que indicam extremos para o Sul, principalmente de neve!

 

Minhas coleções:

http://www.flickr.com/photos/ricardobtm/collections/

 

Faltam mais de 200 fotos ainda!

 

Ricardo, tenho impressa aqui em casa a rodada do ETA prevendo a onda de 14/07/2000 faltando 36 horas para o evento. Eu fiquei tão doido vendo aquela rodada que imprimi e guardei. Quase cheguei ao extremo emoldurar e botar na parede do meu quarto :D

 

Aquela onda foi muito louca. Quem dera todo ano tivéssemos aquilo lá.

 

Bah! voc~es ganham de mim no fanatismo pelo frio...não cheguei a tanto.

Mas, é legal comparar estes modelos com os futuros. Afinal, nada se repete exatamente igual.Mas, pode se assemelhar, e muito

Link to comment
Share on other sites

18Z = NEVASCA

Caio ...

Gosto muito das suas colocações aqui no BAZ .. admiro seu conhecimento climatico ...

Porem veja que locura cada rodada e rodada e rodada e procurando encontra uma coisa que so teremos certezas 24 horas antes do evento perante a situação atual dos modelos ... não to querendo joga balde de aguá fria nem ofender ninguem no baz ... sei que aqui é a casa da neve .. porem acho que deveriamos prestar atenção um pouco no quadro climatico geral ... e não em neve que poderá acontecer daqui a 7 ou 8 dias !

 

apenas minha colocação .. Caio vocÊ sabe muito !

 

ORA, DEIXA-NOS SONHAR!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Aquela bolhina sem neve no último mapa é exatamente sobre Três de Maio. :twisted: :twisted: :twisted:

:lol: :D :lol:

 

O Ricardo vai se sentir que nem no filme "O Dia Depois de Amanhã" quando o meteorologista olha para o céu e vê que está bem no olho do furacão. Não cai nada de neve num frio do cão e para todos os lados há nevascas, hehehe

 

Tive que me assegurar de tanto rir aqui, hilário :lol:

Essa cena do filme se repete toda semana, volta e meia eu olho pro céu meio enigmático, mas nunca tinha feito essa analogia, AHHHH, calma fiz sim! Nos tornados de 1º de nov. de 2007, eu acordei perto das 3h e tudo estava calmo, imaginei (NÃO ESTOU MENTINDO) todo o RS tomado por tempestades (aquele CCM) mas TM numa ilha de calmaria, resultado: TORNADOS atingiram e devastaram a cidade em menos de 10 min depois!!!

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Quem sabe não seja agora?

Como o Tomasini disse: Um dia terá que vir e por que não 'this time'??

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o mais importante é que tanto o GFS, como Global e o ETA parecem acordar pelo ciclone, confirmando a cada rodada. E em altura os ventos em 500mb estão extremamente favoráveis, sendo o ar frio "ejetado" com força para nossas latitudes mais baixas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Então que mate dois coelhos com uma cajadada só, altere as mínimas absolutas decepcionantes deste inverno na Serra Gaúcha e traga a neve, mas falta muito, estou no BAZ a uns 2 ou 3 anos e todo inverno tem um montão de rodadas dos sonhos que depois viram pó (ou frio normal), estou imune, por enquanto só olhando sem um tico sequer de emoção, mas torcendo...

 

Enquanto isso vou "curtindo" a primavera antecipada aqui no Rio, e o primeiro veranico da estação pode pintar para o fim da semana, bom para pegar uma prainha.

Link to comment
Share on other sites

Cara, eu vou estar em Ctba.

 

Se nevar 20/30cm em Canela e eu ficar com chuva e 2ºC em Ctba eu...............

 

 

Marcos, dá uma dica aí do quê eu devo fazer :):x

às vezes o pessoal te chama de pé frio. Mas, se os modelos não tirarem o frio - como Têm feito ultimamente -

Quem disse que não pode nevar em Curitiba??!

Link to comment
Share on other sites

Cara, eu vou estar em Ctba.

 

Se nevar 20/30cm em Canela e eu ficar com chuva e 2ºC em Ctba eu...............

 

 

Marcos, dá uma dica aí do quê eu devo fazer :):x

às vezes o pessoal te chama de pé frio. Mas, se os modelos não tirarem o frio - como Têm feito ultimamente -

Quem disse que não pode nevar em Curitiba??!

 

Domingo eu vou lá no Quiriri!

Link to comment
Share on other sites

 

ORA, DEIXA-NOS SONHAR!!!!!

 

Paulo nada contra não, não é um sonho são apontamentos dos modelos. Não questionei sonho algum apenas os ajustes dos modelos as chamadas rodadas .

abraçao pra ti !

 

TEM ALGUM PROBLEMA DE LEITURA TOMASINI ?

POH NÃO FALEI NADA COM SONHAR OU NÃO SONHAR QUE VIAJE !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

ORA, DEIXA-NOS SONHAR!!!!!

 

Paulo nada contra não, não é um sonho são apontamentos dos modelos. Não questionei sonho algum apenas os ajustes dos modelos as chamadas rodadas .

abraçao pra ti !

Tudo bem, Diego, foi só uma força de expressão. Afinal, todos aqui sonham de uma maneira ou outra.

É a expectativa de prdsenciar algo grandiosos, um dia, que nos faz participar do Forum!

Link to comment
Share on other sites

[/color]

QUE MAPA LINDO! :shock:

 

Esperem para o PH ver isto! :lol:

Isto aeee Ricardoooooo, este mapa me leva ao delíriooooo :lol:

Gurizada, já fui mais egoísta quanto à neve, atualmente estou torcendo para uma neve democrática,ampla e que possa ser vista por grande parte dos bazianos, mas tmbm se algum baziano conseguir a realiazação que é filmar uma nevada beleza, vamos compartilhar esta alegria.Ricardo, mas falndo sério, em situações favoráveis, o melhor lugar e mais próximo de vc aí, é Palmeira das Missões. ;):D

Alguém sabe como passar fotos e vídeos de celular para o PC,me deem uma dica por MP, o PC não reconhece o cabo usb :evil: :( :oops: :cry: :x :evil: :?: :?: :?:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quem não gosta de frio pode vir ao Rio de Janeiro curtir, em pleno mês de julho, mínimas dignas da normal de janeiro em Porto Alegre, estamos enfrentando mínimas acima da média (1 a 3 graus) mas com máximas dentro da média, e vai esquentar esta semana.

 

E o sol não dá as caras de jeito nenhum, agora nublado e 21 graus após mínima de 20 graus.

 

Teresópolis está (relativamente) ainda pior, a anomalia positiva é enorme nas mínimas e (estimo uns 4 a 5 graus) e média nas máximas (1 a 2 graus), as mínimas tem estado entre 13 e 15 graus neste começo de julho.

Link to comment
Share on other sites

[/color]
QUE MAPA LINDO! :shock:

 

Esperem para o PH ver isto! :lol:

Isto aeee Ricardoooooo, este mapa me leva ao delíriooooo :lol:

Gurizada, já fui mais egoísta quanto à neve, atualmente estou torcendo para uma neve democrática,ampla e que possa ser vista por grande parte dos bazianos, mas tmbm se algum baziano conseguir a realiazação que é filmar uma nevada beleza, vamos compartilhar esta alegria.Ricardo, mas falndo sério, em situações favoráveis, o melhor lugar e mais próximo de vc aí, é Palmeira das Missões. ;):D

 

Fosse pelas últimas saídas, nevaria bagual em Três de Maio. ISSO NÃO É NADA IMPOSSÍVEL!

 

Para relembrar:

 

3681589206_82ae9611d6_m.jpg

 

3681593932_b06bd94d1d_m.jpg

 

3681818138_3822da81bb_m.jpg

 

Nevasca de 65 em TM, digna das regiões mais frias do Sul do Brasil.

 

Em 50 anos, 2 ou 3 grandes ocorrências de neve forte, somando outras aprox. 20 de quirera, floquinhos, ou algo bem isolado.

Link to comment
Share on other sites

Eu e o Alexandre debatíamos a pouco pelo telefone o evento de frio do próximo final de semana. Duas frases do Alexandre, uma baziana e outra profissional: "...estou cogitando presenciar esta onda de frio em São Joaquim no próximo final de semana..." e "...tem muita água pra passar debaixo da ponte..."

 

Outros pontos discutidos:

 

- AAO afundou

- Neve em Porto Alegre

- Neve em Campos do Jordão

 

Concenso: falta convergência, mesmo assim o GFS é o melhor modelo, um excelente indicativo. Aguardamos o padrão europeu entrar em campo e completar o time.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Sei que ainda está longe para o tão esperado episódio de frio que estamos comentando aqui no BAZ. No entanto, gostaria de uma opinião de todos nas seguintes questões:

1) Se mesmo que ainda não tenhamos certeza na real intensidade do frio, ele já é praticamente certo...

2) Se a temperatura começaria a cair na quinta-feira próxima, intensificando-se no domingo...

Gostaria da opinião dos amigos do BAZ. Gosto muito de ler as diferentes posições de todos, sempre que há possibilidade de um evento de frio.

3) Seria maravilhoso um evento de neve em Porto Alegre, como presenciei em 1984 (24 de agosto). O que os amigos pensam desta possibilidade...O Alexandre Aguiar colocou a possibilidade acima.

Grande abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

Preparando a logística para ir a SJ!!

Será que desta vez zarparei para lá???

Sds!

 

Eu no seu lugar ficava em Passo Fundo!!!

Perder a chance de rever neve na tua terra??

 

Realmente Ricardo.

Dependendo da intesidade da coisa fico no meu 'quintal'.

DESTA VEZ TEM QUE VIR! TÁ NA HORA P***A!!!!!!!

Sem contar que podemos fazer uma expedição baziana do Noroeste, Planalto, Alto da serra do Botucaraí, Toma, são apenas 75km daí de PF, e onde as chances de nevar num comparativo com PF são muito maiores!Eu vou criar polêmica, mas estatisticamente tem nevado tanto na Raia da Pedra e Itapuca, quanto na cidade de SJ, eu disse estatisticamente, vamos aguardar pra ver se continuará assim : :twisted: :D

Link to comment
Share on other sites

Sim, com estas rodadas espetaculares do GFS não há baziano que se acalme, kkkkkkkk !

Também me empolguei com o que vem sendo mostrado, vou cruzar os dedos e torcer !

Mesmo aqui para minha cidade, o frio apontado pelo modelo seria incrível, com temperaturas máximas

próximas ou abaixo dos 10C, pelo que vi nos mapas. O campo de neve no mapa que o Caio postou é impressionante !

Neve até no norte do PR ? :lol:

 

Muito provável que no final das contas não seja isso tudo que tem mostrado, pessoal.....mas vejam, me parece

bem possível que este seja, ainda assim, o evento do ano. Estará no "Core" do inverno, a tendência tem sido

de forte frio há um bom tempo já, AAO afundou, dentre tantos outros argumentos que poderíamos utilizar,

como por exemplo o fato de uma grande onda de frio já não acontecer há um tempo. Vai haver variações nos

modelos ainda, mas na minha opinião vem coisa grande mesmo !

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Depois de 2 dias a nebulosidade baixa diminuiu no Rio de Janeiro, a partir deste domingo o sol já consegue aparecer entre nuvens mas uma abertura maior talvez ocorra só no meio da semana, a máxima que se manteve entre 22 e 23 graus nos últimos dias por causa da nebulosidade vai se elevar lentamente ao longo da semana, não há previsão de precipitação significativa nos próximos dias.

 

No momento o leste do sudeste tem ar mais fresco, com 15 graus na capital paulista e 19 em Presidente Prudente, aqui na capital fluminense entre 18 e 20.

Link to comment
Share on other sites

Não querendo esfriar as espectativas. Mas, os modelos se ajustam daqui a pouco e colocam neve para o local onde é provável: São Joaquim e arredores.

Sim Paulo, para mim a expectativa por enquanto é somente com a possibilidade de frio intenso. Fica ainda melhor que indique neve, mas como é um fenômeno de previsão difícil e de curto prazo, o foco por enquanto é o frio, ainda mais para quem é do sudeste, sedento por um evento intenso de frio.

Link to comment
Share on other sites

Renan: A AAO realmente despencou....mas a possibilidade da evolução está colocada em comentário anterior:

Mafili e demais amigos, existe algum tipo de atraso nos efeitos da AAO? Ou seja, esse pico mais intenso da aao poderia ter reflexo alguns dias depois, na provável onda de frio do dia 12? :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Seja como for, eu NUNCA JAMAIS vi o que consta agora no GFS para Maringá.

 

Temos 04/06ºC em superfície, precipitação e -01/-03ºC em 850 hPa! No mínimo curioso!!! Bandear-me-ei para a Serra do Cadeado se isso se confirmar! A 1200 metros... bem... as chances são bem melhores! No restaurante da Holandesa a altitude já é respeitável, mais de 1000 metros!

Link to comment
Share on other sites

A AAO como Ao são padrões atmosféricos, modos da atmosfera, diferentemente do ENSO que é oceano-atmosfera. Um padrão positivo ou negativo sugere mudanças no deslocamento das massas e das correntes de jato. Vejas as mudanças lá em cima nas fases positivas e negativas da AO.

Obrigado Alexandre!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.