Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Ventou...

 

Mínima de 4,0c lá em casa. Não sei se estou com essa nóia do vento porque sempre foi assim ou porque agora tenho uma estação que mede vento com qualidade. A questão é que agora eu conheço a principal razão pela dificuldade de queda na temperatura nas cidades localizadas na borda da serra. Qualquer deslocamento de massa de ar nessa região traz vento.

Link to comment
Share on other sites

Verifiquei as projeções do ETA. Há uma baixa subindo cruzndo a Argentina e o Uruguai. O ar polar viria colado na baixa. Agora, temos que ver o percurso deste ar polar. Pelo que vi estará subindo semicontinental. Se for asssim teremos coisa muito boa para o final da outra semana.

Link to comment
Share on other sites

O Coutinho está colocando no site do Climaterra. Possibilidade de forte onda de frio a partir de quinta/sexta.

O que dizem os modelos?

Pelo ETA coloca uma MP subindo um pouco mais continental.

 

Os modelos ainda apresentam divergência, principalmente entre a corrente do Europeu e a do Americano. E mesmo o GFS já indicando em algumas rodadas a possibilidade de um forte evento isso ainda não dá credibilidade. Ele ainda está variando muito rodada a rodada. Como ocorreu entre a 00Z e 06Z. Contudo a linha geral é por uma erupção mais enfraquecida no dia 9 e uma mais intensa no dia 11/12. E essa tendência de frio seguiria pela primeira quinzena a fora.

Como o Ronaldo destaca em seu site, não passa de uma possibilidade. Em linhas gerais a tendência é positiva, mas falta confiabilidade e convergência para uma melhor avaliação do quadro a longo prazo. Penso que hoje os modelos devem começar a encaixar, dando mais confiabilidade ao prognóstico.

Link to comment
Share on other sites

O Coutinho está colocando no site do Climaterra. Possibilidade de forte onda de frio a partir de quinta/sexta.

O que dizem os modelos?

Pelo ETA coloca uma MP subindo um pouco mais continental.

 

Os modelos ainda apresentam divergência, principalmente entre a corrente do Europeu e a do Americano. E mesmo o GFS já indicando em algumas rodadas a possibilidade de um forte evento isso ainda não dá credibilidade. Ele ainda está variando muito rodada a rodada. Como ocorreu entre a 00Z e 06Z. Contudo a linha geral é por uma erupção mais enfraquecida no dia 9 e uma mais intensa no dia 11/12. E essa tendência de frio seguiria pela primeira quinzena a fora.

Como o Ronaldo destaca em seu site, não passa de uma possibilidade. Em linhas gerais a tendência é positiva, mas falta confiabilidade e convergência para uma melhor avaliação do quadro a longo prazo. Penso que hoje os modelos devem começar a encaixar, dando mais confiabilidade ao prognóstico.

Caio, gostei da sintonia do GFS e do INPE, mas não tenho aceso ao europeu :(
Link to comment
Share on other sites

Não façam comentários velados. Falem mesmo do jogo. Afinal, os dois times do RS perderam e ontem foi um guerra fria.

 

Ontem até me pediram...

 

O Duquia e demais podem "soltar a tropa".

 

att.

 

Melhor assim caro Shimutz, fica algo mais reservado e a galera não solta o verbo, o que poderia atrapalhar, comentar diretamente sempre vai ter confusao. e convenhamos assim esta muito mais engraçado. :lol: :lol:

 

att.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

geou hoje na cidade. As 7 horas da manhã uma fina camada de gelo cobria o gramado no lago municipal. Na baixada onde passa um córrego a névoa levantou, denunciando a temperatura baixa. A mínima na estação meteorológica foi de 11.9 graus.

imagem12.png

A temperatura sobe rápido no Paraná variando as 10 horas de 20 graus em Umuarama a 9 em General Carneiro!

Link to comment
Share on other sites

Ventou...

 

Mínima de 4,0c lá em casa. Não sei se estou com essa nóia do vento porque sempre foi assim ou porque agora tenho uma estação que mede vento com qualidade. A questão é que agora eu conheço a principal razão pela dificuldade de queda na temperatura nas cidades localizadas na borda da serra. Qualquer deslocamento de massa de ar nessa região traz vento.

Talvez o próprio resfriamento local deva induzir ao vento. Canela é muito fria, e a tua casa está numa encosta junto à um enorme vale. Deve haver escorrimento do ar frio ao vale. Não será isso uma possibilidade? Creio que sim. Só não imagino que seja regra, já que já tiveste várias negativas por lá.

 

Do mais, eis as mínimas em POA hoje:

 

Belém Novo: 3,4ºC

Aeroporto: 4,6ºC

Sertório: 4,9ºC

Lomba do Pinheiro: 5,1ºC

Jardim Botânico (NMET): 5,4ºC

Auxiliadora (Alexandre): 7,2ºC

Menino Deus: 7,3ºC

Mont’Serrat (Bruno): 8,5ºC

Centro: 9,4ºC

 

São dados da MetSul e estão no site http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=296&p_secao=6 do Sistema Metroclima.

 

Aqui em casa deu 6,6° de mínima. Depois da meia-noite a temperatura entrou em forte queda, caindo algo como 1°/h.

 

Agora tenho 14,3° com 65% e céu limpinho com um cirrus aqui e outro ali. Venta de SO a 10,1 km/h. O dia de hoje está mais frio do que o de ontem, mas parece primaveril: sol, tempo seco e um dia animador.

 

Abraços animados!

Link to comment
Share on other sites

Qual a ultima ocorrencia da danada em PF..??

E o Wunderground, usa para Soledade, a referência de Passo Fundo :roll:

 

Paulão! Use tua influência política para que a referência seja invertida. Assim eu poderei ter mais previsões de neve para a minha territa! :lol: :lol:

Saudações Estudiantis!

:lol: :lol: :lol:

Tu sabes que a minha casa está sempre disposição, e Raia da Pedra é pertinho de PF,lá do Bom Sossego e mesmo na parte de Raia da Pedra se vê perfeitamente os prédios mais altos de PF :D

E tu sabes tmbm que a filosofia cristã,, é que nos une :D

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa pode ter baixado de 3ºC negativos hoje, assim como as baixadas de TM!!!

 

Aqui em Três de Maio teve bastante geada, nas baixadas foi forte.

 

A umidade muito baixa propiciou marcas dignas das mais fortes mps do inverno, gráfico:

 

capturarf.png

 

Notem como logo ao anoitecer (18h) é possível perceber a inversão térmica entre as baixadas/vales (1º imagem)

 

img7973u.th.jpgimg7963t.th.jpgimg7968e.th.jpgimg7970d.th.jpgimg7991a.th.jpg

 

Estou esperando a MP do ano para sair fazer fotografias decentes, enquanto isso, curtam essas que tirei ontem e hoje pertinho de casa.

Link to comment
Share on other sites

O Coutinho está colocando no site do Climaterra. Possibilidade de forte onda de frio a partir de quinta/sexta.

O que dizem os modelos?

Pelo ETA coloca uma MP subindo um pouco mais continental.

 

Os modelos ainda apresentam divergência, principalmente entre a corrente do Europeu e a do Americano. E mesmo o GFS já indicando em algumas rodadas a possibilidade de um forte evento isso ainda não dá credibilidade. Ele ainda está variando muito rodada a rodada. Como ocorreu entre a 00Z e 06Z. Contudo a linha geral é por uma erupção mais enfraquecida no dia 9 e uma mais intensa no dia 11/12. E essa tendência de frio seguiria pela primeira quinzena a fora.

Como o Ronaldo destaca em seu site, não passa de uma possibilidade. Em linhas gerais a tendência é positiva, mas falta confiabilidade e convergência para uma melhor avaliação do quadro a longo prazo. Penso que hoje os modelos devem começar a encaixar, dando mais confiabilidade ao prognóstico.

 

È incrível como a 6Z está TOTALMENTE diferente da 0Z. A seguirmos nesta balada não vai dar para falar muita coisa antes do início da semana que vem!

Link to comment
Share on other sites

Diego, os dados aí postados referem-se apenas às mínimas. Ademais, têm como referência médias mínimas genéricas do tipo 6-8, 10-12. Assim muitos dados ficam na média ao passo que estariam um pouco abaixo do normal.

 

Aqui em casa tenho 19,2° agora, a máxima do dia. U.r. em 50% e vento NNO a 11,1 km/h.

 

Abraços normais!

Link to comment
Share on other sites

Diego, os dados aí postados referem-se apenas às mínimas. Ademais, têm como referência médias mínimas genéricas do tipo 6-8, 10-12. Assim muitos dados ficam na média ao passo que estariam um pouco abaixo do normal.

 

Aqui em casa tenho 19,2° agora, a máxima do dia. U.r. em 50% e vento NNO a 11,1 km/h.

 

Abraços normais!

Concordo plenamente ... obrigado pelo esclarecimento

Mesmo utilizando esse metodo aponta um junho gelado ..

Abraços concordantes! ;)

Link to comment
Share on other sites

O dia foi nublado, com pouco vento e relativamente abafado no Rio de Janeiro, o clima de primavera chegou com tudo e temos uma tarde cinzenta com chuvisqueiros ocasionais, agora pouco vi nuvens que tinham cara de asperatus paraguaias, deve chover fraco à noite, desde o início do mês a temperatura está 3 graus acima da média nas serras e em torno de 1 acima na cidade.

Link to comment
Share on other sites

O nosso querido amigo deu show como sempre nas 12Z de hoje! Dá-lhe GLOBAL!!!!

 

Ciclone bem caracterizado no litoral sul do RS na manhã de domingo dia 12 e alta com núcleo de 1035mb no extremo norte da argentina.

Curitiba teria dias 12 e 13 mínimas próximas de zero e máximas não passando de 08 segundo o meteograma.

O vento em POA chegaria a 22m/s no dia 12.

 

http://img0.cptec.inpe.br/~rio/tempo/global/T126L28/meteogramas/2009070312/04941W2543S.png

Link to comment
Share on other sites

Mas que mer**! Aqui tinha tudo para ter uma mínima bonita e abaixo dos 10°C, mas chegou começo de madrugada e nublou tudo, nuvens baixas meio que nevoeiro, devia ser stratus, que se bem deu entorno bonito ao redor da Lua, 12.1°C no Inmet, aqui nem deve ter baixado dos 14C, e a máxima de hoje chegou em cravados 20.0°C só pra dizer que chegou nos 20°C =/

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, máxima de 'altinhos' 19,6°C. Deu uma pancada de chuva fraca, que até molhou bem o chão, mas acumulou apenas 0,5mm, as 14h. Agora temos céu com poucas nuvens e 14,9°C. Amanhã devo ter mínima de 8-9°C, jamé 10°C.

Link to comment
Share on other sites

Na boa esses modelos do Inpe de médio/longo prazo acho fraquinho, na hora que chega na reta final eles seguem o basicão GFS e outros modelos internacionais, mas claro sempre vale a pena dar uma conferida, e pelo andar da carruagem, Julho tem tudo para ficar na média hein? pelo menos a primeira quinzena será normal, literalmente esse Julho será diferente do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma rodada em que o Global T126L28 do Inpe potencializa o frio no Sudeste ;) . Vejam as mínimas previstas entre os dias 12 e 13:

 

0°C Araraquara, Campinas, Piracicaba

1°C Botucatu, Itararé, São José dos Campos

2°C Itapeva, Ourinhos, Ribeirão Preto

3°C Apiaí, Assis, Bauru, Sorocaba

4°C Barretos, Catanduva, Franca, Marília, Rosana

5°C Araçatuba, São José do Rio Preto, São Paulo, Tupã, Votuporanga

6°C Fernandópolis, Pindamonhangaba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente

7°C Registro

8°C Santos

10°C Peruíbe

11°C Caraguatatuba

 

Vale frisar que, o mesmo modelo previu para Araraquara no dia 26/05 0°C para o dia 3, no dia 01/06 previu 7°C, assim com o no dia 12, e fez 1°C.

Link to comment
Share on other sites

Na boa esses modelos do Inpe de médio/longo prazo acho fraquinho, na hora que chega na reta final eles seguem o basicão GFS e outros modelos internacionais, mas claro sempre vale a pena dar uma conferida, e pelo andar da carruagem, Julho tem tudo para ficar na média hein? pelo menos a primeira quinzena será normal, literalmente esse Julho será diferente do ano passado.

 

Aqui julho também será diferente do ano passado, só que mais quente, julho de 2008 passou todo sob bloqueio mas as noites secas deixaram as mínimas até 3 graus abaixo da média em algumas partes mais afastadas do mar na cidade do Rio, a Vila Militar teve média das mínimas de 13,1 graus em julho de 2008 e a MAIOR mínima do mês foi de 16,4 graus, mas neste julho de 2009 até agora todas as mínimas foram mais elevadas que a maior mínima de julho de 2008, hoje então não desceu de 19 graus, no sul este julho vai ser bem melhor que o desastroso julho de 2008 mas aqui no sudeste julho de 2009 começou de mal a pior, e não vai melhorar tão cedo se é que vai melhorar.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou em POA par pssar o fds. Aqui tá mais frio que em CTBA! :lol: Ao menos na sensação e nos interiores!

 

Um fato importante nesse inverno e que poucos estão comentando é que não passamos de 25C aqui em POA ainda!! O último foi em maio. Na minha casa não passei de 23,8C ainda. Vamos ficar ainda um bom tempo neste padrão. Não há previsão de veranico.

 

Hj no avião vi toda a serra num visual espetacular! O céu tava limpíssimo. Vi até a casa do Ronaldo em SJ. Aliás, de avião são 15 min de SJ até POA :roll:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, aqui em casa não passei dos 25,5° nesse mês!!

 

Tive 6.5 de mínima

e 17.1 de máxima

 

Agora, 9.9°C.

 

Temperatura despencando uma BARBARIDADE!!!

Fui de 6,6° à 19,2°. Agora já está 10,5° com 72% e totalmente sem vento!! E vamos afundando! 8-)

 

Abraços em queda!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.