Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Com estamos próximo de 100 horas do evento eu posso "falar" alguma coisa, e a coisa é:

 

O GFS enlouqueceu a 100 horas do evento! Eu nunca tinha presenciado isso, mas a saída das 0Z foi totalmente diferente das anteriores que não tinham ciclone e a 6Z pelo visto mudou tudo de novo! Para vcs terem uma idéia, aop Wunderground com base na 0Z da neve para Ctba para a madrugada de domingo. Como pode toda esta mudança tão em cima da hora?!

Nunca tive tão pouca certeza sobre o que esperar de uma MP 4 dias antes dela, he he he!

 

O GFS piorou nos últimos 2 anos. Não sei se a sua base de dados diminuiu ou se atmosfera o enlouqueceu o robo, mas isso é um fato.

Link to comment
Share on other sites

Gente, ces num tão intendendo, eu sei que até agora está mais frio que a média no sul e mais constante (sem veranico), só disse que a MÍNIMA ABSOLUTA até agora em alguns locais não foi boa, mas creio que vá se alterar, aqui é que as esperanças já acabaram, mas no sul ainda deve ter muito para rolar.

Link to comment
Share on other sites

Não concorco com um "fiasco" de inverno. Acho que está indo dentro do normal.

Afinal, quem criou a idéia de que temos frio constante no Sul foi a mídia. O inverno sempre foi isto que está aí.

É uma zona de transição. Não poderia ser diferente. Peguemos as regiões de mesma latitude na Africa e veremos semelhanças.

Criar a idéia de que o inverno inicia em junho e termina em setembro. Sem que haja dias "mornos" é uma farsa.

Até mesmo a Europa tem seus dias mornos durante o inverno!!!

 

Gosto dos comentários do Gamboa, pois é o único quarentão que conheço (sem falar de profissionais da meteorologia) que traz uma memória realista do que era o nosso clima nos anos 70 e 60.

Link to comment
Share on other sites

Gente, ces num tão intendendo, eu sei que até agora está mais frio que a média no sul e mais constante (sem veranico), só disse que a MÍNIMA ABSOLUTA até agora em alguns locais não foi boa, mas creio que vá se alterar, aqui é que as esperanças já acabaram, mas no sul ainda deve ter muito para rolar.

 

Não teria tanta certeza...creio que nesta onda a mínima absoluta aqui seja batida.

Link to comment
Share on other sites

Com estamos próximo de 100 horas do evento eu posso "falar" alguma coisa, e a coisa é:

 

O GFS enlouqueceu a 100 horas do evento! Eu nunca tinha presenciado isso, mas a saída das 0Z foi totalmente diferente das anteriores que não tinham ciclone e a 6Z pelo visto mudou tudo de novo! Para vcs terem uma idéia, aop Wunderground com base na 0Z da neve para Ctba para a madrugada de domingo. Como pode toda esta mudança tão em cima da hora?!

Nunca tive tão pouca certeza sobre o que esperar de uma MP 4 dias antes dela, he he he!

 

O GFS piorou nos últimos 2 anos. Não sei se a sua base de dados diminuiu ou se atmosfera o enlouqueceu o robo, mas isso é um fato.

 

Tá, mas qual a tendência, então? Não sei mais no que acreditar... o GFS sempre foi a minha base... e por mais louco que eel possa ser, ainda tem sido o melhor de todos nos últimos anos!

 

Caras, hoje é terça e a MP começa a entrar na sexta!!

Link to comment
Share on other sites

Não concorco com um "fiasco" de inverno. Acho que está indo dentro do normal.

Afinal, quem criou a idéia de que temos frio constante no Sul foi a mídia. O inverno sempre foi isto que está aí.

É uma zona de transição. Não poderia ser diferente. Peguemos as regiões de mesma latitude na Africa e veremos semelhanças.

Criar a idéia de que o inverno inicia em junho e termina em setembro. Sem que haja dias "mornos" é uma farsa.

Até mesmo a Europa tem seus dias mornos durante o inverno!!!

 

Gosto dos comentários do Gamboa, pois é o único quarentão que conheço (sem falar de profissionais da meteorologia) que traz uma memória realista do que era o nosso clima nos anos 70 e 60.

 

Para mim o inverno está ótimo até agora, sem dúvida o melhor pós-2000, ao menos para Ctba!

 

Só falta vir a bomba, e é isso que causa nervosismo, he he he! Com a seca de monstros polares e de nevascas que vivemos, é difícil se contentar com o que já tivemos, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, essa é para ti.

 

Olha a previsão do Wunderground para POA na próxima segunda:

 

Segunda à noite

Possibilidade de neve. Pouco nublado. Mínima 1 °C . Vento SU-SUDOESTE 21 km/h . Chance of precipitation 20% (water equivalent of 0.32 mm). Sensação Térmica: -3 °C .

 

E aí, Marcos? Qual será a tua reação? :P

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, qual a sua expectativa para o Oeste do Paraná e sul do MS? Acha que pode repetir o evento de 02 de junho?

Sds.

 

Vou meter o meu bedelho Silvio, pelas últimas rodagens pode se aproximar do que foi a onda de frio do início de junho nestas regiões.

Pra ter uma idéia da indecisão do GFS, se considerarmos a 0Z nevaria no oeste do PR. Se considerarmos a 6Z, somente uma geada, mais severa só no sudoeste.
Link to comment
Share on other sites

Marcos, essa é para ti.

 

Olha a previsão do Wunderground para POA na próxima segunda:

 

Segunda à noite

Possibilidade de neve. Pouco nublado. Mínima 1 °C . Vento SU-SUDOESTE 21 km/h . Chance of precipitation 20% (water equivalent of 0.32 mm). Sensação Térmica: -3 °C .

 

E aí, Marcos? Qual será a tua reação? :P

Curitiba:

 

Sábado à noite

Neve. Mínima 0 °C . Vento SUDOESTE 10 km/h . Chance of precipitation 80% (water equivalent of 17.15 mm). Sensação Térmica: -1 °C .

 

:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

E aí, Caio? Antecipa em poucas palavras o que pintou na telinha da globo.

 

Pintou uma área de baixa frente a costa (não chega a ser um ciclone), mas muito ao norte, diferente das nossas clássicas de inverno. E o segundo sistema é muito forte, pena a baixa não estar associada a este, assim não sobe muito. Seria a onda do ano.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O GFS piorou bastante quanto a previsão para mais de 4 dias nos últimos anos. Mas eu lembro que na onda de frio de 2000 não foi muito diferente do que é hoje. A previsão se confirmou apenas 92h antes do evento. Então, não que fosse uma maravilha antes! Reparem que ninguem consegue fazer uma previsão estável! Nenhuma pessoa se arrisca a dar certeza. Estamos todos na mesma!

quanto as ultimas rodadas para o Oeste do Paraná:

00Z de ontem: boa para o frio

06Z de ontem: ruim para o frio

12Z de ontem: boa para o frio

18Z de ontem: ______________

00Z de hoje: boa para o frio

12Z de hoje: pessima para o frio

 

 

 

Qual é? Esse modelo não sabe mais fazer conta? rs

Haja incerteza

Link to comment
Share on other sites

Bruno Saraiva disse:

O GFS piorou nos últimos 2 anos. Não sei se a sua base de dados diminuiu ou se atmosfera o enlouqueceu o robo, mas isso é um fato.

Brunão:

a- A capacidade de processamento e coletas de dados melhorou muito.

b- A atmosfera está desde janeiro de 2009....vamos dizer absolutamente louca. (o interessante foi ver em foruns americanos o pessoal xingando o GFS pois queriam calor no feriado do dia de ação de graças).

 

Agora minha teoria da conspiração:

Sempre brinquei que o GFS tem saídas semelhantes a:

Kasparov (em breve nosso professor de russo coloca a grafia correta) versus Blue Deep (IBM) game 2

Resumindo naquele game houve um lance "humano" por parte do computador. Explico: O computador; analisa posições atribuindo valores e faz o lance para a posição de maior valor, porém, Kasparov faz um sacrificio de peão ( se você fizer este lance 100 vezes ...100 vezes o computador captura o teu peão) ...então: Blue Deep "passou" o que significa que ele estava tendo "assistencia" humana.

Minha teoria da conspiração supõe o seguinte:

Chuva é o que eu mais acompanho.

Uma chuva real de 40 mm.

Eu encontro saídas com até 150 mm.

Eu encontro saídas sem chuva alguma.

Na minha opinião conspirativa o GFS agora tem saídas políticas com o objetivo de melhorar a margem de acertos e obter melhor defesa para seus eventuais erros.

 

Agora: É um grande modelo muito útil...no qual "confio" somente para 72 horas no máximo.

 

Interessante :idea:

Link to comment
Share on other sites

Mas eu lembro que na onda de frio de 2000 não foi muito diferente do que é hoje. A previsão se confirmou apenas 92h antes do evento.

 

Discordo. A onda de 2000 foi prevista de forma impressionante 120 horas antes do evento, quase sem oscilações até a chegada da MP.

 

Ahh :?

Link to comment
Share on other sites

Agora eu não entendo uma coisa, se alguém puder explicar.....

 

Já que o GFS, em suas recentes rodadas, volta a colocar uma baixa se formando quase em frente

à costa, por que o frio em 850hpa é tão insuficiente, se comparado com as rodadas de domingo

passado ? a situação era basicamente a mesma: ciclone na costa :roll:

Link to comment
Share on other sites

Bruno Saraiva disse:

O GFS piorou nos últimos 2 anos. Não sei se a sua base de dados diminuiu ou se atmosfera o enlouqueceu o robo, mas isso é um fato.

Brunão:

a- A capacidade de processamento e coletas de dados melhorou muito.

b- A atmosfera está desde janeiro de 2009....vamos dizer absolutamente louca. (o interessante foi ver em foruns americanos o pessoal xingando o GFS pois queriam calor no feriado do dia de ação de graças).

 

Agora minha teoria da conspiração:

Sempre brinquei que o GFS tem saídas semelhantes a:

Kasparov (em breve nosso professor de russo coloca a grafia correta) versus Blue Deep (IBM) game 2

Resumindo naquele game houve um lance "humano" por parte do computador. Explico: O computador; analisa posições atribuindo valores e faz o lance para a posição de maior valor, porém, Kasparov faz um sacrificio de peão ( se você fizer este lance 100 vezes ...100 vezes o computador captura o teu peão) ...então: Blue Deep "passou" o que significa que ele estava tendo "assistencia" humana.

Minha teoria da conspiração supõe o seguinte:

Chuva é o que eu mais acompanho.

Uma chuva real de 40 mm.

Eu encontro saídas com até 150 mm.

Eu encontro saídas sem chuva alguma.

Na minha opinião conspirativa o GFS agora tem saídas políticas com o objetivo de melhorar a margem de acertos e obter melhor defesa para seus eventuais erros.

 

Agora: É um grande modelo muito útil...no qual "confio" somente para 72 horas no máximo.

 

Interessante :idea:

Interessante demais. Isso mata o GFS!

Link to comment
Share on other sites

Muito boa essa do Mafili!

 

Realmente se a 12Z consegue ser diferente da 6Z e da 0Z e também das anteriores a 0Z (sem ciclone), não para prever mais nada, he he he! Até quando ele vai continuar surtando? Será que vai até 72 horas antes do evento. Seria um record para o modelo, algo típico para o global do INPE e para o ETA, mas não para o GFS!

Link to comment
Share on other sites

Não concorco com um "fiasco" de inverno. Acho que está indo dentro do normal.

Afinal, quem criou a idéia de que temos frio constante no Sul foi a mídia. O inverno sempre foi isto que está aí.

É uma zona de transição. Não poderia ser diferente. Peguemos as regiões de mesma latitude na Africa e veremos semelhanças.

Criar a idéia de que o inverno inicia em junho e termina em setembro. Sem que haja dias "mornos" é uma farsa.

Até mesmo a Europa tem seus dias mornos durante o inverno!!!

 

Gosto dos comentários do Gamboa, pois é o único quarentão que conheço (sem falar de profissionais da meteorologia) que traz uma memória realista do que era o nosso clima nos anos 70 e 60.

 

Para mim o inverno está ótimo até agora, sem dúvida o melhor pós-2000, ao menos para Ctba!

 

Só falta vir a bomba, e é isso que causa nervosismo, he he he! Com a seca de monstros polares e de nevascas que vivemos, é difícil se contentar com o que já tivemos, he he he!

Quanto ao Gamboa, não sei, hehe, mas concordo com o Bruno e o Zé Vicente: esse inverno está muito bom, e mesmo Curitiba tem tido (finalmente) uma dinâmica climática que caracteriza melhor a região, com menos bloqueios e fortes quedas na temperatura. Sempre recordo Curitiba, pela TV, como um local de temperaturas zerando ou negativas, ao mesmo tempo que aqui batia 5° ou menos.

 

Quanto à mídia, é isso mesmo! Quem vê pela TV imagina um local de inverno rigoroso constante e a neve como um fenômeno generalizado e comum. Nunca me esqueço de ter encontrado um carioca, em janeiro de 1999, descendo na parada de ônibus debaixo duma enxurrada e reclamando do calor daqui, haha, dizendo que não imaginava que poderia encontrar esse calor em POA... mal sabia ele do nosso verão.

 

Por enquanto dia nubladão e mínima de 15,9° aqui em casa. Depois da enxurrada da 1 h da manhã, parece que a madrugada foi mais comportada. Vide o Twitter da MetSul. Agora faz 18,5° com mais de 87% e vento N a 9,5 km/h. Tive rajada de 24,6 km/h.

 

Abraços concordantes!

Link to comment
Share on other sites

Mas eu lembro que na onda de frio de 2000 não foi muito diferente do que é hoje. A previsão se confirmou apenas 92h antes do evento.

 

Discordo. A onda de 2000 foi prevista de forma impressionante 120 horas antes do evento, quase sem oscilações até a chegada da MP.

 

Ahh :?

No Paraná a certeza pelo GFS das temperaturas negativas, ante 12 de julho, só foi dada 4 dias antes.

A neve em Cascavel, Palmas e Pato Branco foi uma surpresa.

 

previsão daquela época:

FOZ DO IGUAÇU

07/07/2000:

dom: poucas nuvens: 18 / 30

seg: poucas nuvens: 18 / 30

ter: poucas nuvens: 18 / 29

qua: poucas nuvens: 18 / 29

08/07/2000:

dom: pancadas: 18 / 27

seg: chuva: 16/ 20

ter: encoberto: 14/ 21

qua: chuva: 11 / 18

10/07/2000:

ter: chuva 11/17

qua: sol: 0 / 10

qui: sol: -2 / 13

sex: sol: -2 / 15

 

NCEP

 

No final das contas fez mais frio que o previsto!

Cascavel

ter: 10 / 12 chuva

qua: 0 / 6 neve

qui: -4 / 8 sol

sex: -2 / 15 sol

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Marcos, essa é para ti.

 

Olha a previsão do Wunderground para POA na próxima segunda:

 

Segunda à noite

Possibilidade de neve. Pouco nublado. Mínima 1 °C . Vento SU-SUDOESTE 21 km/h . Chance of precipitation 20% (water equivalent of 0.32 mm). Sensação Térmica: -3 °C .

 

E aí, Marcos? Qual será a tua reação? :P

Eu? Uhu! Vou ter um ataque epilético, hehehe!! :lol: Mas eu realmente terei um ataque se fizer 1° com chuva e não nevar nem negativar!! :( :lol:

 

Mas imaginem o Alexandre: o sujeito vai numa festa rave, toma 30 comprimidos de êxtase, aí começa a nevar em POA e descobre que o Grêmio foi bicampeão mundial. Pronto: o cara EXPLODE!!! :lol:

 

Mas eu lembro que na onda de frio de 2000 não foi muito diferente do que é hoje. A previsão se confirmou apenas 92h antes do evento.

 

Discordo. A onda de 2000 foi prevista de forma impressionante 120 horas antes do evento, quase sem oscilações até a chegada da MP.

O CPTEC pegou a onda de frio de jul/2000 uma semana antes dela chegar ao Brasil! Afinal, como vou esquecer um prognóstico de uma massa de 1050 mb sobre a América do Sul, estendendo-se simultaneamente do Pacífico Sul à Amazônia? 8-)

 

Ainda 18,5° com vento NNO a 13,2 km/h.

 

Abraços divertidos!

Link to comment
Share on other sites

Continua sol quase sem nuvens aqui no Rio com temperatura de 26 graus na zona norte, até que estou gostando pois não aguentava mais a monotonia cinza dos últimos dias.

 

Nunca me esqueço de ter encontrado um carioca, em janeiro de 1999, descendo na parada de ônibus debaixo duma enxurrada e reclamando do calor daqui, haha, dizendo que não imaginava que poderia encontrar esse calor em POA... mal sabia ele do nosso verão.

Abraços concordantes!

 

Imagine se fosse como eu, que passei por POA num dos maiores veranicos já registros entre julho e agosto de 2005, quando o aeroporto teve 7 máximas SEGUIDAS na casa dos 30, eu já sabia que o inverno de POA era meio Flórida (pode pegar frio ou calor, inclusive das duas vezes que fui para Orlando em janeiro numa estava frio e chuvoso e na outra quente), então estranhei um pouco os 32 graus em pleno julho (principalmente a duração) mas não surtei, sabia que era apenas "má sorte".

Link to comment
Share on other sites

Pelo europeu 12z, a baixa se formaria entre RS e SC, mas teria um deslocamento muito rápido para alto mar, na direção sudeste, com uma alta continental. Reforçou o frio para SP, assim como o gfs das 12z.

Ah, o cavalo polar do dia 12 também aparece no europeu, até mais forte do que no gfs.

Link to comment
Share on other sites

Agora vou explicar melhor os critérios para avaliar um inverno

 

Levaria em conta:

 

1-Máximas

2-Mínimas

3-Médias

4-Horas de frio

5-Neve

6-Mínima absoluta

7-Veranicos (quanto menos e mais facos melhor a nota)

 

O inverno de 2009 até agora teria boa nota em 1,2,3,4 e 7, numa avaliação científica a média final seria boa, mas na "avaliação idiossincrática Loepa" o 5 e 6 tem PESO 5, então a média final (por este critério nada científico, de interesse puramente pessoal) não seria tão boa.

 

Sei que alguns lugares já tiveram uma boa mínima absoluta (como os -0,9 de São Lourenço, a primeira negativa do novo século, ou áreas de fronteira do RS, mas em muitos locais o 6 ainda deixa a desejar, caso da serra gaúcha), o 5 então sem comentários, mas pode mudar.

Link to comment
Share on other sites

Meus pesos (variam de 1 à 3) em cada uma das variáveis:

 

1-Máximas (peso 1)

2-Mínimas (peso 1)

3-Médias (peso 1)

4-Horas de frio (peso 1)

5-Neve (peso 3)

6-Mínima absoluta (peso 2)

7-Veranicos (peso 3)

 

Logo, o padrão Bruno de inverno exige inverno constante e com neve (um grande episódio por ano tá bom). Verânicos, assim como o Gamboa bem classificou hj, são algo realmente estranho. Um descompasso do clima.

 

Mínima absoluta boa é algo relevante, também. Mas menos que os dois pontos acima.

 

As outras variáveis são normais de inverno. Não exijo mais do que peso um para cada uma delas.

 

Esse é o meu padrão de inverno.

Link to comment
Share on other sites

 

Mas imaginem o Alexandre: o sujeito vai numa festa rave, toma 30 comprimidos de êxtase, aí começa a nevar em POA e descobre que o Grêmio foi bicampeão mundial. Pronto: o cara EXPLODE!!! :lol:

 

 

que eh isso :lol: :lol: ...só falto o DJ toca o hino do Gremio, e o telão mostra -4ºC em POA

 

:lol: :lol: :lol: :D

 

Marcola é sacanagem!! Faz a gente rir no trabalho! :x :lol: :lol:

 

O Bruno nem vai pra academia hoje, vai fazer seus abdominais no Banco Central depois dessa!

Link to comment
Share on other sites

Agora vou explicar melhor os critérios para avaliar um inverno

 

Levaria em conta:

 

1-Máximas

2-Mínimas

3-Médias

4-Horas de frio

5-Neve

6-Mínima absoluta

7-Veranicos (quanto menos e mais facos melhor a nota)

 

O inverno de 2009 até agora teria boa nota em 1,2,3,4 e 7, numa avaliação científica a média final seria boa, mas na "avaliação idiossincrática Loepa" o 5 e 6 tem PESO 5, então a média final (por este critério nada científico, de interesse puramente pessoal) não seria tão boa.

 

Sei que alguns lugares já tiveram uma boa mínima absoluta (como os -0,9 de São Lourenço, a primeira negativa do novo século, ou áreas de fronteira do RS, mas em muitos locais o 6 ainda deixa a desejar, caso da serra gaúcha), o 5 então sem comentários, mas pode mudar.

O PR teve mínimas muito interessantes em junho. -2°C no Aero de Curitiba e -5.X°C em General Carneiro não é tão ruim assim.
Link to comment
Share on other sites

O PR teve mínimas muito interessantes em junho. -2°C no Aero de Curitiba e -5.X°C em General Carneiro não é tão ruim assim.

 

Sim, tem alguns locais do RS, SC, PR, SP e até RJ (aqui já superou qualquer coisa de 2008) onde a mínima não foi tão ruim (e outros onde deixou a desejar), mas imagine General Carneiro em 1975, ou mesmo 2000, creio que ainda não mostrou todo o potencial de frio, o mesmo vale para as baixadas recém-monitoradas de SJ.

Link to comment
Share on other sites

 

Mas imaginem o Alexandre: o sujeito vai numa festa rave, toma 30 comprimidos de êxtase, aí começa a nevar em POA e descobre que o Grêmio foi bicampeão mundial. Pronto: o cara EXPLODE!!! :lol:

 

 

que eh isso :lol: :lol: ...só falto o DJ toca o hino do Gremio, e o telão mostra -4ºC em POA

 

:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

imagem1jqs.png

 

Tarde de sol e calor no Paraná. Temperaturas mais amenas só em Inácio Martins e no litoral. Máximas acima de 30 graus em Guaíra, Palotina, Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha e Assis Chateaubriand. Em Cascavel a estação do simepar registrou 25 e aqui na cidade minha estação registra até o momento 23,9 de máxima! Fez 25 graus pelo João Delai e 24 no bairro mais afastado do centro da cidade!

Link to comment
Share on other sites

O PR teve mínimas muito interessantes em junho. -2°C no Aero de Curitiba e -5.X°C em General Carneiro não é tão ruim assim.

 

Sim, tem alguns locais do RS, SC, PR, SP e até RJ (aqui já superou qualquer coisa de 2008) onde a mínima não foi tão ruim (e outros onde deixou a desejar), mas imagine General Carneiro em 1975, ou mesmo 2000, creio que ainda não mostrou todo o potencial de frio, o mesmo vale para as baixadas recém-monitoradas de SJ.

 

Pra tu teres uma idéia, a última vez que a estação do Inmet aqui na cidade vizinha chegou ou passou dos 30°C foi no dia 14/04, em uma cidade a 26.9°Latitude a nível do mar, já estamos em Julho e não tivemos nenhum período significativo de calor, junho com média compensada de 13.5°C. O outono climático na região começou pelo dia 11 de Abril, mas este mês e Maio nas máximas achei bem cálidos, nas mínimas achei normal, mas Junho compensou, o reflexo disso é visto no comércio que estão com boas vendas nas roupas de inverno, mas até o mês de Maio estava fraco, porque a temperatura diurna estava alta, só tem uma coisa que nesse ano foi raríssimo e que em 2007 deu bastante, que são dias nublados + influência de ar polar, que gera uma sensação bem baixa durante o dia, nesse inverno os dias com máximas abaixo dos 18°C se deram mais pelo tempo fechado devido à circulação marítma, ou então influência de instabilidade vindas do norte da Argentina/Paraguai, sou seja, influência Amazônica. Pra fechar esse inverno pra mim so falta 2 coisas, um evento extremo de temperaturas mínimas e a neve, mas no geral entendo seu ponto de vista.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

No caso da onda de frio do ano 2000 tenho a reportagem de Zero Hora onde fala o Prof. Eugenio Hackbart sobre a possibilidade de um evento histórico de frio. Detalhe: praticamente uma semana antes do frio começar!

 

E mais: previsão nossa de que poderia nevar em POA nada mais nada menos do que TRES dias antes.

 

Alexandre Aguiar (com login do Ronaldo)

 

Cuidado RONALDO com as senhas que tu abre para o Alexandre... 8-)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.