Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/24/23 in all areas

  1. RS deve ter uma semana bem quente, uma onda de calor atinge os gaúchos nos próximos dias. Euro (ens 23/28 de Jan) Uruguaiana: Santa Maria Ijuí Porto Alegre
    12 points
  2. Eu vou dar uma escapada do calor portenho. De amanha e até sábado estarei em Santiago, no Chile, em uma viagem de trabalho. Estará ensolarado e com calor de 29-32°C à tarde, mas lá a amplitude térmica é alta e as madrugadas vao ser dez graus abaixo do que venho tendo aqui. A previsao da Dirección Meteorológica de Chile:
    10 points
  3. Primeiro temporal de fato de janeiro na minha região, de acordo com o alerta rio, foram 70mm no Tanque! Com rajadas de vento de quase 80km na base áera campo dos afonsos, próximo daqui. Previsão de chuva para a noite e durante a semana o mesmo cenário.
    10 points
  4. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 21°C Máxima: 31,7°C Dia ensolarado e quente, mas por sorte nada extremo. Agora quente e abafado, com 26,9°C e sensacao de 27,9°C. Amanha, sol, com nebulosidade aumentando ao longo do dia e temperatura entre 22 e 34°C. O sol nasce às 6h05 e se poe às 20h05. No norte do país, as temperaturas acima de 40°C voltaram: máxima hoje de 40,2°C em Santiago del Estero e 40°C em La Rioja.
    9 points
  5. Segunda-feira, dia 23 de Janeiro, marcada por um dia clássico de verão. Temperaturas altas e pancadões de chuva com trovoadas pela tarde, mas as temperaturas não ficaram tão amenas após as chuvas (noites costumam ficar abaixo de 20C após as chuvas, mas desta vez permanece em 20,9C com ambientes internos quentes). Os acumulados desta vez ficaram menores que o previsto. Nas minhas estações , esses foram os extremos e os acumulados: Juiz de Fora (Bandeirantes): 20,0C / 31,5C e 13,6mm de chuva Ibitipoca (Lima Duarte): 17,4C / 27,9C e 11,7mm de chuva (chove fraco neste momento)
    9 points
  6. Amanhecemos... Por volta das 07h30 já estava assim... Esfriou durante a madrugada! Mínimas variaram entre 11,8/13,6°C.
    8 points
  7. Manhã começando com céu nublado em São Paulo e temperaturas mais agradáveis em relação a ontem. Na maioria das estações do CGE, temos 21/21 graus e umidade acima dos 90%. No extremo sul, está mais fresco. Faz 18/19 graus e umidade encostando os 100%. Os ventos estão calmo segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    8 points
  8. Adamantina vai tendo um janeiro abaixo da média até o momento, a anomalia a cada dia vem sendo quebrada (diminuída), já que os primeiros dias de janeiro foram mais frios que o que vem sendo essa segunda quinzena. Hoje mesmo tive um dia bem quente (abafado), em casa tive variação de 21°/33°C, com sol entre nuvens, não choveu, aliás, esse fim de janeiro deve ter pouca chuva por aqui, apesar de muitos locais de SP estarem com chuva dentro da média, Adamantina ainda não atingiu a média de janeiro, está com 180mm, (média de 230mm). O ENS do euro para fim de janeiro e começo de fevereiro, chuva deve voltar.
    8 points
  9. > Choveu e refrescou na Serra e Sul Catarinense. O fim de tarde foi o mais, ou um dos mais frios de 2023. 19h: > Máximas de 32 a 35 no Vale do Itajaí. Máxima de 35,9°C em Blumenau/Itoupava Central. Trovoada isoladas e uma pequena na temperatura, mesmo onde não choveu. Tem chuva no Alto Vale que pode vir. > Possivelmente mais quente na região de Itapiranga/Tunápolis. A mínima é de 11,4°C no Morro da Igreja. A menor máxima, no Morro das Torres com 18,86°C.
    8 points
  10. SOBRE O QUE FALEI ACIMA... SANTIAGO TEM A CORDILHEIRA DOS ANDES DE UM LADO E OUTRA CORDILHEIRA DO OUTRO LADO (CHAMAM LÁ DE CORDILHEIRA DO PACÍFICO). DIREÇÃO PACÍFICO (CORDILHEIRA PACÍFICO) PASSADO A CORDILHEIRA, RUMO AO PACÍFICO, TEM ESTE PLANALTO CHEIO DE VINICOLAS, IRRIGADAS POR GOTEJAMENTO. OBSERVE POSTES NA PLANTAÇÃO, QUE SÃO ELISES LIGADAS PARA TIRAR NÉVOA QUE VEM DO GELADO PACÍFICO E FICA CONCENTRADO ALI. VINA DEL MAR... PACÍFICO GELADASSO. COM NÉVOA. QUE A TARDE TOMA A CIDADE. AGORA DO OUTRO LADO, MAS COLADO COM A CIDADE, A MAJESTOSA CORDILHEIRA DOS ANDES. DETALHE PARA NEVE NO TOPO DA CARDILHEIRA. E SOL ESTRALANDO NA CAPITAL. ENFIM... AS MÁXIMAS SÃO CURIOSAMENTE BAIXAS PARA A SENSAÇÃO QUE PASSA, MESMO SENDO UM QUASE DESERTO.
    6 points
  11. Mais um dia típico de verão no Rio de Janeiro, tivemos mais um dia que amanheceu claro, no meu ponto de observação às 5h30 tínhamos 24 graus poucas nuvens até por volta das 13h30 quando bati calorão de 35 graus, por volta de 14h30 escutei muitas trovoadas porém aqui no meu bairro ventos muito e só chuviscou, aqui em inhauma zona norte do Rio enquanto em bairros da zona oeste e alguns bairros da zona norte houve chuva forte e diversos ponto de alagamento, o curioso foi que as nuvens normalmente vem da baixada vieram da região da barra e Jacarepaguá em direção a zona norte e central.
    6 points
  12. Sim, não tem aquela sensação de abafamento que a gente sente no verão, mas em compensação o sol é implacável e torra nossa cabeça. São sensações de calor diferentes. Particularmente, a época que sinto mais calor no ano aqui - apesar de as médias não serem as maiores do ano - é justamente esse período extremamente seco e quente que costuma ocorrer em algum momento entre setembro e outubro (ou só setembro, como esse ano). A umidade fica muito baixa e é justamente isso que deixa a sensação muito ruim: sol demais, excesso de luminosidade, temperatura nas alturas, vento seco e quente. Isso por muitos dias é insalubre. Quanto ao monitoramento, entramos em mais um período de escuridão e umidade. Desde quinta-feira da semana passada que as nuvens predominam na RMBH, com raras aparições do sol e chuva todos os dias. De ontem pra hoje, até agora, choveu apenas 7 mm, mas o tempo permanece assim, com 22,9C às 11h:
    5 points
  13. Outra mínima tropical por aqui, desta vez de 20,3C. Foi a quinta mínima sob-20 do mês. A umidade tem estado acima da média este mês, com excesso de nebulosidade, impedindo quedas expressivas à noite. Hoje é previsto mais uma tarde abafada e com trovoadas.
    5 points
  14. Cidade linda, sensacional. Só não se engane. Isto é muito calor lá. A noite realmente é agradável, até fresquinho. Mas durante o dia o calor é forte e tempo é bem seco. Lembra muito nosso mês de setembro aqui do Estado de São Paulo.
    5 points
  15. Dia muito quente hoje! Atingi máxima de 34,5° (bem na hora de gravar o vídeo a seguir). Mas a atmosfera também ficou mais instável do que ontem. Tivemos várias instabilidades na região, em geral débeis, mas com um cenário muito bonito. Houve apenas gotejamento por aqui. Agora faz 27,8° com 69%. Esse é o vídeo com os dois principais Cb's que apareceram aqui. Depois coloco o vídeo com o mammatus.
    5 points
  16. Enfim TRINTOU!!!!!!!!! Dia maravilhoso de céu limpo com aumento de nebulosidade no início da tarde e uma boa pancada de chuva entre 16h/16h30. Máximas variaram entre 27,8/30,1°C. Vento leste soprando moderado neste fim de tarde.
    5 points
  17. > Temporal de ontem chegou a causar alguns transtornos: > Hoje amanheceu fresco, principalmente na Serra. 5,1°C - Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo 5,8°C - São Joaquim/Corujas 6,92°C - Urupema/Parque de Exposição 7,42°C - Urubici/Vacas Gordas 7,5°C - Vargem Bonita/Campo Comprido 9,36°C - Curitibanos/UFSC 9,8°C - Ponte Alta do Norte 9,9°C - Água Doce/Villaggio Grando > Fez 15,68°C em Criciúma e 14,5°C em Timbé do Sul. Apesar disso, as máximas serão alta e irão passar de 35°C em muitos locais.
    4 points
  18. Se o tempo é seco, a sensação de abafamento (forno) é menor, não?
    4 points
  19. Agora abafados 31,8° com 54%. O vento NO e a entrada de ar mais seco mataram qualquer chance de chuva aqui. Os cumulus ficaram mais à leste, mas na cidade quase não houve nuvens. A máxima bateu 35,1°! Segue o vídeo desse dia escaldante. E amanhã esquenta ainda mais!
    3 points
  20. Algumas máximas de hoje (Até o momento) no RS em automáticas do INMET: Uruguaiana: 40,7°C Quaraí: 40,3°C São Borja: 39,7°C Alegrete: 39,3°C São Gabriel: 38,1°C
    3 points
  21. Curioso. Imaginei isto também. Não entendi muito bem o que ocorre ali. Mas as "máximas" comportadas acredito que se dê em razão da proximidade do pacifíco e ser do lado da cordilheira. Você vê até a neve nos topos na própria cidade. Então, acho que esses ventos, em especial da cordilheira, dá uma bela "maquiana" nas máximas. Mas, mesmo seco, parece muito mais. Nos dias que estava lá batia 29°C, 31°C. Mas parecia muito mais. Um dia ficou nublado e garoa. Foi sub-20. E a sensação era de frio pelos ventos vindo da Cordilheira. É bem curioso.
    3 points
  22. Níveis dos reservatórios que abastecem a Grande SP Hoje Primeiro dia deste mês
    3 points
  23. Tarde começando com tempo abafado, muitas nuvens e pancadas de chuvas de forma isoladas. O sol tenta aparecer fraco em meio a essa nebulosidade toda. Na maioria das estações do CGE, temos 28/29 graus e umidade na casa dos 60 e até mesmo 70%. Imagem do radar de São Roque de alguns minutos atrás mostra pequenos núcleos no leste de SP.
    3 points
  24. Hoje o dia começou com mínima de 23 ºC em Mongaguá, na Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Teve chuva fraca às 07:20, mas depois o tempo ficou alternando entre coberto e abafado, e sol entre nuvens. Agora, 09:34, tenho 29,4 ºC e 68% de Umidade Relativa do Ar. Esse mês de janeiro está tendo mínimas um pouco abaixo do normal para essa região onde estou. O normal são mínimas de 24 ºC e 25 ºC ao amanhecer, mas há muitos dias com mínima de 23 ºC e até 22 ºC. Também está um pouco melhor nas máximas, que normalmente seriam de 32 ºC. Estou tendo 30 ºC de máximas.
    3 points
  25. Os 22 dias de Janeiro na minha estação: Por enquanto, temperatura média 24h de 22,1°C e está exatamente com a mesma média de Janeiro-13. Este mês vai competir com aquele como o Janeiro mais ameno da série. A precipitação já ultrapassou a média também (279,6mm até hoje, quando a média de 10 anos na minha estação é de 230mm).
    3 points
  26. TIRIVA COMENDO MAÇÃ VERDE! FOME! ESTÃO ASSIM EM VÁRIOS POMARES.
    2 points
  27. London weather: Coldest night for 12 years recorded as temperatures drop to -8.4C It comes as around 80 flights from Heathrow were cancelled overnight due to the freezing and foggy conditions at the airport. Temperatures in the area were still as low as -7C at 8am on Monday, while -8C was recorded in Northolt at dawn. The sub-zero temperatures last night meant that London was actually colder than Moscow, which recorded lows of -4C, and Winnipeg, which was -3C. Fog in parts of London has also affected road travel, with visibility in Surbiton, South London, being reduced to just 100 yards. https://www.mylondon.news/weather/london-weather-coldest-night-12-26046599
    2 points
  28. Os análogos para este ano, nesse cenário, podem ser 1994 e 1997, quando saímos de la nina para el nino. 1994 foi extremado com picos de frio em maio, final de junho e julho. Nevascas com acumulação. 1997 foi frio de março até junho, quente a partir de julho. Então há possibilidade de problemas com frio forte em maio e junho, depois calor fora de época até o começo da primavera.
    2 points
  29. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) Niño 4: -0,6ºC (0,0) Niño 3.4: -0,6ºC (+0,1) Niño 3: -0,4ºC (+0,1) Niño 1+2: -0,3ºC (-0,1)
    2 points
  30. Manhã começando com sol entre nuvens e temperaturas altas em grande parte de São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 23/24 graus e umidade na casa dos 80%. No extremo sul, 19/20 graus e umidade atingindo os 100%. Os ventos na última hora ganharam um pouco de força e sopram do continente segundo dados do aeroporto de Congonhas das 7 horas.
    2 points
  31. Renan, no horário que choveu, em pontos de Juiz de Fora, acessei o Radar de Macaé/INEA, não mostrou nada, somente pontos com chuva a oeste de Juiz de Fora. Não sei porque, o radar de Macaé, tem uma zona fantasma que começa em cima de Juiz de Fora e avança para leste, não mostra imagens de Santos Dumont, Mercês, Rio Pomba, Guarani, Cataguases, Ubá, Mirai. Ele consegue imagens de tempestades em todo Sul do ES, que fica bem mais longe de Macaé. Na torcida para chover na tarde de segunda, aqui no Noroeste do RJ, com isso refresca a noite.
    2 points
  32. Renan, tenho acompanhado as previsões do CFS para 45 dias, indicando muita chuva na Zona da Mata, de 23 até 27 jan. E mantendo muita chuva no mês de fevereiro. No modelo Cosmo/Inmet, na rodada de 00Z, indicou mais de 100 mm de terça para quarta na região de Muriaé, Ubá, e cidades do Noroeste do RJ divisa com Minas.
    2 points
  33. Nani, esse temporal hoje à noite em Juiz de Fora foi bem isolado, pegou com força a região central, nos bairros fora do centro a chuva não foi grandes coisas. Na minha estação por exemplo, foram apenas 02,2mm.
    2 points
  34. Noite quente nas áreas mais urbanizadas de São Paulo. Imagem do radar de São Roque de alguns minutos atrás mostra um núcleo de chuva no leste da Grande SP e o outro na baixada Santista.
    2 points
  35. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 19,4°C Máxima: 35,4°C O dia comecou agradável, mas foi só o sol aparecer que a temperatura disparou, inclusive mais do que previsto. À tarde tivemos aumento de nebulosidade e choveu em algumas áreas do sul da Grande Buenos Aires. Novas áreas de instabilidade se formaram agora à noite e provocam chuvas no sul e oeste da Grande Buenos Aires. Aqui, apenas alguns pingos. Mas segue abafado: 28,2°C e sensacao de 28,3°C. Para amanha, a previsao do SMN indica sol, poucas nuvens e temperatura entre 22 e 32°C. O sol nasce às 6h04 e se poe às 20h05. Hoje o calor extremo deu uma trégua no norte do país e nenhuma estacao passou dos 40°C, felizmente.
    2 points
  36. Imagem do satélite desta noite de domingo mostra instabilidades espalhadas por todo o Brasil. Imagem (visível) do meio da tarde
    2 points
  37. Não sei a opinião dos colegas aqui da cidade de São Paulo... mas eu diria que estamos tendo dias relativamente monótonos na última semana. Têm sido mais do mesmo: sol, calor e poucas nuvens pela manhã, chuvas e trovoadas isoladas à tarde. A exceção foi a última sexta-feira (20), que ficou predominantemente nublada com chuvas leves intermitentes... e temporais à tarde no extremo sul de Sampa. As chuvas da tarde têm sido bem isoladas, com bairros premiados e outros não. Um exemplo: nos últimos 8 dias até hoje, o INMET-Interlagos acumulou 80,2 mm... enquanto que o Mirante ficou nos 13,1 mm. Hoje não foi diferente, com chuvas em pouquíssimos locais bem isolados da região metropolitana (Até o momento). Mirante: 20,5°C / 30,4°C Interlagos: 19,4°C / 30,6°C Como não tivemos chuva (Até agora) na maior parte da cidade, as temperaturas seguem altas para o horário, variando de 24 a 26°C na maior parte da área urbana (INMET, aeroportos e CGE). Lá fora sopra um ventinho agradável de O a SO... mas os ambientes internos ainda estão um pouco aquecidos. As previsões são de aumento no volume de chuvas para cá... nesta semana que se inicia. Vamos ver...
    2 points
  38. Renan, você não comentou, mas choveu muito em alguns pontos de Juiz de Fora, a partir de 19 h 20, maiores volumes em estações Cemaden, até 20 h 40; 57 mm Cidade Universitária 44 mm Rio Paraibuna(já somou 481 mm nesse janeiro, até 23 h 40) 44 mm São Pedro 42 mm Caiçaras Hoje, não teve alerta de chuva forte no Inmet, para a Zona da Mata e todo RJ
    2 points
  39. Pontualmente, tivemos TEMPESTADES na capital. Diferente de ontem - que foi chuvoso - o dia hoje foi a exata definição de tempo instável: algumas aberturas de sol se alternaram com o tempo nublado e chuvas leves várias vezes ao longo do dia. Por causa desse solzinho, a temperatura subiu bem mais que ontem e atingiu 27/28C nas estações de Belo Horizonte. E, justamente devido a esse aquecimento, no fim da tarde caíram as chuvas mais pesadas do dia, que vieram acompanhadas de muitos raios e trovoadas. Em alguns pontos, foram muito fortes: o inmet Pampulha acumulou 61MM durante a tempestade e janeiro/2023 já chega a expressivos 420 mm na cidade. Algumas inagens que fiz durante o pedal que fiz na orla da Lagoa da Pampulha (saí com sol fraco e me surpreendi com a virada violenta do tempo): Passada a chuvarada, temos uma noite com 19ºC na cidade.
    2 points
  40. Mês de janeiro se aproximando de seu fim com um volume irrisório de 38 mm aqui em Caicó (RN), bem abaixo da média, que fica em cerca de 100 mm. Bem diferente dos 230 mm que tivemos em janeiro do ano passado. Hoje o dia vai acabando com pancadas de chuva isoladas nos arredores.
    2 points
  41. misericórdia, pelo menos após essa semana tortuosa, mais um mÊs de verão estará morto.
    1 point
  42. Pelo interior do país, dezenove estacoes passaram dos 40°C na sexta e tres passaram dos 45°C!!! Houve ainda quebra de recordes: Rivadavia (Salta): 46,5°C - IGUALOU RECORDE ABSOLUTO Santiago del Estero: 45,2°C Termas de Río Hondo (Santiago del Estero): 45,2°C - RECORDE ABSOLUTO Orán (Salta): 44,8°C - RECORDE PARA JANEIRO La Rioja: 44,2°C Las Lomitas (Formosa): 43,9°C Tucumán: 43,2°C - RECORDE PARA JANEIRO Tinogasta (Catamarca): 43°C Sauce Viejo (Santa Fe): 42,4°C Chamical (La Rioja): 42°C Tartagal (Salta): 42°C Villa de María del Río Seco (Córdoba): 41,6°C Catamarca: 41,5°C Presidente Roque Sáenz Peña (Chaco): 41°C Reconquista (Santa Fe): 40,8°C Ceres (Santa Fe): 40,3°C Córdoba Aeroporto: 40°C Paraná: 40°C Resistencia (Chaco): 40°C Fonte: SMN
    1 point
  43. EM SJRP FORAM DUAS PANCADAS FORTES. A SEGUNDA ACABOU DE ACONTECER E GEROU ALAGAMENTOS.
    1 point
  44. A monthly summary of the status of El Niño, La Niña, and the Southern Oscillation, or ENSO, based on the NINO3.4 index (120-170W, 5S-5N) In mid-December, sea surface temperatures in the central-eastern equatorial Pacific remain below-average. Key oceanic and atmospheric variables have remained consistent with La Niña conditions, though there are indications that this is weakening. A CPC La Niña Advisory still remains in place for December 2022. Several models (11 out of 18) in the plume predict SSTs to transition from the level of a La Niña to ENSO-neutral state during Jan-Mar, 2023. According to the early-December CPC ENSO forecast, La Niña and ENSO-neutral conditions are equally likely (50/50) during Jan-Mar 2023, with ENSO-neutral becoming the most likely category in subsequent three seasons. However, based on the objective ENSO forecasts, La Niña is expected to transition into ENSO-neutral during Jan-Mar 2023, which remains the most likely category until Apr-Jun 2023. The likelihood of El Niño remains low through Apr-Jun 2023 (49% chance), and becomes the dominant category thereafter with probabilities in the 60-66% range.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.