Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/30/22 in all areas

  1. Muita chuva em áreas do Espírito Santo. Alguns totais nas últimas 24 horas, Aracruz-Jacupemba (CEMADEN): 224,6 mm Fundão-São José (CEMADEN): 190,4 mm Linhares (INMET): 176,4 mm (104,2 mm apenas nas últimas 2 horas) Aracruz-Coqueiral (CEMADEN): 137,4 mm Ibiraçu-Centro (CEMADEN): 103,3 mm Cariacica-Areinha (CEMADEN): 96,5 mm Viana (CEMADEN): 94,4 mm
    15 points
  2. Um desses núcleos nos atingiu em cheio, somando mais 20mm. Um outro tinha passado de raspão mais para o começo da tarde. Passada a chuva veio um arco-íris com céu avermelhado.
    13 points
  3. Hoje foram mais 34,6 mm, em pancadas fortes, na estação do Cemaden | Centro de Eldorado. O solo está extremamente saturado, nesta imagem abaixo, tirada na zona rural, não tem nenhum rio, apenas água acumulada mesmo: No distrito da Barra do Batatal, em Eldorado, onde a travessia para o outro lado é feita apenas por balsa, o rio Ribeira de Iguape está tão cheio que só passa barco agora. Situação começando a ficar preocupante... WhatsApp Video 2022-11-29 at 18.17.52.mp4
    12 points
  4. Me preparando psicologicamente para os próximos dias (e meses):
    11 points
  5. Aqui em Caicó (RN) tivemos uma madrugada marcada por chuva oscilando entre fraca e moderada intensidade. O dia vai amanhecendo nublado, com alguma pancadinha vez ou outra. Segundo a EMPARN, apenas dois municipios do estado tiveram chuva relevante: Santana do Seridó (52 mm) e Parelhas (46 mm). Essas cidades ficaram no meio de um CB que garantiu uma noite visivelmente iluminada pelos relampagos constantes.
    10 points
  6. Aqui 0.4mm até agora. Nada ainda! O negócio está tipo assim. Um lugar cai 50, 60mm em 1h, outro logo ali nada. Bem isolado ainda.
    10 points
  7. Boa noite, ontem à noite voltou a chover com intensidade em BH e a cidade atingiu a média histórica de chuva do mês, com marcas em torno de 240 mm nas estações, acumulados em 16 dias. Hoje, mais um dia como todos os anteriores: sol, aumento de nuvens e chuvas com raios a partir do meio da tarde: Apesar da madrugada amena (mínima de 16,4C), o dia foi quente e abafado, com 29ºC de máxima. A atmosfera tá muito instável na região metropolitana, com trovoadas. Deve chover a qualquer momento nas próximas horas.
    9 points
  8. Interessante... Aqui na cidade de São Paulo, não vejo novembro comportado assim. Outros colegas daqui podem opinar É um mês já com bastante características do verão, com temporais de final de tarde, já com dias de calor abafado, etc. Mas... ainda tem uns resquícios da primavera, como por exemplo a variação nas médias em anos diferentes. Inclusive, ainda é sujeito à entrada de massas polares, fracas que sejam Se olharmos dados desde 1961, veremos que são frequentes os anos com mínimas de 12,x°C ou menores em novembro no Mirante. A normal 1991-2020 para chuva em novembro no Mirante é 143,9 mm. Porém, desde 1961, já houve 18 meses de novembro com total de chuva inferior a 100 mm. Com destaque para novembro/1998 com apenas 38,6 mm e nov/1991 com 48,0 mm. Interessante que entre 1987 e 1991 foram 5 anos seguidos com menos de 100 mm de chuva em novembro no Mirante. Além disso, novembro é o 3º mês com maior número de máximas absolutas anuais por aqui. Só perde para outubro (1º) e janeiro (2º). Até 1997, o recorde absoluto de calor no Mirante era de 35,3°C, registrados em 15/11/1985, na histórica onda de calor que pegou todo o centro sul do país. O mês tanto pode ter apenas 1, 2 ou 3 máximas acima de 30°C como pode ter mais de 10... ou até 16, como ocorreu em 2009.
    8 points
  9. Renan e demais colegas do BAZ: Eu noto que pelo menos aqui no RS, pela região de POA, Novembro escapa de extremos em todos os sentidos: extremos de tempo severo, de longos períodos chuvosos, de calor, etc. Desde 2016, que é o ano que comecei a acompanhar com mais carinho o tempo e o clima, percebo sempre que Novembro "salva" por ser no geral ameno, considerando que é um mês já com forte insolação. A única coisa que me incomoda é a inclinação do Sol mesmo, porque já vi ondas de calor piores em Outubro, que é um mês menos quente na média. Quando passa de 30, geralmente não é mais do que uns 4 dias seguidos, e não mais que um episódio desses ao longo do mês. Além disso, nada de mínimas bizarras por vários dias seguidos tb. No geral, lembro de um mÊs com vários dias de Sol, porém não excedendo os 30 °C, e várias vezes com marcas amenas entre 25 e 30, mesmo que as mínimas já comecem a beliscar os 18/19/20. E raramente lembro de temporais nesse mês por aqui (e lembro de vários em outubro -muitos bem severos neste mês- e dezembro e no verão climático). VocÊ, @Renan, percebe esse "amortecimento" no calor e no tempo severo em Novembro, se comparado aos meses próximos/adjacentes? A mesma pergunta faço para os demais colegas, para sua respectiva região do país. @Marcos, pra POA tu também teria essa percepção sobre Novembro?
    8 points
  10. Muita chuva por aqui esta manhã imagem de radar de agora, 11:10 Projeção de GFS para as 15h:
    8 points
  11. Manhã começando com céu nublado em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 19/20 graus e umidade na casa dos 80/90%. No extremo sul, 17/18 graus e umidade atingindo os 100%. Os ventos sopram fraco de ESE nas últimas horas, segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    8 points
  12. Após mais uma tarde chuvosa, São Paulo vem tendo uma noite agradável e com céu um pouco nublado por nuvens médias e altas. A lua aparece em meio a essa nebulosidade. Além disso, há a presença de nuvens bem baixas. Na maioria das estações do CGE, temos 18-20 graus e umidade acima dos 90%. Pelo radar de São Roque, não há nenhuma área de chuva na Grande SP. Chove de fraca a moderada intensidade entre Piracicaba e Bauru. Porém não há indicativo de que ela avance para cá. Imagem da câmera da região central da cidade
    8 points
  13. Vento leste com fortes rajadas continua a salvar a pátria por aqui. Minha máxima ficou em 27,1°! Agora faz bons 22,3° com 82%. Segue o vídeo do ventinho da tarde. Coisa boa!
    8 points
  14. Boa noite. Em Blumenau segue a chuva, agora com uma pancada mais forte. Algumas estações, principalmente mais ao norte, já acumulam mais de 320 mm de chuva desde o sábado. Mas o mais impressionante é Schroeder, que já acumula 628 mm! Joinville acumula 490 mm, Bom Jardim da Serra 515 mm, e a maioria das estações do leste catarinense com mais de 200 mm.
    7 points
  15. No último dia do mês em Adamantina tivemos uma condição típica de verão, amanhecemos com 18,5°C, esquentou no período da tarde com 31,9°C de máxima no início da tarde, e veio uma forte chuva de verão que acumulou 16mm em casa. Agora nesse fim de tarde há grandes CB’s a nordeste daqui (Araçatuba)
    7 points
  16. Novamente pancadas fortes de chuva nessa tarde na grande SP. Radar de São Roque Imagem da câmera de um bairro da zona sul da cidade
    7 points
  17. Que bom seu retorno 🥰🥰 Mas respondendo à sua pergunta: SEM DÚVIDAS ! Já são vários anos que eu venho repetindo isso aqui no BAZ, ano após ano. Novembro é um dos meus meses preferidos no ano, justamente pela sua incrível regularidade nas temperaturas e sobretudo nas chuvas. Na estação chuvosa de Juiz de Fora, ao longo da história, todos os meses que compõe essa estação já falharam alguma vez e fecharam com menos de 100mm, EXCETO NOVEMBRO ! Em 50 anos de dados no local atual da estação do INMET, NOVEMBRO JAMAIS FICOU COM POUCA CHUVA. Isso é espetacular. Realmente um mês super atraente da primavera, antes do bafo do verão. Mesmo quando ocorrem ondas de calor em Novembro, elas são rápidas. Enfim, nada de ruim a declarar sobre esta época.
    7 points
  18. parte Norte - Nordeste do RS com instabilidades, semelhante a ontem à tarde. Imagens de satélite bem parecidas inclusive, comparando-se ontem e hoje. Ontem, na segunda metade da tarde, às 16:00: Hoje, imagem das 14:20, com chance de maior intensificação pelo calor, e talvez maior proximidade, intensificação e avanço a perto (norte) da RMPOA:
    7 points
  19. Boa tarde a todos. E a notícia que venho trazer é que vamos fechar Novembro-2022 como o mais ameno desde... 2011. NÃO VAI TER RECORDE! Tivemos uma sequência de dias acima da média entre os dias 10 e 16 que acabaram por atrapalhar este mês de se tornar o mais ameno de sempre. Teria que fechar com média compensada de pelo menos 17,9°C , porém está fechando com 18,2°C (igualando Novembro 2011). Os Novembros mais amenos continuam sendo então os de 1973 e 1999 , ambos com 18 graus. Em todo caso, tivemos um belíssimo mês nas temperaturas, mas nem tanto nas chuvas...o acumulado no INMET fecha com 209,6mm e na minha estação com apenas 153mm (pode aumentar até hoje às 23:59). Ficou um pouco abaixo no INMET e consideravelmente abaixo na minha estação.
    7 points
  20. Imagem de satélite desta tarde - sudeste Topo das nuvens Visível
    7 points
  21. Cidade ao nível do mar é complicado. Mesmo com uma boa latitude que vocês têm, estando sem altitude, têm essas mínimas ruins. Por isso que eu vou me mudar para uma cidade que está a mais de 900 m de altura. hahaha
    6 points
  22. Tarde começando com céu nublado em São Paulo. As nuvens que predominam desde a manhã por aqui são médias e altas. Nas estações do CGE, temos 23-25 graus e umidade na casa dos 70%. Os radares já capitam áreas de chuva nas proximidades da grande SP.
    6 points
  23. Chuva que ha tempos n se via em floripa...td alagado ...moro no bairro santa monica e nao consigo sair.....um ano morando aqui e nao tinha visto a rua alagar E nao para...chuva vento e trovoada
    5 points
  24. São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, é o município mais castigado pelas chuvas. Os acumulados nos últimos 4 dias já ultrapassa 300 mm e o total no mês chegou hoje à 525,4 mm. Algumas imagens dos alagamentos na região de São José.. A situação no bairro São Marcos, distante 14 km aqui da vila é crítica, com ruas completamente alagadas. YouCut_20221130_081148631.mp4
    5 points
  25. É certo que no futuro não vou morar nessa porcaria aqui por causa disso. Na pior da hipóteses, terei um refúgio na serra. Ninguém merece nosso calor. Nem as mínimas frustrantes. Nem as chuvas de verão caindo 80% delas nos vales e aqui não. Sem contar o custo de vida e o comportamento das pessoas.
    5 points
  26. Eu já estou trabalhando remoto. Também trabalho com T.I. Se meus planos derem certo, vou sair do litoral de São Paulo em dezembro, e entrar 2023 com mínimas de 18 ºC no segundo planalto paranaense. 920 m a 975 m de altura.
    5 points
  27. O trânsito na BR 470 estava uma loucura. Devido as alterações de rota.
    5 points
  28. estamos desde o dia 21/11 sem chegar a 30 °C em Canoas, com reforço no frescor devido ao forte vento leste pelas tardes. sequência de dias amenas, porém claramente as mínimas em breve começarão a ficar com cara de verão: Dados Canoas (Base Aérea), Ogimet dia/mês-T máx T mín (°C) 22/11 - 29.3 20.4 23/11 - 22.3 17.9 24/11 - 26.5 15.0 25/11 - 27.1 15.7 26/11 - 28.1 19.0 27/11 - 28.6 21.2 28/11 - 28.2 19.8 29/11 - 28.2 19.7
    5 points
  29. Confesso que tenho sentido certa inveja do tempo em Porto Alegre nesses últimos dias. Porque aqui anda insuportável: mínima de 23,1°C e máxima de 33°C hoje! Agora ainda 27,8°C. Nada de vento! Amanha o tempo comeca a mudar, mas será outro alívio muito breve, parece que dezembro vai comecar muito calor. O SMN preve para esta quarta céu parcialmente nublado, com baixa possibilidade de chuva à tarde e à noite, mas ainda com muito calor: mínima de 22°C e máxima de 30°C. O sol nasce às 5h33 e se poe às 19h50. É o por do sol mais cedo do ano já, agora vai ficar vários dias em 5h33, mas mais cedo que isso o sol nao nasce. Ainda bem!
    5 points
  30. Fatos interessantes desse 2022 a respeito da atuação das ondas de frio no Brasil: Vamos fazer uma viagem simulada entre Morrinhos/GO e Primavera do Leste/MT em duas datas diferentes: A primeira data é 11 de agosto, você acorda em Morrinhos por volta das 6 horas, às 7 horas está um pouco menos que 5 C, daí você pega o seu carro, e há até uma leve geada sobre o veículo e sobre a grama, então você parte viagem para Primavera do Leste, e chega na cidade por volta das 3 ou 4 da tarde local (4 ou 5 da tarde em Morrinhos), com uma temperatura na casa dos 27 C ou 26 C, numa tarde cuja máxima passou dos 27 C. A segunda data é 1 de novembro, você também acorda em Morrinhos por volta das 6 horas, mas agora está 20 C e um tempo tendente ao nublado, às 7 horas você pega o carro e segue viagem para Primavera do Leste, chega na cidade também por volta das 3 ou 4 da tarde local, porém, agora a temperatura está na casa dos 12 C, e um tempo muito nublado, numa tarde em que a temperatura máxima pouco passou dos 13 C. Obs. : Nós já fizemos esse trajeto há quase 10 anos voltando de Caldas Novas, que é um pouquinho mais longe.
    5 points
  31. Momento em que a queda de barreira aconteceu e quase atingiu um ônibus com passageiros (*OBS: a chuva não dá trégua!): 316813109_678824477214215_9021313464120649834_n.mp4
    4 points
  32. Evolução de Cumulonimbus e chegada da primeira chuva do dia com trovoadas ao meio-dia.
    4 points
  33. Bairro São Marcos, São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. VID-20221130-WA0007.mp4 Vídeo Whatsapp (o smile chorão já veio no vídeo)
    4 points
  34. Fortes chuvas voltaram a atingir Eldorado, com o solo extremamente saturado, voltamos a ter deslizamentos de terra e quedas de árvores: 317613226_1440379229820890_3184741048653652149_n.mp4 O vídeo acima foi feito na SP-193, rodovia que liga Eldorado com Jacupiranga, o trânsito por lá está bloqueado: Segue chovendo desde então com raios, embora tenha dado uma diminuída na intensidade. Agora os olhos estão voltados para a abertura da comporta de uma barragem no Paraná e uma possível elevação nos rios que "alimentam" o rio Ribeira de Iguape, nosso principal rio. Abaixo o comunicado da Defesa Civil de SP nesta tarde: "Defesa Civil de SP monitora abertura da comporta do Rio Capivari, no estado do Paraná Desde às 16h desta terça-feira, 29, a Defesa Civil do Estado de São Paulo monitora a abertura da comporta da barragem do Rio Capivari, administrada pela empresa Copel, localizada no município de Campina Grande do Sul, no estado do Paraná, cidade que faz divisa com o Estado de SP. Até o momento o escoamento das águas não ocasionou nenhum transtorno à população daquela região. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná seguem acompanhamento e monitorando a situação. Em razão do risco de elevação do nível do rio já na área do Estado de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil de SP está em permanente contato com as autoridades paranaenses coletando informações. As Defesas Civis dos municípios da Região do Vale do Ribeira também estão em campo acompanhando o nível do rio e orientando a população. No momento ele não apresenta nenhum risco de transbordamento."
    4 points
  35. Eu já senti uma melhora substancial ao voltar a morar em Canoas recentemente, principalmente no custo de vida. Porém, meu desejo também é sair da região metropolitana assim que for possível, primeira na Serra, mas também gostaria do litoral. Na serra, seria excelente pro frio (que geralmente é fraco nas mínimas no litoral, onde raramente se tem geada). No litoral, raramente as máximas são muito horríveis, porém as mínimas podem ser ruins tb no verão. Além disso, o custo de vida no litoral pode ser muito alto (principalmente nas compras básicas em temporada de verão). Por isso, vou sonhar com uma vida futura na Serra hehehe, principalmente pelo outono-inverno.
    4 points
  36. Novembro vai terminando e o Mirante deve terminar o mês com 178,4mm. SESC Interlagos deve terminar com 137,6mm. Alguns bairros devem ter acumulados bem expressivos(principalmente desde o dia 20) nas estações do CGE.
    4 points
  37. Radar de São Roque capital pancadas de chuva atingindo a Grande SP e leste paulista. Imagem da câmera da região central da cidade mostra nuvens carregadas e cortina d'água em direção a leste.
    4 points
  38. tá aí uma boa ideia! hehe Confesso que já pensei em direcionar todo meu trabalho para o formato remoto, virtual (já que meu foco é em programação e simulação mesmo), e me mudar pra Serra hahahaha.
    3 points
  39. Segundo previsão do Foreca, só vai parar de chover forte na sexta da próxima semana. Não se descarta a possibilidade de dezembro ter quase metade da chuva do mês até lá.
    3 points
  40. Não há consenso do INMET e do CHM sobre se existem ciclones ou não. O INMET detalha sua carta sinótica em altitudes que variam de 500 a 800 m. Já o CHM utiliza a superfície como parâmetro. Faltaria o monitoramento acima dos 800 m, que é de responsabilidade do CPTEC, mas o governo Bolsonaro reduziu o orçamento do MCTI. Então, sobrou só estas 2 cartas sinóticas. CHM: INMET:
    3 points
  41. LI VINDO DE NORDESTE. ALGO MEIO QUE INCOMUM. JOSÉ BONIFÁCIO ENFRENTA UMA SECA. E TEM IPES AMARELOS FLORINDO DENOVO. ASSUSTADOR AS BUGADAS DO CLIMA ESTE ANO. EM CASA ATÉ AGORA APENAS 38.2mm!
    3 points
  42. Assim como ontem, tarde de terça feira começa com tempo abafado em São Paulo. Já é possível notar nuvens com desenvolvimento vertical e, inlcusive, pelo radar de São Roque já chove em áreas próximas a capital paulista. Na maioria das estações do CGE temos 25-27 graus e umidade na casa dos 50%. No extremo sul está completamente diferente. 20-22 graus e umidade encostando os 100%. Isso é um grande indicativo da infiltração marítima estar atuando por lá. Vórtice sendo uma mão na roda esses dias por aqui ao estimular a formação de instabilidades. Se não fosse esse sistema, muito provavelmente estaríamos dias seguidos em pós frontal. ----- @PeregrineInfelizmente não saberia responder a essa pergunta. O Vórtice está provocando algo um pouco raro de se acontecer no Brasil, ou seja, instabilidades em SP e em quase todo o nordeste ao mesmo tempo (o comum é de que se há instabilidades por lá, aqui o tempo fica firme e vice versa).
    3 points
  43. Olha uma curiosidade: pelo acumulado no fechamento das 9h, para o Mirante superar 200mm neste mês de novembro, o Mirante terá que ter o dia mais chuvoso deste mês! Vale ressaltar que o número de dias com chuva acima de 30mm no Mirante neste ano já superou o número de 2021. E ainda tem dezembro!
    3 points
  44. Pessoal, não sei se é permitido qualquer membro criar o tópico do mês, mas eu criei o tópico para dezembro de 2022. Se for permitido, podemos ir pra lá daqui a 3 horas. O link:
    2 points
  45. Mais um dia ventoso em POA. Tenho 26,9° com 69% com muitas nuvens. Mínima ficou em 19,9°. Segue o time-lapse de ontem.
    2 points
  46. É impressionante São Paulo ter quase todos os sistemas meteorológicos possíveis (exceção é ZCIT e DOL)
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.