Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/18/22 in all areas

  1. E geou em alguns pontos de baixada, pela segunda vez neste incrível Novembro de 2022! Registrei -0,6°C na relva pouco depois do nascer do Sol. É difícil acreditar q estamos vivenciando algo desse porte, com queda tão acentuada da temperatura ao anoitecer à pouco mais de 1 mês do verão. Ontem a máxima atingiu 24,0°C mas às 23h ja estava em 7,2°C.
    16 points
  2. Mínimas baixas para época do ano nos últimos dias. Hoje: 4,9°C Epagri Rio Vermelho 6,1°C Epagri Mato Preto 7,3°C Incoterm Rio Negro
    14 points
  3. Com as últimas chuvas, a natureza está meio confusa aqui na região de Caicó, centro-sul do Rio Grande do Norte. O verde retornou à paisagem em pleno novembro (nao me recordo disso acontencendo tao cedo). Para dezembro existe a perspectiva de que o período chuvoso comece mais cedo, segundo o Ronaldo Coutinho. Inclusive a ZCIT já começou sua descida para sul.
    11 points
  4. Bom dia a todos! Céu claro. Outra negativa! (9 dias e 89 no ano). 12 dias com geada em novembro (recorde) e 138 ano (recorde). 7,8°C/Climaterra. Chegou a 19% a umidade relativa do ar na madrugada, agora está em 44%, ainda muito baixa. Estações padronizadas (governo e particulares) Coutinho/ Piter Scheuer
    11 points
  5. Mais curiosidades sobre 1 de novembro de 2022: Máximas registradas entre 12 h UTC e 0 h UTC: Morro da Igreja/SC 1,7 C Jaguaribe/CE 38,6 C Piripiri/PI 38,6 C Caicó/RN 38,4 C Instantânea 17 h e 18 h UTC: Morro da Igreja/SC 1,0 C Jaguaribe/CE 38,0 C Instantânea 19 h UTC: Morro da Igreja/SC 0,3 C Caicó/RN 37,3 C Instantânea 20 h UTC: Morro da Igreja/SC 0,7 C Piripiri/PI 37,6 C Dá pra acreditar que é o mesmo Brasil?
    10 points
  6. Manhã começando com sol forte e poucas nuvens em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 17/18 graus e umidade na casa dos 70%. No extremo sul, 15 graus e umidade encostando nos 100%. Os ventos sopram de SE desde ontem a noite segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    10 points
  7. Algumas mínimas em Curitiba e Região, 18/11: Campo Largo/Legado 4,7ºC Campina Grande do Sul 4,8ºC Piraquara 5,2ºC Curitiba/Orleans 5,6ºC Colombo INMET 5,8ºC Fazenda Rio Grande Simepar 6,6ºC Aero Afonso Pena 8,9ºC Curitiba INMET (Ecowitt) 9,6ºC Curitiba Simepar 9,8ºC
    10 points
  8. Sim... É incrível mesmo! E acredito q nos baixadões de Campina Grande do Sul/Quatro Barras/Bocaiúva do Sul/Almirante Tamandaré tenha sido mais nítida do q aqui. No geral, de norte à sul e de leste à oeste, a região metropolitana de Curitiba teve temperaturas condizentes com Julho (não este último) ao longo da madrugada.
    9 points
  9. Hoje está um horror. A madrugada inteira a temperatura ficou estável, em 23-24°C e agora está esquentando rapidamente. Agora faz 25,3°C e a máxima prevista para hoje é de 34°C! Espero que pare nisso mesmo e nao tenhamos já a primeira máxima acima de 35°C da temporada. O sol hoje nasceu às 5h38 e se poe às 19h39, totalizando mais de 14 horas de sol.
    9 points
  10. Bom dia! Enquanto novembro está incrivelmente frio em boa parte do centro-sul do Brasil, aqui em Buenos Aires praticamente tem um janeiro no meu novembro: Já estmaos meio grau acima da média e vai piorar bem, pelo visto. Ontem a madrugada foi muito quente, com temperatura só baixando de 25°C depois das 3h. A mínima foi de 22,9°C, a maior desde 16 de fevereiro! A manha foi de muitas nuvens e temperatura até que agradável, mas à tarde o sol apareceu, o céu este limpo e fomos a 31°C. No fim da tarde, o vento leste entrou, garantindo uma noite mais agradável.
    9 points
  11. Imagem do satélite mostra que o canal de umidade provocado pela frente fria perdeu um pouco de força. Além disso, ele está bem ao norte, fazendo com que praticamente as regiões sul, sudeste e centro oeste não tenham instabilidades significativas. Esse cenário lembra um pouco quando houve aquela forte MP nos primeiros dias deste mês. Porém, a diferença é que hoje o ar frio é bem mais fraco e essa massa mais seca não chega a atingir o oeste da Amazônia. 21:30 Tarde (canal visível)
    9 points
  12. Em alguns locais tem sim, inclusive na orla, mas acredito q, assim como o @Otavio Cyrino comentou, tenham sido plantadas e não são naturais da área. Esta eu fotografei bem no centro da cidade 👇 Como dá pra perceber, ela é meio q desajeitada... como se estivesse confusa em meio à floresta natural quase tropical. No entanto, Morretes é um pouco mais afastada da costa, então acredito q sejam naturais, ou pelo menos o processo do aparecimento de alguns exemplares tenha ocorrido de maneira não manual. Até pq Morretes faz divisa com Piraquara e o único obstáculo é a Serra do Mar. No lado de cá existem milhares e milhares de araucárias. Porém algo q acho curioso (sempre penso nisso quando passo pelos trechos de serra) é o fato de mesmo em altitudes de quase 1.000 m nas áreas próximas à Serra, as araucárias são mirradas e raquíticas e parecem uma sub-espécie das araucárias grandes q temos aqui no planalto. Algumas q eu registrei ao longo do trajeto já quase na Serra, mas ainda aqui no planalto 👇 A altura da maioria delas é 1/3 da média/altura das q existem aqui no planalto. E geralmente estão cobertas pela "barba", uma espécie de planta parasita q sugere ar relativamente livre de grandes poluentes.
    8 points
  13. Houve granizo no centro, no local da estação convencional (que registrou 33,0mm ontem durante o temporal) mas, na Pampulha, eu não sei pois não estava aqui na hora da chuva. De qualquer forma, caiu granizo em partes da cidade, o que sugere nuvens de grande desenvolvimento vertical. A estação convencional também baixou para 15,0C ontem durante a trovoada, um marco e tanto para essa época sem influência polar, em plena urbanização e verticalização da metrópole. Bendita convecção tropical. Como curiosidade, o INMET colocou essa mínima como sendo de hoje, mesmo tendo ocorrido por volta de 17h de ontem. Creio que, como não era esperado - foi uma surpresa pra todos - eles já tinham lançado a mínima de ontem no banco de dados e, para não perderem o valor, colocaram como se fosse de hoje (a mínima real deve ter ficado nos 18/19C). Oi, Carlos, obrigado. Essa planta é conhecida como sempre-viva, porque elas, depois de colhidas, mantém a estrutura de suas flores por muito tempo (são usadas na decoração por esse motivo). São muito comuns nas montanhas do Estado, em fisionomias de campo rupestre e campos de altitude. Inclusive, existe um parque com o nome delas, o Parque Nacional das Sempre Vivas - que pretendo conhecer em breve. . . . O sol voltou a aparecer de forma relevante hoje, entre nuvens, e a temperatura subiu um pouco (28/29C). Os próximos dias terão tempo seco, alta amplitude, noites amenas a levemente frias e tardes mornas, de forma geral muito agradável. Lembra uma 2ª quinzena de abril ou começo de maio.
    8 points
  14. Tarde começando com céu limpo, bastante sol e sensação térmica agradável em São Paulo. Nesse momento, temos em grande parte das estações do CGE, 23/24 graus e umidade na casa dos 40/50%. No extremo sul, temperaturas mais baixas. 20/1 graus e umidade em torno dos 60%. Apesar do céu azul, os ventos sopram com uma certa força do oceano. A velocidade médias das últimas horas tem batido os 20 km/h.
    7 points
  15. Eu acho que o volume de chuva, alta URA e a baixa insolação permitem que as araucárias consigam se desenvolver mesmo com a raridade de eventos de frio extremo como ocorrem no planalto. Aqui na minha região, praticamente vizinhos do litoral paranaense e, em geral, de mesma altitude, é possível observar algumas araucárias com relativa frequência no trajeto que eu faço. Só que, obviamente, são todas plantadas por alguém interessado, não sendo de ocorrência natural e a maioria possuindo essa aparência que eu considero feia, como esta da foto do @Carlos Campos (aliás, Morretes parece ser uma linda cidade. Parabéns e obrigado pelas imagens do seu passeio, Carlos). Só para não fugir completamente do tópico; tivemos um dia quente, ensolarado e com a máxima girando em torno dos 30°C, a mínima ficou em torno dos 14°C/15°C nas baixitudes, mas nada que seja apreciável, já que a temperatura interna dos ambientes diz o contrário.
    7 points
  16. Renan, novamente grandes acumulados de chuva no meu município e arredores, da tarde/noite de segunda até a noite de quarta, na estação do Cemaden, acumulou 168 mm em 56 horas, das 16 h dia 14 até ás 22 h de 16/11. Com a chuva de ontem a noite, 44,6 mm,(o dia todo sem chuva), ás 20 h 45 começou chover, em minutos chovendo forte, com trovoadas esparsas, parou ás 22 h, com essa chuva, bati o recorde mensal de novembro, 419 mm(o antigo recorde era 410 mm em 2001, que também registrou o recorde de chuva em 24 h, com 147 mm, era o maior mensal, mas perdeu para outubro de 2022, com 157 mm). O acumulado de chuvas aqui, desde o dia 19/10, quando tivemos um temporal muito forte com alagamentos em pontos críticos, somou 690 mm em 29 dias. Esses acumulados são inéditos nos meus registros, ainda mais outubro/novembro. Na cidade de Muriaé, teve algo parecido, no chuvoso ano de 1924, outubro 344 mm e novembro com 400 mm e dezembro 1924 o recorde absoluto mensal com 782 mm(na capital fluminense e na cidade de Vitória, dezembro 1924 também teve grandes acumulados). Em toda Zona da Mata teve muita chuva em dez 1924 também).
    7 points
  17. Por aqui também tivemos boas mínimas, talvez uma das últimas apreciáveis do ano: 5,2°C Barra do Turvo (659 m | INMET) 7,2°C Itapirapuã Paulista (~576 m | CIIAGRO) 7,9°C Barra do Chapéu (862 m | CIIAGRO) 8,7°C Itaóca (~145 m | CIIAGRO) 8,7°C Itararé (7?? m | CIIAGRO) 9,0°C Bom Sucesso de Itararé (870 m | Fazenda São Benedito) 10,4°C Ribeira (~197 m | CIIAGRO) 11,2°C Iguape (Litoral | CIIAGRO) 11,3°C Iporanga (109 m | CIIAGRO) 11,7°C Iguape (Litoral | INMET) 12,1°C Itariri (~68 m | CIIAGRO) 12,3°C Juquiá (19 m | CIIAGRO) 12,6°C Jacupiranga (~42 m | CIIAGRO) 12,7°C Registro (35 m | INMET) 12,9°C Cajati (44 m | CIIAGRO) 13,2°C Miracatu (~56 m | CIIAGRO) 13,7°C Pariquera-Açu (~40 m | CIIAGRO) 15,0°C Pedro de Toledo (61 m | CIIAGRO) 16,1°C Cananéia (Litoral | CIIAGRO) Dia bastante agradável: Uma das araucárias que eu havia citado 👇 (fora da cidade são mais comuns, especialmente em sítios)
    6 points
  18. Assustadora quantidade de chuva na sua região , Nani, e tem sido um tanto bem localizado também. A divisa MG x Noroeste do RJ é o epicentro da chuva no Sudeste este mês.
    6 points
  19. Esses institutos que se baseiam em apenas um modelo acabam passando vergonha. Ciram vem colocando máximas altas aqui p SBS e sempre errando. Hoje mesmo saiu até no jornal impresso que seria quente e teria máxima de 29/30°C. Estão aí as máximas das estações do Ciram: 24,2°C Epagri Mato Preto 23,0 Epagri Rio Vermelho ECMWF ACERTOU COMO NA MAIORIA DAS VEZES!!! Projeção do euro para os próximos dias:
    4 points
  20. LeoP, o Inmet, depois vai corrigir esse erro, se após a leitura de 15 h, a temperatura baixar mais do que no amanhecer, vai aparecer esse valor mais baixo de temperatura na leitura de 21 h.
    4 points
  21. O dia de hoje mais parece algo outonal, diria que um dia normal de sol, sem MP, entre meados de Abril até primeira quinzena de Maio. Mas a sensação que se tem não é a mesma, pois os raios solares estão bem mais intensos nesta época em comparação com a inclinação que se vê no outono. O resultado é que a sensação foi de calor à tarde sob o sol, apesar da umidade mais baixa ajudar bastante no quesito conforto. Mas o tempo foi extremamente aprazível para atividades ao ar livre....diria que se o verão fosse feito de dias como os de hoje, eu teria o verão mais perfeito da vida. Extremos nas estações: Bandeirantes: 13,6C / 28,9C INMET: 13,7C / 25,2C Alphaville: 13,3C / 25,7C Ibitipoca: 11,3C / 25,0C
    4 points
  22. Um comentário que esqueci de fazer sobre o tempo ontem: a noite foi de muito calor, chegamos à meia-noite ainda com 27°C. Parecia janeiro! E, além disso, o SMN já lancou alerta amarelo para onda de calor na cidade de Buenos Aires. Vai fazer um belíssimo estrago nas médias de novembro. E vamos repetindo os picos de calor anormais que tivemos ano passado: Em 2021, outubro teve tres máximas acima de 34°C, sendo a maior delas de 36,3°C (recorde histórico para o mes). Este ano, fez 34,8°C. A máxima absoluta média dos últimos 30 anos é de só 30,5°C. Ano passado novembro teve tres máximas acima de 33°C, sendo a maior delas de 36,4°C (a só quatro décimos do recorde histórico). Este ano já fez 34°C até agora e pode dar mais amanha ou sábado ou senao quinta da semana que vem. A média das máximas absoluta de novembro dos últimos 30 anos é de 33,3°C.
    3 points
  23. 3 points
  24. Além do calor extremo em Buenos Aires, também fez muito calor ontem em grande parte da Argentina. No norte, as máximas em algumas capitais de provincia: La Rioja: 41,4°C San Juan: 40,2°C Santiago del Estero: 38,7°C Tucumán: 38,6°C Catamarca: 38°C San Luis: 35,9°C Mendoza: 35,8°C E algumas máximas no centro do país ontem: Laboulaye (Córdoba): 37,2°C General Pico (La Pampa): 36,8°C Trenque Lauquen (Buenos Aires): 36,5°C Junín (Buenos Aires): 36,3°C Nueve de Julio (Buenos Aires): 36°C Rosario (Santa Fe): 35,5°C Pehuajó (Buenos Aires): 34,9°C Fonte: OFIMET Argentina e SMN
    2 points
  25. Novembro em Buenos Aires até agora: Média das mínimas: 15,8°C (- 0,3°C) Média das máximas: 26,8°C (+ 0,8°C) Média simples: 21,3°C (+ 0,2°C) Mas vai piorar. De hoje até domingo, além das máximas acima de 30°C, vamos ter uma sequencia de mínimas de 22°C a 25°C: Observem que refresca brevemente segunda e terca, mas já a partir de quarta a temperatura volta a estar bem acima da média. Para o final da semana que vem poderíamos ter novamente mínimas superando 20°C e máximas acima de 30°C. Em quanto às chuvas, temos acumulados 101 mm este mes. Caiu tudo em um único dia e já é 85% da média. Vamos ver se esse mes chegamos à normal climatológica, coisa que ainda nao aconteceu em NENHUM dia de 2022.
    2 points
  26. Ontem tivemos um dia de calor bizarro para a época do ano. O dia foi ensolarado, seco (URA mínima de 25%), com mínima de 17°C e máxima de... 34°C! Na Grande Buenos Aires foi ainda pior. As máximas foram as seguintes: Ezeiza: 36,6°C - recorde histórico, empatado com 1985. Moreno: 36,5°C Morón: 36,4°C - recorde histórico, superando os 36,2°C do ano passado. San Miguel: 36,2°C El Palomar: 35°C San Fernando: 34,9°C La Plata: 33,2°C
    2 points
  27. Sim, era inevitável. Ainda mais com La Niña, que ajuda a ter mais dias de céu aberto. Hoje tive de dar uma boa andada sob o sol sem sombra quase meio-dia. Foi dose. Agora faz 26,9° com 45%. Tá melhorzinho. Os cirrus e o vento E diminuíram a radiação e o calor.
    2 points
  28. Mais um dia lixo em POA. Felizmente apareceram alguns cirrus e enfraqueceram a radiação, porque estava dose!! Já bati 30,4° de máxima. Agora tenho 29,2° com 36%. A mínima ficou em 17,7°.
    2 points
  29. Que dia perfeito de primavera hoje! Ensolarado, com mínima de 15 e máxima de apenas 22°C!
    1 point
  30. Previsão com cara de começo de outono pra semana que vem em parte da faixa mais a leste na República Sulista.
    1 point
  31. 1 point
  32. vi algumas frentes falando em el niño ano que vem, talvez do meio do inverno pra frente, começo do inverno com neutralidade
    1 point
  33. Depois de tanta chuva, frio fora de época, uma hora o calor iria vir, tem que vir...não tinha como não vir, faz parte...
    1 point
  34. Segunda (14/11): A segunda-feira foi de tempo nublado e algumas gotas. No fim da tarde o tempo abriu rapidamente e tivemos sol. Foi um dia de temperaturas agradáveis, com mínima de 16°C e máxima de 22,7°C. Terca (15/11): As condicoes mudaram significativamente em relacao aos dias anteriores. O dia foi ensolarado, bem seco (URA mínima de 22%) e de MUITO calor. O dia ainda comecou agradável, com 15°C, mas a máxima foi a 32,8°C, DEZ GRAUS superior à de segunda. Fez calor em grande parte do país, neste quente novembro aqui na Argentina. Estas foram algumas máximas: Tucumán: 37,7°C Santiago del Estero: 37°C San Juan: 36°C Córdoba: 35,5°C Laboulaye (Córdoba): 35°C Rosario (Santa Fe): 34,4°C San Luis: 34,2°C San Martín (Mendoza): 33,1°C Fonte: OFIMET Argentina e SMN
    1 point
  35. Domingo (13/11): O domingo foi interessante em Buenos Aires. O dia foi nublado, um pouco abafado, com mínima de 18,8°C e máxima de 26,5°C. No final da tarde, enfim choveu! Mas foi de forma localizada. No oeste da Grande Buenos Aires (regioes tipo Moreno, Morón), nem chegou a chover. Em outras zonas, uma chuva boa, mas normal (como o Aeroparque e seus 27 mm). Em outras zonas (o noroeste da cidade de Buenos Aires e a parte sul da Grande Buenos Aires Norte), a chuva ficou estacionada, com forte intensidade, sem ventos, sem atividade elétrica e com acumulados imensos, de até 130 mm. No Observatório Central, onde sao feitas as medicoes oficiais para a capital argentina, foram 101 mm! Foi a maior chuva dos últimos 4 anos, contando qualquer mes. Com isso, o acumulado anual subiu de 543 mm para 644 mm, diminuindo um pouco a seca. Vale lembrar que a média anual é de 1.246,3 mm, somente agora, meados de novembro, chegamos a metade deste valor.
    1 point
  36. Mínimas de hoje no leste do Sudeste. Excelentes para a época , lembra muito algo para meados de Abril: Por causa da extrema radiação solar desta época , obviamente as temperaturas não conseguem se segurar. Agora já faz 25,2C na estação, mas a temperatura interna está maravilhosa (22C).
    1 point
  37. Bom dia a todos! Aqui em Taubaté-SP, meu termômetro amanheceu marcando 11.7°C, é bem frio para uma segunda quinzena de novembro, a ausência de nuvens durante a madrugada contribuiu bastante para esse resfriamento.
    1 point
  38. Bom dia a todos! Friozinho aqui pela manhã: 13,3˚C. Extremos de ontem: 14,7˚C/ 25,3˚C. Novembro segue cerca de três graus mais frio que a média. Médias do mês ate' agora. 14,1˚C/ 23,2˚C - 17,1˚C E o último dia que fez 30˚C ou mais aqui foi 12/10/22. A máxima absoluta do mês está sendo 27,9˚C.
    1 point
  39. E o ar mais frio e seco já chegou nesta noite aqui na região, causando uma noite com frio leve. Não se sente absolutamente nenhum frio dentro de casa , pois os ambientes ainda estão quentes. Juiz de Fora: 16,6C no Bandeirantes e 14,7C no Alphaville Ibitipoca: 13,0C
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.