Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/22/21 in all areas

  1. Boa noite à todos... Depois de uma das tardes mais quentes de Dezembro, a instabilidade prevista avançou pela região de Curitiba por volta das 16h e rapidamente se esparramou pelo leste da capital, atingindo em cheio os municípios de São José dos Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, gerando ventos muito fortes, chuva torrencial e muitas descargas atmosféricas, algo q eu já nem me lembrava mais como era (o quadro em si). Fiquei muito contente com tanta chuva e principalmente com o acumulado q atingiu 41 mm em casa.
    18 points
  2. A super-célula (reparem no giro) chegou com força total ao entardecer.
    17 points
  3. @ifreitasrosa, se não é o fim da monotonia, pelo menos o fim da saudade...
    16 points
  4. Perdi de registrar as maiores descargas atmosféricas, pois estava com pressa na bike, fugindo da chuva desde q começou a se formar no centro de Curitiba, onde eu estava, mas consegui registrar pelo menos umas 3 descargas menores, ou mais distantes, como esta 👇, já em Piraquara, perto de casa, e eu ensopado, não de chuva mas de calor. Foram 16 km de corrida ininterrupta até esse local.
    14 points
  5. Não choveu ontem aqui em Umuarama. Dezembro deve terminar com apenas 1 mm (Simepar), pois não há previsão de chuva para os próximos dias. Seca terrível. Enquanto a seca castiga o Sul, tem chovido muito em boa parte do Nordeste, principalmente na Bahia, como mostra o vídeo abaixo:
    13 points
  6. Concidentemente hoje, primeiro dia do Verão oficial, tive a maior máxima desde q iniciei registros do sensor exposto, em Agosto. 40,2°C enquanto no quarto a máxima chegou aos 31,0°C. No abrigo, tive hoje 30,9°C.
    13 points
  7. Chance alta de tempo severo entre a noite de hoje e no decorrer da Quinta-feira no Sudeste, devido à passagem de um grande cavado + FF:
    11 points
  8. Na minha infância eu sempre interliguei Natal e Ano Novo (confraternizações com a família) com fortes tempestades, ou pelo menos chuva nessas datas, algo que era muito comum por aqui. No entanto, esse ano vou ter que me contentar com forte calor e sol forte, assim é a previsão do YR:
    11 points
  9. Imagens das câmeras mostrando a névoa sobre a cidade e a lua já na fase minguante. Avenida Paulista Ibirapuera
    11 points
  10. Noite um pouco agradável em São Paulo, após um dia de sol, calor e aumento de nuvens. Temos um céu limpo com um pouco de névoa. Nas estações do CGE, as temperaturas estão 17 graus no extremo sul e até 24 graus no extremo norte da cidade. Já em áreas mais ao meio (zonas leste, centro e oeste), 21/22 graus. Imagem do satélite as 20:50 mostra que temos um pouco de nevoeiro no oeste de Grande SP. Já no sul do estado, o tom azul possivelmente se trava de nuvens baixas.
    11 points
  11. Primavera Máxima: 41,6°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa Mínima: -0,4°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menor Máxima: 8,5°C no Morro da Igreja Rajada Máxima: 115 km/h em Chapecó -- 21/12: Máxima: 40,7°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa Mínima: 10,4°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menor Máxima: 20,6°C no Morro da Igreja Rajada Máxima: 62,78 km/h no Morro das Torres O primeiro dia de verão foi "típico" em SC. Muito calor e trovoadas no fim da tarde. No momento ainda há trovoadas da serra ao litoral. No baixo Vale do Itajaí, as máximas ficaram entre 30°C e 35°C graus. As 20 horas ainda fazia 32°C em Itapiranga, 31°C em Palmitos e Águas Frias. Do outro lado, 15°C em Bom Jardim, 16°C em São Joaquim e Urupema. Amanhã parece que teremos um repeteco de hoje.
    10 points
  12. A segunda sugestão: choveu bastante na região serrana nos últimos dias. O temporal de hoje se concentrou justamente sobre áreas de represa. Por lá foi muito forte.
    9 points
  13. Não que o acumulado deste mês até agora seja ruim, mas pelas previsões, a próxima semana precisará surpreender para atingirmos a média. Vi o vídeo da Climatempo sobre o verão e pra eles, basicamente todo o centro-oeste, com exceção do norte de MT e GO, todo o sudeste e toda a região sul estão ferradas, esperam todos os próximos 3 meses com chuvas abaixo da média, salvo algumas exceções. Graças às chuvas de 2020 e 2021, BH tem água sobrando para aguentar esse cenário, caso se concretize, mas para as hidroelétricas e regiões como o interior de SP seria uma tragédia ainda maior.
    9 points
  14. Se tivesse que descrever um clima que desejaria para o verão carioca seria o dia de hoje, por volta dos 30°, ceu bem azul com poucas nuvens, com uma brisa batendo, sem o calor opressivo húmido, mas ainda sim um clima quente, perfeito para curtir uma Praia.
    8 points
  15. @Carlos Campos o nível dos reservatórios está em 66% (antes das fortes chuvas de hoje) o que explica a manutenção dos níveis mesmo com chuvas abaixo da média novembro e dezembro? Seria a transposição pra represa do irai? Algum escoamento da serra do mar, onde deve ser o único local do Sul do país com chuva dentro da normalidade rs ?
    7 points
  16. WRF 0z da Sigma indicando algumas rajadas de vento para o estado de SP na noite de hoje, provavelmente da propagação de algum sistema no PR:
    6 points
  17. Alguém viu o mapa de estações do INMET? Adicionaram mais algumas estações (é aquelas que são fruto da parceria com o FieldPRO), entre as quais, todas do Alerta Rio. A cidade de São Paulo também tem uma nova estação do FieldPRO, que fica nas proximidades do Parque do Ibirapuera.
    6 points
  18. Estas terras baixas do Vale do Ivaí provavelmente são os locais mais quentes de todo norte Paranaense. Beira de rio, e altitudes entre 300 e 350m. Calorão brabo por lá. Deve ser tão quente ou ainda mais que alguns pontos do noroeste como Nova Londrina, Loanda e outros do norte Central como Porto Rico, Terra Rica, Alvorada do Sul e Jataizinho. E esta mínima na cidade gaúcha? Erro? Ou um topo em área central que registrou esta mínima bizarra?
    5 points
  19. A de Bonifácio durou nem 30 dias. Já está off denovo! Não sei porque acontece isto. Vou ver se entro em contato com o ciiagro para ver se tem como instalar una na cidade. Porque Inmet está difícil.
    5 points
  20. Dezembro relativamente bom, e isso em um ano em que não teve mínima sub-16 no primeiro trimestre. Os 33,7°C ocorreram justamente no dia em que estive no Pacaembu, naquele evento de exposição de ônibus (e realmente estava bem quente, calor quase insuportável). Sorte que choveu perto do fim do evento.
    5 points
  21. Em Varginha esta madrugada foi mais quente que as últimas. Tivemos um dia de poucas aberturas de sol entre nuvens. Choveu um pouquinho agora pouco, mas nem suficiente para molhar. Mínima de 18/19 e máxima de 28/29°C. Leve abafamento no final da manhã e agora à tarde. 21°C no momento. Situação oposta em Dracena onde estava, com maxima de 36/37°C. Na baixada do Ciiagro na vizinha Tupi Paulista, 38,7°C. Em Londrina, onde divido meu tempo com aqui no sul de MG, mais um doa escaldante - mas agora de recorde para este ano em Dezembro: no aeroporto marcou 38.0°C!!! (570m, área central da cidade, estação na beira da avenida - total Ilha de calor). Absurdo. Em uma PWS na Zona Sul (topo 585m), mínima quentíssima de 23°C e máxima de 36,8°C. No distrito de Lerroville (737m), variação de 17,4/34.0°C. Na Região Metropolitana muito calor em Rolândia, na PWS Sítio Tapir, com maxima de 37.0°C - embora a condição de baixada favoreça uma mínima fresca de 16,9°C. Em Arapongas (800m) maxima bateu os 35°C. Apucarana (850m) deve ter ficado na casa de 34°C. Agora faz 31/33°C na maioria das estações de Londrina. O refresco deve chegar, uma vez que a PWS em Lerroville, ao sul da cidade (mas ainda dentro do município) esteja com agradáveis 25°C no momento.
    4 points
  22. A estação só registrou dados a partir de 9 h da manhã (12 UTC). E só foi colhida a mínima deste período. Faltaram os dados da noite/madrugada. Provavelmente problema de bateria. ------------------- A cidade de São Paulo teve um dia bastante quente hoje. Começou com céu limpo mas a nebulosidade foi aumentando no decorrer do dia. Na 2ª metade da tarde já tínhamos céu nublado com predomínio de nuvens médias. O predomínio foi de ventos continentais. As temperaturas mínimas também subiram de ontem para hoje. Mirante (Aut): 20,5°C / 31,1°C Interlagos: 18,7°C / 32,0°C IAG: 17,6°C / 31,2°C Chove ou já choveu, com algumas trovoadas, em várias áreas da cidade. As pancadas, de modo geral, foram/vêm sendo rápidas.
    3 points
  23. Terminei de testar a diferença entre os 2 abrigos de alumínio aqui em casa: A calibração dos sensores foi realizada no meu quarto atrás do ventilador e a diferença de 0,04ºC foi somada nos extremos do abrigo de 10 pratos. Definitivamente 12 pratos ficou bem melhor que 10 pratos. Máximas em comparação com a Davis pro 2: Queria ter testado em fins de tarde de sol sem vento, consegui apenas uma: O abrigo com 10 pratos deu uma deslizada quando parou o vento, então por segurança recomendo fazer abrigos de metal com distanciamento pequeno, que impeça maior parte da luz de entrar como os 1,3cm do abrigo 12 pratos. Lembrando que o que importa é o distanciamento entre pratos e não a quantidade, se o sensor for menor vai precisar de menos pratos. Pra abrigar o sensor da Davis pro 2, por exemplo, 6 pratos dá conta.
    3 points
  24. De madrugada choveu forte em pontos do Vale do Piancó no sertão da PB, e no extremo sul do CE. Satélite de 1h da madrugada. Na PB tivemos 2 registros acima dos 40 mm: AESA. Já no CE teve mais de 150 mm no município de Brejo Santo: FUNCEME. Tem previsão de episódios assim aqui na PB pelo menos até o domingo. Talvez em algum desses dias chova em Pombal.
    3 points
  25. Exatamente, nada a reclamar. Em algumas cidades do Sudeste, as MPs deste ano foram as mais fortes desde 1994, o que não foi o caso daqui porque nenhuma MP deste ano chega aos pés daqueles dois pulsos. Mesmo assim, a MP do final de Julho, em JF, conseguiu ser a mais forte desde 2000 (mas também não superou Julho de 2000). Registrei 04,1C e o INMET teve 05,5C na MP desse ano. O principal destaque foi a incrível regularidade de mínimas baixas em Julho, gerando a incrível média das mínimas de 08,4C na minha estação, isso a modestos 720m de altitude (para os padrões de Minas Gerais, essa altitude é até baixa). Os únicos destaques negativos do ano em termos de temperatura foram os meses de Março (acima da média), Maio (xoxo, sem extremos) e Setembro (mais uma vez bizarro, sem perspectivas de mudar algum dia). Porém, de maneira geral, posso te garantir que foi o melhor ano desde que tenho meus registros, será o ano com a menor média de temperatura anual na Davis, superando 2013.
    3 points
  26. Tempestade severa em Belmiro Braga neste momento (micro região de Juiz de Fora, 30km daqui): Os raios são facilmente vistos daqui, bem como a estrutura da super célula.
    2 points
  27. Fazia tempo que não dava uma chuva desse calibre por aqui. Ela vindo de sul/sudeste 👇
    2 points
  28. https://tribunapr.uol.com.br/noticias/curitiba-regiao/verao-comeca-nesta-terca-com-la-nina-calor-e-chuvas-perto-da-media-no-parana/ Perto da média? Parei no título da matéria… Fiquei sem entender??????
    2 points
  29. Aqui em Taubaté, registrei média de 8,9 nas mínimas em julho, valor muito abaixo do normal, nem sei qual foi a última vez que isso tinha acontecido, e no dia 30/07 a mínima foi de 2,7 no meu termômetro que fica no corredor de casa, na base de aviação do exército fez 1 grau no dia 20/07.
    2 points
  30. Realmente, ainda é possível enxergar o efeito das geadas sucessivas nas baixadas. Meu primo que trabalha na Usina Pedra na região de Dracena, registrou valores de até -3°C/-4°C nas baixadonas daquela região. Foi um frio absurdo mesmo.
    2 points
  31. Aqui em São Paulo o mês até o momento vêm conseguindo manter temperaturas comportadas num geral, com até certo frio em alguns momentos (Mirante de Santana - Aut.): Hoje foi mais uma manhã fria na periferia da zona sul/leste, nas estações do CGE: Marsilac: 12,2º Capela do Socorro: 12,4º Barragem Parelheiros: 13,6º São Mateus: 15,1º De acordo com a previsão atual o Natal aqui deve ser ameno, com mínima na casa dos 15º: E justamente nesse dia vou para os EUA passar o que espero ser o maior frio da minha vida, já na chegada devo ser recebido com -4º:
    2 points
  32. O frio que fez este ano impressionou por aqui tbm. BAIXADAS tiveram negativas impressionantes. Desta ordem ai mesmo de -2 a até -4 graus. E ainda se vê nas vegetações marcas de uma provável geada negra que aconteceu em alguns pontos... (Fotos que tirei na última semana).
    2 points
  33. Belo Horizonte também está com temperaturas baixas para a época do ano, principalmente nas últimas 48h, devido à circulação oceânica, que tem trazido muitas nuvens durante o dia. Esse cenário significa predomínio de sensação de frescor e baixa sensação de calor, isso sem chuva em pleno solstício de verão, o que considero significativo. Um resumo dos últimos dias, que tiveram variações interessantes devido à alternância de dias nublados/chuvosos com dias com sol e, agora, atuação de ar fresco oceânico: 15/12: 19,9 / 25,5 ⛈️ tempo fechado e muita chuva 16/12: 19,7 / 28,7 🌦️ muitas nuvens com chuvas isoladas 17/12: 20,6 / 22,1 🌧️ chuvoso 18/12: 19,3 / 29,8 🌤️ sol entre nuvens 19/12: 18,5 / 25,8 ☁️ nublado e ventoso 20/12: 17,2 / 25,6 🌥️ parcialmente nublado e ventoso Uma imagem da tarde de ontem, nublada, fresca e sem chuva: Estamos em condição muito favorável, uma vez que pegamos o ar fresco vindo do mar - o que garante dias bem amenos para a época - de forma alternada com dias de chuva forte ou persistente - o que garante bom acumulado mensal, que está próximo de 250mm (69%). Ou seja, alternamos entre o frescor do sul/leste junto com a chuva do norte. . . . Deve voltar a chover entre o dia 23 e a manhã da véspera de natal, seguido de invasão de mais ar frio oceânico. A noite de natal deverá ter tempo firme, mas com temperaturas de até 13ºC, segundo alguns institutos, frio demais para a época. Será que vamos ter que usar casaco durante a madrugada de natal?
    2 points
  34. Informativo Meteorológico Semanal N° 49 (20/12/2021) Confira a previsão de tempo entre os dias 20 de dezembro a 5 de janeiro de 2022. https://portal.inmet.gov.br/noticias/informativo-meteorológico-semanal-n-49-20-12-2021
    2 points
  35. Pegou forte por aqui e houve alagamento em algumas casas. Mas nada grave.
    1 point
  36. Tinha até pensado em colocar 15 pratos em meu abrigo, mas como o sensor da incoterm coube, fiz com os doze e 1,3cm de distância entre eles. Estava com medo de aquecer demais, mas esses três primeiros dias de teste tem sido satisfatórios tanto com as máximas como com as mínimas. Final do mês posto os valores.
    1 point
  37. Caramba! Não me recordo de um Natal com previsão de 11°C. Se não tivermos tempo muito nublado, as baixadas irão baixar para sub-10! Que ano, 2021. 0,4°C no aeroporto de Varginha (topo), 0,8°C no Inmet e vários registros de -2/-3/ e até -4,4°C em baixadas da região. Primavera, no geral, dentro da média para abaixo. E, agora, chuva boa e tempo muito ameno. Vamos ver se o próximo janeiro consegue a proeza de um ano (não me lembro qual) de sequer chegar aos 30°C. Para JF nada a reclamar também, não é mesmo?
    1 point
  38. Noite com céu nublado devido aos ventos que estão soprando do mar. Como característica desse vento, as nuvens são baixas do tipo estratos. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 17 graus no extremo sul e 20 graus em áreas mais ao norte da cidade. Imagem da câmera da Avenida Paulista mostrando a cobertura de nuvens baixas pela cidade.
    1 point
  39. Nebulosidade alta, reflexo de áreas de instabilidade q se aproximaram já no finalzinho da tarde. O resultado foi bonito.
    1 point
  40. Embora sem extremo de calor, a tarde teve momentos muito desagradáveis sob o Sol, q estava literalmente torrando. Atmosfera limpa e seca, algo nada comum para o período, me fez recordar Agosto, quando alta pressão atua sobre o leste. À exemplo do nordeste catarinense, já mencionado pelo @SandroAlex, esfriou bastante durante a madrugada, antes de começar a garoar. Variações hoje por aqui: 9,4/25,8 Piraquara/Borda da Mata 12,5/25,5 Abrigo Kim 10,9/35,5 Sensor desabrigado/7m As nuvens baixas do amanhecer se afastaram logo e o céu limpou durante a tarde, mas sempre com a brisa fresca do mar. Imagem das 16h quando passei por Colombo, norte de Curitiba 👇 17h, Curitiba 👇 E o lindo entardecer "haloado" em Piraquara 👇
    1 point
  41. Boa tarde, ótimas mínimas aqui em Friburgo hoje pela manhã Inmet (Salinas) 8°C Aqui em casa (Jardim Ouro Preto) 12,6 Alto das Braunes 15,3°C
    1 point
  42. Bom dia ! Bons registros em São Paulo, faltando 1 dia para o início do verão. - CGE MARSILAC: 12,1℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 12,9℃ - CGE PARELHEIROS: 13,5℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ: 13,7℃ - CGE SÃO MATEUS: 14,5℃ - IAG: 15,0℃ - CGE SANTANA: 16,3℃ - INMET MIRANTE: 16,3℃
    1 point
  43. COLETA DE DADOS 19/DEZ/2021 E VISITA ESTAÇÃO DAVIS DA UFRGS Cumprindo meu compromisso de fazer o monitoramento do local, hoje foi mais um dia de coleta de dados do datalogger Elitech, programada para cada 3 meses. Dados de qualidade, entrando para ampliar o álbum de figurinhas: Primavera 2021 ironicamente sem eventos de calor, ao contrário de 2020, 2019, 2018... Único grande pico de calor que ocorreu em 22/nov na região metropolitana com temperaturas na casa dos 37°C com ar muito seco (20-25%), não surpreendeu, ficando na casa dos 34°C em barra do ouro. Esta foi a máxima absoluta do período coletado. Onda de calor de agosto reina. Vale mencionar notável aquecimento noturno no dia 14/out, onde a temperatura subiu repentinamente se mantendo por algumas horas em 24°C pela madrugada. Uma surpresa pelo caminho Ao seguir a estrada, rumo à Cascata do Garapiá, para minha surpresa, me deparei com uma Davis Pro2 dentro do pátio de uma pousada. Ao conversar com o proprietário do espaço, que é o Camping Pico da Galera, ele me falou que a estação pertence a um grupo de pesquisa de desastres naturais, da UFRGS. A Davis, distante 5,35km da minha estação em linha reta, infelizmente está suja, despadronizada e offline para o público. Os dados dos últimos 7 dias estão disponibilizados neste site: http://monitoramentogpden.com.br/Maquine.historico.html Informações sobre local e data, se encontram aqui: https://www.ufrgs.br/gpden/wordpress/?page_id=917 Abaixo a localização da estação: Minha estação Davis Há erros grotescos de despadronização, como anemômetro a menos de 1 metro de altura (???) e proximidade de vegetação alta, desrespeitando o distanciamento dos obstáculos que bloqueiam a circulação de ar. A estação é utilizada mais para monitoramento do nível dos rios desde fev/2018, como variável mais importante o pluviômetro, logo, a despreocupação com a padronização dos demais sensores. Há planos de se alterar o local dela para montante da Cascata do Garapiá, e mantê-la offline com coleta manual de dados. A conexão é via Weatherlink USB e o dono da pousada relatou que fica responsável por manter um computador ligado 24/7 para fazer o upload dos dados e manter ela online dentro do domínio WL do grupo de pesquisa. Além de se dedicar em ter que religar o PC toda vez que há quedas de luz, ele demonstrou bastante interesse pelo equipamento, perguntando sobre valores, possivelmente interessado em adquirir uma estação para a própria pousada, o que seria muito interessante para todos. Dados da Davis De acordo com os dados disponibilizados no site, percebe-se que o higrômetro já está velho, com os componentes internos e placa possivelmente oxidados, não conseguindo atingir valores de UR acima de 80%, como mostra o gráfico abaixo conforme dados dos últimos 6 dias (12 a 17/dez) disponibilizados no site: Por outro lado, o termômetro parece considerável, apesar de mal ventilado, uma vez que ele concorda com os dados da minha estação. Minha estação Davis A Davis parece estar com o "horário de verão" ativado no automático, logo, estão defasados em 1 hora os dados do tempo certo. Fazendo a correção manualmente, tem-se o seguinte: Nota-se mínimas mais acentuadas pelo fato de não estar na encosta, mas sim no extremo fundo de vale (baixada) onde, de fato, passa um arroio. Dias chuvosos como 14/dez, temperaturas mostram-se equivalentes. A conclusão que chego é que a descoberta é muito colaborativa, uma vez que eram 3 meses sem qualquer sinal de vida, notícias ou sequer algum dado da minha estação até a próxima coleta de dados. Isto irá mostrar se há entrada de vento marítimo ou continental pelo padrão de aquecimento, uma vez que o anemômetro é inútil, servindo de enfeite. Mais vale uma estação mal instalada, do que nenhuma estação!
    1 point
  44. Bom dia a todos. Venho divulgar um grande projeto de monitoramento em um local de pouco conhecimento climático no estado do Rio Grande do Sul que idealizamos, em conjunto com os amigos do BAZ Whastapp e os amigos do De Olho no Clima RS: uma estação meteorológica em área rural, situada no extremo fundo de vale, confinado entre os paredões da serra geral de São Francisco de Paula. Este local é Barra do Ouro, distrito do município de Maquiné, no leste do RS, distante 136 km de Porto Alegre. O distrito possui cerca de 2 000 habitantes e está situado na região norte do município. Imagem 01: município de Maquiné (localização) O objetivo inicial é registrarmos, em eventos pontuais, potenciais temperaturas máximas absolutas do Estado, em ondas de calor fortes em que há adiabático de NW. Nele, há compressão do ar que consequentemente, traz aquecimento extremo do ar. Este fenômeno é observado em estações como Tramandaí/RS, Torres/RS, Criciúma/SC e inclusive Florianópolis. Imagem 02: Relevo da borda da Serra Geral relativo a Barra do Ouro. Abaixo, alguns exemplos de aquecimento adiabático extremos (em ordem crescente de latitude), no qual é o principal parâmetro de embasamento deste projeto: INMET - Florianópolis/São José/automática (03/jan/2019) - recorde absoluto da estação (+100 anos): Epagri - Criciúma/SC (20 e 25/dez/2012) - recorde absoluto BRASILEIRO de temperatura: INMET - Torres/RS (25/dez/2012) - recorde absoluto histórico da estação (+100 anos) Davis - Xangri-Lá/Malibu Atlântida (30/jan/2019), esta de maior importância, por estar diretamente relacionada com o ar quente que desce pelo vale de Barra do Ouro, e também por ser a mais próxima do local a monitorar: INMET - Tramandaí/RS (30/jan/2019): A conclusão é a seguinte: Se estes locais que não estão estrategicamente situados para terem as máximas absolutas, conseguem atingir marcas impressionantes, o que esperar de um vale fechado ao nível do mar praticamente, no pé da borda da serra de (1000 m), protegido do vento, e longe de massas de água? Este é o objetivo do projeto: o desconhecido torna interessante sob esta perspectiva (BAZ INVERTIDO). Além de eventos de máximas extremas, temos também uma grande área a cobrir com dados meteorológicos: - Ventos predominantes; - Índices pluviométricos possivelmente extremos, causado por chuvas orográficas na região: aprisionamento dos ventos úmidos que sopram do oceano (monção); - Umidades e pontos de orvalho desconhecidos (Davis - Turvo/SC = 30.0°C) IMPORTANTE: Para tudo isso sair do papel e tornar realidade em nossa comunidade meteorológica, precisamos somarmos esforços para adquirir esta estação. Para isso, estou fazendo uma "vaquinha", com o objetivo de arrecadar fundos e recursos para colocarmos em prática este projeto. Você pode participar da Vaquinha Online, acessando o link abaixo e fazendo sua doação, clicando em "Contribuir": https://www.vakinha.com.br/vaquinha/estacao-para-maxima-absoluta-do-rs A estação a ser adquirida dependerá do montante arrecadado, e será comprada com o @fredericowessel, desenvolvedor do site Estações do Brasil e da rede Tempo em Teutônia. O projeto é de interesse a todos nós do Brasil Abaixo de Zero, e todos estão convidados a fazer parte desta caminhada, para um dia, conquistarmos nosso objetivo!
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.