Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/25/21 in all areas

  1. Tempestade severa deixa rastro de destruição em Echaporã, SP Uma tempestade severa atingiu o município de Echaporã, no centro-oeste de São Paulo, na noite de sábado (23) deixando rastro de destruição. De acordo com levantamento da prefeitura, mais de 100 árvores caíram ou tiveram galhos derrubados e arremessados pelo vento. Muitas, inclusive, de grande porte, caíram sobre telhados e fios de alta tensão deixando o município por mais de 12 horas sem energia elétrica. Prédios públicos como as creches “Maria Felícia Gonçalves”, “Professora Maria Aparecida Milani Bedusque”, escolas “Maurício Milani”, “Ida Bonini Romero”, cozinha piloto, almoxarifado municipal, cemitério municipal, pronto atendimento dentre outros, tiveram estragos. Diversas residências ficaram parcialmente destelhadas e estabelecimentos agrícolas tiveram a estrutura revirada com a força do vento. Também houve registro de precipitação de granizo, com pedras de até quatro centímetros de diâmetro, o que destruiu plantações no interior do município, principalmente na altura da Granja Mizumoto, sentido Assis. A estrutura da praça de pedágio, entre Echaporã e Marília, também sofreu avarias. Trechos da rodovia estadual SP-333 (Rachid Rayes), que está em obras de duplicação, tiveram quedas de árvores, galhos e postes. O município não dispõe de estação meteorológica para validar informações sobre a velocidade da rajada máxima de vento. Contudo, moradores relataram que um vento muito intenso soprou da posição horizontal (radial) sobre a cidade, o que leva a crer que provavelmente, um downburst foi registrado. O fenômeno possui correntes violentas de vento descendentes e que ao alcançar a superfície se espalham de forma radial gerando destruição. Alguns possuem magnitude de produzir danos semelhantes a atividade tornádica. Carta sinótica elaborada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) indicou o deslocamento de um cavado – área alongada de baixa pressão – sobre o estado de São Paulo. Antes da tempestade severa, Echaporã também registrou precipitação de granizo, não associado ao deslocamento da linha de instabilidade (LI) que veio do Paraná. (Crédito das imagens: Gisler Alexandre) WhatsApp Video 2021-10-24 at 22.38.32.mp4
    16 points
  2. Umuarama VID-20211024-WA0197.mp4 Nova Olímpia VID-20211024-WA0103.mp4 David A super célula que depois passou em Nova Olímpia Rafael Santana Francisco Alves Mizael Muniz
    12 points
  3. Enquanto os temporais comem solto no Paraná, na serra gaúcha e catarinense a geada dá as caras...
    11 points
  4. Boa tarde a todos. Ontem foi um dia com muita chuva e neblina. Acumulou 41,5 mm na estação Cemaden. Choveu forte na madrugada, com a neblina tomando conta depois. Às 15h voltou a chover de forma constante até umas 21h, mais ou menos. No momento há neblina fraca de vez em quando e faz 17,3ºC. Ontem: 13,0ºC / 22,2ºC Chuva da madrugada: Chuva da tarde:
    10 points
  5. Ontem teve apenas pancadas isoladas em Queimada Nova. No início da noite, alguns pequenos se formaram ao norte e oeste, na qual foi possível fotografar alguns raios. Até sábado nunca tinha conseguido tirar uma foto de um raio nuvem-solo de perto (na única que tinha conseguido, o raio caiu a mais 100 km). Isso demonstra como a estação chuvosa passada foi fraca de temporais de início de noite, pois já faz 1 ano que tenho um celular que tem uma câmera melhor e só agora consegui fotos assim. A semana promete ser seca aqui, mas as chuvas devem retornar na próxima semana.
    10 points
  6. Um último vídeo meu da Shelf VID_20211023_180209.mp4 Francisco Alves Mizael Muniz Cafezal do Sul Perobal Umuarama
    9 points
  7. Isso me lembra os climas desérticos, quando as médias pluviométricas devem ser relativizadas, pois as chuvas costumam ser extremamente concentradas e, quando caem, extrapolam a média exorbitantemente. Claro que os desertos são outro nível, pois lá pode chover a média de anos ou décadas em poucas horas e depois ficar anos sem chover, mas isso que aconteceu aí em outubro me lembrou um pouco. E me parece que a La Niña já está dando as caras na prática, né? . . . Por aqui, ontem voltou a chover, porém fraco e isolado, com alguns raios, sem qualquer organização. Os acumulados variaram entre 1 e 3mm apenas. O dia foi nublado (com aberturas) e, com isso, a temperatura subiu menos que o previsto - máxima de 28ºC - porém esteve abafado. Para essa semana, tá pintando uma condição mais tranquila, com tempo mais firme. Só há previsão de chuva - isolada - hoje e amanhã. Como outubro já extrapolou bastante a média, é até bom que fique assim. Tá pintando uma nova "invernada", com tempo fechado, ameno e muita chuva, a partir de domingo.
    8 points
  8. Buenas noches, hoy me tuve que levantar temprano y me sorprendio el frio que hacia a la mañana, posteriormente la jornada se presento agradable, absolutamente despejada y soleada, seca y ventosa, ideal para que se me seque la ropa que lave y tenia tendida,jajajaj Un exito, con ese sol y viento se seco rapidisimo! Las temperaturas extremas en la estacion Melilla de Montevideo fueron las siguientes: MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER TEMP MÁXIMA 23.50 a las 15:38:00 TEMP MÍNIMA 5.94 a las 06:02:00
    8 points
  9. Incrível o dia de ontem no Centro-Sul do país, principalmente no PR. Foram muitas Super Células. Em Adamantina choveu para valer finalmente! Choveu 45,5mm entre às 23h de ontem e às 10h de hoje. É a 4ª maior chuva do ano, com isso o mês chega a 116mm ultrapassando a média. Ontem foi um dia extremamente meteorológico por aqui, primeiro amanhecemos ainda com um pouco de subsidência, algo incomum para situações pré-frontais, em casa tive mínima de 17,8ºC, no entanto, o sol apareceu a temperatura disparou chegando a 35,7ºC, o vento soprava sempre forte de N, com isso o P.O aumentava e a pressão caia, cheguei a registrar valores de 1000hPa no fim da tarde, em 850hPa a atmosfera se mostrava perturbada, mesmo com o por do sol o vento de N continuava forte e quente, até às 11h da noite quando de repente começou ventar muito forte com a chegada das instabilidades, porém não teve muitos danos em Adamantina, o oeste paulista foi atingido por um "bow echo". O satélite no momento: O gráfico de casa: Já hoje tempo "calmo", chuva constante durante toda madrugada, a partir das 9h da manhã passou e o dia foi com nuvens altas, os extremos estão assim 17,3ºC x 22,7ºC dia bem agradável. Amanhã a alta pós-frontal que estava sobre o centro da Argentina desloca-se para o sul, assim deve ocorrer geadas no RS/SC:
    8 points
  10. (Pós-chuva) O solo já se mostra bastante saturado, quem está aproveitando (e muito) são os passarinhos, que estão conseguindo minhocas em abundância, já que elas precisam sair do subsolo para conseguir oxigênio. Cheguei a ver dois joões-de-barro com minhoca no bico enquanto caminhava, infelizmente não deu para fotografá-los, sempre que me aproximava eles voavam para alguma árvore próxima. Vista para o rio que dá nome ao Vale do Ribeira: *Detalhe que o rio já está quase "engolindo" a ilha e a tendência é de mais chuva para os próximos dias.
    8 points
  11. Por enquanto o acumulado do mês está em 240 mm. O acumulado do ano está em 2141 mm. Aquela chuva de 5 dias acumulou 153 mm e foi 60% fraca, 20% moderada, 10% forte, 10% garoa (obviamente um chute, rs. Apenas para dar uma ideia). A acumulação real desse mês não dá pra saber, infelizmente. A estação Cemaden ficou a primeira semana fora do ar e perdeu dois dias de chuva constante, além de ter falhado durante a chuva forte no dia mais chuvoso do mês (dia 18). Outubro:
    7 points
  12. Seja re-bem-vindo à Transilvânia, São Paulo!!! Dessa vez, ao menos, o padrão sombrio não deve durar tanto quanto na rodada passada! Após um dia de tempo nublado com algumas pancadas de chuva, ventos passaram a soprar com força de sul, trazendo essas nuvens baixas e queda nas temperaturas. Nas estações do CGE, temos entre 13 e 15 graus apenas.
    7 points
  13. 7 points
  14. Os acumulados deste último evento (entre quarta 20/10 e ontem) na PB foram bem satisfatórios. No mês Pedra Branca no Vale do Piancó está liderando, por enquanto: Os municípios com a seta vermelha ficam no Brejo (inclusive essas cidades estão com problemas por falta de água, porque a chuva no outono/inverno esse ano foi terrível ali). Pelo GFS tem chance de chuva por aqui entre quinta e sábado.
    6 points
  15. Boa tarde, pessoal. A mínima aqui em Umuarama foi de 15.3˚C (Simepar). General Carneiro registrou a temperatura mais baixa do estado: 4.4˚C (Inmet). Temperaturas mínimas (Simepar e Inmet):
    6 points
  16. Ontem foi um dia bem tranquilo, mínima de 17° e máxima de 26°, com nebulosidade variante. De tarde no distrito de Vila Nilza: De noite o céu limpou e a mínima de hoje foi de 14,8°, o resto da semana deverá ser quente, e já está se desenhando um outro episódio de chuva no fim de semana, ainda está meio longe, mas as previsões de chuva estão bem acertivas.
    6 points
  17. Outubro chega a 362 mm acumulados, é o 2° mês com maior chuva do ano (Março: 370 mm), e o Outubro com maior precipitação desde 2011 (369 mm).
    6 points
  18. Segunda-feira com variação de 11,9/23,3°C, começando nublada e abrindo após as 10h00m. Foi um dia agradável, de céu limpo e pouca umidade. O fim da tarde nos proporcionou uma belíssima paisagem:
    5 points
  19. Por aqui a LI chegou por volta das 0h30min do domingo, pelo menos foi nessa hora que acordei com o barulho da chuva. Ventou mas apenas o suficiente para juntar sujeira no quintal que precisou ser lavado, felizmente o racionamento de água já acabou. Choveu ininterruptamente até as 9h do domingo perfazendo um total de 65mm. O resto do dia foi parcialmente nublado e com temperaturas bem abaixo da média como tem sido esse abençoado outubro de 2021. O resultado da junção de alta umidade com a temperatura relativamente baixa foi um amanhecer com nevoeiro já quase em novembro. Nesse lugar onde o sol sempre vence é claro que não vai durar muito.
    5 points
  20. Dia bem gelado para o padrão de fim de Outubro hoje. Por aqui teve bastante aberturas de sol no decorrer do dia, mas a temperatura não subiu muito, e amanhã a mínima deve ser baixa. Máxima de 19,5⁰C em Bento Gonçalves. Talvez seja a última sensação de frio comparável a inverno deste ano.
    5 points
  21. Temporal do fim de semana foi o mais grave enfrentado pela Copel no interior O domingo (24) foi de avanços na recuperação dos estragos causados pelo temporal deste fim de semana em diversas regiões do Paraná. A avaliação é de que o impacto deste evento climático foi 20% maior que o temporal recente, que já era considerado o mais grave já enfrentado pela Copel no interior do Paraná. No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, queda de árvores, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 km/h em diversas localidades, chegando aos 100 km/h em Cianorte. Alternadamente, mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal, no Paraná, dos quais aproximadamente 144 mil seguem sem energia. NOROESTE - Na região ao menos 49 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia regularizado na tarde deste domingo, e a Copel segue trabalhando para religar outras 73 mil que permanecem sem luz, especialmente nos municípios que tiveram o fornecimento total ou quase totalmente interrompido. É o caso de Terra Rica e Jardim Olinda, em cuja fonte de alimentação 33 postes foram quebrados pelo temporal. Em Amaporã, são 10 estruturas danificadas na alimentação da cidade e três na linha que atende Guairaçá. Há ainda 2,3 mil serviços para atendimento em toda a região Noroeste e a conta de postes quebrados chegou a 145 neste domingo. NORTE - Na região Norte há 30 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos alimentadores de média tensão já foi restabelecida, mas as equipes ainda têm 1,9 mil ocorrências para atendimento, nas áreas urbana e rural. Em Londrina, equipes de construção trabalharam o dia todo para reerguer as redes derrubadas pelos fortes ventos às margens da rodovia na saída para Bela Vista do Paraíso, na zona Norte do município. Aproximadamente 30 postes foram derrubados na região e o trânsito de caminhões no local dependeu do apoio de tratores. Em toda a região Norte do Estado, a conta de postes quebrados chega a 178. OESTE E SUDOESTE - Essas regiões somam 37 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida, restando 2,4 mil ocorrências para atendimento por parte das equipes que continuam trabalhando na recomposição das redes elétricas urbanas e rurais. Até o momento, a Copel registrou 170 postes quebrados nos municípios dessas regiões. Quinze municípios seguem quase que totalmente sem energia, principalmente no Noroeste do Estado. São eles: Alvorada do Sul, Amaporã, Ângulo, Cafeara, Guairacá, Inajá, Indianópolis, Itaguajé, Jardim Olinda, Ourizona, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Santa Inês, Tapira e Terra Rica. https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=116135&tit=Temporal-do-fim-de-semana-foi-o-mais-grave-enfrentado-pela-Copel-no-interior-
    5 points
  22. TARDE DE ONTEM (ENSOLARADA). TARDE DE HOJE (ENCOBERTO E GAROA OCASIONAL).
    5 points
  23. Outubro com muita chuva em grande parte do Paraná. Nas estações do Simepar, apenas Curitiba, Lapa e União da Vitória não atingiram a média histórica para o mês:
    4 points
  24. Bom dia ! O tempo sombrio já voltou por aqui, e como durou pouco o sol ! O povo já está estressado novamente... Mesmo ontem, que era previsto mais sol, as nuvens dominaram já no início do dia e assim a máxima (25,7C) foi menor que o previsto (29C). Hoje, outro dia com máxima que promete ser bem amena. O tempo está bem encoberto com chuviscos, acumulou 00,8mm e faz 20,5°C na Davis Vue. A máxima até o momento de 21,6°C. Apesar do mês chuvoso, o acumulado anual ainda está baixo. Na minha estação está em exatos 836mm e faltam uns 500mm ainda para ficar pelo menos dentro do desvio padrão. Vamos ver como será o restante da primavera. Por enquanto está bem promissora, visto que Novembro nunca decepciona no quesito chuvas.
    4 points
  25. Choveu mais neste dia do que somando todos os outubros entre 1991 e 2020.
    4 points
  26. Márcio, pra mim esse problema já está ocorrendo há vários dias e eu precisei baixar outros nevegadores pra entrar, pois no Chrome não está sendo possível. Agora o Opera tbm está assim, então baixei o Firefox e estou utilizando ele mas não sei até quando... Bem, caso não consiga mais participar com posts futuramente, não significa que eu morri kk Abraço Ufa, ainda bem q não é somente comigo 🙂 Abraço *Sei q aki não é o local certo pra falar sobre esse assunto, mas não consegui postar no COMUNIDADE, então foi aki mesmo..
    4 points
  27. Imagem dos radares da UNESP das 22:30 mostra nenhuma chuva no estado de SP. Esses tons azulados em torno das cidades de Bauru e Presidente Prudente são apenas ecos. Portanto, não está chuviscando/chovendo fraco nesses dois locais Imagem do satélite das 22:10 mostra que as instabilidades já enfraqueceram bastante sobre o estado.
    4 points
  28. Nova Olímpia VID-20211024-WA0104.mp4 VID-20211024-WA0106.mp4 VID-20211024-WA0104.mp4 VID-20211024-WA0126.mp4 Não tem imagens desse funil tocando o solo, mas o stormchaser Rafael de Campinas registrou muitos danos por lá
    4 points
  29. Os danos pela região foram bem intensos, maiores do que os da semana passada. Umuarama Power Flash VID-20211024-WA0107(0).mp4 Asaff Saab Terra Roxa Vinicius
    4 points
  30. Essa coisa tocando o solo no meio da imagem do primeiro vídeo me intrigou muito, na hora supus que poderia ser um gustnado, mas depois de pensar melhor, creio que eram só nuvens baixas, mas que a ondulação do terreno deu a impressão de estar no solo. VID_20211023_180032.mp4 VID_20211023_180449.mp4 A ventania e a "noite" não durou mais que 5 minutos, logo clareou, e uns 10 minutos depois voltou a escurecer com a chuva pesada, nessa intervalo, tirei essa foto de uma árvore quebrada ao lado de casa.
    4 points
  31. Um pouco depois da passagem daquela frente de rajada, percebi que estava vindo outra, muito maior, uma parede branca, azul escura embaixo, nem deu tempo de observa-lá muito e tentar fazer boas fotos, o avanço foi muito rápido. Nesse momento o vento já tinha começado a soprar, então por isso a foto ficou balançada. Embaixo da shelf, muito escuro.
    4 points
  32. E avançaram... e provocam um belíssimo temporal (um dos mais bonitos que já vi) no fim da tarde/início da noite de ontem. Após a chuva enfraquecer (umas 18h20m) e os raios diminuírem. Consegui fotografar alguns raios. Ainda continuou chuviscando e com relâmpagos distantes até quando fui dormir. Uma grande sensação de felicidade depois de tanta secura. O acumulado foi de 40 mm aqui na zona rural. Outubro agora está com 59 mm, contra uma média de aproximadamente 22 mm. Na cidade são 63 mm no mês.
    4 points
  33. É, e finalmente choveu com muita vontade em toda região Oeste de SP! Em Presidente Prudente tivemos: 96,8mm Unoeste/Rajada de 53,1km/h. 76,0mm J.Paraíso/Rajada de 58,7km/h. 68mm INMET/Rajada de 86,4km/h 59mm Ciiagro SBDN teve rajada de 77km/h. Como de praxe, estragos pela cidade.. Destaque para Dracena que teve rajada de 96,6Km/h e 72,8mm! ***Reportagem do G1 local https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2021/10/24/chuva-intensa-e-rajadas-de-vento-de-mais-de-86kmh-provocam-estragos-na-regiao-de-presidente-prudente.ghtml
    4 points
  34. Belas imagens da linha de instabilidade avançando pela Bolívia e Mato Grosso
    4 points
  35. 4 points
  36. Não estou tendo esses problemas Carlos. Funciona normalmente no Chrome seja do celular seja do computador.
    3 points
  37. Um forte sistema de baixa está cruzando os EUA nessa noite, gerando vários alertas de tornado. Agora há um provável forte tornado se aproximando de Chester/IL tornado Emergência lá.
    3 points
  38. Boa tarde a todos! Essa frente fria trouxe chuva por volta das 20h de ontem, persistindo até a manhã de hoje, 10:20 foi o último registro de precipitação na estação do CIIAGRO. O acumulado total deste evento, na estação do CIIAGRO de Eldorado, foi de 30.4 mm. Embora o céu esteja nublado, está muito abafado, tendo o pico ocorrido às 12:20, quando fez 29,1°C | 61,8%. Agora, 13:40, faz 24,7°C | 79,7%.
    3 points
  39. Essa LI é simplesmente espetacular, a maior que já vi ! Trouxe uma grande quantidade de chuva de maneira praticamente uniforme em diversas áreas do Cerrado que estavam precisando muito de água. Aqui em Juiz de Fora o Prevots colocou nível 2 de severidade pra hoje, então, fiquemos atentos ! O dia já começou com chuva e algumas trovoadas discretas. Pelo visto as instabilidades chegaram mais cedo que o previsto e a previsão de calorzinho de tarde foi para o brejo. No momento 20,8C.
    3 points
  40. A LI chegou forte em José Bonifácio por volta das 1h da madrugada, trazendo RAJADAS fortes de vento, de cerca de 80km/H, queda de energia, e muitos raios. Segue chovendo, só que agora com moderada/fraca intensidade. Agora faz 18.8°C, UR EM 98% e 42.6mm acumulados.
    3 points
  41. Ontem pela manhã x hoje, incrivél, foram 123 mm acumulados, fora os estragos pela ventania e pelo granizo na cidade ( aqui por sorte sempre ameaça mas raríssimo vir de forma constante), que sábado foi esse.
    3 points
  42. Temperaturas extremas durante el dia de antes de ayer (22/10) en Montevideo (Melilla) aprox 27°C de maxima aprox. 11°C de minima. Dia calido y absolutamente soleado hasta el comienzo de la tarde, posteriormente se nublo, descendio al temperatura y llovio por momentos abundantemente a partir de las 18hrs. Ayer 23/10 el dia se presento nuboso con lluvias y lloviznas ocasionales, despejandose en algunos momentos y a la tarde, las temperaturas extremas fueron: MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER TEMP MÁXIMA 19.33 a las 13:15:00 TEMP MÍNIMA 12.28 a las 23:23:00
    3 points
  43. Acabou a luz de novo aqui. Semana passada fiquei 75h seguidas sem energia. As descargas elétricas estão bizarras. Temperatura caiu de 30 para 20 graus.
    3 points
  44. Primeira carga de chuva passou por Marília com muitas trovoadas Já o segundo alinhamento produziu muitos estragos, principalmente ao sistema elétrico. Várias explosões (verdes) no céu de transformadores em diferentes pontos da cidade.
    3 points
  45. E, como previsto, fez bastante calor na cidade de São Paulo hoje. A partir das 11 h da manhã, os ventos mudaram de direção, deixando de ser marítimos passando a variar de NO a NE, com rajadas de até 41 km/h na automática do Mirante. Aí, as temperaturas dispararam. Mirante (Aut): 14,6°C / 31,7°C Interlagos: 13,2°C / 32,3°C IAG: 11,8°C / 32,0°C Como comentado pelo Daniel, a noite ainda está quente. Boa para tomar uma cervejinha. Às 20 h, Mirante: 26,2°C Interlagos: 26,2°C (Coincidentemente, a mesma do Mirante) IAG: 22,0°C O céu está nublado. Se continuar assim, vai dificultar a queda da temperatura.
    3 points
  46. Imagem dos radar da UNESP (Presidente Prudente e Bauru) das 19:22 mostra fortes núcleos de chuva na metade norte do PR e um pouco no oeste de SP.
    3 points
  47. A convencional do INMET de Lençóis - BA teve incríveis 182,0 mm acumulados no entre as 12h de ontem e às 12h de hoje, basicamente tudo entre às 21h e às 2h baseado nos dados da automática. Esse foi o maior acumulado já registrado na estação que foi instalada em 1931. A média de outubro em Lençóis é de 72,5 mm. A cidade que fica na chapada da Diamantina possui diversos registros de chuvas acima de 100 mm (41 precisamente) graças a orografia favorável do local. Esses são os maiores acumulados registrados e disponíveis no BDMEP:
    3 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.