Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/24/21 in all areas

  1. Chuva forte e trovões vindo pelo nordeste no final da manhã 👇 Mais alagamentos 👇
    14 points
  2. Saco dos Limões, Floripa Aqui no bairro já choveu fácil +200 mm hoje. Bairro Agronômica, Floripa
    13 points
  3. Fim de tarde de hoje estava espetacular! Arco-íris e raios anti crepusculares: Arco-íris duplo (observem como o arco-íris secundário têm as cores invertidas em relação ao arco-íris primário): E pra finalizar um cenário bem típico do sertão:
    13 points
  4. Nos últimos 8 dias, apenas um chegou aos 30°, máximas bem comportadas para a época. O último dia de céu totalmente aberto aqui deve ter sido a um bom tempo, mas não me importo muito. De tarde, uma torre a sudoeste: E uma CB a oeste: Está chovendo desde o começo da noite, mas com boas pausas.
    12 points
  5. Alagamento de água cristalina... caramba! Se fosse aqui na minha cidade a água estaria quase preta, fedendo e com resíduos sólidos suspeitos boiando.
    12 points
  6. ABC COM UM BELO TEMPORAL. ****VI ATÉ UMA PEQUENA NUVEM FUNIL.
    11 points
  7. Bombeiros informando desabamento de residências com pessoas soterradas no bairro Saco Grande, Floripa. Segue chovendo na cidade. Vídeo do centro:
    11 points
  8. A quantidade de nuvens altas diminuiu bem, no momento temos Sol em Pombal. Com isso esperamos que as chances de pancadas de chuva no fim da tarde ou de noite aumentem. GFS está colocando um suposto pulso de ZCIT lá pro dia 28, quinta. Se não mudar janeiro ainda pode terminar com alguma chuvinha aqui. Interessante notar a mudança que vem ocorrendo nessas duas últimas semanas no Atlântico Norte. 10 a 16/01 👆 16 a 23/01 👆 As imagens são do CPTEC/INPE. Onde havia uma enorme mancha de águas quentes, agora predomina anomalias na média ou mesmo abaixo (na costa noroeste da África). Ainda não é o ideal, mas é bom ver que está melhorando aos poucos.
    11 points
  9. Domingo começou encoberto no litoral... Agora (11h da manhã) já chove e a tendência é de aumento da instabilidade em todo o leste paranaense. Imagens do amanhecer aki na Ilha do Mel 👇 Formação em desenvolvimento às 10h 👇
    11 points
  10. Pois é... Nós de SP e parte do Sudeste precisávamos muito deste tempo chuvoso reinante aí em SC. Abaixo, os níveis dos principais sistemas de abastecimento de água da região metropolitana de SP. Estão em ordem decrescente de volume de fornecimento. Os valores são de hoje e entre parênteses a situação há 30 dias atrás. Cantareira: 42,2% (34,9%) Alto Tietê: 57,1% (53,4%) Guarapiranga: 68,4% (53,1%) Rio Grande: 81,1% (78,8%) São Lourenço: 60,2% (59,6%) É aquela história, as chuvas isoladas que têm caído ajudam mas não resolvem. Com um tempo chuvoso igual ao que está em SC, o Cantareira já chegou a subir 0,8/1% em um dia, bem diferente do ritmo de aumento mostrado acima (7,3% em 30 dias). A situação ainda não está desesperadora mas já preocupa bastante, por causa do período seco que começa normalmente em abril. A situação de várias hidrelétricas também não está melhor. -------------------------- Quanto ao tempo em Sampa, é só ler os posts dos dias anteriores... que continua tudo igual.
    11 points
  11. Voltou a chover em Florianópolis, a estação do INMET acumulou 20 mm na última hora. Ao todo, há 2 pessoas desabrigadas na cidade e 20 pessoas estão desalojadas. A Prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência.
    10 points
  12. Chuva deu uma trégua em Floripa, porém pode chover novamente nas próximas horas. Maiores acumulados de chuva das 0h até 15h em Florianópolis: Centro/CASAN: 215,6 mm Santo Antônio de Lisboa: 119,6 mm Itacorubi: 102 mm
    10 points
  13. Hoje em Blumenau o tempo está um tiquinho mais seco, não chove e o sol aparece timidamente às vezes entre o monte de nuvens. Ontem também já não choveu muito (14mm). Faz 26,6C com 84% ao meio dia. Hoje completo 7 dias sem baixar de 80% de umidade relativa. está ocorrendo uma infestação bizarra de mosquitos.
    10 points
  14. Chove muito forte na parte central de Floripa. Vários pontos de alagamento são registrados, quedas de muros e deslizamentos. Na estação da CASAN no centro, choveu 130 mm nas últimas 2h (50 mm às 10h e 80 mm às 11h). Enquanto isso, em alguns bairros da cidade não choveu nada.
    10 points
  15. Últimos dias em Adamantina tem sido quente; ontem tivemos máxima de 34,2ºC hoje mínima 21,1ºC. A influência do bloqueio é bem visível por aqui, principalmente no período da tarde, ontem amanhecemos com céu claro sem muitas nuvens, só alguns cirrus, a partir do meio dia não houve formação de cumulus e nem cumulus congestus, ou seja, influência do bloqueio, os poucos que se formam não tem desenvolvimento vertical já que o mesmo funciona como uma "tampa" em médios níveis. A partir das 14h/15h o céu fecha de nuvens altas provenientes da dissipação das instabilidades entre o PR/MS, porém nada de chuva aqui na Alta Paulista, já no extremo oeste tem tido algumas pancadas já que é menos atingido pelo bloqueio. Nos últimos 7 dias choveu bem em áreas do MS e PR: Angélica/MS 244,6mm (7dias) Itaporã/MS 184,4mm (7dias) Cidade Gaúcha/PR 201,8mm(dias) Para os próximos 7 dias a projeção não é animadora para a maioria das partes do Brasil, o bloqueio segue insistente, apesar do enfraquecimento, e a chuva bem aquém do que esperamos para época: Pelo que se observa nas rodadas atuais a chuva deve se concentrar ainda mais a sul, sobre principalmente SC/PR e RS (oeste desses estados). Com isso as temperaturas devem ficar bem acima da média no centro do país (maior insolação) enquanto nas áreas com tempo mais fechado abaixo da média. Pelo YR deve voltar chover em formas de pancadas isoladas nesta semana em Adamantina, as temperaturas continuam um pouco altas para época, até o momento o mês está bem comportado em temperaturas absolutamente dentro da média.
    10 points
  16. Boa noite... Passando o fds em Ilha do Mel, litoral do Paraná e como não poderia deixar de ser, à exemplo dos últimos dias, choveu horrores por aki. Acumulados em torno dos 70 mm desde às 11h da manhã. Durante a semana os acumulados na região ultrapassaram os 100 mm em mais de 1 episódio e provavelmente este será um dos janeiros mais chuvosos no nosso litoral. Ruas alagadas por toda a parte em q se olha, e aki, diferente do interior, tem bom escoamento das águas, a maré está baixa e o solo é 80% arenoso. Algumas imagens q eu fiz nesta tarde..
    10 points
  17. E NÃO TEM FILTRO, NEM NADA. ATÉ FILMEI. REALMENTE IMPRESSIONANTE. 20210124_144911_854x480.mp4
    9 points
  18. 9 points
  19. Isto me lembra algo típico de várias áreas do litoral paulista e mesmo da região das nascentes do rio Tietê. Os rios, mesmo sendo limpos e sem poluição, têm água cor de "Coca Cola". Não é à toa que está cheio de rios com o nome de rio Preto ou Una (Preto em tupi) no litoral paulista. O Tietê mesmo, na região de Biritiba-Mirim, a leste de Mogi das Cruzes mas ainda na região metropolitana de Sampa, totalmente sem poluição (Ainda), têm águas dessa cor na época da seca.
    9 points
  20. Temporal com granizo e vento de 107 km/h gera danos em Echaporã, SP A intensificação de áreas de instabilidade sobre o centro-oeste de São Paulo permitiu a ocorrência de tempo severo em vários municípios, onde estragos foram contabilizados. Os mais afetados foram Echaporã, Lutécia, Oscar Bressane e Paraguaçu Paulista. Em Echaporã, a precipitação começou pouco depois das 14h30min acompanhada de granizo, chuva intensa e fortes rajadas de vento. De acordo com a prefeitura, árvores caíram nos bairros Barra Funda, Centro e Odilon Milani. Alguns veículos estacionados em vias públicas foram atingidos, mas ninguém ficou ferido. Várias unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso, segundo a Energisa, devido à queda de árvores e galhos na fiação, principalmente na zona rural. Em apenas 40 minutos, a precipitação acumulada no pluviômetro convencional do (Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), instalado na agência PDRadar, chegou a 52 milímetros e a rajada máxima de vento aferida em estação meteorológica automática particular em fazenda do município atingiu 107 km/h.
    8 points
  21. 8 points
  22. Profetas das Chuvas (observadores da natureza) reunidos hoje na cidade de Quixada-Ce, projetaram chuvas acima da média para a estação chuvosa no Estado contrariando o prognóstico da Funceme. Agora é aguardar ! Modelos X Conhecimento Popular, quem será mais preciso ?
    8 points
  23. 7 points
  24. QUEM ESTÁ ZONA SUL E ZONA LESTE DE SÃO PAULO PODE FICAR ESPERTO. QUE TEM NUVENS COM GRANDE DESENVOLVIMENTO. 20210124_140205_1280x720.mp4
    7 points
  25. Essa foi uma boa análise, show de bola. Esse é o mal do efeito baixada: a pouca ventilação. Como se não bastasse, a única estação em baixada hoje em JF é a minha, a 720m, uma baixada completamente cercada de vegetação, atrapalhando um pouco mais nessa ventilação. Veja que em Viçosa por exemplo, a estação do INMET também fica em baixada ou quase isso, porém tem mais vento lá, a média das Máximas é um pouco menor que a minha. Por outro lado, no inverno acontece que Juiz de Fora registra mínimas boas em suas baixadas, e recentemente descobri que há baixadas aqui que chegam mesmo a rivalizar com os registros do INMET em São João del Rei. Queria ver mais estações de baixada aí na região de Lafaiete, pois há grande potencial. E em BH, o grande destaque é mesmo o verão suave, pois o inverno infelizmente é prejudicado pelas grandes montanhas ao sul da cidade , que bloqueiam uma boa atuação das MPs. Lafaiete e JF tem muito mais eventos de máximas e mínimas baixas do que BH, apesar de todas serem muito próximas umas das outras. Porém, todas elas são muito beneficiadas pelas MPs marítimas. Os melhores eventos de frio em BH costumam ser com as MPs marítimas.
    7 points
  26. Maiores períodos de estiagem durante o verão na minha estação: Será que a estiagem atual vai superar todas as demais ? A previsão do Euro indica que SIM, existe essa possibilidade:
    6 points
  27. Impressionante a quantidade de chuva em Floripa! Quanto aqui em Curitiba: chuva persistente e fraca das 9:00 até umas 14 e depois nublado. Previsão do tempo, máxima era pra ser 27. Realidade nas estações próximas: 22 a 23,5, hehe
    6 points
  28. De onde estou é possível ver parte das belíssimas (e severas) Cbs que estão na região de Marília.
    6 points
  29. Temporal com vento intenso e bastante granizo de pequena dimensão (<3 cm) sobre Echaporã
    6 points
  30. Em Varginha a chuva não chega há cerca de 1 semana. Os dias tem sido quentes (28 até 31°C), e as noites na média (16 a 19°C). Valores do Inmet. Hoje, vamos tendo uma máxima de 27 após mínima de 16.8°C. Sol brilhando. Na Fazenda alguns dias fez um friozinho pela manhã na baixada. Termômetro acusou até 12/13°C. Mas geralmente tem ficado na casa de 15°C.
    6 points
  31. INSTABILIDADES ESTÃO PIPOCANDO NA RMSP ESTA TARDE. DESTAQUE PARA NÚCLEO DE FORTE INTENSIDADE NO EXTREMO SUL DA CAPITAL PAULISTA TEMPERATURA NO CENTRO ESTÁ EM TORNO DOS 29 GRAUS AGORA
    6 points
  32. Mãe e filha morreram soterradas após deslizamento de terra no bairro Saco Grande, aqui em Florianópolis. Deslizamentos próximos de casa: WhatsApp-Video-2021-01-24-at-12.27.46.mp4 WhatsApp-Video-2021-01-24-at-11.35.32.mp4
    6 points
  33. EM ROXO, O QUE SERIA O NORMAL PARA UM ALGE DE VERÃO. EM VERMELHO, O QUE TEM SE OBSERVADO NOS ULTIMOS 10 DIAS. BLOQUEIO CHATO PRA CARAMBA. FERRANDO COM NOSSO VERÃO.
    6 points
  34. A POLUIÇÃO ERA VISÍVEL. O CÉU ABAIXO DA NUVEM TINHA MUITOS POLUENTES QUE IAM SUMINDO COM A CHUVA.
    6 points
  35. Após o tempo mais fechado e as chuvas do começo da manhã (6,5mm), o tempo abriu e a tarde foi de sol entre poucas nuvens em BH. Por causa da grande influência marítima, as temperaturas estiveram brandas e variaram entre 18,4 e 27,5ºC no INMET Santo Agostinho, o que são temperaturas típicas de uma primeira quinzena de abril. Como a umidade baixou para 43% após a abertura do tempo, não houve grande abafamento: Embora exista a possibilidade de chuva leve em alguns dias até o fim do mês, não é significativo para o mês. Agora (18h40), tempo aberto, vento leve e 24/25°C.
    6 points
  36. Dia muito atípico por aqui. Céu encoberto por nuvens altas e médias o dia todo. Até agora não deu pra ver nem um vulto do sol em Queimada Nova e deve continuar assim. Na estação mais próxima, Paulistana - PI, a máximas diurna de hoje de 25,9ºC. Foi a menor máxima diurna sem chuva já registrada na automática (desde 09/2007). Além disso, as rajadas de vento hoje variaram entre 30 e 40 km/h deixando a sensação mais agradável ainda. O responsável por tanta nebulosidade no Nordeste é esse VCAN que está com centro entre o noroeste da BA e o sul do PI. As nuvens estão chegando a provocar garoa em alguns locais do sertão segundo o radar. Para amanhã a previsão novamente é de pouco sol.
    6 points
  37. Pra mim também tá me lembrando final de março. Aqui a previsão pro resto do mês não passa dos 29°. Se confirmar, o janeirão vai passar sem bater nos 30°. INMET Ouro Branco tá com máxima do mês logo no dia 1° com 29.7° Apesar da escassez de chuva nesses dias, janeiro já passou dos 170mm e apesar de ainda faltar uns 90mm pra média do mês, eu acho que o saldo ainda é bem positivo. Ano passado foi ótimo em precipitação, não teve ASAS e esse ano essa ASAS tá bem camarada. Talvez seja o trauma de 2014, 2015, 2019...esse ano sinceramente não dá pra reclamar. Minhas médias aqui estão 17.8°/27.7° o que é um janeiro absolutamente padrão. Eu acho @Renanque JF tem uma peculiaridade contra a gente aqui nesse eixo de Barbacena a BH, que JF é mais cercada de morros (o centro no caso, os bairros baixos da cidade. A região do aeroporto e da 040 já assemelha mais com aqui) e isso atrapalha um pouco a circulação dos ventos, acaba criando um efeito estufa aí que a gente nota também aqui quando desce de Lafaiete pra região de Itaverava e Piranga que tá numa altitude de 600m a 700m e cercada de morros. Mesma coisa quem desce de Barbacena pra Santa Barbara do Tugúrio, Mercês, Cipotânea e cai de uma cidade acima de 1100m e descampada pra cidades de 500m a 600m cercadas de morros. Aqui em Lafaiete, 950m a 1000m, muitas ladeiras pela cidade mas pelas fotos da pra ver que não estamos cercados de morros, então o vento vem com tudo. Agora, 14:40, bela tarde quase outonal em Lafaiete, 26 graus, umidade 48%
    6 points
  38. Cenário altamente abafado, sem vento e com trovoadas ininterruptas (roncando) entre Echaporã e Oscar Bressane.
    5 points
  39. Florianópolis superou a média de chuva de janeiro (estação INMET). As capitais que superaram a média de janeiro, até agora: - Florianópolis - Campo Grande - Rio Branco - Boa Vista - Salvador
    5 points
  40. Carlos Campos, que céu negro é esse no mar, parece nuvens de um furacao aproximando, mas sem ventania. Uma pena que o Inmet desativou a automática da Ilha do Mel, registrava altos volumes de chuva.
    5 points
  41. Noite começando com tempo nublado, porém sem chuva em São Paulo. Com a chuva que caiu mais para o meio da tarde, as temperaturas tiveram uma queda e ainda continuam mais agradáveis, já que o sol não voltou a aparecer. Nas estações do CGE, temos 20/12 graus no extremo sul e 22/23 graus em áreas do centro. Radar de São Roque mostra um núcleo de chuva com até forte intensidade sobre a região de Campinas. Além disso, temos pancadas de chuva no sul e sudoeste do estado de SP.
    5 points
  42. Boa tarde! Ontem o dia foi novamente de sol, muito calor e vento em Buenos Aires. A mínima foi de 22,6°C e a máxima de 32,3°C. À noite, mudanca em relacao aos últimos dias: o vento parou e tivemos aquele cenário típico do verao portenho, com calor, ar parado, alta umidade, sensacao de sauna. À 0h, por exemplo, tínhamos 27,2°C e sensacao de 29,2°C. Hoje tivemos mínima de 24°C, está novamente ensolarado, mas o dia todo sem vento, com umidade e abafadíssimo. Faz 33,8°C com sensacao térmica de 35,6°C. Muito, muito quente!
    5 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.