Jump to content

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/25/20 in all areas

1. Pessoal, postei o relato da minha caçada à neve em Anitápolis, confiram lá: ,
    18 points
  2. Europeu coloca neve em várias localidades do departamento de Buenos Aires e também em áreas do Uruguai no final do mês. Tanto o ECMWF quanto o GFS congelam a atmosfera em grande parte da Argentina e também do Uruguai por um período relativamente prolongado.
    17 points
  3. Piatã (1280m): Pico do Barbado (2033 m): Povoado Mato Grosso (1400 m ~ 1600 m):
    16 points
  4. Assim com uma penca de outros bazianos, eu também resolvi subir a serra na quinta feira, 20/08/2020, na expectativa de pegar alguma neve nesta que parecia ser a melhor oportunidade desde 2013. Em tempos estranhos de COVID, acabei desistindo de subir a serra geral com colegas bazianos e fiquei num sítio de amigos em Anitápolis, cidadezinha de 3 mil habitante espremida entre os Campos dos Padres (>1800m) e a Serra do Tabuleiro (1400m). localização de Anitápolis Como o evento se desenhava MUITO forte, com a cota de neve descendo abaixo dos 500 metros no leste de SC na madrugada de sexta, eu cultivava uma esperança de pegar neve nos pontos mais altos do município - os que eram acessíveis de carro, claro. Saímos de Florianópolis logo depois do almoço e, às 17h de quinta, estávamos no alto do Morro da Boa Vista (1250 m), em Rancho Queimado. Fazia 2/3°C e garoava: o suporte pra neve só chegaria à noite. Rumamos para Anitápolis enquanto os relatos de neve no RS começavam a pipocar: neve em Gramado, Canela, São Chico; chuva congelada no Chuí, Pelotas e até em Tramandaí! A expectativa só aumentava. Eu acabei sendo derrubado por um princípio de resfriado e isso me desanimou muito na noite de quinta. Estava com coriza e dor de cabeça, ainda que fraca, e o ânimo pra sair à caça da neve se esvaiu. Às 23h nevava forte em Bom Jardim da Serra, havia relatos de neve nos pontos altos de Rancho e Anitápolis, mas eu acabei ficando no sítio mesmo. Onde eu estava a altitude era de 600 metros e a todo momento eu checava pra ver se a garoa que caía ainda era só garoa mesmo. Fazia 3/4°C com precipitação, mas não passava do estado líquido. A chuva caía por vezes com intensidade moderada e isso me acendeu um alerta, já que poças estavam se formando: a neve podia estar acumulando nos locais altos. A garoa parou, devia ser por volta de 1/2h e eu decidi ir dormir, aceitando que não seria dessa vez que eu veria neve. Na sexta, eu quaaaase cometi o fatal erro de dormir até tarde. Ainda bem que coloquei 300 despertadores pra me ajudar a levantar. Saí da cama às 7h30 e vi que o céu estava limpo. Fui caminhando pra procurar geada e encontrei com o caseiro do sítio, Cláudio. Ele comentou na maior naturalidade que dava pra ver uma nevezinha lá no alto dos morros, e eu já fiquei eufórico. Super solícito, ele me deu uma carona de moto até um ponto onde se tinha uma vista panorâmica do Campo dos Padres. Ainda que o frio fosse cortante, o cenário era deslumbrante, totalmente anti intuitivo em se tratando de Brasil, e até o Cláudio ficou inebriado. A neve acumulada no alto das montanhas lembrava qualquer cenário europeu, mas na minha cabeça era um replay do que eu vi em 2013 de Florianópolis. Fotografei até não poder mais: Destaque pra neve que acumulou até nas partes "baixas", em torno de 900/1000 metros. É lógico que a minha única reação depois de tirar as fotos foi de ir até a borda da serra para ver o cenário de perto. Acabamos nos demorando pra tomar café da manhã e conseguimos sair só pelas 10 horas. A estrada que levava de Anitápolis até pertinho dos paredões é simplesmente espetacular. A região é encantadora, e as paisagens, minha opinião, são as mais lindas do interior de Santa Catarina: Já perto das 11 horas, a neve ainda estava lá, apesar de bem mais rala. A máxima foi negativa mesmo com sol no Morro da Igreja, melhor referência pras temperaturas nos picos do Campo dos Padres. Chegamos nos pés do paredão em um local único que ficava na cota de 900/1000 metros. Pouco antes de chegar atolamos o carro na lama, e os moradores que apareceram pra ajudar trouxeram a informação: nevou forte por ali e havia, inclusive, camada de neve acumulada pelo amanhecer nas partes baixas! Ficou claro que o atoleiro era especial: não era qualquer lama, mas neve derretida! 😅 moradores vindo nos socorrer e o lamaçal a neve derretida. foto: Duda Hamilton Era esse o cenário quando chegamos: Mas eu destaco aqui o cenário no mesmo local, mas bem cedo, antes de chegarmos, que foi registrado pelos moradores da região: WhatsApp Video 2020-08-21 at 22.07.23.mp4 Fotos de Sérgio Krtiscka. Apesar de decepcionante saber que por questão de horas eu não presenciei ISSO, não posso reclamar de nada desse evento. Até porque eu não conhecia a região, e quem diria que o amanhecer seria assim? Finalizando o relato, deixo as minhas fotos da neve nesse local sensacional, já ao redor das 11h, quando a branquinha só aparecia nos topos. Já voltando, ainda deu pra ver uma cascatinha com picos nevados, mas contra luz: No outro dia a geada foi forte:
    15 points
  5. Previsão do CFS para setembro - média das rodadas dos últimos 3 dias. Chuvas Poucas áreas do país poderão ter chuvas acima da média como o leste os sul do Brasil e o norte o oeste da Amazônia. São Paulo é o estado com o maior desvio negativo de precipitação prevista. Temperaturas (superfície e 850 hpa) Anomalias negativas no sul da Bolívia, parte do Paraguai, Uruguai e centro e norte argentinos, enquanto o sul do Brasil fica dentro a acima da média indicam MPs continentais bem bloqueadas. São Paulo tendo o maior desvio previsto (assim como desvio negativo das chuvas)
  6. Quem diz que não faz frio no Rio nunca passou pela Avenida Presidente Vargas e eu posso provar... Brincadeira a parte o ar gelado ainda dá as caras por aqui. Hoje observei máxima de 23º pela maior parte da cidade mas com aquele ventinho gelado que já pede uma blusa de manga comprida, pelo menos no Centro da cidade. Agora no fim da tarde senti mais frio que ontem no mesmo horário, já estava 20º por lá. Agora aqui na zona norte tenho 19º, boa temperatura pro horário. Essa madrugada já foi bem gelada. A próxima deve ser no mesmo tom ainda.
    14 points
  7. Chapada Diamantina tá no meu radar faz tempo Ainda vou instalar uma estação lá...só preciso saber um excelente local e o contato das pessoas...o resto eu me programo...
  8. Bom dia... Começando a terça-feira com frio considerável aki no leste. As nuvens passearam pelo céu de Piraquara ao longo de quase toda a madrugada, só se afastando por volta das 4h. Com céu limpo, a keda foi boa e possibilitou inclusive formação de geada antes do nascer do Sol. Mínima 3,0°C no abrigo e -1,7°C na relva (antes das 6h45). Por volta das 6h50 as nuvens retornaram e cobriram quase q totalmente o céu e assim permanece até o momento.
  9. Varição de 13°/26° hoje, com céu quase totalmente limpo, só com um pouco de nebulosidade a noroeste. Final de tarde:
    14 points
  10. HOJE, 36 ANOS ATRÁS, NEVOU NO CAMBIRELA BEM FRACO NO FIM DO DIA.
    13 points
  11. Boa tarde a todos... dia lindo, Sol com frio, porém muito vento em Nova Friburgo. A minima aqui em casa foi de 8 graus. No momento (14:40) faz 16°C na area urbana.
    12 points
  12. Uma semelhança interessante deste evento com julho de 2013: a mínima absoluta da onda de frio ocorreu no topão do Morro da Igreja. -7,8° em 2013 e -8,6° em 2020. Este ano por lá (UTC): E semi-normal atualizada:
  13. Mínimas região central, centro oeste, campo das vertentes e sul de Minas. INMET: Caldas: +0.9°C Maria da Fé: 1.5°C Monte Verde: 3.3°C São Lourenço: 3.8°C Florestal 4.9°C Bambuí: 5.6°C Varginha: 5.7°C Machado: 6.6°C Formiga: 7.2°C Barbacena: 7.6°C Lavras: 7.6°C Divinópolis: 7.8°C BH/Pampulha: 8.4°C BH/Cercadinho: 8.8°C São S. Do Paraíso: 9.1°C Ouro Branco 9.2°C Passos: 9.4°C *Oliveira e São João del Rei sem dados. Algumas PWS: Bairro do Charco Delfim Moreira: -0.8°C Matão Wenceslau Braz: -0.2°C Sítio da Lage Maria da Fé: + 0.8°C Coqueiral: 1.7°C Aiuruoca S. Águas Claras: 3.6°C Marmelópolis: 4.1°C Aiuruoca: 4.8°C Arcos (Calciolândia): 5.5°C Vargem Bonita (S. Da Canastra): 5.7°C Barbacena Zon. Rural: 6.6°C Faz. Fatec Itumirim: 6.7°C Res. Vilabella Nova Lima: 6.9°C Itajubá Unifei: 7.9°C Alphaville Nova Lima: 8.3°C Cooxupé: Cabo Verde: 4.5°C Campestre: 7.4°C Carmo do Rio Claro: 7.7°C Nova Resende: 8.9°C Campos Gerais: 9.2°C (deve ser topão) Guaxupé: 9.4°C Alfenas: 9.7°C (deve ser topão) Alpinópolis: 10.1°C Monte Santo de Minas: 10.4°C Na verdade, acho que a maioria das estações da Cooxupé ficam em topo. Sei que Cabo Verde e Guaxupé não ficam.
  14. Mínimas nas estações da grande Curitiba nesta manhã (25/08/2020): 3,0°C Piraquara/Kim 3,9°C Piraquara/Borda da Mata/Baz 5,2°C Colombo/INMET 5,4°C Curitiba/Pilarzinho/Stankevecz 5,4°C Quatro Barras/Britanite 5,6°C Curitiba/Orleans/Stankevecz 5,6°C Curitiba/Tarumã 5,7°C Curitiba/Ahu/Rodrigo Sguario 5,7°C Curitiba/Parque Barigui 6,1°C Curitiba/São Brás 6,3°C Colombo 7,0°C Curitiba/Campo Comprido 7,2°C Quatro Barras/Iraí 7,6°C Curitiba/Santa Felicidade 7,7°C Curitiba/Boqueirão 7,8°C São José dos Pinhais/Aeroporto 7,8°C Curitiba/Novo Mundo 7,9°C Curitiba/Jardim das Américas 8,2°C Curitiba/Boa Vista/Carlos Augusto 8,4°C São José dos Pinhais/Colônia 9,6°C Quatro Barras/Borda do Campo 10,0°C Tijucas do Sul
    12 points
  15. Bom dia. Seguem as mínimas desta manhã em São Paulo: - CGE MARSILAC: 5,1°C - CGE CAPELA DO SOCORRO: 5,4°C - CGE SÃO MATEUS: 6,6°C - CGE PIRITUBA: 7,6℃ - CGE PERUS: 8,2°C - CGE IPIRANGA: 8,5℃ - CGE JABAQUARA: 8,5℃ - CGE FREGUESIA: 8,5℃ - CGE SANTANA: 9,8℃ *Outras estações do CGE variaram entre 9,1℃ a 9,9℃ - INMET SESC: 9,8°C - INMET MIRANTE: 9,9℃ - IAG: 7,2°C - CETESB PICO DO JARAGUÁ: fora Região Metropolitana: - CGE SANTANA DE PARNAÍBA: 6,9℃ - CGE MAUÁ: 6,9℃ - INMET BARUERI: 8,1℃
  16. Foi bom termos aproveitado essa grande massa polar porque, agora, não aparece nenhuma nova perspectiva de incursão gelada para nós. O bloqueio do interior do continente ganha força e vamos todos para um padrão tedioso de secura e temperaturas acima da média. É provável que os primeiros dias de Setembro sejam quentes, mas nada fora do normal. Alguma novidade pode ainda aparecer por aqui ? Claro, afinal ainda estamos na época de MPs. As previsões podem passar a sinalizar algo, mas por enquanto nada de concreto. Outra mínima de 1 dígito confirmada tanto no INMET (09,9°C) quanto aqui (09,6°C).
  17. Nao sei a Patagonia, mas no caso de Buenos Aires o inverno foi ruim (ruim = temperaturas acima da média, no caso). Desvio de +1°C em junho, -0,4°C em julho, e provavelmente mais de +1°C em agosto. Falando nisso, Buenos Aires teve dia bem primaveral. Dia ensolarado, com mínima de 12,4°C e máxima de 23,7°C, a maior em quase 20 dias. Agora, meia-noite, ainda 18,8°C. A previsao para amanha é de céu nublado, possibilidade de chuva e temperatura entre 16 e 20°C, bem acima da média novamente. Em Sao Paulo, sol, poucas nuvens e ainda frio de manha: mínima de 9°C e máxima de 19°C aqui na zona leste, onde já faz 11°C. Amanha o dia será muito parecido ao de hoje, com temperatura entre 8 e 20°C.
    12 points
  18. Frio intenso nessa massa de ar polar, durante a atuação dessa massa de ar polar eu falei quero sentir frio rigoroso de verdade, então na noite de sábado para domingo peguei o carro e fui até o Parque Nacional de Itatiaia. Saí aqui do bairro de pilares com chuvisco e temperatura de 17 graus friozinho carioca que todos já conhece ( OBS termômetro do carro) com uma blusa leve de manga comprida. Parei no Graal de Itatiaia por volta de 3:30 já estava sentido frio o termômetro do carro acusava 12 graus. coloquei por cima da blusa de manga um casaco mais pesado. Saímos do mesmo e fui direto para entrada do parque, sendo que ao subir a serra da garganta do registro eu mesmo com uma blusa de manga comprida e casaco vidro do carro começou a ficar muito gelado e ficar bem frio dentro do carro na qual pela primeira vez desde que peguei o carro em 2017 tive que ligar o ar quente do mesmo, ao chegar no portão do Parque Nacional de Itatiaia quando o mesmo acusava 0,5 graus e podia ver gelo nas plantas desci do carro meu Deus Frio Extremo para um carioca, tive que por blusa de manga comprida, casaco leve, um casaco pesado por cima do casaco leve a luva, meu corpo não parava de tremer de tanto Frio comecei a andar kkk e minha mãos mesmo com a luva parecia queimar, realmente quem não está acostumado pegar uma temperatura dessa e bem estranho mesmo, o local e bem bonito apesar de ter muitas trilhas fechadas por conta do COVID acabamos fazendo a trilha das Pratilheiras porém ao clarear a sensação de frio foi reduzindo e no sol tava até agradável porém na sombra o frio quando ventava era bem intenso. Bom já estou feliz peguei Frio Intenso em 2020.
    11 points
  19. Há um registro de 0.9 C em Morro do Chapéu, BA. Tirei essa imagem do livro Climatologia da região Nordeste do Brasil: introdução a climatologia dinâmica; subsídios a geografia regional do Brasil, página 46 (figura 18.14). https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/consulta/busca?b=ad&id=126782&biblioteca=vazio&busca=autoria:"NIMER"&qFacets=autoria:"NIMER"&sort=&paginacao=t&paginaAtual=1 Se houve geada eu não sei, mas há pessoas no fórum com mais competência pra comentar esse evento. edit: faltou o restante da legenda.
  20. Umidade relativa muito baixa em várias cidades de Minas, Goiás, norte de SP e MS. Alguns valores neste momento: 13% em Campina Verde, MG/Ituverava e Barretos, SP; 14% em Pirapora, MG 15% em Ariranha e Jales, SP/Catalão, GO; 16% em Franca, SP; 17% em Uberaba e São Sebastião do Paraíso, MG/Caiapônia e Aragarças, GO; 18% em Patrocínio, Conceição das Alagoas, Passos e Montalvânia, MG/ Pires do Rio, GO / Pradópolis, SP / Costa Rica e Sonora, MS;
  21. BH no momento tem 20,4⁰ C, com lindo céu azul sem nenhuma nuvem. Minha mínima foi de 10,9⁰ C, mas nas áreas mais altas de BH e na Pampulha chegou a 8 graus, como já informado por colegas anteriormente.
    11 points
  22. Mirante de Santana conseguiu anotar mais uma sub-10 com 9,9°, a quinta seguida, a verificar mas acho que desde 2016 isso não acontecia. Na periferia Marsilac teve 5,1°
  23. Que dia, irmão! Aqui tá com um sol lindo também, meu termômetro marca 22,4ºC na varanda de casa. Hoje foi a 6ª mínima sub-10 desse ano em Belo Horizonte/INMET Pampulha: 27/05: 9,3 28/05: 8,6 29/05: 8,3 23/06: 9,5 04/08: 9,5 25/08: 8,4 Por questão de detalhe não fomos novamente aos 7,XºC.
    10 points
  24. Meteoblue dizendo 11 C no Pico do Jabre na madrugada de quarta pra quinta. 🤔 Espero que a estação não fique offline pra ver qual vai ser. Também tem essa previsão entre 11 C e 14 C pra vários outros lugares altos da região da Borborema. Triunfo, Poção com 12 C e seus bairros mais altos ~1100m com 11 C. Mas..... nenhuma estação pra averiguar. Garanhuns com previsão de 13 C e Arcoverde com 13 C. Edit: Garanhuns: Serra do Ponto (1199m): Tabuleiro Monte Cafundó (1078 m):
  25. Ao que colhi de informações a neve de 84 foi mais forte em São Bento do Sul do que a de 75. Já em Campo ALegre as duas tiveram boa intensidade
  26. Fui surpreendido por uma garoa forte aqui na região metropolitana do Rio, próximo a subida da serra de Petrópolis. Suspeitei que fosse chover, mas não essa hora! 16 graus nesse momento!
    10 points
  27. Boa noite, mais um dia marcado em Friburgo por baixa temperatura e alternando de Sol a nublado durante o dia, mal dava pra aquecer. Aqui em casa variou entre 6 e 18 graus. No momento(21:55) venta e céu parcialmente nublado, faz 12 graus na área urbana.
  28. Variação hoje 3,0/18,4°C com variação de nebulosidade ao longo da manhã e bastante sol no período da tarde. Algo bem interessante foi a excelente visibilidade depois das 14/15h. Vento constante do leste/sudeste e pouco mais do q moderado manteve a sensação de frio ao longo de todo o dia. Ao entardecer a sensação de frio aumentou bastante e nuvens baixas se mantiveram de prontidão na serra.
    9 points
  29. Hoje esquentou bem em Mondaí, a noite teve a presença do vento nordeste e a mínima foi de 16,9C com umidade máxima de 77%: A máxima bateu 30,1C. Intensa variação de temperatura nos últimos dias: Data Temp. Mín. (Cº) Temp. Máx. (Cº) 19/ago 13,9 23,9 20/ago 2,5 15,0 21/ago -0,9 15,2 22/ago 0,8 21,0 23/ago 5,1 24,9 24/ago 9,8 27,3 25/ago 16,9 30,1 Em Blumenau segue agradável devido aos ventos do mar e a nebulosidade, hoje a máxima foi de 22,0C. Fim de agosto será muito quente em Santa Catarina.
  30. Agora que eu vi as mínimas aqui na serra: 1,3ºC Dona Francisca 0,8ºC Sítio São Miguel Arcanjo (também na serra) Valores ainda muito bons que com certeza ajudarão na média mínima...resta saber o que esses últimos dias de agosto nos reservarão nas máximas, que devem subir gradativamente...
  31. Noite de segunda feira com céu praticamente limpo em São Paulo. O dia foi com um céu azul bem lindo (livre daquela camada de poluição) e um pouco de nuvens baixas, vindas dos ventos marítimos. As temperaturas nas estações do CGE estão entre 10 e 13 graus (valores arredondados). Imagem do satélite desta noite mostra o leste de SP praticamente livre de MM. Essa nebulosidade está nas proximidades do Vale do Ribeira.
    9 points
  32. Hj em Maringá Casa 12 e 26 Cocamar 13 e 25 Simepar 13 e 25 Aeroporto 11 e 26 Inmet 14 e 26 Londrina Simepar 11 e 23 Aeroporto 14 e 25 Engraçado sábado Fez 3 C em Maringá nada de anormal para nossa região ... Hj de tarde por volta da 18 fui andar de bike com meu filho e escutei cigarras cantando.. é muita doidera antes isso só acontecia aqui em novembro .... Agora no inverno ouço cigarras ... Muito estranho....
  33. Olha, 1984 é histórica em muitos níveis no sul. Além da neve generalizada, incluindo Porto Alegre com seus 2,4°C à tarde, ainda Florianópolis registrou a mínima absoluta com 1,3° no Inmet São José. Tudo isso quase em setembro! Então essa de 1978 precisa ser realmente muito forte pra ser comparável a 1984 por aqui. obs.: julho de 1918 também fez 1,3° em Florianópolis, mas na época a estação ficava no terraço de um prédio no centrão. Com certeza no local atual o registro teria sido bem menor. Pra ver a força de julho de 1918!
    8 points
  34. Aproveitando a deixa Fez 7.8 C nessa última madrugada em Diamantina, MG. Uma cidade belíssima que é patrimônio mundial da UNESCO, na região do Jequitinhonha.
  35. Nevoeiro denso cobrindo a ZN de São Paulo (ao menos). No CGE Santana depois de bater 13,1° caiu para 12,5°. EDIT: Garoa fina nesse momento.
  36. Inmet Varginha (950mt): 5.7°C PWS Coqueiral (850mt): 1.7°C Alguns sites estão apontando que amanhã será registrado a menor mínima. Ainda terá rastreamento para isso?
    8 points
  37. Enquanto isso, por aqui, o amanhecer foi ainda um pouco mais gelado do que o de ontem, a mínima foi sub-7 em Mauá. É muito estranho o RS já estar quente enquanto aqui permanecemos sob efeito de ar polar rs
  38. Início de madrugada bem frio por aqui, com apenas 10,9°C e vamos a mais uma sub-10 no ano. Se o tempo colaborar, consigo uns 8°C amanhã cedo.
  39. Estava 12 graus 1 hora e meia atrás (vi na Pilarzinho aqui em Curitiba)O tempo abriu e a temperatura começou a despencar aqui antes de ir dormir. To indo dormir com 8,7 graus já. Chuto que teremos algo entre 6 a 8 graus na mínima amanhã de manhã. Ainda acho que aparece algum nevoeiro por aqui, algo assim. Ao menos mais uma sub 10 já tá garantida amanhã
    8 points
  40. É que o pessoal aqui é do Brasil Abaixo de Zero. A gente tem que criar o Brasil Acima de Zero. ____________ Edit: Brincadeiras à parte tivemos mais um belo dia ensolarado e poucas nuvens. Variação de 28,9 a 21,7
  41. A noite passada foi beeeeem fria. O INMET Ouro Branco não caiu de 9° mas aqui em casa em Lafaiete a mínima foi de 7,5° Comentário geral das pessoas sobre como essa noite foi gelada. A temperatura até que não foi nada assim tão extraordinária mas tivemos um vento razoável e insistente a noite toda e madrugada adentro, por isso acordei com o pé gelado e todo mundo tá falando disso hehehe Hoje foi um dia de céu de brigadeiro como não via há tempos. Nenhuma nuvem sequer. Máxima de 20 graus Como hoje ficou mais seco, umidade caindo aos 40% e céu completamente limpo, se parar um pouco esse vento a próxima noite promete muito....A previsão indica mínima de 6 graus Por enquanto, 17:50, faz 17 graus em Conselheiro Lafaiete
    7 points
  42. Há uns 10, 15 anos atrás, não tinhamos uma rede de monitoramento tão ampla na serra catarinense, nem na Mantiqueira... Quem sabe daqui um tempo o planalto da borborema e a chapada da Diamantina não se tornem a próxima 'fronteira Meteorologia do frio no Brasil'hahaha. pelo menos pra mim é um clima muito interessante !
  43. Havia um pouco de inversão térmica em julho-2009, por isso não teve precipitação invernal aqui em Campo Grande. Nas ondas de frio de 1955, 1975, 1978 e 1979 sem dúvidas nevou no Sul do MS (o jornal Correio do Estado tem uma reportagem datada de 18/07/1975, que relata com fatos comprovados que nevou em Ponta Porã, e as geadas atingiram todo o sul do MT, foi antes da divisão). Há um relato de neve em Bandeirantes, município ao norte de Campo Grande também em 1975. Nos anos 1970 há registros de mínimas abaixo de zero na capital sul-mato-grossense e inferiores a -4° no Sul do estado; estranhamente para Campo Grande consta apenas uma mínima de -0,8° na onda de frio de agosto 1978.
  44. Boa notícia, @Wallace Rezende, @marinhonani, @Aldo Santos. Parece que os equipamentos da estação convencional de Juiz de Fora passaram por calibração e o termômetro de máxima voltou a ficar ajustado como era antes. Nos últimos dias, as diferenças entre ele e a automática tem ficado na casa dos 00,3C a 00,5C , ou seja, igual antigamente. Já as mínimas estão praticamente idênticas. Com isso, animei em voltar a tabelar a convencional. A anotadora da estação se chama Andréia e ela faz as medições lá desde pelo menos 2005, quando entrei na faculdade e tive algumas aulas de campo lá. Espero que, quando ela aposentar, tenha alguém pra ficar no lugar dela.
    7 points
  45. Ciclone Extratropical no oceano impulsionando um vento forte e gelado aqui para o ES. Ontem a noite foi surreal o vento frio aqui na região metropolitana de Vitória. O vento forte desfavoreceu as mínimas no Caparaó e na região de Pedra Azul. Mas as condições de tempo trouxeram recordes hoje cedo, principalmente no noroeste do estado. Algumas estações registraram hoje a menor temperatura de 2020 Santa Teresa(INMET): 9°C Ecoporanga(INMET): 11,2°C Nova Venécia(INMET): 12,2°C Marilândia(INMET): 11,3°C Linhares(INMET): 14,3°C Estação particular Alto Rio Novo: 9,2°C
  46. Bom dia, pessoal. Mínima de 14.1˚C (Simepar) aqui em Umuarama. O dia amanheceu com temperaturas baixas entre a RMC, os Campos Gerais e o Centro-Sul. Temperaturas mais elevadas entre o Noroeste e o Oeste. Temperaturas mínimas (Simepar e Inmet):
  47. Sim, Nani! Eu tinha gincana no colégio aquele dia. Saí de casa já com frio. Minha mãe me alertou para pegar um casaco mais quente ( carinho de mãe kkkkk). Foi muito bom ter pego, pois a temperatura caiu abruptamente durante a tarde. Eu lembro que era uma geladeira por volta das 15h30min ou 16h. Em alguns pontos da cidade, chegou a marcar 2°c durante a tarde, de acordo com medições da época. Forte abraço!
    7 points
  48. PWS Coqueiral/MG, 850 mt, baixada, está com apenas 6.4°C às 00:15. Chega a 2°C? 2.5°C?
  49. Pelo pouco que sei dizem que não mudou quase nada em termos de métodos e aparelhos de lá pra cá, o que aumenta a confiabilidade da leitura, excluindo-se a falha humana. Essa Mp foi um colosso para a cidade, há relatos de que trechos do córrego do Anhangabaú (que não era canalizado naquela época) congelaram tanto que passava gente por cima (ou seja uma camada de vários cm). --- Mirante de Santana (automática) variou hoje entre 9,2º/20,4º. Agora com o céu limpo era de se esperar uma queda mais vigorosa, mas a ilha de calor já volta a atrapalhar, ainda fazia 13,3º na leitura das 22h.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.