Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/11/19 in all areas

  1. Estação do INMET SESC Interlagos já acumulou desde 01/01 até 02:00 de hoje (em apenas 70 dias) incríveis 927mm!! Só essa chuva de hoje já acumulou mais de 84mm. Enquanto isso o Mirante está bem próximo da marca de 800mm desde o começo do ano..
    8 points
  2. @Cristiane Wohlersvejo que sempre curte minhas publicações. Não se acanhe, participe conosco e poste no BAZ também 😉
    7 points
  3. Dados de Belo Horizonte em Agosto de 1999: 15/08 - 13,2/24,5 16/08 - 09,5/13,6 17/08 - 10,6/16,8 18/08 - 12,2/20,7
    6 points
  4. Cara, o problema é que você ainda tenta reafirmar uma posição claramente refutada pela maioria...Perceba que não estou dizendo que quem está certo é A ou B, somente que você continua numa Cruzada para fazer os outros concordarem com você, e isso passa longe de ser o objetivo desse tópico (que pelo menos até onde sei é para monitoramento do tempo), além de me parecer um tanto quanto imaturo. Entendo que se quer chamar a discussão de se a transição começou ou não o mais certo seria criar um tópico dedicado a isso, eu mesmo teria o maior prazer de comentar, tenho algumas opiniões sobre, mas não creio que uma discussão totalmente subjetiva, sem nenhum apoio literário ou empírico significativo deva prevalecer por aqui. Abraços.
    6 points
  5. Caco, faz 1 mês que você está falando em transição verão-outono, uma hora ele virá, calma, todos já entenderam.
    6 points
  6. Sobre essa chuva em São Paulo, ocorreu uma coincidência: hoje faz três anos daquela chuvarada de 11/03/2016, a diferença é que aquela de 2016 foi generalizada e teve acumulados de mais de 100mm em praticamente toda a Grande São Paulo, com direito a abertura de comportas da Represa de Mairiporã, o que ocasionou uma enchente em Franco da Rocha e também alagamentos em várias cidades do norte da RMSP e deslizamentos de terra em Francisco Morato e Mairiporã, que mataram mais de 10 pessoas. E os maiores acumulados se concentraram principalmente nessa parte do norte da RMSP. Essa chuva que ocorreu hoje não atingiu aquela região(Perus, vizinha aquelas cidades mencionadas daquela enchente de 2016, só teve 13,8mm), ficou bem restrita ao sudeste da Grande São Paulo, mas que causou impacto em toda a Região Metropolitana devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí.
    5 points
  7. DEFINA O QUE É OUTONO POR AÍ. FICA MELHOR . AQUI, POR EXEMPLO, AGORA É QUE ESTÁ COMEÇANDO (SUMIRAM AS TROVOADAS DE VERÃO, AS ÁRVORES ESTÃO DANDO OS PRIMEIROS SINAIS DE MUDANÇA, A TEMPERATURA BAIXOU DE FORMA MAIS CONSTANTE, AINDA PODE TER PICOS DE CALOR, MAS CURTOS, SÃO FATOS MUITO PERCEPTÍVEIS QUE ESTÃO ACONTECENDO. PELO QUE VEJO NO SUDESTE E CENTRO OESTE NEM DE LONGE TEM SINAIS DE OUTONO, QUE COMEÇA PRIMEIRO ONDE O FRIO É MAIS CONSTANTE E LONGO, OU SEJA O RS E BOA PARTE DE SC. DEFINIDO O QUE É OUTONO, FICA MELHOR PARA EVITAR BRIGAS BOBAS. PARA MIM, SALVO RARÍSSIMOS ANOS, OU CASOS, O OUTONO CLIMA DAÍ SÓ DE MEADOS DE ABRIL/COMEÇO DE MAIO É QUE INICIA E A PRINCIPAL CHAVE, CASO DE VOCÊS, É A CHUVA, JÁ QUE A TEMPERATURA A MUDANÇA É MAIS LENTA, BEM MAIS LENTA.
    5 points
  8. Estação do Cemaden em Santo André reportando até 165mm, outras 140 e assim vai. Baita chuva!
    5 points
  9. Creio que o verão climático já acabou aqui pelas bandas de Curitiba. Previsão de máxima de apenas 21º hoje. Em tempo: Falta 9 dias para o Outono astronômico!
    4 points
  10. Essa chuva o Mirante acumulou 37,2mm. Com essa chuva de hoje, o Mirante já acumula em 70 dias deste ano 810,4mm. No mês de março, o Mirante já acumulou 166,1mm e na média 1961-1990 a chuva de março já ultrapassou a média(mas ainda não ultrapassou a marca de 214,5mm na 1981-2010) Na média 1961-1990(cuja média é de 160,5mm) a chuva está 3,4% acima da média. Na média 1981-2010(cuja média é de 214,5mm), o Mirante atingiu 77,4% do esperado para todo o mês. Uma coisa interessante que só vou falar melhor quando terminar o mês(quando vou divulgar a média de março da década - que será interessante) é que março se consolidou como o mês com o maior mínimo mensal de precipitação da década. Outro fato interessante é que somente em 70 dias deste ano(estamos no dia 11/03 e o verão ainda não acabou) quase todas as marcas de chuva significativa em 24h já superaram o total de 2018 inteiro: Dias com chuva de 25mm ou mais: 14 ocorrências(no ano de 2018 foram 11 ocorrências) Dias com chuva de 30mm ou mais: 11 ocorrências(em 2018 foram 9 ocorrências) Dias com chuva de 40mm ou mais: 7 ocorrências(em 2018 foram 4 ocorrências, essa foi a marca batida com a maior folga este ano em relação ao ano passado) Dias com chuva de 50mm ou mais: 2 ocorrências(em 2018 foram 3 ocorrências, essa marca ainda não foi batida este ano) Dias com chuva de 60mm ou mais: Nenhuma(em 2018 foram 2 ocorrências) Outras estações do INMET: SESC Interlagos: 88,6mm Barueri: 48,8mm Na estação do IAG, o acumulado provavelmente foi ainda maior que o do SESC Interlagos(as estações mais próximas são as do Jabaquara e do Ipiranga, que acumularam respectivamente, 108,2mm e 98,6mm, o IAG pode ter acumulado até mesmo maior que o das duas estações). Vila Prudente(CGE) já deve ter acumulado mais de 700mm desde 01/02.
    4 points
  11. Bem lembrado ! Lembro bem dessa fortíssima MP. Juiz de Fora teve a bizarrice de registrar, dia 15/08/99, 07,8C na leitura das 15h no INMET ! Incrível ! Nesse dia, a máxima foi de 13,1C à meia noite. A tarde inteira foi sub-10. A mínima do dia seguinte foi de 06,5C, o que provavelmente evidencia tempo nublado.
    4 points
  12. Vou. Não tem nas regras algo claro sobre flood, mas existe a regra do bom senso também, essa é universal e não precisa ser verbalizada. Se eu vejo que a minha conduta incomoda mais do que agrada ao coletivo, eu simplesmente paro.
    4 points
  13. Chuvas de verão novamente hoje a tarde. Serviu pra refrescar.
    4 points
  14. Essa é a Avenida dos Estados. que margeia o Rio Tamanduateí. É um vale, toda a aguá que cai na região escorre pro Tamanduateí. Há relatos de casas inundadas até o teto. E A CHUVA NÃO PÁRA!
    4 points
  15. Boa noite! Estou de volta a Buenos Aires e por aqui ontem tivemos o dia mais frio do ano até agora, tanto na mínima quanto na máxima. A temperatura variou entre 10,7°C e 22,7°C, com média simples do dia em apenas 16,7°C. Hoje tivemos um dia de sol e céu parcialmente nublado, com mínima de 16,4°C e máxima de 23,5°C. Agora temos céu limpo, 20,2°C, URA de 63%, vento nordeste a 11 km/h e pressao de 1.020,4 hpa. Ao que tudo indica, será uma semana agradável por aqui e o verao parece estar ficando definitivamente no passado. A segunda deve comecar com neblina, especialmente em áreas periféricas, e depois teremos céu parcialmente nublado a nublado. Mínima de 17°C e máxima de 25°C. O sol nasce as 6h49 e se poe as 19h17.
    4 points
  16. Que delícia esses ventos outonais em Belo Horizonte. Hoje foi um dia bonito de 33ºC de máxima, com mínima de 24ºC. A temperatura não caiu abaixo de 20ºC neste mês. A sensação térmica chegou a 36ºC na estação hoje.
    4 points
  17. Fevereiro aqui na região: Casa: Nos INMET's: Automática de Resende está off desde 23/02. A convencional só reporta mínimas 🤢
    3 points
  18. O clima tropical típico brasileiro é caracterizado por um período chuvoso e outro seco, podendo durar 6 meses cada um ou não (exceto no interior Nordestino entre o Ceará e região central da Bahia); sendo o verão o ápice das chuvas, quente e úmido, e o inverno o ápice da seca, ameno e com baixa umidade. A região deste clima vai do centro do estado de Rondônia, centro-sul do MT, Tocantins, sul do Piauí e Maranhão, sudoeste da Bahia, Goiás, Distrito Federal e metade norte de Minas Gerais, no litoral sul baiano e Espírito Santo temos uma variação mais úmida por causa dos ventos marítimos. As capitais com este clima são Cuiabá, Palmas, Brasília, Goiânia e Teresina. As massas polares chegam normalmente até a divisa de Goiás com o Tocantins e Sul da Bahia. A partir do paralelo 20S há uma nítida transição para o clima subtropical, onde apesar da existência de uma estação seca, os invernos já são mais úmidos e as temperaturas tem maior variação entre o pico máximo de calor e o pico máximo de frio, também começam a ser observadas as tempestades de primavera que ocorrem em setembro e outubro, vindo acompanhada de granizo e ventos fortes. Campo Grande MS possui estes clima misto, pois diferente de Cuiabá, Goiânia e Brasília, recebe com maior frequência as massas polares inclusive registrando mínimas de 5/6 graus anuais, Belo Horizonte e a cidade do Rio de Janeiro entram na transição climática, a capital carioca costuma registrar máximas bem baixas no meio do ano. São Paulo está mais próxima do clima subtropical, a única característica da tropicalidade fica por conta dos altos volumes de chuva no verão. Já o sul do MS e SP, PR, SC e parte do RS são totalmente Subtropical, inverno mais seco porém sem estação seca pronunciada ( nenhum mês com precipitação inferior a 40 mm) geadas entre maio e agosto e tempestades severas de setembro a novembro. A campanha gaúcha destoa do resto do país por possuir características de clima temperado típico, semelhante ao Uruguai e Argentina.
    3 points
  19. Aqui já se fala em 7 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/03/11/forte-chuva-isola-areas-na-grande-sao-paulo-e-causa-alagamentos.ghtml
    3 points
  20. Eu lembro de uma tarde garoenta em Agosto de 99 que a temperatura chegou a ficar abaixo dos 10°C durante a tarde em casa, mas não lembro se a mínima bateu a de Abril. Aliás tem umas 4 horas que chove incessantemente aqui em Santo André. Avenida que passa do lado de casa tá bem inundada. Da outra vez que choveu esse volume por tempo prolongado teve acidentes em encostas em Mauá com vítimas.
    3 points
  21. Hoje, no leste paulista, temos uma situação igual ao dia 03 de fevereiro, ou seja: Durante o dia tivemos sol, com os ventos soprando do mar. Mais para o final da tarde, áreas de chuva forte se formaram no litoral paulista e se deslocaram em direção a NNE, atingindo a grande SP junto com parte do Vale do Paraíba, depois chegando a áreas do sistema Cantareira. A diferença fica por conta da hora em que as chuvas começaram a atingir Sampa. No dia 03 de fevereiro, elas chegaram já pela madrugada (2 da manhã no horário de verão ou 1 da manhã no horário normal), enquanto hoje chegaram umas 19 horas (6 horas mais cedo).
    3 points
  22. Noite de Domingo de Caos Generalizado em São Paulo Vários corregos transbordaram pela cidade. 6 Subprefeituras estão em estado de Alerta. Alguns dos córregos transbordaram: Rio Tamanduateí, Córrego do Ipiranga, Ribeirão dos Couros, Ribeirão dos Meninos, Rio Verde, Rio Aricanduva. Acumulados de 100 e 110mm são observados em várias áreas de São Bernado do Campo.
    3 points
  23. O problema não é a transição em si, mas o quanto você repete isso. É cansativo. Você pode participar normalmente sem repetir a mesma coisa 500 vezes.
    3 points
  24. MAIS RECORDES HISTÓRICOS NO IAG EM 2019 Além do recorde absoluto de fevereiro tanto em chuva, quanto em temperatura, mais dois de proporções históricas foram batidos em Janeiro. Janeiro 2019 terminou como o mais quente de toda a história do IAG nas máximas e na temperatura média simples. E nas mínimas ficou no TOP 5. A máxima média de 32,4ºC destruiu o recorde anterior que era de 31,8ºC em Janeiro 2015. Na média Simples os 26,1ºC, quebrou os 25,6ºC do mesmo mês e ano. A Onda de Calor de Janeiro em São Paulo foi sem precedentes no IAG. MAIORES MÁXIMAS MÉDIAS NO IAG (1933-2019) 32,4ºC Janeiro 2019 31,8ºC Janeiro 2015 31,7ºC Janeiro 2014 31,6ºC Fevereiro 2014 31,4ºC Fevereiro 1984 MAIORES MÉDIAS SIMPLES NO IAG (1933-2019) 26,1ºC Janeiro 2019 25,6ºC Janeiro 2015 25,5ºC Janeiro 2014 25,4ºC Fevereiro 1984 e Fevereiro 2003 e Fevereiro 2014 25,3ºC Fevereiro 1994 MAIORES MÍNIMAS MÉDIAS SIMPLES NO IAG (1933-2019) 20,0ºC Fevereiro 1998 19,9ºC Janeiro 2001 19,8ºC Fevereiro 2001 - Dezembro 2012 19,7ºC Janeiro 2019 - Janeiro 1995 19,6ºC Fevereiro 2016 - Janeiro 1998 - Janeiro 1999 - Quanto as chuvas, eis agora os 5 meses mais chuvosos da História do IAG MESES MAIS CHUVOSOS NO IAG (1933-2019) 653,2mm Janeiro 2010 470,7mm Março 1991 469,6mm Fevereiro 2019 466,3mm Janeiro 2011 430,5mm Fevereiro 1995
    3 points
  25. Renan, a maioria das desativadas não aparece. Mas tem um "macete". Entra numa estação qualquer que aparece no BDMEP. Depois, lá em cima, no link, você substitui o nº OMM pelo da estação que você quer e pressiona o "Enter". Por exemplo, entra em Juiz de Fora: http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/gera_serie_txt.php?&mRelEstacao=83692&btnProcesso=serie&mRelDtInicio=01/01/1975&mRelDtFim=31/12/1980&mAtributos=,,1,1,,,,,,,1,,,,,, Aí, você substitui o 83692 por 83641 e dá "Enter". Vão aparecer os dados de Ouro Preto para o mesmo período.
    2 points
  26. Tá uma loteria total o pacífico equatorial... imagino que deve estar sendo um sufoco fazer uma previsão climática para o outono e inverno. Espero que essa torneirinha do Panamá continue aberta hehe
    2 points
  27. No verão há maior nebulosidade e chuva, o que faz com que as temperaturas nessas montanhas fiquem baixas durante o dia, já no inverno só perdem para os pontos mais altos de SC e RS.
    2 points
  28. Para o Sudeste, o maior destaque foram as temperaturas máximas muito baixas em toda a região, pro Sul, Centro-Oeste e Norte foi muito intensa, superior às de 2000.
    2 points
  29. Imagino que também tenham ocorrido à meia noite, essas máximas do dia 15. Foi uma tarde gélida em Minas
    2 points
  30. Eu não fazia acompanhamento de temperaturas, ainda era bem novo, morava num sítio em Carandaí e lembro do termômetro de mercúrio que nem chegou nos 12 graus de tarde, devia estar uns 11.5 e tinha um sol fraco
    2 points
  31. Machado, MG 15/08 - 08,5/18,3 16/08 - 05,3/20,5 17/08 - 06,0/20,1 Lavras, MG 15/08 - 09,8/17,5 16/08 - 07,6/18,1 17/08 - 09,1/17,7 São Lourenço, MG 15/08 - 08,7/14,4 16/08 - 06,6/17,4 17/08 - 02,7/19,4 Lambari está fora da casinha.
    2 points
  32. Dessa eu não sabia. Precisamos de mais dias assim aqui em BH! O mais recente foi 04/07/2017, onde a máxima foi de 17,1°C na Pampulha e 15,9°C na Cercadinho, com mínimas de 7,1°C e 6,1°C respectivamente. Mas em 2019 acho muito difícil!
    2 points
  33. Eu morava em Franco da Rocha na época dessa chuva. Ela começou por volta das 18:30 e se estendeu até às 24:00 de forma torrencial. Lembro que o índice pluviométrico em Franco foi 170mm, nas cidades vizinhas, Francisco Morato e Mairiporã e Caieiras foram nesse nível também, 170 ou 180 mm generalizados, a questão que a chuva veio do interior e parou na Serra da Cantareira, ficou mais amenizado ao chegar na capital paulista.
    2 points
  34. Belo Horizonte, nesta onda de frio, teve um dia em que as temperaturas oscilaram entre 9 e 13 graus, este valor consta como a menor máxima registrada.
    2 points
  35. Saldo da chuva: Pelo CGE foram 125,6 mm despejados em Mauá, e 142 mm no Riacho Grande, SBC. Pelo CEMADEN, impressionantes 173 mm registrados pelo pluviometro da Vila Mortari (do lado do meu bairro), aqui em Ribeirão Pires. Infelizmente, foram registradas quatro mortes por aqui em razão de um deslizamento de terra, os quatro estavam todos na mesma casa, um jovem de 21 anos e dois irmãos, um de 33 e outra de 36, e um primo, cuja idade não foi informada.
    2 points
  36. Idai chegou na categoria 3. O ciclone se tornou o sétimo grande da temporada 2018/2019. Essa é a temporada com maior número de grandes furacões, superando 2006/2007.
    2 points
  37. Para amenizar as coisas, sugiro que crie um tópico para discutirmos estações climáticas e transições. Assim, evidenciaria o assunto e mais pessoas poderiam participar.
    2 points
  38. Alguns dos bairros que tiveram os maiores acumulados são os que estão bem próximos do ABC(parece que o IAG teve acumulado altíssimo de chuva, já que Jabaquara (o mais próximo) teve 108,2mm). Vila Prudente(que talvez é o bairro que mais choveu na cidade em 2019) teve mais um gigantesco acumulado, foram 111mm nessa chuva.
    2 points
  39. Eu particularmente fiquei bem surpreso com a força desta instabilidade que despejou mais de 100mm na região do ABC. Eu estava no vale do Paraíba a tarde e olhei nos radares e vi que estava chovendo muito no norte de SP, ainda pensei, não choverá, é comum quando há chuva pelo inferior do continente o leste ficar de fora. As previsões indicavam chuva mais intensa para o litoral sul do Estado, no boletim técnico do CPTEC INPE estava previsto o avanço de um cavado no Atlântico aumentando a possibilidade de chuva pelo litoral. Vi um pequeno ponto na serra do mar e pensei que era chuva de efeito orográfico. Não vi mais nada e um tempo depois começou a garoar, pensei que era infiltração, de repente engrossou e vi relâmpagos. Foi aí que eu vi o quanto àquilo se desenvolveu. Durante o trajeto da volta para SP choveu o caminho todo, alguns trechos com chuva forte.
    2 points
  40. Subiu pra 108 mm acumulados em Mauá e 125 mm em Riacho Grande, e continua chovendo forte!!
    2 points
  41. Aqui em Ribeirão a chuva também segue muito intensa. Na estação do CGE de Mauá, o volume acumulado já passa dos 97 mm! E em Riacho Grande, 109 mm!
    2 points
  42. A Estação Rod Padre Manoel em São Vicente , do dia 03/02 até agora choveu incríveis 1007 MM .
    2 points
  43. Radar de São Roque neste momento mostra que a chuva está se espalhando no leste paulista. Além da Grande SP, atinge também parte do Vale do Paraíba.
    2 points
  44. Boa noite. Dia extremamente agradável hoje aqui em Curitiba. Máxima de apenas 21,8. A mínima vai ser no fim do dia, talvez? Já está invertida. 17,3 agora na estação AHU e espero que continue caindo ainda mais.
    2 points
  45. Depois dessa massa polar de abril tiveram outras medianas em maio e junho, julho foi acima da média e agosto veio aquele monstro polar que chegou até em Salvador e no Amazonas.
    2 points
  46. Como o mês de Janeiro foi epicamente quente, e Fevereiro e Março estão com temperaturas mais toleráveis, está havendo esse equívoco do meu colega Caco em relação à dita mudança. Ora, o normal de Fevereiro e Março é que tenha dias frescos, não estamos tendo nada além do que é um verão NORMAL. Estamos no final do verão climático, isso eu concordo. Mas as características são praticamente100% verão ainda. Tenhamos paciência. Logo logo vem a primeira grande MP. Até mesmo no ano mais quente de sempre, que foi 2015, nós tivemos momentos de frio intenso, então vamos com calma, porque há a certeza de que voltaremos a ter nossas temperaturas decentes.
    2 points
  47. Realmente, o período de tempo seco nessas montanhas não é muito significativo, mas principalmente no verão é absurda a quantidade de dias nublados e frios, os dados do INMET estão aí para comprovar. O inverno do PNI já tem as menores médias no inverno, mas é no verão que o frio se torna ainda mais ímpar em termos de Brasil. Em relação à neve, eu também acho que há mais ocorrências do que pensamos haver.
    1 point
  48. 8 mortes até agora, pra ser mais exato. Um balconista de açougue, de um mercado lá perto de casa, teve a sua casa alagada e perdeu o carro recentemente comprado. Esse é o lado bom. Reservatórios agradecem.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.