Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/22/19 in all areas

  1. Pelo que vi, não foi comentado aqui, mas foram instaladas duas novas estações automáticas do Inmet em Santa Catarina, uma em Chapecó e uma em Campos Novos, ambos municípios já tinham estações do Inmet, mas convencionais. As automáticas foram instaladas no mesmo local das convencionais, o tal processo de automatização. Estação: Chapecó-A895 Aberta em: 18/02/2019 Latitude: -27.085311º Longitude: -52.635711º Altitude: 679 metros Estação: Campos Novos-A898 Aberta em: 15/02/2019 Latitude: -27.383861º Longitude: -51.216056º Altitude: 963 metros
    11 points
  2. Normalmente, as convencionais são consideradas pelo fato de terem uma série de dados mais antiga. Se quisermos fazer uma comparação com dados de 20 anos atrás, por exemplo (Quando não existiam as automáticas do INMET), o correto é comparar convencional com convencional. Ambas têm vantagens e limitações. As convencionais dependem do bom desempenho do observador, a pessoa que coleta os dados. Isto é, entra o fator humano. Também pode haver erros na transmissão dos dados. Mas são muito menos sujeitas a quebras e problemas de manutenção. As automáticas prescindem do fator humano. Mas, como qualquer instrumento eletrônico de medição, dependem de calibrações e ajustes periódicos, conforme orientação do fabricante. Nenhum instrumento eletrônico de medição, de qualquer área, mantém a calibração indefinidamente, fornecendo leituras erradas com o decorrer do tempo se não passarem por ajuste. São também mais sujeitas a quebras, defeitos e problemas de manutenção, como qualquer outro equipamento.
    4 points
  3. Dados da estação do TOPO de hoje deixa evidente a invasão da secura por aqui. Limpou o céu hoje o dia todo, e deve fazer uma escadinha até sábado. Provavelmente, será a última chance de quarentar em CASA neste verão, em caso de total antiflop nas máximas. WU prevendo 37°C Foreca insistindo em 36°C Fiquem com esta imagem do pôr do sol hoje, visto da estação do topo:
    4 points
  4. Noite instável entre o cariri e sertão da PB e do RN. Satélite Goes 14, 21h30 Na imagem acima é possível ver também instabilidades da ZCIT no oceano que chegarão na madrugada do sábado. Radar de Natal, 21h44 Na expectativa de acumulados significativos pela madrugada.
    4 points
  5. Temporal rápido e violento agora a pouco na Vila Leopoldina, São Paulo. Que emoção! VID-20190222-WA0022.mp4 VID-20190222-WA0023.mp4
    3 points
  6. É o caso da cidade de São Paulo. Há 50 anos pra mais, abril era praticamente um mês de outono. Hoje virou um prolongamento do verão. É o mês que mais aqueceu, junto com maio.
    3 points
  7. Os maiores acumulados (Aesa, Empaer): Serra Grande: 44.5 mm Patos (Embrapa): 42.2 mm Condado: 33 mm Jericó: 30.7 mm Malta: 27 mm Meu pluviômetro registrou 6.5 mm. Houve muitas rajadas de ventos e vários raios, que inclusive provocaram prejuízos¹. ¹http://www.folhapatoense.com/2019/02/22/raio-atinge-fazenda-e-mata-quatro-animais-em-paulista/?fbclid=IwAR16U1SdT5T8L5x3-AqZqpIH2tgqhz_FoQMNW7ZM31BLOlHpjp-0SKL60oY
    3 points
  8. 3 points
  9. Bom dia pessoal, sou apenas observador e todos os dias acompanho os comentários por aqui. Sou fã desse fórum de carteirinha, mas meus conhecimentos em meteorologia são bem limitados. Nas conversas percebo uma preferência pelos dados das estações convencionais em relação as automáticas do inmet, posso estar enganado nessa percepção, mas gostaria de saber se uma é melhor em termos de confiabilidade dos dados. Aqui em Resende-RJ temos as duas do inmet.
    3 points
  10. Bom dia! O tempo nublado e o vento noroeste constante mantiveram a temperatura altíssima durante toda a madrugada. Agora vamos registrando 28,3°C, mínima do dia até agora. Deve ser alterada de noite, mas se nao fosse superaria amplamente o recorde histórico de fevereiro. A máxima prevista para hoje é de 33°C.
    3 points
  11. Europeu - chuva acumulada para os próximos dias - 12z de hoje (21/02/2019) Operacional - 10 dias Controle - 15 dias
    3 points
  12. Baita nevada em Las Vegas com acumulado de 10 cm!! Há várias fotos no Instagram: https://www.instagram.com/explore/locations/212901056/las-vegas-nevada/. Agora faz 4° na cidade com chuva fraca. Phoenix tem 8°; Tucson e Yuma apenas 10° (muito frio para Yuma a essa hora); San Diego apenas 12°. A fria Flagstaff com -6°.
    3 points
  13. Parece que é histórico esse acumulado de chuva em 1 hora nesse local de Curitiba. A maior chuva no Brasil no INMET entre ontem e hoje foi justamente lá. Aqui em São Paulo no IAG o recorde histórico é 79,6mm em 19/10/1967(entre 17 e 18 h), ou seja, mais de 50 anos que não chove tão forte em pouco tempo como esse no IAG.
    2 points
  14. Estou em SC no momento, e fiquei sabendo do tsunami aéreo que caiu em Curitiba na tarde de ontem, pouquinho antes do horário de pico. Imagem que recebi do teatro da PUC ontem: Seria interessante se tivéssemos vários pluviometros espalhados pela capital, teríamos valores mais ou bem menos expressivos que a estação no Jardim das Américas. Números detalhados de precipitação agora: Em 30 minutos acumulou 60,0 mm! Em 1 hora, acumulou 104,2 mm!
    2 points
  15. Máxima de 35,5°! Mas a u.r. caiu a até 30%. Resultado: nem senti tanto calor, apesar de perceber que estava bem quente. Em Livramento a u.r. chegou a 20%!! Agora 23,8° com 83%.
    2 points
  16. @Renan e @Andoni, uma coisa que me chamou a atenção nesses dados climatológicos históricos: Resende negativou e Pinheiral zerou! Ambas cidades se localizam no Vale do Paraíba Fluminense, em altitudes que variam de 440m e 370m, respectivamente. Os anos 1910 foram gelados no Vale. Olha aí...
    2 points
  17. Tópico para Monitoramento de Tufões no Pacífico Oeste - 2019 ============================================================================================================================== Informações Básicas: Período: Ano Todo (Maior atividade entre Maio e Outubro) Cobertura: Entre 100 Graus Leste a 180 Graus Oeste (Limite da Linha Internacional de Data) Órgão Responsável por Monitorar: Agência Meteorologica do Japão - JMA (Toda Bacia); PAGASA (para as Filipinas), além do JTWC para interesses dos EUA. Sufixo para INVEST: "W" Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 64km/h); Tempestade Tropical (64 a 117km/h) [somente para o JMA - Tempestade Tropical Severa (89 a 117km/h)]; Tufão (118 a 240km/h); [somente para o JTWC - Super Tufão (240km/h ou mais)]. ========================================================================================================================== Nessa bacia, há uma lista rotatória de nomes dados pelos países da região mais os EUA, sem definição por anos. Próximos nomes internacionais para o Pacífico Oeste adotados pelo JTWC: Pabuk Wutip Sepat Mun Danas Nari Wipha Francisco Lekima Krosa Bailu Podul Lingling Kajiki Faxai Peipah Tapah Mitag Hagibis Neoguri Bualoi Matmo Halong Nakri Fengshen Kalmaegi Fung-wong Kammuri
    1 point
  18. Quantidade absurda de relâmpagos aqui em Barra do Piraí. 24,3°C e 83% Extremos em 22,4° e 34,7°
    1 point
  19. Essa linha passou por aqui , na velocidade da luz , mas despejou muita água em 10 minutos . Olhando em direção ao Sesc , lá parece que foi mais duradoura . Aqui foi a segunda pancada do dia. Sesc Inmet variou de 20.2 a 29.6 hoje.
    1 point
  20. Essa área de chuva que está passando por aqui chegou a ficar muito forte na região de Jundiaí (com taxa muito alta de precipitação). Só quando entrou na RMSP perdeu muita força e está em rápido deslocamento. Por aqui está variando de fraco a moderado (em alguns poucos momentos chegou a ser de forte intensidade). Agora neste momento a chuva está na Zona Sul e Leste e ABC. Deslocamento muito rápido mesmo.
    1 point
  21. Tem uma área de tempo severo na região de Jundiaí. Chuva muito forte na região de Itatiba. Se essa área passar pela cidade de São Paulo, problemas a vista.
    1 point
  22. Não é estranho. É o normal do pós 2000 na região de Curitiba e proximidades. Enquanto abril tem se comprotado como um puxadinho do verão, a temperatura cai muito em maio, que já é um mês bem mais próximo ao inverno. Até 1920, aí sim, abril era mês de outono propriamente dito.
    1 point
  23. Santa Catarina caminha para ser o primeiro estado brasileiro somente com estações automáticas do INMET. Em médio a longo prazo as duas únicas convencionais de SC serão desativadas. Mato Grosso do Sul idem(a única convencional do MS fica em Paranaíba, no extremo leste do estado)
    1 point
  24. Uma LI bem organizada próximo a divisa SP/MG. Aqui no extremo da ZN está com chuva moderada com trovoadas. O grosso da chuva está mesmo no leste da região metropolitana. Se o IAG detectou um simples raio ou barulho de trovão nessa chuva será mais um dia de trovoadas contabilizado no mês e ano. Pelas imagens do radar o deslocamento está muito rápido por aqui.
    1 point
  25. Forte terremoto de magnitude 7.5 no Equador Epicentro foi na região amazônica próximo à fronteira com o Peru e teve profundidade de 150 km
    1 point
  26. Amigos, por pouco o problema do sensor de UR do TOPO não se repete. Foi atingido pela umidade da tempestade violenta do dia 11/fev e quase houve perda do sensor que fica exposto. Saiu do ar durante a tormenta (chuva com ventos >70km/h), e milagrosamente voltou ao normal no dia seguinte, causando uma pequena perda de dados, apenas da UR e seus derivados. Para evitar que ocorra novamente, bolei um sistema de proteção com duas garrafas Pet recortadas da seguinte maneira (vista de cima e vista de lado): Assim, fica protegido dos respingos/gotículas que conseguem entrar no abrigo com a ventania forte, e ao mesmo tempo, permitir ventilação. O cabo ficará lá, e conectado permanentemente, não precisando mais abrir o abrigo. Na prática, valores de temperatura e UR não foram afetados e dentro da garrafa continuam iguais aos originais, mas prestarei atenção se houver algum comportamento fora do previsto.
    1 point
  27. Nos anos 1910, a estação convencional do INMET JF acusou 00,6C. Geada forte com toda a certeza. Realmente impressionante esse dado de mínima negativa em Resende. Impensável hoje em dia. Abraços.
    1 point
  28. Após a fortíssima chuva em vários locais no início da noite, as temperaturas estão bem agradáveis em São Paulo. Valores entre 19 e 21 graus na cidade. Estações - CGE
    1 point
  29. Sábado está ficando interessante. SPC já menciona possibilidade de fortes tornados.
    1 point
  30. Wutip se formou no Pacífico Oeste no dia 18. O sistema se fortaleceu para o primeiro tufão de 2019. O ciclone está na categoria 2 no momento e pode afetar Guam nos próximos dias. Wutip pode se tornar a primeira tempestade de fevereiro a passar tão perto de Guam desde a IRMA em 1953.
    1 point
  31. Alguns acumulados segundo o Cemaden : CEU Parelheiros (20/01 a 21/02 ) 520 MM Cubatão Vila Parise (19/01 a 21/02) 805 MM Cubatão Cota 200 (19/01 a 21/02) 810 MM Os Inmets de 01/02 até hj Sesc 329 MM Mirante 227 MM
    1 point
  32. Gelena e Funani não causaram nenhum dano. Ciclone tropical Oma trouxe chuvas e ventos para áreas da Ilhas Salomão, Nova Caledônia e Queensland , Austrália. Não se reporta danos. Chama atenção que a baixa que gerou esse ciclone, foi a mesma que despejou +1500 mm dias atrás na costa Australiana. Pico do sistema:
    1 point
  33. Atualizei o modelo de tabela pra quem interessar (adicionei média(compensada ou 24h) também!): modelo para normais climatológicas 2000-2020.xlsx
    1 point
  34. O acumulado da estação do INMET do Jardim das Américas se fosse registrado no Centro estaria no Top 10 histórico(e seria a maior chuva desde 2013 em Curitiba. Olha o acumulado horário na estação do INMET(prestem atenção no acumulado das 19UTC: Um acumulado que no Mirante poucas vezes ocorre):
    1 point
  35. Chuva torrencial em Curitiba. A estação do Simepar registrou 116,8 mm em duas horas.
    1 point
  36. Boa tarde. No fim da noite de ontem e madrugada de hoje voltou a ocorrer fortes pancadas de chuva no sertão da PB, em particular no vale do Piancó. O motivo foi o VCAN somado à influência da topografia local (circulação de montanha-vale). Goes 14, 23h20 Os índices (Aesa, Empaer): Pedra Branca: 137.7 mm Nova Olinda: 84 mm Santana dos Garrotes: 64 mm Tavares: 49 mm Boa Ventura: 47.2 mm Diamante: 40 mm São José de Princesa: 37.5 mm Curral Velho: 35 mm
    1 point
  37. Por que o modelo Europeu quase sempre é mais otimista para São Paulo e GFS pra Minas, Rio e Esp. Santo? É impressionante, independente de onde a chuva for cair, eles sempre apontam o grosso da chuva nas mesmas áreas de sempre. É quase pirraça. Hoje o sol ainda não apareceu em BH, que teve manhã chuvosa e escura. São 13h, segue encoberto e faz 22,5C, a máxima do dia até agora. Mais um erro grave dos institutos, que previam dia quente com pancadas à tarde.
    1 point
  38. Mas no INMET a máxima foi de 33,9°C na automática e 35,2°C na convencional... Jaguarão teve 34,8°C, Dom Pedrito 34,3°C, São Gabriel 34,2°C e Livramento 33,8°C.
    1 point
  39. Continua chovendo por aqui. GFS-FV3 (15 dias) - modelo com mais eficácia que o GFS. Para quem quiser ler mais sobre: https://www.weather.gov/news/fv3 Compare com a previsão do GFS abaixo e veja como fica bem pior: GFS normal (15 dias):
    1 point
  40. Bom dia! A madrugada estava sendo histórica em Buenos Aires, com temperatura que nao havia baixado de 28,7°C até as 5h. Porém felizmente na última hora o vento virou (acredito que momentaneamente) para sudeste e refrescou um pouco. De qualquer forma, ainda faz 26°C por aqui e o SMN segue mantendo sua previsao de máxima de 37°C para esta quinta-feira.
    1 point
  41. Foi uma noite de temporais no eixo BH x JF então. Tivemos temporais fortes também em Barbacena e Santos Dumont. Além disso, no distrito de Juiz de Fora conhecido como "Rosário de Minas", houve um forte temporal de vento e granizo no trecho de estrada de terra que liga o distrito à BR-267. Muitas árvores caídas, creio em uma possível micro-explosão pelo rastro de estragos.
    1 point
  42. Muitos institutos meteorológicos sul-americanos elaboram as previsões climáticas de médio e longo prazo considerando apenas as oscilações de temperatura do oceano Pacífico, esquecendo o Atlântico, sendo que o cliima é um conjunto de vários fenômenos barométricos e térmicos. Isso é um problema porque na maioria das vezes fica um entendimento razo neste assunto, nos prendemos a crenças como ''se houver el niño não tem frio forte no inverno'' ou ''inverno com la niña é sinônimo de frio constante com geadas e neve'', quando a dinâmica atmosférica nem sempre é assim.
    1 point
  43. Índico Sul Em janeiro tivemos dois sistemas nomeados, Desmond que afetou Moçambique trazendo intensas chuvas e Eketsang afetou Madagascar. Não houve vítimas. Funani e Gelena se formaram entre os dias 3 e 4 de Fevereiro e ambos seguem ativos no momento. Ilhas Reunião e Rodrigues devem ser afetadas de alguma forma por ambos os ciclones.
    1 point
  44. Pacífico Sul: A temporada teve apenas 6 sistemas até o momento, com somente 2 chegando a força de ciclone tropical (Liua e Mona). Não se relata danos ou vítimas pelos ciclones. A temporada atual está sendo uma das mais calmas da história. Austrália: Na Austrália a temporada segue calma também, dos 15 sistemas formados, apenas 4 conseguiram chegar a força de um ciclone tropical. Não se relata danos ou vítimas pelos ciclones.
    1 point
  45. E já temos a primeira tempestade tropical da temporada: Pabuk. A Tailândia está na rota dessa tempestade, e será a primeira vez em 30 anos que parte da Tailândia é atingida por tempestades tropicais fora do período de monções. Ondas de até 7 metros estão previstas. https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/01/03/interna_internacional,1018429/milhares-de-turistas-fogem-de-tempestade-tropical-na-tailandia.shtml
    1 point
  46. No Pacífico Sul tivemos 3 sistemas e nenhum dano reportado. No índico Sudoeste a temporada começou agitada. Até o momento 5 sistemas se formaram, sendo que Alcides chegou na categoria 3 e Kenanga e Cilida na 4. Não houve danos ou mortes. Alcide Kenanga Cilida
    1 point
  47. Com toda a certeza. Além disso, os eventos bizarros de calor e anomalias positivas recordes aqui no Brasil nos últimos anos, a meu ver, pouco tem haver com o oceano Pacífico. Afinal, já tivemos outros El Ninos fortíssimos no passado, e que não trouxeram nem um terço dos eventos de calor que têm feito.
    0 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.