Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

.....Estas temperaturas para Curitiba são impressionantes e diria até ABSURDAS...

Esta onda de calor foi surreal mesmo.

Abraços!

 

Querido João, meu amigo turismólogo.....

 

A intuição me diz sem nenhuma evidência que de alguma forma esses dia maravilhosos estão relacionados com aquela anomalia monstruosa de gelo.....

 

Abraços

Anomalias, entre 19/01 a 11/02/2014

2wn7c4h.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pelo visto a CIC vai mostrar seu poder...pelo que pude observar, alem da CIC segundo relatos não ser tão urbanizada e tratando-se de ser uma baixada, é cerca de 1 grau mais fria que o Boqueirão por exemplo. Só não sei que tem condições de fazer frente a Pinhais que possue areas mais rurais.

Apesar do nome, a CIC é um bairro com indústrias e muitas residências, sendo o bairro mais populoso de Curitiba (aqui onde moro é o 2º). Tem cerca de 15 km de extensão norte/sul, então deve ter muitas variações no próprio bairro. A área mais ao sul, que só tem grandes indústrias, realmente é uma bela baixada no vale do rio Barigui, então deve ter sim muito potencial! Ou então o extremo norte, às margens do rio Passaúna.

 

Segue chuva moderada por aqui, 22,7 ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelo visto a CIC vai mostrar seu poder...pelo que pude observar, alem da CIC segundo relatos não ser tão urbanizada e tratando-se de ser uma baixada, é cerca de 1 grau mais fria que o Boqueirão por exemplo. Só não sei que tem condições de fazer frente a Pinhais que possue areas mais rurais.

 

Realmente a CIC não é tão urbanizada, essa questão de ser cerca de 1 grau mais fria procede, não tenho dados oficiais, mas um simples termômetro no painel do carro que verifica a temperatura externa já varia 1 grau para menos quando você se aproxima de uma área mais baixa desta região de Curitiba. Pena que vem aumentando as áreas de ocupação irregular e percebi que de uns 2 anos pra cá muitos galpões para logística vem sendo construídos, mas ainda estaremos livres de ver paredes de concreto por todos os lados por muito tempo.

Link to comment
Share on other sites

.....Estas temperaturas para Curitiba são impressionantes e diria até ABSURDAS...

Esta onda de calor foi surreal mesmo.

Abraços!

 

Querido João, meu amigo turismólogo.....

 

A intuição me diz sem nenhuma evidência que de alguma forma esses dia maravilhosos estão relacionados com aquela anomalia monstruosa de gelo.....

 

Abraços

Anomalias, entre 19/01 a 11/02/2014

2wn7c4h.gif

 

Amigo Mafili,

Eu espero que o inverno 2014 compense ao menos um pouco, porque o verão foi demais.

Aqui em Porto Alegre foi um verdadeiro pavor, que não dava vontade de sair de casa!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado amigos....e já que estamos falando de Ctba não sei se sabem mas a normal climatologica de Ctba em relação ao seu comportamento atual, o resultado é de uma grande anomalia positiva. Concordo que temos o fato urbanização mas vejam:

 

Segundo o 8º Disme/RS a estação atual de Curitiba , a convencional fica desde 13/06/76 no centro politécnico e o antigo local era proximo ao aero do Bacacheri. Estação esta inagurada em 1911 e isso retrata que a normal climatologica 31/60 de Curitiba está corretíssima. Já a 61/90 conta com dois locais, 61/76 em um local e 76/90 em outro, historia igual a Campos do Jordão...

 

Tá ai o motivo desta diferença em suas anomalias no seu comportamento atual. Como alternativa, temos a normal do Simepar 61/90.. só que esta se encontrava em Pinhais. O Simepar considera os valores desta estação do IAPAR, pois a estação do Simepar só tem dados de 1998 pra frente. Segundo pude verficar , esta estação praticamente rural em Pinhais ficou bem abaixo do Simepar.

 

Talvez se o Inmet considerasse como normal o período 1981 / 2010, ou seja ultimos 30 anos que se encontra o lugar atual.....pois ai teríamos um valor correto e não de dois locais...para se fazer uma normal climatologica, já seria alguma alternativa para que seja avaliado suas anomalias de forma mais correta. E já temos esta normal postada aqui no Forum..mas o Inmet ainda considera de forma erronea a 61/90.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto a CIC vai mostrar seu poder...pelo que pude observar, alem da CIC segundo relatos não ser tão urbanizada e tratando-se de ser uma baixada, é cerca de 1 grau mais fria que o Boqueirão por exemplo. Só não sei que tem condições de fazer frente a Pinhais que possue areas mais rurais.

 

Realmente a CIC não é tão urbanizada, essa questão de ser cerca de 1 grau mais fria procede, não tenho dados oficiais, mas um simples termômetro no painel do carro que verifica a temperatura externa já varia 1 grau para menos quando você se aproxima de uma área mais baixa desta região de Curitiba. Pena que vem aumentando as áreas de ocupação irregular e percebi que de uns 2 anos pra cá muitos galpões para logística vem sendo construídos, mas ainda estaremos livres de ver paredes de concreto por todos os lados por muito tempo.

 

Trabalhei na CIC por quase 3 anos e postei muitos dados de temperatura de um termômetro instalado na empresa onde trabalhava!

 

Realmente lá é um gelo, porém de todos os lugares que trabalhei e morei, sem dúvidas Quatro Barras (vizinha da querida Piraquara) ganha disparado. A cidade é pouquíssimo urbanizada, fica no pé da coxilha do Anhangava em uma altitude de cerca de 950m. É uma verdadeira geladeira e fica encoberta pela cerração por diversas horas no dia, às vezes o dia inteiro!

As geadas em QB são frequentes e severas!!

Link to comment
Share on other sites

Me falaram que perto da Siemens / CIC é bem frio...mas eu moraria no Centro Civico acho mais um meio termo...e sem flaar de clima, bem estruturado..

 

Sim, trabalhei na Denso que fica uns 2km em linha reta da Siemens. Muito fria toda essa região.

 

A CIC é muito grande e se estende desde a BR116 (saída p/ POA) até a BR277 (saída p/ Campo Largo). Trabalhei nos dois extremos, Na Denso e na Volvo e posso garantir toda essa porção sul da cidade é gélida!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos, por enquanto nada de chuva. Céu completamente nublado. Ventoso.

Temperatura de 22,1°C.

 

Provavelmente teremos outras áreas de chuva passando por aqui.

Esperando sentado !!! :prankster:

 

 

Eu tambem por que de pé eu ja cansei kk

 

 

Só porque estamos precisando muito que acontece isso Sérgio olha só , estamos cercado pela chuva !

 

 

OIR6Vgo.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ricardo Aguilera , morei em Sao Januario no Estadio nao sei como é por la , saberia me dizer ? Abraços

O São Januário fica numa parte muito quente do bairro de São Cristóvão. Muito concreto, muito asfalto e uma área abafada da zona norte. O que o Ricardo falou é muito verdade. A zona sul não tem muita variação de temperatura na maioria das vezes. Agora, onde moro, Realengo, você tem mais variação, é mais "continental". Tanto que no inverno e no verão os maiores extremos de temperatura tem sido registrados na zona oeste.

Link to comment
Share on other sites

Prestação de serviço:

 

Chuva de granizo - correto

Chuva de granito - errado

 

Faz 30 graus - correto

Fazem 30 graus - errado

 

Céu estrelado - correto

Céu estralado - errado

 

10 graus celsius - certo

10 graus centígrados - inadequado

 

Zero grau - correto

Zero graus - errado

 

Tive geada nesta madrugada - correto

Caiu geada nesta madrugada - errado

 

Curitiba está menos quente que ontem - correto

Curitiba está menas quente que ontem - errado

 

Eu tenho um amigo que comprou uma davis - correto

Eu tenho um amigo meu que comprou uma Davis - errado

 

Termos curiosos:

 

O Topo da Baixada

Essa chuva não molha

Essa garoa é de Itu

Chuva leve, Chuva frava, Chuvisco forte....tem diferença..??

A neve estava bem branca

Pode tirar o cavalinho da chuva

 

kkkkkkk...minha contribuição:

 

A chuva lá fora está meia forte!: errado

A chuva lá fora está meio forte!: certo

 

Haverão muitos dias de calor acima da média em 2014.: errado

Haverá muitos dias de calor acima da média em 2014.: certo

 

Cai uma chuva leviana lá fora.: errado (na verdade, erradíssimo!)

Cai uma chuva leve lá fora.: certo

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto a CIC vai mostrar seu poder...pelo que pude observar, alem da CIC segundo relatos não ser tão urbanizada e tratando-se de ser uma baixada, é cerca de 1 grau mais fria que o Boqueirão por exemplo. Só não sei que tem condições de fazer frente a Pinhais que possue areas mais rurais.

 

Realmente a CIC não é tão urbanizada, essa questão de ser cerca de 1 grau mais fria procede, não tenho dados oficiais, mas um simples termômetro no painel do carro que verifica a temperatura externa já varia 1 grau para menos quando você se aproxima de uma área mais baixa desta região de Curitiba. Pena que vem aumentando as áreas de ocupação irregular e percebi que de uns 2 anos pra cá muitos galpões para logística vem sendo construídos, mas ainda estaremos livres de ver paredes de concreto por todos os lados por muito tempo.

 

Trabalhei na CIC por quase 3 anos e postei muitos dados de temperatura de um termômetro instalado na empresa onde trabalhava!

 

Realmente lá é um gelo, porém de todos os lugares que trabalhei e morei, sem dúvidas Quatro Barras (vizinha da querida Piraquara) ganha disparado. A cidade é pouquíssimo urbanizada, fica no pé da coxilha do Anhangava em uma altitude de cerca de 950m. É uma verdadeira geladeira e fica encoberta pela cerração por diversas horas no dia, às vezes o dia inteiro!

As geadas em QB são frequentes e severas!!

Tanto Quatro Barras qto Piraquara, apresentam duas micro regiões climáticas um pouco diferenciadas.

O oeste dos dois municípios tem clima mais seco e menos nebuloso, o q se traduz em temperaturas ligeiramente mais elevadas do q no leste. As sedes dos dois municípios se localizam mto próximas da Serra do Mar e recebem frequentemente ar frio q desce das montanhas úmidas, principalmente nos finais de tarde.

As diferenças entre o clima das cidades de Quatro Barras/Piraquara e não eskecendo tbm de Campina Grande do Sul com o clima de Curitiba, são parecidas com o q se verifica entre São Bernardo do Campo e Sampa.

Já a estação de Pinhais, q fornece as normais 61/90 para Ctba, fica no oeste de QUATRO BARRAS E NÃO EM PINHAIS.

Está dentro do Parke Castelo Branco/Quatro Barras e apresenta características similares às de Curitiba, porém sem o problema da urbanização.

Sobre a antiga estação desativada de Curitiba: TOPO!

Olhando de Pinhais, na direção da antiga estação curitibana, o q se vê é uma colina.

As mínimas registradas no passado, em noites de céu limpo eram bem superiores às mínimas (não) registradas nos arredores do município de Curitiba.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

GFS samba tanto que parece estar já em clima de carnaval. Mas esse samba não é nada bom, por enquanto pelo menos...

 

http://i.imgur.com/c8a0zTU.png

 

Não acredito nisso! :(

 

Eu ainda vou mandar o GFS ir para aquele lugar! Ora indica o novo bloqueio e ora não indica e a 12z de hoje já mostra aquela situação horrenda que aconteceu entre fim de janeiro e começo deste mês!

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados do CIRAM (6h da manhã de ontem a 6h manhã de hoje), no sul de SC:

 

Ermo: 163,4 mm

Meleiro: 160,0 mm

Sombrio: 151,6 mm

Jacinto Machado: 113,8 mm

 

Tenho péssimas recordações destas 4 localidades!

1990: caminhei desde Torres até Timbé do Sul, debaixo de chuva torrencial e dp sol forte e vento sul.

Consegui uma carona somente qdo já estava subindo a serra em direção à São José dos Ausentes.

Quase 24 anos atrás...

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve sol, sempre com nuvens médias e altas, durante a manhã.

A partir do começo da tarde, a quantidade de cumulus foi aumentando.

 

As temperaturas baixaram um pouco mas a umidade mais alta fez com que sensação de calor fosse a mesma dos dias anteriores.

Mirante: 22,1°C / 31,8°C

IAG: 19,5°C / 30,8°C

 

Agora chove em várias áreas da capital paulista.

Aqui no meu bairro, na zona norte, no momento chove moderadamente, com trovoadas e fortes rajadas de vento.

Link to comment
Share on other sites

Tenho péssimas recordações destas 4 localidades!

1990: caminhei desde Torres até Timbé do Sul, debaixo de chuva torrencial e dp sol forte e vento sul.

Consegui uma carona somente qdo já estava subindo a serra em direção à São José dos Ausentes.

Quase 24 anos atrás...

A serra da Rocinha.

Subi de ônibus, de Araranguá até Bom Jesus-RS, há mais de 20 anos.

Será que a subida da serra continua do mesmo jeito?

O trecho entre Timbé do Sul e Bom Jesus era de terra, inclusive toda a subida da serra... :roll:

Tenho vontade voltar a fazer esse percurso.

 

Conheci também a subida da serra do Rio do Rastro, quando todo o trecho entre Lauro Müller-SC e São Joaquim era de terra, nos anos 80.

Depois, quando morei em Tubarão-SC, subi várias vezes mas já era tudo asfaltado.

Na última vez em que fui a São Joaquim, a antiga ponte de madeira sobre o rio Pelotas ainda podia ser vista, no meio do mato.

 

Abraços nostálgicos.

Link to comment
Share on other sites

Tenho péssimas recordações destas 4 localidades!

1990: caminhei desde Torres até Timbé do Sul, debaixo de chuva torrencial e dp sol forte e vento sul.

Consegui uma carona somente qdo já estava subindo a serra em direção à São José dos Ausentes.

Quase 24 anos atrás...

A serra da Rocinha.

Subi de ônibus, de Araranguá até Bom Jesus-RS, há mais de 20 anos.

Será que a subida da serra continua do mesmo jeito?

O trecho entre Timbé do Sul e Bom Jesus era de terra, inclusive todo o trecho de serra... :roll:

Tenho vontade voltar a fazer esse percurso.

 

Conheci também a subida da serra do Rio do Rastro, quando todo o trecho entre Lauro Müller-SC e São Joaquim era de terra, nos anos 80.

Depois, quando morei em Tubarão-SC, subi várias vezes mas já era tudo asfaltado.

Na última vez em que fui a São Joaquim, a antiga ponte de madeira sobre o rio Pelotas ainda podia ser vista, no meio do mato.

 

Abraços nostálgicos.

Então vc conhece a região!

Lindas paisagens! Lindas cidades pequenas.. Vi grandes plantações de arroz entre Santa Rosa e Timbé!

Quando falei em péssimas recordações eu me referí à minha situação difícil... carregando mochila pesada (roupa, termômetros/pluviômetro/etc.. Livros de climatologia/meteorologia... até algumas pedras (cristal de rocha/quartzo) q encontrei no Cruzeiro/SJ, meses antes... kkkkk).

Em 2004 vi pela tv imagens dakela região, devastada pelo Catarina.

A, a subida da serra era estrada de chão!

 

Abraço

 

***********************

 

Chove sem parar aki no leste paranaense.

18°C.

No litoral mta chuva e 95mm acumulados em Guaraqueçaba.

Em Guaratuba, chuvas e rajadas Sul 60km/h.

9514-1.jpg.c51880407f699c0aa42636887241ef79.jpg

Link to comment
Share on other sites

A entrada do vento sudeste agora no final da tarde causou um reboliço na atmosfera. Ainda assim, a chuva é isolada, como foi durante o dia inteiro. Chove mais continuamente agora aqui na região numa faixa estreita, mas bem extensa entre o leste de Cianorte até o oeste de Londrina.

 

Nuvens carregadas há pouco:

 

ojnwvr.jpg

 

2vmips8.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tive hoje máxima de 23ºC às 11:00, depois disso ladeira abaixo, mais chuva e advecção de ar frio!

 

Alcancei e ultrapassei a serra gaúcha!! Tenho no momento 16,1ºC enquanto Gramado tem 17ºC e demais cidades da serra ainda acima dos 18ºC.

Máxima em Piraquara de 24,6°C e deve ter ocorrido tbm no final da manhã.

No momento, 16,8°C.

Ainda não medi qto choveu.

Calculo uns 40mm (dp saio pra ver...primeiro, um banho kente)

 

Abraço

 

EDITADO

Link to comment
Share on other sites

Acabei de olhar o GFS, e a previsão dele é boa para quem é do PR pra cima. Porque com o avanço da FF, teremos amanha em Sampa condiçoes pra chuvas, que podem ser inclusive o dia todo em algumas áreas (mais chuva leve do que temporais).

 

Com o avanço de uma alta que atingiria 1031 hpa, todo o complexo de nuvens será empurrado para norte. E no dia 18, teriamos a formação de uma baixa que vai favorecer a formação de uma nova FF, que tem potencial pra avançar em direção ao sudeste. Mas o RS e partes de SC, olhando o GFS, tem condições para secar o tempo entre 16 e 20/02, mas com chuvas isoladas ainda.

 

Sobre o calor, não esperem os recordes da semana passada, nem de perto. As áreas que tiveram acima de 38, deverão ficar no máximo em 30, 32. A partir do dia 16 até o dia 20, será o pico de calor da semana que vem, onde o oeste pode chegar a 33 ou mesmo 34 graus. Mas não passa disso.

 

vou acompanhando os modelos aqui.

Link to comment
Share on other sites

Lindas imagens, Igor e Davi!

 

Zie,

estou ensopado e venta mto, portanto não estou tão feliz assim!

 

Jean: Viva!

Q caia mais uns 100mm aí!

 

Frioooo... brrr

Bem Carlos, refrescou, trouxe umidade de volta e apagou a poeira, mais esperava mais chuva, foram apenas 6 mm.... a acho que já apartir de amanhã a chuva vai dar uma sumida denovo..

Link to comment
Share on other sites

1) até ano passado a serra da rocinha ainda era estrada de chão. Mas já yaciam piquetes para seu asfaltamento.

 

2) PH, a diferença entre o topinho de Soledade e o eixo é de aproximadamente 160 m, o que em tese daria 1 grau a menos. Assim, Raia da Pedra-Itapuca deve ter registrado algo em torno de 33, xºC. São José dos Ausentes registrou 31, xºC.

 

3) depois de uma máxima de 27ºC no meio da tarde, agora as estações de Joinville registram entre 20 a 22ºC com chuva e vento fraco. No alto da serra, 16ºC. Quanto não estará no Bradador, a 1500 m.s.n.m?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé-RJ o calor diminuiu em relação a ontem, a temperatura máxima ficou nos 33ºC. Torcendo para que as chuvas cheguem aqui amanhã e no domingo, as últimas chuvas foram dia 18/1.

 

Tenho xerox de dados de máximas, mínimas,médias de pressão atmosférica etc, de estações do estado de São Paulo, algumas com dados variando de 1884 a 1921,são tipo um série climatológica,como foi muito comentado aqui sobre máximas recordes na capital paulista,vou divulgar as máximas absolutas de uma estação da cidade de São Paulo do ano de 1887 a 1921.

 

Estação da Escola Normal, acredito que ficava numa altitude menor do que 800 metros,estou dizendo isso porque em outra estação paulista chamada de Estação do Observatório Regional a altitude era de 820 metros e as máximas bem menores do que a da Escola Normal.

No resumo das estações consta a média anual de pressão atmosférica na estação Escola Normal a média é 698,6 milibares e na Estação do Observatório a média barométrica é de 694 milibares.

 

As máximas absolutas mensais são:

 

jan 36,2 (2/1/1915);

 

fev 36,3 (12/2/1902);

 

mar 34,5 (21/3/1914 e 1º/3/1915);

 

abr 33,9 (2/4/1920 e 2/4/1921);

 

mai 31,2 (1º/5/1915);

 

jun 29,9 (2/6/1920);

 

jul 32,0 (19/7/1915);

 

ago 34,0 (19/8/1921);

 

set 36,6 (26/9/1916);

 

out 36,0 (14/10/1901 e 16/10/1914);

 

nov 35,9 (29/11/1914);

 

dez 38,5 (29/12/1895);

 

Esta máxima de 38,5ºCfoi dia 29 de dezembro na cidade de São Paulo,mas em outras cidades paulistas ocorreram entre o dia 20 e 28 de dezembro de 1895.

 

Um outro dado curioso que interessa ao RENAN de Juiz de Fora,o mês de dezembro de 1895 foi recordista para um mês de dezembro (caíram somente 42,2 milímetros em sua cidade) numa série que vai de 1893 a 1930 feita por um senhor chamado Dr. Luiz Creuzol.

 

Gostaria que os bazianos de São Paulo fizessem uma pesquisa para saber onde ficava essa estação da Escola Normal e sua altitude.

 

Deduzo que alguns vão dizer que esse termômetro estava descalibrado,por marcar máximas tão altas na cidade de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.