Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Carlinhos, sobre as mínimas no RS chama atenção Vacaria estar liderando quase sempre. 2,9C por lá destoa bastante de Ausentes que deveria ser sempre, ou quase sempre mais frio. Especialmente na comparação com a estação de Esmeralda (corede) a quase 9C, dá uma grande diferença, sendo Esmeralda no máximo 100m mais baixa e a menos de 50km de distância em linha reta.

 

Torales..perfeito. O que me chamou atenção também foi Andre Rocha com 05,5 nesta manhã. Não conhecia esta cidade que mostrou um bom potencial de frio. Parece que é região de Caxias do Sul..

Link to comment
Share on other sites

Mantiqueira ontem:

 

2.457m - Pq Itatiaia RJ (Parte Alta): 07,2 / 16,4

1.650m - Campo do Jordão SP (Horto Florestal): 07,6 / 23,1

1.317m - Maria da Fé MG (Inmet): 07,6 / 24,9

1.646m - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa): 08,4/ 22,6

1.590m - Campo do Jordão SP (Inpe): 09,5 / 23,5

1.276m - Maria da Fé MG (Inmet): 10,2 / 24,2

1.500m - Monte Verde MG (Inmet): 10,3 / 22,4

1.642m - Campos do Jordão SP (Inmet): 11,2 / 23,0

1.040m - Passa Quatro MG (Inmet): 12,7 / 27,3

442m --- Resende RJ (Inmet): 15,8 / 30,0

571m --- Taubaté SP (Inmet): 16,0 / 28,9

 

Se tivessemos a sorte de ter uma espécie de Mauna Kea na parte alta do PNI, minha estimativa para ontem seria temperaturas variando entre 00,0 / 04,5. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Me enganei totalmente de manhã. Achei que a chuva tinha diminuído, mas continuou chovendo bem e ventando pra canudo, e a cidade que de maravilhosa só tem o apelido, parou. Fiquei quase uma hora esperando o ônibus(48 minutos), e levei 3 horas de jacarepaguá até a Rodoviária Novo Rio. Saí de casa 06:30 e cheguei no trabalho 11:30.

O bom é que a temperatura deu uma boa queda e na rua a chuva mais o vento dão até uma sensação de frio.

No mais espero não levar mais 5 horas na volta para casa!

Link to comment
Share on other sites

Mantiqueira ontem:

 

2.457m - Pq Itatiaia RJ (Parte Alta): 07,2 / 16,4

1.650m - Campo do Jordão SP (Horto Florestal): 07,6 / 23,1

1.317m - Maria da Fé MG (Inmet): 07,6 / 24,9

 

Se tivessemos a sorte de ter uma espécie de Mauna Kea na parte alta do PNI, minha estimativa para ontem seria temperaturas variando entre 00,0 / 04,5. :mosking:

 

Mas Evandro...olhando MV ou CDJ, estão com extremos de verão..Maximas de quase 24 graus em Maio...tá muito fora da realidade . Pra se ter uma ideia , o ano passado a média das máximas em Campos no nmet ficou em 16,0....ou seja , 8 graus acima da média...neste domingo.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 7,6°C em Vila Nova do Sul conforme fui informado agora.

 

O amanhecer foi frio aqui em São Gabriel com mínima de 8,1°C na estação do Inmet, na zona leste da cidade. Aqui em casa na parte oeste, minha estação registrou mínima de 9,1°C, mas me chamou a atenção o acumulo de ar mais frio a oeste daqui.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 6°C em Passo Fundo, nada mal, foi melhor do que eu esperava.

Eduardo esta temperatura de topo, nas baixadas aí em Passo Fundo, mínimas menores, embora hoje não tenha sido tão pronunciado o efeito de baixada(advecção do ar frio) a diferença foi de uns 3º entre topo e baixada.

Creio que a partir de quarta as baixadas mostrarão sua força...

Quando em noite de geada, vc pode tranquilamente estimar que nas baixadas da região está entre 6º e 8º mais frio que os topos de Soledade e Passo Fundo, em alguns dias com ar muito seco a diferença pode ser maior ainda...

Estação funcionando lá na Linha Gramado Arvorezinha 685m cercada de coxilhas de 725 a 760m.

Vou ver se consigo ir lá hoje à tarde, dá uns 3km da cidade.

Link to comment
Share on other sites

"...Para amanhã, a previsão é de tempo seco em todo o interior do Rio Grande do Sul, com uma madrugada um pouco menos fria que a de segunda-feira, porém com uma tarde de máximas mais baixas." - Tempo agora

Será que menos frias? As previsões apontavam como uma madrugada mais fria, pelo menos aqui. Vamos ver como será a queda no final do dia.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 6°C em Passo Fundo, nada mal, foi melhor do que eu esperava.

Eduardo esta temperatura de topo, nas baixadas aí em Passo Fundo, mínimas menores, embora hoje não tenha sido tão pronunciado o efeito de baixada(advecção do ar frio) a diferença foi de uns 3º entre topo e baixada.

Creio que a partir de quarta as baixadas mostrarão sua força...

Quando em noite de geada, vc pode tranquilamente estimar que nas baixadas da região está entre 6º e 8º mais frio que os topos de Soledade e Passo Fundo, em alguns dias com ar muito seco a diferença pode ser maior ainda...

Estação funcionando lá na Linha Gramado Arvorezinha 685m cercada de coxilhas de 725 a 760m.

Vou ver se consigo ir lá hoje à tarde, dá uns 3km da cidade.

 

Eu acho que não....talvez em algum lugar.

Link to comment
Share on other sites

Mantiqueira ontem:

 

2.457m - Pq Itatiaia RJ (Parte Alta): 07,2 / 16,4

1.650m - Campo do Jordão SP (Horto Florestal): 07,6 / 23,1

1.317m - Maria da Fé MG (Inmet): 07,6 / 24,9

 

Se tivessemos a sorte de ter uma espécie de Mauna Kea na parte alta do PNI, minha estimativa para ontem seria temperaturas variando entre 00,0 / 04,5. :mosking:

 

Mas Evandro...olhando MV ou CDJ, estão com extremos de verão..Maximas de quase 24 graus em Maio...tá muito fora da realidade . Pra se ter uma ideia , o ano passado a média das máximas em Campos no nmet ficou em 16,0....ou seja , 8 graus acima da média...neste domingo.

 

Incrível a máxima em Itatiaia!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, impressão minha ou tem uma negativa em ausentes em abril/2013?

 

Não é impressão não, foi no dia 20 de abril com -00,4 na estação da Corede. Aliás é a unica negativa do estado até agora este ano

 

ùnica até agora?

 

Mesmo contando aqueles lugarzinhos?

 

Eu estava lendo o fórum pensei que tivesse mais....esses cavalos polares são complicados.

 

Abração

 

PS: Estou subindo o morro em 15 minutos.

Link to comment
Share on other sites

Top*10* Nacional - Mínimas de hoje:

 

01-Urupema SC (Epagri): -00,9

02-Bom Jardim da Serra SC (Epagri): 00,1

03-Água Doce SC (PWS - Herciliópolis): 02,3

04-Morro da Igreja SC (Inmet): 02,6

05-Vacaria (Inmet): 02,9

06-Painel SC (Epagri): 03,7

07-Farroupilha RS (Vicentina): 03,8

08-São Joaquim SC (Inmet): 03,8

09-Santana do Livramento (PWS): 04,9

10-Itaiópolis SC (Epagri): 05,0

----Papanduva SC (Epagri): 05,0

 

Interassante foi Itatiaia hoje que teve 05,2 em situação de pré-frontal..!!

Link to comment
Share on other sites

Top*10* Nacional - Mínimas de hoje:

 

01-Urupema SC (Epagri): -00,9

02-Bom Jardim da Serra SC (Epagri): 00,1

03-Água Doce SC (PWS - Herciliópolis): 02,3

04-Morro da Igreja SC (Inmet): 02,6

05-Vacaria (Inmet): 02,9

06-Painel SC (Epagri): 03,7

07-Farroupilha RS (Vicentina): 03,8

08-São Joaquim SC (Inmet): 03,8

09-Santana do Livramento (PWS): 04,9

10-Itaiópolis SC (Epagri): 05,0

----Papanduva SC (Epagri): 05,0

 

Interassante foi Itatiaia hoje que teve 05,2 em situação de pré-frontal..!!

 

As próximas mïnimas em Itatiaia prometem muito! Sensacional ter os dados da estação! Demorou, mas saiu!!!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, ventos de sudoeste, PO caindo e pressão aumentando. Advecção presente.

 

Temperatura amena, 19,8ºC com solzinho fraco. 12Z do GFS confirma as madrugadas

GELADAS que o Sudeste vai registrar nesta Quarta e Quinta, em especial Quinta.

 

Terei com 100% de certeza meu primeiro registro sub-10 do ano, aliás pelas últimas

projeções acho que dá pra chegar até em uns 6/7C. Vai ser demais!

Link to comment
Share on other sites

MÍN. HOJE;

 

-1,1 URUPEMA

0,0 B.JARDIM

1,8 CRUZEIRO

3,7 PAINEL

3,8 S.JOAQUIM

4,0 PERICÓ

4,2 CLIMATERRA.

 

Pegou a da relca hoje?

 

Aliás, como se mede a temperatura da relva e do solo crú ou nú.

 

Assim alguns baixadeiros poderiam a nos ajudar com dados de campo para "projetos" de baixadas e buracos.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Aqui, querendo limpar. No momento, sol entre muitas nuvens. Temperatura em 21,8°C. Falta começar a soprar aquele vento gelado.

 

Pela automática, caíram 9,8 mm de chuva de ontem prá hoje. Pouco, mas foi o que deu para arrumar. :prankster:

 

Mais chuva do que minha city, que registrou....0,00mm de precipitação :prankster:

Mas o friozinho causado pelo vento é constante. Faz 19,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Na Costa sul capixaba, o avanço da Frente Fria vai mostrando a sua força. Rajadas de vento de até 90 km/h foram registradas na Estação do INMET em Presidente Kennedy, litoral sul do ES. Em outras cidade, inclusive na minha, Cachoeiro, as rajadas também foram fortes e com certeza ultrapassaram os 60 km/h. Agora, no aguardo do frio, porque chuva mesmo, quase não teremos. Nesse momento faz 23ºC.

Link to comment
Share on other sites

RELVA

 

-2,4 S.J/INMET

+0,5 CLIMATERRA

 

-6,5 CRUZEIRO.

 

Existe como disponibilizar esses dados ou coletá-los diariamente?

 

Fico envergonhado de ligar na tua casa às 4 da manhã quando vossa senhoria ainda está de pijaminha de mangas curtas se preparando para as atividade diárias e pedir temperatura de relva,

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Na Costa sul capixaba, o avanço da Frente Fria vai mostrando a sua força. Rajadas de vento de até 90 km/h foram registradas na Estação do INMET em Presidente Kennedy, litoral sul do ES. Em outras cidade, inclusive na minha, Cachoeiro, as rajadas também foram fortes e com certeza ultrapassaram os 60 km/h. Agora, no aguardo do frio, porque chuva mesmo, quase não teremos. Nesse momento faz 23ºC.

 

 

166i44x.jpg

 

(Imagem: Página Eu sou do Rio)

Link to comment
Share on other sites

Aqui Mínima de 12.5ºC, recorde do ano, no momento sol entre nuvens e faz 18ºC

 

Thiago, aonde você mora cara? Eu estou no final da São Camilo, na Fazendinha. Também moro em Carapicuíba. Você está mais próximo da Inocêncio Seráfico?

 

Opa, então eu moro na Vila Dirce próximo a Inocêncio seráfico

Link to comment
Share on other sites

RELVA

 

-2,4 S.J/INMET

+0,5 CLIMATERRA

 

-6,5 CRUZEIRO.

 

Existe como disponibilizar esses dados ou coletá-los diariamente?

 

Fico envergonhado de ligar na tua casa às 4 da manhã quando vossa senhoria ainda está de pijaminha de mangas curtas se preparando para as atividade diárias e pedir temperatura de relva,

 

Abração

 

4 HORAS JÁ É TARDE! JÁ ESTOU NO BATENTE! MANDRIÃO.

Link to comment
Share on other sites

Renan, é interessante destacar que a 12Z do GFS aumentou o frio vespertino para amanhã e quarta-feira. Começo a ver uma chance de uns 20% de eu ter uma máxima sub-20°C na quarta-feira! Nada mal!

 

Por aqui, ar frio inapreciável ainda. Faz quentes 23,9°C.

 

Até que está quentinho mesmo. A primeira leva de ar frio é mais fraca, na Quarta sim é

que o "bicho pega".

Link to comment
Share on other sites

Aqui Mínima de 12.5ºC, recorde do ano, no momento sol entre nuvens e faz 18ºC

 

Thiago, aonde você mora cara? Eu estou no final da São Camilo, na Fazendinha. Também moro em Carapicuíba. Você está mais próximo da Inocêncio Seráfico?

 

Opa, então eu moro na Vila Dirce próximo a Inocêncio seráfico

 

Nossa, que coincidência! Um conterrâneeo de Caraca! Moro aqui desde 1982. Beleza. Vamos acompanhando as temperaturas por aqui por enquanto. 4ª e 5ª feira estou esperando uns 7ºC graus!

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - Menores minimas (06/05) - O Post tão esperado..!!

 

São Paulo SP (Parelheiros): 10,2

São Paulo SP (Marcilac - Inpe): 11,0

São Paulo SP (CGE - Capela do Socorro): 11,0

São Paulo SP (CGE - Butantã): 11,6

São Paulo SP (CGE - Praça da Sé): 11,8

São Paulo SP (CGE - Freguesia do Ó): 11,9

São Paulo SP (CGE - M Boi mirim): 11,9

IAG: 11,6°C

Mirante (Conv.): 12,2°C

 

- Pouca chuva por aqui:

Mirante: 6,0 mm

Guarulhos (Conv.): 7,1 mm

Barueri (Aut.): 1,8 mm

 

Depois de um começo de manhã nublado, com alguma chuva fraca e rápida, a maior parte do dia foi de sol em Sampa, com quantidade variável de nuvens e ventos fracos.

 

A automática do Mirante já bateu em 21,2°C e o IAG em 21,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.