Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Chove em Caxias do Sul este momento. E houve pancadas antes da meia noite, por volta das dez e meia. Pelo que entendi do modelo GFS o frio vai ser de pouca espessura.

 

O que é frio de pouca espessura?

Vejo que jah te explicaram. Ex, veja nos modelos, GFS por exemplo. Pode prever 0C para 2m e chuva, em vez de neve, pois em altura pode haver pouco frio. Eh um exemplo apenas. A falta de espessura no frio eh uma das principais causas de ser muito mais difihcil nevar no Itatiaia do queh no morro da igreja, por exemplo. Quando voceh for consultar um modelo, naho veja soh a temperatura em 2m, mas tambehm em 500hpo e em 850hpo. Hpo tem a ver com pressaho atmosfehrica.

 

Bela explicação! Eu também tinha essa dúvida do que seria espessura de frio!

Mas já tinha uma noção de que se a temperatura a 850 hpa não estiver abaixo de zero, daí fica difícil a ocorrência de neve, mesmo estando temperatura negativa a nível de superfície!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite. Em Brusque, SC segue noite nublada e abafada para época. Ligarei o ar-condicionado pela segunda vez no mês.

 

Sempre achei que era melhor a fusão, afinal, não temos tantos usuários assim. Já havia falado pro Vinícius. Era um desperdício ter dois fóruns sobre a mesma coisa. É que nem só pegar os dados do Inmet, e não pegar da Epagri, do Ciiagro...

 

Já participava aqui com um nome fake antigamente. Não conseguia entrar com a conta antiga. Meu nome é Guilherme Moretão, moro na quente e abafada Brusque, no Vale do Itajaí, 40km a sudeste de Blumenau, 110km de Joinville e Florianópolis. No inverno é sempre complicado nas madrugadas de advecção de ar frio por causa da nebulosidade e do vento. Itapoá consegue ter mínima menor que aqui. Moro no topo de uma encosta. Tinha um termômetro Incoterm que deixava na garagem, mas ele já se foi. Em Brusque tem 0 estações metereólogicas padrão.

 

Essa estação de Itatiaia vai bombar!! Parabéns aos envolvidos!

 

Abraços!!

 

 

Buenas! Valeria colocar uma estação em Brusque, porque seria referência na cidade :)

 

Aqui eu não me animo, pois além de Blumenau ja ter várias estações padrões oficiais, aqui onde moro é uma localização sem graça para medição haha

Link to comment
Share on other sites

Muitos usuários de Minas Gerais chegando. Isso é bom! :mosking:

 

Aqui em Juiz de Fora, uma diferença MONSTRA entre o topo e a baixada neste momento. Enquanto no INMET (950m) faz

CALOROSOS 19,4 graus, na estação Davis no bairro Bandeirantes faz apenas 13,7ºC. QUase 6C de diferença! Isso

é raro!

Link to comment
Share on other sites

Para comemorar a ótima notícia da união dos fóruns, apresento mais uma nova ferramenta do wxbrasil: Tabela a cada hora com os valores de todas as estações automáticas do INMET, que pode ser ordenada por qualquer variável. (Acho que o Carlos vai gostar dessa, hehe)

http://www.wxbrasil.net/monitoramento/auto_inmet.php

 

Muito bacana, parabéns Marcelo.

Link to comment
Share on other sites

Aos amigos do Sudeste:

 

De quarta em diante a Mantiqueira vai brilhar. O anticiclone avança com facilidade e ar muito seco, bom para final de semana nas montanhas.

 

A todos:

 

A 12Z do Europeu ainda não enxergou o anticiclone que o GFS vê avançando em 192h maaasssss... Mas meus amigos, ela apontou um monstro de 1048mb no Pacífico Sul entrando na zona de ataque ao Cone Sul em 240h.

 

Tanto por um como por outro o mês guarda boas surpresas.

 

Fico aqui me perguntando... depois do relato do Luba, com geada severa hj cedo no Alto Itatiaia, quantos dias em que isso ocorre lá em cima ao longo do ano (em média)? Alguém arrisca uma estimativa?

 

 

Uma coisa é certa: é o lugar do Brasil com maior número de geadas no ano! Se ontem teve uma geada monstra imagine quando tem uma massa polar forte atuando!

Link to comment
Share on other sites

Chove em Caxias do Sul este momento. E houve pancadas antes da meia noite, por volta das dez e meia. Pelo que entendi do modelo GFS o frio vai ser de pouca espessura.

 

O que é frio de pouca espessura?

Vejo que jah te explicaram. Ex, veja nos modelos, GFS por exemplo. Pode prever 0C para 2m e chuva, em vez de neve, pois em altura pode haver pouco frio. Eh um exemplo apenas. A falta de espessura no frio eh uma das principais causas de ser muito mais difihcil nevar no Itatiaia do queh no morro da igreja, por exemplo. Quando voceh for consultar um modelo, naho veja soh a temperatura em 2m, mas tambehm em 500hpo e em 850hpo. Hpo tem a ver com pressaho atmosfehrica.

 

Perfeito! Eu tinha dado "uns pitaco" mas realmente faltavam esses aspectos tão importantes.

 

E vamo que vamo!

Link to comment
Share on other sites

Urgente, urgente, urgente! Nova fusão do BAZ com um grande fórum de meteorologia:

 

viewtopic.php?f=20&t=15164

 

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Sensacional isso tudo: estação no Itatiaia, fusão e para coroar a chegada de uma importante MP em Maio. E com perspectivas de novos eventos de frio mais adiante. Estou eufórico.

 

Parabéns a todos e muito boas vindas aos novos participantes! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Duas ÉXCELENTES notícias: a instalação da DEVIS em Itatiaia e a unificação do Fóruns. Parabéns a todos envolvidos!

 

Obrigado Melo, Michel e Beto pelas explicações sobre frio de espessura.

 

 

Neste sábado, Granja Viana variou de 16,5ºC/28,4ºC.

 

Amanhecemos neste domingo sob calorosos 17,5ºC. Enfim, será nosso último dia de veranico de maio.

Link to comment
Share on other sites

Uma mudança brusca no tempo.... Se por volta da 1 hora céu estrelado e 21°C, o domingo amanheceu com céu totalmente encoberto o que não ocorria há 21 dias e volta a chuviscar na cidade, a temperatura está baixa, faz 19.3°C o que deixa a sensação de frio é um vento gelado vindo do sul.. :good2: Tá melhor do que eu esperava... vamos acompanhando..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, amigos!

Ventinho sul, dando uma sensação já de friozinho em PORTO ALEGRE. Vamos curtir este frio que está vindo, principalmente nas manhãs que seguirão!

A propósito: a previsão para maio, junho e julho do INMET em matéria de frio não é muito animadora. Estão prevendo um julho com temperaturas acima da média aqui no RS... Será que teremos outra decepção este ano? Espero que não. Abraços!

 

Eu nunca vi o INMET acertar essas previsões de LP... Diria, até, que a correlação é igual a -1. Já me frustrei muitas vezes quando previram meses gelados e o inverso com meses em que previram muito calor.

 

Valeu, Bruno! Boa notícia. Hehehe.

Friozinho já se faz sentir hoje no RS! Dia lindo na minha Porto Alegre! Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13.2, pelo menos mais baixa que o inmet.

Será que hoje teremos uma queda maior de temperatura durante o fim do dia?

E tomara que os modelos voltem a trazer o frio. :clapping:

Tomara mesmo.... :good: aqui já sinto a presença de um vento mais gelado vindo do sul, um domingo que pode ser maravilhoso..

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13.2, pelo menos mais baixa que o inmet.

Será que hoje teremos uma queda maior de temperatura durante o fim do dia?

E tomara que os modelos voltem a trazer o frio. :clapping:

Tomara mesmo.... :good: aqui já sinto a presença de um vento mais gelado vindo do sul, um domingo que pode ser maravilhoso..

Vai ser mesmo, Jean aqui começou a chover desde da 5Horas da manha, faz 20,3°C. Creio que logo vai começar a chover ai em Rolandia.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13.2, pelo menos mais baixa que o inmet.

Será que hoje teremos uma queda maior de temperatura durante o fim do dia?

E tomara que os modelos voltem a trazer o frio. :clapping:

Tomara mesmo.... :good: aqui já sinto a presença de um vento mais gelado vindo do sul, um domingo que pode ser maravilhoso..

Vai ser mesmo, Jean aqui começou a chover desde da 5Horas da manha, faz 20,3°C. Creio que logo vai começar a chover ai em Rolandia.

E começou lucas, chuva fraca que já dá um grande alivio, temperatura em 19.1°C.. :good:

Link to comment
Share on other sites

Após 21 dias voltou a chover por aqui... já estava na hora. Foram 15,8mm até o momento. Chuviscando agora com 19,2C e praticamente sem vento.

O Simepar agora coloca 4ºC pra cá na quarta-feira, mas sinceramente não acredito nisso. Só se for na estação deles que é área rural e possivelmente próximo a uma baixada.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto ainda poucas nuvens e nada de frio no leste paulista, aqui em Campinas só deveremos ter mudanças logo mais à noite. Marcelo Albieri, parabéns pelo trabalho, e a estação de S. Miguel Arcanjo está desativada? Abraço a todos....

Obrigado, Paulo! São Miguel Arcanjo está sem dados...

Link to comment
Share on other sites

É muito comum vermos este tipo de comportamento do GFS: 1 semana antes do evento, mostra temperaturas muito baixas, 2 dias

depois tira praticamente tudo e depois volta a mostrar frio, porém não com a intensidade de outrora. São as famosas "correções".

 

Grande diferença hoje cedo entre o INMET e minha casa: Na estação oficial deu 16ºC, aqui 12,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.