Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Tanto GFS como Europeu em suas rodagens das 12Z começaram a sugerir mínimas excepcionais que me parecem estar superestimadas.

 

Para o amanhecer de quarta o GFS já vê grande área abaixo de 0oC entre o RS e o PR, além de boa área abaixo de -5oC entre RS/SC. Até aí tudo normal. E o núcleo ainda mais gelado????

 

CapturadeTela2013-05-05agraves190554_zpseab55d8d.png

 

 

O Europeu é mais conservador. Ilhas negativas e pequena mancha beirando o -4oC. Mesmo assim é geadão e possível congelamento da paisagem em áreas de baixada.

 

CapturadeTela2013-05-05agraves190633_zpsf9baf7f4.png

 

 

Agora para o amanhecer de quinta é que as coisas começaram a sair da esfera do possível para uma MP longe da característica das grandes erupções. Mas...

 

Mas GFS radicaliza ao extremo e, além de continuar com boa área abaixo dos -5oC em alguns pontos do RS/SC, coloca área de -10oC na região de Vacas Gordas!!!!!! E algo ainda mais forte no núcleo? Seria -15oC a área rosa?

 

CapturadeTela2013-05-05agraves190719_zps2b8ae61c.png

 

E o Europeu radicaliza também com pequena área de -10oC nas áreas mais geladas de SC.

 

CapturadeTela2013-05-05agraves190742_zps56c494dd.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Pelotas 15,9ºC pela agrometeorológica da Embrapa.

 

O dia foi de sol com alguns cirrus e stratus, houve até formação de Cb a leste na região de Rio Grande. Variação de 11,5/20,4ºC pela RBS.

 

Já no Centro-Oeste tempo mudou no sudoeste de MT. Choveu e ventou forte em algumas cidades. Ainda continua a chover de forma mais fraca.

 

Faz apenas 21,9ºC em Pontes e Lacerda e 22,7ºC em Cáceres.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, Caio! Que loucura essa projeção! Pq será que estão tão otimista assim? Secura do ar e a alta sobre as nossas cabeças? Só se for isso.

 

Allef, vc tá morando em Pelotas agora?

 

Sim, Bruno.

 

Vou começar a fazer Meteorologia amanhã na UFPEL.

 

Como está gelado nessa cidade. Sai ontem de 35ºC em Cuiabá para 11ºC em Pelotas, com minuano cortante.

Link to comment
Share on other sites

Caio, tem alguma coisa errada. Por acaso você não está vendo o Ponto de Orvalho?

Os mapas do wxbrasil e do nomads não indicam tudo isso.

 

 

2mAG = 2 meter Above Ground

 

Sempre foi meu referencial de temperatura no Wunder. Mas é ponto de orvalho sim, quando se trata de PONTILHADOS. Vide o tutorial:

 

2m Above Ground Level - The 2m Above Ground charts show near suface weather conditions with dewpoints (contours, 5 Celsius interval, bold orange=20, bold white=15, bold red=0, bold magenta=-15, bold gray=-30), temperatures (color fill, 4 Celsius interval), and wind (vectors, m/s).

 

Desculpem pela falha!

 

Engraçado e interessante que as linhas (contours) sempre bateram com as mínimas projetadas, principalmente nas baixadas. Desde que acompanho este site venho observando isso.

Mas de qualquer modo, ficam os contours de -10oC/-15oC como expectativa para o que poderá ocorrer nas baixadas. Não vai deixar de ser meu referencial, mesmo com o exagero de agora.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada e início de manhã com céu encoberto, Sampa ainda teve sol, com quantidade variável de nuvens e sensação de abafamento, devido ao aumento da umidade.

A partir do meio da tarde, nublou de vez.

 

Já ocorreram algumas pancadas de chuva rápidas em vários bairros da cidade, agora no início da noite. O maior acumulado, até o momento, é 7,5 mm na estação do CGE em Barragem (Parelheiros), extremo sul da área urbana.

 

Mirante (INMET): 19,9°C / 27,2°C

Site do IAG continua inacessível.

 

Aqui na zona norte caiu uma pancadinha moderada mas bem rápida.

Agora temos céu parcialmente nublado por aqui, algumas estrelas são visíveis.

 

Campo de Marte e Congonhas 21°C, Cumbica 20°C.

Link to comment
Share on other sites

Tá lento o avanço da frente fria! A banda de nebulosidade não chegou por aqui ainda, mas estranhamente o vento já virou para Sudoeste. Faz 21,2°C.

nossa Vini, pensei que já estivesse ai.. estou esperando o frio.. geralmente vem um vento frio ou percebo pelas estações de cidades mais ao sul, a queda de temperatura... será que essa nebulosidade vai até o amanhecer porque a previsão já é de uma manhã bem fria em cidades do centro-sul paranaense...

Link to comment
Share on other sites

Engraçado e interessante que as linhas (contours) sempre bateram com as mínimas projetadas, principalmente nas baixadas. Desde que acompanho este site venho observando isso.

Mas de qualquer modo, ficam os contours de -10oC/-15oC como expectativa para o que poderá ocorrer nas baixadas. Não vai deixar de ser meu referencial, mesmo com o exagero de agora.

É isso mesmo Caio, ponto de orvalho abaixo de -15ºC:

w5SIEkO.png

As mínimas deverão ser ótimas nas baixadas!

Link to comment
Share on other sites

E aqui em casa no momento faz 14,1. Primeira vez que esta mais quente que na rbs, provavelmente devido ao vento, e la a estação esta no topo do predio. Se o vento nao parar a minima amanha sera ruim. Alguem sabe se geada queima alface? Plantei minha horta sabado. :laugh:

 

 

AQUI JÁ TIVE ALFACE INTEIRO DEPOIS DE -5/-6 NO ABRIGO, NÃO USO ADUBO QUÍMICO, ESPECILAMENTE O NITROGÊNIO, SE USAS, QUEIMARÁ.

Link to comment
Share on other sites

O efeito orográfico contribui bastante para estes acúmulos de chuva aqui em BNU. Situações como estas o nordeste de SC é sempre a última região ainda ter a frente fria. Mas é questão de horas até esta chuva terminar, talvez ainda perdure ainda até de madrugada. Esté sendo uma chuva providencial, bom para tirar a poluição do ar. Estava sentindo falta de um tempo frio e chuvoso.

 

Amanhã vai ser legal de acompanhar a queda.

Link to comment
Share on other sites

O efeito orográfico contribui bastante para estes acúmulos de chuva aqui em BNU. Situações como estas o nordeste de SC é sempre a última região ainda ter a frente fria. Mas é questão de horas até esta chuva terminar, talvez ainda perdure ainda até de madrugada. Esté sendo uma chuva providencial, bom para tirar a poluição do ar. Estava sentindo falta de um tempo frio e chuvoso.

 

Amanhã vai ser legal de acompanhar a queda.

 

Com certeza meu caro Beto, não existe coisa melhor que um Domingo com friozinho e chuva, aquela chuva que demorou 3 semanas para cair, de limpar o ar e de fazer volta ao normal o nível do rio. Na quarta poderemos ter uma bela mínima, quiçá até abaixo dos 7ºC.

Link to comment
Share on other sites

E aqui em casa no momento faz 14,1. Primeira vez que esta mais quente que na rbs, provavelmente devido ao vento, e la a estação esta no topo do predio. Se o vento nao parar a minima amanha sera ruim. Alguem sabe se geada queima alface? Plantei minha horta sabado. :laugh:

Olha Matheus aqui temos o costume de molhar a horta, sim durante se por exemplo tem geada ai na quarta, molhe a horta algumas vezes durante o dia(terça), um pouco no inicio da manhã, inicio da tarde e fim da tarde, a água vai impedir que o solo esquente muito durante o dia e durante a noite ela vai impedir um resfriamento maior, mantendo a temperatura um pouco mais elevadas na proximidade das plantas.. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 9,6°C em Vila Nova do Sul, enquanto aqui em São Gabriel a mínima se deu na estação do inmet com 10,7°C. Aqui em casa não baixou dos 11,8°C no domingo.

 

No momento tenho 14°C aqui em casa. Vem caindo rápido, mesmo sem vento.

 

Seja bem vindo Murilo....sinta-se em casa e contmaos com sua participação..!! Alias bela minima por aqui...já está bem frio..

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 9,6°C em Vila Nova do Sul, enquanto aqui em São Gabriel a mínima se deu na estação do inmet com 10,7°C. Aqui em casa não baixou dos 11,8°C no domingo.

 

No momento tenho 14°C aqui em casa. Vem caindo rápido, mesmo sem vento.

 

Murilo, vc é de Vila Nova do Sul? Que legal! Cara, já passei mais 53634785678 vezes pela tua cidade em todas as vezes que viajei para a fronteira oeste do Estado! Cara, sabia que é o ponto mais alto de toda a BR 290? Na época em que não havia GPS nos preços de hj, tampouco Google Earth, monitorava a altitude de toda a estrada por um altímetro que tinha no meu relógio Casio nos primórdios dos anos 90. Meus pais me deram de presente e essa era a minha diversão na longa viagem até o quadrilátero Alegrete/Uruguaiana/Livramento! A sua cidade está a 290 metros! É um topinho bacana, hehehe! Há alguns morros ao redor que penso que devem bater nos 310 metros!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 9,6°C em Vila Nova do Sul, enquanto aqui em São Gabriel a mínima se deu na estação do inmet com 10,7°C. Aqui em casa não baixou dos 11,8°C no domingo.

 

No momento tenho 14°C aqui em casa. Vem caindo rápido, mesmo sem vento.

 

Murilo, vc é de Vila Nova do Sul? Que legal! Cara, já passei mais 53634785678 vezes pela tua cidade em todas as vezes que viajei para a fronteira oeste do Estado! Cara, sabia que é o ponto mais alto de toda a BR 290? Na época em que não havia GPS nos preços de hj, tampouco Google Earth, monitorava a altitude de toda a estrada por um altímetro que tinha no meu relógio Casio nos primórdios dos anos 90. Meus pais me deram de presente e essa era a minha diversão na longa viagem até o quadrilátero Alegrete/Uruguaiana/Livramento! A sua cidade está a 290 metros! É um topinho bacana, hehehe! Há alguns morros ao redor que penso que devem bater nos 310 metros!

 

Abs!

 

Bruno sou de São Gabriel onde resido, mas como tenho familiares lá em Vila Nova do Sul costumo ir frequentemente lá. É uma das entradas do Escudo SUl-Rio Grandense, com pontos batendo quase 500mm na divisa com Lavras do Sul e tendo algumas áreas de baixada interessantes, principalmente na localidade de Laranjeira (próxima a divisa com Santa Margarida do Sul). Nesta localidade instalei um termometro bem abrigado ano passado (num topinho), registrando mínima de -5,7°C naquela onde de frio no mês de junho.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.