Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/20/18 in all areas

  1. 5 points
  2. 3 points
    As previsões realmente estão bem interessantes, principalmente sabendo que estão vindo do europeu. Para Queimada Nova são previstos 148 mm pelo europeu, tudo semana que vem. Novembro está com apenas 6 mm em Queimada Nova, bem abaixo da média para o mês.
  3. 3 points
    Bem interessante a previsão do GFS pra daqui a 7/10 dias. Essa baixa, nessa previsão, tem Temp. >16°C em 850 hPa e ventos fracos em 250 hPa.
  4. 3 points
    Dia excelente por aqui. Amanheci com 14,7° e bati 25,9° e u.r. de 40%. Como de praxe, o INMET ficou bem mais frio do que aqui em dias de frio fora de época: variou de 12,7° a 25,0°. Teve sol o dia todo, sempre fresco ou agradável. A primavera tinha de ser assim. Incrível foi Pinheiro Machado que teve mínima de 2,8°!!! Canela variou de 7,8° a 19,7°; Cambará de 6,3° a 20,2°; SJ de 6,1° a 19,7° (INMET) e Ausentes não passou dos 17,1°. Isso tudo com sol. Agora faz 22,9° com 50% e céu absolutamente limpo! Estamos tirando um pouco do estrago da anomalia deste mês.
  5. 3 points
    Surreal esses volumes previstos pro Nordeste....bem fora de época: So pra comparar....a probabilidade de chover em Juazeiro em Novembro é perto de 10%:
  6. 2 points
    É porque em outubro a ASAS recua bastante para o oceano, permitindo os primeiros fluxos de umidade vindos da amazônia atuar sobre o Sudeste e Centro Oeste causando apenas temporais no período diurno, mas só em novembro que as chuvas ficam volumosas a ponto de duras vários dias, e também quando começa a chover nas áreas mais ao sul do semi-árido. Sobre as chuvas abaixo da média nos verões anteriores, no de 2013/2014 houve um empilhamento em todos os níveis atmosféricos da ASAS deste a Bahia até o Rio Grande do Sul entre janeiro e primeira quinzena de fevereiro causando um calor terrível, o bloqueio terminou apenas com um ingresso de um fortíssimo sistema frontal que chegou até o Espírito Santo, curiosamente o Outono de 2014 foi bem antecipado. Em 2014/2015, o bloqueio foi bem mais fraco e afetou mais Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, as chuvas se normalizaram em São Paulo e Rio de Janeiro.
  7. 2 points
    Sim, o pôr do sol se dá pouco depois das 17h mas antes disso já fica com bem pouca claridade, pela manhã é escuridão quase total até 8h.. Quanto a hoje, pela manhã havia formação de geada fraca sobre os carros e parte da vegetação aqui em Paris, acredito que não foi mais forte pois ventava fraco, mas a mínima atingiu 0°C por aqui. Durante a tarde a nebulosidade foi aumentando rápido e a máxima não passou de 6°C, há cerca de 10 minutos começou a chover fraco por aqui (com ventos moderados e rajadas fortes) e faz apenas 3°C, a previsão para as próximas horas é de queda de neve mas pode ser que fiquemos apenas numa situação limite, de qualquer forma amanhã o dia deve ser de muito frio com máxima por volta de 3°C e mínima que pode, finalmente, ser negativa.
  8. 2 points
  9. 2 points
    CAINDO O MUNDO NESSE MOMENTO EM JF. TAXA DE CHUVA/H LÁ NAS ALTURAS. VENTO FORTE TAMBÉM !
  10. 2 points
    Na verdade, apesar da época chuvosa começar em Outubro, é a partir de Novembro que as coisas engrenam e começam as ZCAS / ZCOU da vida, mas no caso de SP, Novembro chove, mas não é lá essas coisas, em Novembro e Dezembro é normal estes sistemas se formarem mais a norte e Janeiro, Fevereiro e mais raramente Março mais a sul por causa do posicionamento médio da ASAS. SP já teve vários episodios de ZCAS no passado, mas nunca me lembro de um em Novembro. Em Dezembro quando acontece é a partir da segunda quinzena. Tanto que a média de Novembro em SP(Mirante) é um pouco maior que Outubro(130~140mm), se comparar com Janeiro por exemplo a média é uns 100 mm a menos. A ordem dos meses chuvosos seria Janeiro, Fevereiro, Dezembro, Março, Novembro e Outubro. O que anda acontecendo depois de 2012 é falta de ZCAS de verdade sobre SP. O bloqueio foi muito exagerado em 2013/2014 e 2014/2015. Depois melhorou, principalmente 2016/2017, Curiosamente em 2017/2018 foi ruim, mas não foi bloqueio que fez chover pouco no verão e sim a falta dele, ficamos os 2 meses mais chuvosos do ano sob uma pós frontal quase que eterna. Torço muito para o próximo verão chover dentro ou acima da média senão o drama da crise hídrica poderá voltar.
  11. 2 points
    Para ser uma ZCAS precisa ter associado além da FF e da quantidade de dias, VCAN sobre o nordeste e AB (alta da Bolívia) senão, mesmo que chova bastante eles não consideram ZCAS. Precisa ver se estes sistemas estão ou estarão configurados nos próximos dias.
  12. 1 point
    Previsão de chuva para os próximos 10 dias na região sudeste - 12z de hoje (19/11). Europeu Maiores acumulados no sul de Minas, onde valores podem ultrapassar os 150 mm. GFS Como de costume, americano mostrando acumulados maiores em relação ao Europeu. Valores mais altos na Zona da Mata, RMBH, Rio de Janeiro e áreas mais próximas do litoral de SP (Grande SP inclusa)
  13. 1 point
    QUE PERFEIÇÃO ! Primavera muito boa essa. Surpreendente.
  14. 1 point
    Aqui o dia começou bem, mas a chuva simplesmente desapareceu ao longo da tarde e agora chove bem fraquinho. Vamos ver se na madrugada as coisas melhoram!
  15. 1 point
    LISTA ATUALIZADA: FERNANDO KEISER (PAGO) FELIPE BACKENDORF (PAGO) AUGUSTO GOELZER DEIVID BECKER MARCELO (PAGO) ANDONI (NÃO É CERTEZA) TIAGO RIEGER JEAN (PAGO) COUTINHO  MORETÃO  KEVIN NAZARENO DIEGO SOARES (PAGO) MAURO SILVA (PAGO) GABRIEL CARDOSO (PAGO) JARDEL (PAGO) MARINHONANI ALDO SANTOS GABRIEL VOIGT (PAGO) SEGUNDO MINHA CONTABILIZAÇÃO, JÁ TEMOS R$700,00.
  16. 1 point
    Depois de uma boa estiada entre o final da manhã e a metade da tarde, a cidade de São Paulo vai tendo um início de noite chuvoso. O predomínio é de chuva leve. Hoje foi um dia de temperaturas máximas invertidas, com as maiores marcas registradas por volta de 0h UTC (22h verão de ontem). As mínimas serão registradas agora à noite. Faz frio para uma 2ª metade de novembro. Às 20h (Verão), INMET-Mirante de Santana: 14,3°C INMET-Interlagos: 13,8°C Ventos de SE a SSE.
  17. 1 point
    Dia muito agradável em Varginha: 19°C a tarde com chuva moderada desde às 14:00. De manhã choveu fraco e de forma moderada em alguns períodos da tarde. São Paulo está na casa dos 15/16°C agora a tarde, perto das 17 horas. Campos do Jordão 13°C; Itapeva 15°C; Avaré 17°C; Sorocaba 18°C; Campinas 18/19°C; São Carlos 19°; Bauru, Barra Bonita e Ourinhos com 20°C; Ibitibga e Ribeirão com 21°C; Prudente e Rancharia com 22°C. Tarde de chuva e temperaturas frescas a frias no sudeste.
  18. 1 point
    Está chovendo desde o começo da manhã aqui na região de BH. Acumulados entre 10 e 20 milímetros até agora e chuva praticamente constante.
  19. 1 point
    Nani, O modelo COSMO / INMET, está colocando máxima de apenas 16ºC em Juiz de Fora para amanhã. Vamos ver se vai confirmar.
  20. 1 point
    Tá bem friozinho mesmo em Sampa, especialmente na zona sul. E que belíssimo ar seco polar sobre o sul do país esta tarde ! Tivemos algumas mínimas bem interessantes na campanha gaúcha e também nas serras. Pelo visto, amanhã será ainda melhor. Em Juiz de Fora, chuva fraca desde o início da manhã e 23,1C em casa agora. Amanhã devemos registrar mais uma máxima sub-20 para essa primavera boa.
  21. 1 point
    Mirante acumulou 28,6mm. Com isso já são nove vezes este ano que o Mirante acumula 25mm ou mais de chuvas em um dia. É a maior chuva no Mirante desde o início de outubro.
  22. 1 point
    Mínimas em SC 5,2 Urubici/F.Keiser 5,3 B.Jardim/F.Keiser 5,3 Urupema/Epagri 5,4 S.Joaquim/PWS 6,2 Painel/F.K e G.Hugen 8,1 Lages/Epagri 8,7 Timbé do Sul/Epagri 9,1 Campo Belo do Sul/Epagri 18,5°C Florianópolis/Epagri 8,1 AGORA EM CASA, 8:26
  23. 1 point
    O frio se intensificou aqui em Paris. Ontem mesmo com o dia ensolarado, a máxima foi de apenas 10°C, e hoje sob as mesmas condições, não passamos de 8°C por aqui. Já a mínima ficou em 1°C com geada pela manhã e no momento tenho apenas 6°C com céu limpo. A próxima madrugada deve encostar 0°C, mas o pior (ou melhor, depende do ponto de vista) deve ficar para terça, quando a MÁXIMA não deve passar de 3°C com grandes chances de neve fraca, ao longo da semana as temperaturas devem subir levemente mas sem bater os 10°C e na outra semana outro ar polar deve voltar a gelar a cidade luz.
  24. 1 point
    481mm em um único dia nessa região é maior que a média de chuva ANUAL de Valencia(a média de chuva ANUAL de Valência é de apenas 475mm) Em Barcelona o acumulado representa mais de um quarto da média anual de chuva. Isso nunca ocorre em Moscou(lá nunca teve ano com mais de 1000mm, nunca choveu 100mm em um único dia e nunca choveu 200mm em um mês(e vendo o histórico é difícil chover 100mm em um mês). Enquanto na Espanha já teve tudo isso em cidades com médias inferiores a 700mm anuais. PS: esse acumulado de 481mm pode ser talvez a maior chuva em 24h já registrada na Espanha, certo?
  25. 1 point
    Verdadeira tempestade tropical ontem em Barcelona. Até 160 mm reportaram algumas estações:
×