Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente hoje é um alívio. Agora sol e nuvens com vento moderado. A mínima não baixou dos 18,7°. Agora faz 21,1° com 76%.

 

Impressionante a previsão de negativo em 850 hpa para a Campanha no final do mês. Isso dá geada isolada na região e mínima de um dígito em praticamente todo o RS e parte de SC. O ETA 15 dá mínima para o dia 28 de 4° para Bagé e 8°/9° para POA. Seria um dos três ou quatro grandes "frios" em outubro desde 1999.

Link to comment
Share on other sites

As áreas de instabilidade já estão deixando a capital, rumo ao vale do Paraíba.

Parece que ainda teremos sol e calor hoje. :sad: :heat:

O sol já brilha com tudo na capital paulista.

 

Algumas nuvens altas no céu.

A nebulosidade é maior para os lados do ENE a NE (Vale do Paraíba), para onde as instabilidades se deslocaram.

Temperatura subindo rápido, já faz calor. :heat: :heat:

Mais um dia de sofrimento... :shout: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Final de outubro/início de novembro quase sempre tem episódios de frio, até mesmo de geada tardia.

 

Sempre lembro de quando eu morava em Irati, acho que na primeira semana de novembro 2006 ou 2007 que teve uma geada fraca que prejudicou as lavouras, adiando a festa do pêssego na cidade...

 

Pior que geralmente esse período acostuma apresentar surpresas boas mesmo, esse frio forte no começo de novembro foi em 2006, lembro de uma noite que tive que me agasalhar e tava frio mesmo uhaahuau.

 

2011 também tivemos uma MP das boas nesse período.

Link to comment
Share on other sites

Ultimo dia desse calor aqui em Blumenau, tenho 30,0C com 72%, bem abafado, sensação de 36C. Com as chuvas dos ultimos dias o Rio Itajaí subiu pra 4,8m, mas sem perigo por enquanto. Pra semana que vem é prevista bastante chuva, é de se acompanhar :russian:

 

As mínimas nos ultimos 4 dias ficaram todas em torno de 20/21C, tanto aqui quanto no centro, pois as noites tem sido muito úmidas e chuvosas.

 

Incrível é que nem em plena pré-frontal os ventos param de soprar do mar, isso ja ta um saco. a UR média nos ultimos 5 dias aqui foi 88% :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Final de outubro/início de novembro quase sempre tem episódios de frio, até mesmo de geada tardia.

 

Sempre lembro de quando eu morava em Irati, acho que na primeira semana de novembro 2006 ou 2007 que teve uma geada fraca que prejudicou as lavouras, adiando a festa do pêssego na cidade...

 

AQUI É OS 12 MESES DO ANO! KKKK

Link to comment
Share on other sites

Tempestades fortes estão se formando sobre o sudoeste mineiro, região de Lavras. Também há várias células intensas se formando sobre SP, além de outras sobre o PR, Triângulo, MS....hoje vai ser um dia deveras interessante para se acompanhar o radar. Estou aqui constantemente atualizando o radar do Couto, para ver se sobra uma tempestade pra mim.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, a coisa até que não estava das piores. :mosking:

 

Com ventos de leste, a automática do Mirante marcava 30,6°C às 13h (Verão), contra 33,0°C de ontem no mesmo horário.

 

Foi só começar a ventar de NO para a "vaca começar a ir pro brejo".

A temperatura pulou para 33,6°C às 14h (Verão), contra 34,2°C de ontem. :hysteric:

 

No IAG: 32,6°C, contra 34,6°C de ontem.

 

Sampa, zona norte, às 13h30 (Verão):

34626i1.jpg

Link to comment
Share on other sites

O que será que vem acontecendo com o site do Ipmet? Há tempos tem demorado séculos para carregar.

Aqui está entrando normal.

Tem hora que ele entra normal e tem hora que demora muito para carregar. Já faz muito tempo que está ruim desse jeito. E não é só em casa. Quando uso a internet do celular acontece a mesma coisa.

Sobre as tempestades, está assustador tanto pelo radar do Ipmet como pelo de São Roque e se aproximam rapidamente. Acho que teremos notícias ruins em breve. Espero estar errado, mais a refletividade é muito forte nos radares.

Link to comment
Share on other sites

Aos que entendem mais. Seria uma super célula essa área ao redor de Rio Claro. Pelo radar de São Roque tem rotação.

 

Nossa, mas que linda tempestade ! Não sei se é ou não uma super-célula, mas sugiro que você vá caçar esse tormenta e tire fotos para nós. :good:

Se tivesse carro eu bem que ia.kkkkkkkkk

Mas já tenho uma foto interessante no celular que parece muito uma wall cloud. Depois eu tento postar.

Link to comment
Share on other sites

Chove aqui e em Sampa.

Pelo visto a situação ''virou'' e o inferno de calor nos dará trégua antecipada. :good2:

21,6° C em Jundiaí às 7 horas.

Aqui em Sampa, início de manhã escuro, com chuva fraca a moderada e muuuiita trovoada.

Aeroportos nos 21°C.

 

As áreas de instabilidade já estão deixando a capital, rumo ao vale do Paraíba.

Parece que ainda teremos sol e calor hoje. :sad: :heat:

Pouco menos que ontem mas esquenta.

Com essa umidade deixada pela chuva vai ser terrível. :heat:

 

É uma das poucas vezes na minha vida que torço para que venham ventos de NO...

Para secar tudo. Senão... :negative: :heat:

 

Dito e (não) feito. Nada da ''trégua'' por mim antecipada: 34,6° C às 15 horas. :heat:

 

Às 14:40 horas fez 35,4° C. :crazy:

 

Ontem fomos de 19,6° C a 36,1° C. :heart:

 

No aguardo ansioso do marítimo vento sudeste a partir de amanhã.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z, é um verdadeiro ALÍVIO para minha região, pois segundo esta rodada, não teríamos mais calor intenso até o final do mês. Apenas em alguns poucos dias a temperatura poderia chegar a 26 / 28 graus, mas não chegaria mais a 30C. E no Sábado não passaria sequer dos 22C ! Além disso, mostra uma enxurrada de água para hoje à noite.

 

Agora é esperar pra ver.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z, é um verdadeiro ALÍVIO para minha região, pois segundo esta rodada, não teríamos mais calor intenso até o final do mês. Apenas em alguns poucos dias a temperatura poderia chegar a 26 / 28 graus, mas não chegaria mais a 30C. E no Sábado não passaria sequer dos 22C ! Além disso, mostra uma enxurrada de água para hoje à noite.

 

Agora é esperar pra ver.

Viu as áreas de chuva na divisa de São Paulo com Minas? Também estão bem feias.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z, é um verdadeiro ALÍVIO para minha região, pois segundo esta rodada, não teríamos mais calor intenso até o final do mês. Apenas em alguns poucos dias a temperatura poderia chegar a 26 / 28 graus, mas não chegaria mais a 30C. E no Sábado não passaria sequer dos 22C ! Além disso, mostra uma enxurrada de água para hoje à noite.

 

Agora é esperar pra ver.

Viu as áreas de chuva na divisa de São Paulo com Minas? Também estão bem feias.

 

Acabou de surgir uma célula extremamente severa na região de Mogi-Guaçu, logo ao norte da cidade. Granizo graúdo é provável neste momento !

Link to comment
Share on other sites

Na capital paulista, felizmente os ventos voltaram a soprar de leste e a temperatura estabilizou na automática do Mirante, após bater nos 34,1°C.

 

A quantidade de nuvens já deu uma boa aumentada aqui na zona norte mas ainda sem cara de chuva. :sad:

 

Há registro de chuva muito localizada na zona sul de Sampa.

 

Já chove também em pontos da região metropolitana, a SO.

Link to comment
Share on other sites

Chegamos a terrível máxima de 34°C. Mas a sensação agora, com 31 tão ruim quanto. A umidade subiu e o vento diminuiu. :heat:

 

Ta um horror esse fim de tarde, estou bem desacostumado. Há pouco estava com 29C e umidade em 85% :hang1:

 

edit: fora que ta escuro que parece noite

 

Não ta com cara de muita chuva hoje olhando pelo radar :negative:

 

Máxima de 34,3 aqui e 34,1 no centro.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui infelizmente a chuva não caiu com tanta força. Elas se deslocaram mais para a zona norte daqui da cidade.

A temperatura ao menos acabou caindo e agora temos 23,5 graus na Mooca. A máxima chegou aos 34,6 graus.

Aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte, caiu só um chuvisqueiro que mal molhou o chão.

Ouvia-se muitos trovões mas... chuva mesmo... :negative:

 

As chuvas mais fortes ficaram restritas a pontos da zona oeste da capital paulista.

A estação do CGE-Butantã, que fica dentro da USP (Universidade de S. Paulo), acumulou 46,8 mm.

A estação CGE-Perus, no extremo NO da cidade, somou 35,2 mm.

 

Na automática do Mirante: 0,6 mm agora à tarde.

Ela marcava 24,3°C às 19h (Verão).

Link to comment
Share on other sites

Chegamos a terrível máxima de 34°C. Mas a sensação agora, com 31 tão ruim quanto. A umidade subiu e o vento diminuiu. :heat:

 

Ta um horror esse fim de tarde, estou bem desacostumado. Há pouco estava com 29C e umidade em 85% :hang1:

 

edit: fora que ta escuro que parece noite

 

Não ta com cara de muita chuva hoje olhando pelo radar :negative:

 

Máxima de 34,3 aqui e 34,1 no centro.

 

Pois é... Até agora nada. Mas acredito que caia alguma coisa ainda, antes de refrescar.

 

Pelo menos de vez em quando, sopra uma brisa vinda do mar. O problema nem é tanto a umidade, mas sim a falta de vento. Quando para o vento que nem hoje a tarde fica insuportável. :heat:

Link to comment
Share on other sites

36,1ºC foi a máxima de hoje aqui na minha estação em JF. Recorde do ano de 2016 :heart:

 

 

E a chuva insiste em não vir pra MG , já no estado de SP .....

 

Pois é, Wil, tá dando raiva já !

 

Mas parece que no decorrer da noite / madrugada, a chuva chegará sim, e pode ser em forma de tempestades em locais isolados.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.