Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

De fato, Alexandre. Não assisti ao JN, mas se realmente querem revolucionar a previsão do tempo,precisam mostrar "a vida como ela é".

 

Sem ventos intensos aqui, mas nas redondezas o negócio foi feio. Chuva pra mais de metro, com 59 mm das 16h30 até agora, totalizando 325 mm no mês. Novas áreas de chuva avançam pra cá, com muitos raios.

Igor preocupa que o solo já não tem capacidade pra infiltram se quer mais 1 mm de água, absurdamente úmido, será um fim de semana e início da próxima complicada para nosso estado em.. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Gente! Acordem! Globo, TV, IBOPE, $$$...

A gente costuma ter a ilusão de que tudo o que é interessante pra gente deveria ser interessante pra todo mundo. O brasileiro assiste o JN esperando a hora d'ele acabar pra ver a novela.

 

Indianópolis, 22 km ao norte daqui.

t5fHmwq.jpg

Caraca!!! Olha o tamanho d'isso!!! E pensar que foi meio que generalizado o evento. No Paraguai os topos estavam ainda mais altos e frios.

Isso que que se passa no PR é um evento grande!

Grande igual a preocupação com propriedade de imagem do veículo de informação. rs

Link to comment
Share on other sites

Absurdo o que chove por aqui meus amigos, parece que toda a energia da atmosfera terrestre está afunilando no cone-sul. Impressionante! Granizo em muitas cidades, grande, como em Floresta conforme as fotos postadas pelo Claudio. De acordo com a Metsul, o quadro para hoje e os próximos dias pode produzir até tornados!

 

Mas na previsão do JN nenhuma imagem. Centenas de casas destelhadas e lavouras arrasadas no PR. O assunto no JN é onça. Há quem goste da Dona Maju aqui. Meteorologia não é concurso de Miss Simpatia.

 

Concordo plenamente com a tua posição, Alexandre. Assim que passou a porcaria da previsão do JN eu fiquei me perguntando porque não mostraram UMA imagem se quer das destruições e nem falaram sobre o assunto, isso é preocupante.

 

"Meteorologia não é um concurso de miss simpatia" 2

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Atentos para uma particularidade interessante para próxima semana...

Baixa se formando na costa RS/SC média intensidade, baixa na altura das Malvinas de forte intensidade e uma Alta desgarrada no pacífico que poderá chegar no cone sul com 1036/1042 hPa...

Depois digam que não avisei...kkkk

Em Lages.....chuva.....

 

Eu estou atento. Ansioso por saber como se comportará a alta da bolívia por estes dias. Se forte, boa continental, se fraca, boa marítima. Isso é o que me interessa no momento.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre Aguiar, teve mortes até o início da noite no Paraná?

 

se tivesse ocorrido mortes, o Jornal Nacional teria noticiado, mas pode ter certeza que amanhã o tempo severo ocorrido no Paraná vai ser noticiado no Jornal Hoje, ás 13 h 20 min.

 

Criterio curioso. Tempestades com granizo ate gigante que afetam milhares de pessoas em prol de onças deixam de ser noticiadas porque nao morreu ninguem. Vivendo e aprendendo! Agora precisa morrer gente pra noticiar tempestade em telejornal.

Concordo

Ainda bem q não vi o JN! Eu teria ficado phuto da vida!

Tempestades severas assolando praticamente todo o estado e a METEOROLOGISTA escolheu a matéria sobre a onça? (Eu vi a matéria da onça no jornal local)

A globo tem disso!

Já vi tbm diversas vzs apresentarem matérias NO SENSE na hora da previsão.

Ridículo!

Link to comment
Share on other sites

Além da chuva volumosa, condições para tempestades continuarão a ser observadas sobre o sul do país neste final de semana ao menos...

 

Para este sábado, o GFS concentra os maiores valores de convectividade (CAPE) sobre o norte do Paraná, aliado a presença de shear em várias camadas troposfericas.

 

Tw43Ofp.png

 

Para amanhã, as condições instáveis vão se agravar entre o interior de SC e do RS também.

 

MANpFiS.png

 

Valores de SWEAT (Severe Weather Index) estarão muito altos entre hoje e amanhã em várias áreas do sul, chegando a mais de 350 hoje entre SC/PR, e passado dos 400 no oeste do RS, pelas simulações do GFS.

 

SYS82h2.png

jxlWS0m.png

 

O Lifted Index (Índice de Levantamento) poderá atingir -8 em áreas do oeste do RS amanhã, aliado a valores de mais de 54/58 de Total Totals, o que denota o altíssimo grau de instabilidade atmosferica previsto para esse domingo entre o oeste do SC/RS.

 

Portanto além da chuvarada, o menu acompanha tempestades aí também...

 

4ydGICM.png

Link to comment
Share on other sites

Modelos começam a indicar a abertura da porteira polar nos últimos 10 dias de Julho e inicio de Agosto, projeções começam a mostrar altas acima de 1040 hPa no pacifico sul, algumas projeções indicam algo para final de julho em 1044/1048 hPa.

 

5a4e899e427d3_modelogfs.jpg.0f770e2fc254ce8366d9345b95419dae.jpg

 

Em Lages, neblina intensa, temperatura no momento em 12.6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Cuida, Rodolfo. Não entra nessa de falar bonito. Tem um PICARETA que está sempre de olho no tempo que publica textos na internet que são motivos de ridicularização quase diária em fóruns fechados de profissionais da Meteorologia. Olha essa Mafili, ao se referir às regiões Niño do Pacífico esta semana disse que o Pacífico tinha "quatro pontos de medição". Sim, tem quatro bóias. Nem marreta na cabeça adianta. O que esperar, contudo, de um PICARETA? E como o público é leigo, não conhece nada e tem uma vocação pra acreditar em qualquer coisa, acaba dando audiência pra esse tipo de fraude, ou se preferirem, indigência intelectual.

Link to comment
Share on other sites

Vishe Alexandre. Eu acho que captei quem é o PICARETA... Complicado viu! Você que mexe com comunicação para o público tem propriedade pra falar.

 

Eu particularmente de vez em quando eu uso uns termos bonitos, mas são só aqueles que eu só conheço de fato... Os que eu não conheço, ou eu boto uma interrogação, um questionamento, ou eu vou pesquisar.

Link to comment
Share on other sites

Cuida, Rodolfo. Não entra nessa de falar bonito. Tem um PICARETA que está sempre de olho no tempo que publica textos na internet que são motivos de ridicularização quase diária em fóruns fechados de profissionais da Meteorologia. Olha essa Mafili, ao se referir às regiões Niño do Pacífico esta semana disse que o Pacífico tinha "quatro pontos de medição". Sim, tem quatro bóias. Nem marreta na cabeça adianta. O que esperar, contudo, de um PICARETA? E como o público é leigo, não conhece nada e tem uma vocação pra acreditar em qualquer coisa, acaba dando audiência pra esse tipo de fraude, ou se preferirem, indigência intelectual.

 

kkkkk,

 

POIS É, A recente atividade não usual em tempos de ENSO estabelecido (como o atual El Niño) é razoavelmente bem compreendida na circulação zonal, porém recentemente alguma luz é dada sobre a circulação meridional.

 

Em todo caso a 'palavra' da moda é Southern Hemi Booster Index um componente de super El Niño, (E a discussão presente é que os efeitos de um Super El Niño sejam diferentes de um El Niño convencioal.

 

Últimas ENSO d BoM. "O El Niño 2015 é susceptível de reforçar, nas próximas semanas, em grande parte devido à atividade tropical recente ciclone. Vários ciclones tropicais, incluindo um ciclone rara julho no hemisfério sul, já resultou em uma forte reversão dos ventos alísios perto do equador . Este é susceptível de aumentar temperaturas abaixo da superfície do Oceano Pacífico tropical, que por sua vez pode elevar as temperaturas da superfície do mar ainda mais nos próximos meses ".

 

ensplume_small.gif

 

angular_momentum_static_frame.jpg

 

images?q=tbn:ANd9GcTUZCSCnlPjb4MP04qQubYok0bxc6Xy2UlkPkjKkxYzod65uXoo

Link to comment
Share on other sites

Opa,

 

Ficou truncado o comentário.

 

A atividade da MJO deixa os modelos "malucos". Natural, né, O súbito aumento de atividade convectiva tropical [ que na verdade é um mecanismo de eliminação de calor para o espaço]. Altera também abruptamente os padrões de circulação.

 

Basta ver a quantidade ciclones tropicais em atividade como postou o Rodolfo,

 

Conclusão: Estamos presenciando fenômenos raros do ponto de vista climatológico e como amante dessas coisas posso afirmar julho de 2015 pode ser qualquer coisa menos XOXO,

 

Tempos Interessantes

Link to comment
Share on other sites

HOJE DEU VONTADE DE JOGAR NO LIXO OS MODELOS, JÁ ERA PARA TER CHUVA EM SC, ATÉ FORTE NO OESTE, O QUE TEM? SOL E NUVENS ALTAS....BOM PARA POPULAÇÃO QUE COLOCA EM DIA AS ATIVIDADES. ESTÃO FECHANDO MAIS P/O PR.

 

UMA RODADA DÁ ENCHENTE, NA OUTRA CHUVA FRACA, QUEM SE REBOLA É A GENTE!

 

SP na divisa com PR também com boas chuvas, litoral com chuva fraca alternando com moderadas, 20km para frente, já na cidade de Santos, sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa, deu a louca nos modelos, eles estão sem consistência tanto pra chuva quanto para frio...pra hoje projetavam muita chuva aqui e agora temos sol,e pelo jeito não vai chover...

 

Paulo,

 

Pense assim: A linha do Equador mudou de lugar.

 

É um filme de ficção científica REAL.

 

A atmosfera está levando trancos.

Link to comment
Share on other sites

Opa,

 

Ficou truncado o comentário.

 

A atividade da MJO deixa os modelos "malucos". Natural, né, O súbito aumento de atividade convectiva tropical [ que na verdade é um mecanismo de eliminação de calor para o espaço]. Altera também abruptamente os padrões de circulação.

 

Basta ver a quantidade ciclones tropicais em atividade como postou o Rodolfo,

 

Conclusão: Estamos presenciando fenômenos raros do ponto de vista climatológico e como amante dessas coisas posso afirmar julho de 2015 pode ser qualquer coisa menos XOXO,

 

Tempos Interessantes

 

Exatamente... Tá brotando Sistema Tropical no Pacífico, tanto quanto gol da Alemanha em cima do Brasil :sarcastic:

 

hfjCWW8.png

Link to comment
Share on other sites

Opa,

 

Ficou truncado o comentário.

 

A atividade da MJO deixa os modelos "malucos". Natural, né, O súbito aumento de atividade convectiva tropical [ que na verdade é um mecanismo de eliminação de calor para o espaço]. Altera também abruptamente os padrões de circulação.

 

Basta ver a quantidade ciclones tropicais em atividade como postou o Rodolfo,

 

Conclusão: Estamos presenciando fenômenos raros do ponto de vista climatológico e como amante dessas coisas posso afirmar julho de 2015 pode ser qualquer coisa menos XOXO,

 

Tempos Interessantes

 

Exatamente... Tá brotando Sistema Tropical no Pacífico, tanto quanto gol da Alemanha em cima do Brasil :sarcastic:

 

hfjCWW8.png

 

Setor do governo chinês que trata de comércio internacional estava preocupado com algumas projeções, que iriam influenciar o tráfego de navios cargueiros na região.

Link to comment
Share on other sites

HOJE DEU VONTADE DE JOGAR NO LIXO OS MODELOS, JÁ ERA PARA TER CHUVA EM SC, ATÉ FORTE NO OESTE, O QUE TEM? SOL E NUVENS ALTAS....BOM PARA POPULAÇÃO QUE COLOCA EM DIA AS ATIVIDADES. ESTÃO FECHANDO MAIS P/O PR.

 

UMA RODADA DÁ ENCHENTE, NA OUTRA CHUVA FRACA, QUEM SE REBOLA É A GENTE!

 

Bah, isso é phoda!

Link to comment
Share on other sites

HOJE DEU VONTADE DE JOGAR NO LIXO OS MODELOS, JÁ ERA PARA TER CHUVA EM SC, ATÉ FORTE NO OESTE, O QUE TEM? SOL E NUVENS ALTAS....BOM PARA POPULAÇÃO QUE COLOCA EM DIA AS ATIVIDADES. ESTÃO FECHANDO MAIS P/O PR.

 

UMA RODADA DÁ ENCHENTE, NA OUTRA CHUVA FRACA, QUEM SE REBOLA É A GENTE!

 

 

Perfeito, Ronaldo.

 

Aqui em casa eu quase fui linchado hoje pois queriam levar a galerinha (filha e primas) para o Beto Carrero e eu falei que ia estar chovendo, talvez até chuva forte a tarde, não valeria a pena, etc e tal..

 

E até o momento?

 

Sol e calor na ilha e litoral de SC!

 

Os modelos estão um lixo! Muito por culpa desse jato FDP passando sobre o Sul do Brasil, esse ENSO a caminho de patamares históricos, e outros índices desfavoráveis.

Link to comment
Share on other sites

Nessa briga de modelos, dessa vez eu torço pelo GFS.

 

Ele não dá nem de longe o frio esperado para a semana que vem, mas a chuva projetada para a partir de segunda feira é intensa pero no excessiva. Ao menos para Canela.

 

17,8º C agora em Gramado/Alphaville.

 

Céu de azul profundo e poucas nuvens agora.

Link to comment
Share on other sites

Tavares, você é português ?

Não. Paulista. Pq?

 

É porque às vezes você escreve feito os portugueses, hehehe.

 

Chegou meio dia e tenho agradáveis 23C aqui em casa. Sol entre nuvens, com vento. Não há previsão de chuva pra cá para os próximos dias, segundo os modelos. Mas, vai que, né? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

HOJE DEU VONTADE DE JOGAR NO LIXO OS MODELOS, JÁ ERA PARA TER CHUVA EM SC, ATÉ FORTE NO OESTE, O QUE TEM? SOL E NUVENS ALTAS....BOM PARA POPULAÇÃO QUE COLOCA EM DIA AS ATIVIDADES. ESTÃO FECHANDO MAIS P/O PR.

 

UMA RODADA DÁ ENCHENTE, NA OUTRA CHUVA FRACA, QUEM SE REBOLA É A GENTE!

 

 

Perfeito, Ronaldo.

 

Aqui em casa eu quase fui linchado hoje pois queriam levar a galerinha (filha e primas) para o Beto Carrero e eu falei que ia estar chovendo, talvez até chuva forte a tarde, não valeria a pena, etc e tal..

 

E até o momento?

 

Sol e calor na ilha e litoral de SC!

 

Os modelos estão um lixo! Muito por culpa desse jato FDP passando sobre o Sul do Brasil, esse ENSO a caminho de patamares históricos, e outros índices desfavoráveis.

 

 

Que isso o modelo errou apenas por uns 500km só ... por eles a chuva nao chegaria ao sul de sp mais ja esta alcançando quase o sul de MG .... KKKKKK

 

 

Vista da casa de um amigo , essa baixada ai em baixo é grande e boa pra frio a casa ta a 1500m , la no fundo as nuvens estao a Sul !

 

cYvUbEr.jpg

 

d7z4eqt.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.