Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

14:00

 

Grande SP

Cetesb Guarulhos-Pimentas: 21,2ºC

CGE-Itaim Paulista: 22,0ºC

CGE-Vila Mariana: 22,4ºC

Cetesb Guarulhos-Paço Municipal / Cetesb São Paulo-Ibirapuera: 23,2ºC

Cetesb São Bernardo: 24,6ºC

CGE-Sé: 25,1ºC

CGE-Riacho Grande: 25,2ºC

CGE-Butantã: 25,8ºC

Cetesb São Paulo-Pinheiros: 26,0ºC

 

Vale do Paraíba

Cetesb Jacareí: 21,2ºC

Cetesb SJC-Centro: 21,5ºC

Cetesb SJC-Satélite: 21,6ºC

Cetesb SJC-Vista Verde: 22,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Manhã com nevoeiro na zona norte de Sampa.

 

Em Cumbica-Guarulhos, a visibilidade chegou a cair para 100 m:

 

05/06/2015 SBGR 050900Z METAR SBGR 050900Z 00000KT 0700 R27R/0250N R27L/1400D R09R/P2000 R09L/P2000 FG BKN002 13/13 Q1025=

05/06/2015 SBGR 050923Z SPECI SBGR 050923Z 08004KT 0500 R27R/0300N R27L/0300N R09L/0500D R09R/1500D FG FEW001 OVC002 13/13 Q1025=

05/06/2015 SBGR 050943Z SPECI SBGR 050943Z 10003KT 0500 R27L/0275N R09L/0325N R09R/0400D R27R/0400N FG OVC001 13/13 Q1025=

05/06/2015 SBGR 051000Z METAR SBGR 051000Z 10002KT 0300 R27L/0250N R09L/0325N R09R/0350N R27R/0400N FG OVC001 14/14 Q1025=

05/06/2015 SBGR 051100Z METAR SBGR 051100Z 07003KT 0100 R27R/0275N R27L/0275N R09R/0375N R09L/0400N FG OVC001 14/14 Q1026=

05/06/2015 SBGR 051135Z SPECI SBGR 051135Z 06007KT 0300 R27R/0550U R27L/0700U R09R/0800U R09L/1400U FG OVC001 14/14 Q1026=

05/06/2015 SBGR 051200Z METAR SBGR 051200Z 08005KT 0500 R27R/0700N R27L/0900D R09L/1000U R09R/1000U FG OVC002 14/14 Q1026=

05/06/2015 SBGR 051235Z SPECI SBGR 051235Z 08005KT 0900 R27L/1700 R09R/P2000 R09L/P2000 R27R/P2000 FG OVC003 15/15 Q1026=

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos bazianos, em Canela o sol literalmente "ferve". Dei uma volta na rua agora, e com a gripe que tenho, parece que carreguei um caminhão nas costas. Vamos aguardando um novo frio pra colocar a casa em ordem! Em tempo, quem mais está sofrendo com essa gangorra do tempo são os vovôs e as crianças. Minha família que o diga, pois meu filho já fez nebulização, segue com xaropes e nada de curar, sem falar na minha pequena de 5 anos...

 

Valdir, máxima de 21C por aqui e com pouco sol! Não chega a tanto.

 

No mais, fico impressionado como a tua família é pestiada! Ainda mais num período como atual, onde discordando do que vc acha, penso que as temperaturas estão agradabilíssimas!

Link to comment
Share on other sites

RS terá "veranico de junho" com máximas perto de 30°C

 

Pouco frio e sensação de abafamento devem durar até a próxima quarta-feira

 

363691.JPG&Tamanho=617

 

Pouco frio e sensação de abafamento devem durar até a próxima quarta-feira | Foto: Mauro Schaefer

 

Os termômetros sofrem uma grande virada nos próximos dias no Rio Grande do Sul. O estado terá um “veranico de junho”, com temperaturas até próximas dos 30°C nos próximos sete dias. As condições serão resultado da entrada de ar mais quente, que já traz calor nesta sexta-feira.

 

Na sexta, friozinho apenas em pontos altos, com mínimas de 7°C em São José dos Ausentes. As máximas já podem chegar a 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 27°C.

 

A tendência será essa ao menos até a quarta-feira da próxima semana. Temperatura acima da média, pouco ou nada de frio. Ar mais quente atuará durante o período no Rio Grande do Sul com noites amenas e tardes quentes para esta época do ano.

 

A tendência de temperatura elevada para junho no restante desta primeira quinzena de junho não é boa notícia para o comércio. Afetado pela crise geral da economia, tem no Dia dos Namorados oportunidade para vender mais da coleção de inverno.

 

Correio do Povo

Link to comment
Share on other sites

 

CAIO, 5,5 EM URUPEMA NÃO É NORMAL NEM AQUI E NA CHINA, NESTE CASO NÃO PRECISA DE NORMAL PARA DEDUZIR, ALÉM DO QUE VEJA PELA MINHA, QUE SÃO 16 ANOS DE DADOS.

 

A LIBERATA TEM DADOS E ESTÁ LIGEIRAMENTE ABAIXO DA MÉDIA.

 

 

CAIO, PELAS PROJEÇÕES É CAPAZ DE URUPEMA FICAR, ATÉ O DIA 12; 19,9/3,3/10,2, OU SEJA ESTÁ BEM ABAIXO, CREIO QUE O NORMAL DE URUPEMA SERIA +-8,0/8,5

 

Mas para mim aí reside a raiz do problema. Interpretar o clima sob a ótica de uma estação localizada, mostrando que apesar de tudo está fazendo frio. Está sim, em locais muito específicos que se beneficiam desta condição anômala de tempo seco por irradiação e força do relevo. Na grande maioria dos locais não há o que discutir, está bem acima e vai ficar ainda pior. Sei que você tem 16 anos de dados muito bem aferidos, em local um pouco mais favorável para este tipo de situação do que a estação do Inmet, mas vai o inverno climático até o momento vai de mal a pior nas duas. Querendo ou não o Inmet é, pela sua base histórica, uma referência para sabermos o quanto ando o clima de um local. E mesmo que as baixadas estejam gelando, a referência está fritando, as máximas estão altas e o vento minuano simplesmente não sopra. Não houve uma erupção significativa até o momento.

 

No litoral a coisa anda ainda pior. Os lojistas estão desesperados, os artigos de frio não vendem porque não faz frio, não há a necessidade. Eu tiro por mim, não comprei nada, mal vesti um casaco. Nos shoppings as liquidações começam a aparecer, e grandes redes de varejo começaram a torrar os estoques.

 

Urupema e demais áreas de baixada vão bem, obrigado. Como iria se a situação fosse outra também. Aliás, acho que ela é até a única favorecida com esta dinâmica, as demais estão sem ver o significado do frio ainda. Até o Inmet de São Joaquim, antiga referência em frio, vem sofrendo com anomalia gigante. Para mim, tudo fora dos eixos. E pelo que postei hoje, com pouca esperança.

 

Não consigo acreditar em rodadas com 500h - 700h de antecipação. Nunca vi dar certo. Há uma tendência da segunda quinzena aliviar sim. Também não tem como ficar pior do que está. Florianópolis batendo nos 30oC e São Joaquim-Inmet mal baixando de 10oC próximo a equinócio.

 

O alívio que está sendo mostrado, entretanto, tem fortes chances de ficar bloqueado quanto mais sul. Esta é a grande mudança aparecendo no horizonte.

 

Este é o El Nino com tudo. Nino 1+2 tórrido que não surpreende aqueles que enxergam as análises qualitativas, e não se fiam tão e somente em puras correlações matemáticas, apenas sob a ótica dos números como um fim, e não como um meio de se compreender toda a complexidade das variáveis do clima.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos bazianos, em Canela o sol literalmente "ferve". Dei uma volta na rua agora, e com a gripe que tenho, parece que carreguei um caminhão nas costas. Vamos aguardando um novo frio pra colocar a casa em ordem! Em tempo, quem mais está sofrendo com essa gangorra do tempo são os vovôs e as crianças. Minha família que o diga, pois meu filho já fez nebulização, segue com xaropes e nada de curar, sem falar na minha pequena de 5 anos...

 

Valdir, máxima de 21C por aqui e com pouco sol! Não chega a tanto.

 

No mais, fico impressionado como a tua família é pestiada! Ainda mais num período como atual, onde discordando do que vc acha, penso que as temperaturas estão agradabilíssimas!

 

He he, aí está uma palavra que a muito não via: "pestiada". Realmente, acho que esta é a palavra correta. Na verdade, minha filha de 5 anos está na escola, e sabe como é, volta e meia, a vara que bate "no Chico, também bate no Francisco", ou seja, quando um coleguinha está doente, a turma inteira sofre as rebarbas. O grande problema nosso é a umidade e troca de temperaturas. Pra que tenhas uma idéia, todos os dias tomo minha vitamina c (suco de laranja) e faço minha esteira diariamente, porém, se falho um dia, a minha imunidade baixa e "foi-se a gata com a cinta"... Ah, aqui em Canela não estava nublado como aí em Gramado, pois de manhã tinha um belo sol, e bem quente!

Link to comment
Share on other sites

OS TOPOS ESTÃO BEM ACIMA E OS VALES E BAIXADAS ESTÃO ABAIXO OU BEM ABAIXO.

 

Eu interpreto desta maneira: topos normalmente, não são favorecidos pelo sol, já que o sol fica mais tempo por lá. Com vento sul/sudoeste forte aí sim, as máximas ficam controladas. Não é isto que vem acontecendo.

 

Se São Joaquim, fechou Maio com +0,8°C, eu vejo como ruim. Já que foi um mês bastante nublado. Para mim, Bom Jardim e Urupema passaram de +1, pois não se dão bem com tempo nublado.

 

E Junho é um mês nublado naturalmente. Ter 5 dias de sol e ar seco, nos 5 primeiros dias é raro. O normal é já ter dia ou noites nubladas. Com isso, as médias sempre sobem.

 

Se Urupema, Bom Jardim e baixadas tivessem maior predomínio de ar seco, as médias ficariam por aí mesmo e seria normal esta média. Como não é, está abaixo do normal.

 

S.JOAQUIM FECHOU COM +0,4.

 

AS BAIXADAS, CASO URUPEMA, FICOU +0,8, FOI O SEGUNDO MAIO MAIS QUENTE, PERDE PARA 2008 COM 12,0°C

 

CAIO.

 

HISTORICAMENTE NÃO FAZ FRIO FORTE, FORA POUCOS DIAS, DE MAIO A PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO, OS MESES MAIS FRIOS SÃO JULHO E AGOSTO NA CAPITAL, O FATO DE NÃO VENDEREM NADA NÃO É DE HOJE, QQUER MAIO QUE NÃO TENHA EXTREMO FORTE ELES FICAM DESESPERADOS.

 

NESTE ANO SÓ UM SUPER INVERNO PARA AJUDAR O COMÉRCIO, ESTIMO QUE A CONTA DE LUZ, POR BAIXO, TIRARÁ MAIS DE 40 MILHÕES DE REAIS DO COMÉRCIO QUE SERÁ DESTINADO A PAGAR A LUZ, FORA OS OUTROS AUMENTOS.

 

ATENDO DUAS LOJAS, JÁ VENHO FALANDO ISTO DESDE DE MARÇO PARA ELES, QUE O INVERNO NÃO AJUDARÁ, POIS O GROSSO DO FRIO VIRÁ EM JULHO/AGOSTO E MEADOS DE SETEMBRO E QUE SÓ UM SUPERINVERNO , 20/30% DE ACONTECER, SALVARIA O COMÉRCIO, A NOSSA PRESIDANTA CONSEGUIU RETIRAR, POR BAIXO, 600/700 MILHÕES DE REAIS DO COMÉRCIO QUE SERÃO DESTINADOS AO PAGAMENTO DA LUZ E É POR BAIXO, AQUI EM CASA SÓ MAIO FOI 150 REAIS MAIS CARO QUE ANO PASSADO!! EM MÉDIA AUMENTOU 50/60% O VALOR DA CONTA DE LUZ, NÃO HÁ COMÉRCIO QUE VENDA ALGO COM UMA RETIRADA DESTE TIPO, NÃO É ESCOLHA, SIMPLESMENTE OU PAGA LUZ OU COMPRA ALGUMA COISA, FORA OS OUTROS AUMENTOS.

 

MAIO E COMEÇO DE JUNHO ESTÃO LONGE DESTE QUADRO, ENJOADO, PINTADO AQUI NO BAZ EM SC.

Link to comment
Share on other sites

Caio e Ronaldo, na minha modesta opinião, clima e dinâmica atmosférica se medem em estações de topo. É no comportamento do topo que avaliaremos o clima e o comportamento das massas de ar.

 

A baixada, ao contrário, representa o comportamento bastante específico e de uma área bastante específica, onde 10 metros, para cima ou para lado, representam muito. E é MUITO mesmo. Em baixadas estamos medindo a temperatura de um "filete de ar", especialmente em bloqueios.

 

Bloqueios são a antítese do frio nas nossas latitudes, mas trazem esse fenômeno bastante singular par estacoes em locais bastante específicos (fundos de baixada). Não posso concordar em querer avaliar clima olhando esses "fundos", pois, caso contrário, sempre estaremos frios. Jamais haverá inverno ruim. Digo isso pq ruins são os invernos tomados por bloqueios (como os de el nino), justamente estes onde as baixadas afundam.

 

Faço exceções a apenas 2 lugares: PNI e Urupema. O clima desses locais inteiros estão no fundo de uma baixada. Mas não concordo em incluir bairros nessas análises. Tipo Bandeira em Sao Joaquim, Castelinho em Canela, Farroupilha em Soledade, etc, pois não representam o todo. São um nada.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais um dia com céu aberto, praticamente sem nuvens aqui na Grande SP. Agora o céu está limpo e temos 22 graus na Mooca-CGE.

 

============================================

 

GFS em suas últimas rodadas também está indicando uma segunda quinzena melhor, as frentes frias conseguiriam atingir parte do sudeste.

Link to comment
Share on other sites

ESTADOS COMO SC E MG SÃO ATÍPICOS EM TERMOS DE BRASIL.

 

PS; 70/80% DA ÁREA URBANA DE SJ SE COMPORTA COMO BAIXADA, ASSIM COMO B.JARDIM, TODA URUBICÍ, METADE DE CHAPECÓ, BOA PARTE DE LAGES, METADE DE SÃO MIGUEL, QUASE TODA JOAÇABA, VIDEIRA, CAÇADOR, MAIS DA METADE DE FRAIBURGO, GEOGRAFIA É UMA BOA DISCIPLINA.

Link to comment
Share on other sites

ESTE É O PONTO, SC E, CREIO, MG, SÃO ESTADOS RUINS PARA SE PREVER TEMPERATURA SEM CITAR A SITUAÇÃO

 

DOIS DIAS ATRÁS AQUI ESTAVA OSCILANDO ENTRE 11 A -1°C NUM RAIO DE 3 KM E DE 11 A -4 NUM RAIO DE 15 KM. A MAIORIA DAS ESTAÇÕES DE TOPO EM SC, SALVO LAGES, NÃO REPRESENTAM A ÁREA URBANA DE TODA OU BOA PARTE DA CIDADE.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 25,2C°aqui em Indaial hoje, a mínima ficou em 15,2C°

 

Tarde de sol e quase nada de nuvens, tá com cara de que amanha e domingo vai dar uma fervida, algo entre 30/33C°no pico.

 

===

 

Olha galera, sobre esse calor que vai fazer, tive analisando algumas informações, e na maioria dos anos coincidentemente todo "veranico de junho" antecedia fortes ondas de frio, fortíssimas diga se de passagem.

 

Pelos modelos que o coutinho postou, eu to achando que vem coisa grande por ai a partir do dia 13/14

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal! Dia surpreendente aqui em Buenos Aires. Primeiro que a temperatura alcançou 13ºC ontem às 21h e depois foi subindo sem parar, até amanhecer com 19ºC. Depois foi a vez da neblina, que baixou sobre as regiões mais próximas do rio e fechou o aeroporto doméstico por mais de sete horas, já que tivemos neblina intensa até às 15h. A sensação era horrível: muita umidade, que molhou a cidade como se houvesse chovido, mas temperatura acima dos 20ºC e sem vento, causando uma grande sensação de abafamento. No fim da tarde o tempo começou a abrir e ainda deu tempo de a temperatura alcançar 24,0ºC depois das 17h. Agora ainda faz 22,9ºC.

 

Agora entrando em mais detalhe sobre a neblina, ela cancelou vários dos voos previstos para chegar e partir hoje de Buenos Aires. O Aeroparque, que fica às margens do rio da Prata, registou os seguintes valores de visibilidade:

 

7h: 9 km

8h: 5 km

9h: 1 km

10h: 200 metros

11h: 300 metros

12h: 300 metros

13h: 600 metros

14h: 200 metros

15h: 800 metros

16h: 1 km

17h: 3 km

18h: 4 km

 

Por fim, deixo duas fotos tiradas exatamente do mesmo ponto, do escritório onde trabalho, em um bairro chamado Puerto Madero. A primeira é como se vê a cidade de um dia nublado, mas sem névoa. A segunda foi hoje:

 

zgtBZUE.jpg

 

pLNCkOE.jpg

Link to comment
Share on other sites

UM RESUMO DA CIDADE EM QUE MORO ATUALMENTE: Aqui em Ponta Grossa/PR, seria no segundo planalto que se limita-se pela Escarpa Devoniana e ao Oeste pela Serra Geral ou da Esperança; Maiores altitudes em torno de 1200m; Ocupação pelo caminho de Viamão. O tipo de vegetação é mata ciliar, campos, capões e floresta ombrófila mista (tem outros também). Vegetação característica de campos limpos com manchas de cerrado e capões de matos com presença de araucárias. PG faz divisa com Ipiranga, Tibagi, Carambeí, Castro, Campo Largo, Palmeira e Teixeira Soares. Temos um Clima Subtropical úmido (cfb), sem estação seca e com geadas severas. Os principais rios são o Tibagi e o Pitangui.

 

Segue foto do final desta tarde. Bairro Oficinas, lado sul de PG. Temperatura em 20.5ºC e caindo rapidamente.

 

2ry13lw.jpg

Link to comment
Share on other sites

Agora falando sobre a previsão para os próximos dias, teremos uma noite muito abafada, com 21ºC às 21h, segundo o SMN e assim fica também durante a madrugada. Amanhã o vento vira pra sul e o tempo volta a abrircom mínima de 16ºC e máxima de 20ºC amanhã, temperatura entre 12ºC e 19ºC no domingo e entre 11ºC e 19ºC na segunda. Na terça o tempo fica mais instável, com valores entre 14 e 18ºC. Ou seja, fica um pouquiiiinho mais ameno, mas as médias para junho aqui são 7,7ºC/15,7ºC (a 61-90), o que significa que até terça teremos mínimas entre 4 e 9ºC acima da média e máximas entre 3 e 5ºC acima dos valores normais para esta época do ano, o que vai manter a anomalia elevadíssima.

Link to comment
Share on other sites

Caio e Ronaldo, na minha modesta opinião, clima e dinâmica atmosférica se medem em estações de topo. É no comportamento do topo que avaliaremos o clima e o comportamento das massas de ar.

 

A baixada, ao contrário, representa o comportamento bastante específico e de uma área bastante específica, onde 10 metros, para cima ou para lado, representam muito. E é MUITO mesmo. Em baixadas estamos medindo a temperatura de um "filete de ar", especialmente em bloqueios.

 

Bloqueios são a antítese do frio nas nossas latitudes, mas trazem esse fenômeno bastante singular par estacoes em locais bastante específicos (fundos de baixada). Não posso concordar em querer avaliar clima olhando esses "fundos", pois, caso contrário, sempre estaremos frios. Jamais haverá inverno ruim. Digo isso pq ruins são os invernos tomados por bloqueios (como os de el nino), justamente estes onde as baixadas afundam.

 

Faço exceções a apenas 2 lugares: PNI e Urupema. O clima desses locais inteiros estão no fundo de uma baixada. Mas não concordo em incluir bairros nessas análises. Tipo Bandeira em Sao Joaquim, Castelinho em Canela, Farroupilha em Soledade, etc, pois não representam o todo. São um nada.

Não eu não acredito que li isto vindo do Bruno.Aí tu vai querer brincar com minha inteligência, mais da metade de Soledade tanto cidade quanto interior é baixada ou encosta baixa e aí tu vem falar uma coisa destas...

O relevo aqui, é bem simples, grandes baixadas cortadas por pequenos topos, ou algum altiplano tipo Raia da Pedra, Centro de Soledade.De novo este papo que Urupema é toda baixada?Ah claro a cidade cabe dentro de um quarteirão , ah por favor Bruno de novo não.Com todo respeito um grande abraço.

Link to comment
Share on other sites

ESTE É O PONTO, SC E, CREIO, MG, SÃO ESTADOS RUINS PARA SE PREVER TEMPERATURA SEM CITAR A SITUAÇÃO

 

DOIS DIAS ATRÁS AQUI ESTAVA OSCILANDO ENTRE 11 A -1°C NUM RAIO DE 3 KM E DE 11 A -4 NUM RAIO DE 15 KM. A MAIORIA DAS ESTAÇÕES DE TOPO EM SC, SALVO LAGES, NÃO REPRESENTAM A ÁREA URBANA DE TODA OU BOA PARTE DA CIDADE.

 

Você está certo, Coutinho, pois MG, por conta do relevo, apresenta muitos microclimas, e as diferenças costumam acentuar-se no outono/inverno.

Link to comment
Share on other sites

Caio e Ronaldo, na minha modesta opinião, clima e dinâmica atmosférica se medem em estações de topo. É no comportamento do topo que avaliaremos o clima e o comportamento das massas de ar.

 

A baixada, ao contrário, representa o comportamento bastante específico e de uma área bastante específica, onde 10 metros, para cima ou para lado, representam muito. E é MUITO mesmo. Em baixadas estamos medindo a temperatura de um "filete de ar", especialmente em bloqueios.

 

Bloqueios são a antítese do frio nas nossas latitudes, mas trazem esse fenômeno bastante singular par estacoes em locais bastante específicos (fundos de baixada). Não posso concordar em querer avaliar clima olhando esses "fundos", pois, caso contrário, sempre estaremos frios. Jamais haverá inverno ruim. Digo isso pq ruins são os invernos tomados por bloqueios (como os de el nino), justamente estes onde as baixadas afundam.

 

Faço exceções a apenas 2 lugares: PNI e Urupema. O clima desses locais inteiros estão no fundo de uma baixada. Mas não concordo em incluir bairros nessas análises. Tipo Bandeira em Sao Joaquim, Castelinho em Canela, Farroupilha em Soledade, etc, pois não representam o todo. São um nada.

Não eu não acredito que li isto vindo do Bruno.Aí tu vai querer brincar com minha inteligência, mais da metade de Soledade tanto cidade quanto interior é baixada ou encosta baixa e aí tu vem falar uma coisa destas...

O relevo aqui, é bem simples, grandes baixadas cortadas por pequenos topos, ou algum altiplano tipo Raia da Pedra, Centro de Soledade.De novo este papo que Urupema é toda baixada?Ah claro a cidade cabe dentro de um quarteirão , ah por favor Bruno de novo não.Com todo respeito um grande abraço.

 

PAULO, NO CONTEXTO GERAL O BRUNO ESTÁ CERTO, MAIS DA METADE DO RS E RELEVO SIMPLES, APENAS O NOROESTE, NORTE E NORDESTE SE ASSEMELHA A SC.

Link to comment
Share on other sites

Minha opiniao, PHP. Sorry.

 

Ronaldo, apenas um adendo. Esse tipo de frio de baixada em que oscilamos de -2C a 21C é comportamento de tropical de altitude. Certamente uma anomalia quando no sul do Brasil (subtropical) a maior parte dos dias estão sob essa característica. Isso sem falar que esse frio típico do tropical de altitude é primaveril. Sensação muito baixa de frio e incomparável ao frio característico do nosso inverno.

Link to comment
Share on other sites

Sim professor existem grandes planícies e planaltos, apenas estou relatando que Soledade tem muitas baixadas mesmo que não tão profundas.Marau apenas uma diferença, o Centro está numa baixada e quase todos os bairros em topos e mais baixos que Soledade...

Td bem Bruno, uma coisa é opinião, outra é fato, e contra fatos não há argumentos.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho descreveu perfeitamente o relevo de Santa Catarina e a estação de Lages. É bem como eu penso também.

 

Porém discordo quanto à Maio, que simplesmente fechou com +2 média mínima, e máximas na média. Ainda não usei agasalho este ano. +2 de média mínima simplesmente sem mínima de um dígito. E máximas na média, mas sem nenhuma de destaque.

 

Junho nem estou achando tão ruim aqui, apesar de acima. O problema é que o calor só chegou agora. Na próxima noite posso ficar +3,+4 de mínima. Amanhã vem +6 de máxima. Se tivesse feito algum frio de respeito tudo bem. Mas depois de centenas de meses de anomalia positiva, não consigo ficar satisfeito.

Link to comment
Share on other sites

.....Ronaldo, na minha modesta opinião, clima e dinâmica atmosférica se medem em estações de topo. É no comportamento do topo que avaliaremos o clima e o comportamento das massas de ar. ....

.... NO CONTEXTO GERAL O BRUNO ESTÁ CERTO, MAIS DA METADE DO RS E RELEVO SIMPLES, APENAS O NOROESTE, NORTE E NORDESTE SE ASSEMELHA A SC.

 

Os modelos necessitam de três variáveis : Pressão, Ventos ( vetorial: direção, sentido e intensidade) e Temperatura.

 

O mundo dos modelos é plano, sendo o relevo adicionado posteriormente.

 

Cabe ao previsor saber como o modelo referencia às previsões e delicadamente acerta.

 

Um exemplo colocado acima diz: _ Tal modelo prevê XºC para uma região.....como usual em Santa Catarina.....sabe-se,então, que isto é para o topo.....well, isto é a '''previsão'' do profissional......etc....etc.....etc...

 

Todos estão corretos o Bruno e o Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

Caras, vocês nunca pararam pra pensar o quão patéticos nós "soamos" quando falamos sobre detalhes mínimos do relevo Brasileiro?

Eu me imagino falando com um Chileno sobre as altitudes de cidades brasileiras...

Ai eu vejo a galera enaltecendo o relevo de certas regiões do sul por que a altitude vai a incriveis 700 metros... sejem menas né :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

NÃO ESTOU COMPARANDO COM CHILENO OU QQUER UM, SIMPLESMENTE FALO DO CLIMA BRASILEIRO, O QUE É DE FORA NÃO ME INTERESSA, APENAS NA MINHA REALIDADE. SE NO CHILE TEM X M OU X DE TEMPERATURA, MELHOR OU PIOR PARA ELES.

 

ASSIM COMO TAMBÉM IRRITA A MANIA DE DEPRECIARMOS O QUE TEM NO BRASIL. NOSSA REALIDADE É ESTA.

 

BRUNO EM LATITUDES ENTRE 30/40 TAMBÉM OCORRE ESTE FATO, GELADO AO AMANHECER E "QUENTE" DE TARDE, NÃO É SÓ CLIMA TROPICAL QUE TEM.

Link to comment
Share on other sites

Frost a questão do enfoque no relevo brasileiro, é para estudo e entendimento do clima. O foco aqui é no clima, então é necessário pegar o relevo que mesmo variando pouco, traz diferenças significativas.

 

Se o foco do Fórum fosse relevo, estaríamos bem interessados nas "montanhas" como o Monte Roraima, Pico da Neblina, bem como nas "montanhas" do Nordeste. Em Triunfo, Vitória da Conquista... Só há interesse no relevo, se houver clima propício a eventos relacionados ao frio.

 

No caso dessa região que você imaginou, o relevo chega a 480 metros de altitude, ou menos.

Link to comment
Share on other sites

Frost a questão do enfoque no relevo brasileiro, é para estudo e entendimento do clima. O foco aqui é no clima, então é necessário pegar o relevo que mesmo variando pouco, traz diferenças significativas.

 

Se o foco do Fórum fosse relevo, estaríamos bem interessados nas "montanhas" como o Monte Roraima, Pico da Neblina, bem como nas "montanhas" do Nordeste. Em Triunfo, Vitória da Conquista... Só há interesse no relevo, se houver clima propício a eventos relacionados ao frio.

 

No caso dessa região que você imaginou, o relevo chega a 480 metros de altitude, ou menos.

Deu show o Moretão , o fato é este , na prática é isto a baixadinha nanica de 600m terá mínimas absurdamente mais baixas que os topos de 700, 800m, ou 900m ...

Frost tem que aceitar o fato de que no sul do Brasil o fator latitude é poderoso tmbm, não é apenas altitude que conta...

Perguntem ao Shimutz, ele conhece bem aqui e pode explicar melhor...

Link to comment
Share on other sites

Sempre é possível expressar com delicadeza.

 

Expressões como; patéticos, bosta, merda e etc.

 

São plenamente dispensáveis em alguns casos podem ser interpretadas como ofensas.

 

O fórum é aberto, portanto, pessoas que não são amigas ou conhecidas não devem ler tais disparates em um ambiente que tem a pretensão de ser algo técnico ou científico.

 

~ Mafili

Link to comment
Share on other sites

 

SEGUNDO AS ANÁLISES, COUT./MAFILE, BOAS MASSAS FRIAS DEPOIS DO DIA 17/20, TALVEZ ATÉ ANTES. SE ESTIVERMOS CERTOS, ESTA PROJEÇÃO INDICARÁ FRIO MAIS CONSTANTE NA SEGUNDA QUINZENA DE JUNHO E PRIMEIROS 10 DIAS DE JULHO.

 

Olhando Determinísticos, Ensembles e Climáticos... Na minha opinião, concordo também para maior entrada de MP's na segunda quinzena do mês, diminuindo a monotonia.

 

Porém sugestões em Ensembles (que são mais confiáveis para médio prazo) estão hoje sugerindo essas MP's muito marítimas e/ou talvez não muito significativas, além de que elas ficam bloqueadas mais para o sul... Não vejo essas MP's chegando com força significativa no Sudeste em 15 dias ainda por exemplo em nenhum modelo ensemble...

 

Ao que dá a entender haverá MUITA FLUTUAÇÃO nos determinísticos nos próximos dias (corridas melhores, e outras muito ruins), pois o desacordo é ainda considerável agora para médio prazo com Ensembles.

 

Na minha opinião: Segunda quinzena com maiores incursões, mas insuficiente para reverter a anomalia da primeira quinzena no Sul, e Sudeste deve esquentar mais na segunda quinzena.

Link to comment
Share on other sites

A 18z do GFS insiste na ideia de uma segunda quinzena melhor do que a primeira. As frentes frias finalmente conseguiriam alcançar SP e o leste paulista poderia ter até chuvas (demonstram não serem de infiltração marítima, mas sim de instabilidades mesmo) com a chegada desses sistemas.

E assim como disse o Rodolfo, as MPs que viriam não seriam ainda tão significativas e ficariam mais bloqueadas.

Eu também aposto em maiores incursões na segunda metade de junho.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

SEGUNDO AS ANÁLISES, COUT./MAFILE, BOAS MASSAS FRIAS DEPOIS DO DIA 17/20, TALVEZ ATÉ ANTES. SE ESTIVERMOS CERTOS, ESTA PROJEÇÃO INDICARÁ FRIO MAIS CONSTANTE NA SEGUNDA QUINZENA DE JUNHO E PRIMEIROS 10 DIAS DE JULHO.

 

Olhando Determinísticos, Ensembles e Climáticos... Na minha opinião, concordo também para maior entrada de MP's na segunda quinzena do mês, diminuindo a monotonia.

 

Porém sugestões em Ensembles (que são mais confiáveis para médio prazo) estão hoje sugerindo essas MP's muito marítimas e/ou talvez não muito significativas, além de que elas ficam bloqueadas mais para o sul... Não vejo essas MP's chegando com força significativa no Sudeste em 15 dias ainda por exemplo em nenhum modelo ensemble...

 

Ao que dá a entender haverá MUITA FLUTUAÇÃO nos determinísticos nos próximos dias (corridas melhores, e outras muito ruins), pois o desacordo é ainda considerável agora para médio prazo com Ensembles.

 

Na minha opinião: Segunda quinzena com maiores incursões, mas insuficiente para reverter a anomalia da primeira quinzena no Sul, e Sudeste deve esquentar mais na segunda quinzena.

 

Rodolfo,

 

A ideia central é observar comportamentos de outros fatores.

 

Exemplo, A MJO que é tão calma e delicada em condições definidas de ENSO e que tem um comportamento atrevido em Neutralidade.

 

Apresenta um comportamento típico de Neutralidade neste início de junho.

 

Enfim, apenas analisando outros comportamentos.

 

 

 

obs_phase40_full.gif

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo,

 

A ideia central é observar comportamentos de outros fatores.

 

Exemplo, A MJO que é tão calma e delicada em condições definidas de ENSO e que tem um comportamento atrevido em Neutralidade.

 

Apresenta um comportamento típico de Neutralidade neste início de junho.

 

Enfim, apenas analisando outros comportamentos.

 

Tranquilo meu caro amigo Mafili! Veremos como as variáveis influenciaram nos próximos dias x modelos (de todos os tipos)

 

Como sempre vamos trocando visões e opiniões... agregando valor e informação ao fórum!

 

Abraços Felizes! :good:

Link to comment
Share on other sites

21:00 (mín / máx)

 

Grande SP

Cetesb Guarulhos-Pimentas: N/N (13,4 /22,7ºC)

CGE-Butantã: 15,5ºC (12,4 / 26,2ºC)

CGE-Itaim Paulista: 16,3ºC (12,4 / 22,9ºC)

CGE-Riacho Grande: 16,6ºC (13,4 / 25,2ºC)

Cetesb São Paulo-Ibirapuera: 17,0ºC (13,7 / 23,4ºC)

Cetesb Guarulhos-Paço Municipal: 17,2ºC (14,0 / 24,3ºC)

CGE-Vila Mariana: 18,1ºC (14,9 / 24,1ºC)

Cetesb São Bernardo: 18,1ºC (14,2 / 25,0ºC)

CGE-Sé: 18,7ºC (15,6 / 25,1ºC)

Cetesb São Paulo-Pinheiros: 19,1ºC (14,5 / 26,2ºC)

 

Vale do Paraíba

Cetesb Jacareí: 15,4ºC (13,9 / 23,8ºC)

Cetesb SJC-Vista Verde: 15,6ºC (13,8 / 23,4ºC)

Cetesb SJC-Centro: 17,2ºC (14,2 / 23,5ºC)

Cetesb SJC-Satélite: 17,2ºC (14,7 / 23,7ºC)

 

Santana do Parnaíba impressiona com apenas 12,0ºC na CGE agora, deixando a Capela do Socorro no chinelo com 13,8ºC e Parelheiros com 14,3ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.