Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Rodrigo - GO, s modelos apontavam um resquício de luz pro fim do túnel pro dia 23, depois passou pro dia 24, depois pro dia 26, agora passou pro dia 29. Amanhã muda pro dia 31, depois pro dia 2 de junho, e assim segue o baile, a cada dia que passa, vai postergando. Quando a gente abrir os olhos, chegou setembro, o inverno passou, e nada veio.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo - GO, s modelos apontavam um resquício de luz pro fim do túnel pro dia 23, depois passou pro dia 24, depois pro dia 26, agora passou pro dia 29. Amanhã muda pro dia 31, depois pro dia 2 de junho, e assim segue o baile, a cada dia que passa, vai postergando. Quando a gente abrir os olhos, chegou setembro, o inverno passou, e nada veio.

 

Rafael, você terá "dias" que sonha nesse inverno e não um "inverno" que sonha. Imagina nós aqui pra riba (expressão goiana).

Se puder colocar essa MP forte pro feriado de Corpus Christi vou amar, pois estarei aí na serra gaúcha. rsrsrs

De qualquer modo já é um alento.

Link to comment
Share on other sites

É uma discussão bem interessante essa...vejo por mim,se os bazianos não postassem diariamente as temperaturas do PNI, MDF, CDJ entre outras eu nem saberia e pouco menos me interessaria sobre o quão frio é lá...

E por que isso acontece,por eu não morar ai,me interesso muito mais em acompanhar um veranico de maio na minha região do que um frio vampiro a 2.000KM de mim.

 

É normal se interessar mais pelo clima da própria região do que de outros locais, afinal é o que nós vivemos que mais conta.

 

Mas eu sempre achei muito interessante o clima das seguintes regiões brasileiras:

 

- Pantanal sul-matogrossense;

- Serra geral (RS e SC);

- Campanha gaúcha;

- Serra do mar no Sudeste;

- Serra da Mantiqueira;

- Sul da Bahia.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa pessoal...mas será que não está havendo um certo exagero..?

 

Indaial SC

 

Med maio 2015 : 18,4 (+0,3)

 

Carlos...

 

A anomalia estar em apenas (+0,3) significa que esse ano não estamos tendo temperaturas mais baixa como de costume (8/9C) porem não estamos tendo temperaturas altas como também temos quase todos os anos.

As mínimas estão ficando sempre entre 15/16C e as máximas entre 23/24C, o normal é termos por maio temperaturas na casa dos 9/10C e máximas perto dos 27/28C

 

Ai que está o X da questão, como somos uma cidade acostumada com o "calor" não sentimos muita falta dele quando ele chega apenas a 23/24C, mas quando a temperatura não baixa perto dos 9/10C o pessoal sente mais, que é o que aconteceu ano passado e esta acontecendo esse ano.

 

Ou seja, esse ano a amplitude térmica está bem menor, a temperatura não está baixando, porem não está aumentando tanto também, por isso a anomalia de apenas "+0,3"

Link to comment
Share on other sites

Dia agradabilíssimo para quem gosta de frio em Friburgo, aqui na área urbana a mínima foi de apenas 10,2 e máxima de 20,8, com poucas aberturas ao longo dia e Sol fraquíssimo. Não foi dessa vez que deu o primeiro dígito do ano, bateu na trave aqui em casa e longe do que costuma a registrar em invasões de mp poderosas, mas não pode passar despercebido, principalmente no que se refere na estação do Inmet no Campo do Coelho, área rural do Município. Agora faz 16C, com nebulosidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Marcos, resumiu tudo!! 0,5% do Brasil com temperatura "baixa" por causa de uma maldita MP estacionada no Atlântico, enquanto o resto se ferra com ar quente e monotonia digna de primavera.

Não entendo gostarem dessa ASAS. É a mesma coisa que entrar numa estação de esqui artificial e dizer que tá adorando o inverno rigoroso. Pura ilusão!!

O fato do inverno astronômico não ter começado, não significa que a primavera climática não tenha começado. Bizarrices acontecem no clima.

Um baita mapa que mostra anomalias de +10C na Argentina, e ainda tenho que engolir que isso é normal.

 

São Paulo, por exemplo,está com temperaturas agradabilíssimas e a população da região metropolitana é superior à toda região Sul.

 

Nunca entendo o excesso de críticas e desabafos sobre as temperaturas estarem "altas"...

 

É a relatividade, Luba.

 

Pro Rafael ficar tendo mínima de 10C e máxima de 24C com tempo estático é uma b...sta. Pra a grande maioria dos paulistanos (ao menos pelo que vejo aqui no fórum), é bom. Tudo é questão de opinião e ponto de vista.

 

Bruno,

 

Eu até entendo a relatividade, mas falar que estão se ferrando com ar quente é um pouco de exagero na minha opinião. E se ele não gosta de calor deveria comprar a casa de pedra do PNI a exatos 2.000m de altitude! Nunca mais vai passar calor!

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis amanhece com tropicais 20oC e chuva.

 

Atualizando:

 

CFS de 45 dias continua sem sinais de mudança.

 

O bloquei vai muito bem obrigado até pelo menos o dia 25/26, sem nenhum anticiclone polar a forçar uma mudança de posições no tabuleiro.

 

Não é apenas o bloqueio em si, mas a completa ausência de erupções de ar frio no Cone-Sul que deixam a situação confortável pro ASAS. Enquanto a Austrália vem sendo bombardeada por monstros de até 1040hpa, uma após a outra...

 

Alguém sabe se quando os invernos foram bons aqui, tipo 1975, 1985, 1990, 2000...etc... se foram invernos ruins na Austrália?

 

Queria entender melhor essa questão de inverno ruim para os Micos-Leões-Dourados ser um inverno bom para os Cangurus!

Link to comment
Share on other sites

Se fosse um lugar habitável mesmo que um cidadezinha seria interessante. Pena que é apenas uma montanha desabitada.

 

Uma novidade sobre este lugar desabitado ( PNI)

 

Més que vem começará uma obra , vão construir um restaurante ou lanchonete na em cima......Acho que inclusive já está aberta a licitação disso.

 

Penso que o local merece devido ao grande fluxo de pessoas...pois são quase 120 mil por ano visitando a parte alta do Parque..

 

Excelente notícia!

 

E podem ter certeza que temos parte da responsabilidade, pois nossas estações ajudam a divulgar o parque em sites, TVs, jornais... essa divulgação aumenta a procura pelo parque!

 

Quem sabe nossas estações não ajudem o PNI a melhorar sua estrutura?

 

O começo seria o de asfaltar ou cimentar a estrada da parte alta. Qualquer carro deveria poder subir sem maiores problemas até o Posto Marcão ou Abrigo Rebouças. Um segundo ponto seria continuar a estrada da parte alta ligando até a parque baixa, para que as pessoas possam realmente dar uma volta no Parque. Hoje para ir da parte alta até a baixa é uma volta enorme.

 

Uma segunda etapa seria a reforma da Pousada Alsene transformando a mesma em uma pousada de charme. Imaginem poder se hospedar com conforto no alto desfrutando todas as belezas da região?

Link to comment
Share on other sites

Bom, meu pessimismo é sobre o mês de maio. Não só os modelos tiraram o frio como mantém o bloqueio lá na Patagônia até pelo menos o dia 24. Nem a Argentina escapara do horror. Na verdade, ela será a principal vítima.

 

Para o Sudeste a situação realmente não é ruim. Para o Sul é péssimo porque destoamos mais da média e ainda temos mais calor do que o Sudeste. Pior que o quadro aqui vai piorar: com a instabilidade no NE da Argentina e um pouco no oeste da Região Sul, teremos mais nebulosidade e umidade, o que NÃO resultará em chuva, e sim em abafamento.

 

Hoje tive variação de 16,0° a 25,3°, sendo que de manhã estava fechado e tivemos gotejamento e chuva muito fraca. Depois abriu o tempo. Resultado: mínima ruim e máxima com u.r. não baixando dos 59%. Hoje foi o primeiro dia que passei calor em maio devido à alta umidade. A esperança é que de o tempo fique nublado e mesmo com chuva em alguns dias.

 

Nem me preocupo mais com maio. Apenas espero chegar o dia 25 em diante. Agora 20,3° com 77%. Vou sair. E de manga curta.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Depois do começo de mês frio aqui na Argentina, o tempo foi esquentando. No começo desta semana ainda havia certo frio de manhã e tardes na faixa de 20ºC, porém desde ontem o frio foi embora definitivamente. Hoje, pra vocês terem uma ideia, a mínima foi de 14,6ºC e a máxima chegou a 24,3ºC, o que dá um desvio de mais ou menos 5ºC acima da média, tanto mínimas quanto máximas. Está dando tranquilamente para usar bermuda e camiseta, pessoal está tomando sol nas praças e AR CONDICIONADO voltou a ser ligado em estabelecimentos na parte da tarde.

 

Mas vai piorar, confiram a previsão do SMN:

 

Amanhã: 18ºC/26ºC

Domingo: 19ºC/27ºC

Segunda: 18ºC/25ºC

Terça: 19ºC/26ºC

 

E POR AÍ VAI, já que não há previsão de chegada de massa de ar frio tão cedo. Ou seja, plena segunda quinzena de maio e vamos ter dias com desvios de até +10ºC em relação à média histórica, além de mínimas de verão, de quase 20ºC (capaz de passar disso ao longo da semana que vem). DEPLORÁVEL o outono 2015 aqui em Buenos Aires.

Link to comment
Share on other sites

Lulu, eu acho que a questão não é curtir o clima de SP, mas sim curtir o impacto disso no PNI. Se não houvesse PNI para ser monitorado, ninguém iria gostar, apenas a turma do RJ, leste de Minas e ES, pois nestes locais as MPs chegam de 10 em 10 anos. .

 

Antes de existir PNI (2013 pra cá) e as estações de MF, a turma aqui falava da CDJ/Vl Inglesa , do Horto Florestal de Campos e Monte Verde...pontos estes que ficaram esquecidos devido a estes novos pontos mais frios...

 

 

Monte Verde é um lugar que merece uma estação online! Já falei que essa região entre Monte Verde e Gonçalves tem cada baixada que vocês nem acreditam. Vi umas baixadas a 1.700m no GPS que fiquei impressionado!

 

Não duvido que sejam mais frias que Vila Inglesa ou até mesmo o poderoso Sítio da Lage do nosso ilustre William!

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires ontem 18°C na hora do jogo. A média mínima é 10°C. O Fábio de Nittis chora.

 

Ontem, na hora do jogo, eu estava de bermuda, camiseta e janela aberta aqui. Só não digo que parecia verão porque o verão daqui é um inferno que vive acima dos 30ºC durante à noite, mas me senti em novembro.

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que tá acho que vou reativar o ranking do vento das serranas do Brasil kkkk... :mosking: :girlwitch: :girlwitch: é o que me resta por enquanto, Tuias estragada :cray: ...o pessoal da Prefeitura me deixou entusiasmado no começo, parecia que a coisa ia andar...mas como geralmente acontece...ficam enrolando, enrolando... :rtfm: deveria haver uma lei obrigando os municípios a instalarem ao menos duas estações meteorológicas em seu território... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Anomalia Maio - 2015:

 

17,0 (+0,2) - Porto Alegre RS

 

20,3 (+1,0) - Florianópolis SC

 

15,4 (+0,3) - Curitiba PR

 

17,7 (-0,6) - São Paulo SP

 

 

Corrigindo que é raro ver isso!

 

 

17,0 (+0,2) - Porto Alegre RS

 

20,3 (+1,0) - Florianópolis SC

 

15,4 (+0,3) - Curitiba PR

 

17,7 (-0,6) - São Paulo SP[/color]

Link to comment
Share on other sites

Melo, pela posição geográfica, eu seria o Vice Presidente do MSP. O presidente seria o Fabio de Nittis, que mora em Buenos Aires.

Tá feia a coisa por essas bandas, muito feia!! :negative: :negative:

 

Como presidente do MSP e diante das altas temperaturas, decreto iniciadas as férias coletivas de Natal/Réveillon, pra, pelo menos, a gente poder ir pra praia.

Link to comment
Share on other sites

Fábio, como é bom saber que não sou voz isolada aqui no BAZ.

Tu sabe bem o que quero dizer quando afirmo que a primavera chegou com 4 meses de antecedência no RS, no Uruguai e na Argentina.

Aqui em Livramento, estamos acima da média e para os próximos 7 dias, vai passar de +5C, beirando +6C. Imagino aí em Buenos Aires com +10C de anomalia.

O pior disso tudo, é ter que ler que isso é normal. Estou me sentindo em novembro, que nem tu.

Link to comment
Share on other sites

Lulu, eu acho que a questão não é curtir o clima de SP, mas sim curtir o impacto disso no PNI. Se não houvesse PNI para ser monitorado, ninguém iria gostar, apenas a turma do RJ, leste de Minas e ES, pois nestes locais as MPs chegam de 10 em 10 anos. .

 

Antes de existir PNI (2013 pra cá) e as estações de MF, a turma aqui falava da CDJ/Vl Inglesa , do Horto Florestal de Campos e Monte Verde...pontos estes que ficaram esquecidos devido a estes novos pontos mais frios...

 

 

Monte Verde é um lugar que merece uma estação online! Já falei que essa região entre Monte Verde e Gonçalves tem cada baixada que vocês nem acreditam. Vi umas baixadas a 1.700m no GPS que fiquei impressionado!

 

Não duvido que sejam mais frias que Vila Inglesa ou até mesmo o poderoso Sítio da Lage do nosso ilustre William!

 

:good2:

 

Como todo respeito , o povo de la é muito ignorante , mandei email pra eles , um monte respondeu que nao tem interesse porque nao quer divulgar os dados de la , o cara que tem estaçao aquele homem do tempo de la tambem nao gosta de divulgar , aza o deles , poderia ta contribuindo pra cidade , voltando em forrma de turismo !

 

Quero ver segurar o Reserva 5,8°C por la já temos nuvens altas que nao impedem a queda !

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, os últimso dias tem sido bem amenos com temperatura na casa dos 16C/25C.

Ontem, a variação ficou em 16,3C/24C

 

A mínima de hoje, em 15,5C com céu limpo pela manhã.

Máxima de 25,3C com variação de nebulosidade, e aumento de nuvens no início da noite.

Agora tenho 16C com céu nublado (praticamente todas as noites tem sido assim :hysteric: )

 

Uma comparação entre a 1ª quinzena maio 2014 x 2015

 

2014:

Med máx: 26,9°C

Med min: 13,7°C

Med simples: 20,3°C

Extremos: min: 8,5°C max: 30,5°

 

2015:

Med máx: 24,8°C

Med mín: 16,6°C

Med simples: 20,7°C

Extremos: min: 13,6°C max: 28°C

Link to comment
Share on other sites

Rio - RM - 22:00

Céu Nublado

 

Xerém - 17,2°

Marambaia - 20,7°

Copacabana - 21,3°

Vila Militar: 21,4°

 

Região Serrana/Sul:

 

Pico do Couto - 8,8°

Nova Friburgo - 11,5°

Valença - 16,4°

Resende - 17,8°

 

Hoje tinha tudo para ter uma boa mínima! Mas a bendita nebulosidade e o vento não deixa

No PNI mesmo com a umidade lá para baixo, o vento é constante e a temperatura não cai

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez digo: Como é raro o Sul e Sudeste estarem com temperaturas abaixo da média simultaneamente! Geralmente um é o inverso do outro, mas a diferença é ainda mais notória quando comparamos com a campanha gaúcha, Uruguai e Argentina.

 

Poucos foram os invernos democráticos com todos. Cito 1988, 1990 e 1996 como exemplos.

Link to comment
Share on other sites

Caras, o fato de Curitiba estar praticamente na média não quer dizer absolutamente nada...

 

Cadê os Curitibanos do BAZ? EM qualquer lugar menos aqui, porque não tem frio! OK, não tem calor. Não estamos conseguindo sequer chegar a 20oC de máxima, passar bastante disso é mais que normal em maio, mas por outro lado, não estamos conseguindo baixar de 10oC, o que seria absolutamente esperado para este mês. Normalmente nossa primeira geada generalizada ocorre em maio. Este ano não veremos a cor dela.

 

XOXEZA TOTAL! :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, máxima absoluta de 25C até agora no Salgado Filho é baixíssima. Talvez a mais baixa desde os registros de 1996 para cá. O problema é que os pulsos que surgem são fracos.

 

Xoxeza...

É vero. Estamos nesse marasmo desde abril. Meu pessimismo é o que se vê pela frente! Parece um novo 2012, só que menos pior (pior que 2012 acho muito difícil nos próximos anos). É horrível olhar DEZ dias à frente e não ver nada, a não ser a firmeza nas máximas elevadas e uma tendência de aquecimento mais acentuado depois do dia 20. Talvez uma chuva no último dia. Eu não passei dos 26° até agora, e faz tempo que não quebro esse valor, mas vendo a previsão terei 26°/28° por 10 dias.

 

Agora à noite eu estava no Centro de mangas curtas. No momento tenho 19,8° com 75%. No Centro está 21,6°. Já no Sarandi 17,7°.

 

Abraços xoxos!

Link to comment
Share on other sites

Pelo que percebi, quando há aquecimento do lado pacífico, é como se jogassem um lençol sobre uma pessoa com frio. Ao mesmo tempo que esquenta um pouco, não é suficiente pra não passar frio.

 

Creio que é isso que estamos vivendo: dias de marasmo, com pouco calor a tarde e pouco frio a noite. Talvez dai vejo tantos reclamando do que acontece no sul. O que é mais emocionante? 30 a tarde e 0 de madrugada, ou 18 a tarde e 12 de madrugada? O que estamos vendo aqui também é raridade: friozinho constante, sem extremos, mas frio. Um frio que se não é extremo, tem sido duradouro do PR pra cima. Calor é o que não tenho passado ao sair pra rua nos ultimos dias na zona sul da capital.

 

Mas uma boa notícia a caminho: A Austrália vai passar por uma pequena onda de frio e em seguida já vai esquentar, isso quer dizer que há um pulso livre que vai passar a austrália e deverá seguir seu caminho pra formar a primeira friagem invernal do ano por aqui. Aparentemente, quando se forma o primeiro ASAS seco indicando o final das chuvas no centro-sul, começa a fortalecer o anticiclone da Bolivia. Essa estrutura climática vai dar início a famosa engrenagem de inverno que todos conhecemos, e que é acionada de 3 a 5 vezes por ano trazendo o frio de respeito esperado: o Poço dos Andes.

 

Estava lendo um estudo do Marengo, onde ele fala que uma das maiores caracteristicas de invernos frios no Sul é o posicionamento da ASAS e do anticiclone Boliviano pouco mais ao sul que o normal, pois ele entende que a tração do Poço dos Andes mais ao sul, permite puxar ar gelado pouco mais abaixo que o normal, isso quer dizer que mesmo num inverno ruim pela questão do El Nino, se houver uma compensação de posicionamento, teremos dias de frio intenso para o sul neste inverno.

 

 

A correlação de Carlos Girardi com o posicionamento do Poço dos Andes e El Nino é assustadora: quanto mais ao sul os movimentos de ar do Equador empurram as massas secas de origem polar (ou não), mais ao sul entra o ar frio no continente, e por consequencia o ar que entra é mais frio que o ar que entraria mais ao norte em anos de La Nina. Então, nessa configuração, o sul levaria grande vantagem e o sudeste ficaria preso numa grande MM umida, a la 2009. Por enquanto esse padrão é o que vamos vendo: massa umida sobre o sudeste trazendo máximas boas e minimas razoáveis, e o povo do sul chupando dedo pq ainda o Poço dos andes não foi configurado a contento. Esperem e verão.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia Maio - 2015:

 

17,0 (+0,2) - Porto Alegre RS

 

20,3 (+1,0) - Florianópolis SC

 

15,4 (+0,3) - Curitiba PR

 

17,7 (-0,6) - São Paulo SP

 

 

Aqui aquele ponto que falei da relatividade: POA tá mais fria que SP. Eu acho que aqui tá xoxo, vcs acham que tá bom.

 

Exatamente isso, Bruno! Apesar de mais quente, a sensação é positiva em SP por estar abaixo da média. Só de voltar a usar um cobertor pra dormir já está de bom tamanho!

 

E se não me engano estamos abaixo mais por máximas contidas que por mínimas de destaque, mas tem aquela questão que sentimos mais o impacto de uma máxima contida que da mínima, quando boa parte da cidade está dormindo.

Link to comment
Share on other sites

Como todo respeito , o povo de la é muito ignorante , mandei email pra eles , um monte respondeu que nao tem interesse porque nao quer divulgar os dados de la , o cara que tem estaçao aquele homem do tempo de la tambem nao gosta de divulgar , aza o deles , poderia ta contribuindo pra cidade , voltando em forrma de turismo !

 

Quero ver segurar o Reserva 5,8°C por la já temos nuvens altas que nao impedem a queda !

 

Reserva liderando o GP BAZ, de cara pro vento! 3.8ºC no momento, contra 5.6 no PNI

 

formula-one-mark-webber-no-helmet-brazil.jpg

Link to comment
Share on other sites

Província de Buenos Aires, paralelo 36S, mínima de 12C, máxima de 25C http://www.weatherlink.com/user/sanclaudio/index.php?view=summary&headers=1

 

Livramento, paralelo 31S, mínima 13C, máxima 25C http://www.weatherlink.com/user/kamal/index.php?view=summary&headers=1

 

Porto Alegre, paralelo 30S, mínima de 15C, máxima de 25C http://www.weatherlink.com/user/arturjacobus/index.php?view=summary&headers=1

 

São Paulo, paralelo 23S (e 750 metros de altura), mínima de 14C e máxima dde 23C http://www.weatherlink.com/user/nandosaad/index.php?view=summary&headers=1

 

O ASAS padroniza todo mundo na xoxeza, mas traz anomalias distintas para cada local. Isso é anomalia de uns +7C para o a Pca de Buenos Airas, mas pode ser negativa para São Paulo.

 

Deve ficar assim por mais uns 5 ou 6 dias no local, ao menos para as regiões mais ao sul.

 

Bruno,

 

Muito interessante este levantamento!!

 

O ASAS seria uma espécie de MP Socialista que ao invés de multiplicar o frio, faz todos terem um frio medíocre!?!?

Link to comment
Share on other sites

Sempre levando em conta que o ASAS atual, com o seu posicionamento mais ao sul e a alimentação do mesmo com ar frio não é ''típico''.

 

Ou seja, a situação poderá ficar muito mais medíocre no decorrer desse inverno. Menos para Maria da Fé, Monte Verde, Campos do Jordão, PNI...

Link to comment
Share on other sites

Que PNI que nada! Essa madrugada foi de Maria da Fé, zerando na estação fenômeno do Wilian, que consegue sempre bater quase todas mínimas do Sudeste, quando não também do Sul, execeto do PNI. Incrível!

 

Vai bater a média das mínimas de Urupema, CDJ, BJS, entre outras fácil fácil pelo desenho para o resto do mes.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, esse tal de ASAS já está atuando no continente? Porque pelo menos aqui pro interior ( sul da região Amazônica) incluindo Bolívia e Peru, segue chovendo MUITO, apesar da estação mais chuvosa já ter chegado ao fim ( apenas no calendário ).

 

Ontem a tarde já tivemos chuva forte em partes do Acre, e hoje o sábado amanhece com um temporal aqui em Rio Branco. E olha que ontem à noite após a chuva, o céu estava estrelado... Incrível como ainda parece que estamos em pleno mês de janeiro. Maio totalmente atípico por aqui, muita chuva e total ausência de friagens.

 

Só nos últimos 7 dias, o acumulado de chuva em Rio Branco deve estar chegando acima dos 150mm. A média para todo o Mês de maio é 100mm.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.