Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Cade o GVieira com as mínimas de hoje ? Kkkk

 

Xerém - 14,2°

Seropédica - 14,4°

Vila Militar - 14,7° :ok:

Alto da Boa Vista (360m) - 14,9°

Restinga da Marambaia (orla): 15,6°

Copacabana (orla): 19,8°

 

Destaque também ao INMET de Nova Friburgo que registrou minima de 6,4°

 

Foi uma bela noite de céu limpo com vento fraco!

 

Que maravilha, acho que a próxima madrugada não será bom assim mas devemos ter céu limpo de novo

Eu sei que ja te pedi uma vez e você ja me mandou, mas eu perdi o link que ver esses valores de temperatura.

Pode me mandar de novo? :-D

Link to comment
Share on other sites

Se fosse um lugar habitável mesmo que um cidadezinha seria interessante. Pena que é apenas uma montanha desabitada.

 

Uma novidade sobre este lugar desabitado ( PNI)

 

Més que vem começará uma obra , vão construir um restaurante ou lanchonete na em cima......Acho que inclusive já está aberta a licitação disso.

 

Penso que o local merece devido ao grande fluxo de pessoas...pois são quase 120 mil por ano visitando a parte alta do Parque..

 

Excelente... espero que isso se confirme! :good2:

 

Para a estrutura de apoio da parte alta do PNI ficar ideal, além de um restaurante, a estrada de acesso deveria ser asfaltada até o Posto Marcão, com mais uma cancela e portaria na Garganta do Registro em contrapartida.

 

Fora isso, mais duas pousadas de duas estrelas, uma delas no local do antigo Alsene como pontos de apoio, seria muito bem vindo.

Link to comment
Share on other sites

Lulu, eu acho que a questão não é curtir o clima de SP, mas sim curtir o impacto disso no PNI. Se não houvesse PNI para ser monitorado, ninguém iria gostar, apenas a turma do RJ, leste de Minas e ES, pois nestes locais as MPs chegam de 10 em 10 anos. .

 

Antes de existir PNI (2013 pra cá) e as estações de MF, a turma aqui falava da CDJ/Vl Inglesa , do Horto Florestal de Campos e Monte Verde...pontos estes que ficaram esquecidos devido a estes novos pontos mais frios...

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha, acho que a próxima madrugada não será bom assim mas devemos ter céu limpo de novo

Eu sei que ja te pedi uma vez e você ja me mandou, mas eu perdi o link que ver esses valores de temperatura.

Pode me mandar de novo? :-D

 

Eu vejo no site do INMET mesmo, só clicar nesse icone ao consultar as estações:

 

4sxp2v.jpg

Link to comment
Share on other sites

Lulu, eu acho que a questão não é curtir o clima de SP, mas sim curtir o impacto disso no PNI. Se não houvesse PNI para ser monitorado, ninguém iria gostar, apenas a turma do RJ, leste de Minas e ES, pois nestes locais as MPs chegam de 10 em 10 anos. .

 

Antes de existir PNI (2013 pra cá) e as estações de MF, a turma aqui falava da CDJ/Vl Inglesa , do Horto Florestal de Campos e Monte Verde...pontos estes que ficaram esquecidos devido a estes novos pontos mais frios..

 

Por falar em ciclos o Baz de 2001 a 2005 , as discussões eram em cima de teorias, opiniões e não em cima de dados pois quase não havia todas estas automáticas do Inmet....

 

Em 2003 lembro de um tópico chamado "uma no cravo, outra na ferradura"...era uma grande discussão envolvendo S Joaquim x Campos do Jordão...Urupema ainda não estava nos bastidores...o Cruzeiro era o Hamilton da época.....

 

Em 2008 chegaram varias estações entre elas o Morro da Igreja....que contagiou o fórum inteiro.....

 

2009 Urupema entrou no cenário e junto as baixadas de Soledade, Pericó entre outras......assunto que rendeu uns 3 ou 4 anos aqui....

 

Em 2013....veio o Marcão.......e até hoje é o assunto principal.....

Link to comment
Share on other sites

Lulu, eu acho que a questão não é curtir o clima de SP, mas sim curtir o impacto disso no PNI. Se não houvesse PNI para ser monitorado, ninguém iria gostar, apenas a turma do RJ, leste de Minas e ES, pois nestes locais as MPs chegam de 10 em 10 anos. .

 

Acho que são as 2 coisas. Pois em ASAS como o de *meados* de julho de 2008 a coisa ficou boa de noite aqui tb. Na ocasião passei 2 fds seguidos aqui, 12/13 e 19/20 do 7, e posso afirmar que fazia um bom frescor noturno. O problema é se o cuore subir demais (ficando em torno de 25 sul) e faltar alimentação de ar frio no núcleo do ASAS. Aí creio que não apenas fica chato para a RMSP, como tb a coisa fica pífia pro PNI.

Link to comment
Share on other sites

Lulu, eu acho que a questão não é curtir o clima de SP, mas sim curtir o impacto disso no PNI. Se não houvesse PNI para ser monitorado, ninguém iria gostar, apenas a turma do RJ, leste de Minas e ES, pois nestes locais as MPs chegam de 10 em 10 anos. .

 

Antes de existir PNI (2013 pra cá) e as estações de MF, a turma aqui falava da CDJ/Vl Inglesa , do Horto Florestal de Campos e Monte Verde...pontos estes que ficaram esquecidos devido a estes novos pontos mais frios...

 

A turma aí do Sudeste diga-se de passagem. Aqui no sul não temos interesse num inverno destes (talvez com exceção de quem mora no litoral e áreas baixas). Sejamos sinceros, quem é que você observa falando das condições de CdJ, Monte Verde aqui mais ao sul? Estes locais da Mantiqueira são lembrados para fazer comparações. Apenas isso, não porque há um interesse ou "sonhamos" ter um clima como esse.

 

Lugares onde tem médias bem maiores "bombam" muito mais em eventos. Nas MPs, tem máximas menores, mínimas menores, chuva congelada, neve, entre outros. Isto é todo o interior do RS e SC e várias do PR. E isto é muito melhor e mais desejável para a maioria.

 

--

 

Buenos Aires ontem 18°C na hora do jogo. A média mínima é 10°C. O Fábio de Nittis chora.

Link to comment
Share on other sites

A turma aí do Sudeste diga-se de passagem. Aqui no sul não temos interesse num inverno destes (talvez com exceção de quem mora no litoral e áreas baixas). Sejamos sinceros, quem é que você observa falando das condições de CdJ, Monte Verde aqui mais ao sul? Estes locais da Mantiqueira são lembrados para fazer comparações. Apenas isso, não porque há um interesse ou "sonhamos" ter um clima como esse.

 

Lugares onde tem médias bem maiores "bombam" muito mais em eventos. Nas MPs, tem máximas menores, mínimas menores, chuva congelada, neve, entre outros. Isto é todo o interior do RS e SC e várias do PR. E isto é muito melhor e mais desejável para a maioria.

 

Moretão, cada um prefere um bom inverno para região onde mora.......Nós aqui do sudeste é obvio que vamos ficar mais empolgados se PNI tiver uma média mensal em julho com o prefixo *4*.......Se caso não nevar no sul este ano, o grau de lamentação será bem menor que vcs dai...é normal...e não desmerecimento.....pois não estamos ai...simples....E vcs a mesma coisa...

 

Acho que este inverno que passei no Canada me fez mal....Não consigo me animar se em S Berardo do Campo qdo faz 12 graus pela manhã..quase não falo mais isso.......

 

Meu foco é o frio aqui.....se não existisse PNI ,estaria falando de Campos de Jordão, Urupema e o Morro da Igreja 20 msg's por dia......assim como no passado.......só que pra mim pelo menos , a descoberta do clima aqui desta região a 2500 metros de altitude com dados fantásticos....é o que me satisfaz.....e estou realmente feliz por isso...Mesmo que S Paulo feche julho com uma anomalia de +3....isso pra mim não vai me abalar....estarei empolgadíssimo de ver o desempenho desta região tão fria aqui na Mantiqueira.....

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé-RJ durante a madrugada alternou entre nuvens e céu estrelado, chegou a garoar por instantes, mas na próxima madrugada acredito em céu totalmente estrelado e mínima menor.

 

Pena que a estação da Vila Inglesa esteja fora do ar, mas acho que a mínima lá ficou entre 3ºC e 4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, cada um prefere um bom inverno para região onde mora.......Nós aqui do sudeste é obvio que vamos ficar mais empolgados se PNI tiver uma média mensal em julho com o prefixo *4*.......Se caso não nevar no sul este ano, o grau de lamentação será bem menor que vcs dai...é normal...e não desmerecimento.....pois não estamos ai...simples....E vcs a mesma coisa...

 

Acho que este inverno que passei no Canada me fez mal....Não consigo me animar se em S Berardo do Campo qdo faz 12 graus pela manhã..quase não falo mais isso.......

 

Meu foco é o frio aqui.....se não existisse PNI ,estaria falando de Campos de Jordão, Urupema e o Morro da Igreja 20 msg's por dia......assim como no passado.......só que pra mim pelo menos , a descoberta do clima aqui desta região a 2500 metros de altitude com dados fantásticos....é o que me satisfaz.....e estou realmente feliz por isso...Mesmo que S Paulo feche julho com uma anomalia de +3....isso pra mim não vai me abalar....estarei empolgadíssimo de ver o desempenho desta região tão fria aqui na Mantiqueira.....

 

:clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Moretão, cada um prefere um bom inverno para região onde mora.......Nós aqui do sudeste é obvio que vamos ficar mais empolgados se PNI tiver uma média mensal em julho com o prefixo *4*.......Se caso não nevar no sul este ano, o grau de lamentação será bem menor que vcs dai...é normal...e não desmerecimento.....pois não estamos ai...simples....E vcs a mesma coisa...

 

Acho que este inverno que passei no Canada me fez mal....Não consigo me animar se em S Berardo do Campo qdo faz 12 graus pela manhã..quase não falo mais isso.......

 

Meu foco é o frio aqui.....se não existisse PNI ,estaria falando de Campos de Jordão, Urupema e o Morro da Igreja 20 msg's por dia......assim como no passado.......só que pra mim pelo menos , a descoberta do clima aqui desta região a 2500 metros de altitude com dados fantásticos....é o que me satisfaz.....e estou realmente feliz por isso...Mesmo que S Paulo feche julho com uma anomalia de +3....isso pra mim não vai me abalar....estarei empolgadíssimo de ver o desempenho desta região tão fria aqui na Mantiqueira.....

 

Mas é que quando você fala "a turma" dá impressão que o BAZ inteiro parava e observava a Vila Inglesa. Não é assim. A turma aí da região é que acompanha. A outra parte não.

 

Não vamos misturar. Estava falando de Campos do Jordão (e vale para outras cidades da Mantiqueira). O PNI consegue ser interessante o tempo inteiro. O frio do PNI é uma coisa a parte. Já o frio das cidades da Mantiqueira é outra coisa completamente diferente. Boas médias, frio noturno e de geadas fracas. Mas que carece de potência nas MPs do inverno. O que faz pouca gente acompanhar o clima de lá, mais o pessoal da região.

 

Quanto a se animar com frio, acho que quase ninguém até aqui, somente nos eventos. Sempre queremos um inverno que não temos. Você mesmo explicou outro dia, não temos frio constante. Frio constante só onde tem vento e olhe lá, o máximo são os topos do PNI, Morro da Igreja, Pico do Paraná. Urupema bate 21°C no inverno. Um fiasco. Mas se isso ainda representasse a maioria, imagino que a visão do Fórum até seria bem diferente. Porque as médias lá são baixas, e sem dúvida, mesmo que o frio não seja tão forte, você é obrigado a se agasalhar durante quase todo o inverno. Já é uma outra percepção. Mas olha onde mora os Bazianos: POA, Floripa, Blumenau, Waterville, Curitiba, SP, RJ. :rofl: Não é nada fácil ter um inverno bom pra estes.

 

Por isso ninguém consegue dizer o que é um inverno bom. Só pegando números, porque na prática, as médias são altas não permitem o que queremos. Sempre há um buraco.

 

--

 

Em Brusque céu muito nublado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Floripa tempo encoberto ainda. Diferente de Joinville.

 

Caio e Carlos...a imagem não é atual: estamos tendo o dia mais murrinha disparado deste maio! Chuviscos e chuva o dia inteiro...uma nhaca...

 

Ontem pelo menos tinha sol/nuvens/ e pancadas de chuva..hoje está um pé no saco....

 

Agora que começa a abrir um sol entre as nuvens...

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja SC

 

 

Jan15 : 15,6ºC (+1,5)

 

Fev15: 14,5°C (-0,3)

 

Mar15: 13,2°C (+0,2)

 

Abr15: 10,9ºC (-0,2)

 

Mai15: 08,0ºC (-1,1)

 

**Mai (14dias)

 

De 5 meses, 3 com anomalia negativa! E as altitudes abaixo de 800 metros não tiveram este comportamento. Poderiamos criar uma nova classificação de clima no Brasil, não por zona, mas por faixa de altitude. Parecem dois climas distintos no mesmo espaço físico.

Link to comment
Share on other sites

Furnas com 9,7 e Massena com 8. Se fosse em outro dia, diriam que está nublano, mas está com sol! Indice de radiação do Massena é máximo para o horário.

 

Will, a espessura em 500 tinha dado uma encolhida na análise da manhã. Quem sabe uma surpresa mas ainda estou cético se chegará a -4 ou menos que isso.

 

Aqui ta chapado de nuvens altas , céu branco um azulzinho bem timido !

Link to comment
Share on other sites

Anomalia Maio - 2015:

 

17,0 (+0,2) - Porto Alegre RS

 

20,3 (+1,0) - Florianópolis SC

 

15,4 (+0,3) - Curitiba PR

 

17,7 (-0,6) - São Paulo SP

 

 

Aqui aquele ponto que falei da relatividade: POA tá mais fria que SP. Eu acho que aqui tá xoxo, vcs acham que tá bom.

 

Pra nós e pro nosso frio tá ótimo, pra vcs que já viram frio maior tá ruim, considerando Maio. Tem razão, relatividade pura.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo (Mirante) neste mês de maio até hoje (14/05):

 

Média das máximas: 21,9°C => -1,5°C (1981-2010), -1,1°C (1961-1990), -1,0°C (1931-1960)

 

Média das mínimas: 15,0°C => +0,4°C (1981-2010), +1,2°C (1961-1990), +2,1°C (1931-1960)

Aldo,

 

Veja que, ao comparar com normais mais antigas, as diferenças para as mínimas crescem de forma mais rápida que para as máximas. Interessante...

Verdade.

O efeito "ilha de calor" se reflete muito mais nas mínimas do que nas máximas.

 

Cimento, asfalto, falta de áreas verdes, etc, retêm calor à noite enquanto que em áreas rurais a perda de calor pela radiação noturna é muito mais rápida.

É quando Sampa chega a ter diferenças de até 10°C nas mínimas entre as estações do CGE Sé e Barragem (Parelheiros) ou Capela do Socorro, por exemplo.

 

Em dias de calor, a diferença dificilmente passa de 3°C.

O ar costuma estar mais em movimento devido à convecção.

Link to comment
Share on other sites

Não entendo esses 26 graus que marca no Campo dos Afonsos.

Eu moro perto e aqui onde moro a temperatura não passou dos 22 graus hoje, com direito a um ventinho que está rolando desde de cedo.

Temperatura perfeita, pena que está nublado e provavelmente a noite e madrugada ficaremos com céu encoberto, infelizmente

Link to comment
Share on other sites

Aqui aquele ponto que falei da relatividade: POA tá mais fria que SP. Eu acho que aqui tá xoxo, vcs acham que tá bom.

Pra nós e pro nosso frio tá ótimo, pra vcs que já viram frio maior tá ruim, considerando Maio. Tem razão, relatividade pura.

Para mim, aqui em Sampa, está ótimo nas máximas.

As mínimas, para mim, estão um marasmo e uma mediocridade total. :sad:

 

Mas é uma opinião pessoal. :-D

Link to comment
Share on other sites

São Paulo (Mirante) neste mês de maio até hoje (14/05):

 

Média das máximas: 21,9°C => -1,5°C (1981-2010), -1,1°C (1961-1990), -1,0°C (1931-1960)

 

Média das mínimas: 15,0°C => +0,4°C (1981-2010), +1,2°C (1961-1990), +2,1°C (1931-1960)

Aldo,

 

Veja que, ao comparar com normais mais antigas, as diferenças para as mínimas crescem de forma mais rápida que para as máximas. Interessante...

Verdade.

O efeito "ilha de calor" se reflete muito mais nas mínimas do que nas máximas.

 

Cimento, asfalto, falta de áreas verdes, etc, retêm calor à noite enquanto que em áreas rurais a perda de calor pela radiação noturna é muito mais rápida.

É quando Sampa chega a ter diferenças de até 10°C nas mínimas entre as estações do CGE Sé e Barragem (Parelheiros) ou Capela do Socorro, por exemplo.

 

Em dias de calor, a diferença dificilmente passa de 3°C.

O ar costuma estar mais em movimento devido à convecção.

 

Em Londres e Paris, que tem tempo mais carrancudo no inverno, é notório como a ilha de calor é mais forte no verão.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, tem como postar ou indicar onde encontrar as médias mensais da normal 31-60?

Mirante aqui => viewtopic.php?f=119&t=15010

 

Aqui, você encontra as normais do IAG => http://www.estacao.iag.usp.br/Boletins/2014.pdf (Páginas 18 a 23).

 

Desculpe a demora, eu já tinha ido :lazy: .

:mosking:

 

E.T.: A normal 1981-2010 do Mirante está perdida em algum canto do forum.

Se eu não encontrar, posto novamente.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Várias discussões interessantes em andamento e que eu desejo participar.

 

1- Veranico de Maio chegou no RS! Em POA ainda perto da média normal, mas tudo indica que agora subirá.

 

2- Eu particularmente gosto muito do clima da Mantiqueira e gosto de acompanhar as temperaturas, mas confesso que quando chega aquela MP "arrasa-quarteirão, geralmente as regiões mais interessantes de acompanhar serão o Sul e Centro oeste. Ultimamente, são raras as fortes advecções de frio no Sudeste, a última foi em Setembro de 2012. Em Julho de 2013 também houve uma forte advecção, mas não pegou o Sudeste todo.

 

3- William, aqui em Juiz de Fora temos a MESMA condição de tempo que em MDF. Céu encoberto por nuvens altas. E já faz frio! faz 18 graus.

Link to comment
Share on other sites

A normal 1981-2010 do Mirante está perdida em algum canto do forum.

Se eu não encontrar, posto novamente.

 

Normal 1981-2010 para São Paulo (Mirante)

 

[tabela]L=Mês&Chuva, mm&Média das Mínimas, °C&Média das Máximas, °C&Média Compensada, °C

L=Jan&288,2&19,3&28,1&22,8

L=Fev&247,2&19,5&28,7&23,2

L=Mar&213,3&18,8&27,8&22,3

L=Abr&86,1&17,3&26,1&20,9

L=Mai&81,8&14,6&23,4&18,3

L=Jun&56,0&13,0&22,5&17,1

L=Jul&47,6&12,4&22,4&16,7

L=Ago&35,5&13,0&24,1&17,7

L=Set&90,1&14,4&24,3&18,4

L=Out&127,1&16,0&25,8&19,9

L=Nov&137,5&17,3&26,9&21,2

L=Dez&224,4&18,3&27,6&22,1

L=Ano&1.634,8&16,2&25,6&20,0[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Província de Buenos Aires, paralelo 36S, mínima de 12C, máxima de 25C http://www.weatherlink.com/user/sanclaudio/index.php?view=summary&headers=1

 

Livramento, paralelo 31S, mínima 13C, máxima 25C http://www.weatherlink.com/user/kamal/index.php?view=summary&headers=1

 

Porto Alegre, paralelo 30S, mínima de 15C, máxima de 25C http://www.weatherlink.com/user/arturjacobus/index.php?view=summary&headers=1

 

São Paulo, paralelo 23S (e 750 metros de altura), mínima de 14C e máxima dde 23C http://www.weatherlink.com/user/nandosaad/index.php?view=summary&headers=1

 

O ASAS padroniza todo mundo na xoxeza, mas traz anomalias distintas para cada local. Isso é anomalia de uns +7C para o a Pca de Buenos Airas, mas pode ser negativa para São Paulo.

 

Deve ficar assim por mais uns 5 ou 6 dias no local, ao menos para as regiões mais ao sul.

Link to comment
Share on other sites

É uma discussão bem interessante essa...vejo por mim,se os bazianos não postassem diariamente as temperaturas do PNI, MDF, CDJ entre outras eu nem saberia e pouco menos me interessaria sobre o quão frio é lá...

E por que isso acontece,por eu não morar ai,me interesso muito mais em acompanhar um veranico de maio na minha região do que um frio vampiro a 2.000KM de mim.

Link to comment
Share on other sites

Na época que tinha auto do Cptec no Quiriri, só não lembro se no ASAS de jun/jul de 2010 ou no de ago/2012, comparei o Quiriri (no caso, a 1200m) com Piatã-BA (13 graus de latitude ao norte, com 1200m tb. Médias praticamente niveladas, a diferença de latitude não mandava nada!

Link to comment
Share on other sites

Gente, lembrem-se que quase sempre as grandes ondas de frio foram precedidas de veranicos, alguns bem fortes. Não se espantem se daqui 1 semana começar a apontar uma baleia polar que baixará bem as temperaturas.

A tendência do inverno está péssima, os mapas mostram isso, mas teremos SIM ondas de frio boas.

Por via das dúvidas embarcarei dia 06/07 para El Calafate e Ushuaia. Vou enfrentar o frio na cidade mais austral. Lá não existem bloqueios e a neve é garantida.

:good2: :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.