Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Modo inverno ON:

 

Pelo Mbar 12Z algo muito extraordinário poderia ocorrer no Cone-Sul, com um desenho sinótico assumindo características absolutamente invernais. O anticiclone com centro bem alojado no Chaco Argentino deverá trazer ar seco e muito frio para a época, mas especialmente nesta ocasião com um raro potencial de suporte em altura.

 

CapturadeTela2014-12-17agraves204038_zps51405666.png

 

Em 850mb a isoterma de 5oC toma conta de boa parte do RS e quase encosta em SC.

 

CapturadeTela2014-12-17agraves204110_zpsecef7643.png

 

Em 700mb a isoterma de -5oC domina a metade sul do estado e a de 0oC também encosta no planalto sul de SC.

 

CapturadeTela2014-12-17agraves204154_zps4ac78b88.png

 

Chamo a atenção de que na terça-feira, por esta rodada, haveria chance de neve na Sierra de La Ventana, sul da Pca. Buenos Aires, com valores de até -10oC em 700mb associado a alto potencial de precipitação.

Link to comment
Share on other sites

NÃO SE TOCARAM COM UM DETALHE RARÍSSIMO? FRIAGEM EM PLENO VERÃO!

 

Que friagem?

Está uma boa temperatura, por enquanto. Para frio está muito longe...

Já que perguntaste antes: o "inverno" que nem parecia inverno, que passei 3 dias em SJ, foi o de 2005.

O verão, se não me engano, foram 2 dias em 2010.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA.thumb.GIF.bbc145da9d5644aa8aeed4e14432f822.GIF

NÃO SE TOCARAM COM UM DETALHE RARÍSSIMO? FRIAGEM EM PLENO VERÃO!

 

Que friagem?

Está uma boa temperatura, por enquanto. Para frio está muito longe...

Já que perguntaste antes: o "inverno" que nem parecia inverno, que passei 3 dias em SJ, foi o de 2005.

O verão, se não me engano, foram 2 dias em 2010.

Abraços.

 

ALGUÉM PEGA UNS DIAS FORA DO PADRÃO E TIRA BELAS CONCLUSÕES.

 

O VERÃO FOI QUENTE PARA O PADRÃO, MAS OLHA QUE PADRÃO DE QUENTE PARA O BRASIL. O INVERNO FOI FORTE EM JULHO E SETEMBRO.

Link to comment
Share on other sites

 

Coutinho, o JT me passou uma MP dizendo que gostaria de passar a ceia de Natal na sua casa!!!!????

 

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Por aqui passamos dos 30º C de novo, dados oficiais de máxima saem amanhã.

 

E hoje foi dia de percorrer Vinhedo/Valinhos/Campinas à tarde. De uno! Sem ar!

 

E o GFS caprichou na chuva até o dia 23 por aqui, tomara que não mude mais de ideia.

 

E que tal uma véspera de Natal com 20º C de máxima?!

 

Esse GFS... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Pergunta que não quer calar gente esse frio forte essa chuva pode dar inicio a um bloqueio la na frente ?

 

Eu quero chuva muita chuva não to incomodado com frio , o "start" é Segunda ?

 

Por aqui noite limpa e mais quente que nos outros dias ...

 

11,9°C RESERVA / 14,9°C CASA

 

Hoje fez 8,7°C Reserva , marca otima pra Dezembro !

 

Quando a gente não "manja" dos assuntos melhor deixar pra quem sabe , as vezes os caras gastam um tempão pra postar um estudo e vem um cara no "achismo" querer palpitar , da uma vergonha alheia ...

Link to comment
Share on other sites

Pergunta que não quer calar gente esse frio forte essa chuva pode dar inicio a um bloqueio la na frente ?

 

Will, os modelos apontam aporte de umidade chegando após o ar frio, então eu não teria esse temor a curto e médio prazo.

 

Eu quero chuva muita chuva não to incomodado com frio , o "start" é Segunda ?

 

A primeira carga chega na segunda sobre São Paulo, com queda de temperatura a partir de terça-feira (23).

 

Quando a gente não "manja" dos assuntos melhor deixar pra quem sabe , as vezes os caras gastam um tempão pra postar um estudo e vem um cara no "achismo" querer palpitar , da uma vergonha alheia ...

 

Precisão cirúrgica! Perfeito!

Link to comment
Share on other sites

Quando a gente não "manja" dos assuntos melhor deixar pra quem sabe , as vezes os caras gastam um tempão pra postar um estudo e vem um cara no "achismo" querer palpitar , da uma vergonha alheia ...

 

Apoiado :good:

Acho muito chato isso, acaba desmerecendo quem gasta um bom tempo para postar análises!

 

=================================

 

Aqui agora céu limpo e faz 22 graus na Mooca-CGE!

Link to comment
Share on other sites

O Foreca da minima de 8°C e Maximas de 14°C com chuva o dia todo , no inverno já é raro isso na Mantiqueira imagina no verão ? Ai ai ai ai ai

 

Parabens Coutinho , Caio , Viny por nos brindar com dados - modelos - imagens e mais e não apenas com achismo !

 

Eu sou do seguinte pensamento

 

" Às vezes é melhor ficar calado deixando que os outros pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida "

Link to comment
Share on other sites

Impressionante esta projeção de ar frio.

 

O ECMWF coloca uma véspera de natal extremamente amena pra cá, com máxima de 21 e mínima de 15. Seria um dia típico

de Maio!

 

O GFS coloca o canal de umidade de uma forma bem interessante sobre o Sudeste. É a FF que ativaria uma ZCAS!

 

Enfim: a segunda quinzena do mês promete ser por demais interessante! Ah! E eu endosso as palavras geniais do Wil sobre

o achismo.

Link to comment
Share on other sites

NÃO SE TOCARAM COM UM DETALHE RARÍSSIMO? FRIAGEM EM PLENO VERÃO!

 

Viu João Tur!!!!

 

Tá botando fé não hómi?

 

Vai fazer bom frio na ceia de Natal. EU acredito, Coutinho, Caio, Vinny..., Por que só tu não acredita hómi??

 

Abs

 

Bom dia, amigo Caco!

Claro que acredito! Já separei meu sobretudo, cachecol, luvas e blusões de lã! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

NÃO SE TOCARAM COM UM DETALHE RARÍSSIMO? FRIAGEM EM PLENO VERÃO!

 

Viu João Tur!!!!

 

Tá botando fé não hómi?

 

Vai fazer bom frio na ceia de Natal. EU acredito, Coutinho, Caio, Vinny..., Por que só tu não acredita hómi??

 

Abs

 

Bom dia, amigo Caco!

Claro que acredito! Já separei meu sobretudo, cachecol, luvas e blusões de lã! :mosking:

 

KKKKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

18ºC agora na Granja Viana. Sol radiate e céu azul. Ontem, máxima de 29,9º. Hoje devo ultrapassar a barreira dos 30ºC, ainda sem chuva, a qual deverá chegar somente amanhã em formas de pancadas e instabilidades até domingo. Domingo vira o tempo com a chegada de forte FF e MP, com chuva o dia todo e queda geral na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Quando a gente não "manja" dos assuntos melhor deixar pra quem sabe , as vezes os caras gastam um tempão pra postar um estudo e vem um cara no "achismo" querer palpitar , da uma vergonha alheia ...

 

Apoiado :good:

Acho muito chato isso, acaba desmerecendo quem gasta um bom tempo para postar análises .

Vdd.. E à proposito, sobre o inverno 2005 em SJoaquim eu já tinha dado uma olhada nos dados do Inmet e me surpreendi principalmente com as máximas muito baixas em diversos dias.

Algumas sequências sub-10° de dar inveja kk

E teve uma em setembro q é sem sombra de dúvida fantástica: 2,8° no Inmet (Climaterra foi 1° mais alta)

 

Nhaa kem me dera ter um inverno KENTE assim por aki!!

Link to comment
Share on other sites

......Tapatalk

 

Vou pedir para o Luiz comprar um "tapa talk" para a moderação.

 

======

 

A WeatherBell [bastardi, D'Aleo e Ryan] está colocando a Santabomb para o noroeste americano no Natal

 

Como ocorreu a Clevealand Bomb em 1978 [90 cm de neve, ventos de 160 km/h, causando snowdrifts de 8 m].

 

Parece que teremos uma QuincasBomb.

Link to comment
Share on other sites

Em Campos do Jordão agora, céu 99% azul e aquele ventinho frio. Em casa, tive 14,7°C.

 

De hoje em diante, parece que aumentam as chances de chuva. Vamos acompanhando esse quadro interessantíssimo para dezembro.

 

William, para que dia é aquela previsão de temperatura entre 8/14 com chuva ????

Link to comment
Share on other sites

O Foreca da minima de 8°C e Maximas de 14°C com chuva o dia todo , no inverno já é raro isso na Mantiqueira imagina no verão ? Ai ai ai ai ai

 

Parabens Coutinho , Caio , Viny por nos brindar com dados - modelos - imagens e mais e não apenas com achismo !

 

Eu sou do seguinte pensamento

 

" Às vezes é melhor ficar calado deixando que os outros pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida "

 

Perfeito.

 

É por essas e outras que eu leio e acompanho muito mais do que pobremente posto aqui. Eu tenho a humildade necessária para tentar aprender alguma coisa.

 

O verdadeiro idiota, não.

 

Bom dia a todos!

Link to comment
Share on other sites

Em Campos do Jordão agora, céu 99% azul e aquele ventinho frio. Em casa, tive 14,7°C.

 

De hoje em diante, parece que aumentam as chances de chuva. Vamos acompanhando esse quadro interessantíssimo para dezembro.

 

William, para que dia é aquela previsão de temperatura entre 8/14 com chuva ????

 

Entre terça e quarta Sérgio , hoje ele ta colocando entre 10°C e 15°C nada mal tambem !

 

 

Olhem as previsoes do GFS pra ca no quesito chuva

 

Day 0 (Thu 18.12.2014):

9.27 (Total precipitation (mm))

 

Day 1 (Fri 19.12.2014):

19.78 (Total precipitation (mm))

 

Day 2 (Sat 20.12.2014):

[highlight=yellow]58.26[/highlight](Total precipitation (mm))

 

Day 3 (Sun 21.12.2014):

12.65 (Total precipitation (mm))

Link to comment
Share on other sites

Quando a gente não "manja" dos assuntos melhor deixar pra quem sabe , as vezes os caras gastam um tempão pra postar um estudo e vem um cara no "achismo" querer palpitar , da uma vergonha alheia ...

 

Apoiado :good:

Acho muito chato isso, acaba desmerecendo quem gasta um bom tempo para postar análises .

Vdd.. E à proposito, sobre o inverno 2005 em SJoaquim eu já tinha dado uma olhada nos dados do Inmet e me surpreendi principalmente com as máximas muito baixas em diversos dias.

Algumas sequências sub-10° de dar inveja kk

E teve uma em setembro q é sem sombra de dúvida fantástica: 2,8° no Inmet (Climaterra foi 1° mais alta)

 

Nhaa kem me dera ter um inverno KENTE assim por aki!!

 

Em primeiro lugar, não é ACHISMO! Estive lá e presenciei o pouco frio nos dias que estive. Agora sei o porquê. Foi no final de julho daquele ano. Realmente, para um julho, forte do inverno, as máximas foram altas, se tratando da fama que a serra catarinense tem de temperaturas tão baixas...

Olhem o dia a dia de julho de 2005, segundo o INMET:

stacao;Data;Hora;TempMaxima;

83920;01/07/2005;0000;18.5;

83920;02/07/2005;0000;20.2;

83920;03/07/2005;0000;19.6;

83920;04/07/2005;0000;15.8;

83920;05/07/2005;0000;9.2;

83920;06/07/2005;0000;4.4;

83920;07/07/2005;0000;7.2;

83920;08/07/2005;0000;10.4;

83920;09/07/2005;0000;12.2;

83920;10/07/2005;0000;13.2;

83920;11/07/2005;0000;14;

83920;12/07/2005;0000;16.6;

83920;13/07/2005;0000;17.2;

83920;14/07/2005;0000;15;

83920;15/07/2005;0000;17;

83920;16/07/2005;0000;14.4;

83920;17/07/2005;0000;12.6;

83920;18/07/2005;0000;5.2;

83920;19/07/2005;0000;9;

83920;20/07/2005;0000;14;

83920;21/07/2005;0000;10;

83920;22/07/2005;0000;12;

83920;23/07/2005;0000;11.2;

83920;24/07/2005;0000;8;

83920;25/07/2005;0000;6.5;

83920;26/07/2005;0000;10.6;

83920;27/07/2005;0000;15.4;

83920;28/07/2005;0000;17.4;

83920;29/07/2005;0000;20.2;

83920;30/07/2005;0000;22;

Link to comment
Share on other sites

TINHA CERTEZA, MAS FUI TEIMOSO, É PERDA DE TEMPO MESMO, MAIS FÁCIL DAR MURRO NA PONTA DE UM PREGO, PELO MENOS ELE ENTENDE. PARA O PREGO, O NORMAL EM JULHO É MÁXIMAS ABSOLUTAS ENTRE 19/23°C, NÃO RARO 24°C.

 

VOLTANDO AO ASSUNTO, POUCAS MUDANÇAS, OS MODELOS MANTENDO O FRIO, P/ÉPOCA, NO PERÍODO DE NATAL, ANTES O CALORÃO, ENTRE 36/40 EM ALGUNS PONTOS DO LITORAL/SC E BAIXO ITAJAÍ NO DOMINGO.

 

TORONTO É FRIO EM DEZEMBRO? SIM, É. POIS SE O CARLOS TIVESSE IDO EM 2013, NA MESMA ÉPOCA, TERIA PEGO "CALOR", DIFERENÇA ENORME ENTRE ESTE ANO E 2013, MAS COMO O CARLOS TEM CABEÇA, OBVIAMENTE ELE SABERIA TER TIDO AZAR/SORTE DE NÃO PEGAR UM DIA NORMAL DA CIDADE. ASSIM COMO EM 1996 TIVE O DESPRAZER DE USAR BERMUDA PERTO DA MEIA-NOITE EM PLENO JUNHO EM B.JARDIM, SE FOSSE UM "AMIGO" CONHECIDO DIRIA QUE A SERRA CATARINENSE NÃO TEM TODO O FRIO QUE DIZ TER, TODOS SABEM COMO FOI 1996 (30/5O CM DE NEVE POUCOS DIAS DEPOIS DE ESTAR LÁ...)

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, não quero parecer implicante, mas segundo o modelo Europeu, NADA de frio para semana que vem. No máximo um refresco, chegando, no dia mais "frio" a 26°c na parte da tarde em Porto Alegre. Se isso é frio, então acho que perdi toda a noção de temperatura, me desculpem.

Muito alarde pra nada...

Vejam a tendência do Europeu:

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Link to comment
Share on other sites

Lembrando q São Joaca está no paralelo 28°S (nhaa.. MERIDIANO para alguns) …

Não se deve esperar máxima NEGATIVA na maioria dos invernos, mas 4/5/6/7°C como ocorreu em Julho/2005 é algo impensável em 99% do território nacional…

...é muito legal constatar q mesmo no Brasil temos locais onde faz frio de vdd!

Imaginem os invernos q REALMENTE fizeram frio, já q 2005 foi kente..

 

Abraços

 

Link to comment
Share on other sites

TINHA CERTEZA, MAS FUI TEIMOSO, É PERDA DE TEMPO MESMO, MAIS FÁCIL DAR MURRO NA PONTA DE UM PREGO, PELO MENOS ELE ENTENDE. PARA O PREGO, O NORMAL EM JULHO É MÁXIMAS ABSOLUTAS ENTRE 19/23°C, NÃO RARO 24°C.

 

VOLTANDO AO ASSUNTO, POUCAS MUDANÇAS, OS MODELOS MANTENDO O FRIO, P/ÉPOCA, NO PERÍODO DE NATAL, ANTES O CALORÃO, ENTRE 36/40 EM ALGUNS PONTOS DO LITORAL/SC E BAIXO ITAJAÍ NO DOMINGO.

 

TORONTO É FRIO EM DEZEMBRO? SIM, É. POIS SE O CARLOS TIVESSE IDO EM 2013, NA MESMA ÉPOCA, TERIA PEGO "CALOR", DIFERENÇA ENORME ENTRE ESTE ANO E 2013, MAS COMO O CARLOS TEM CABEÇA, OBVIAMENTE ELE SABERIA TER TIDO AZAR/SORTE DE NÃO PEGAR UM DIA NORMAL DA CIDADE. ASSIM COMO EM 1996 TIVE O DESPRAZER DE USAR BERMUDA PERTO DA MEIA-NOITE EM PLENO JUNHO EM B.JARDIM, SE FOSSE UM "AMIGO" CONHECIDO DIRIA QUE A SERRA CATARINENSE NÃO TEM TODO O FRIO QUE DIZ TER, TODOS SABEM COMO FOI 1996 (30/5O CM DE NEVE POUCOS DIAS DEPOIS DE ESTAR LÁ...)

 

PERFEITO! Então que não venham dizer que São Joaquim é frio praticamente o ano todo, porque não é! Está mais do que provado. É um inverno fraco, com cara de Brasil. Faz um frio razoável de vez em quando, que é notícia. É nesse ponto que bato: temos que ser realistas, principalmente com os turistas. Vivemos num país predominantemente tropical. Só isso.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria, de coração, pedir para a moderação/adm ficar de olho em alguns usuários que adoram perturbar o ambiente com cometários que acham ser "assaz pertinente".

 

Eu fiz minha parte e não leio msgs de alguns aqui...e peço, encarecidamente, que parem de quotar quem não merece ser cotado. Faria um bem tão grande ao fórum...pouparia de ler algumas pérolas e choradeiras desnecessárias.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria, de coração, pedir para a moderação/adm ficar de olho em alguns usuários que adoram perturbar o ambiente com cometários que acham ser "assaz pertinente".

 

Eu fiz minha parte e não leio msgs de alguns aqui...e peço, encarecidamente, que parem de quotar quem não merece ser cotado. Faria um bem tão grande ao fórum...pouparia de ler algumas pérolas e choradeiras desnecessárias.

 

Pedido anotado,

 

Peço aos demais membros do fórum que não enviem mensagem de solidariedade ou de repúdio ao pedido do Diego,

 

Não queremos este tipo de discussão.

 

Qualquer outra mensagem será sumariamente apagada.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal!

Estive afastado do fórum por um tempo, mas me alegrei muito. Novo visual e excelentes notícias sobre o PNI! Isso é espetacular!

Aqui na minha região, que não tem nada de muito interessante em termos de clima, tem mais uma PWS. Agora o Vale do Taquari conta com 6 estações online, 4 em Teutônia, 1 em Estrela e 1 em Lajeado.

No mais, tempo abafado por estas bandas, chovendo com uma frequência muito boa. Saudades do inverno...

Link to comment
Share on other sites

Conheço muita gente implicante mas alguns. Nhaaa. By Kim.

 

Praia Grande com névoa alta, meia hora atrás um sol fervente, alivio ? Talvez amanhã e na semana que vem, Natal vai ser fresquinho, ao contrário dos natais passado, não querendo ser chato mas Praia Grande não anda tão quente como antigamente, não tivemos enorrrrmes temperaturas como no último ano.

 

Agradeço profundamente as empresas, órgãos e etc que esqueceram de colocar Praia Grande, na mídia do aquecimento global. Isso alivia a temperatura.

S11235236_201412181030.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

PERFEITO! Então que não venham dizer que São Joaquim é frio praticamente o ano todo, porque não é! Está mais do que provado. É um inverno fraco, com cara de Brasil. Faz um frio razoável de vez em quando, que é notícia. É nesse ponto que bato: temos que ser realistas, principalmente com os turistas. Vivemos num país predominantemente tropical. Só isso.

Abraços.

 

João. O inverno em SJ é excessão em relação ao Brasil, assim como no Sul e partes do Sudeste. Quem disse que SJ é frio praticamente TODO ano? SJ não tem inverno fraco!É frio para nosso padrão! Perá lá meu! Você tem que ver com qual PARÂMETRO está tomando como referência. Esta é a CHAVE DA QUESTÃO. Isso responde tudo. SJ faz dias "mornos" no inverno? Faz! E acredito que até em quantidade iguais aos dias frios ou muito frios. O que falta é interpretação.. Acho que o que você quer dizer é que a quantidade de dias no inverno que SJ e a maioria das cidades sulinas (com excessão do sul do RS) estão sob ação de ar polar "novo" é menor do que sob ação de ar polar "velho" (já se tropicalizando). Aí eu concordo com você, mas o Bruno discorda de mim. É uma questão para ser discutida e nunca foi discutida por aqui. Mas é uma blasfêmia dizer que SJ é um inverno fraco, com "cara de Brasil". SJ tem um inverno relativamente considerável comparável até países considerados frios.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

PERFEITO! Então que não venham dizer que São Joaquim é frio praticamente o ano todo, porque não é! Está mais do que provado. É um inverno fraco, com cara de Brasil. Faz um frio razoável de vez em quando, que é notícia. É nesse ponto que bato: temos que ser realistas, principalmente com os turistas. Vivemos num país predominantemente tropical. Só isso.

Abraços.

 

João. O inverno em SJ é excessão em relação ao Brasil, assim como no Sul e partes do Sudeste. Quem disse que SJ é frio praticamente TODO ano? SJ não tem inverno fraco! Perá lá meu! Você tem que ver com qual PARÂMETRO está tomando como referência. Esta é a CHAVE DA QUESTÃO. Isso responde tudo. SJ faz dias "mornos" no inverno? Faz! E acredito que até em quantidade iguais aos dias frio ou muito frios. O que falta é interpretação.. Acho que o que você quer dizer é que a quantidade de dias no inverno que SJ e a maioria das cidades sulinas (com excessão do sul do RS) estão sob ação de ar polar "novo" é menor do que sob ação de ar polar "velho" ou já se tropicalizando. Aí eu concordo com você, mas o Bruno discorda de mim. É uma questão para ser discutida e nunca foi discutida por aqui.

 

Muito bem colocado! Obrigado pela resposta. Concordo contigo em parte. O que me deixa fulo da vida é essa propaganda enganosa de "grandes frios" no Brasil! Acontecem grandes frios no Brasil? Sim! Mas muuuuuuuuuito de vez em quando. E nos dias de hoje, ainda, estão cada vez mais raros. Invernos cada vez mais curtos e com "frio tiro curto", pode notar, na maioria das vezes. Um dia, pessoalmente, conversaremos sobre o assunto.

Isso é debater e não esculachar como outros aqui fazem. Tu és um cara bacana, Caco.

Abração!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.