Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

Marfile , e se o modelo previu 42°C e deu 25°C , ele ta certo tambem ?

 

Aqui o calor batendo certinho com o GFS previu 31°C e foi na mosca , pior é que pro resto da semana preve isso kk

 

Willllllllzinho,

 

Como está a infecção nasal?

 

Dormiu bem?

 

Espero que sim...

 

Agora, Eu quis dizer o seguinte:

 

Se um modelo em uma rodada qualquer mostra 43ºC de máxima e se o valor apresentado for 39ºC.....chegamos a conclusão que o modelo acertou sem muita discussão.

 

Quando o mesmo modelo mostra em uma saída 4ºC e o valor apresentado for 8ºC.....o modelo é f$%¨&##.

 

Só isso. sei que há argumentos para discutir a questão.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Agora um outro gráfico interessante, que é a média dos últimos 365 ao longo desta década, comparando com a média anual, que é de 21,6º na normal 81/10 (as anomalias estão no eixo da direita). Como é uma média móvel, tem que lembrar disso ao olhar um ponto específico no gráfico, já que ele é influenciado pelos 12 meses anteriores.

 

E olhando por ele, 2014 nem parece tão assustador se compararmos com o resultado do final de 2002 (que foi muito quente por inteiro) ou mesmo com o período 2004-2007. E tivemos entre 2008-2011 um período bem "sussa". O que está pegando agora são esses extremos e recordes, mas na média, nada tão anormal. Vamos aguardar para ver como ficará quando terminar o próximo verão...

 

lda_media365d_20141013.png

:russian:

 

Excelente, material.

 

Uma dúvida ....

 

Consta uma estação INmet Londrina e consta uma estação Aeroporto José Richa Londrina.

 

São duas estações distintas?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Apesar do tempo melhorar na maior parte do Estado no decorrer da terça e o sol aparecer com calor no Rio Grande do Sul na quarta, a MetSul desde já alerta que o cenário esboçado pelas simulações computadorizadas para a segunda metade desta semana no Sul do Brasil, particularmente entre quinta e sábado, são de enorme risco e extrema preocupação. Uma massa de ar quente extremamente forte sobre grande parte do Brasil vai avançar pelo interior do continente em direção ao Sul, desembocando no Rio Grande do Sul, onde vai interagir com umidade, criando condições de tempo muito severo. Porto Alegre estará na área de risco de períodos de chuva localmente forte a intensa com altos volumes em curto período, e temporais, no final desta semana. Preocupa-nos muito o altíssimo risco de temporais localizados intensos a violentos, potencialmente de caráter destrutivo em alguns pontos, na segunda metade da semana. Os dados analisados pela MetSul que mostram incomuns e altíssimos índices de instabilidade sugerem a possibilidade de vendavais isolados, alguns muito fortes a intensos, e ainda de queda de granizo em um grande número de cidades, sendo que em algumas as pedras de gelo podem ser de médio a grande tamanho. Já da tarde para a noite de quarta não se afasta instabilidade no Oeste, mas as condições começam a se deteriorar muito na quinta e principalmente na sexta e no sábado. No período, temporais fortes a intensos devem atingir Santa Catarina e o Paraná.

 

LEIA

Link to comment
Share on other sites

Chuvas pra SP

 

Para o dia 21 e 22 a capital paulista deve ter uns 5 mm....depois volta chover dia 30, 31 e 01 de novembro....ai sim com um volume mais significativo.

 

Queira Deus que isso se confirme.

 

Ontem a máxima em Jundiaí foi de 37,4º C.

 

Tudo indica que a máxima amanhã deverá ser ligeiramente menor.

Link to comment
Share on other sites

Médias Outubro 2014 (13 dias):

 

 

18,0 -(+0,9)- Curitiba PR

 

20,8 (+0,9) - São Paulo SP

 

 

22,8 (-0,8) Rio de Janeiro RJ (Galeão)

Parece q os últimos 3 dias foram os responsáveis por esta reviravolta.

Tanto pra mais em Ctba e SP, qto pra menos, no RJ..

 

Curitiba agora com 19,4°

Isso significa +- 10°C de diferença pro mesmo horário ontem, quando já se aproximava dos 30° no Simepar

 

2AGTIm3.png?1

Estoy amando...

Link to comment
Share on other sites

Para SP

 

Olhando o modelo global do INPE, indica:

 

- Novembro normal ou um pouco acima de média.

- Dezembro chuva abaixo do normal concentradas no meio e final do mês.

- Janeiro mês 70% abaixo do normal com precipitações em torno do dia 10.

- Fevereiro chuvas dentro do normal, porem ocorrendo somente na 2ª quinzena.

- Março com chuvas acima do normal em torno de 30%.

- Abril com 1ª quinzena 70% abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba agora com 19,4°

Isso significa +- 10°C de diferença pro mesmo horário ontem, quando já se aproximava dos 30° no Simepar

]http://i.imgur.com/2AGTIm3.png?1

 

 

Espero que não suba como ontem... Não desejo os 36, 37, 38° que estou tendo aqui em Goiânia todo dia a quase um mês a ninguém.;

Por isso nc desisti de vc... tem um coração aí DRENTO desse peito!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba agora com 19,4°

Isso significa +- 10°C de diferença pro mesmo horário ontem, quando já se aproximava dos 30° no Simepar

]http://i.imgur.com/2AGTIm3.png?1

 

 

Espero que não suba como ontem... Não desejo os 36, 37, 38° que estou tendo aqui em Goiânia todo dia a quase um mês a ninguém.;

Por isso nc desisti de vc... tem um coração aí DRENTO desse peito!

 

:laugh:

 

Tá morando em Goiânia, Heds? Se for voltar, não traga junto esse calor

Link to comment
Share on other sites

Médias Outubro 2014 (13 dias):

 

20,1 (+0,5)- Porto Alegre RS

 

21,3 (+1,7) - Florianópolis SC

 

18,0 -(+0,9)- Curitiba PR

 

20,8 (+0,9) - São Paulo SP

 

21,7 (-0,2) - Belo Horizonte MG

 

22,8 (-0,8) Rio de Janeiro RJ (Galeão)

 

Tirando Floripa, que tá bem acima da média, por enquanto, graças a MP da semana passada, até que a tragédia não está tão feia assim....

 

E por enquanto, graças a MP da semana passada, temos um bendito ASAS no oceano que faz literalmente o continente ferver...

 

A coisa deve ficar feia na média final de Outubro, inclusive na questão chuvas!

 

Há algo na dinâmica do Paraná pra cima que deveria ser estudado a fundo...não é possível e não é só aquecimento urbano o responsável!

 

Aldo, acho que poderiamos fazer um estudo baziano aqui, seria inédito!!! Inclusive pode nos abrir portas!

Link to comment
Share on other sites

A coisa anda tão séria de 2012 pra cá sobre calor que daqui a pouco teremos protestos de ativistas em frente ao Climaterra, e o Coutinho será obrigado a se dobrar perante as ideias e teorias do JT.

 

Aguardemos...

 

João Tur 1X0 Coutinho

 

E no fim , o maior acertador da historia deste forum é o nosso amigo João Tur...que foi muito criticado por falar só em calor...e estamos vivendo um verdade inferno....pra mim nao importa a maneira como acertou...o que vale que acertou....Vejam a prova dos abaixo:

 

por coutinho » Sex Abr 11, 2014 9:27 am

 

João Nicolau escreveu:

Coutinho,

Este ano temos chance de termos um veranico de maio prolongado aqui no Sul? Ou se ele vier será rápido? O que opinas sobre isso?

 

Abraços e um bom dia!

 

coutinho escreveu:

 

MANTENHO A MINHA TENDÊNCIA, FRIO NA MAIOR PARTE DO INVERNO.

 

Achei esta msg em 11 de abril deste ano....e deu zebra....FOI CALOR NA MAIOR PARTE DO INVERNO..!!

Link to comment
Share on other sites

Preocupa a onda de calor que virá, pois há incendios em importantes locais florestados da Grande SP.

 

Estão ardendo no fogo:

 

Serra do Japi

Serra dos Cristais

Serra da Cantareira

 

E o Cantareira com 4,5%!!!

 

É bom que volte a chover logo, ou quem é abastecido com o sistema Tiete e Cantareira, vai ter mais problemas ainda!

 

Para os meus lados, a Billings segue cheia e sem perspectiva de racionamento na minha região.

Link to comment
Share on other sites

Há algo na dinâmica do Paraná pra cima que deveria ser estudado a fundo...não é possível e não é só aquecimento urbano o responsável!

 

 

Também creio nisso. Mas essa alteração na dinâmica influenciou "lá embaixo" também, especialmente no regime de neve. A neve clássica, com ciclone, simplesmente desapareceu. O evento extraordinário de 2013 não foi efeito de ciclone, se não me engano, tais quais os eventos de neve a partir de 2010, com excessão de junho de 2011, que trouxe marcas expressivas para São Paulo e foi uma espécie do que éramos acostumados, porém mais fraco. A falta de sincronismo nos ciclones faz as MP´s ficarem mais represadas no "Sul do Sul", especialmente do centro-sul do RS para baixo. Para cima, é ruim.

Link to comment
Share on other sites

 

Reaalmente Melo.

 

Tá faltando monitoramento nessa região.

 

Ou

 

Estamos ávidos demais por chuvas.

 

===========================

 

Estranho os bancos de dados informam a estação de Londrina 83766 como aeroporto.

 

Não sei.

 

Grato pela atenção

Link to comment
Share on other sites

Bom dia senhores;

 

Manhã de névoa e ventos moderados na cidade do Rio de Janeiro, aqui na zona norte as rajadas já atingem 31km/h.

 

Nos aeroportos da cidade:

 

Base Aérea de Santa Cruz: 25° /umid. 74% / névoa

Base Aérea de Jacarepaguá: 26° / umid. 83%/ predominantemente nublado

Internacional do Galeão (zona norte): 26° / umid. 65% / névoa

Santos Dumont (centro): 27° / umid. 65% / núvens dispersas

Base Aérea do Campo dos Afonsos: 27°/umid. 61% / névoa

Link to comment
Share on other sites

Acontece agora bem o que eu falei ontem: sul da grande SP bem mais fresco que as partes mais centrais e ao norte da cidade de SP.

 

Inclusive varios modelos dando chance de chuva pra hoje!!!

 

E o mais importante:

 

GFS tirou potencia da onda de calor!!!

 

Climatempo já baixou bem a previsão de máximas pros próximos dias!

 

Por isso que eu só olho modelos a 3 dias do evento. Como diz o Mafili, modelos são apenas modelos.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia senhores;

 

Manhã de névoa e ventos moderados na cidade do Rio de Janeiro, aqui na zona norte as rajadas já atingem 31km/h.

 

Nos aeroportos da cidade:

 

Base Aérea de Santa Cruz: 25° /umid. 74% / névoa

Base Aérea de Jacarepaguá: 26° / umid. 83%/ predominantemente nublado

Internacional do Galeão (zona norte): 26° / umid. 65% / névoa

Santos Dumont (centro): 27° / umid. 65% / núvens dispersas

Base Aérea do Campo dos Afonsos: 27°/umid. 61% / névoa

 

Me surpreendi com essa nebulosidade e com a temperatura mais amena. O céu está totalmente nublado do lado de cá da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Excelente, material.

 

Uma dúvida ....

 

Consta uma estação INmet Londrina e consta uma estação Aeroporto José Richa Londrina.

 

São duas estações distintas?

 

Abraços

 

Obrigado, Mafili!

É isso mesmo, tem a estação oficial do INMET, 83766, com dados no BDMEP e a estação do aeroporto, 83768, com dados no Wunderground. As duas ficam cerca de 3 Km uma da outra.

 

O último synop e metar delas aparece "em primeira mão" neste site (não sei qual é a órgão oficial para quem o inmet e o aeroporto enviam as informações assim que elas são coletadas):

http://weather.gladstonefamily.net/site/83766

http://weather.gladstonefamily.net/site/SBLO

 

E ainda tem as estações do Simepar, que divulga apenas os dados em tempo real; a do IAPAR, que coloca online no dia útil seguinte; e a da Embrapa, que deve apenas fazer uso próprio.

 

Tem esse resumo em uma dissertação de mestrado:

est_lda.png

 

=============

 

Agora 33,1º no Simepar e 34º no aeroporto. Céu com mais nebulosidade que ontem.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui muito quente , estamos aproximando dos 29°C já , nenhuma nuvem no céu , sei não se pode dar algo hoje !

 

Sobre as queimadas a somar disse que chove forte e venta forte em SP hoje vamos ver ...

 

 

Will, todos os modelos sugerem chance de chuva hoje no leste de SP e leste de MG :friends: :friends:

 

O que há alguma divergencia é quanto até onde vai a influencia da MP sobre o oceano. Pelos dados do Carlos, praticamente a Grande SP toda está sob influencia da FF, e pra trás da Cantareira, a influencia é pequena, pois Campinas já tem 32 graus.

 

Usando esses dados como lastro, a chance de chuva na capital paulista é boa!

Link to comment
Share on other sites

Me surpreendi com essa nebulosidade e com a temperatura mais amena. O céu está totalmente nublado do lado de cá da cidade.

 

Sim!!, hoje ta uma beleza, até as plantas, viciadas em sol estão melhores hoje, ontem a esse horário estavam murchas por causa do calor, hoje estão normais e dançando com o vento :mosking:

 

33wnrli.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acontece agora bem o que eu falei ontem: sul da grande SP bem mais fresco que as partes mais centrais e ao norte da cidade de SP.

 

Inclusive varios modelos dando chance de chuva pra hoje!!!

 

E o mais importante:

 

GFS tirou potencia da onda de calor!!!

 

Climatempo já baixou bem a previsão de máximas pros próximos dias!

 

Por isso que eu só olho modelos a 3 dias do evento. Como diz o Mafili, modelos são apenas modelos.

 

Mas pra onde isto ??? Até a Metsul se pronunciando sobre quebra de recordes generalizadas(sendo que ontem já houve alguns recordes quebrados) e tu fala que foi reduzido o potencial de Calor ????

 

O Europeu por exemplo seque pegando 37ºC pra São Paulo e 44 pra região de Três Lagoas. Este refresco de hoje e amanhã já era previsto em todos os modelos. Não enxergo essa tal "diminuição" da potência de calor. Se tu começares a olhar os modelos não só a 3 dias do evento, saberias do que estou falando... O GFS sempre foi o mais "conservador" durante toda esta onda de calor, nos seus dados brutos.

 

M O D E R A D O.

 

M O D E R A D O

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias novamente na ADM? Não creio..Parece novela mexicana...parece o JT que sai, volta, sai,Volta...

 

Se bem que mesmo fora da ADM ainda continuava seu reinado..E lá vamos nós para o mesmo jeito de sempre para movimentar o fórum: criar polêmicas idiotas em detrimento a qualidade do forum...

 

PS: NÃO QUERO QUE NENHUM ADM VENHA ME APORRINHAR O SACO.

 

Pois é Soares a turma chegou me ligar em casa pedindo minha volta...justamente pra moderar msg's LIXO como esta sua ...que só visa tumultuar o espaço e que não faz porra neunhma pra melhorar....tocando terror aqui....

 

Joinville com 28 graus...acho que saiu sol por lá....abraço!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.