Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Apesar de maior chuva do ano, Cantareira tem sua 13ª queda seguida

Acumulado de precipitações ainda representa 33,5% do previsto no mês.

Quatro sistemas que atendem a Grande SP subiram e um ficou estável.

 

Apesar da maior chuva do ano em seus reservatórios, o sistema Cantareira foi o único entre os seis que atendem a Grande São Paulo a registrar queda no nível neste sábado (24), segundo a Sabesp. Seu volume, que era de 5,3%, passou para 5,2%, a 13ª queda consecutiva.

Com a chuva deste sábado, de 25,9 milímetros, o acumulado de precipitações no Cantareira em janeiro vai para 90,8 milímetros, o que ainda representa 33,5% do previsto para todo o mês.[...]

 

Confira os níveis dos outros sistemas que abastecem a Grande São Paulo:

Alto Tietê: subiu de 10,3% para 10,4%;

Guarapiranga: subiu de 38,5% para 39,4%;

Alto Cotia: subiu de 28,5% para 28,6%;

Rio Grande: subiu 70,3% para 71,7%;

Rio Claro: permaneceu em 30,6%.

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/01/apesar-da-maior-chuva-do-ano-cantareira-tem-sua-13-queda-seguida.html

Link to comment
Share on other sites

Qual das represas?

 

Se for a de Mairiporã (Paiva Castro) me disseram (Faz tempo que não passo por lá) que está quase cheia mesmo.

Mas ela é a última etapa antes do bombeamento para a estação de tratamento do Guaraú, já no município de Sampa.

Existe ainda o reservatório Águas Claras mas este, além de bem pequeno, é apenas um "pulmão" para garantir o abastecimento da ETA Guaraú por algumas horas, em caso de parada do fluxo de água das demais represas.

Link to comment
Share on other sites

O governo de SP e o governo federal ficam com cara de paisagem, como se o problema não fosse do mal planejamento deles. Agora é hora de resolver a crise, implementar o racionamento e multar aqueles que insistem em abusar tanto da água quanto da energia. aliás, sobre energia, a expectativa é de que nos próximos 2 meses seja anunciado um novo aumento da tarifa, que poderia ser de 30 a 40%.

A combinação de mal planejamento e mascaramento da situação nos levou a isso.

Link to comment
Share on other sites

O site da Sabesp informa que choveu 5,3 mm no Cantareira. Mas pelas contas no SAISP ontem a média dos acumulados seria 11, 2 mm. Eles possuem mais pluviômetros não divulgados?

 

Como o Cantareira é um complexo e possui várias represas, eles provavelmente fazem o cálculo com base na média dos acumulados de todas as represas. Por isso, nunca vai bater os valores dos postos individuais do SAISP, com a medição da Sabesp... Porém não sabemos se eles usam outros postos, além desses do SAISP.

 

Vale dizer que com a chuva de ontem, o acumulado no Cantareira neste janeiro já é superior ao de janeiro de 2014 (que foi de 87,8 mm). Mas claro que janeiro de 2015 ainda está muito abaixo da média.

 

Pluviometria das Represas em relação a média até agora em Janeiro/15:

 

Cantareira: 96,1mm (35% da média)

 

Alto Tietê: 64,6mm (26% da média)

 

Guarapiranga: 154,8mm (67% da média)

 

Alto Cotia: 71mm (31% da média)

 

Rio Grande: 191,4mm (76% da média)

 

Rio Claro: 154,9mm (52% da média)

Link to comment
Share on other sites

O site da Sabesp informa que choveu 5,3 mm no Cantareira. Mas pelas contas no SAISP ontem a média dos acumulados seria 11, 2 mm. Eles possuem mais pluviômetros não divulgados?

 

Isso que eu não entendo! Me lembro que no domingo retrasado (11 de janeiro), os radares captavam fortes núcleos de chuva na região do sistema (inclusive Jaguari, que me parece ter acumulado 30 mm) e quando fui no outro dia ver o site da SABESP, deu apenas 1,8 mm.

Link to comment
Share on other sites

Eu sinceramente desconfio que a SABESP utiliza apenas um pluviômetro.

Falo isso já que pelo que vi no radar, aparentemente choveu mais no sábado do que na sexta feira. Mas pode ser também isso seja impressão minha!

Vamos ver quanto a SABESP vai computador nessa segunda, mas independente disso, já chove por lá pelo terceiro dia seguido por lá e é isso que importa!

Link to comment
Share on other sites

Reservatório de Funil, no RJ, chega ao nível mais baixo desde 1969

 

Água fica perto do volume morto, que impossibilita a geração de energia.

Reservatório fica perto de várias indústrias, como a CSN.

 

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/01/reservatorio-de-funil-no-rj-chega-ao-nivel-mais-baixo-desde-1969.html

Link to comment
Share on other sites

Volto a fazer uma pergunta, será que esta porcentagem do Cantareira é total com a utilização do volume morto ?

 

Se for isso demorará mais para que os níveis voltem a subir, pois o 100% antes utilizado está no espaço de mais ou menos 140%.

 

Abraços

 

Troyano, na matéria a seguir consta que "o Cantareira está 23,7% no negativo".

 

Por má gestão entramos fundo no ''cheque especial".

 

Seca no Cantareira supera o cenário mais pessimista

 

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,seca-no-cantareira-supera-o-cenario-mais-pessimista-imp-,1624715

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

O que voces acham ?

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

Um comentário no próprio vídeo que parece ser o mais sensato sobre isso:

 

"Essa represa é a Paiva Castro, a última do sistema Cantareira a receber água por gravidade, com capacidade para 32 milhões de m³ e que representa apenas 2% do Sistema inteiro, cuja capacidade é de 1, 492 bilhão de m³. De fato seu nível é mais alto que o dos demais reservatórios (perto de 38%), porque isso é condição para que o bombeamento para a Estação de Tratamento seja garantido, mas o seu volume é muito pequeno perto do total do sistema, que está hoje com 5,2 % de capacidade total, ja computados os 38% de 2% desta represa. Se o autor for até as demais represas do sistema, distantes mais de 50 km dali, vai constatar isso facilmente."

Link to comment
Share on other sites

Volto a fazer uma pergunta, será que esta porcentagem do Cantareira é total com a utilização do volume morto ?

 

Se for isso demorará mais para que os níveis voltem a subir, pois o 100% antes utilizado está no espaço de mais ou menos 140%.

 

Abraços

 

Troyano, na matéria a seguir consta que "o Cantareira está 23,7% no negativo".

 

Por má gestão entramos fundo no ''cheque especial".

 

Seca no Cantareira supera o cenário mais pessimista

 

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,seca-no-cantareira-supera-o-cenario-mais-pessimista-imp-,1624715

 

Abraço.

 

E o 3º volume morto do cantareira, é lenda ou será que vai ser usado? Esse negócio de 'cantareira highlander' é bem perigoso para depois, quando for encher o reservatório.

Link to comment
Share on other sites

O 3º volume do Cantareira deve existir, o pânico seria maior e a vazão já seria bem menor, caso não tivesse.

 

Agora eu me confundi. :dash1:

 

Na matéria fala que a terceira reserva acabaria em Maio, mas que ainda restariam 160 bilhões de litros, o que realmente deixaria o sistema com quase 16%.

Link to comment
Share on other sites

Miriam Leitão

 

Lago de Furnas está com 10,5% da capacidade

 

O nível do reservatório de Furnas chegou a 10,54% no último domingo, apenas meio ponto percentual acima do limite "prudencial" estabelecido pelo Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepal). Na semana passada, o ministro das Minas e Energia Eduardo Braga afirmou que o país teria "problemas graves" se os níveis dos reservatórios baixassem de 10%.

 

Localizada na bacia do Rio Grande, a usina de Furnas responde por 17,42% da capacidade dos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por cerca de 70% da geração hidrelétrica do país. Com capacidade para gerar 1.216 MW, foi a primeira hidrelétrica construída pela empresa, e dista 300 km de Belo Horizonte, 400 km de São Paulo e 500 km do Rio de Janeiro.

 

A situação em Itumbiara, responsável por 7,89% da capacidade de armazenagem do SE/CO, também se aproxima do limite. O lago da usina, capaz de gerar 2.082 MW, estava em 11,6% no domingo. A hidrelétrica fica na bacia do rio Paranaíba, entre Minas Gerais e Goiás.

 

O Cepel não detalhou qual o limite específico para o perfeito funcionamento de cada uma das usinas. O Operador Nacional do Sistema tampouco.

 

Nesta segunda-feira, a usina de Funil, com 216 MW

 

Na quinta-feira passada, Braga havia dito que "é obvio que se nós tivermos mais falta de água, se passarmos do limite prudencial de 10% nos nossos reservatórios, estaremos diante de cenário que nunca foi previsto em nenhuma modelagem. A partir daí teríamos problemas graves, mas estamos longe disso."

Link to comment
Share on other sites

SP pode ficar até 5 dias sem água por semana, diz Sabesp

 

Medida é estudada caso seja necessária redução de vazão no Cantareira.

Anúncio foi feito em visita à estação de tratamento em Suzano.

 

http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2015/01/sabesp-pode-adotar-rodizio-de-5-dias-sem-2-dias-com-agua-afirma-diretor.html

Link to comment
Share on other sites

O site da Sabesp informa que choveu 5,3 mm no Cantareira. Mas pelas contas no SAISP ontem a média dos acumulados seria 11, 2 mm. Eles possuem mais pluviômetros não divulgados?

 

Isso que eu não entendo! Me lembro que no domingo retrasado (11 de janeiro), os radares captavam fortes núcleos de chuva na região do sistema (inclusive Jaguari, que me parece ter acumulado 30 mm) e quando fui no outro dia ver o site da SABESP, deu apenas 1,8 mm.

 

A fim de sanar essa dúvida cruel...

 

Mandei uma solicitação (via SIC) para a Sabesp, questionando como é feita a medição pluviométrica no Cantareira... Assim que tiver essa resposta (se eles me responderem mesmo), eu passo aqui.

Link to comment
Share on other sites

SP pode ficar até 5 dias sem água por semana, diz Sabesp

 

Medida é estudada caso seja necessária redução de vazão no Cantareira.

Anúncio foi feito em visita à estação de tratamento em Suzano.

http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2015/01/sabesp-pode-adotar-rodizio-de-5-dias-sem-2-dias-com-agua-afirma-diretor.html

Já estão preparando a população para a "morte anunciada"? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Sim Luciano....S Bernardo do Campo deverá fechar o verão acredito em 80/85% (Manancial Rio Grande)....o risco lá é praticamente zero...Alguns amigos que moram na Zona Norte de SP já estão sondando imóveis em SBC....e se este fluxo se confirmar, com certeza o mercado imobiliário sofrerá alterações....

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa eu falo, se o rodizio já tivesse em andamento a algum tempo, ele não precisava ser assim tão drástico. Resumindo o governo errou duas vezes, uma como não investiu o que deveria em abastecimento humano, e outra quando no meio de uma crise sem tamanho, ficou empurrando com a barriga algo que é inevitável (O Racionamento oficial).

Link to comment
Share on other sites

Média histórica 1º Trimestre – 657,8 mm

 

Se tivermos cerca de 900 mm até dia 31/03, o Sistema Cantareira poderá recuperar o volume morto 1 e 2 num total de 29,1% (10,6 + 18,5)

 

Estação: CANTAREIRA

 

Mês: Jan/Fev/Mar

 

Ano Quantidade Total(mm) - período - 01/01 à 31/03

 

2007 - 671,9 mm

2008 - 621,5 mm

2009 - 689,9 mm

2010 - 821,9 mm

2011 - 782,3 mm

2012 - 433,0 mm

2013 - 526,0 mm

2014 - 354,1 mm

2015*- 134,2 mm

 

*(até 26/01)

 

Precisamos de 730 mm até 31/03!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, o déficit de precipitação nos últimos anos é de 1500 mm, mas tenho minhas dúvidas se, chovendo 6.000 mm nos próximos 36 meses, o Cantareira chega ao nível normal novamente...

 

Calculando mais um pouco: volume total = 129%. Morto 1 e 2 = 29%. 29/129 * 1500 = 337 mm (só em excesso de precipitação, pra preencher os "mortos" 1 e 2).

Média jan/mar de 2007 a 2014: 611,25

611-134 = 477 (+337) = 814 - nas minhas contas, é o que é efetivamente necessário até 31/3 só pra preencher os volumes mortos.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, o déficit de precipitação nos últimos anos é de 1500 mm, mas tenho minhas dúvidas se, chovendo 6.000 mm nos próximos 36 meses, o Cantareira chega ao nível normal novamente....

 

Do jeito que está acho que nem em 36 anos....vai chover isso.. :laugh:

 

Vc viu um filme chamado Mad Max....que as pessoas ficam atrás de gasolina, pois é aqui vai ser em busca de agua....isso num futuro próximo...quem sabe

Link to comment
Share on other sites

Como a crise não se resume apenas ao cantareira, precisamos de mais de 600mm por todo o sudeste até o fim de março, e valores próximos a 800mm na regiao do cantareira e bacia do Rio Paraiba do sul. Ou seja algo muito difícil de ocorrer. Só mesmo uma série de frentes frias semi-estacionarias e algumas Zcans bem abrangentes pra resolver o problema.

 

A linha roxa indica a área que necessita ao menos de valores próximos a 800mm e a vermelha a que necessita de pelo menos 600mm.

 

IMG_20150127_173323.thumb.jpg.2ea4ca062327ac9ba1201044b6cd1c42.jpg

Link to comment
Share on other sites

"A própria Sabesp admite que o que existe de água em todos os sistemas, considerando o padrão de consumo atual, vai dar pra 50 dias, ou seja, março. E daí? Aí, acabou. Não é que vai faltar um pouco de água. É que não tem água; não tem para onde correr".

 

"É preciso instalar um Comitê de Crise. Temos de falar e explicar que se trata de uma crise sem precedentes. O mais natural seria o governador do Estado de São Paulo [Geraldo Alckmin] puxar isso, mas se ele não puxar, a sociedade civil tem de fazê-lo.

 

O Comitê é fundamental no sentido de começar a desenhar as linhas de ação de um Plano de Contingência. A população precisará de referências públicas em relação à água. Também é importante o acesso à informação".

 

"[...]Naquela ocasião, a idéia predominante era que se adotasse um plano de contingência que permitisse que chegássemos a abril deste ano com um nível de reservação de água nas represas, que desse para aguentar o período da estiagem. Infelizmente, esse plano não foi elaborado e muito menos realizado.O que aconteceu na prática foi uma negação da crise hídrica por parte do governo do Estado até dezembro de 2014 —uma negação que vai levar para outras instâncias de responsabilização".

 

Assustador e preocupante:

 

Ensaio sobre a cegueira hídrica

por Conta D’Água

 

https://medium.com/a-conta-da-agua/ensaio-sobre-a-cegueira-hidrica-2759ec839c74

Link to comment
Share on other sites

Média histórica 1º Trimestre – 657,8 mm

 

Se tivermos cerca de 900 mm até dia 31/03, o Sistema Cantareira poderá recuperar o volume morto 1 e 2 num total de 29,1% (10,6 + 18,5)

2015*- 134,2 mm

 

*(até 26/01)

 

Precisamos de 730 mm até 31/03!!

Carlos, onde você colheu esses dados?

 

Tenho a impressão que se chover 900 mm num local e 500 em outro (Chuvas irregulares e localizadas) não vai ajudar muito.

Link to comment
Share on other sites

A fim de sanar essa dúvida cruel...

 

Mandei uma solicitação (via SIC) para a Sabesp, questionando como é feita a medição pluviométrica no Cantareira... Assim que tiver essa resposta (se eles me responderem mesmo), eu passo aqui.

 

Subfaturando a chuva?

 

Também! :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Média histórica 1º Trimestre – 657,8 mm

 

Se tivermos cerca de 900 mm até dia 31/03, o Sistema Cantareira poderá recuperar o volume morto 1 e 2 num total de 29,1% (10,6 + 18,5)

2015*- 134,2 mm

 

*(até 26/01)

 

Precisamos de 730 mm até 31/03!!

Carlos, onde você colheu esses dados?

 

Tenho a impressão que se chover 900 mm num local e 500 em outro (Chuvas irregulares e localizadas) não vai ajudar muito.

 

Não colhi...só fiz umas contas aqui..!! Mas se entrar este rodizio de 5 dias sem agua na semana , isso muda..!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.