Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

]Interessante esse Ranking feito pelo IBGE e o SOS Mata Atlântica.

 

Rio Grande do Sul | Municípios mais conservados, em hectares

 

1° São José dos Ausentes 61% da área conservada

 

2° Bom Jesus 58% da área conservada

 

3°São Francisco de Paula 52% da área conservada

 

Lista completa https://www.dropbox.com/sh/8s8dl1y0x1i9cr6/AACIK9ylDTgofN1Xm9TPIIHwa/ATLAS-2014_Municipios_Rankings.pdf?dl=0

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito o estrago no NCEP foi feio. O novo GFS provavelmente sofrerá um atraso da sua implantação:

 

Users,

 

Unfortunately we are in a very degraded state on the backup server that we couldn't anticipate until going through the 12Z cycle. In order to mitigate the strain on the backup server it has been decided to turn off all parallel feeds at this time. That includes:

GFS

GDAS

Global and Hurricane Waves

Great Lakes Wave

Air Quality

NWPS

 

It is still going to be possible that data will be delayed and we will have to address that situation if it comes to that. The expectation is that this data will be unavailable for the entire weekend. We will extend the evaluation periods of the models currently in their 30-day accordingly. We deeply apologize for this inconvenience and once the issue with the primary server is resolved we will resume all data flow to normal. A message will be sent out at that time to update users.

 

Carissa Klemmer

NCEP Central Operations

Production Management Branch Dataflow Team

Link to comment
Share on other sites

Cantareira se mantém estável, mas níveis de 5 sistemas caem em SP

 

Índice foi de 6,7% no Cantareira nesta segunda-feira, informa Sabesp.

Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro tiveram queda.

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/12/cantareira-se-mantem-estavel-mas-niveis-de-5-sistemas-caem-em-sp.html

 

2014-11-19t014941z_10183631.jpg

Link to comment
Share on other sites

Como ser multado somente um mes:

 

Aumente seu consumo absurdamente. Use água até estourar...depois volte ao seu consumo normal. Ainda acaba recebendo bonus de economia todos os outros meses. É uma piada essa de multa do governo. E as empresas grandes consumidoras? Estão levando multa também? Estão em racionamento?

 

O problema não é o consumidor doméstico e volto a insistir, não é no estado inteiro. Eu sou abastecido pelo sistema da Billings, e não sofri nenhuma interrupção por falta dágua na região. O problema está em alguns sistemas que não receberam água suficiente em 2014, e no consumo industrial.

 

Se o caso nos sistemas afetados é grave? Gravíssimo!!!

 

Mas nem por isso vou dar uma de alarmista e inventar coisas que não existem.

Link to comment
Share on other sites

Acho que é a primeira vez nesse ano que o Cantareira fica mais de 3 dias seguidos sem registrar queda. Espero que isso seja um bom sinal, ou seja, o solo da vizinhança das represas esteja saturado.

Vale também dizer que desde quinta feira da semana passada, o radar de São Roque tem pego áreas de chuva na região do Cantareira e hoje não está sendo diferente!

Link to comment
Share on other sites

Neste último fim de semana, no sábado, estive com alguns velhos amigos(as) tomando uma cerveja e conversando.

 

Entre eles, um engenheiro da SABESP, com mais, bem mais de 20 anos de empresa, que conheço desde os tempos do 1º grau e que eu não via há uns 2 anos.

 

Depois de vários assuntos, como não poderia deixar de ser, o papo foi para a crise da água em Sampa.

 

Logo de cara ele disse mais ou menos isso: "Vocês não imaginam, não têm idéia, do tamanho da encrenca".

E confirmou praticamente tudo que comentamos aqui no BAZ.

 

Aí, com o pouco que aprendo aqui no BAZ e em sites que fuço por aí, fiz algumas perguntas.

 

1. Sobre o compromisso assumido na renovação da outorga em 2004, é aquilo mesmo que o Melo fala.

Desde o começo, a área técnica da SABESP fazia os cálculos do valor necessário em determinado ano para prosseguir nos projetos, etc.

Se o valor necessário fosse, por exemplo, R$ 200 milhões, a administração estadual concedia 20/30 milhões ("Virem-se com isso, por enquanto") pois "havia coisas mais prioritárias". :rtfm:

O Rodoanel, por exemplo (Não há dúvida de que é necessário), tem muito mais visibilidade para o público do que uma obra de captação "no meio do mato". :mosking:

Esqueci de perguntar sobre a parte acionária nos EUA, etc...

 

2. Sobre racionamento já no início de 2014, aquilo que todos sabem: eleições.

 

3. Volume morto

Segundo ele, a maior c@g@d@ que estão fazendo.

Teremos problemas na recuperação dos reservatórios por causa disso.

 

4.Perguntei qual a perspectiva de chuvas no verão que começa, modelos de previsão, etc.

Ele falou que estão trabalhando, por enquanto, com a hipótese de que vai chover abaixo da média neste verão.

"E se confirmar isso?" perguntei.

Ele me respondeu: "F-O-D-E-U". :russian:

Todos os projetos paliativos e emergenciais que o governo estadual pretende fazer, ficarão prontos, no mínimo, a partir de 2016.

Em 2015, sem chance... :rtfm:

 

E.T.: Antes que a turma do "pensamento único" :mosking: diga alguma coisa, ele nunca votou no PT.

Votava no PSDB mas já faz algumas eleições que passou para a turma do voto nulo.

Link to comment
Share on other sites

Cantareira 6,7% (+0,0%) (27,7 mm)

Alto Tietê 10,5% (+0,4%) (75,2 mm)

Guarapiranga 36,6% (+1,4%) (74,2 mm)

Alto Cotia 30,2% (+0,5%) (19,4 mm)

Rio Grande 66,7% (+2,5%) (67,8 mm)

Rio Claro 25,8% (+0,0%) (41 mm)

 

Cantareira não conseguiu subir um mísero 0,1%. Lembrando que é o quinto dia de chuva consecutivo, que caiu de maneira irregular:

 

23/12: 27,7 mm

22/12: 1,2 mm

21/12: 1,6 mm

20/12: 14,8 mm

19/12: 1,1 mm

 

Choveu 46,4 mm e o nível não subiu. O acumulado do mês de Dezembro até agora é de 87, 6 mm, apenas 39,6% da média histórica do mês, que é 220,9 mm.

 

O Rio Claro que costuma subir com pouca chuva, hoje não subiu.

Link to comment
Share on other sites

Neste último fim de semana, no sábado, estive com alguns velhos amigos(as) tomando uma cerveja e conversando.

 

Entre eles, um engenheiro da SABESP, com mais, bem mais de 20 anos de empresa, que conheço desde os tempos do 1º grau e que eu não via há uns 2 anos.

 

Depois de vários assuntos, como não poderia deixar de ser, o papo foi para a crise da água em Sampa.

 

Logo de cara ele disse mais ou menos isso: "Vocês não imaginam, não têm idéia, do tamanho da encrenca".

E confirmou praticamente tudo que comentamos aqui no BAZ.

 

Aí, com o pouco que aprendo aqui no BAZ e em sites que fuço por aí, fiz algumas perguntas.

 

1. Sobre o compromisso assumido na renovação da outorga em 2004, é aquilo mesmo que o Melo fala.

Desde o começo, a área técnica da SABESP fazia os cálculos do valor necessário em determinado ano para prosseguir nos projetos, etc.

Se o valor necessário fosse, por exemplo, R$ 200 milhões, a administração estadual concedia 20/30 milhões ("Virem-se com isso, por enquanto") pois "havia coisas mais prioritárias". :rtfm:

O Rodoanel, por exemplo (Não há dúvida de que é necessário), tem muito mais visibilidade para o público do que uma obra de captação "no meio do mato". :mosking:

Esqueci de perguntar sobre a parte acionária nos EUA, etc...

 

2. Sobre racionamento já no início de 2014, aquilo que todos sabem: eleições.

 

3. Volume morto

Segundo ele, a maior c@g@d@ que estão fazendo.

Teremos problemas na recuperação dos reservatórios por causa disso.

 

4.Perguntei qual a perspectiva de chuvas no verão que começa, modelos de previsão, etc.

Ele falou que estão trabalhando, por enquanto, com a hipótese de que vai chover abaixo da média neste verão.

"E se confirmar isso?" perguntei.

Ele me respondeu: "F-O-D-E-U". :russian:

Todos os projetos paliativos e emergenciais que o governo estadual pretende fazer, ficarão prontos, no mínimo, a partir de 2016.

Em 2015, sem chance... :rtfm:

 

E.T.: Antes que a turma do "pensamento único" :mosking: diga alguma coisa, ele nunca votou no PT.

Votava no PSDB mas já faz algumas eleições que passou para a turma do voto nulo.

 

Parabéns, PSDB, parabéns Alckmin.

 

Gostaria de imaginar se o governo do estado de SP já está preparando um plano de evacuação populacional.

 

Para mais de 20 milhões de pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Converso com amigos e, independentemente de "simpatia" partidária, absolutamente nenhum deles tem noção da gravidade da Crise que se aproxima, uma Calamidade Humanitária.

 

São Paulo vai virar verbete de enciclopédia ambiental. Mas quando eu falo sobre esse tema, as pessoas continuam incrédulas.

 

Dá para entender essa reação, é tanta, mas tanta irresponsabilidade acumulada que parece incrível.

Link to comment
Share on other sites

Nível do Sistema Cantareira sobe pelo segundo dia seguido, informa Sabesp

 

Depois de subir pela primeira vez desde abril, índice aumentou novamente.

Subiu de 7%, na quarta-feira (24), para 7,2% nesta quinta-feira (25).

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/12/nivel-do-sistema-cantareira-sobe-pelo-segundo-dia-seguido-informa-sabesp.html

Link to comment
Share on other sites

Nível do Sistema Cantareira sobe pelo segundo dia seguido, informa Sabesp

 

Depois de subir pela primeira vez desde abril, índice aumentou novamente.

Subiu de 7%, na quarta-feira (24), para 7,2% nesta quinta-feira (25).

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/12/nivel-do-sistema-cantareira-sobe-pelo-segundo-dia-seguido-informa-sabesp.html

 

Que notícia maravilhosa, que continue assim todos os dias...

Link to comment
Share on other sites

Neste último fim de semana, no sábado, estive com alguns velhos amigos(as) tomando uma cerveja e conversando.

 

Entre eles, um engenheiro da SABESP, com mais, bem mais de 20 anos de empresa, que conheço desde os tempos do 1º grau e que eu não via há uns 2 anos.

 

Depois de vários assuntos, como não poderia deixar de ser, o papo foi para a crise da água em Sampa.

 

Logo de cara ele disse mais ou menos isso: "Vocês não imaginam, não têm idéia, do tamanho da encrenca".

E confirmou praticamente tudo que comentamos aqui no BAZ.

 

Aí, com o pouco que aprendo aqui no BAZ e em sites que fuço por aí, fiz algumas perguntas.

 

1. Sobre o compromisso assumido na renovação da outorga em 2004, é aquilo mesmo que o Melo fala.

Desde o começo, a área técnica da SABESP fazia os cálculos do valor necessário em determinado ano para prosseguir nos projetos, etc.

Se o valor necessário fosse, por exemplo, R$ 200 milhões, a administração estadual concedia 20/30 milhões ("Virem-se com isso, por enquanto") pois "havia coisas mais prioritárias". :rtfm:

O Rodoanel, por exemplo (Não há dúvida de que é necessário), tem muito mais visibilidade para o público do que uma obra de captação "no meio do mato". :mosking:

Esqueci de perguntar sobre a parte acionária nos EUA, etc...

 

2. Sobre racionamento já no início de 2014, aquilo que todos sabem: eleições.

 

3. Volume morto

Segundo ele, a maior c@g@d@ que estão fazendo.

Teremos problemas na recuperação dos reservatórios por causa disso.

 

4.Perguntei qual a perspectiva de chuvas no verão que começa, modelos de previsão, etc.

Ele falou que estão trabalhando, por enquanto, com a hipótese de que vai chover abaixo da média neste verão.

"E se confirmar isso?" perguntei.

Ele me respondeu: "F-O-D-E-U". :russian:

Todos os projetos paliativos e emergenciais que o governo estadual pretende fazer, ficarão prontos, no mínimo, a partir de 2016.

Em 2015, sem chance... :rtfm:

 

E.T.: Antes que a turma do "pensamento único" :mosking: diga alguma coisa, ele nunca votou no PT.

Votava no PSDB mas já faz algumas eleições que passou para a turma do voto nulo.

 

Parabéns, PSDB, parabéns Alckmin.

 

Gostaria de imaginar se o governo do estado de SP já está preparando um plano de evacuação populacional.

 

Para mais de 20 milhões de pessoas.

Bom, Cantareira subindo um pouco, todo mundo feliz, menos o Melo... Isso é que é ideologia.

Link to comment
Share on other sites

Bom, Cantareira subindo um pouco, todo mundo feliz, menos o Melo... Isso é que é ideologia.

Cantareira subindo é ótimo.

 

Porém, não podemos esquecer que é a 2ª cota do volume morto.

Isto é, precisa subir muito, muito mesmo, para chegar no zero do volume útil.

 

Como já foi dito muitas vezes: "apenas diminuiu um pouco o 'negativo' do cheque especial".

Link to comment
Share on other sites

Bom, Cantareira subindo um pouco, todo mundo feliz, menos o Melo... Isso é que é ideologia.

Cantareira subindo é ótimo.

 

Porém, não podemos esquecer que é a 2ª cota do volume morto.

Isto é, precisa subir muito, muito mesmo, para chegar no zero do volume útil.

 

Como já foi dito muitas vezes: "apenas diminuiu um pouco o 'negativo' do cheque especial".

Aldo mas o volume morto não vai subindo também, além dos 7% que estão na represa?

Link to comment
Share on other sites

Neste último fim de semana, no sábado, estive com alguns velhos amigos(as) tomando uma cerveja e conversando.

 

Entre eles, um engenheiro da SABESP, com mais, bem mais de 20 anos de empresa, que conheço desde os tempos do 1º grau e que eu não via há uns 2 anos.

 

Depois de vários assuntos, como não poderia deixar de ser, o papo foi para a crise da água em Sampa.

 

Logo de cara ele disse mais ou menos isso: "Vocês não imaginam, não têm idéia, do tamanho da encrenca".

E confirmou praticamente tudo que comentamos aqui no BAZ.

 

Aí, com o pouco que aprendo aqui no BAZ e em sites que fuço por aí, fiz algumas perguntas.

 

1. Sobre o compromisso assumido na renovação da outorga em 2004, é aquilo mesmo que o Melo fala.

Desde o começo, a área técnica da SABESP fazia os cálculos do valor necessário em determinado ano para prosseguir nos projetos, etc.

Se o valor necessário fosse, por exemplo, R$ 200 milhões, a administração estadual concedia 20/30 milhões ("Virem-se com isso, por enquanto") pois "havia coisas mais prioritárias". :rtfm:

O Rodoanel, por exemplo (Não há dúvida de que é necessário), tem muito mais visibilidade para o público do que uma obra de captação "no meio do mato". :mosking:

Esqueci de perguntar sobre a parte acionária nos EUA, etc...

 

2. Sobre racionamento já no início de 2014, aquilo que todos sabem: eleições.

 

3. Volume morto

Segundo ele, a maior c@g@d@ que estão fazendo.

Teremos problemas na recuperação dos reservatórios por causa disso.

 

4.Perguntei qual a perspectiva de chuvas no verão que começa, modelos de previsão, etc.

Ele falou que estão trabalhando, por enquanto, com a hipótese de que vai chover abaixo da média neste verão.

"E se confirmar isso?" perguntei.

Ele me respondeu: "F-O-D-E-U". :russian:

Todos os projetos paliativos e emergenciais que o governo estadual pretende fazer, ficarão prontos, no mínimo, a partir de 2016.

Em 2015, sem chance... :rtfm:

 

E.T.: Antes que a turma do "pensamento único" :mosking: diga alguma coisa, ele nunca votou no PT.

Votava no PSDB mas já faz algumas eleições que passou para a turma do voto nulo.

 

Parabéns, PSDB, parabéns Alckmin.

 

Gostaria de imaginar se o governo do estado de SP já está preparando um plano de evacuação populacional.

 

Para mais de 20 milhões de pessoas.

Bom, Cantareira subindo um pouco, todo mundo feliz, menos o Melo... Isso é que é ideologia.

 

João, João, meu amigo...

 

O que eu posso dizer sobre o feliz aumento do nível do Cantareira é que ele me deixa muito, muito...contente. Feliz? Não.

 

por Melo » domingo dez 21, 2014 10:40 am

 

Quem sabe a chuvarada prevista para a semana que vem inicie a recomposição dos sistemas...

 

Como demonstrar felicidade se o velho amigo do Aldo Santos, que é da Sabesp diz que... "F-O-D-E-U". :russian: ?

 

Felicidade é um estado amplo, profundo e prolongado de bem estar, de confiança, alegria.

 

Sim, eu mesmo já estava contando, torcendo pelo primeiro aumento de nível do Sistema desde o longínquo abril, mas estamos longe, muito longe de ver a resolução desse drama.

 

A verdade, João, é que nos meteram em uma grande encrenca. Por erro de cálculo, por ganância, por irresponsabilidade, a Sabesp não construiu até DOIS Sistemas que pudessem dar uma "folga'' ao Cantareira, não diminuiu as perdas, repassou 3,8 BI para os felizes acionistas e, para piorar, adotou uma fachada de ''normalidade'' na situação do Sistema desde o início do ano em vez de ter instituído um racionamento "oficial', drástico, universal. Com essa fachada de ''normalidade" o governo teve amplo sucesso eleitoral, mas chegamos ao ''volume morto" do Sistema com grande, enorme antecedência. O que só vai dilatar mais ainda o prazo para o seu restabelecimento.

 

Esse é o nosso paradoxo atual: contamos agora com o inefável, o imponderável, o incerto, o insondável, o mero acaso para que não se abata por sobre o estado de São Paulo uma tragédia social, uma Catástrofe Humanitária. Simplesmente porque os recursos financeiros e técnicos disponíveis do século XXI não foram mobilizados. Na verdade foram mobilizados, mas em prol dos interesses dos acionistas da Sabesp e dos interesses eleitorais de Geraldo Alckmin.

 

Que paradoxo fantástico ver-nos em uma atitude de esperança e de Fé em São Pedro, de ficar na expectativa de escaparmos do pior como se estivéssemos no Sertão do Nordeste, a depender dos favores climáticos, da sorte, da "torcida".

 

No entanto, eu torço muito. Torço porque, se o pior acontecer eu não descarto nem a possibilidade de ter de mudar de Jundiaí para outro estado, onde felizmente, por casualidade (mais uma) eu tenho residência de férias. No entanto, sei que nem todos os 20 milhões de habitantes que poderão ser afetados por essa possível calamidade têm casas de veraneio fora de São Paulo.

 

Então, repito, eu não estou ''feliz'', estou ''contente'' com os milímetros a mais no Cantareira. E torço para que esse seja o "break even point" da recuperação.

 

Mas também sei que, mesmo que chova na média nesse verão climático (o que não vai acontecer, novembro e dezembro já decepcionaram), a situação vai ser calamitosa.

 

O fato é que tudo indica que o Cantareira vai colapsar em algum momento de 2015. A recomposição nem data tem, ela também está no plano do "insondável".

 

Então estamos no estado mais rico da Nação e dependemos da ''sorte'' para escapar da enrascada em que nos meteram, João.

 

Tudo isso é paradoxal e apavorante. Eu, você, o povo deste estado não merecemos contemplar os céus, fazendo ''figa'' para que tudo se resolva. Isso não é um campeonato de futebol, uma eleição, um torneio de truco.

 

O que existem são responsabilidade não assumidas e milhões de pessoas com suas respectivas vidas e famílias em grande perigo.

 

E esse é um drama sem concessões. Nenhuma medida emergencial vai surtir efeito antes de 2017 (exploração do Aquífero Guarani, usina de dessalinização, construção tardia de outros sistemas de captação). E não existem caminhões-pipa suficientes para fornecer coisa como 30 mil litros por segundo de água.

 

Um fio de esperança eu tenho, mas não sou louco. O potencial da catástrofe que se aproxima de São Paulo é simplesmente inédito.

 

Abraços apavorados.

Link to comment
Share on other sites

Aldo mas o volume morto não vai subindo também, além dos 7% que estão na represa?

Vai.

 

Com o volume normal, a água desce por gravidade de uma represa a outra, através dos túneis.

Da represa Jaguari-Jacareí desce para a do Cachoeira, desta para o Atibainha, desta para o Paiva Castro, etc.

 

Eles estão bombando o volume morto porque está abaixo do nível da entrada dos túneis.

Portanto, o volume morto precisa ir aumentando até chegar no nível zero do volume útil e então começar a encher de verdade os reservatórios.

 

Concluindo: tem que chover muito mais do que teria se tivessem esvaziado apenas o volume útil.

Em vez de começar a encher a partir de 0%, vai ter que encher a partir de -15/-20% (Não me lembro o valor correto).

 

Não sei se consegui explicar ou se confundiu mais...

Link to comment
Share on other sites

Eles estão bombando o volume morto porque está abaixo do nível da entrada dos túneis.

Portanto, o volume morto precisa ir aumentando até chegar no nível zero do volume útil e então começar a encher de verdade. [...]

 

Eu já imaginava que era desse jeito mesmo!

Acho que precisa chegar até mais ou menos 26% para enfim, chegar ao nível real de 0% e começar a encher de verdade. Os 26% seriam a soma das 2 cotas do volume morto (cota 1: 18% e cota 2: 8%).

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, é isso mesmo. São Pedro vai ter que caprichar para chegarmos no nível 0 (zero).

 

Agora estamos 21,5% abaixo do nível de captação. A questão é: quanto vamos precisar de chuvas para "empatar"? Eu não tenho nem ideia.

 

A boa notícia é que aparentemente os solos estão saindo do déficit hídrico. E por isso nos próximos dois dias a descarga de água no Cantareira será superior à saída.

 

As más notícias: novembro abaixo da média, dezembro abaixo da média e, tudo indica, janeiro deverá ir pelo mesmo caminho. E a cereja do bolo: já se comentou aqui no fórum a possibilidade desse verão ser curto e mal chegar a março.

 

Agora eu proponho o "Cassino do Cantareira". Com muita Fé em Deus e na Providência Divina eu palpito que vamos chegar no fim do verão com o Cantareira a atingir 20% de capacidade. Daí vem a longa estação seca. Se der esse "bicho'', nós vamos passar um 2015 muito complicado.

 

Eu imagino, vejam bem, só imagino que abaixo de 20% (positivos) no início da estação seca será o Kaos. Com gente abandonando o estado e tudo.

 

Bom dia e abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 hHá 1 hora Lages, Santa Catarina

 

Curiosidade,área de gelo (polos) está,na média,positiva, quase 2 anos,maior tempo assim, acima da média desde 2001.

 

existiam várias projeções para o degelo completo do ártico até 2015/2016:

 

b980h4.jpg

 

e existem outras otimistas...

 

2urrrrc.jpg

http://climategrog.wordpress.com/?attachment_id=972

Link to comment
Share on other sites

 

existiam várias projeções para o degelo completo do ártico até 2015/2016:

 

 

Anderson, parece longe de uma “death spiral”

 

Particularmente não gosto muito deste ciclos de longa vida aplicados às medidas recentes.

 

Abração

 

Conclusion

 

Since this is an abrupt departure from the “death spiral” run-away melting hypothesis, it should rapidly become apparent which model is the more accurate reflection of changes in Arctic ice cover.

 

[uPDATE]

The sustained recovery recorded by end of August 2014 seems to concord with this model which anticipates further increase in 2016 before a slight decline in 2017,2018.

Link to comment
Share on other sites

 

Anderson, parece longe de uma “death spiral”

 

Particularmente não gosto muito deste ciclos de longa vida aplicados às medidas recentes.

 

Abração

 

Conclusion

 

Since this is an abrupt departure from the “death spiral” run-away melting hypothesis, it should rapidly become apparent which model is the more accurate reflection of changes in Arctic ice cover.

 

[uPDATE]

The sustained recovery recorded by end of August 2014 seems to concord with this model which anticipates further increase in 2016 before a slight decline in 2017,2018.

 

perfeito Mafili, não há nada de novo sob o sol... abraço

Link to comment
Share on other sites

CORRIGINDO...POLITICAGEM.

 

...Mafili....não há nada de novo sob o sol... abraço

 

Ronaldo, primeiro agradeço a presença do Anderson no fórum.

 

No momento estamos presenciando uma discussão internacional sobre o pHraude [ fraude do pH] dados errados deliberadamente publicados por um diretor da NOAA.

 

Outras fontes chamam de pHgate.

 

Sim,existe politicagem neste caso específico há até U$ 100.000 de doações privadas.

 

Agora, pergunta sincera.

 

...deixa quieto.....farei via telefone....

Link to comment
Share on other sites

CORRIGINDO...POLITICAGEM.

 

...Mafili....não há nada de novo sob o sol... abraço

 

Ronaldo, primeiro agradeço a presença do Anderson no fórum.

 

No momento estamos presenciando uma discussão internacional sobre o pHraude [ fraude do pH] dados errados deliberadamente publicados por um diretor da NOAA.

 

Outras fontes chamam de pHgate.

 

Sim,existe politicagem neste caso específico há até U$ 100.000 de doações privadas.

 

Agora, pergunta sincera.

 

...deixa quieto.....farei via telefone....

Link to comment
Share on other sites

pHraude [ fraude do pH]

 

Notícia bombástica!!! Imagina quando a notícia chegar no Planalto Médio-sul-riograndense!!! :bomb: Me lembro de um 3 Kelvin... Ops... -10.6ºC no Tuias onde as investigações não chegaram a lugar nenhum e o réu foi absolvido.

 

Já o pHgate me lembra a novela: está em Soledade ou Fontoura Xavier?

 

Não resisti... Podem continuar agora.

Link to comment
Share on other sites

E a seca vai continuar

Apesar das chuvas de fim de ano, as ondas de calor serão recorde e os meteorologistas preveem um longo período de estiagem

Cesar Soto (cesar.soto@istoe.com.br..)

 

Após quase um ano de negativas, propostas conciliadoras e eternas promessas de que não havia necessidade de medidas mais drásticas para reduzir o consumo de água na Grande São Paulo, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, capitulou. Pela primeira vez desde o início da crise hídrica que ameaça deixar a maior cidade do País sem água, Alckmin decidiu implantar um rigoroso sistema de punição para quem aumentar o consumo, com aumento de 50% no valor da conta de quem gastar mais de 20% acima do volume médio rotineiro. A decisão foi tomada a poucos dias do início deste verão que promete temperaturas recorde. O governo paulista, finalmente, começa a acreditar no que a maior parte dos especialistas vem alertando há anos: com as torneiras abertas, São Paulo vai secar.

 

mi_26352389483705425.jpg

 

A fé de que os céus mandariam chuvas volumosas para a região nesta primavera e neste verão jamais contaminou os meteorologistas. Eles, no entanto, vinham alertando que, sob o olhar estritamente científico, não havia indicadores de que isso iria acontecer. E agora, dois meses depois do início oficial das chuvas, só um milagre, dizem os especialistas, impedirá que uma situação que já era crítica se transforme em catastrófica.

 

A estimativa dos principais meteorologistas e especialistas em hidrologia é de que, se São Paulo simplesmente não secar, a água servida à população terá qualidade bastante inferior à que é oferecida hoje. “Um dos piores cenários que prevíamos era que este verão fosse igual ao do ano passado e, pelo que observamos até aqui, continuará sendo”, diz Marussia Whately, uma arquiteta especializada em recursos hídricos que coordena a ONG Aliança Pela Água, que congrega uma série de organizações preocupadas com o tema. De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, neste verão as chuvas não chegarão a atingir nem ao menos a média histórica. “Janeiro até pode superar um pouco, mas nos meses seguintes choverá menos do que o normal”, diz ele.

 

O reflexo disso, claro, será a redução ainda maior da quantidade de água disponível nos diversos reservatórios que abastecem a cidade, como o Guarapiranga, o Alto Tietê e o agora tristemente famoso Cantareira. A necessidade de se retirar água de camadas cada vez mais profundas, com muitos sedimentos, como acontece no Cantareira, leva o chefe do departamento de demografia da Unicamp, Roberto Luiz do Carmo, a prever que a qualidade da água deve cair nos próximos meses. “O impacto de doenças não muito acompanhadas, como as diarreicas, tendem a aumentar muito nos próximos anos”, diz ele.

 

mi_26352399668386558.jpg

 

A parcela mais prejudicada da população, segundo Carmo, será aquela com menos recursos econômicos. “As pessoas vão procurar soluções individuais”, diz. “Quem pode pagar vai conseguir comprar algo um pouco melhor; quem não pode vai beber água de péssima qualidade.”

 

O professor titular do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP Pedro Jacobi, que estuda governança da água e indicadores de sustentabilidade, concorda que não há muito o que fazer para evitar os efeitos da seca em 2015. “Vai levar de seis a oito anos para que a situação dos reservatórios volte ao normal”, diz. “É necessário também reduzir as águas contaminadas, aumentar o tratamento e reúso do esgoto, além de investir mais para diminuir a dependência da região do sistema Cantareira”, afirma. “O governo tem tapado o sol com a peneira, fingindo que o problema não existe. Houve muita procrastinação”, diz o professor.

 

A não ser que um milagre contrarie as previsões e haja de fato um aumento das chuvas nos próximos meses, parece que não há muito que fazer a não ser esperar pelo momento em que não sairá mais água da torneira aberta. “Sabíamos do problema há 20 anos. Ele foi sendo construído nessas últimas décadas. Provavelmente, levaremos mais 20 anos para que o solucionemos”, diz o professor Carmo, da Unicamp.

 

Foto: LUIS MOURA/ESTADãO CONTEÚDO

 

http://www.istoe.com.br/reportagens/398115_E+A+SECA+VAI+CONTINUAR

Link to comment
Share on other sites

Pelo geito a represa Billings (sistema rio grande) vai ser nossa salvação, o reservatório ainda é pouco explorado em comparação com o Guarapiranga, Sistema Cantareira e Alto Tiete, além disso mesmo ele sendo o um único manancial, tem uma capacidade bem próxima a do cantareira, é uma represa enorme, que em situação emergêncial pode ser interligada ao sistema Guarapiranga.... É uma ação de urgência que demoraria menos tempo para ser efetivada. Alem disso é o único manancial que opera com mais da metade da capacidade e tende a subir mais até o fim da estação chuvosa.

Link to comment
Share on other sites

....O professor titular do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP Pedro Jacobi, que estuda governança da água e indicadores de sustentabilidade, “Vai levar de seis a oito anos para que a situação dos reservatórios volte ao normal”,

 

Neste caso temos um notório professor de uma notória universidade,

 

Falando besteira.

 

Em 2003 demorou uns 6 anos para voltar a normalidade.

 

Chute...puro chute....como dizem aqui no interior de São Paulo...um verdadeiro bumba-meu-boi.

 

Não sabe nem o quanto vai chover no distante janeiro de 2015....

 

Gente aproveitadora....lamento utilizarem o nome USP para falarem essas asneiras.

 

Fico muito triste com pessoas que nunca fizeram experiências na vida e recusam dados.

 

Dane-se

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.