Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

ATENÇAO " AIRE FRIO " VOCE QUE ESTA CHEGANDO , QUANDO ENTRAR NO RS , PEGUE O CAMINHO A DIREITA SENTIDO LITORAL E NAO O CAMINHO A ESQUERDA SENTIDO NORTE DO BRASIL OK ? AGUARDAMOS A SUA CHEGADA

 

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1147668_535342116514264_594450279_o.jpg

 

:laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl:

FINALMENTE, começou a torcer pela coisa certa.

Link to comment
Share on other sites

ATENÇAO " AIRE FRIO " VOCE QUE ESTA CHEGANDO , QUANDO ENTRAR NO RS , PEGUE O CAMINHO A DIREITA SENTIDO LITORAL E NAO O CAMINHO A ESQUERDA SENTIDO NORTE DO BRASIL OK ? AGUARDAMOS A SUA CHEGADA

 

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1147668_535342116514264_594450279_o.jpg

 

:laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl:

FINALMENTE, começou a torcer pela coisa certa.

 

 

Tem que avisar né , vai que a MP é meio tapada essas ano tivemos nao sei ao certo mais umas 5 Continentais e uma Meritima creio eu

Link to comment
Share on other sites

Pois William os modelos tem colocado a alta avançando até o norte argentino, num posição semelhante a junho do ano passado e com um resfriamento forte no centro-sul gaúcho. Tá dificil chegar forte aí, porém chegando a Mantiqueira faz a sua parte.

 

No momento a temperatura vem caindo com vento norte, o mesmo quente :pleasantry: . Agora faz 8,2°C aqui em casa, um pouco mais frio que ontem neste horário.

Link to comment
Share on other sites

A rodada 18Z do GFS continua mostrando uma janela de neve nos pontos mais altos da serra catarinense. Um evento que dada condição projetada de frio em altura e precipitação poderá trazer neve significativa para os pontos acima dos 1600m.

 

Vejam a comparação de rodadas do GFS entre a 18Z de agora e a 06Z rodada horas ou minutos (já estava nevando em alguns pontos) antes de um dos maiores episódios recentes de neve na serra catarinense, o histórico 04/08/2010. Observem o perfil projetado da atmosfera agora em todas as camadas entre 800 e 650mb, mais frio projetado e maiores volumes. Destaco que o nível de 800mb sempre regula com os registros do Morro da Igreja.

 

Mesmo sendo o modelo mais pessimista neste episódio o sinal amarelo está mais do que aceso para possibilidade de neve para as partes mais elevadas de SC.

 

11/08/2013 18Z

 

T850, 800, 750, 700, 650, PREC

 

+ 57.      2.4            0.9           -0.7           -1.9           -3.5           8.37
+ 60.      1.8           -0.2           -1.5           -3.4           -5.3           8.74
+ 63.      1.6           -0.6           -2.6           -4.6           -7.2           3.27
+ 66.      1.9           -1.1           -3.4           -5.9           -8.9           1.03
+ 69.      2.0           -1.4           -4.3           -6.5           -9.6           1.02
+ 72.      2.3           -1.4           -4.5           -7.1          -10.1           1.27
+ 75.      1.8           -1.5           -4.4           -7.7          -10.4           1.36
+ 78.      1.2           -2.3           -3.9           -6.6          -10.2           0.00
+ 81.      1.2           -1.6           -2.4           -5.7          -10.0           0.13
+ 84.      1.1           -0.9           -2.0           -5.4           -9.3           0.00
+ 87.      0.8            0.3           -1.8           -5.4           -8.4           0.05

 

04/08/2010 06Z

 

+  0.     -0.7           -1.0           -2.7           -3.0           -4.0           0.08
+  3.     -0.4           -0.8           -2.4           -2.6           -3.7           0.00
+  6.      0.6           -0.2           -1.7           -2.4           -3.4           0.00
+  9.      2.7           -0.7           -2.3           -3.7           -4.1           0.00
+ 12.      2.0           -0.7           -3.0           -5.5           -7.1           0.85
+ 15.      1.8            0.1           -2.4           -4.8           -6.8           1.62
+ 18.      1.7           -0.3           -2.7           -4.8           -7.6           0.87
+ 21.      2.2           -0.1           -2.6           -4.8           -7.7           1.13
+ 24.      2.6           -0.0           -2.5           -4.5           -7.5           1.36

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Temperatura já na casa dos 10 graus na Penha (CGE), após uma máxima de 19.2 graus.

Temos nuvens altas no céu, assim como aconteceu durante todo o domingo.

 

Sinto um cheiro de mínima sub-10 em locais urbanos da capital paulista pra essa segunda feira.

 

O 12Z do GFS indicou máxima sub-10 pra Grande SP na quarta feira, mas a 18Z já retirou essa chance. A Climatempo está prevendo máxima de 11 graus pra quinta, 15/08 com muita umidade.

Link to comment
Share on other sites

A rodada 18Z do GFS continua mostrando uma janela de neve nos pontos mais altos da serra catarinense. Um evento que dada condição projetada de frio em altura e precipitação poderá trazer neve significativa para os pontos acima dos 1600m.

 

Vejam a comparação de rodadas do GFS entre a 18Z de agora e a 06Z rodada horas ou minutos (já estava nevando em alguns pontos) antes de um dos maiores episódios recentes de neve na serra catarinense, o histórico 04/08/2010. Observem o perfil projetado da atmosfera agora em todas as camadas entre 800 e 650mb, mais frio projetado e maiores volumes. Destaco que o nível de 800mb sempre regula com os registros do Morro da Igreja.

 

Mesmo sendo o modelo mais pessimista neste episódio o sinal amarelo está mais do que aceso para possibilidade de neve para as partes mais elevadas de SC.

 

11/08/2013 18Z

 

T850, 800, 750, 700, 650, PREC

 

+ 57.      2.4            0.9           -0.7           -1.9           -3.5           8.37
+ 60.      1.8           -0.2           -1.5           -3.4           -5.3           8.74
+ 63.      1.6           -0.6           -2.6           -4.6           -7.2           3.27
+ 66.      1.9           -1.1           -3.4           -5.9           -8.9           1.03
+ 69.      2.0           -1.4           -4.3           -6.5           -9.6           1.02
+ 72.      2.3           -1.4           -4.5           -7.1          -10.1           1.27
+ 75.      1.8           -1.5           -4.4           -7.7          -10.4           1.36
+ 78.      1.2           -2.3           -3.9           -6.6          -10.2           0.00
+ 81.      1.2           -1.6           -2.4           -5.7          -10.0           0.13
+ 84.      1.1           -0.9           -2.0           -5.4           -9.3           0.00
+ 87.      0.8            0.3           -1.8           -5.4           -8.4           0.05

 

04/08/2010 06Z

 

+  0.     -0.7           -1.0           -2.7           -3.0           -4.0           0.08
+  3.     -0.4           -0.8           -2.4           -2.6           -3.7           0.00
+  6.      0.6           -0.2           -1.7           -2.4           -3.4           0.00
+  9.      2.7           -0.7           -2.3           -3.7           -4.1           0.00
+ 12.      2.0           -0.7           -3.0           -5.5           -7.1           0.85
+ 15.      1.8            0.1           -2.4           -4.8           -6.8           1.62
+ 18.      1.7           -0.3           -2.7           -4.8           -7.6           0.87
+ 21.      2.2           -0.1           -2.6           -4.8           -7.7           1.13
+ 24.      2.6           -0.0           -2.5           -4.5           -7.5           1.36

 

Grande Caio!

Me deixou mais otimista tua análise... Mesmo pelo modelo mais pessimista, uma boa nevada estaria a caminho, apesar do centro de SJ e Gramado e Canela continuarem na fila neste cenário... :good: Mas levando-se em conta que o Europeu tá um pouco melhor... :ok:

Link to comment
Share on other sites

A rodada 18Z do GFS continua mostrando uma janela de neve nos pontos mais altos da serra catarinense. Um evento que dada condição projetada de frio em altura e precipitação poderá trazer neve significativa para os pontos acima dos 1600m.

 

Vejam a comparação de rodadas do GFS entre a 18Z de agora e a 06Z rodada horas ou minutos (já estava nevando em alguns pontos) antes de um dos maiores episódios recentes de neve na serra catarinense, o histórico 04/08/2010. Observem o perfil projetado da atmosfera agora em todas as camadas entre 800 e 650mb, mais frio projetado e maiores volumes. Destaco que o nível de 800mb sempre regula com os registros do Morro da Igreja.

 

Mesmo sendo o modelo mais pessimista neste episódio o sinal amarelo está mais do que aceso para possibilidade de neve para as partes mais elevadas de SC.

 

Por 12z, concordo muito com esse seu post, mas ainda não acredito em acumulados de 40cm. Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Por 12z;

 

Alta entre 1033/1036hpa no norte argentino (com possibilidades de ser mais para leste, provavelmente pela indecisão da 'barreira Brasil'; ela não deve ser subestimada).

 

Possibilidade de 1/3 dias com geada nos estados do sul. -3C/-5C no planalto sul SC, chance de 2 dias de precipitação invernal.

Link to comment
Share on other sites

O problema daqui é a retenção de calor...

Abraços porto-alegrenses.

 

Calor....calor humano.....É a única cidade no fórum que não admite discussão....o PHP ao menos brinca e aceita brincadeira.

 

Sei que vão querer massacrar o hedsgpa [pô arruma um nick melhor e verdadeiro, né...hed@##$@].

 

É hora de vcs começarem a entender opiniões diferentes...mesmo que erradas....nem todas.

 

Talvez, você Marcos não entenda....mais dói quando a tampa da panela bate...e dói muito.

 

Abraços compreensivos

Ah, Mafili, pelamordedeus... vai arranjar uma criança para dar umas lições, ok? Muito dolorido que estou. Francamente...

 

Aqui 8,7° e céu limpo.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

A madrugada passada foi de muito barulho pelo vento, pouca chuva e pouco frio... Decepcionante este primeiro pulso.

 

A temperatura estancou nos 3,8ºC por aqui devido à nebulosidade e esta foi a mínima do dia. Durante o dia a nebulosidade foi parcial e tive uma máxima de 12,3ºC.

 

Após o anoitecer a temperatura vem caindo rápido e já registro 5,8ºC. Podemos ter mais uma geada amanhã caso a MM não apareça, pois sopra vento NE, porém fraco.

Link to comment
Share on other sites

Acho engraçado o povo reclama porque Porto Alegre tem poucos dias com temperatura na casa do 0º ou negativo. Eu me pergunto há alguma vantagem ter uma temperatura minima extrema por alguns minutos, e logo em em seguida empilha semanas após semanas como temperaturas de 30º ou mais em pleno inverno como Foz do Iguaçu ?

O problema daqui é a retenção de calor...

Abraços porto-alegrenses.

 

Calor....calor humano.....É a única cidade no fórum que não admite discussão....o PHP ao menos brinca e aceita brincadeira.

 

Sei que vão querer massacrar o hedsgpa [pô arruma um nick melhor e verdadeiro, né...hed@##$@].

 

É hora de vcs começarem a entender opiniões diferentes...mesmo que erradas....nem todas.

 

 

Bebeu, Mafili? É a única cidade que não admite discussões no fórum? Cara, tanto o Marcos quanto eu SEMPRE trazemos discussões sobre POA aqui no BAZ.

 

Cada uma...

Link to comment
Share on other sites

Excelente temperatura de 9,6ºC agora na Granja Viana, com céu claro e cirrus.

 

Artur, Parelheiros é mais frio que o Grajaú, pois está mais ao Sul e é menos habitado. E tem menos concreto. Marsilac mais frio ainda! Por essa mesma razão. Onde o Evandro mora, em Itapevi (zona semi-rural) e aqui mesmo na Granja Viana, é mais frio que no Grajaú. Conheço lá, minha namorada mora próx. à Av. Belmira Marim. A questão é que lá tem dias mais nublados, máximas as vezes mais baixas devido à proximidade com a serra e infiltração marítima.

 

Institutos perdidos quanto à previsão do tempo para a Capital paulista neste meio de semana. Climatempo apostando em frio úmido, e máximas extremamente baixas, a la julho desse ano, pouco inferior à histórica MP de julho. Já o CPTEC, em dias de sol, com mínimas inferiores e máximas superiores. Quem leva? Espero que o CPTEC!

 

Caco, não se esqueça que a MP entrou meio torta, olhando a direção que tá o vento e as temperaturas que estão em muita PWS, fiz a minha previsão. Espero que algumas eu erre e outras eu acerte heheheh

Link to comment
Share on other sites

Bruno, a mesma resposta que deixei para o Marcos.

 

daqui a pouco outros devem postar algo semelhante a beber, louco, etc.

 

e a sequência é variável.....mas é certa.

 

Ontem postaram que o Kléo [....tomou uns tragos]

 

Hoje nevou....

 

Parabéns a RBS.

 

Novamente peço desculpa.....eu não deveria responder para evitar confusão desnecessária....mas....não resisti

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Riacho Grande em São Bernardo do Campo:

 

Davis (18 metros do solo): 9,4

 

Oregon (2 metros do solo): 7,3

 

Carlos, melhor Artur, curiosidade quantas entradas para sensor de temperatura tem a estação do Carlos ?

 

posso estar falando uma grande besteira.

 

Extension Cables for Davis Instruments Weather Stations

 

 

MAfili, lendo alguns sites e por experiencia própria, tanto a Davis vue como a Pro permitem acoplar mais de um sensor de temperatura/umidade na unidade externa (não é o console). Porém, para o caso da Vue, o console não oferece suporte pra ler mais de um sensor de cada tipo (no caso mais de um de temperatura, etc etc), porém dá pra fazer uma malandragem, comprar a vue e comprar o console da PRO II separado, ai vc pode ligar até tres sensores de temperatura/umidade (lembrando que fisicamente a Vue comporta 2 sensores de cada tipo e nada mais), que o console vai receber os dados.

 

No caso da PRO, da pra ligar até 5 sensores de todos os tipos (temperatura, umidade, pressão, etc etc) sendo que pra cada Davis, dá pra ligar até dois sensores de temperatura, etc etc no corpo físico.

 

Abraços explicativos!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, lendo alguns sites e por experiencia própria, tanto a Davis vue como a Pro permitem acoplar mais de um sensor de temperatura/umidade na unidade externa (não é o console). Porém, para o caso da Vue, o console não oferece suporte pra ler mais de um sensor de cada tipo (no caso mais de um de temperatura, etc etc), porém dá pra fazer uma malandragem, comprar a vue e comprar o console da PRO II separado, ai vc pode ligar até tres sensores de temperatura/umidade (lembrando que fisicamente a Vue comporta 2 sensores de cada tipo e nada mais), que o console vai receber os dados.

 

No caso da PRO, da pra ligar até 5 sensores de todos os tipos (temperatura, umidade, pressão, etc etc) sendo que pra cada Davis, dá pra ligar até dois sensores de temperatura, etc etc no corpo físico.

 

Abraços explicativos!

 

Artur, Entendi ou penso que entendi.

 

Nunca achei a especificação do sensor da Davis [ suponho que seja um pt 100 ou um pt 100 modificado] vc poderia verificar se saem 2 ou 3 fios do sensor?

 

Se eu compreendi. Em tese eu posso acoplar outro sensor [pt 100] e abrigá-lo para testar a calibração e/ou o abrigo.

 

não sei fui claro.

 

Abraços

 

PS: O pastel ficou para semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Inverno sem graça.

 

Como é engraçado o nome do forum, sendo que 95% das cidades do membros nunca baixam de 0 grau. :mosking:

 

 

kkkk considerando tua localização, dá pra entender seu desabafo! Quem sabe de quinta em diante sobre algum ar frio pra vc melhorar o humor. Só pra relembrar, os seguintes estados tiveram pelo menos um registro abaixo de zero na história: RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, MS, MT, GO. Lendo alguma coisa histórica, já li de temperatura negativa no AC, e em TO e BA, mas não considero muito. Perto de metade do Brasil já teve alguma coisa abaixo de zero, então poderiamos mudar o site pra Centro-Sul Abaixo de Zero heheheh

Link to comment
Share on other sites

de secador a torcedor:Mafili.....

 

....Vinicius, creio que o Mafili quis dizer que o ar frio entrou estável, isto é, com tempo aberto ou nublado, a força do ar polar é a mesma, então com céu claro a mínima seria exatamente igual. O geopotencial da massa de ar polar é quem vai determinar a temperatura. Esta dinâmica é quebrada quando o ar frio já se estabeleceu na região e está ficando velho, desta forma ao amanhecer vai acumular em baixadas e ai sim fazer a diferença sob céu limpo ou nublado.

Outro fator que influencia no geopotencial é a presença de umidade. Aqui na grande SP, ocorre o fenômeno de, sob a mesma massa polar, receber a influencia do ar mais umido maritimo vindo do oceano (zona sul e região do topo da serra), o que na advecção de ar frio estável, causar perturbações que determinem a maior ou menor temperatura.

 

Abraços explicativos!

Exatamente, Artur! Por isso que gosto daqui, pois mesmo sabendo bastante eu sempre tenho mais a aprender hehe.

Um bom exemplo da sobreposição da advecção sobre a radiação é a cidade de SP. Pudemos ver isso na mp de Julho. Hoje ainda tivemos uma certa influencia da radiação devido a ausência do vento a partir do meio da madrugada e o céu com poucas nuvens (que aumentaram após o amanhecer). Veja, a diferença foi pouca entre a quente Presidente Prudente e a fria baixada onde está a estação de Rancharia.

 

Misturando tudo;

 

Por essa razão que na cidade de São Paulo onde o brutal efeito ilha de calor urbano é estraçalhado e foi possível observar o deslocamento da frente.

 

O efeito baixada x topinho também vai para o vinagre.

 

de secador a torcedor : Mafili.

 

...He he he... O Mafili que sempre seca desta vez acertou!

 

Vou confessar a verdade;

 

O Caio César viajou e me deu CINQUENTINHA para ficar na vaga dele.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Mafili, lendo alguns sites e por experiencia própria, tanto a Davis vue como a Pro permitem acoplar mais de um sensor de temperatura/umidade na unidade externa (não é o console). Porém, para o caso da Vue, o console não oferece suporte pra ler mais de um sensor de cada tipo (no caso mais de um de temperatura, etc etc), porém dá pra fazer uma malandragem, comprar a vue e comprar o console da PRO II separado, ai vc pode ligar até tres sensores de temperatura/umidade (lembrando que fisicamente a Vue comporta 2 sensores de cada tipo e nada mais), que o console vai receber os dados.

 

No caso da PRO, da pra ligar até 5 sensores de todos os tipos (temperatura, umidade, pressão, etc etc) sendo que pra cada Davis, dá pra ligar até dois sensores de temperatura, etc etc no corpo físico.

 

Abraços explicativos!

 

Artur, Entendi ou penso que entendi.

 

Nunca achei a especificação do sensor da Davis [ suponho que seja um pt 100 ou um pt 100 modificado] vc poderia verificar se saem 2 ou 3 fios do sensor?

 

Se eu compreendi. Em tese eu posso acoplar outro sensor [pt 100] e abrigá-lo para testar a calibração e/ou o abrigo.

 

não sei fui claro.

 

Abraços

 

PS: O pastel ficou para semana que vem.

 

Entendi o que quis dizer, só olhando dentro do radiation shield pra ver como é a saida do sensor. Olhando o manual da Davis PRo fisico que tenho em casa, há algumas informações estranhas, uma delas diz que vc pode comprar um sensor de aço para provas de temperatura e acoplar via saida RJ (formato do pino). Daqui umas tres semanas vou fazer a primeira limpeza da estação Davis e te falo como é exatamente o esquema. No painel que tem na unidade externa, só há um espaço pra ligar cada tipo de sensor, mas o que li foi que dá pra fazer ligação de forma a ter 2 sensores integrados na mesma unidade externa.

 

PS: Semana que vem tenho uma viagem com a gatona, podemos combinar pra outra semana, o que acha? Ou terça e quinta a noite após as 19 horas, essa semana.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.