Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Tivemos em Piraquara (e em todo o planalto leste paranaense) uma madrugada tempestuosa... porém, apenas nuvens e vento!

Rajadas constantes de oeste/sudoeste e temperatura na casa dos 5°C.

Ao contrário do houve aki durante o evento polar de julho, quando registrei quase 200 mm de precipitação e por fim, neve, desta vez não vi acumular seker 1 mm!!!

 

Temperaturas estabilizadas nesta madrugada em boa parte do centro-sul.

Mínimas chegando a 0°C apenas no extremo oeste paranaense (Palotina).

Link to comment
Share on other sites

Sampa caiu de 29C para 9C aqui na região em 12 horas! Agora está 10,8C.

 

Muito interessante a forma como essa massa de ar frio entrou, simplesmente o vento não "fez a curva". Mas provavelmente ao longo do dia a tendência é que o vento gire no sentido anti-horário.

 

Outra coisa interessante, que um colega comentou e discordo, em dias de vento intenso, os efeitos da ilha de calor quase se anulam devido a advecção intensa. Vide aquela massa polar (acho q ano passado) que fez 6C no Mirante, quase em nenhum lugar da capital baixou dos 4 aquela vez, e ventava noroeste horrores. Já normalmente, sem vento, as diferenças chegam a 10C.

 

Sem contar que no CGE era visível o frio mais intenso a oeste do que a leste. São Mateus sendo uma estação fria geralmente, marcando 16C enquanto Sé marcava 15C. Ou seja, bem descarada a advecção.

Link to comment
Share on other sites

Sai agora pouco buscar uma pizza.....fui de calção e camiseta....kkkkk....pensem num frio e com vento muito gelado.....temperatura caiu muito rápido do final da tarde pra cá....agora 7.4 segundo o simepar.....6.8 em uma estação do wunderground em uma baixada do bairro ahú......Aliás...esta estação é de alguém do BAZ????

Sim, a estação e do nosso amigo Rodrigo Sguario! Aliás muito útil qdo preciso saber a temperatura exata em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa interessante, que um colega comentou e discordo, em dias de vento intenso, os efeitos da ilha de calor quase se anulam devido a advecção intensa. Vide aquela massa polar (acho q ano passado) que fez 6C no Mirante, quase em nenhum lugar da capital baixou dos 4 aquela vez, e ventava noroeste horrores. Já normalmente, sem vento, as diferenças chegam a 10C.

 

Eu estava respondendo e as palavras eram literalmente as mesmas.

 

O efeito HUI foi tão minimizado que é possível observar o deslocamento da mp.

 

Não é polêmica, ....sentados tomando cerveja....ficaria claro que todos estão certos.

 

:friends:

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas despencaram durante a noite em Sampa.

O interessante é que, pelo que vi aqui em casa e pelos dados de Congonhas e Cumbica, o céu não chegou a ficar totalmente nublado.

 

Mirante (Aut.): 22,8°C (20h de ontem) => 10,6°C (7h da manhã de hoje)

IAG: 21,2°C (20h) => 10,2°C (7h)

Barueri: 19,4°C (21h) => 9,4°C (6h)

 

No litoral sul paulista:

Iguape: 16,6°C (21h) => 9,1°C (6h)

 

Agora, céu parcialmente nublado (Predomínio de cirrus) por aqui, ventos de ONO a NNO (Efeitos da baixa ao largo do litoral).

Link to comment
Share on other sites

Habemus MP!

 

Mínima: 8,3º C

 

Agora a pouco: 9,3º C

 

O meu pedido de dia dos pais: que não chegue a 14º C. Já sei que não vai ser concedido... :laugh:

Segundo Climatempo, a bela Jundiaí irá registrar máxima hoje de 14°C... antes das 10 da manhã!!

Depois, máxima de 22°C durante a tarde!

 

Abraço

Feliz dia dos Papais !

Link to comment
Share on other sites

Ei, meteorologistas a maioria vai errar ,pelo menos no q se refere a melhoria do tempo neste domingo, acho q não vai melhorar por muito tempo, até pode clarear em alguns instantes, mas tem muita nebulosidade entrando no RS...

Galera, o visual de oeste é muito característico de neve, nuvens chumbo escuro,deu aquela secada no ar, embora possa faltar temperatura tanto em superfície , quanto em altura,cara isto pode dar granizo...Alguma coisa pode dar...

Link to comment
Share on other sites

Ei, meteorologistas a maioria vai errar ,pelo menos no q se refere a melhoria do tempo neste domingo, acho q não vai melhorar por muito tempo, até pode clarear em alguns instantes, mas tem muita nebulosidade entrando no RS...

Galera, o visual de oeste é muito característico de neve, nuvens chumbo escuro,deu aquela secada no ar, embora possa faltar temperatura tanto em superfície , quanto em altura,cara isto pode dar granizo...Alguma coisa pode dar...

 

Ta tipo 04/09/2006????

 

Neste dia em Caxias foi de vento e nebulosidade variável na maior parte de céu claro com 3 belas pancadas de neve a tarde. Lembrando que quando nevou estava 7 graus e com vento.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que possa ter havido paraguaias esparsas com essa temperatura que rondou o MI. A sondagem de POA 00Z mostra frio em todas as camadas acima de 1900m. A temperatura do MI geralmente se aproxima da sondagem de POA.

 

Aqui em Santiago faz 3oC nos bairros mais frios. Os Andes estão bem nevados.

 

Para semana que chega uma chama permanece acesa. Veremos a dança.

Link to comment
Share on other sites

Ei, meteorologistas a maioria vai errar ,pelo menos no q se refere a melhoria do tempo neste domingo, acho q não vai melhorar por muito tempo, até pode clarear em alguns instantes, mas tem muita nebulosidade entrando no RS...

Galera, o visual de oeste é muito característico de neve, nuvens chumbo escuro,deu aquela secada no ar, embora possa faltar temperatura tanto em superfície , quanto em altura,cara isto pode dar granizo...Alguma coisa pode dar...

 

Ta tipo 04/09/2006????

 

Neste dia em Caxias foi de vento e nebulosidade variável na maior parte de céu claro com 3 belas pancadas de neve a tarde. Lembrando que quando nevou estava 7 graus e com vento.

Talvez um pouco parecido,mas tmbm semelhante a julho de 2007, quando nevou aqui tmbm com temp relativamente elevada em superfície com 6º, aquela das fotos que branqueou a Raia da Pedra, a diferença principal é q tinha mais frio em 850...

Link to comment
Share on other sites

Aaah ! beleza Mafili, nem vi o nome de quem era... normalmente não cito ninguém diretamente por que meio que vira pessoal.

 

Num curto muito debates extensos pela internet, pq é como vc mesmo disse, muitas vezes estão flando a mesma coisa mas não se entendendo.

 

Outra coisa legal, essas massas de ar continentais custam a esquentar a tarde. Por aqui em uma hora a temperatura está se mantendo entre 10C e 11C

 

No interior está bem frio, mais frio q a capital, Campinas tem 9C. No litoral, concordando climatologicamente, está mais "quente" com 17C em Santos (SBST). O gradiente é grande, mas considerando altitude e ar polar mais efetivo, acaba sendo bons pesos para essa diferença.

 

Acredito ainda que a madrugada de hoje para amanhã será bem interessante no Sul, SP e MS. Enquanto a próxima massa de ar polar ter sido maritimizada pelos modelos, não acho isso ruim, curto muito frio a tarde... Se der umas mínimas de 8 e máximas de 12C céu nublado, vento e garoa, e por um longo período, seria muito legal. Muito mais que mínima de 5 e máxima de 18, ou mínimas de 3 e máxima de 15. (preferencia minha só! rsrs). Mas claro que curtiria as duas opções. Vi que os modelos não preveem bloqueio após a passagem dessas FFs, isso é bem legal. Frio contínuo, melhor do que quase nevar em Sampa só uma vez no ano, e todos os outros dias ficar com seus 27C.

Link to comment
Share on other sites

Global do CPTEC tá dando uma PORRADA VIOLENTA após o dia 23/08!!! Já vale dar uma observada passando o evento dos dias 14/15. Pela simulação, tão ou mais forte que a massa polar do dia 14!!!!!

 

Lembrando que é UM MODELO indicando isso, então ficamos no aguardo!!!

 

Acredito eu que vamos ter realmente mais uma onda como a de Julho ainda mais depois que o Caio falou que o AAO deve atingir -4, acho que vai ser bem na virada para Setembro.

Link to comment
Share on other sites

Aqui deu uma esfriada. Esqueci o termômetro dentro de casa hehe

 

Então, Reade.

 

A acurácia declarada pelo fabricante das estações Davis é 0,5°C.

 

assim, se vc colocar duas Davis lada-a-lado e a temperatura real for 10ºC [ não te preocupes como sabemos a temperatura real no momento]

 

Uma pode indicar 9,5ºC e a outra 10,5ºC.

 

da estação que indicou 9,5ºC sabemos que o valor verdadeiro está entre 9,0 e 10,0

 

da estação que indicou 10,5 sabemos que o valor verdadeiro está entre 10,0 e 11,0

 

vamos pensando

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Previsões já apontam um rápido aquecimento pra amanhã e terça feira com maximas entre 25-27°C :russian: nossa vai esquentar tanto assim?

Com relação a chuva, pode ser que volte a chover na terça mais não temos previsões de máximas baixas e entre quinta e sexta seria o auge do frio com 6-7°C ou seja o 1° pulso do ar frio entre ontem e hoje foi o mais forte por aqui... estou certo ou completamente errado?

Link to comment
Share on other sites

Aqui deu uma esfriada. Esqueci o termômetro dentro de casa hehe

 

Então, Reade.

 

A acurácia declarada pelo fabricante das estações Davis é 0,5°C.

 

assim, se vc colocar duas Davis lada-a-lado e a temperatura real for 10ºC [ não te preocupes como sabemos a temperatura real no momento]

 

Uma pode indicar 9,5ºC e a outra 10,5ºC.

 

da estação que indicou 9,5ºC sabemos que o valor verdadeiro está entre 9,0 e 10,0

 

da estação que indicou 10,5 sabemos que o valor verdadeiro está entre 10,0 e 11,0

 

vamos pensando

Esta foi uma das melhores da semana ...

Talvez, a melhor... Levando-se em consideração q não tivemos precipitação invernal em nenhuma cidade brasileira neste evento tão aguardado (principalmente por um morador específico das coxilhas centro-nortenhas gaúchas)!

 

Aki segue céu claríssimo e vento muito frio do quadrante sul.

7,8°C

Link to comment
Share on other sites

Feliz dias dos Pais a todos os papais do BAZ

 

Viram isso hoje ?

 

JQeMaKX.png

Vi agora, William!

Acho q vai pegar em cheio Piraí do Sul ...

Mas levando em conta q pode ser apenas um pinguinho de tinta no mapa, vou ignorar!

 

Obrigado e excelente dia dos pais pra ti tbm!

Abraços paternos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Erraram (e feio) a previsão para domingo. Todos os prognósticos davam em torno de 5°c ou 6°c em Porto Alegre! Não chegou nem muito perto disso.

Pode ser que na noite que vem, devido a pouca nebulosidade e ausência de nuvens, a temperatura caia bem e tenhamos uma segunda-feira com boas mínimas.

O frio da semana que inicia será parecido com este que tivemos agora: umidade, chuva e máximas baixas... Nada demais. No entanto, agosto está com uma boa média e pode terminar abaixo da média, segundo os prognósticos estão colocando até o final do mês. Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Habemus MP!

 

Mínima: 8,3º C

 

Agora a pouco: 9,3º C

 

O meu pedido de dia dos pais: que não chegue a 14º C. Já sei que não vai ser concedido... :laugh:

Segundo Climatempo, a bela Jundiaí irá registrar máxima hoje de 14°C... antes das 10 da manhã!!

Depois, máxima de 22°C durante a tarde!

 

Abraço

Feliz dia dos Papais !

 

Valeu, Carlos Campos! Obrigado!

 

E Feliz Dia a todos os pais bazianos!

 

A propósito, o CIIAGRO registrou 12,2º C às 10:40hs, então o Climatempo errrrrrrou, hehehehe.... :pleasantry:

 

Mas cá entre nós, eu saí de casa pro mercado todo "pimpão" com esse "frio" todo e nem deu pra usar algo além de camiseta manga-longa.

 

"Tristes trópicos"!

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Jurei que ia acordar e teria um lindo dia de sol, mas continua fechado e com cara de chuva a qualquer hora...

Podia continuar assim até terça quando chegaria a nova porrada, seria uma festa.

Seria dmais hein, Ismar?

Máximas sub-5°C e dp neve a perder de vista!

Mas, pensemos um pouco nos moradores de rua...

Claro q entre o bem-estar deles e a chance de ver a neve, fico com a NEVE!!!

mua-hahahaha

Link to comment
Share on other sites

Poxa

A estação PNI saiu legal

ainda mais agora que temos chances de ver neve lá, ou 2 digito negativo :cray:

 

Neste momento na Zona Norte do Rio 18°C e venta muito

 

 

Pois é, ontem fiquei o dia inteiro em contato com o PNI, reiniciamos a estação 3 vezes, pedi pra verificarem os cabos, fazer teste trocando a tomada, e mesmo assim nada!!! Então, desta vez o que está fora não é internet ou eletricidade. Alguma coisa está impedindo novamente do sinal da estação ir pro wunderground. Pode ser que novamente a tal PORTA 80 foi bloqueada, o Hautespot pifou, alguma coisa assim, pq não é possível!!!! Carlos Dias e Bruno, alguma idéia do que acontece dessa vez?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.