Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Senhores, estou indo dormir após a estação do PNI igualar a segunda marca do ano, 5,7 graus. Um detalhe importante é que normalmente das 4 as 7 da manhã, o PNi costuma baixar ainda 2,5 graus, então o que antes era quase impossivel, agora, já é uma possivel realidade. Potencial para chegar a -8 nesta madrugada!!!!! Estou besta aqui, sem dormir só pra ver a queda de temperaturas do PNI.

Link to comment
Share on other sites

Belo amanhecer no planalto leste paranaense! Aki em Piraquara temos 6 graus de temperatura.

VINICIUS, continentalidade é importante mas MS fica no "corredor" polar do CENTRO-SUL. Por outro lado, se "continentalidade" é tão importante para a ocorrência de baixas temperaturas durante o período noturno, devo supor então q no PARAGUAI faça mais frio do que no PARANÁ? (é uma pergunta "imbecil", visto q o PARAGUAI situa-se quase q totalmente em área DEPRESSIVA, digo: em uma DEPRESSÅO e o PARANÁ fica em planalto baixo/médio/elevado). Mas já q BAIXADAS são tåo importantes qto a CONTINENTALIDADE, o q nåo falta no PARAGUAI é exatamente TERRAS BAIXAS, concorda? Então, vendo por este ângulo arriscaria dizer q as noites PARAGUAIAS são mais frias do q as noites PARANAENSES ou melhor ainda, mais frias q DE TODO O SUL DO BRASIL! Qnta imbecilidade! Mas é o tipo de resposta q mta gente merece! Se na tal "baixada F5 de SANTA ROSA faz tanto ou mais frio durante as madrugadas do q na serra gaúcha, os valores registrados nåo devem de forma alguma representar o clima da CIDADE DE SANTA ROSA, q nåo é tão fria assim! Este tipo de situação causa dúvidas sobre a credibilidade dos valores registrados. Uma DAVIS é facil de manusear e carregar pra cima e pra baixo (talvez mais pra baixo do q pra cima, se é q me entende, VINICIUS)... Nesta "disputa" de kem tem os valores mais baixos, alguns poderiam, digamos assim, usar de uma certa desonestidade, instalando sua DAVIS um pouquinho mais próxima da RELVA (sem q ng perceba, claro...imagine o VEXAME q seria)... Já vi fotos de DAVIS tiradas "de baixo para cima" mostrando ELA e ao fundo o céu, nada mais. Mas nåo estou acusando ng aki do fórum! Eu jamais faria isso! Me refiro à um OUTRO FÓRUM! Lá, td acontece! Um absurdo! Ainda bem q saí de lá e vim pra cá.... CÁ CÁ CÁ CÁ CÁ...

PHP, quando é q vc e mais alguns colegas vão parar de tratar os q participam à menos tempo do fórum de NOVATOS? Já q vc é tão VETERANO assim, já não deveria ter uma certa CREDIBILIDADE qto ao frio extremo q faz nesta localidade incrível q fica situada à 10km ao sul e 10m mais alta do q ALGUM LUGAR QKER (são tantos nomes q vc fala q até pulo esta parte, e talvez por isso, não lembre agora... ITAPUCA? SERRA DO ITARARÉ? ONDE O VENTO FAZ SUA CURVA E DESPEJA BALDES DE NEVE APENAS LÁ?)

WILLIAM, postei a última foto q vc tirou da geada em MdF (LAGE) , no meu FACE! Adoro akelas imagens! A mínima de -3 foi excelente! Aki, tive -4 na quarta feira e fiz dezenas de fotos lindas tbm!

PS: Posso ser eternamente um "NOVATO" aki (a menos q me expulsem qker dia ou hoje kkkkkk) mas entendo mais de CLIMA do q mtos VETERANOS! Qdo vi a foto da DAVIS instalada em VACAS GORDAS comentei q pela paisagem e relevo as mínimas ficariam pouco acima das de URUPEMA, inclusive pq notei excesso de vegetação verde rasteira no solo, mas fui ignorado! Apenas o COUTINHO veio em defesa das VACAS GORDAS (pq será?)... Mandou MP explicando o verde da região, e eu inclusive me retratei, no tópico, pq sou natural e não me incomodo de dar o braço à torcer, qdo erro! Mas a RESPOSTA veio favorável à MIM, alguns dias dp, com as mínimas das VACAS GORDAS cerca de 2 graus ACIMA das de URUPA!!! Comentei, inclusive este fato, mas fui novamente ignorado! TALVEZ O BOTÃO "IGNORAR" SUGERIDO POR BRUNO, JÁ ESTEJA EM FUNCIONAMENTO E SÓ O NOVATO AKI NÃO SABE KKKKKKK .Então já percebi q o maior interesse aki não é exatamente o CIENTÍFICO! Pelo menos por parte de alguns...

BOM DIA À TODOS!!! EXCELENTE DIA! (NADA PESSOAL CONTRA NG, APENAS CONTRA ALGUMAS ATITUDES BOBAS).

Link to comment
Share on other sites

Qdo vi a foto da DAVIS instalada em VACAS GORDAS comentei q pela paisagem e relevo as mínimas ficariam pouco acima das de URUPEMA, inclusive pq notei excesso de vegetação verde rasteira no solo, mas fui ignorado! Apenas o COUTINHO veio em defesa das VACAS GORDAS (pq será?)... Mandou MP explicando o verde da região, e eu inclusive me retratei, no tópico, pq sou natural e não me incomodo de dar o braço à torcer, qdo erro! Mas a RESPOSTA veio favorável à MIM, alguns dias dp, com as mínimas das VACAS GORDAS cerca de 2 graus ACIMA das de URUPA!!! Comentei, inclusive este fato, mas fui novamente ignorado!

 

Prezado Carlos, acho que com relação a localização da estação de Vacas Gordas você pode estar certo. Ela não fica num descampado nem na parte mais baixa do terreno, com o tempo vamos ajustando. Mas não são dois graus de diferença. As duas te, regulado muito bem, inclusive com a mínima absoluta praticamente igual no dia 24. E todas as outras madrugadas tiveram mínimas muito parecidas.

 

Urubici - Vacas Gordas

 

15/07 (-1.4, 13.5)

16/07 (-3.4, 13.2)

17/07 (-1.5, 18.7)

18/07 (1.0, 18.9)

19/07 (6.9, 11.9)

20/07 (7.3, 16.7)

21/07 (6.1, 12.2)

22/07 (-0.4, 6.1)

23/07 (-3.4, 1.4)

24/07 (-7.2, 8.9)

Link to comment
Share on other sites

Caro Carlos Campos, continuemos dialogando em bom nível.

Pra começo de conversa, antes de mais nada, veja as imagens e de pois leia minhas considerações.

Vc já viu riacho congelado?

 

Verificação de mínima, termômetro aferido, ano passado

 

E te desafio a encontrar em área urbana do PR e SC na,nevada desta ocasião, acumulação maior que esta de 65 em Soledade.

http://www.google.com/search?q=neve+em+Soledade+1965&rls=com.microsoft:pt-BR:%7Breferrer:source%3F%7D&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=qbPzUaOuApLy8ASU34GYDA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=595#facrc=_&imgdii=_&imgrc=8eNDFxVW511B_M%3A%3BXVf4P65RM5A5qM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg514.imageshack.us%252Fimg514%252F7528%252Fsoledade651ib2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.skyscrapercity.com%252Fshowthread.php%253Ft%253D1174191%2526page%253D2%3B800%3B502

 

-Em primeiro lugar, novato, não é pejorativo, apenas me referi aos que são mais recentes aqui no BAZ, até pq não tenho ideia do quanto vc sabe sobre meteorologia.

-Em segundo lugar, vc realmente não conhece minha região, não sentiu a sensação térmica daqui.

-Em terceiro lugar, desafio qualquer um a provar na prática o frio maior que o das baixadas de campo limpo da Serra do Botucaraí.Sei que Urupema tem potencial, região de SJ, Caçador, Xanxerê(não a atual),Palmas no PR, mas não mais que aqui, pode até q de vez em quando em função de fatores diversos e grande altitude, as outras regiões referidas ganhem, assim como as da fronteira ganham na chegada de ar frio.

Só fiquei intrigado com teu argumento de que uma Davis pode ser manipulada, eu acredito nos bazianos, mas esta informação pode colocar em xeque a credibilidade deste tipo de estação.

Link to comment
Share on other sites

Caro Carlos Campos, continuemos dialogando em bom nível.

Pra começo de conversa, antes de mais nada, veja as imagens e de pois leia minhas considerações.

Vc já viu riacho congelado?

 

Verificação de mínima, termômetro aferido, ano passado

 

E te desafio a encontrar em área urbana do PR e SC na,nevada desta ocasião, acumulação maior que esta de 65 em Soledade.

http://www.google.com/search?q=neve+em+Soledade+1965&rls=com.microsoft:pt-BR:%7Breferrer:source%3F%7D&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=qbPzUaOuApLy8ASU34GYDA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=595#facrc=_&imgdii=_&imgrc=8eNDFxVW511B_M%3A%3BXVf4P65RM5A5qM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg514.imageshack.us%252Fimg514%252F7528%252Fsoledade651ib2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.skyscrapercity.com%252Fshowthread.php%253Ft%253D1174191%2526page%253D2%3B800%3B502

 

-Em primeiro lugar, novato, não é pejorativo, apenas me referi aos que são mais recentes aqui no BAZ, até pq não tenho ideia do quanto vc sabe sobre meteorologia.

-Em segundo lugar, vc realmente não conhece minha região, não sentiu a sensação térmica daqui.

-Em terceiro lugar, desafio qualquer um a provar na prática o frio maior que o das baixadas de campo limpo da Serra do Botucaraí.Sei que Urupema tem potencial, região de SJ, Caçador, Xanxerê(não a atual),Palmas no PR, mas não mais que aqui, pode até q de vez em quando em função de fatores diversos e grande altitude, as outras regiões referidas ganhem, assim como as da fronteira ganham na chegada de ar frio.

Só fiquei intrigado com teu argumento de que uma Davis pode ser manipulada, eu acredito nos bazianos, mas esta informação pode colocar em xeque a credibilidade deste tipo de estação.

PHP, teu cavalo de corrida é bom, o problema é que quando ele tem a chance de tomar a dianteira, ele perde o controle quebra o cercado e salta sobre o público.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, nao queria revelar maaaas.SIM, EU SOU UM MANIPULADOR DE DAVIS. No começo eu achei que nao era nada demais, que era só uma besteirinha minha, mas não..FOI FICANDO MAIS FORTE E HOJE EU PERCO MEU PRECIOSO TEMPO SÓ MANIPULANDO MEUS DADOS E MINHAS DAVIS.

 

MAS COMO? Eu explico: toda vez que eu vejo que a temperatura vai afundar eu saio de Joinville e viajo 400 km ate Água Doce e coloco minha Davis colada na relva. Com isso tenho dados extraordinarios que jamais conseguiria num planalto de 1250 m de altitude no meio oeste catarinense.

 

E vejam só: eu volto a tempo para Joinville e coloco minha Davis aqui a 15 metros de altitude em relacao ao solo para ventilar bem e marcar de 1 a 2°C a menos de maxima, para parecer que Joinville tenha temperaturas maximas do nivel do planalto norte.

Quanto as minhas Davis na Serra Dona Francisca eu consigo valores extraordinariamente

diferentes do que estacoes oficiais instaladas em altitudes e relevos semelhantes. Coisa 0,2 a 0,5°C. UAU!

Link to comment
Share on other sites

Por favor amigos bazianos, oh DSoares, reitero minha plena confiança em vcs, nao vamos criar clima de desconfiança aqui no Baz por favor, assim como não gosto que duvidem de mim, não duvido dos outros , especialmente vcs pessoas de boa fé.As duas perguntas básicas e objetivas:

-A Davis tem regulagem interna ou não?

- Na opinião de vcs ela pode ser considerada de precisão?

Eu fico com o argumento de vcs, pq confio em vcs e não conheço o equipamento.

Repito, tenho confiança total nos bazianos que instalaram suas Davis. :good: :friends:

Link to comment
Share on other sites

As surpresas da noite foram os -5,3C na Potreirinhos/Ausentes e os -6,9C no PNI.

 

O dado de Ausentes também me faz deixar ainda mais frustrado em relação a essa MP. Quando estávamos no auge do frio em altura dessa MP, o Planalto Sul de SC e a Serra Gaúcha estavam todos encobertos e de uma forma insuficiente para trazer neve. Em suma: não nevou e as mínimas não arrebentaram. A noite de segunda para terça que registrou -4,3C em Urupema às 18:20 foi emblemática. Se tivesse aberto, ia aos -10C....

Link to comment
Share on other sites

Bruno, segundo vários vídeos que assisti do meteorologista e climatologista Luís Carlos Molion,a tendência é esfriar um pouco até 2022,então Porto Alegre vai continuar a registrar médias no mês de julho em queda.

A maioria dos bazianos aqui já ouviram falar do Luís C. Molion, estou apenas lembrando daqueles que não concordam com aquecimento do clima mundial provocado pelo homem.

Daqui a pouco vou postar dados de Santa Rosa em comparação com cidades da serra gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

2013 :

 

MORRO DA IGREJA SC -7,8

URUPEMA (EPAGRI) SC -7,4

URUPEMA (PWS) SC -7,3

URUBICI (PWS) SC -7,2

PQ DO ITATIAIA (PWS) RJ: -6,9

SANTA ROSA (PWS) RS -6,3

BOM JARDIM DA SERRA SC -5,9

SÃO JOAQUIM (CONV/INMET) SC -5,6

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (PWS) RS: -5,3

ÁGUA DOCE (PWS) SC -5,2

 

Recorde da estação São Joaquim (Sta Isabel), hoje deu -4,9,Ausentes na Corede deu -3,9....Bom Jardim da Serra fez -5,5

Link to comment
Share on other sites

Dados xerocados de um livreto que falava de neve,geadas,mínimas e máximas do Rio Grande do Sul no período 1912 a 1948.

Santa Rosa X Lagoa Vermelha,Vacaria e São Francisco de Paula.

Vou fazer uma comparação de dados de temperatura mínimas absolutas de maio até agosto no período de 1912 a 1948.

 

Santa Rosa o período vai de 1922 a 1948.

Maio -5,0 (1923)

Junho -4,6 (1933)

Julho -6,4 (1933),neste mês Palmas-PR marcou -10,1

Agosto -4,4 (1936)

 

Lagoa Vermelha o período vai de 1914 a 1948.

Maio -4,5 (1942)

Junho -6,8 (1921),parece que Porto Alegre marcou -2,2

Julho -8,5 (1918)

Agosto -6,0 (1936)

 

São Francisco de Paula o período vai de 1912 a 1948.

Maio -4,0 (1932)

Junho -6,0 (1925)

Julho -7,0 (1928)

Agosto -5,0 (1948)

 

Vacaria o período vai de 1914 a 1948.

Maio -6,0 (1923)

Junho -7,0 (1921)

Julho -8,5 (1918)

Agosto -7,5 (1917)

 

Fiz uma análise das temperaturas dessas cidades e achei pouca diferença nas mínimas da cidade de Santa Rosa para as outras três,acredito que Santa Rosa tenha marcado mínimas absolutas menores nos anos de:

1917 (agosto)

1918 (julho)

1921 (junho)

Acredito no potencial de mínimas de baixadas de Santa Rosa,essa foi minha contribuição.

Link to comment
Share on other sites

Dados xerocados de um livreto que falava de neve,geadas,mínimas e máximas do Rio Grande do Sul no período 1912 a 1948.

Santa Rosa X Lagoa Vermelha,Vacaria e São Francisco de Paula.

Vou fazer uma comparação de dados de temperatura mínimas absolutas de maio até agosto no período de 1912 a 1948.

 

Santa Rosa o período vai de 1922 a 1948.

Maio -5,0 (1923)

Junho -4,6 (1933)

Julho -6,4 (1933),neste mês Palmas-PR marcou -10,1

Agosto -4,4 (1936)

 

Lagoa Vermelha o período vai de 1914 a 1948.

Maio -4,5 (1942)

Junho -6,8 (1921),parece que Porto Alegre marcou -2,2

Julho -8,5 (1918)

Agosto -6,0 (1936)

 

São Francisco de Paula o período vai de 1912 a 1948.

Maio -4,0 (1932)

Junho -6,0 (1925)

Julho -7,0 (1928)

Agosto -5,0 (1948)

 

Vacaria o período vai de 1914 a 1948.

Maio -6,0 (1923)

Junho -7,0 (1921)

Julho -8,5 (1918)

Agosto -7,5 (1917)

 

Fiz uma análise das temperaturas dessas cidades e achei pouca diferença nas mínimas da cidade de Santa Rosa para as outras três,acredito que Santa Rosa tenha marcado mínimas absolutas menores nos anos de:

1917 (agosto)

1918 (julho)

1921 (junho)

Acredito no potencial de mínimas de baixadas de Santa Rosa,essa foi minha contribuição.

que livreto é este?

gostaria de adquirur um.

nosso julho mudou.

estamos esfriando?

Link to comment
Share on other sites

A mídia focou-se no Papa.Num evento destes, de neve pra todo o lado, FOI LAMENTÁVEL.

 

:good2: Vejamos a opinião do Coutinho, em perspectiva histórica.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 16 h

 

@LeandroPuchalsk Esta está entre as 4 maiores nevadas em SC; 1965, 1981, 1978, 1984.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 15 h

 

@LeandroPuchalsk Em 1965 SC tinha muito menos municípios, a comparação é por geografia, se fosse hoje, +-85% teriam neve no seu território.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 15 h

 

@LeandroPuchalsk Esta deve "brigar" com 1981/1984, acho que ganha, especialmente no quesito intensidade e localidade.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 15 h

 

@K33SOPH @LeandroPuchalsk 1955, 1957 e 1928 também foram respitáveis em SC, 55 e 57 no planalto foi bem forte.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, se não fosse a JMJ e a visita do Papa, a nevada teria sido a grande notícia do Brasil nessa semana.

 

Agora o frio arrefeceu em todo o RS, com a honrosa exceção do Proteirinhos, hehe. Tive mínima de 8,5°. Só não caiu mais porque ventou no meio e no finalzinho da madrugada. Meu gráfico formou "ondas" durante a noite, hehe. Deu 6,6° no INMET, protegido do vento.

 

Agora faz 17,7° com 60%. Vento NO a 6,0 km/h. Somos o local mais quente do RS.

 

Calor entrando pelo oeste do Sul: depois de 9,6° nessa noite, Foz do Iguaçu atingiu pico de 27,6° na última hora!!! Modesta elevação de 18°!!!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia na região Norte, segundo as que eu escolhi das automáticas! :onthequiet:

Notem que Porto Velho teve menor mínima que Rio Branco, e que Vilhena aparece em último! E ninguém bate Epitaciolândia, já é de praxe! :good:

 

12,3 - Epitaciolândia/AC

14,7 - Boca do Acre/AM

14,9 - Feijó/AC

15,0 - Ariquemes/RO

15,1 - Marechal Thaumaturgo/AC

15,8 - Porto Walter/AC

15,9 - Eirunepê/AM

15,9 - Cacoal/RO

16,0 - Porto Velho/RO

16,5 - Rio Branco/AC

17,7 - Vilhena/RO

 

No meu querido Mato Grosso, ficou assim:

(Notem as comparações das últimas três cidades)

 

10,1 - Comodoro

10,8 - Salto do Céu

11,4 - V.B.S. Trindade

11,5 - Pontes e Lacerda

11,6 - Alto Araguaia

12,1 - Rondonópolis

12,2 - Cáceres (116m) 92%URA (SO/MT)

12,2 - Alto Taquari (859m) 62%URA (SE/MT)

12,2 - S. José do Rio Claro (350m) 91%URA (CENTRO/MT)

 

Ontem, algumas variáveis:

 

30,0/6,6 - Comodoro

29,1/7,0 - Salto do céu

 

 

Agora senhores observem os dados de Nhumirim, pantanal matogrossense-do-sul:

 

23/07: 15,3/8,4

24/07: 16,8/2,2 - essa foi a mínima na última hora do dia, pois havia amanhecido com 10ºC!!!!!!!!!!

25/07: 20,3/-1,1

26/07: 27,4/0,1!!!!!!!!!!!!!!! Maravilha!

 

Hoje mínima de 6,2, e já faz 27,8ºC.

 

Já no estado de Goiás, ontem:

 

28,0/4,6 - Mineiros

26,2/5,3 - Jataí

 

Por enquanto é isso aí! Na média, essa massa polar no Centro-Oeste e Norte não ficou nem lá nem cá, exceto em pontos isolados. :punish:

 

Abraços de Adeus Polares

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.