Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Acho injusto querer despreza-la porque não causou frio excepcional na maior parte da região sul e nem no sudeste do país.

ALLEF, me contaram que o Inmet anotou neve no MS nesse evento.

 

Eu não consegui achar a mensagem nesse "caminhão" de msg's pergunto,

 

verdade?

 

Nevou no MS e não nevou em localidades como alguma capital do sul?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ar muito seco no eixo Ausentes-Urupema provocou forte resfriamento agora ao anoitecer. Veremos qual o fundo do poço...

 

Daeee, Caio, a estação? Foi mudada ou posso ir lá alterar o local? Pode ser no terreno do Alessandro?

 

André,

 

Deveriam vender Davis com rodinhas....

 

A procura do buraco perfeito continua.

 

Infelizmente se mudar de local os dados serão descontinuados e encerrados.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Voltou, -2,2°C! Carlos, Artur, alguém. Precisamos de garantias de que a estação não saia do ar por nada desse mundo durante a noite. Pode ser uma noite histórica para o BAZ!

 

Vinicius, se vc tiver Skype, manda msg pros caras também, engrossa o coro!!! Com relação a garantia, isso quem tem que dar é a diretoria do parque, o problema lá é a eletricidade! Mesmo com nobreak melhor, deu pra perceber como é sensível esta questão lá.

 

Em outro post, la na parte da contribuição ao PNI, coloquei que talvez seja melhor deslocarmos o console para a casa do vigia de furnas, lá é bem mais estável a energia do que no posto Marcão.

 

o jeito é rezar, e digo mais, hoje pode chegar a 2 dígitos negativos lá!!! aposto em -11!!!

Link to comment
Share on other sites

A questão de Soledade é monstruosamente simples: uma estação numa das baixadas da região. Com ela TODA A DISCUSSÃO sobre as baixadas cuiudíssimas da região estarão ENCERRADAS!

 

Por aqui um verão soledadense: variação de 8,5° a 20,8°. Foi minha primeira máxima na casa dos 20° desde o dia 14, ou seja, a 13 dias atrás!! Na semana que vem chegaremos aos 25° na 4ª e 5ª-feira, chovendo 6ª.

 

Agora tenho 13,0° com 74%. Até aposto em mínima um pouco menor nessa noite. Não há vento algum ou algo a 3 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Mafili...o PNI está com ceu limpíssmo e tem -3.4ºC, com uma leve brisa 3km/h (sul). Umidade em 92%

 

Artur quanto está o PO, lá?

 

92% me parece um cadinho alto.....

 

Vamos ver.

 

Já é show.

 

Mafili, o ponto de orvalho lá vai acompanhando em média com 1 grau a menos que a temperatura do ar. Olhando a estação, claro.

 

Visualmente, me parece que a parcela de ar onde está o sensor, mesmo a quase 2 metros do chão, recebe a umidade próxima ao solo, uma vez que o mato próximo a estação (não onde está a estação, que é uma pequena área sem mato alto) está com muita umidade. Provavelmente se a estação ficasse com os sensores a 4 metros do solo, estaríamos com menos de 60% de umidade. Parece que o Bruno explicou isso ontem, se não me engano.

 

Tenho observado o seguinte: para a forte negativação, a estação recebe o fluxo de ar gelado em ondas, ora o ar não penetra na estação, ora penetra, e nestas horas afunda a temperatura. Aparentemente, este processo acontece até umas 3 da madrugada, depois dessa hora, cessa a falta de fluxo e a temperatura só cai. Até as 3 da manhã, veremos sustos da temperatura subir 1 grau em 5 minutos, mas depois cai novamente. Pelo que está fazendo de frio lá, potencial claríssimo pra sub -10!!!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili...o PNI está com ceu limpíssmo e tem -3.4ºC, com uma leve brisa 3km/h (sul). Umidade em 92%

 

Artur quanto está o PO, lá?

 

92% me parece um cadinho alto.....

 

Vamos ver.

 

Opa, errei. Esses 92% de UR é para a pressão de 750 mb (ela deve estar indicando algo semelhante)...assim....deve ter menos umidade que isso.

 

vai descer mais,

 

sei que este fórum é para participação e colaboração e sem bairrismo,

 

e aí quanto falta para bater o MI.... :rofl: :rofl: :rofl:

 

brincadeirinha.....

Link to comment
Share on other sites

Artur,

 

A umidade vinda do "solo/mato" nesse momento não me parece importante. Não deve haver muita água no ar próximo ao solo com -3,0°C,

 

Preocupa no momento a umidade da atmosfera propriamente dita....

 

Para evitar o efeito estufa,

 

Sem fazer conta esses 92 devem ser algo como (750/1032)*0,92 = se a estação estivesse calibrada a nível do mar.

 

Vou por o Leopoldo para gelar (by Caio Cesar)

 

vamos acompanhando

Link to comment
Share on other sites

Ar muito seco no eixo Ausentes-Urupema provocou forte resfriamento agora ao anoitecer. Veremos qual o fundo do poço...

 

Daeee, Caio, a estação? Foi mudada ou posso ir lá alterar o local? Pode ser no terreno do Alessandro?

 

André,

 

Deveriam vender Davis com rodinhas....

 

A procura do buraco perfeito continua.

 

Infelizmente se mudar de local os dados serão descontinuados e encerrados.

 

Abraços

 

Acabei não indo a Urupema, Shima. Pode mudar o local sim! Já acordado com o Alessandro.

 

Mafili, a idéia é pegar um outro ponto da cidade pois é um desperdício medirmos a temperatura do mesmo local que o Ciran, duas estações no mesmo ponto. A Davis fora colocada porque surgiu uma certa desconfiança sobre os dados impressionantes de Urupema. Desfeito o mito, vamos partir para outro local.

 

Pode ficar susse que não é nenhum buraco da minhoca, fica na zona "urbana" do município que já é um grande buraco. A 100m da rua principal, em uma pousada. Bem diferente de escolher um buraco a dedo nos cafundó, como se sugere.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, a idéia é pegar um outro ponto da cidade pois é um desperdício medirmos a temperatura do mesmo local que o Ciran, duas estações no mesmo ponto. A Davis fora colocada porque surgiu uma certa desconfiança sobre os dados impressionantes de Urupema. Desfeito o mito, vamos partir para outro local.

 

Pode ficar susse que não é nenhum buraco da minhoca, fica na zona "urbana" do município que já é um grande buraco. A 100m da rua principal, em uma pousada. Bem diferente de escolher um buraco a dedo nos cafundó, como se sugere.

 

Realmente sendo assim é bem diferente de "escolher um buraco a dedo nos cafundó...."

 

Pergunto, e se for mais "quente"?

 

Agora,mudando de pato para ganso,

Dê uma ajudinha no monitoramento do PNI agora.

 

O "sincelo" me parece certo.

 

Que tu achas?

Link to comment
Share on other sites

Mafili, a idéia é pegar um outro ponto da cidade pois é um desperdício medirmos a temperatura do mesmo local que o Ciran, duas estações no mesmo ponto. A Davis fora colocada porque surgiu uma certa desconfiança sobre os dados impressionantes de Urupema. Desfeito o mito, vamos partir para outro local.

 

Pode ficar susse que não é nenhum buraco da minhoca, fica na zona "urbana" do município que já é um grande buraco. A 100m da rua principal, em uma pousada. Bem diferente de escolher um buraco a dedo nos cafundó, como se sugere.

 

Realmente sendo assim é bem diferente de "escolher um buraco a dedo nos cafundó...."

 

Pergunto, e se for mais "quente"?

 

Agora,mudando de pato para ganso,

Dê uma ajudinha no monitoramento do PNI agora.

 

O "sincelo" me parece certo.

 

Que tu achas?

 

Se for mais quente, paciência. Mas teremos um outro ponto de medição.

 

Quanto ao PNI tudo indica que sim, alta umidade e possivelmente infiltração de nuvens pela circulação da baixa no oceano. Por isso não está caindo tanto como deveria por já ter atingido menor temperatura há pouco. O que passar de nuvens vai grudar, possível belo visual ao amanhecer.

 

O ideal era ligar para saber se o céu está claro ou não.

 

A propósito, belo visual na queda de água no paredão da Serra do Rio do Rastro hoje:

 

file.php?id=2186

Link to comment
Share on other sites

Ressaca:

 

Modelo de clima e de longo prazo sugerem nova incursão de ar frio significativa apenas após o dia 12/13 de agosto.

 

Primeiros dez dias do mês tendem a favorecer o frio por irradiação de altitude da Mantiqueira.

 

Possível episódio de calor mais acentuado no RS neste período.

 

Urupema a -0,7oC e BJS zerada agora as 20h00.

Link to comment
Share on other sites

Artur,

 

Tá os dados da Climaterra, indicam -2 e qualquer coisa com chuva

 

dê-me o endereço que está nevando lá

 

 

Só faltava essa, se nevar hoje pulo do prédio!!!

 

será?

 

bom , em todo caso anota o endereço, rodovia engenheiro passos - itamonte km 0 - início da estrada pra parte alta. Dutra saída km 3 RJ.

Link to comment
Share on other sites

PHP, FAÇA O PENHOR DA SOGRINHA E COMPRE UMA DAVIS QUALQUER. PELAMOR DE DEUS! PESSOAS MUITO MAIS UMILDES QUE VC AQUI NESSE FÓRUM, ATÉ ALGUNS QUE DEPENDEM DE MESADA DO PAI, JÁ POSSUEM UMA ESTAÇÃO INSTALADA, SEJA ELA OFFLINE OU ONLINE. CHEGA DE LANÇAR DESAFIOS QUE JAMAIS PODEM SER PROVADOS! QUANDO VC COMPRAR A SUA DAVIS, PROMETO QUE EU, O MARCOS E O TORALES IREMOS ATÉ SOLEDADE PARA AUXILIÁ-LO NA ESCOLHA DA BAIXADA MAIS CUIÚDA F5 QUADRITURBO, BEM COMO NA CONTRUÇÃO DA ESTAÇÃO. COM OS DADOS EM MÃOS VAMOS DAR O TROCO NOS CATARINA, DAR UM MURRO NA CARA DE GUARAPUAVA E AMARRAR OS CAVALOS NA AVENIDA PAULISTA! VAMOS COM TUDO PARA CIMA DELES!!! BASTA COMPRAR A ESTAÇÃO AQUI:

 

http://www.microdaq.com/davis/weather/index.php

 

COM 3 CLIQUES E UM CARTÃO DE CRÉDITO A TUA ESTAÇÃO ESTARÁ A CAMINHO DO BRASIL JÁ NA SEGUNDA-FEIRA E INSTALAREMOS ELA ANTES DA PRÓXIMA MP.

 

MEXA-SE!!! NÃO AJA COMO NOSSOS GOVERNANTES

Link to comment
Share on other sites

 

Quanto ao PNI tudo indica que sim, alta umidade e possivelmente infiltração de nuvens pela circulação da baixa no oceano. Por isso não está caindo tanto como deveria por já ter atingido menor temperatura há pouco. O que passar de nuvens vai grudar, possível belo visual ao amanhecer.

 

O ideal era ligar para saber se o céu está claro ou não.

 

A propósito, belo visual na queda de água no paredão da Serra do Rio do Rastro hoje:

download/file.php?id=2186

 

Realmente, lindo visual.

 

Bom, vamos ver se o Charles Days liga,

 

Uma garrafa de Leopoldo para ter o Ronaldo lá agora.

 

Ufa

Link to comment
Share on other sites

Acho injusto querer despreza-la porque não causou frio excepcional na maior parte da região sul e nem no sudeste do país.

ALLEF, me contaram que o Inmet anotou neve no MS nesse evento.

 

Eu não consegui achar a mensagem nesse "caminhão" de msg's pergunto,

 

verdade?

 

Nevou no MS e não nevou em localidades como alguma capital do sul?

 

Abraços

 

Mafili,

 

Segundo a Meteorologista Cátia Braga do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) foi chuva congelada. De qualquer forma bastante raro!!!

 

Foto do Fenômeno tirado pela professora Ana Paula Lubas Mathias.

 

300x225-624eb5e6c1296aa5cf9a814f0f57ee58.jpg

 

Para mim esta massa polar, a de Julho de 2010 e Julho de 2009 foram tão intensas em partes Centro-Oeste como a de 2000. A de Julho de 2000 se não fosse o amanhecer do dia 14 e do dia 17(ou 18 não me lembro) de Julho não seria épico!!!

 

Abraços.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

....MEXA-SE!!! NÃO AJA COMO NOSSOS GOVERNANTES

 

Sempre há uma reeleição...sorry...ficou quicando na pequena área....eu não resisti e enchi o pé.

 

Eu contribuo,

 

Desculpe pelo off.

 

Quanto a ineficiência do serviço público somos os primeiros a criticar alguns órgãos públicos quando suas estações saem fora do ar.

 

Mas,

 

A nossa ineficiência privada sempre tem um desculpa pela nossa incompetência.

 

rsrsrsrsrs

 

Somos humanos...

Link to comment
Share on other sites

Mafili, se nublar por lá, a temperatura instantaneamente sobre para +5C no PNI.

 

Essa suba (sic) atual é oriunda da mudança de vento. Torça para que este vento venha de dentro do Parque, onde há muita perda de calor para o espaço sideral.

 

Minha intuição diz, que lá está chovendo.

 

Posso estar surtando....às vezes acontece.

Link to comment
Share on other sites

Passei o dia hj na casa de um amigo que mora num condomínio no extremo sul de POA, já na área rural. Aos porto-alegrenses que conhecem, é o Terra Ville que fica ao lado do Aeroclube. Bueno, ele me mostrou as fotos das geadas ocorridas por lá. A geada foi grossa e deixou os campos de golfe do condomínio tapados de branco. Belíssimas fotos!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, se nublar por lá, a temperatura instantaneamente sobre para +5C no PNI.

 

Essa suba (sic) atual é oriunda da mudança de vento. Torça para que este vento venha de dentro do Parque, onde há muita perda de calor para o espaço sideral.

 

Minha intuição diz, que lá está chovendo.

 

Posso estar surtando....às vezes acontece.

 

Minha absoluta certeza, que não.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ligar no PNI....ceu totalmente limpo e ausência de vento...muitas estrelas ainda comentou o guarda..há formação de gelo da redondeza...mas de leve..

 

Console marcando -2,9ºC!!

 

 

Ahhh como eu queria que o Mafili estivesse certo, por um lado...pelo outro, me animei novamente, achei q tudo ia pro saco....kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

A umidade relativa na estação PNI não é importante (à noite) para determinar o potencial de queda de temperatura, dentro de uma camada de inversão bem estabelecida sempre vai tender a saturação, o que importa para saber se tem potencial de queda é a umidade em altura que alimenta o resfriamento radiativo dentro do vale (é bom que seja baixa a UR na atmosfera "livre" fora da inversão do vale) e a intensidade do vento, se o vento em altura se intensificar de madrugada quebra a inversão.

Link to comment
Share on other sites

Aee galera, estava ausente das postagens no Baz pois simplesmente esqueci minha senha.. haha, e estava viajando pela América do Sul (Bolivia,Chile,Argentina) desde o dia 15 de julho, e cheguei hoje de madrugada ao Acre. Ou seja, perdi uma grande onda de frio aqui, a maior dos últimos 12 anos. Mas é sempre assim, quando saio do Acre, dá um frio extraordinário. Estava acompanhando as postagens sobre neve e tudo pelo país, e também me empolguei muito ao ver as imagens da neve na região de Fpolis. Foi um sonho tornando-se realidade e ajudou ainda mais a aumentar minha admiraçao e carinho por esta bela cidade catarinense. Neve em Curitiba tambem foi TOP, todos sabíamos que nessa cidade algum dia poderia nevar novamente, e esse dia aconteceu. SP com máxima de 8ºC também é possivel e aconteceu. Em suma, essa MP foi d+++. Com exceção do centro-norte Mineiro, Norte de GO, DF e ES, o centro-sul brasileiro de fato congelou. Eu estava lá em Bariloche nesses dias, e o que se falava lá entre brasileiros, era a neve que faltava naquelas bandas e caia aos montes pelo sul do BR era assunto a todo momento. Apesar da falta de neve caindo, havia neve nas montanhas, e frio de sobra, com até -13ºC.. foi a menor temperatura da minha vida, e tranquila... graças ao sistema de aquecimento argentino... heheheeh. Aposto que foi bem pior os 7 graus aqui no Acre sem calefação em lugar nenhum, do que os -13 da Bari.. Enfim, aqui em Rio Branco a temperatura caiu como desde julho 2000, chegando aos mesmos 7 graus registrados daquela época. Nas máximas, em 2001 tivemos máxima de 12ºC, e nessa onda de frio recente a máxima foi de 13 no aero. Então não tivemos nenhum recorde com relação as Mps. desde os anos 2000. Mas tivemos valores similares. Algo que achei incrivel foi ter dois dias seguidos, com temperatura entre 11 e 13 graus a tarde inteira, aqui em Rio Branco. E 8 graus registrados durante o meio da manhã, as 9 horas, no aeroporto. Imagina a sensaçao gelada que os rio-branquenses tiveram, céu nublado, ventando e 8 graus no meio de uma manhã de dia útil. Creio eu que a sensação térmica chegou próxima de 0ºC.

 

Aqui está um relatório que fiz, baseado na estação do aeroporto, que está com o termômetro calibradíssimo.

 

Ultimos 7 dias em Rio Branco-Acre, Estação do Aeroporto SBRB

 

Domingo 21/07 ----> 32,9º / 20,8º

Segunda 22/07 ----> 33,4º / 20,1º

Terça 23/07 ------> 23,0º / 10,0º

Quarta 24/07 -----> 13,7º / 7,9º

Quinta 25/07 -----> 24,5º / 9,3º

Sexta 26/07 -------> 28,2º / 12,7º

Sábado 27/07 ------> 32,1º / 12,6º

 

 

Quando cheguei hoje à cidade, por volta de 01:30 da madrugada, o aeroporto registrava 15ºC, e a mínima hoje pela cidade, foi de 11 graus na estação convencional do Inmet. Ainda peguei o último resquício dessa onda de frio.. hehehe. Mas hoje à tarde o calor de 32ºC fez questão de me recepcionar, e lembrei do clima goiano aqui, com essa amplitude térmica desértica..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

QUANDO VC COMPRAR A SUA DAVIS, PROMETO QUE EU, O MARCOS E O TORALES IREMOS ATÉ SOLEDADE PARA AUXILIÁ-LO NA ESCOLHA DA BAIXADA MAIS CUIÚDA F5 QUADRITURBO, BEM COMO NA CONTRUÇÃO DA ESTAÇÃO.

:rofl: :rofl: :rofl: Depois eu que sou superlativista!!

 

Aqui 11,6°.

 

Abraços exagerados!

Link to comment
Share on other sites

Na minha estação 10,8...na Praça 50m metros daqui levei minha Oregon e 8,7......Este é o azar de morar numa cobertura de um predio...ceu limpo por aqui

Qual foi tua variação no dia mais frio? E a mínima absoluta? Tenho curiosidade em colocar duas estações: uma a 1,5 m do solo e outra no alto dum prédio de 15 andares.

 

Ainda 11,6°.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, Gustnado! Vc, pelo visto, é outro doutor em micro-clima :mosking:

 

Em baixadas de deserto, sem vento algum, a UR atinge valores próximos a 80%. Isso ocorre pq todo o ar frio que escorre para o local baixa pela mega perda de radiação que ocorre num deserto acaba condensando a umidade do ar pela aproximação do ponto de orvalho.

 

No PNI o importante é que o ar frio que está dentro do parque escorra para a entrada do parque (onde está localizada a estação), Daí a importância do vento sudeste leve.

 

Meu palpite: se o vento sudeste permanecer constante em toda a madrugada a apartir de agora a temperatura bate nos -10C. Se o vento for oscilante, a temperatura vai ficar entre -6C e -8C. Se virar para noroeste, isto é, da atmosfera livre que há em frente à estação, a mínima será positiva.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.