Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Gurizada,

 

Temos céu nublado com chuvisqueiros isolados.

 

Temperatura de 7,4ºC aqui em SJP. No aero internacional de Curitiba 8ºC.

Fala Bettega, Curitiba está completando agora 72 HORAS ABAIXO DE 10ºC. Com essa nebulosidade, duvido que passe disso durante o dia de hoje, portanto vamos alcançar amanhã algo entre 90 e 100 horas abaixo de 10ºC! Depende de quanto esquentar durante a tarde de amanhã.

 

Destas 72 horas até aqui, algo entre 50-60 horas (depende da estação) estamos abaixo de 7ºC. E aí, será que com tantas horas de frio o Coutinho vai indicar aos seus clientes plantar maçã na RMC ao invés de SJ? :laugh:

 

Ué, a região já é naturalmente fria e há vários produtores de maçã no entorno de Curitiba!

Tenho uma pequena propriedade na gélida cidade de Quitandinha (30km Curitiba) onde meu vizinho produz maçã, kiwi, pêssego, nectarina e ameixas.

Link to comment
Share on other sites

Boas fotos Fernando....maré alta, heim? Parece que em Santos teve uma ressaca braba por lá tambem..!! No ABC 8,8 e tudo fechado...Mas o problema é dentro de casa, ontem bati 12,4 na minha sala vendo o jogo...fique pensando se estas cidades no sul tem estrutura pra aguentar estes eventos fortes..pois fica muito desagradavel..

 

Não aguentam. Enchem-se de roupas. Um europeu fica impressionado com a falta de estrutura que temos.Eles não passam frio. 12°C e já ligam o aquecimento. Quando vem o frio a casa tá quente, depois, começa a se igualar à temperatura da rua. Não é incomum a temperatura ambiente de uma casa no Rs ficar extremamente gelado. Ao invés de aquecê-la, o pessoal assiste TV com cobertores e, no máximo, uma estufinha. No Uruguai, dependendo da região, é a mesma coisa. Não sei Montevideu, que não conheco. Mas, estive em Paissandu e Fray Bentos, e é igual ao RS, só estufas e lareiras. Na Argentina há mais aquecimento. Mas, é um folclore achar que todos tem acesso ao aquecimento a gás. Agora tenho 14°C dentro de casa. Aquecimento desligado todo o dia.

 

Verdade!!! Meu primo da Alemanha e minhas 2 primas da Itália, passam mais frio quando nos visitam em Lages, devido a falta de estrutura das edificações na serra.

No sul de MG e no interior paulista, em dias frios a parte social da casa passava a ser a cozinha: todo mundo ficava em volta do fogão a lenha.

 

O pior é que, pelo menos nas cidades, o fogão a lenha está em extinção. :sad:

Meus parentes em São Simão-SP que o digam: atualmente a lenha está saindo mais cara que o gás.

Quando eu era pequeno, quando em visita lá, saía com as minhas tias para apanhar lenha no mato.

Hoje em dia, mato com lenha boa está muuuiito distante da cidade.

O jeito é comprar do caminhão na porta de casa. A preço de ouro... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Temos céu nublado com chuvisqueiros isolados.

 

Temperatura de 7,4ºC aqui em SJP. No aero internacional de Curitiba 8ºC.

Fala Bettega, Curitiba está completando agora 72 HORAS ABAIXO DE 10ºC. Com essa nebulosidade, duvido que passe disso durante o dia de hoje, portanto vamos alcançar amanhã algo entre 90 e 100 horas abaixo de 10ºC! Depende de quanto esquentar durante a tarde de amanhã.

 

Destas 72 horas até aqui, algo entre 50-60 horas (depende da estação) estamos abaixo de 7ºC. E aí, será que com tantas horas de frio o Coutinho vai indicar aos seus clientes plantar maçã na RMC ao invés de SJ? :laugh:

 

Ué, a região já é naturalmente fria e há vários produtores de maçã no entorno de Curitiba!

Tenho uma pequena propriedade na gélida cidade de Quitandinha (30km Curitiba) onde meu vizinho produz maçã, kiwi, pêssego, nectarina e ameixas.

 

Bettega, no pomar daqui de casa temos lichia, abacate, mexerica, pitanga, laranja, manga... será que dá certo plantar maçã e pêssego? :mosking:

 

Lembrando que a bananeira daqui do lado queimou legal nas geadas de 2011, mas desde então surgiram outras próximas de casa... parece praga!!!

Link to comment
Share on other sites

Ah então desculpa Carlão, esquece, passa borracha, to mordido com alguns aqui, não todos, e vc é um grande amigo .

Ah mas voltando, sim quanto ao que vc falou é exatamente isto, creio que devamos pontuar, esclarecer onde ocorreu tal fenômeno , tal temperatura, por exemplo MI não é Urubici cidade, e assim por diante, senão daqui a pouco vou considerar todas as vezes que nevou em Itapuca e não aqui, como Grande Soledade...

O correto seria relatar a mínima na baixada do Castelinho foi x graus, na cidade foi y... :good:

 

Concordo 100%.

 

Assim da a impressao que Santa Rosa e' muito mais fria que SJ Ausentes...e etc.

Link to comment
Share on other sites

Agradeço pela sua previsão pra cá! :good2:

 

Tu é meu bruxo, Evandro !!!! Só discordo dessas motos....PERIGO.. PERIGO (by Robot) !!!!

 

He he... tenho planos de comprar um carro à médio prazo. :good:

 

Dispenso de cara veículos da Fiat... nunca gostei muito desta marca. E sinto saudades de um Corsa Sedan 2003 que, apesar de simples, era honesto e bem confortável.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura voltou a ficar acima dos 10 graus hoje na capital paulista, após mais de 40 horas de sub-10. Mas agora voltou a cair e está em 8.6 graus no Mirante do Santana.

A chuva parou pela ainda manhã (em vez de cessar pela tarde, como indicava o GFS) e o Sol até tentou aparecer um pouco durante a tarde. Vamos ver se finalmente ele aparece com mais força amanhã!

Link to comment
Share on other sites

Boas fotos Fernando....maré alta, heim? Parece que em Santos teve uma ressaca braba por lá tambem..!! No ABC 8,8 e tudo fechado...Mas o problema é dentro de casa, ontem bati 12,4 na minha sala vendo o jogo...fique pensando se estas cidades no sul tem estrutura pra aguentar estes eventos fortes..pois fica muito desagradavel..

 

Não aguentam. Enchem-se de roupas. Um europeu fica impressionado com a falta de estrutura que temos.Eles não passam frio. 12°C e já ligam o aquecimento. Quando vem o frio a casa tá quente, depois, começa a se igualar à temperatura da rua. Não é incomum a temperatura ambiente de uma casa no Rs ficar extremamente gelado. Ao invés de aquecê-la, o pessoal assiste TV com cobertores e, no máximo, uma estufinha. No Uruguai, dependendo da região, é a mesma coisa. Não sei Montevideu, que não conheco. Mas, estive em Paissandu e Fray Bentos, e é igual ao RS, só estufas e lareiras. Na Argentina há mais aquecimento. Mas, é um folclore achar que todos tem acesso ao aquecimento a gás. Agora tenho 14°C dentro de casa. Aquecimento desligado todo o dia.

 

Gurizada,

Somente os mais abastados da capital paranaense possuem calefação, porque os sistemas ainda são muito caros. Para ter uma idéia, para uma casa de 160m2 um sistema de calefação com radiadores de água quente chega a custar entre 20 e 30 mil reais. O sistema de piso radiante é um pouco mais barato, entretanto detona a conta de energia elétrica...

 

Uma boa parte da população tem lareira e estufa/fogão à lenha ou os dois.

 

Descobri recentemente uma placa calefatora elétrica de alto rendimento e baixo consumo. O custo de aquisição é elevado, porém paga-se rapidamente pela grande economia de energia que gera. Tenho em praticamente todos os cômodos de minha casa e funciona muito bem até certo limite de temperatura externa. Casas com melhor isolamento térmico conseguem performances melhores.

 

Ontem atingi 8ºC dentro de casa no início da noite e fazia 4ºC fora de casa. Nos ambientes com calefação a temperatura era de 17/18 graus.

 

Quando não está tão frio apenas acendo a lareira e uma estufa para economizar...

 

Esta é a vida das pessoas que moram nos planaltos do sul...

Link to comment
Share on other sites

A janela da neve na serra catarinense se fechou as 15h00 de acordo com o GFS 12Z, mas ainda fazia 0oC as 18h00 por lá com máxima de apenas 0,9oC. Há frio nas camadas mais altas. Janela finalmente se fechando...

 

FIELD  TEMPERATURE    TEMPERATURE    TEMPERATURE    TEMPERATURE    TEMPERATURE    PRECIPITATION 
LEVEL    850 MB         800 MB         750 MB         700 MB         650 MB                
UNITS      DEGC           DEGC           DEGC           DEGC           DEGC           MM   
HR
+  0.      1.9           -1.0           -3.4           -6.2          -10.1           0.31
+  3.      3.3            0.2           -2.9           -5.8          -10.0           0.32
+  6.      4.1            0.6           -2.6           -5.9           -9.3           0.00

 

As mais bonitas da nevada de hoje:

 

1073326_549642998430687_771159472_o.jpg

 

1003734_464979473597828_222921535_n.jpg

 

946629_464979946931114_223223854_n.jpg

 

1045118_464980076931101_978470388_n.jpg

 

946631_464980126931096_736391026_n.jpg

 

Cachoeira congelada em Urupema:

 

572.jpg

 

Nevou também em Bom Jardim da Serra de acordo com o Facebook do Rio do Rastro Eco Resort.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

Somente os mais abastados da capital paranaense possuem calefação, porque os sistemas ainda são muito caros. Para ter uma idéia, para uma casa de 160m2 um sistema de calefação com radiadores de água quente chega a custar entre 20 e 30 mil reais. O sistema de piso radiante é um pouco mais barato, entretanto detona a conta de energia elétrica...

 

Uma boa parte da população tem lareira e estufa/fogão à lenha ou os dois.

 

Descobri recentemente uma placa calefatora elétrica de alto rendimento e baixo consumo. O custo de aquisição é elevado, porém paga-se rapidamente pela grande economia de energia que gera. Tenho em praticamente todos os cômodos de minha casa e funciona muito bem até certo limite de temperatura externa. Casas com melhor isolamento térmico conseguem performances melhores.

 

Ontem atingi 8ºC dentro de casa no início da noite e fazia 4ºC fora de casa. Nos ambientes com calefação a temperatura era de 17/18 graus.

 

Quando não está tão frio apenas acendo a lareira e uma estufa para economizar...

 

Esta é a vida das pessoas que moram nos planaltos do sul...

 

30 paus para instalar calefação? Aqui em Canela gastamos um pouco mais de 10 mil para instalar a calefação de uma casa pequena, com dois dormitórios, cozinha, sala e banheiro. Um radiador para cada um desses cômodos. A instalação foi em 2010, então eu não sei se houve muita variação no preço desde então.

 

Nos dias mais frios, com temperatura máxima ao redor de 5º C ou 6º C consegui uma temperatura interna entre 12º C e 14º C. Mas isso, só com a calefação ligada 16 horas por dia. Haja gás...

Link to comment
Share on other sites

 

Caio, estava pensando nas cotas de 500m no morro do ribeirão, sul da ilha.

 

Olha isso:

 

Paulo Hames ‏@PauloTempo 3 h

 

@Climaterra Olá Coutinho. Será que pode ter nevado ali em São Bonifácio ou sul da serra do Tabuleiro?

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 2 h

 

@PauloTempo Acima dos 250/300 m sim.

 

E agora, como descartar chance de precipitação invernal lá em cima, se eu acompanhei o radar do M.I. despejando água e o nosso colega de fórum mostrou 4C no Morro da Cruz no carro dele (chuto entre 2C/3C na rua).

Link to comment
Share on other sites

Boas fotos Fernando....maré alta, heim? Parece que em Santos teve uma ressaca braba por lá tambem..!! No ABC 8,8 e tudo fechado...Mas o problema é dentro de casa, ontem bati 12,4 na minha sala vendo o jogo...fique pensando se estas cidades no sul tem estrutura pra aguentar estes eventos fortes..pois fica muito desagradavel..

 

Não aguentam. Enchem-se de roupas. Um europeu fica impressionado com a falta de estrutura que temos.Eles não passam frio. 12°C e já ligam o aquecimento. Quando vem o frio a casa tá quente, depois, começa a se igualar à temperatura da rua. Não é incomum a temperatura ambiente de uma casa no Rs ficar extremamente gelado. Ao invés de aquecê-la, o pessoal assiste TV com cobertores e, no máximo, uma estufinha. No Uruguai, dependendo da região, é a mesma coisa. Não sei Montevideu, que não conheco. Mas, estive em Paissandu e Fray Bentos, e é igual ao RS, só estufas e lareiras. Na Argentina há mais aquecimento. Mas, é um folclore achar que todos tem acesso ao aquecimento a gás. Agora tenho 14°C dentro de casa. Aquecimento desligado todo o dia.

 

Gurizada,

Somente os mais abastados da capital paranaense possuem calefação, porque os sistemas ainda são muito caros. Para ter uma idéia, para uma casa de 160m2 um sistema de calefação com radiadores de água quente chega a custar entre 20 e 30 mil reais. O sistema de piso radiante é um pouco mais barato, entretanto detona a conta de energia elétrica...

 

Uma boa parte da população tem lareira e estufa/fogão à lenha ou os dois.

 

Descobri recentemente uma placa calefatora elétrica de alto rendimento e baixo consumo. O custo de aquisição é elevado, porém paga-se rapidamente pela grande economia de energia que gera. Tenho em praticamente todos os cômodos de minha casa e funciona muito bem até certo limite de temperatura externa. Casas com melhor isolamento térmico conseguem performances melhores.

 

Ontem atingi 8ºC dentro de casa no início da noite e fazia 4ºC fora de casa. Nos ambientes com calefação a temperatura era de 17/18 graus.

 

Quando não está tão frio apenas acendo a lareira e uma estufa para economizar...

 

Esta é a vida das pessoas que moram nos planaltos do sul...

 

 

 

a calefação que voce instalou é essa?

http://www.rocatherm.com.br/imagens/sistema-calefacao.jpg

 

porque na argentina custa 13/15 conto uma dessa e nao achei um absurdo!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

Somente os mais abastados da capital paranaense possuem calefação, porque os sistemas ainda são muito caros. Para ter uma idéia, para uma casa de 160m2 um sistema de calefação com radiadores de água quente chega a custar entre 20 e 30 mil reais. O sistema de piso radiante é um pouco mais barato, entretanto detona a conta de energia elétrica...

 

Uma boa parte da população tem lareira e estufa/fogão à lenha ou os dois.

 

Descobri recentemente uma placa calefatora elétrica de alto rendimento e baixo consumo. O custo de aquisição é elevado, porém paga-se rapidamente pela grande economia de energia que gera. Tenho em praticamente todos os cômodos de minha casa e funciona muito bem até certo limite de temperatura externa. Casas com melhor isolamento térmico conseguem performances melhores.

 

Ontem atingi 8ºC dentro de casa no início da noite e fazia 4ºC fora de casa. Nos ambientes com calefação a temperatura era de 17/18 graus.

 

Quando não está tão frio apenas acendo a lareira e uma estufa para economizar...

 

Esta é a vida das pessoas que moram nos planaltos do sul...

 

 

Mas muitos preferem gastar esses mesmos 20/30 mil em um carro zero. Para uma parte da classe média é só uma questão de (falta de) prioridades.

 

Já para os mais pobres, que realmente não têm opção, é triste mesmo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Caio, estava pensando nas cotas de 500m no morro do ribeirão, sul da ilha.

 

 

Não tenho dúvidas que nevou na cota de 500m no sul da Ilha, bem em frente do Cambirela.

 

Um amigo meu que ficou preso na neve em Rancho Queimado pegou neve caindo quase ao nível do mar em Águas Mornas.

 

Estou tentando conseguir algo (fotográfico) com o pessoal do sul da ilha, ou ao menos relatos, mas como o pessoal se assustou com o frontal do Cambirela acho que nem olharam para o alto do ribeirão. Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis / Palhoça

 

neve+102.JPG

 

neve+134.JPG

 

neve+083.JPG

 

neve+085.JPG

 

Fonte (e imagens maiores): http://dnazul.blogspot.com.br/

 

9362001212_8610cd5c17_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/erichcasagrande/

 

9363099645_3fef680ddd_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/bagagem_fotografica/

 

9358252755_e22c5927b1_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/pp5nw/

 

9351746849_0302d73b88_b.jpg

 

9359564163_7e9256c3bf_b.jpg

Fonte: http://www.flickr.com/photos/54567385@N04/

 

15363515.jpg?w=1024

Crédito: Julio Cavalheiro

 

15363540.jpg?w=1024

Crédito: Andre Ferreira :shok:

 

 

Rancho Queimado

 

15363529.jpg?w=1024

Crédito: Guto Kuerten

 

Papanduva

 

15359218.jpg?w=1024

Crédito: Robison R. Adada

 

15358243.jpg?w=1024

Crédito: Cleverson Beje

 

Ituporanga

 

15357973.jpg?w=1024

Crédito: Camila Laurindo

 

15357974.jpg?w=1024

Crédito: Camila Laurindo

 

Fonte (imagens onde não há indicação individual):http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2013/07/dc-disponibiliza-imagens-em-alta-resolucao-da-neve-em-santa-catarina-4210590.html e http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/fotos/neve-em-santa-catarina-37567.html

 

 

 

 

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

 

15363540.jpg?w=1024

Crédito: Andre Ferreira :shok:

 

Fonte (imagens onde não há indicação individual):http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2013/07/dc-disponibiliza-imagens-em-alta-resolucao-da-neve-em-santa-catarina-4210590.html e http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/fotos/neve-em-santa-catarina-37567.html

 

Sou louco pra ver isso na Via Dutra em Cachoeira Paulista, sentido RJ... foto fodástica!!!

Link to comment
Share on other sites

:ok: Admiro e gosto muito do trabalho da Metsul, só não concordo em colocarem tabelão de mínimas apenas com o nome da cidade, e não diferenciando topo de baixada,sim pois aqui nas baixadas ficou entre -6º e -8º, e até mais, e posso provar isto, desafio quem quiser tirar a prova.Exemplo, no topo em Farroupilha fez menos frio que aqui, no entanto com este dado de baxada de lá, dá impressão que em Farroupilha fez mais frio que Soledade , o q não é verdade.

Paulo, a estação da Anselmi está a 12m do solo. Não dá pra comparar com o topinho baixo de Soledade a 1,8m do solo, não achas? Outro detalhe é que a estação da Vicentina não está no local mais frio de Farroupilha, há baixadas mais frias aqui na região. Soledade é muito fria, eu sei.

Relaxa e instala uma Davis num baixadão. Certamente Soledade estará entre as mais frias da lista. Por enquanto os dados aceitos são do INMET.

Link to comment
Share on other sites

 

15363540.jpg?w=1024

Crédito: Andre Ferreira :shok:

 

Fonte (imagens onde não há indicação individual):http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2013/07/dc-disponibiliza-imagens-em-alta-resolucao-da-neve-em-santa-catarina-4210590.html e http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/fotos/neve-em-santa-catarina-37567.html

 

Sou louco pra ver isso na Via Dutra em Cachoeira Paulista, sentido RJ... foto fodástica!!!

Imagem de sonho. Sempre que passava pela BR 101 ao lado serra do Tabuleiro, comentava com minha esposa que já havia ocorrido neve nessas montanhas suficiente para ser vista do litoral e que um dia isso se repetiria. Esse fato me deixou muito mais feliz do que se tivesse nevado um metro aqui na Serra Gaúcha. Ver essas imagens é muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Essas imagens são a prova que eventos meteorológicos fascinantes podem acontecer a qualquer momento, oferecendo momentos inesquecíveis como este.

 

Realizei um sonho de criança.

 

Este cenário de sonho jamais será esquecido pelos catarinenses e todos os brasileiros.

 

São as mais belas imagens de neve já registradas no Brasil. Algo absolutamente fantástico, lindo. Um esplendor que a natureza nos presenteou.

Link to comment
Share on other sites

Escreveram aqui os europeus quando vem aqui passam mais frio do que na Europa,realmente os apartamentos,casas têm sistema de calefação se não tivessem, em muitas residências de 45º de latitude pra cima iam ficar congeladas dentro de casa,formando estalagtites de gelo descendo do teto,não teriam como dormir etc, mas os europeus reservam uma grande parcela de seus gastos mensais ou anuais para manter sua calefação,a renda deles na grande maioria da população é alta,diferente do Brasil em que a grande maioria tem renda baixa.Enquanto o operário das montadoras alemãs ganham US$ 40,00 dólares à hora, por dia útil chegam a ganhar US$ 240,00 dólares e em 22 dias úteis mensais ganham US$ 5.280,00 dólares ou a bagatela de 11.880,00 reais mensais,maior do a renda das famílias brasileiras da classe A1 que é acima de 11.100,00 reais.Aqui no Brasil o operário das montadoras alemãs ganham em média US$ 11,00 dólares hora.

Uma casa pequena igual o Melo falou 2 quartos,sala cozinha,banheiro ficou em 10.000,00 o sistema de calefação para mim é caro não gastaria,para uma minoria de renda alta vale a pena gastar 10,20 ou 30 mil reais depende da prioridade ou não.Nossa realidade financeira é bem diferente de muitos países europeus.Os gaúchos,catarinenses etc sobreviveram muito bem nesses duzentos anos ou mais de crescimento da população sulina.

Link to comment
Share on other sites

Estranho que o povo que tinha jogado a toalha esse ano ta só comemorando o frio agora , o povinho hein .......

 

Pior é quem jogou toalha entre quinta e sábado (se não editaram o fórum é só procurar)... :laugh: . Brincadeiras a parte, lamentável foi escutar o ja/rbs divulgando opinião de telespectadora sobre "o motivo de não ter nevado no pico do cambirela", aquilo foi um crime contra a climatologia brasileira!

 

Seguem imagens; possivelmente de 'farinha' no topo. Imagens de galeria do clicrbs...

001.jpg.f9eb61a0f42ca9191a04841c66d00c0b.jpg

Link to comment
Share on other sites

São as mais belas imagens de neve já registradas no Brasil. Algo absolutamente fantástico, lindo. Um esplendor que a natureza nos presenteou.

Assino embaixo!!!!

 

Aqui "calorosa" máxima de 15,1°. Agora faz 10,9° com 73%. Aquecemos 1,2°! Fazia 9,7° a 1h atrás, às 20:35. Maldito vento E.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

O aspecto fascinante da neve no Brasil nos últimos anos, é o fato de que cidades bem baixas, com poucas chances de competir com SJ, Urupema, Bom Jardim,Gramado/Canela, Caxias, Itapuca/Fontoura Xavier etc,favoritas,chegam e vencem o jogo,e até de goleada, e a cada evento , algum município pode surpreender...

Classificação das nevadas:

Ituporanga, Rancho Queimado neste evento, 5 categoria máxima das nevadas brasilis...

Serra do Botucaraí em 94 categoria 5 na Raia da pedra e Fontoura Xavier , Itapuca e Soledade.Em 2000 Soledade foi 3...

Em 2010, variou de 4 a 3 em SC :sarcastic: ...

Em 2007 no eixo Raia da Pedra-Itapuca foi uma categoria 3.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.