Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013

Recommended Posts

As notícias vindas da CLIMATERRA são desesperadoras e apavorantes e o pior com uma realismo fantástico,..a ..Só me resta orar.

Agradeço ao querido Mauro Silva..por me lembrar que ainda tenho algo de lucidez....

Valeu Mafili, apenas tive a capacidade de ler as entrelinhas das tuas mensagens!

E para ti, quais são as reais possibilidades com relação a neve neste evento que se aproxima?

Onde, quando e com que intensidade pode nevar?

Sei que nao e fácil o prognostico!

Fraterno abraço.

Olá pessoal, esse é o meu primeiro post! Venho acompanhando sempre o fórum e decidi participar. Venho aprendendo muito com vocês :good:

Hoje em Piracicaba, as 15:30, deu uma chuva monstuosa! Segue alguns registros:

0eca99aef23f11e29a5b22000a9f15d6_7.jpg

a87eca0af23c11e2bbed22000a9e28b0_7.jpg

f4eb80fcf23e11e29d5922000ae91047_7.jpg

97fe41b6f24011e2bcaf22000a1fbcb3_7.jpg

014e3588f24911e2822f22000a9f09ca_7.jpg

f7c5af8cf24311e2879322000a9f1376_7.jpg

Desculpe a quantidade de fotos, se não gostarem eu edito o post!

OBS: Ancioso com a MP, espero que o pessoal do sul deixe um pouquinho de frio pra cá :laugh:

Apesar de morar no Sul de Minas, minhas raízes sao de Londrina e Cornelio Procopio, adoro essa terra, to na torcida para que vcs tenham grandes momentos, dale neveeee!

Que belo evento!!!

Pergunta: vcs acham que o Sudeste ja pode esquecer temperaturas abaixo dos 2 graus para dia 24, ou pela magnitude da MP ainda corremos risco de ver algo como 1994?

Abracos e bons momentos a vcs do Sul!

:pleasantry:

Interessante que falei com algumas pessoas hoje e elas não sabem que vai esfriar muito.. Muitos seguem a TV e estes acreditam que o frio de agora é o Super frio que está chegando.. :negative:

Pessoal tá muito descrente com o frio, imagina com a neve..

Muita gente vai se apavorar e os noticiários vão bombar mesmo!

Twitter - Eugênio Hackbart:

Modelo americano indica ao redor de 5 cm de neve pro Planalto Sul de SC enquanto o Europeu aponta chance de até meio metro para a região.

Isso prova o quanto é difícil a previsão de neve acumulada. Simplesmente não sabemos o quanto vai nevar, mas o nowcast certamente nos ajudará a

decidir em qual modelo acreditar. Até agora o europeu levou a melhor sempre...

talvez um belo cavalo paraguaio

Seca bastante, Mafili. Como em 2010, deu certo.

Só para lembrar:

sst.daily.anom.gif

Alguns outros anos com registro de fortes e marcantes episódios de frio e anomalias negativas em JJA:

01JUN1955     -1,5     -1,3     -1,0     -0,7 /
01JUN1956     -0,5     -1,0     -0,9     -0,8
01JUN1962     -1,4     -0,6     -0,4     -0,6 / 
01JUN1967     -1,7     -1,0     -0,8     -1,0 /
01JUN1971     -1,0     -1,0     -1,0     -0,8 /
01JUN1979     -0,3     -0,2     -0,3     -0,2 /
01JUN1975     -1,0     -1,1     -1,3     -1,2 /
01JUN1984     -0,5     -0,7     -0,5     -0,4 / 
01JUN1988     -1,5     -2.0     -1,6     -0,8 / Inverno histórico e duas fortes nevascas 
25JUL1990     -1.1     -0.4      0.1      0.3 / Inverno histórico e recorde de neve.
26JUN1996     -1.8     -0.5     -0.2     -0.2 / Inverno constante, potentes erupções de ar frio e grande episódio de neve nesta data.
28JUL1999     -1.0     -1.0     -1.0     -0.9 / Inverno constante e longo, recorde de geadas, neve mais precoce registrada e intensa erupção em agosto.
12JUL2000     -1.2     -0.5     -0.5     -0.7 / Inverno com miolo histórico e episódio memorável nesta data.
25JUL2007     -1.0     -1.0     -0.5      0.1 / Inverno muito constante no RS e SC.
04AUG2010     -1.5     -1.3     -1.2     -1.0 / Inverno na média, agosto mais frio da história em POA e neve intensa nesta data.
17AUG2011     -0.1     -0.5     -0.8     -0.4 / Inverno abaixo da média no RS e SC, frio constante em junho e fortes ondas de ar frio em agosto.

2013 deve entrar nesse grupo, e também pela condição de Nino 1+2.

Edited by Guest

18Z melhora a neve em Curitiba

O mais incrível disso tudo é que existe a chance desta neve em Curitiba ser maior que aquela de 1975! Alguns flocos já fariam

a festa da galera, mas a tendência é de MUITOS flocos hehehe. Realmente é algo que acontece de muito em muito tempo, e agora

chegou a hora novamente. Se conseguir acumular, vai ser LINDO ver a metrópole encoberta de branco.

sem essa.....A NEVE faz parte da histórica climática do Brasil.

Aliás, pense assim: A média "quase histórica" do passado são 22 cm de acumulação em São Joaquim, portanto, algo bem razoável que os modelos indiquem algo entre 5 e 50 cm. Ou seja os modelos estão indicando a média"

Minha questão de 04/08/2012...é simples,

Eu não tinha dinheiro para bancar um processo judicial,

Situação bem diferente em julho de 2013.

Aprendi a usar a tecla "prt Sc" antes de postar algo,

Assim se limite a discussões apenas técnicas.....afinal isto é internet.

Abraços

EITA PORRA :shok:

Seria esse um recorde brasileiro? não falamos muito sobre vento aqui no BAZ (velocidade)

Edited by Guest

Os ventos aqui em Piracicaba chegaram a 128,5 km/h! http://deolhonotempo.com.br/site/tempestade-com-ventos-de-1285-kmh-e-granizo-provoca-estragos-em-piracicaba-sp/

Seria esse um recorde brasileiro? não falamos muito sobre vento aqui no BAZ (velocidade)

Não sei, acredito que o tornado de Itu e Indaiatuba trouxeram maiores velocidades. Mas a cidade está destruída, centenas de árvores caídas por todos os lados! Somente na praça central são mais de 25 árvores no chão!

sem essa.....A NEVE faz parte da histórica climática do Brasil.

Aliás, pense assim: A média "quase histórica" do passado são 22 cm de acumulação em São Joaquim, portanto, algo bem razoável que os modelos indiquem algo entre 5 e 50 cm. Ou seja os modelos estão indicando a média"

Minha questão de 04/08/2012...é simples,

Eu não tinha dinheiro para bancar um processo judicial,

Situação bem diferente em julho de 2013.

Aprendi a usar a tecla "prt Sc" antes de postar algo,

Assim se limite a discussões apenas técnicas.....afinal isto é internet.

Abraços

Poxa Mafili, te dou um elogio e tu me vens com este espírito?

Segundo o Coutinho entraremos numa era glacial, segundo

o Mafili sera uma friagem

Façam suas apostas!!!

Meu caro (Geraldo Francisco da Silva) também conhecido pela alcunha popular de GFS

A previsão do Ronaldo é correta dentro dos elementos que você conhece além do vasto trabalho experimental que ele dispõe.

Assim a previsão dele é correta dentro deste cabedal de conhecimento.

Certamente nem ele está prevendo uma era glacial e nem eu uma friagem setentrional.

Estamos verificando a possibilidade de ser uma uma "verdadeira onda de frio" dentro dos critérios da OMM (MWO).

Abraços

Segundo o Coutinho entraremos numa era glacial, segundo

o Mafili sera uma friagem

Façam suas apostas!!!

Meu caro (Geraldo Francisco da Silva) também conhecido pela alcunha popular de GFS

A previsão do Ronaldo é correta dentro dos elementos que você conhece além do vasto trabalho experimental que ele dispõe.

Assim a previsão dele é correta dentro deste cabedal de conhecimento.

Certamente nem ele está prevendo uma era glacial e nem eu uma friagem setentrional.

Estamos verificando a possibilidade de ser uma uma "verdadeira onda de frio" dentro dos critérios da OMM (MWO).

Abraços

Ano passado teve uma onda de frio, vejas os dados de Bagé e chegarás a essa conclusão...

Abraços

Pelo amor de Deus, turbulências no fórum, AGORA, JUSTO AGORA? Por favor né pessoal???

Foi mal, sou novo aqui.

E aí pessoal, vocês acham que aqui na região de Piracicaba as temperaturas possam chegar perto de zero? Acredito que o modelo Europeu deva ser o que mais se aproxima né?

Realaxa, Guibuck1...o recado não foi pra ti. Seja bem vindo ao fórum. :good2:

Os ventos aqui em Piracicaba chegaram a 128,5 km/h! http://deolhonotempo.com.br/site/tempestade-com-ventos-de-1285-kmh-e-granizo-provoca-estragos-em-piracicaba-sp/

Não sei, acredito que o tornado de Itu e Indaiatuba trouxeram maiores velocidades. Mas a cidade está destruída, centenas de árvores caídas por todos os lados! Somente na praça central são mais de 25 árvores no chão!

E o Furacão Catarina ? Creio que tenha havido rajadas mais intensas.

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.