Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Comportamento típico de La Nina pela próxima semana, com os bolsões de ar frio avançando sem dificuldades pelo Brasil pela ausência de ASAS e/ou bloqueio em altos níveis. Será uma semana boa de mínimas em diversas cidades. Padrão que já vem sendo observado nas últimas semanas. O pacífico frio vem ajudando para acalmar o jato em altos níveis, agora só falta a AAO voltar a cair para ativar a ciclogênese e a abertura da porteira do freezer . Mas a perspectiva da AAO não é nada animadora no momento:

 

 

Caio, não sei se você tá falando de algum lugar ou data específico(a), mas vendo os modelos a tendência me parece outra. Vamos ter um ganho de bloqueio atmosférico em meados da próxima semana e com tendência de continuidade, que vai deixar as frentes frias mais fracas e/ou litoraneas, como será o caso de uma no final da próxima semana e impedir de espalhar ar frio. Talvez por isso, a AAO esteja em fase positiva. Isso é um consenso em todos os modelos. A exceção se vai apenas no começo dessa semana, que terá mínimas baixas realmente, por conta da passagem dessa frente que tá hoje por lá.

 

Concordo com o Rodolfo se a semana em questão for dia 09/06/2013 (mais ou menos).

 

Um interessante e potente bloqueio no Pacífico [ não sei vocês conseguem enxargar as listinhas verdes sobre o mapa dando a posição do bloqueio] o interessante é observar a resposta do jacto que simplesmente para de ondular sobre o continente.

 

25zh0n7.png

Link to comment
Share on other sites

TOP *20* - Estações + frias do Brasil :

 

Menores médias de Maio:

 

-Parque do Itatiaia RJ (BAZ): *07,5 (08,1 - MS)

-Urupema SC (Clim): 09,0

-Urupema SC (PWS): 09,2

-Bom Jardim da Serra SC (Clim): 09,4

-Urupema SC (Ciram): 09,8

-Morro da Igreja SC (Ciram): 10,0

-Bom Jardim da Serra SC (Ciram): 10,1

-Cruzeiro SC (Climaterra): 10,5

-São Joaquim SC (Climaterra): 10,8

-São José dos Ausentes RS (Corede): 10,9

 

-Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 11,0

-São José dos Ausentes RS (Inmet): 11,3

-Painel SC (Ciram): 11,8

-Canela RS (Castelinho): 11,9

-São Joaquim SC (Inmet): 11,9

-Água Doce PWS (Herciliopolis): 12,2

-Farroupilha PWS (Vicentina): 12,2

-Pico do Couto RJ (Inmet): 12,2

-Vacaria RS (Inmet): 12,2

-Maria da Fe MG (PWS); 12,3

 

* As média das estações do *Ciram*, foram informadas por eles (dados oficiais)

 

*Esta lista ainda é provisória pois faltam algumas estações, como Campos (Horto), Cambará do Sul, Bom Jesus, etc.

 

*A media comp do PNI é estimada, usando o mesmo desvio do Pico do Couto (-0,6)

Link to comment
Share on other sites

.... Enquanto a AAO não ajuda o Pacífico leste frio vai dando a sua contribuição.

 

Quanto a AAO ainda não me é claro o quanto ela influencia, se influencia, na anomalia. Na dinâmica não há dúvida sobre a sincronicidade dos anticiclones com os ciclones.

 

Agora a contribuição do Pacífico leste, creio que a maioria sabe a minha opinião.

 

A minha preocupação é com os membros que ficam "torcendo" por Niño 1+2 e resultado é o mostrado no gráfico abaixo. Pífio.

 

Eu vejo ( apesar da precária visão) um Brasil em maio 2013, na média em alguns lugares, morno em outros, quente na maioria e um fiasquinho ameno.

 

E se vocês olharem com atenção na região de Niño 1+2 que aparece no mapa Latitude/longitude 90°W-80°W, 10°S-0°

 

Mas devo respeitar o direito de cada um torcer pelo bem entende ou por aquilo que mal entende.

4s1pnm.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, este mapa está correto. Maio foi normal a um pouco acima da média na maior

parte do país, mas veja que ficou longe de ser quente como em muitos outros anos

anteriores. Aqui em minha cidade, ficou 1 mísero décimo acima da média, anomalia

insignificante. E foi assim em vários outros locais.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, Rodolfo, Caio e cia.

 

"Mafili: Concordo com o Rodolfo se a semana em questão for dia 09/06/2013 (mais ou menos). Um interessante e potente bloqueio no Pacífico [ não sei vocês conseguem enxargar as listinhas verdes sobre o mapa dando a posição do bloqueio] o interessante é observar a resposta do jacto que simplesmente para de ondular sobre o continente."

 

Mafili, concordo que sim, para de ondular e já vi esse quadro antes, em 2011, justamente no ano que são Paulo voltou a ter boas mínimas. Observem a posição da ondulação no último quadro, que mostra uma potente massa de ar polar antes da Austrália, avançando lentamente. A julgar pelo que já vi antes, daqui a aproximadamente 12 dias o jato voltará a ondular, e bem.

 

Porém, se hoje os mares de Ross e Wedell lançam suas bombas ao sul do continente sulamericano sem a ondulação necessária pra jogar seu frio pro Brasil, elas deverão ter uma pausa, onde entraria a bomba polar que avança em direção a Austrália, bem mais ao norte. Essa bomba polar pode ser interessante, pois coincide com o auge da oscilação ao norte (nestes próximos 20 dias será o auge), em seguida fará ondular o jato polar mais ou menos na altura do Mato Grosso (provavelmente veremos a primeira friagem digna de nota no centro-oeste e norte, mas com ar mais seco, sem chance de dar 4 graus com chuva em Campo Grande, desta vez).

 

O problema do jato não ondular agora é que o sul do Brasil estará sujeito a mais um ou dois episódios de chuva, não descartando bons volumes, enquanto que o Sudeste vai secar bem em decorrencia do fortalecimento da Alta da Bolívia. Aí os amigos do fórum vão começar a conhecer realmente o inverno gelado da Mantiqueira (calma, não me espanquem ainda! :laugh: :laugh: ), com perdas por irradiação muito profundas (12 a 14 graus de tarde no Itatiaia, -2 a -4 de madrugada em alguns dias sequenciais).

 

Se estiverem preparados, poderemos ter um dos melhores finais de Junho e Julho talvez não em termos de neve, mas em termos de mínimas consecutivamente baixas. Para neve, vao torcendo pro enfraquecimento da alta da bolivia e o não fortalecimento do anticiclone, alem de algum sistema de baixa conseguir chegar ao Prata. e isso sim, deve ocorrer pelas tendencias atuais ao final de junho.

 

Olho na menina, agora!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, bem lembrado! Junho de 2000 foi quente e seco por aqui.

 

Falando em 2000...

Pessoal, hoje pela manhã comecei a fazer a reanálise diária da grande onda de frio de Julho de 2000, entre os dias 07 e 26. Vem material bom por aí!

 

Por aqui, sol forte, poucas nuvens e surpreendentes 19,0°C com Umidade em 68%. A máxima vai se aproximar de 21°C.

 

Aguardo ansiosamente por essa reanálise Vinícius!

O final de outono e começo de inverno de 2000 aqui na Capital SP também foi seco e sem tanto frio. Mas a situação começou a mudar à partir de 13 de junho daquele ano. Além das fortes massas de ar frio, também tivemos frentes frias mais organizadas que chegavam a trazer um com acumulado de chuva na cidade!

Link to comment
Share on other sites

 

Menores médias de Maio:

 

-Urupema SC (Clim): 09,0

-Urupema SC (PWS): 09,2

-Urupema SC (Ciram): 09,8

 

 

* As média das estações do *Ciram*, foram informadas por eles (dados oficiais)

 

 

Não entendi

 

Mafili e demais.......

 

- A media de Urupema (Est Ciram), informada pelo Ronaldo foi 09,0...( 09hs+min+max+21hs+21hs)

- A media de Urupema (est Ciram), informado pelo Ciram (Oficial), diz ter sido 09,8 ( 09hs+min+max+21hs+21hs)

- A media de Urupema (est Caio), calculada por mim deu 09,2 (09hs+min+max+21hs+21hs)

 

- E pra finalizar a media de Urupema (est Caio), 24hs calculada pelo Wunderground deu 09,8....a mesma do Ciram...

 

No meu ver...com todo respeito Ronaldo antes que me xingue..tenho quase certeza que tem algum erro nas suas contas...

Link to comment
Share on other sites

http://www.ciram.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=542:urupema-tera-nova-estacao-meteorologica&catid=30:noticias-do-ciram&Itemid=10199999

 

 

NÃO VOU NEM DISCUTIR AQUELAS MÉDIAS, PARA QUEM NÃO TIRA O TRASEIRO DA CADEIRA E NÃO SABE LEVANTAR OS DADOS E FAZER CONTA, NÃO TENHO CULPA, ENTRE ELES E MINHAS CONTAS FICO ANOS LUZ COMIGO.

 

COMO ADORAS UMA CONFUSÃO!!!

 

HOJE DEU -1,0/13,6 NO VALE DA NEVE

 

ATÉ SEI ONDE ESTÁ O ERRO DELES, MÃO NEM VOU DISCUTIR, O TÍTULO DE POLÍTICO JÁ TEM DONO!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mafili, Rodolfo, Caio e cia.

 

Mafili, concordo que sim, para de ondular e já vi esse quadro antes, em 2011, justamente no ano que são Paulo voltou a ter boas mínimas. Observem a posição da ondulação no último quadro, que mostra uma potente massa de ar polar antes da Austrália, avançando lentamente. A julgar pelo que já vi antes, daqui a aproximadamente 12 dias o jato voltará a ondular, e bem.

 

Olho na menina, agora!

 

Abraços!

 

Boa noite, Artur.

 

Exclente abordagem, Artur.

 

Aqui vai a sequência (lembrando que são modelos e a intenção aqui no momento é deixar transparente aquilo que estamos observando).

 

Para notar o pequeno bloqueio (modelo) nos dias 17/18 de junho.

 

Antes pode haver uma forte ondulação, sim.

 

1z3yp0h.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, só por curiosidade, meu sogro mora em Ibiúna e achei a cidade bem mais fria que São Paulo, ao menos no inverno. Quão mais fria é Ibiúna?

 

Abraços

 

Reade, eu atualmente moro em Ibiúna e trabalho em CAucaia do Alto (pontos de 1100 m).

 

A quantidade de araucárias na região é impressionante.

 

O clima aqui é similar aquele do sul do estado de São Paulo apesar dos 50km da praça da Sè.

 

A natureza é bem preservada em toda região que é área de proteção ambiental.

 

Ano passada uma estação particular (psw) assinalou +0,5ºC na região.

 

As mínimas em linha geral uns 4ºC abaixo do MIrante de Santana.

 

Resumindo: Muito mais frio que a querida São Paulo e saudoso da amada Ribeirão Preto.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili, só por curiosidade, meu sogro mora em Ibiúna e achei a cidade bem mais fria que São Paulo, ao menos no inverno. Quão mais fria é Ibiúna?

 

Abraços

 

Reade, eu atualmente moro em Ibiúna e trabalho em CAucaia do Alto (pontos de 1100 m).

 

A quantidade de araucárias na região é impressionante.

 

O clima aqui é similar aquele do sul do estado de São Paulo apesar dos 50km da praça da Sè.

 

A natureza é bem preservada em toda região que é área de proteção ambiental.

 

Ano passada uma estação particular (psw) assinalou +0,5ºC na região.

 

As mínimas em linha geral uns 4ºC abaixo do MIrante de Santana.

 

Resumindo: Muito mais frio que a querida São Paulo e saudoso da amada Ribeirão Preto.

 

Abraços

 

 

Bem interessante, araucárias são demais, gosto bastante e fotografam bem :P

 

Obrigado pela descrição e por sanar minha dúvida/curiosidade.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, este mapa está correto. Maio foi normal a um pouco acima da média na maior

parte do país, mas veja que ficou longe de ser quente como em muitos outros anos

anteriores. Aqui em minha cidade, ficou 1 mísero décimo acima da média, anomalia

insignificante. E foi assim em vários outros locais.

 

Renan, o problema não é exatamente aquilo que você descreve.

 

Veja maio/2012. Veja Niño 1+2 em maio de 2012. Não vejo um maio tão decepcionante para o sudeste.

 

Lembrando que essas anomalias são geradas a partir da normal 1981/2010 considerando que ninguém mais utiliza a normal 61/90.

 

Perguntinha fácil.

 

Qual você prefere?

 

O meu ponto é algumas pessoas torcem por coisas que me soam estranhas.

 

Abraços

 

2zsnuvb.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili,....

 

Olho na menina, agora!

 

Abraços!

 

Artur,

 

Acho que os japoneses ouviram várias preces da ampla maioria,

 

 

Notes from JAMSTEC

 

May 21, 2013 (notes updated May 31, 2013)

ENSO forecast: Colder-than-normal sea surface temperature in the eastern equatorial Pacific (namely, weak La Nina condition) will continue through boreal fall, and start to decay from boreal winter. The tropical Pacific will return to a neutral state by the end of this year.

 

Indian Ocean forecast: A negative Indian Ocean Dipole mode will develop from boreal summer, and reach its peak in early boreal fall. Because of this, the Indian summer monsoon rainfall is expected to be below normal; the weak La Nina condition might reduce the negative impact to some extent.

 

Regional forecast: In the Southern Hemisphere, Australia and most part of Brazil will be in a colder-than-normal condition in austral winter.

Southern Africa will be in a warmer-than-normal condition in austral winter.

 

In the Northern Hemisphere, central Canada, southern Russia, and the Far East are expected to experience a cooler-than-normal condition in boreal summer. On the other hand, SINTEX-F predicts warmer-than-normal summer in northern Russia, most part of Europe, India, central and eastern US.

 

Most part of US and southern Brazil will be in a drier-than-normal condition while northern Brazil and Mexico will be in a wetter-than-normal condition in boreal summer. During the season, the Maritime Continent and parts of Australia will get above normal rain due to negative IOD and weak La Nina events.

 

The SINTEX-F predicts less rain during the rainy (Baiu) season in the Far East partly due to the active convection locked to the Maritime Continent region. Stronger-than-normal Okhotsk High may be the direct reason.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,....

 

Olho na menina, agora!

 

Abraços!

 

Artur,

 

Acho que os japoneses ouviram várias preces da ampla maioria,

 

 

Notes from JAMSTEC

 

May 21, 2013 (notes updated May 31, 2013)

ENSO forecast: Colder-than-normal sea surface temperature in the eastern equatorial Pacific (namely, weak La Nina condition)..

 

Regional forecast: In the Southern Hemisphere, Australia and most part of Brazil will be in a colder-than-normal condition in austral winter.

Southern Africa will be in a warmer-than-normal condition in austral winter.

 

 

Most part of US and southern Brazil will be in a drier-than-normal condition while northern Brazil and Mexico will be in a wetter-than-normal condition in boreal summer. During the season, the Maritime Continent and parts of Australia will get above normal rain due to negative IOD and weak La Nina events.

 

Fui ler novamente.

 

Conclusão: MM

 

Maldição Maldita.

 

Agora vou para o berço

 

Buenas

Link to comment
Share on other sites

Embora uma cidade pekena, Urupema não deixa de ser uma CIDADE, com escola, prefeitura, comércio, etc, e Itatiaia é um pico.

 

Itatiaia é um pico?

O pico das agulhas negras e a pedra da mina são picos, a parte alta da serra da mantiqueira aonde se encontra o local da estação faz parte de uma extensa área de terras altas situadas em diversos municípios dos estados de SP, MG e RJ.

 

Maciço do Itatiaia à 14.80 km do nível do mar (área visivel apenas acima de 2400 metros)

itatiaiaacima2400.png

 

São joaquim à 14.79 km do nível do mar

sojoaquima1479kmdocho.png

 

Urupema à 14.77 km do nível do mar

urupemaa1477kmdocho.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

NÃO VOU NEM DISCUTIR AQUELAS MÉDIAS, PARA QUEM NÃO TIRA O TRASEIRO DA CADEIRA E NÃO SABE LEVANTAR OS DADOS E FAZER CONTA, NÃO TENHO CULPA, ENTRE ELES E MINHAS CONTAS FICO ANOS LUZ COMIGO.

 

COMO ADORAS UMA CONFUSÃO!!!

 

ATÉ SEI ONDE ESTÁ O ERRO DELES, MÃO NEM VOU DISCUTIR, O TÍTULO DE POLÍTICO JÁ TEM DONO!

 

Não é questão de confusão...larga disso..!!

 

Os extremos do ciram são de hora em hora, e estas lacunas são preenchidas por vc com os extremos da est do nosso amigo Caio..Entendo seu raciocínio, mas não sou obrigado a concordar com ele....A estação do Ciram é uma coisa e a PWS do Caio é outra...mesmo estando a 2 metros uma da outra...já vi diferença entre elas de até 1 grau. Sei que tb tem um 0,3 na PWS de calibração, mas no meu conceito continuo entendendo como 2 ESTAÇÕES...e não vou usar um mesclado......No Ciram estou fanzendo na mao nos dados informados pelo instituto que queria ou não são oficiais...Na estação do Caio pra mim valerá 24horas, pois todas automaticas que calculo, seja Vila Inglesa ou Ausentes...faço 24horas.....Alem de ser uma média mais correta ,pois conta com 24 dados e não 5....são a que refletem a maior realidade qto a média diaria e consequentemente a mensal , alem do que , tenho que ter um padrão, pois não posso ficar utilizando um metodo diferente pra cada estação...

Link to comment
Share on other sites

Se eu na me engano a cidade De Itamonte aqui perto tem Áreas rurais a mais de 2500 metros e já vi reportagem que morava gente lá deve ser um clima monstro

"SE NÃO ME ENGANO" não é CERTEZA!

Uma ou duas cabanas na montanha, não é "povoado"!

Q coisa! Onde kerem chegar, vc e esse tal de Frost?

 

 

Opa meu amigo que bairrismo é esse ? Eu falei na boa e velha educaçao pros amigos do forum que nao conhecem , nao disse nada complementando o que o Frost disse apenas contei algo interessante que nao sei se alguem conhecia ... Nao precisa se sentir ofendido nao disse nada de mais

 

O Bairro chama Paiolinho fica a 1600 metros , porem tem areas de plantios a quase 2000 metros , e estradas de chao que chegam a 2500 metros , nao sei se nessa altitude mora alguem , mais vi na tv que os maratonistas treinam la pras corridas pra adquirirem resistencia , ai pensei se eles chegam la com facilidade é porque deve morar alguem la ou o acesso é facil ERA SÓ UMA CURIOSIDADE SÓ ISSO

 

Meu sonho se voce nao sabe é conhecer a serra catarinense e do RS , as comparaçoes com SC sao pra todos verem que o sudeste tambem pode ser frio igual ou mais que ai , nao uma birga de que lugar é melhor ou pior nada disso , todos conhecem o Brasil como pais do calor , por isso temos que mostrar pra todos quanto mais lugares que fazem frio melhor

 

DESCULPA SE OFENDI SUA REGIAO porem tenho umildade pra dizer o quando é linda essa regiao serrana do Sul do Brasil e o quanto sonho em conhecer ai todos conhecem o potencial pra frio que é o maior do Brasil porem só agora estamos conhecendo o potencial do sudeste

 

SÓ ISSO

Link to comment
Share on other sites

Fechei algumas medias compensadas de Maio:

 

Pq do Itatiaia RJ: 8,1 (media simples)

Urupema SC (PWS): 9,2

Morro da Igreja: 10,0

S Ausentes (Corede): 10,9

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 11,0

S Ausentes (Inmet): 11,3

Canela (Castelinho): 11,9

S Joaquim (Inmet): 11,9

Água Doce (Herciliopolis): 12,2

Farroupilha (Vicentina): 12,2

Pico do Couto RJ (Inmet): 12,2

Vacaria RS (Inmet): 12,2

Maria da Fe (PWS); 12,3

Campos do Jordão (Inmet): 12,7

Monte Verde (Inmet): 12,8

Canela (Inmet): 13,0

Santana do Livramento (PWS): 13,1

São Francisco de Paula (PWS): 13,1

Canguçu (Inmet): 13,6

Maria da Fé (Inmet): 14,6

E aeee Carlão e gurizada, cadê os que diziam que as baixadas eram mais quentes etc...As baixadas tem média mais baixa que os topos,aí está a prova... :mosking: :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

.... Enquanto a AAO não ajuda o Pacífico leste frio vai dando a sua contribuição.

 

Quanto a AAO ainda não me é claro o quanto ela influencia, se influencia, na anomalia. Na dinâmica não há dúvida sobre a sincronicidade dos anticiclones com os ciclones.

 

Agora a contribuição do Pacífico leste, creio que a maioria sabe a minha opinião.

 

A minha preocupação é com os membros que ficam "torcendo" por Niño 1+2 e resultado é o mostrado no gráfico abaixo. Pífio.

 

Eu vejo ( apesar da precária visão) um Brasil em maio 2013, na média em alguns lugares, morno em outros, quente na maioria e um fiasquinho ameno.

 

E se vocês olharem com atenção na região de Niño 1+2 que aparece no mapa Latitude/longitude 90°W-80°W, 10°S-0°

 

Mas devo respeitar o direito de cada um torcer pelo bem entende ou por aquilo que mal entende.

 

O problema do Mafili é achar que as pessoas enxergam os fenômenos meteorológicos pela mesma ótica restrita que ele enxerga. A ótica de uma correlação matemática, apenas. Compreender o comportamento passado e defini-lo por um único índice não é somente teimosia, mas pode ser uma grande burrice. Reduz o debate a complexidade que o comportamento atmosférico e todas as suas variáveis merecem. Perde-se o debate, perde a meteorologia.

 

Ao tentar carimbar na testa dos outros a mesma visão restrita que o próprio insiste em defender, ele reduz um debate tão complexo apenas a matemática de um índice. Enxerga a correlação como um fim, quando é apenas um meio. Apenas mais um entre vários instrumentos a serem colocados na balança, todos importantes e necessários para estimar análogos e comportamentos possíveis.

 

Ele reduz tudo a um único índice, e continua sempre cego na visão do todo. E assim vai debochando com ar de superioridade. Afirmando que aqui há torcedores e ignorantes, o que ficou explícito em sua última frase. Mal-entendedores que entendem muito mais por enxergar o todo e suas múltiplas variáveis.

 

É apenas lamentável ter que ler tamanha agressão depois de toda a pesquisa apresentada e sempre respondida a luz de um índice matemático, sempre. Entender mal o comportamento atmosférico e análogos é a insistir em um debate mínimo, curto e restrito a luz de um único número.

 

Analisar todos os anos abaixo pode ser uma tentativa ampliar o debate. Resta saber se será novamente reduzido a ladainha de um único índice.

 

Nino 1+2/ Nino 3/ Nino 3.4 / Nino 4

 

01JUN1955     -1,5     -1,3     -1,0     -0,7 /
01JUN1956     -0,5     -1,0     -0,9     -0,8
01JUN1962     -1,4     -0,6     -0,4     -0,6 / 
01JUN1967     -1,7     -1,0     -0,8     -1,0 /
01JUN1971     -1,0     -1,0     -1,0     -0,8 /
01JUN1979     -0,3     -0,2     -0,3     -0,2 /
01JUN1975     -1,0     -1,1     -1,3     -1,2 /
01JUN1984     -0,5     -0,7     -0,5     -0,4 / 
01JUN1988     -1,5     -2.0     -1,6     -0,8 / Inverno histórico e duas fortes nevascas 
25JUL1990     -1.1     -0.4      0.1      0.3 / Inverno histórico e recorde de neve.
26JUN1996     -1.8     -0.5     -0.2     -0.2 / Inverno constante, potentes erupções de ar frio e grande episódio de neve nesta data.
28JUL1999     -1.0     -1.0     -1.0     -0.9 / Inverno constante e longo, recorde de geadas, neve mais precoce registrada e intensa erupção em agosto.
12JUL2000     -1.2     -0.5     -0.5     -0.7 / Inverno com miolo histórico e episódio memorável nesta data.
25JUL2007     -1.0     -1.0     -0.5      0.1 / Inverno muito constante no RS e SC.
04AUG2010     -1.5     -1.3     -1.2     -1.0 / Inverno na média, agosto mais frio da história em POA e neve intensa nesta data.
17AUG2011     -0.1     -0.5     -0.8     -0.4 / Inverno abaixo da média no RS e SC, frio constante em junho e fortes ondas de ar frio em agosto.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante acompanhar os dados do PNI e a comparação com o MI.

 

Voltando a minha realidade, por aqui mínima de 5,6ºC no bairro Languiru, 5,7ºC no INMET e 8,9ºC na Lagoa da Harmonia.

 

Estava me perguntando: Será que em 1994 houve acumulação de neve na Lagoa da Harmonia? Eu diria que

é 99% de certeza que sim. Enquanto estive em Nova Petrópolis, um senhor alemão me mostrou umas fotos

da grande acumulação de neve naquela cidade durante este fatídico evento. Estando NP a +- 600m, logo

vê-se que a neve de 94 pegou baixas altitudes no estado.

Posso te dizer que até mesmo cidades bem mais baixas Mormaço(413m) Cruz Alta,Alto Jacuí etc tiveram um pouco de acumulação, em Soledade cidade chegou a palmo por aí; em outros locais uns 10cm, agora em Fontoura Xavier ,Raia da Pedra, Arvorezinha, Itapuca o pessoal teve que raspar a neve dos telhados...

Link to comment
Share on other sites

Noite gelada turma.......O PNI tem +0,7ºC e ceu limpíssimo..!!

 

 

Ow anota ai -2,7°C la amanha

 

 

Aqui vento e nuvens atrapalham fica nos sobe e desce 8,2°C

Perfeito!

Sudeste & Sul negativando!

WILL, não fike chateado cmg! Sei q vc é humilde e gosto de vc, da forma como fala as coisas e td mais! Lí e entendi td q vc disse... Tem mtos lugares incríveis aí na serra e aki tbm!

 

Deixemos d lado qker mal entendido.

Boa noite!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.