Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

BOMBA !!! DAVIS NA ÁREA !!!

 

[attachment=0]P1020418.JPG[/attachment]

 

MEUS PARABÉNS, IGOR!!! Baita estação!!!!

 

Olha o que chegou para mim anteontem também hehehehehe

 

IMG605.jpg

 

:clapping: :clapping: Vinícola Villaggio Grando, aí vamos nós!

 

 

Acho do caralho o esforço que vocês fazem para comprar e instalar estações!

 

Vamos nos unir para colocar uma estação a mais de 2.000m de altitude. Vai ser a primeira no Brasil, certeza que vai ter o maior destaque, divulgando o BAZ em sites como UOL, Globo, Terra e Redes Sociais!... :good2:

Link to comment
Share on other sites

13/06/2012:

 

Canela (Pq do Caracol): 05,1/ 25,5

São Jose dos Ausentes RS: 11,3 / 24,1

Canela RS: 13,2 / 25,5

Soledade RS: 15,8 / 26,1

Porto Alegre RS: 13,0 / 28,8

 

Urupema SC: 00,7 / 23,5

Bom Jardim da Serra SC: 00,9 / 23,9

Painel SC: 08,8 / 22,5

São Joaquim SC (Aut): 11,0 / 21,7

Florianópolis SC: 16,3/ 24,9

 

Curitiba PR: 12,3 / 21,4

General Carneiro PR: 13,0 / 22,8

 

Campos do Jordão SP (Vl Ing): 06,8 / 19,0

Riacho Grande SP (SBC): 14,7 / 18,7

São Paulo SP: 16,4 / 22,3

 

 

Campos voltou a ter boas mínimas! Impressionante como as mínimas são ridículas com o céu encoberto! Estimo que hoje no famoso Posto Marcão tivemos 02,5/16,9

Link to comment
Share on other sites

 

Acho do caralho o esforço que vocês fazem para comprar e instalar estações!

 

Vamos nos unir para colocar uma estação a mais de 2.000m de altitude. Vai ser a primeira no Brasil, certeza que vai ter o maior destaque, divulgando o BAZ em sites como UOL, Globo, Terra e Redes Sociais!... :good2:

 

Luba, uma estação online em grande altitude seria muito interessante. Afundaria praticamente todo o dia de céu limpo

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA nublado com muitos relâmpagos da faixa S até O. Está bem abafado: faz 23,4° com 75%. Quase uma noite de verão. E muitos locais dentro de casa estão frescos, especialmente na face sul da casa. Parte do pátio ficou com o chão molhado durante o dia.

 

Não há vento e a pressão está em 1014,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

 

Acho do caralho o esforço que vocês fazem para comprar e instalar estações!

 

Vamos nos unir para colocar uma estação a mais de 2.000m de altitude. Vai ser a primeira no Brasil, certeza que vai ter o maior destaque, divulgando o BAZ em sites como UOL, Globo, Terra e Redes Sociais!... :good2:

 

Luba, uma estação online em grande altitude seria muito interessante. Afundaria praticamente todo o dia de céu limpo

 

 

Quem está afundando bem é a Serra Dona Francisca!

 

SP Vila Madalena: 19,2

São Joaquim: 15,3

CDJ Vila Inglesa: 11,1

Serra Dona Francisca: 10,0

Urupema: 7,2

Link to comment
Share on other sites

Há exatamente uma semana, corajoso era quem se aventurava a sair de casa para encarar as temperaturas próximas a 0°C em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Já nesta quinta-feira (14), o cenário foi completamente diferente. Temperaturas beirando os 30°C fizeram com que os gaúchos se esforçassem para escolher a roupa no armário, substituindo as blusas e cachecóis por camisetas.

 

Depois de um feriadão de Corpus Christi com mínimas recordes, o Rio Grande do Sul entrou em uma semana com elevada acentuação das temperaturas. Desde segunda-feira (11), os termômetros estão subindo.

 

Uma das maiores variações registradas no Estado foi sentida em Santa Rosa (a 495 km de Porto Alegre), no noroeste gaúcho. Há exatos sete dias, os termômetros registraram -7°C, a menor do Rio Grande do Sul, durante a ação de uma intensa massa de ar polar que fez despencar as temperaturas em todo o Estado. Entretanto, hoje, os moradores do município enfrentaram um calor de 30°C, diferença que representa uma variação de 37°C em apenas uma semana.

 

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/14/em-uma-semana-temperaturas-variam-37c-no-rio-grande-do-sul.htm

Link to comment
Share on other sites

ESPEREM, PARECE QUE URUBICÍ CONSEGUIU UMA AUTOMÁTICA, ESTOU TENTANTO CONVENCÊ-LOS A COLOCAR EM VACAS GORDAS, OU, SE NÃO TIVER SINAL, NUMA BAIXADA A 1400/1500 M ACIMA DE VACAS GORDAS, EM ALGUNS DIAS DEVE SABER.

 

Ok Ronaldo! No aguardo.

 

Caio, dependendo do que o Coutinho e o pessoal de Urubici resolver. Tenho um contato (não próximo) com um pessoal que tem fazenda no interior de vacas gordas, se vocês não arrumarem um lugar, posso tentar falar com eles. Mas acho que lá não pega sinal algum de cel. Se não estou equivocado, a fazenda ta em torno de 1400m e cercada por 1600/1700. (Esse é um dos 2 lugares do planalto sul que "sonho" um dia colocar estações, outro é uma fazenda entre BJS e os campos de Sta. Barbara em torno de 1350m com morros ao redor chegando aos 1700m, mas a face sul é bem "aberta").

Link to comment
Share on other sites

Show demais. Essa comunidade deve congelar...

 

Não há mesmo sinal 3G no local??? Vi que há duas pousadas um pouco antes da chegada a Vacas Gordas para quem vem de Urubici: Fogo Eterno e Cambuim. Nenhuma delas tem algum sinal via rádio? As vezes há a possibilidade de se usar esse sinal...

Já fiquei na Fogo Eterno uma vez! A POusada é show e tem um desnível animal dentro de sua propriedade!! Eles têm uma boa infra-estrutura por lá. Devem ter rádio!

Link to comment
Share on other sites

Show demais. Essa comunidade deve congelar...

 

Não há mesmo sinal 3G no local??? Vi que há duas pousadas um pouco antes da chegada a Vacas Gordas para quem vem de Urubici: Fogo Eterno e Cambuim. Nenhuma delas tem algum sinal via rádio? As vezes há a possibilidade de se usar esse sinal...

Já fiquei na Fogo Eterno uma vez! A POusada é show e tem um desnível animal dentro de sua propriedade!! Eles têm uma boa infra-estrutura por lá. Devem ter rádio!

 

Boa notícia! Caso a automática que o Coutinho falou não se concretiza, lá passa a ser uma excelente opção!

 

Sinais de nevoeiro se avizinhando na minha estação na serra: PO elevado e temperatura em leve subida.

Link to comment
Share on other sites

Caio, dependendo do que o Coutinho e o pessoal de Urubici resolver. Tenho um contato (não próximo) com um pessoal que tem fazenda no interior de vacas gordas, se vocês não arrumarem um lugar, posso tentar falar com eles. Mas acho que lá não pega sinal algum de cel. Se não estou equivocado, a fazenda ta em torno de 1400m e cercada por 1600/1700. (Esse é um dos 2 lugares do planalto sul que "sonho" um dia colocar estações, outro é uma fazenda entre BJS e os campos de Sta. Barbara em torno de 1350m com morros ao redor chegando aos 1700m, mas a face sul é bem "aberta").

 

Boa opção. Se há contato com este pessoal poderíamos colocar uma estação lá e colher os dados de tempos em tempos. O local é excelente.

Link to comment
Share on other sites

Tem modelo colocando 100 mm para a metade sul de SP, incluindo a capital, na metade da semana que vem e 00 mm no norte do estado, divisa com o triangulo mineiro.

Que coisa o estado de SP!

Se confirmado isso, creio que teremos o junho mais chuvoso do Brasil aqui na RMSP.

Link to comment
Share on other sites

Caio, dependendo do que o Coutinho e o pessoal de Urubici resolver. Tenho um contato (não próximo) com um pessoal que tem fazenda no interior de vacas gordas, se vocês não arrumarem um lugar, posso tentar falar com eles. Mas acho que lá não pega sinal algum de cel. Se não estou equivocado, a fazenda ta em torno de 1400m e cercada por 1600/1700. (Esse é um dos 2 lugares do planalto sul que "sonho" um dia colocar estações, outro é uma fazenda entre BJS e os campos de Sta. Barbara em torno de 1350m com morros ao redor chegando aos 1700m, mas a face sul é bem "aberta").

 

Boa opção. Se há contato com este pessoal poderíamos colocar uma estação lá e colher os dados de tempos em tempos. O local é excelente.

Não tinha pensado nesta possibilidade, colocar uma Davis num canhadão(panelão) no São Tomé ou lá no Guavirova, quem sabe Pantera e periodicamente colher os dados... :air-kiss:

Link to comment
Share on other sites

Microclimas bombando em Curitiba, noite de céu claro e sem vento.

 

Ahú (baixada) - 9,3º

Bacacheri: - 10,0º

Campo Comprido: - 11,2º

Simepar: - 11,8º

Aero: 09º

 

Previsão de mínima para amanhã cedo do Simepar e de todos os outros institutos já era...

O wunderground se a neblina não se formar acerta, 06º

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

.

 

 

Nesse último frio sem vergonha que fez em São Paulo vi um senhor de LUVAS DE COURO fazendo compras em um mercado! :negative:

 

É um baiana que não se aclimatou, ainda...! :sarcastic:

 

clima de verão em Porto. saí já de camisa.

nem parece que saímos da geladeira pra a frigideira!

temp já na casa dos 16 a 19°C.

Link to comment
Share on other sites

A tese do Caio se confirma. Verifiquei agora as projeções do Europeu para depois do dia 20 e os sitemas de baixa estão "cortando" , desmembrando as Altas, evitando que elas cheguem aqui facilmente. Além disso, um bloqueio se formou, estacionando este clima desagradável e abafado por aqui.

seria como a gente vir correndo e tropeçar em pedras no caminho. Cair, mas continuar com menos força. Ah, e depois, de correr tanto, nada como tomar um pouco dágua, só que no oceano Atlântico. :rofl: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão esta com desvio extremamente positivo nesse mes de junho até agora. Ano passado tivemos 8,2C de media (ABAIXO DO NORMAL). Junho 2012 esta com 12.2C de media, 4 graus acima do ano passado. Um desastre, o inverso das serras do sul.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Pelo que os modelos vem mostrando me parece que este será o ano das invasões polares cíclicas de 20/30 dias. Em 144/168h devemos ter o retorno do frio mais amplo e consistente, no que já será dia 21 de junho. Com promessa de algo mais forte apenas no finalzinho do mês. Ou seja, junho com frio nas pontas e miolo insonso a morno (com algumas quebras de recordes de calor pontual). Com sorte nos últimos dez dias poderá fechar abaixo no RS e SC.

 

É um padrão chato, confesso. Que já iniciou em maio e vem se repetindo. Longe do ano passado com atmosfera respondendo fortemente a La Nina, mas anos de grandes variações e virações normalmente surpreendem não pelo frio, mas sim pela neve.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Caio!

 

No mais, hj é o último dos 3 dias de veranico que Porto Alegre terá nesse mês de junho. Ao menos é assim que eu vejo, já que os modelos não estão apontando um novo episódio de veranico até o final do mês. Isso representará um baixo número de dias de veranico. O normal, na minha visão amadora e não-científica, é termos ao redor de 5 dias de temperaturas bem acima da média. Concorda, Marcos?

Link to comment
Share on other sites

Pelo que os modelos vem mostrando me parece que este será o ano das invasões polares cíclicas de 20/30 dias. Em 144/168h devemos ter o retorno do frio mais amplo e consistente, no que já será dia 21 de junho. Com promessa de algo mais forte apenas no finalzinho do mês. Ou seja, junho com frio nas pontas e miolo insonso a morno (com algumas quebras de recordes de calor pontual). Com sorte nos últimos dez dias poderá fechar abaixo no RS e SC.

 

É um padrão chato, confesso. Que já iniciou em maio e vem se repetindo. Longe do ano passado com atmosfera respondendo fortemente a La Nina, mas anos de grandes variações e virações normalmente surpreendem não pelo frio, mas sim pela neve.

 

Eu diria que é um padrão tipo 2005, só que melhorado, pois não existe bloqueio efetivamente e sim MPs muito fracas entre os pulsos mais fortes. E além disso, os pulsos estão beeem mais fortes que 2005! Para o RS, por exemplo, está infinitamente melhor do que 2005 (apesar do padrão parecido), pois a MP do início do mês foi um cavalo e após apenas 3 dias de veranico já vai ficar frio de novo. Como o Caio colocou, a fraqueza das MPs parece estar relacionada ao seu desmembramento pelos "bois na linha" no Pacífico subtropical. Se não fossem os bois na linha, teríamos desde de maio uma sequencia de invasões polares de médias a fortes e um período bem abaixo da média. Também acho chato, mas pelo menos não está terrível como em 2005! Para Ctba, que este ano está bem no limite do alcance das MPs fracas e recebe as MPs fortes com umidade e sem potência (ao menos até agora), o perídoo deve ficar acima da média. Para o RS e sul de SC deve terminar abaixo da média. E do sul de SP pra cima a coisa até agora tá bem feia, pois nem as MPs chegam forte por lá, nem o ASAS se estabelece de forma clássica e duradoura para proporcionar madrugadas frias!

Link to comment
Share on other sites

Pelo que os modelos vem mostrando me parece que este será o ano das invasões polares cíclicas de 20/30 dias. Em 144/168h devemos ter o retorno do frio mais amplo e consistente, no que já será dia 21 de junho. Com promessa de algo mais forte apenas no finalzinho do mês. Ou seja, junho com frio nas pontas e miolo insonso a morno (com algumas quebras de recordes de calor pontual). Com sorte nos últimos dez dias poderá fechar abaixo no RS e SC.

 

É um padrão chato, confesso. Que já iniciou em maio e vem se repetindo. Longe do ano passado com atmosfera respondendo fortemente a La Nina, mas anos de grandes variações e virações normalmente surpreendem não pelo frio, mas sim pela neve.

 

Eu diria que é um padrão tipo 2005, só que melhorado, pois não existe bloqueio efetivamente e sim MPs muito fracas entre os pulsos mais fortes. E além disso, os pulsos estão beeem mais fortes que 2005! Para o RS, por exemplo, está infinitamente melhor do que 2005 (apesar do padrão parecido), pois a MP do início do mês foi um cavalo e após apenas 3 dias de veranico já vai ficar frio de novo. Como o Caio colocou, a fraqueza das MPs parece estar relacionada ao seu desmembramento pelos "bois na linha" no Pacífico subtropical. Se não fossem os bois na linha, teríamos desde de maio uma sequencia de invasões polares de médias a fortes e um período bem abaixo da média. Também acho chato, mas pelo menos não está terrível como em 2005! Para Ctba, que este ano está bem no limite do alcance das MPs fracas e recebe as MPs fortes com umidade e sem potência (ao menos até agora), o perídoo deve ficar acima da média. Para o RS e sul de SC deve terminar abaixo da média. E do sul de SP pra cima a coisa até agora tá bem feia, pois nem as MPs chegam forte por lá, nem o ASAS se estabelece de forma clássica e duradoura para proporcionar madrugadas frias!

 

2005, NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO....SERIA O DESASTRE!!! :punish:

Link to comment
Share on other sites

Junho está bem ameno aqui em Curitiba. Não tivemos mínimas especulares, no entanto uma sequência de máximas muito baixas no feriado e quase sempre abaixo de 20° durante esta semana. Agora por exemplo pelo Simepar temos 14,7°. Esse padrão a despeito das medidas fazem as pessoas terem sensação de frio a maior parte do dia.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que os modelos vem mostrando me parece que este será o ano das invasões polares cíclicas de 20/30 dias. Em 144/168h devemos ter o retorno do frio mais amplo e consistente, no que já será dia 21 de junho. Com promessa de algo mais forte apenas no finalzinho do mês. Ou seja, junho com frio nas pontas e miolo insonso a morno (com algumas quebras de recordes de calor pontual). Com sorte nos últimos dez dias poderá fechar abaixo no RS e SC.

 

É um padrão chato, confesso. Que já iniciou em maio e vem se repetindo. Longe do ano passado com atmosfera respondendo fortemente a La Nina, mas anos de grandes variações e virações normalmente surpreendem não pelo frio, mas sim pela neve.

 

Eu diria que é um padrão tipo 2005, só que melhorado, pois não existe bloqueio efetivamente e sim MPs muito fracas entre os pulsos mais fortes. E além disso, os pulsos estão beeem mais fortes que 2005! Para o RS, por exemplo, está infinitamente melhor do que 2005 (apesar do padrão parecido), pois a MP do início do mês foi um cavalo e após apenas 3 dias de veranico já vai ficar frio de novo. Como o Caio colocou, a fraqueza das MPs parece estar relacionada ao seu desmembramento pelos "bois na linha" no Pacífico subtropical. Se não fossem os bois na linha, teríamos desde de maio uma sequencia de invasões polares de médias a fortes e um período bem abaixo da média. Também acho chato, mas pelo menos não está terrível como em 2005! Para Ctba, que este ano está bem no limite do alcance das MPs fracas e recebe as MPs fortes com umidade e sem potência (ao menos até agora), o perídoo deve ficar acima da média. Para o RS e sul de SC deve terminar abaixo da média. E do sul de SP pra cima a coisa até agora tá bem feia, pois nem as MPs chegam forte por lá, nem o ASAS se estabelece de forma clássica e duradoura para proporcionar madrugadas frias!

 

2005, NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO....SERIA O DESASTRE!!! :punish:

Tá diferente de 2005.Pelo menos na prática...

Link to comment
Share on other sites

Junho está bem ameno aqui em Curitiba. Não tivemos mínimas especulares, no entanto uma sequência de máximas muito baixas no feriado e quase sempre abaixo de 20° durante esta semana. Agora por exemplo pelo Simepar temos 14,7°. Esse padrão a despeito das medidas fazem as pessoas terem sensação de frio a maior parte do dia.

Os nevoeiros tem nos ajudado muito neste período sem ar polar que deveria ser de veranico! Eles tem mantido o aquecimento bem pequeno até as 10 da manhã! As máximas estão ficando abaixo do previsto praticamente todos os dias e sendo bem pontuais, caindo rapidamente após o por do sol! Assim, ficamos praticamente sem sensação de calor, o que eu acho ÓTIMO!!! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

15/06 - Top *10*

 

ARG

 

01 -El Calafate: -11.8 °C

02 -Maquinchao: -10.2 °C

03 -Rio Gallegos: -08.5 °C

04 -Perito Moreno: -07.7 °C

05 -Bariloche: -07.0 °C

06 -San Julian: -05.8 °C

07 -Esquel: -04.8 °C

08 -La Quiaca: -04.8 °C

09 -Ushuaia: -04.4 °C

10 -El Bolson: -04.0 °C

 

CHI

 

01 -Balmaceda: -15.8 °C

02 -Punta Arenas: -07.7 °C

03 -Coyhaique: -06.3 °C

04 -Alto Palena: -04.0 °C

05 -Puerto Montt: -01.7 °C

06 -Temuco: -00.8 °C

07 -Calama: 00.8 °C

08 -Concepcion: 06.7 °C

09 -La Serena: 07.5 °C

10 -Caldera Des. De. Atacama: 08.2 °C

Link to comment
Share on other sites

 

Médias Compensadas - Junho12 ( Até dia 12):

Lages SC: 09,5

Soledade RS: 09,7

 

Médias das Mínimas - Junho12 (Até dia 12):

Soledade RS: 04,5

Lages SC: 05,6

 

Médias das Máximas - Junho12 (Até dia 12):

Soledade RS: 15,0

Lages SC: 15,1

 

:russian:

 

Como Lages tem média mensal inferior?

 

É isso aí, Carlos...

Link to comment
Share on other sites

Moradores usam sofá para sinalizar buraco em rua de Salvador

Absolutamente off (sintam-se a vontade para deletar)

Havia um guarda de trânsito sentado no sofá.

Porém, no momento da foto estava em horário de almoço.

 

Porém não tão off

 

Ronaldo, Agora entendi esse negócio de vacas gordas e vacas magras

 

tão off quanto

Link to comment
Share on other sites

Não é off...a causa do fato foi o excesso de chuvas... :mail:

 

Resumo 2012:

 

Acumulado Ano (Jan / Mai 2012):

 

01-Bom Jardim da Serra SC: 14,4

02-Urupema SC: 14,5

03--Cruzeiro SC : 14,8

04--Campos do Jordão SP (Conv): 15,1

05-São Joaquim SC (Aut): 15,2

----São José dos Ausentes RS (Aut): 15,2

07-Monte Verde MG : 16,0

08-Pericó SC: 16,4

09-Bom Jesus RS: 17,1

10-Inacio Martins PR: 17,2

 

Média Acum ( Jan / Maio ) :

 

Morro da Igreja SC: 12,4

Bom Jardim da Serra SC: 14,4

Campos do Jordão (VI Inglesa) SP : 14,4

Urupema SC: 14,5

Pico do Couto RJ: 14,6

São Joaquim SC (Vale da neve): 14,7

São Joaquim SC (Cruzeiro) : 14,8

São Joaquim (Climaterra) SC: 15,1

Campos do Jordão SP (Conv/Inmet): 15,1

São Joaquim SC (Aut) : 15,2

São José dos Ausentes RS : 15,2

Monte Verde MG : 16,0

São Joaquim SC (Pericó): 16,4

Bom Jesus RS: 17,1

Inacio Martins PR: 17,2

Maria da Fé MG: 17,4

General Carneiro PR: : 17,6

São Francisco de Paula RS: 17,7

Canela RS: 17,7

Nova Friburgo RJ : 17,8

Caçador SC: 18,0

Curitibanos SC: 18,1

Lages SC: 18,2

Diamantina MG : 18,7

Santa Teresa ES: 18,9

Lagoa Vermelha RS: 19,0

Apiaí SP: 19,0

Canguçu RS: 19,2

São Lourenço da Serra SP: 19,2

Curitiba PR: 19,3

Extrema MG: 19,7

Piatã BA: 20,7

Brasília DF: 21,0

São Paulo SP: 21,2

Belo Horizonte MG: 22,2

Porto Alegre RS: 22,4

Itapiranga SC: 22,9

Goiânia GO: 23,1

Florianópolis SC: 23,3

Campo Grande MS: 24,1

Rio Branco AC: 24,7

 

Morro da Igreja SC : 12,4 Med acum

Jan12: 13,1 (10,2 / 17,7 / 06,8 / 22,6 ) 476,6 mm

Fev12: 15,8 (12,5 / 20,6 / 09,6 / 24,3) 235,8 mm

Mar12: 13,1 (09,2 / 18,5 / -01,1 / 24,5) 57,4 mm

Abr12: 10,9 (08,1 / 15,1 / -00,7 / 20,3) 115,0 mm

Mai12: 09,0 (06,2 / 12,8 / -01,5 / 19,4) 114,0 mm

 

Bom Jardim da Serra SC: 14,4 med acum

Jan12: 16,7 (11,8 / 22,7 / 04,8 / 26,4) 171,2 mm

Fev12: 18,6 (13,3 / 25,3 / 09,2 / 28,6) 250,2 mm

Mar12: 15,5 (08,7 / 23,2 / -02,8 / 29,0) 45,0 mm

Abr12: 13,1 (07,7 / 20,1 / 01,9 / 25,1) 51,6 mm

Mai12: 09,8

 

Campos do Jordão (VI) SP : 14,4 Med acum

Jan12: 15,4 (11,6 / 20,6 / 05,4 / 24,2) - ---------

Fev12: 16,5 (11,5 / 22,9/ 07,6 / 25,9) - 138,7 mm

Mar12: 15,5 (10,6 / 21,6 / 07,2 / 26,5) - 99,6 mm

Abr12: 13,8 (10,0 / 19,8 / 06,2 / 23,2) 179,1 mm

Mai12: 10,6 (05,4 / 16,4 / 01,1 / 20,2) 22,4 mm

 

Urupema SC: 14,5 med acum

Jan12: 16,9 (12,1 / 24,1 / 04,3 / 27,3) 228,0 mm

Fev12: 18,4 (13,2 / 25,3 / 07,3 / 28,9) 190,4 mm

Mar12: 15,1 (08,7 / 23,8 / -01,8 / 28,5) 38,4 mm

Abr12: 12,7 (07,9 / 19,6 / -00,1 / 24,2) 81,6 mm

Mai12: 09,5 (03,4 / 17,3 / -05,3 / 23,0) 49,4 mm

 

Pico do Couto RJ: 14,6 Med acum

Jan12: 14,9 (12,5 / 18,9 / 09,9 / 22,5) 481,6 mm

Fev12: 16,4 (13,7 / 21,4 / 11,4 / 25,0) 111,0 mm

Mar12: 15,5 (12,7 / 20,3 / 09,7 / 27,4) 233,8 mm

Abr12: 14,7 (11,9 / 18,5 / 08,4 / 21,8) 171,8 mm

Mai12: 11,4 (09,0 / 15,2 / 04,2 / 18,9) 95,6 mm

 

São Joaquim SC (Vale da Neve): 14,7

Jan12: 16,5 (12,4 / 23,1 / 06,6 / 27,3) -----------

Fev12: 18,2 (14,3 / 24,7 / 10,4 / 28,1) ---------

Mar12: 15,6 (10,9 / 23,6 / 01,1 / 28,3) ---------

Abr12: 13,0 (09,7 / 19,5 / 01,8 / 24,4) ---------

Mai12: 10,4 (06,9 / 17,2 / -00,1 / 21,3) ---------

 

São Joaquim SC (Cruzeiro) : 14,8 Med acum

Jan12: 16,1 (11,5 / 22,3 / 04,8 / 26,3) 194,9 mm

Fev12: 18,2 (13,6 / 24,3 / 09,1 / 27,4) 227,0 mm

Mar12: 15,7 (10,1 / 22,9 / 01,0 / 29,0) 66,0 mm

Abr12: 13,3 (09,0 / 19,3 / 02,5 / 24,3) 57,0 mm

Mai12: 10,7 (06,0 / 17,0 / -00,8 / 21,1) 48,0 mm

 

São Joaquim (Climaterra) SC: 15,1 MQ

Jan12: 16,7 (12,6 / 23,6 / 06,0 / 27,7) 183,2 mm

Fev12: 18,7 (14,6 / 25,6 / 10,7 / 29,0) 159,1 mm

Mar12: 15,9 (10,8 / 24,1 / 01,3 / 29,3) 59,9 mm

Abr12: 13,5 (09,5 / 20,3 / 01,6 / 25,7) 64,8 mm

Mai12: 10,8 (06,2 / 17,7 / -02,8 / 21,7) 37,4 mm

 

Campos do Jordão (Conv/Inmet) SP: 15,1 Med acum

Jan12: 15,3 (11,2 / 21,6 / 05,7 / 25,5) 286,8 mm

Fev12: 17,3 (10,5 / 23,4 / 06,1 / 27,4) 171,8 mm

Mar12: 16,4 ( 11,7 / 22,3 / 09,5 / 27,7) 99,0 mm

Abr12: 15,3 ( 11,0 / 20,3 / 07,7 / 25,0) 167,0 mm

Mai12: 11,4 ( 06,9 / 16,0 / 00,4 / 18,8) 79,9 mm

 

São José dos Ausentes RS : 15,2 Med acum

Jan12: 16,4 (12,7 / 22,6 / 07,7 / 27,5) 187,8 mm

Fev12: 18,2 (13,2 / 24,1 / 09,1/ 28,7) 141,6 mm

Mar12: 16,0 (11,3 / 23,1 / 02,8 / 28,0) 33,2 mm

Abr12: 13,7 (09,8 / 19,8 / 02,3 / 24,8) 43,8 mm

Mai12: 11,8 (07,5 / 17,5 / 00,8 / 23,4) 36,8 mm

 

São Joaquim SC (Aut) : 15,2 Med acum

Jan12: 16,4 (12,4 / 22,3 / 05,8 / 26,1) 164,2 mm

Fev12: 18,6 (14,7 / 24,0 / 11,5 / 27,3) 153,4 mm

Mar12: 15,9 (11,6 / 22,5 / 01,6 / 27,2) 57,8 mm

Abr12: 13,6 (10,1 / 19,1 / 02,4 / 23,3) 74,8 mm

Mai12: 11,6 (07,6 / 16,7 / 00,5 / 21,8) 30,2 mm

 

Monte Verde MG : 16,0 Med acum

Jan12: 16,3 (12,6 / 21,6 / 06,6 / 25,1) 340,2 mm

Fev12: 18,2 (13,2 / 24,1 / 09,1 / 28,7) 141,6 mm

Mar12: 17,0 (12,1 / 23,2 / 08,7 / 28,1) 119,8 mm

Abr14: 16,0 (11,4 / 21,4 / 05,8 / 25,2) 220,6 mm

Mai14: 12,3 (07,6 / 17,8 / 03,9 / 21,3) 43,0 mm

 

Agua Doce SC: 17,3 MQ

Jan12: 17,8 ( 13,8 / 24,3 / 09,6 / 27,1) 148,1 mm

Fev12: 19,4 (15,4 / 25,8 / 10,8 / 29,3) 177,7 mm

Mar12: 17,2 (12,6 / 24,8 / 01,4 / 29,6) 62,2 mm

Abr12: 14,8 (11,3 / 20,9 / 03,6 / 26,0) 292,8 mm

Mai12: --------------------------------------------------

 

Pericó SC (Aut) : 16,4 med acum

Jan12: 18,4 (13,2 / 25,1 / 05,2 / 28,9) ------------

Fev12: 19,5 (14,1 / 26,5 / 09,4 / 30,0) -----------

Mar12: 17,5 (11,1 / 25,6 / -01,0 / 30,8) -----------

Abr12: 14,9 (09,6 / 21,7 / 02,1 / 26,3) ------------

Mai12: 11,9 (06,5 / 18,9 / -02,5 / 24,3) ------------

 

Bom Jesus RS: 17,1 Med acum

Jan12: 18,4 (14,3 / 25,2 / 09,0 / 28,6 ) 155,0 mm

Fev12: 20,6 (16,5 / 27,0 / 12,2 / 30,2) 141,1 mm

Mar12: 18,3 (12,9 / 25,0 / 01,8/ 30,0) 32,0 mm

Abr12: 15,3 (11,2 / 21,6 / 05,2/ 26,6) 47,4 mm

Mai12: 12,9 (07,9 / 20,1 / 00,0/ 24,6) 46,1 mm

 

Inacio Martins PR: 17,2 Med acum

Jan12: 18,4 (14,7 / 24,1 / 10,8 / 28,4 ) 214,8 mm

Fev12: 20,1 (16,1 / 26,3 / 12,9 / 29,2) 162,8 mm

Mar12: 18,0 (13,6 / 24,2 / 03,1 / 28,4) 64,8 mm

Abr12: 16,1 (12,2 / 21,4 / 02,8 / 26,6) 170,6 mm

Mai12: 13,4 (10,3 / 17,9 / -0,3 / 24,6) -----------

 

Maria da Fé MG: 17,4 Med acum

Jan12: 18,2 ( 13,8/ 24,0 / 09,5 / 26,6) 301,2 mm

Fev12: 19,5 (14,3 / 26,0 / 10,7 / 28,7) 88,2 mm

Mar12: 18,4 (12,9 / 25,0 / 08,9 / 28,3) 140,8 mm

Abr12: 17,5 (12,5 / 23,8 / 09,3 / 27,5) 141,0 mm

Mai12: 13,4 (07,8 / 20,2 / 02,3 / 22,9) 47,0 mm

 

General Carneiro PR: : 17,6 Med acum

Jan12: 19,5 (14,3 / 27,4 / 07,9 / 30,4) 193,0 mm

Fev12: 21,0 (15,7 / 28,5 / 09,5 / 32,4) 129,4 mm

Mar12: 18,2 (11,4 / 26,9 / 03,4 / 30,5) 44,2 mm

Abr12: 16,2 (10,7 / 23,3 / 03,4 / 30,5) 44,2 mm

Mai12: 13,3 (08,2 / 20,2 / 00,6 / 26,8) 66,4 mm

 

Canela RS: 17,7 Med acum

Jan12: 19,2 (15,4 / 24,9 / 11,3 / 30,0) 54,4 mm

Fev12: 21,4 (17,5 / 27,2 / 12,2 / 31,8) 244,2 mm

Mar12: 18,4 (14,2 / 24,1 / 04,6 / 30,3) 70,4 mm

Abr12: 15,3 (11,5 / 20,3 / 05,3 / 27,2) 107,4 mm

Mai12: 14,4 (10,3 / 19,9 / 02,7 / 25,3) 47,8 mm

 

São Francisco de Paula RS: 17,7 Med acum

Jan12: 19,4 (10,6 / 31,8 ) 344,4 mm

Fev12: 21,4 (12,6 / 33,2) 212,6 mm

Mar12: 18,5 (04,5 / 32,0) 72,9 mm

Abr12: 15,0 (04,1 / 28,1) 190,0 mm

Mai12: 14,1 (01,8 / 24,9) 44,4 mm

 

Nova Friburgo RJ : 17,8 Med acum

Jan12: 18,7 (14,7 / 23,6 / 11,9 / 27,3) 577,8 mm

Fev12: 19,6 (14,1 / 26,0 / 10,1 / 28,6) 28,6 mm

Mar12: 18,6 (13,8 / 24,8 / 09,2 / 31,0) 246,2 mm

Abr12: 17,8 (13,8 / 23,4 / 09,4 / 28,0) 191,4 mm

Mai12: 14,1 (09,1 / 19,8 / 04,9 / 24,7) 73,2 mm

 

Caçador SC: 18,0 Med acum

Jan12: 19,8 (15,1 / 26,6 / 08,5 / 29,8) 133,8 mm

Fev12: 21,4 (16,8 / 28,4 / 10,8 / 32,9) 132,0 mm

Mar12: 19,0 (13,1 / 26,8 / 01,4 / 31,4) 55,0 mm

Abr12: 16,4 (11,4 / 21,1 / 03,5 / -----) ----------

Mai12: 13,5 (08,2 / 19,7 / 00,1 / 25,3) 54,6 mm

 

Curitibanos SC: 18,1 Med acum

Jan12: 19,6 (15,4 / 25,9 / 09,5 / 29,5) -----

Fev12: 21,4 (17,1 / 28,1 / 14,1 / 32,5) 147,2 mm

Mar12: 19,1 (14,1 / 26,2 / 03,1 / 31,1) 26,6 mm

Abr12: 16,7 (12,2 / 22,2 / 03,7 / 28,7) 122,2 mm

Mai12: 13,8 (09,6 / 19,2 / -00,8 / 24,8) 39,0 mm

 

Lages SC: 18,2 Med acum

Jan12: 20,2 (15,5 / 27,0 / 09,4 / 31,0) 200,4 mm

Fev12: 21,9 (17,5 / 28,4 / 14,9 / 32,2) 195,5 mm

Mar12: 19,3 (14,2 / 27,2 / 02,3 / 31,6) 56,1 mm

Abr12: 16,5 (12,3 / 23,0 / 05,2 / 29,4) 84,9 mm

Mai12: 13,3 (09,3 / 19,2 / 00,9 / 24,8) 28,9 mm

 

Diamantina MG : 18,7 Med acum

Jan12: 18,9 (15,8 / 23,9 / 14,2 / 28,7) 399,8 mm

Fev12: 19,6 (15,9 / 25,1 / 13,9 / 27,9) 56,0 mm

Mar12: 19,3 (16,0 / 24,3 / 13,8 / 27,8) 178,0 mm

Abr12: 19,2 (12,6 / 24,5 / 13,8 / 27,1) 50,8 mm

Mai12: 16,5 (13,7 / 20,9 / 11,3 / 25,9) 81,0 mm

 

Itaiópolis SC: 18,8 MQ

Jan12: 19,1 (15,3 / 25,3 / 09,1 / 28,3) 219,0 mm

Fev12: 21,1 (16,9 / 27,8 / 12,8 / 31,7) 190,4 mm

Mar12: 18,5 (13,6 / 26,1 / 02,5 / 31,1) 34,8 mm

Abr12: 16,5 (13,1 / 22,6 / 04,7 / 29,6) 138,2 mm

Mai12: --------------------------------------------------

 

Santa Teresa ES: 18,9 MQ

Jan12: 19,4 (16,7 / 24,1 / 15,1 / 27,5) 441,4 mm

Fev12: 19,5 (16,3 / 25,2 / 15,5 / 28,8) 98,8 mm

Mar12: 19,8 (16,7 / 25,5 / 15,0 / 28,2) 67,4 mm

Abr12: 19,1 (16,5 / 23,9 / 14,4 / 28,6) 57,8 mm

Mai12: 16,6 (14,2 / 20,3 / 12,1 / 24,8) 120,4 mm

 

Lebon Regis SC: 18,9 MQ

Jan12: 19,5 (15,0 / 25,8 /09,5 / 29,0) 184,4 mm

Fev12: 21,1 (16,4 / 28,3 /12,5 / 32,4) 119,6 mm

Mar12: 18,6 (13,6 / 27,0 / 03,0 / 32,1) 30,0 mm

Abr12: 16,4 (12,1 / 23,0 / 05,9 / 28,7) 180,4 mm

Mai12: --------------------------------------------------

 

Lagoa Vermelha RS: 19,0 Med acum

Jan12: 20,9 (15,8/ 27,6 / 11,7 / 30,8) 94,4 mm

Fev12: 22,5 (17,6 / 29,5 / 12,5 / 33,2) 135,2 mm

Mar12: 19,7 (14,1 / 26,5 / 04,1/ 31,1) 50,4 mm

Abr12: 17,2 (12,4 / 23,3 / 04,5/ 28,5) 65,4 mm

Mair12: 14,8 (10,1 / 20,8 / 02,8/ 25,4) 34,2 mm

 

Apiaí SP: 19,0 Med acum

Jan12: 19,6 (15,9 / 25,4 / 12,1 / 29,3) 274,3 mm

Fev12: 21,9 (17,5 / 28,6 /11,9 / 32,6) 128,4 mm

Mar12: 19,9 (15,9 / 26,2 / 10,9 / 31,5) 144,8 mm

Abr12: 18,2 (14,6 / 23,7 / 10,0 / 28,6) 233,8 mm

Mai12: 15,4 (12,1 / 20,0 / 06,0 / 27,0) 77,2 mm

 

São Lourenço da Serra SP: 19,2 Med acum

Jan12: 19,6 (15,5 / 25,8 / 09,3 / 29,8) 244,5 mm

Fev12: 22,0 (16,7 / 29,6 /11,0 / 33,5) 126,0 mm

Mar12: 19,8 (15,3 / 26,6 / 10,7 / 33,4) 122,8 mm

Abr12: 19,2 (15,2 / 25,2 / 11,6 / 29,1) 174,9 mm

Mai12: 15,5 (10,9 / 21,4 / 05,8 / 26,0) 61,5 mm

 

Canguçu RS: 19,2 Med acum

Jan12: 20,8 (16,4 / 27,5 / 13,6 / 34,4) 56,6 mm

Fev12: 22,5 (18,6 / 28,5 / 13,6 / 33,9) 135,2 mm

Mar12: 20,3 (16,1 / 26,3 / 06,5 / 33,8) 11,4 mm

Abr12: 16,2 (12,6 / 21,2 / 04,7 / 30,6) 00,0 mm

Mai12: 16,3 (13,1 / 21,1 / 06,1 / 25,9) 08,0 mm

 

Curitiba PR: 19,3 Med acum

Jan12: 20,2 (16,3 / 26,3 / 11,2 / 29,8) 76,8 mm

Fev12: 22,2 (18,0 / 28,7 /14,6 / 33,1) 186,6 mm

Mar12: 20,3 (15,4 / 26,8 / 09,1 / 31,6) 44,0 mm

Abr12: 18,3 (14,8 / 23,8 / 08,9 / 30,2) 167,6 mm

Mai12: 15,3 (11,7 / 20,3 / 04,7 / 25,7) 75,0 mm

 

Extrema MG : 19,7 Med Acum

Jan12: 20,2 (15,7 / 26,2 / 11,3 / 29,2) 296,1 mm

Fev12: 22,3 (16,7 / 28,9 / 14,7 / 32,8) 89,7 mm

Mar12: 21,7 (16,5 / 28,2 / 13,2 / 32,2) 110,3 mm

Abr12: 18,7 (15,2 / 23,0 / 11,3 / 30,0) 159,6 mm

Mai12: 15,4 (09,4 / 22,2 / 05,0 / 26,0) 75,1 mm

 

Piatã BA: 20,7 Med acum

Jan12: 20,8 (16,5 / 26,1 / 14,8 / 29,0) 46,6 mm

Fev12: 20,5 (16,3 / 26,1 / 15,0 / 29,2) 87,2 mm

Mar12: 21,8 (16,7 / 28,1 / 15,1 / 30,4) 2,2 mm

Abr12: 21,5 (16,4 / 27,9 / 13,2 / 32,8) 26,6 mm

Mai12: 19,0 (15,2 / 24,0 / 13,5 / 29,1) 60,4 mm

 

Brasília DF: 21,0 Med acum

Jan12: 20,3 (17,0 / 25,4 / 15,6 / 28,8) 248,8 mm

Fev12: 21,3 (17,0 / 26,9 / 14,8 / 30,9) 104,8 mm

Mar12: 21,7 (17,2 / 27,6 / 15,4 / 30,2) 182,6 mm

Abr12: 22,2 (17,6 / 27,7 / 14,4 / 30,4) 110,0 mm

Mai12: 19,4 (15,3 / 24,7 / 12,9 / 29,1) 40,2 mm

 

São Paulo SP: 21,2 Med acum

Jan12: 21,0 (17,7 / 26,7 / 14,4 / 30,5) 286,4 mm

Fev12: 24,2 (20,2 / 30,5 / 18,5 / 34,1) 222,6 mm

Mar12: 22,1 (18,2 / 28,2 / 14,5 / 34,0) 179,0 mm

Abr12: 20,9 (17,7 / 26,3 / 12,5 / 30,7) 176,2 mm

Mai12: 17,8 (14,6 / 22,5 / 10,9 / 26,6) 49,2 mm

 

Riacho Grande SBC: 15,8 IC

Mai12: 15,9 (13,3 / 19,9 / 08,7 / 24,9) ---------

 

Belo Horizonte MG: 22,2 Med acum

Jan12: 22,3 (18,7/ 27,5 / 15,8 / 31,0) 497,4 mm

Fev12: 23,4 (19,1 / 28,9 / 18,0 / 32,0) 43,6 mm

Mar12: 22,9 (18,8 / 28,6 / 16,9 / 32,8) 279,2 mm

Abr12: 22,8 (19,2 / 27,7 / 16,8 / 30,2) 111,3 mm

Mai12: 19,6 (16,2 / 24,3 / 14,4 / 28,3) 61,1 mm

 

Porto Alegre RS: 22,4 Med acum

Jan12: 24,3 (19,7 / 30,3 / 17,2 / 36,3) 156,6 mm

Fev12: 26,2 (21,7 / 32,7 / 17,9 / 38,4) 168,4 mm

Mar12: 23,2 (18,4 / 29,3 / 10,1 / 36,2) 88,4 mm

Abr12: 19,6 (15,6 / 24,8 / 08,6 / 33,1) 78,0 mm

Mai12: 18,6 (14,1 / 24,4 / 07,3 / 29,7) 36,2 mm

 

Itapiranga SC: 22,9 MQ

Jan12: 26,5 (19,4 / 35,1 / 15,6 / 38,9) 70,0 mm

Fev12: 27,6 (21,2 / 35,7 / 13,4 / 40,9) 186,0 mm

Mar12: 23,1 (16,5 / 31,3 / 06,2 / 36,9) 74,0 mm

Abr12: 20,5 (16,1 / 26,4 / 07,7 / 33,2) 164,0 mm

Mai12: 17,0 (11,8 / 23,8 / 05,5 / 29,1) 45,0 mm

 

Goiânia GO: 23,1 Med acum

Jan12: 22,9 (19,5 / 28,6 / 18,1 /32,4) 220,8 mm

Fev12: 23,4 (18,7 / 30,6 / 17,0 / 33,6) 368,4 mm

Mar12: 23,8 (18,9 / 31,2 / 16,8 / 33,8) 252,8 mm

Abr12: 23,9 (18,9 / 31,4 / 17,4 / 34,0) 88,8 mm

Mai12: 21,3 (15,9 / 28,8 / 12,2 / 31,9) 46,6 mm

 

Florianópolis SC: 23,3 Med acum

Jan12: 24,3 (20,8 / 28,2 / 16,4 / 32,0) 293,0 mm

Fev12: 26,0 (22,7 / 29,9 / 18,5 / 32,4) 99,8 mm

Mar12: 24,3 (19,8 / 29,0 / 12,1 / 32,9) 100,8 mm

Abr12: 21,9 (18,4 / 25,9 / 11,0 / 30,3) 80,4 mm

Mai12: 19,8 (15,8 / 24,2 / 08,5 / 31,0) 115,0 mm

 

Campo Grande MS: 24,1 Med acum

Jan12: 24,9 (21,1 / 30,6 / 18,3 / 33,7) 210,8 mm

Fev12: 25,1 (21,0 / 31,2 / 18,9 / 34,7) 171,8 mm

Mar12: 25,2 (19,3 / 33,7 / 12,3 / 39,4) 86,8 mm

Abr12: 23,9 (19,7 / 30,0 / 10,7 / 33,2) 234,8 mm

Mai12: 21,4 (17,1 / 27,0 / 08,5 / 30,7) 76,8 mm

 

Florianópolis (Epagri Ciram) SC:

Jan12: 23,9 (20,3 / 27,8 / 15,4 / 31,8) 296,1 mm

Fev12: 25,8 (22,5 / 30,4 / 17,7 / 33,9) 61,3 mm

Mar12: 23,7 (19,6 / 29,1 / 10,7 / 34,6) 51,9 mm

Abr12: 21,8 (18,4 / 25,8 / 10,3 / 30,5) 85,9 mm

Mai12: --------------------------------------------------

 

Rio Branco AC: 24,7 MQ

Jan12: 24,5 (22,3 / 28,6 / 21,4 / 31,5) 522,6 mm

Fev12: 24,3 (21,8 / 28,8 / 20,7 / 32,0) 527,4 mm

Mar12: 24,8 (22,1 / 29,6 / 19,2 / 32,4) 264,0 mm

Abr12: 24,9 (22,0 / 29,6 / 16,4 / 32,2) 73,6 mm

Mai12: 24,9 (21,3 / 29,8 / 16,4 / 31,9) 33,4 mm

 

Criciúma SC: 24,2 MQ

Jan12: 24,4 (20,2 / 29,8 / 15,4 / 37,1) 273,2 mm

Fev12: 26,6 (22,1 / 33,3 / 17,5 / 39,8) 115,6 mm

Mar12: 24,3 (18,5 / 31,6 / 09,7 / 38,9) 31,8 mm

Abr12: 21,5 (17,0 / 27,4 / 08,0 / 34,5) 25,2 mm

Mai12: ---------------------------------------------------

 

São Joaquim (Hiragami) SC: 16,6

Jan12: 16,2 (12,5 / 22,1 / 04,9 / 25,6) 209,6 mm

Fev12: 18,2 (14,6 / 23,8 / 10,8 / 27,6) 154,6 mm

Mar12: 15,5 (11,1 / 22,1 / 01,3 / 26,9) 66,0 mm

 

São Joaquim (Cetrejo) SC: 17,4

Jan12: 17,3 (12,0 / 24,6 / 03,4 / 28,2) 261,4 mm

Fev12: 19,1 (13,6 / 26,3 / 08,3 / 30,0) 201,0 mm

Mar12: 15,8 ( 09,1 / 24,4 / -01,0 / 28,8) 70,8 mm

 

São Joaquim (Chapada Bonita) SC: 17,8

Jan12: 17,4 (13,1 / 24,4 / 06,8 / 28,3) 165,2 mm

Fev12: 19,3 (15,0 / 25,6 / 10,6 / 29,2) 172,2 mm

Mar12: 16,6 (11,5 / 24,4 / 01,9 / 28,9) 53,2 mm

 

 

Buenos Aires: 21,1 M Q

 

Jan12: (+0,5) 25,0 (21,6 / 30,2 / 15,7 / 37,5)

Fev12: (+1,2) 24,6 (20,4 / 29,2 / 15,4 / 35,0)

Mar12: (+0,3) 21,6 (17,8 / 26,0 / 09,0 / 30,5)

Abr12: (+0,4) 18,0 (14,7 / 22,5 / 08,0 / 29,1)

Mai12: (+2,1) 16,5 (13,8 / 20,0 / 08,0 / 24,0)

 

Toronto CAN: 05,8 M Q

 

Jan12: (+5,0) -01,6 (-04,9 / 03,7 / -16,5 / 10,0)

Fev12: (+5,5) -00,2 (-04,1 / 04,4 / -14,0 / 10,7)

Mar12: (+7,1) 06,8 (00,8 / 13,7 / -14,2 / 26,0)

Abr12: (+0,8) 07,3 (01,6 / 14,1 / -02,4 / 26,7)

Mai12: (+3,5) 16,8 (10,5 / 23,5 / 03,5 / 32,2)

 

Los Angeles: 14,3 M Q

 

Jan12: (+0,1) 14,7 (09,0 / 22,4 / 06,7 / 29,4)

Fev12: (-1,8) 13,8 (09,1 / 19,5 / 05,0 / 25,6)

Mar12: (-2,4) 13,5 (09,9 / 18,7 / 06,1 / 30,6)

Abr12: (-2,7) 15,0 (11,4 / 19,9 / 07,2 / 27,8)

Mai12: (-1,8) 17,0 (14,4 / 20,6 / 12,2 / 23,3)

 

São Francisco: 11,8 M Q

 

Jan12: (-0,4) 10,2 (06,0 / 15,3 / 01,1 / 18,3)

Fev12: (-1,4) 11,0 (06,8 / 16,1 / 03,9 / 21,1)

Mar12: (-1,4) 11,3 (07,9 / 16,6 / 04,4 / 22,8)

Abr12: (-0,2) 13,1 (09,6 / 18,6 / 05,0 / 26,7)

Mai12: (-0,1) 13,6 (10,0 / 20,1 / 08,3 / 28,3)

 

Nova York: 09,9 M Q

 

Jan12: (+3,1) 02,8 (-01,4 / 08,3 / -10,0 / 16,7)

Fev12: (+4,3) 05,2 (01,1 / 09,7 / -06,1 / 17,2)

Mar12: (+4,2) 10,0 (05,0 / 16,8 / -02,8 / 24,4)

Abr12: (+1,6) 13,0 (08,2 / 18,6 / 04,4 / 29,4)

Mai12: (+1,2) 18,3 (14,4 / 23,6 / 10,0 / 32,2)

 

Chicago: 08,3 (+05,0) M Q

 

Jan12: (+5,3) -00,8 (-05,8 / 04,8 / -13,9 / 13,3)

Fev12: (+4,5) 00,8 (-04,0 / 05,8 / -12,2 / 13,9)

Mar12: (+9,0) 11,9 (06,4 / 18,7 / -06,1 / 30,6)

Abr12: (+1,3) 10,5 (04,6 / 17,2 / 00,0 / 25,0)

Mai12: (+4,0) 18,9 (11,8 / 26,5 / 06,1 / 36,1)

 

Denver: 07,6 M Q

 

Jan12: (+3,6) 02,3 (-05,6 / 12,5 / -21,1 / 18,9)

Fev12: (-2,6) -01,8 (-08,2 / 05,7 / -14,4 / 18,3)

Mar12: (+5,5) 09,4 (-00,5 / 19,7 / -08,9 / 27,2)

Abr12: (+3,0) 12,0 (02,8 / 22,1 / -03,9 / 31,1)

Mai12: (+2,0) 16,0 (06,6 / 26,5 / 02,2 / 33,9)

 

Aberdeen Sco: 06,0 M Q

 

Jan12: (+0,8) 03,5 (00,5 / 06,7 / -05,0 / 12,2)

Fev12: (+2,3) 05,1 (01,5 / 09,0 / -07,0 / 17,2)

Mar12: (+3,3) 07,8 (02,6 / 13,2/ -03,0 / 21,6)

Abr12: (-1,0) 05,3 (02,0 / 08,7/ -02,0 / 13,2)

Mai12: (-0,5) 08,5 (04,4 / 12,6/ -02,0 / 22,6)

 

Edimburgh: 06,6 M Q

 

Jan12: (+1,1) 04,3 (01,4 / 07,3 / -07,0 / 11,0)

Fev12: (+2,2) 05,5 (02,2 / 08,5 / -07,0 / 14,0)

Mar12: (+2,8) 07,9 (03,4 / 12,4/ -03,0 / 21,0)

Abr12: (-0,7) 06,4 (02,8 / 10,0/ -04,0 / 14,0)

Mai12: (-0,9) 09,0 (05,1 / 12,8/ -03,0 / 21,0)

 

Dublin: 07,7 M Q

 

Jan12: (+1,3) 06,4 (03,4 / 08,9 / -03,0 / 11,5)

Fev12: (+1,8) 06,8 (03,8/ 09,2 / -06,1 / 14,1)

Mar12: (+2,1) 08,3 (03,7 / 12,4 / -01,8 / 19,0)

Abr12: (-1,1) 06,7 (02,8 / 10,5 / -01,5 / 13,8)

Mai12: (-0,1) 10,3 (05,5 / 14,3 / -03,0 / 21,0)

 

Londres: 08,5 M Q

 

Jan12: (+3,1) 06,6 (03,4 / 09,6 / -02,8 / 13,6)

Fev12: (+0,9) 04,7 (01,4 / 08,0 / -07,3 / 17,0)

Mar12: (+3,5) 09,2 (04,5 / 14,7 / 00,0 / 22,8)

Abr12: (+0,6) 08,6 (04,6 / 13,3 / -00,9 / 19,2)

Mai12: (+2,3) 13,6 (09,4 / 18,1 / 03,0 / 27,6)

 

Municipios/Distritos Top *10* - Médias Compensadas:

 

Janeiro 2012:

 

01-Campos do Jordão SP: 15,3

02-Cruzeiro SC: 16,1

03-Monte Verde MG: 16,3

04-São Joaquim SC: 16,4

----São José dos Ausentes RS: 16,4

06-Bom Jardim da Serra SC: 16,7

07-Urupema SC: 16,9

08-Água Doce: 17,8

09-Maria da Fé MG: 18,2

10-Pericó SC: 18,4

 

Fevereiro 2012:

 

01-Campos do Jordão SP: 17,3

02-Monte Verde MG: 18,2

----Cruzeiro SC: 18,2

04-Urupema SC: 18,4

05-Bom Jardim da Serra SC: 18,6

----São Joaquim SC: 18,6

07-São José dos Ausentes RS: 18,9

08-Água Doce SC: 19,4

09-Pericó SC: 19,5

----Maria da Fé MG: 19,5

 

Março 2012:

 

01-Urupema SC: 15,1

02-Bom Jardim da Serra SC: 15,5

03-Cruzeiro SC: 15,7

04-São Joaquim SC: 15,9

05-São José dos Ausentes RS: 16,0

06-Campos do Jordão SP: 16,4

07-Monte Verde MG: 17,0

08-Água Doce SC: 17,2

09-São Francisco de Paula RS: 17,6

10-Inacio Martins: 18,0

 

Abril 2012:

 

01-Urupema SC: 12,7

02-Bom Jardim da Serra SC: 13,1

03-Cruzeiro SC: 13,3

04-São Joaquim SC: 13,6

05-São José dos Ausentes RS: 13,7

06-Água Doce SC: 14,8

07-Pericó SC: 14,9

08-Bom Jesus RS: 15,3

----Canela RS: 15,3

----Campos do Jordão SP: 15,3

 

Maio 2012:

 

01-Urupema SC: 09,5

02-Bom Jardim da Serra SC: 09,8

03-Cruzeiro SC: 10,7

04-Campos do Jordão SP: 11,4

05-São José dos Ausentes RS: 11,6

06-São Joaquim SC: 11,8

07-Pericó SC: 11,9

08-Bom Jesus RS: 12,9

09--Vacaria RS: 13,2

10-Lages SC: 13,3

----General Carneiro PR: 13,3

 

Maio12 - Inverno Climático 2012 - Médias:

 

RS:

 

São José dos Ausentes: 11,8

Bom Jesus: 12,9

Canela (Pq do Caracol): 12,9

Vacaria: 13,2

Farroupilha (PWS - Vicentina): 13,6

São Francisco de Paula: 14,1

Canela: 14,4

Lagoa Vermelha: 14,8

Gramado (PWS): 15,1

Erechim: 15,2

Farroupilha (PWS): 15,2

São Marcos: 15,6

Caxias do Sul: 15,7

Passo Fundo: 15,7

Santana do Livramento: 15,7

Soledade: 16,0

Canguçu: 16,3

Caçapava do Sul: 16,5

Encruzilhada do Sul: 16,7

Palmeira das Missões: 16,7

Santa Vitoria do Palmar: 16,7

Chuí: 16,8

Jaguarão: 16,8

Bagé: 16,9

Iraí: 16,9

Frederico Westphalen: 17,0

Dom Pedrito: 17,0

Cruz Alta: 17,0

Quaraí: 17,0

Camaquã: 17,2

Santo Augusto: 17,4

Santa Maria: 17,5

Santiago: 17,6

Santa Rosa: 17,7

Rio Grande: 17,8

Alegrete: 17,9

Rio Pardo: 17,9

Uruguaiana: 18,0

São Gabriel: 18,3

Canoas (BA): 18,4

Porto Alegre (Salgado Filho): 18,4

Porto Alegre (Aut): 18,6

Porto Alegre (Conv): 18,6

Torres: 18,7

São Luiz Gonzaga: 19,0

Mostardas: 19,0

São Borja: 19,2

Tramandaí: 19,2

 

SC:

 

Morro da Igreja: 09,0

Urupema: 09,5

São Joaquim (Climaterra): 10,8

São Joaquim (Conv): 11,3

São Joaquim (Aut): 11,6

Lages: 13,3

Caçador: 13,5

Curitibanos: 13,8

Campos Novos: 13,9

Major Vieira: 14,2

Rio Negrinho: 14,2

Joaçaba: 14,9

Rio do Campo: 15,1

Novo Horizonte: 15,4

Ituporanga: 15,6

Xanxerê: 15,9

Chapecó: 16,5

Dionisio Cerqueira: 16,7

São Miguel do Oeste: 17,1

Araranguá: 17,8

Urussanga: 18,5

Indaial: 18,7

Itajaí: 18,9

Itapoá: 19,0

Santa Marta: 19,4

Florianópolis (Hercílio Luz): 19,7

Florianópolis (Aut): 19,8

 

PR:

 

General Carneiro: 13,3

Inacio Martins: 13,4

São Mateus do Sul: 13,9

Irati: 14,4

Clevelandia: 14,8

Castro: 14,9

Curitiba (Afonso Pena): 15,0

Curitiba (Aut): 15,3

Ventania: 15,3

Ivai: 15,7

Curitiba (Bacacheri): 16,7

Campo Mourão: 17,1

Dois Vizinhos: 17,4

Novas Tebas: 17,4

Joaquim Távora: 18,4

Foz do Iguaçu: 18,5

Maringá: 19,6

 

SP:

 

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 10,6

Campos do Jordão (Horto Florestal): 11,4

Campos do Jordão (Conv): 11,4

Tapiraí: 13,6

Apiaí: 15,4

São Lourenço da Serra: 15,5

Barra do Turvo: 15,8

Riacho Grande (SBC): 15,9

Monte Alegre do ul: 16,4

São Roque: 17,0

Jundiaí: 17,0

Barueri: 17,2

Avaré: 17,6

São Paulo (Aut): 17,8

Campinas: 17,9

São Paulo (Aero-Congonhas): 18,0

Campinas (Viracopos): 18,1

Santos: 21,3

Guarujá (Base Aerea): 22,0

 

MG

 

Monte Verde: 12,3

Maria da Fé: 13,4

Caldas: 14,5

Extrema: 15,4

São Lourenço: 15,6

Barbacena: 15,8

Passa Quatro: 15,9

Viçosa: 16,4

Diamantina: 16,5

Juiz de Fora: 16,6

São João Del Rei: 16,7

Ouro Branco: 16,8

Machado: 17,0

Varginha: 17,0

Ibirité: 17,4

Florestal: 17,7

Araxá: 18,5

Ganhaes: 18,5

Belo Horizonte (Aut): 19,3

Belo Horizonte (Conv): 19,6

 

RJ / ES:

 

Pico do Couto RJ: 11,4

Nova Friburgo RJ: 14,1

Teresópolis: 15,6

Santa Teresa ES: 16,6

Resende: 18,9

Valença: 19,0

Parati: 20,7

Rio de Janeiro (Vl Militar): 21,0

Macaé: 21,3

Campos: 21,4

Seropédica: 21,5

Rio de Janeiro (Marambaia): 21,5

Rio de Janeiro (Jacarepagua): 22,1

Rio de Janeiro (F Copacabana): 22,3

Arraial do Cabo RJ: 22,3

Vitoria ES: 22,3

Rio de Janeiro (Santos Dumont): 22,9

 

MS / MT:

 

Amambai MS: 19,0

Ponta Porã MS: 19,2

Maracaju MS: 19,8

Sete Quedas MS: 19,9

Chapadão do Sul MS: 19,9

Alto Taquari MT: 20,0

Dourados MS: 20,4

Alto Araguaia MT: 21,0

Sãi Vicente MT: 21,9

Comodoro MT: 22,0

Campo Grande MS: 21,4

São José do Rio Claro MT: 23,4

Alta Floresta MT: 24,6

Cuiabá: 25,1

 

GO / DF:

 

Cristalina: 18,4

Alto Paraiso de Goiás GO: 19,0

Brasília DF: 19,4

Águas Emendadas DF: 19,9

Goiânia GO: 21,3

 

Região Nordeste:

 

Piatã BA: 19,0

Vitoria da Conquista BA: 19,3

Itiruçu BA: 20,3

Guaramiranga CE: 21,1

Garanhuns PE: 21,4

Triunfo PE: 21,7

Link to comment
Share on other sites

 

Eu diria que é um padrão tipo 2005, só que melhorado, pois não existe bloqueio efetivamente e sim MPs muito fracas entre os pulsos mais fortes. E além disso, os pulsos estão beeem mais fortes que 2005! Para o RS, por exemplo, está infinitamente melhor do que 2005 (apesar do padrão parecido), pois a MP do início do mês foi um cavalo e após apenas 3 dias de veranico já vai ficar frio de novo. Como o Caio colocou, a fraqueza das MPs parece estar relacionada ao seu desmembramento pelos "bois na linha" no Pacífico subtropical. Se não fossem os bois na linha, teríamos desde de maio uma sequencia de invasões polares de médias a fortes e um período bem abaixo da média. Também acho chato, mas pelo menos não está terrível como em 2005! Para Ctba, que este ano está bem no limite do alcance das MPs fracas e recebe as MPs fortes com umidade e sem potência (ao menos até agora), o perídoo deve ficar acima da média. Para o RS e sul de SC deve terminar abaixo da média. E do sul de SP pra cima a coisa até agora tá bem feia, pois nem as MPs chegam forte por lá, nem o ASAS se estabelece de forma clássica e duradoura para proporcionar madrugadas frias!

 

Boa análise. Enquanto Maio foi muito bom para o Sudeste devido a uma quase permanente influência de MPs marítimas cruzando o atlântico,

"injetando" ar frio no ASAS, a dinâmica mudou em Junho. Sem ASAS, sem MPs significativas e umidade acima do normal = Junho quente !

Mas tudo leva a crer que o final do mês será bem diferente dessa inhaca.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.