Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Saída 12Z do GFS é uma mistura de Michel Teló, com o frango vesgo do Luan Santana mais uma pitada de funk!! :bad: :dash1: :help: :wacko2

 

Também deu uma leve diminuída pra cá. Mas, ainda assim, tardes frias na segunda e terça, e dias agradáveis com noites

frias de quarta em diante.

Link to comment
Share on other sites

O nível deste espaço está excelente, e as informações prestadas pelos nossos amigos indicam que

todos estão confiantes para um inverno que terá, ENFIM, a prometida bomba polar, democrática, à la

2000 ou 1994. Estou mais confiante do que nunca (síndrome baziana) !

Link to comment
Share on other sites

Médias compensadas parciais Maio/12:

 

Urupema: 10,0

Bom Jardim da Serra SC: 10,6

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 10,7

Campos do Jordão SP (Inmet/Conv): 11,4

Campos do Jordão SP (Inmet/Aut): 11,7

São Joaquim SC (Climaterra): 11,9

São Joaquim SC (Inmet-Conv): 12,2

São Joaquim SC (Aut): 12,4

São José dos Ausentes RS: 12,5

Monte Verde MG: 12,5

Inacio Martins PR: 13,1

Bom Jesus RS: 13,3

São Mateus do Sul PR: 13,3

Maria da Fé MG: 13,3

General Carneiro SC: 13,4

Canela RS (Castelinho): 13,4

Lages SC: 13,5

Caçador SC: 13,6

Vacaria RS: 13,9

Irati PR: 13,9

Nova Friburgo RJ: 14,0

Caldas MG: 14,0

Major Vieira SC: 14,1

Rio Negrinho SC: 14,3

Curitibanos SC: 14,5

Castro PR: 14,6

Barbacena G: 15,1

Teresópolis RJ: 15,1

Clevelandia PR: 15,2

Canela RS: 15,3

Joaçaba SC: 15,4

Lagoa Vermelha RS: 15,5

Erechim RS: 15,8

Gramado RS (Alphaville): 15,9

Passa Quatro RJ: 16,1

Passo Fundo RS: 16,5

Diamantina MG: 16,6

Bento Gonçalves RS: 17,0

Santana do Livramento RS: 17,4

Canguçu RS: 17,5

Caçapava do Sul: 17,6

Chuí RS: 17,6

Cruz Alta RS: 17,7

Quaraí RS: 17,8

Bagé RS: 18,0

Santa Maria RS: 18,4

 

Curitiba PR (Aut): 15,0 (+0,4)

São Paulo SP (Conv): 17,4 (-0,2)

Porto Alegre RS: 19,3 (+2,5)

Florianópolis SC (Aut): 20,3 (+1,8)

Link to comment
Share on other sites

Lindo mapa!! 6° em POA, 3° no centro do RS, 0° na fronteira sul e -1° na serra. Isso ignorando os microclimas. Só não vai gear no litoral. No resto pelo menos uma geadinha fraca.

 

Por aqui está ficando escuro e temos algumas trovoadas. "Explodiram" instabilidades desde o NE do RS até o E do PR (região de Curitiba e o litoral), além do meio-oeste de SC e NO do PR. Tenho 21,9° com 72%. E as trovoadas estão aumentando.

Link to comment
Share on other sites

Conversei hoje com o prefeito, com meu amigo Neryzinho arquiteto, ele está construindo um parque temático,voltado ao eco-turismo na tríplice divisa, Soledade/Arvorezinha/Itapuca.Olhem só que água linda.

Show o lugar PHP! :good: O que vão fazer lá?

 

Sendo em Soledade, certamente vai virar uma pista de patinacao no gelo ou bobsledge!

 

:sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Falei com o secretário Alessandro. Ele falou que faz tempo que nem chea perto da estação! Caio, ou a internet estava fora do ar no local, ou isso é obra do Gasparzinho? :mosking:

 

 

Só pode ser o gasparzinho ou a Vivo. A fatura daquela conta vem junto no meu celular, só não venham me dizer que é gato....kkkk

Link to comment
Share on other sites

Conversei hoje com o prefeito, com meu amigo Neryzinho arquiteto, ele está construindo um parque temático,voltado ao eco-turismo na tríplice divisa, Soledade/Arvorezinha/Itapuca.Olhem só que água linda.

Show o lugar PHP! :good: O que vão fazer lá?

Como eu disse, o Dr Nery está investindo no local, terá chalés em bambú,tudo voltado ao ecoturismo, turismo com produtos coloniais, tipo hotel-fazenda, espaço tmbm para esportes radicais, salto de para-pente tem um outro q esqueci o nome agora, há um paredão de 70m de altura próximo dali.E quanto ao açude, o Dr Nery afirmou que várias vezes houve congelamento da superfície... :boredom: 8-) 8-) 8-) 8-) Baita efeito baixada o Shimutz conhece a região, próximo a ponte do Forqueta,altitudes que variam de 550m a 770m, excelentes baixadas a 600, 650m... :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Agradeço os elogios. E mediante um assunto tão interessante, visto que escrevi depois do almoço na correria e antes de uma reunião importante, portanto, com pressa. Resolvi atualizar e caprichar afora que cheguei em casa e faço com mais calma e prazer.

 

Tenho duas possibilidades para o caminha da "ebulição" do BAZ sugerido pela Metsul. A que me remete ao frio me leva a algo assim:

 

 

AAO veio desde fins do ano passado em uma fase predominantemente positiva, com alguns intervalos negativos. Penso que ela possa estar entrando no terreno negativo e sinalizando a curto/médio prazo uma possível mudança de fase. Com predomínio de agora em diante de uma fase mais negativa e alguns intervalos positivos. O que seria muito bom!

 

aao.sprd2.gif

 

 

Esta mudança de fase da AAO no curto prazo pode ser observada na animação do jato polar (500mb), onde a última figura da animação mostra o jato desorganizando-se com uma forte anomalia positiva invadindo o pólo sul. Conseguindo assim "abrir a porta da geladeira", quando o ar frio da geladeira sai resfriando o ambiente, e o ar quente entra na geladeira.

Observem que as invasões polares coincidem com os períodos de entrada de ar quente na "geladeira", quando a porta se abre e esfria toda a "cozinha"

 

z500_sh_30d_anim.gif

 

 

A fase predominantemente positiva da AAO segurou o ar gelado na Antártica, o que resultou em uma cobertura recorde de gelo. Inclusive tema abordado pela Metsul recentemente.

Particularmente acho positivo começarmos o inverno com anomalias positivas e muito gelo na Antártida, pois se a fase da AAO realmente virar, a fábrica de gelo estará com os estoques bem cheios para despachar. Podendo até se dar ao luxo de perder um pouco dessa anomalia positiva, vindo para patamares mais próximos a normal

 

seaice.anomaly.antarctic.png

 

 

Em uma melhor ilustração do que ocorreu no HN veja no gráfico abaixo que apesar da cobertura no Ártico ter ficado muito abaixo da média, ela está relacionada também a uma fase predominante negativa da AO. E que trouxe os invernos memoráveis dos últimos anos no hemisfério norte. Agora a cobertura de sea ice vai se recuperando muito rapidamente em uma fase predominantemente positiva da AO, e o inverno foi o que foi. Assim, não ia nada mal a Antártica perder um pouco da anomalia positiva da cobertura de gelo.

 

seaice.anomaly.arctic.png

 

 

As anomalias em Nino 1+2 estavam indicando ficar possivelmente muito acima da média começaram a dar sinais de arrefecimento. Mostrando que possivelmente estamos próximos do ápice e alguns membros começam a sinalizar uma queda mais significativa a partir de julho. Em invernos passados sob neutralidade em Nino 3.4 ou até mesmo El Nino, mas com Nino1+2 comportado tivemos bons episódios/períodos de frio durante boa parte ou até mesmo grande parte da estação.

 

nino12SSTMon.gif

 

 

A SOI que tinha sido dada como favas contadas, tem mostrado que o vigor inicial que refletiu o aquecimento do pacífico pode ter sido alterado de rota. Análise de curto prazo, mas importantíssima para avaliar o potencial de aquecimento do pacífico.

 

soi30.png

 

 

Esperava-se mais do sol e que seu ciclo de atividade estivesse mais intenso, com um pico maior neste momento. Ao contrário, observamos a atividade solar em queda e bem menor que o esperado. Deste modo o sol, que poderia ter muita influência, tende a ter menos impacto que o esperado. O que acho que acabará acarretando em reflexos em ENSO, com menos El Ninos e/ou mais fracos. Como o caso do próximo, se ocorrer.

 

sunspot.gif

 

 

PDO

 

1976, 2009 e 1951 - análogos do quadro do pacífico semelhante ao atual, e com bons invernos - começaram com PDO negativo como agora

 

1976 -1.14 -1.85 -0.96 -0.89 -0.68 -0.67

1951 -1.54 -1.06 -1.90 -0.36 -0.25 -1.09

2009 -1.40 -1.55 -1.59 -1.65 -0.88 -0.31

 

 

AMO

 

Apresenta pouca correlação entre os análogos. Ao contrário deste ano, 1976 e 2009 tiveram uma fase negativa durante todo o ano (1976) ou em sua primeira metade (2009). 1951 e 2012 estão no campo neutro/positivo.

 

Apesar da fase neutra a positiva da AMO o Atlântico resfriou-se interessantemente sobre a região tropical neste ano em comparação a 2011 e 2010.

 

2012-20112010.png

 

 

Também mais ao sul vemos o Atlântico dando sinais de algum resfriamento entre a costa da Argentina/Uruguai/RS.

 

sst_planet_diff_2012.jpg

 

 

Enquanto que o modelo Japonês mostra a PDO continuando negativa no trimestre JJA, a AMO neutra e fraca enquanto que o pacífico em warm-neutral a Nino fraco e um Atlântico Sul mais resfriado.

 

pdo.gif

 

 

Todos esses fatores são apenas pistas ou verdadeiros ventos da mudança para um bom inverno que está chegando? Só o tempo dirá...

Link to comment
Share on other sites

Como eu disse, o Dr Nery está investindo no local, terá chalés em bambú,tudo voltado ao ecoturismo, turismo com produtos coloniais, tipo hotel-fazenda, espaço tmbm para esportes radicais, salto de para-pente tem um outro q esqueci o nome agora, há um paredão de 70m de altura próximo dali.E quanto ao açude, o Dr Nery afirmou que várias vezes houve congelamento da superfície... :boredom: 8-) 8-) 8-) 8-) Baita efeito baixada o Shimutz conhece a região, próximo a ponte do Forqueta,altitudes que variam de 550m a 770m, excelentes baixadas a 600, 650m... :good2: :good2: :good2:

 

Ponte do Forqueta anotado! Mais umm para a lista dos nomes engraçados de Soledade...

Link to comment
Share on other sites

Desde 14h14min a estação do Caio ta reportando dados de Urupema. Ta no novo local Caio?

 

Ainda não. Está reportando mesmo? Vou verificar, chama o Ghostbuster!!!!

 

:laugh: Ainda reporta e parece está tudo certo.

 

18hs 13,4C lá e 13,2C Epagri.

 

11,27C São Joaquim/Epagri

 

13,2C São Joaquim/Inmet

 

15C Bom Jardim da Serra

Link to comment
Share on other sites

 

RECEBÍ UM DOCUMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES DE URUBICÍ

 

MAIS PRECISAMENTE O M. DA IGREJA, NAS DEPENDÊNCIAS DO CINDACTA II CITE QUE O MESMO SE ENCONTRA EM TERRITÓRIO DO PRÓPRIO MUNICÍPIO E NÃO BOM JARDIM DA SERRA COMO É CITADO NORMALMENTE.

 

Como em Direito TUDO é discutível, o MI se resume ao pico, onde fica o Cindacta?

 

Gostaria de saber onde os limites municipais passam no morro como um todo. Creio que até certa altitude o MI pertença a Urubici e outra parte a BJS.

 

Concordam?

 

 

Caríssimos,

 

Deixar essa discussão a cargo de prefeitos e vereadores dará no que dará: é meu! é meu! é meu!

 

O cume do MI (1822m) é tríplice fronteira (Urubici, Bom Jardim e Orleans).

 

O vale do Rio Pelotas (que fica atrás da Pedra Furada para quem olha do mirante) é Bom Jardim. Toda a vista que se tem para o Norte e boa parte da que se tem para Oeste é Urubici. Já a vista que se tem para o Sul e sobretudo para Sudeste é Orleans. O que ocorre é que os três Municípios possuem área no complexo geológico (?!) denominado Morro da Igreja.

 

Pelas medições que já fiz por ali com o GPS e com o cruzamento dos dados com o GE e com Carta Topográfica do IBGE, a estação do INMET está em... ORLEANS! :russian:

 

No mais, creio que se fosse para "dar" o MI a um município, deveria ser, sim, a Urubici. A cidade não é tão fria quanto SJ ou BJS, mas é por ela que se acessa o local e a questão, ali, não é só sobre temperaturas. Há a questão contemplativa e a neve. Os 8.962 visitantes que subiram o MI em abril (dados do chefe do Parque) foram por Urubici e associam o Morro à cidade; o que, em termos gerais, não está errado.

 

Mudando um pouco o foco, li aqui algumas manifestações sobre o turismo em Urubici que, ao meu ver, não correspondem com a realidade. A cidade deixa, sim, muito a desejar em alguns aspectos [e Urupema(!) e BJS (!!) também não deixam? Muito mais!]. Mas em outros, porém, cresce rápido. Exemplifico: agências de turismo. Hoje, tem muita gente desembarcando em Floripa e sendo levada à Serra Catarinense por agências de Urubici. Se o secretário de turismo tem visão eu não sei, mas que alguns empresários da cidade parecem ter, isso é certo. No mais, as pousadas estão a todo vapor, sendo possível se hospedar em Urubici com muita dignidade.

 

Só pra encerrar momentaneamente: dizer que o MI é em Bom Jardim pode até ser, em parte, algo correto. Agora, eu quero ver acessar o MI de Bom Jardim! No Corpus Christi farei isso, mas em três dias, depois de andar 80 km e acampar duas noites!!! Nem todo turista encara...

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

PELA DOCUMENTAÇÃO QUE TENHO, 90% DA BASE E QUASE TODO O TOPO PERTENCE A BOM JARDIM, INCLUSIVE A ESTAÇÃO, A PARTE QUE PERTENCE AOS 3 É ONDE ESTÁ O RADAR METEORO. BOM JARDIM COMEÇA UM POUCO ANTES DA ENTRADA, A UNS 1/2 KM DO CUME, PELA ESTRADA E TERMINA DEPOIS DO PRÉDIO PRINCIAPL/RADAR. A PEDRA FURADA É DE ORELANS.

Link to comment
Share on other sites

Demonstrou pleno conhecimento da região hein, Mioto! Com relação a esta propriedade eu também acho que deve ser creditada a Urubici, pois a estrada, estrutura, carros, pessoas. Tudo vem de Urubici, massss o pico do pico está pouco distante da linha que limita Urubicí, injustiça!

 

 

NÃO É QUESTÃO DE INJUSTIÇA, É O MESMO QUE CONSTRUIR UMA ESTRUTURA NO FINAL DO TEU TERRENO E DIZER QUE É MEU.

Link to comment
Share on other sites

Que aula, hein, Caio! Parabéns!

 

Que a porta do freezer se abra, então! Esfriando a gente e esquentando ele!

 

 

Caraca! As análises do Caio estão cada vez mais animais, he he he! :clapping: Caras, esse é o tipo de material muito difícil de encontrar mesmo em sites de empresas de meteorologia ou climatologia. Detalhe, a primeira análise que ele fez "com pressa depois do almoço" já era imbatível, he he he! Depois ele conseguiu melhorá-la!! Caraca, muito show!!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Demonstrou pleno conhecimento da região hein, Mioto! Com relação a esta propriedade eu também acho que deve ser creditada a Urubici, pois a estrada, estrutura, carros, pessoas. Tudo vem de Urubici, massss o pico do pico está pouco distante da linha que limita Urubicí, injustiça!

 

 

NÃO É QUESTÃO DE INJUSTIÇA, É O MESMO QUE CONSTRUIR UMA ESTRUTURA NO FINAL DO TEU TERRENO E DIZER QUE É MEU.

 

Também penso que é questão de cartografia, delimitem as fonteiras lá na região do M.I. e pronto.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a questão da comparação do turismo em Urubici, SJ e região, eu diria que SJ realmente é a que demora mais para acordar, mesmo sendo a maior e mais velha!! Urubici tem mais de uma dezena de pousadas de bom padrão, muito mais que SJ, mesmo sendo uma cidade menor! Urupema tem 3000 habitantes e já conseguiu ser reconhecida como o município mais frio do país na mídia, apesar de não ter qualquer infraestrutura turística!

 

SJ tem o Vale da Neve, o Chalé e o Fondue do Japa em termos de bons restaturantes e a Villa Francioni, que na minha opinião é a mais bela vinícola da América do Sul. Mas é so! Não tem nenhuma Pousada charmosa e confortável (sem aquele papo de "rústico") como tem aos montes em Urubici e até Bom Jardim (O Rio do Rastro Resort). Considero pouco, levando em conta que o município é o maior da região (todos os demais foram desmembrados dele) e já tem fama pelo frio há muuuuito tempo! Creio que no histórico o poder público e a cultura "fazendeira" joaquinenese já devem ter atrapalhado muitos empresários que quiseram investir em turismo por lá! :negative: Pelo visto a coisa começa a querer mudar, mas a inércia parece ser grande!

Link to comment
Share on other sites

 

RECEBÍ UM DOCUMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES DE URUBICÍ

 

MAIS PRECISAMENTE O M. DA IGREJA, NAS DEPENDÊNCIAS DO CINDACTA II CITE QUE O MESMO SE ENCONTRA EM TERRITÓRIO DO PRÓPRIO MUNICÍPIO E NÃO BOM JARDIM DA SERRA COMO É CITADO NORMALMENTE.

 

Como em Direito TUDO é discutível, o MI se resume ao pico, onde fica o Cindacta?

 

Gostaria de saber onde os limites municipais passam no morro como um todo. Creio que até certa altitude o MI pertença a Urubici e outra parte a BJS.

 

Concordam?

 

 

Caríssimos,

 

Deixar essa discussão a cargo de prefeitos e vereadores dará no que dará: é meu! é meu! é meu!

 

O cume do MI (1822m) é tríplice fronteira (Urubici, Bom Jardim e Orleans).

 

O vale do Rio Pelotas (que fica atrás da Pedra Furada para quem olha do mirante) é Bom Jardim. Toda a vista que se tem para o Norte e boa parte da que se tem para Oeste é Urubici. Já a vista que se tem para o Sul e sobretudo para Sudeste é Orleans. O que ocorre é que os três Municípios possuem área no complexo geológico (?!) denominado Morro da Igreja.

 

Pelas medições que já fiz por ali com o GPS e com o cruzamento dos dados com o GE e com Carta Topográfica do IBGE, a estação do INMET está em... ORLEANS! :russian:

 

No mais, creio que se fosse para "dar" o MI a um município, deveria ser, sim, a Urubici. A cidade não é tão fria quanto SJ ou BJS, mas é por ela que se acessa o local e a questão, ali, não é só sobre temperaturas. Há a questão contemplativa e a neve. Os 8.962 visitantes que subiram o MI em abril (dados do chefe do Parque) foram por Urubici e associam o Morro à cidade; o que, em termos gerais, não está errado.

 

Mudando um pouco o foco, li aqui algumas manifestações sobre o turismo em Urubici que, ao meu ver, não correspondem com a realidade. A cidade deixa, sim, muito a desejar em alguns aspectos [e Urupema(!) e BJS (!!) também não deixam? Muito mais!]. Mas em outros, porém, cresce rápido. Exemplifico: agências de turismo. Hoje, tem muita gente desembarcando em Floripa e sendo levada à Serra Catarinense por agências de Urubici. Se o secretário de turismo tem visão eu não sei, mas que alguns empresários da cidade parecem ter, isso é certo. No mais, as pousadas estão a todo vapor, sendo possível se hospedar em Urubici com muita dignidade.

 

Só pra encerrar momentaneamente: dizer que o MI é em Bom Jardim pode até ser, em parte, algo correto. Agora, eu quero ver acessar o MI de Bom Jardim! No Corpus Christi farei isso, mas em três dias, depois de andar 80 km e acampar duas noites!!! Nem todo turista encara...

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Eu não opinei que Urupema e Bom Jardim são exemplos de turismo (em termos históricos), mas eu percebo movimentação política em prol do turismo nas primeiras e não em Urubici. Ações privadas tem em Bom Jardim e Urupema, mas Urubici realmente é mais fácil se hospedar(tem maior tradição empresarial e maior população). Ainda penso (pode ser equivocadamente), que "das netas de Lages" (filhas de São Joaquim), Urubici largou na frente para o turismo e agora pisou no freio. Claro que isso é opinião pessoal baseada nas minhas andanças pelo planalto sul catarinense.

Link to comment
Share on other sites

Demonstrou pleno conhecimento da região hein, Mioto! Com relação a esta propriedade eu também acho que deve ser creditada a Urubici, pois a estrada, estrutura, carros, pessoas. Tudo vem de Urubici, massss o pico do pico está pouco distante da linha que limita Urubicí, injustiça!

 

Toda essa discussão geográfica me faz lembrar o Pico do Itapeva, atração turística relacionada à Campos do Jordão, mas que na verdade fica em Pindamonhangaba.

 

Com a Pedra do Baú, ocorre a mesma coisa... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, Zé!

 

Sempre disse aqui que o grande diferencial entre a serra gaúcha e catarinense é uma só. Empreendedores! Ambas tem beleza, canyons, vales, frio, neve, geada, picos, formando praticamente uma região muito parecida que vai desde Gramado/Canela até Urubicí/Bom Retiro, acompanhando o paredão da serra geral e as invasões polares de outono/inverno. A serra gaúcha (turística) entretanto é privilegiada por ser rica, muito rica em empreendedores. Um povo inventivo e caprichoso que desenvolveu empreendimentos turísticos aproveitando-se de seu potencial natural, desenvolvendo uma economia mais dinâmica e atrativa. Com uma paisagem urbana mais organizada complementada pela singular beleza de sua natureza.

 

A serra catarinense foi basicamente colonizada pela pecuária e monoculturas, com pouco empreendedorismo. A cultura da maçã é recente, e retém a força econômica na mão de poucos, sem distribuí-la. Ao contrário das indústrias, hotéis e restaurantes que movimentam a serra gaúcha, a serra catarinense (turística) despertou muito tardiamente para o seu potencial enquanto os gaúchos explodiram entre os anos 80/90 com festivais e eventos em grandes e belos hotéis. A proximidade de uma metrópole como Porto Alegre (1h30 de Gramado) também ajudou, com acesso mais facilitado e agradável.

 

A serra gaúcha é modelo. Ano passado fiquei impressionado com a beleza e organização de Gramado e repito: não há nada igual na América do Sul, superando de longe Bariloche em termos de estrutura hoteleira, beleza urbana, gastronomia e eventos. É realmente invejável o que a força do empreendedorismo gaúcho foi capaz. Nada do que está lá é de responsabilidade de governos. Não fossem empreendedores ousados, criativos e corajosos, jamais Gramado e região conseguiria desenvolver-se. O melhor que o governo fez foi não atrapalhar, criando condições minimamente propícias para os negócios e um marco regulatório que privilegiou a tradição e a beleza. Fez o dever de casa, nada demais. Os bravos e corajosos empresários fizeram o resto, quase tudo. E está lá aquela jóia que é o maior destino turístico do RS e um dos maiores do Brasil. Sem falar na beleza do vale dos vinhedos e empreendimentos adjacentes.

 

Aqui em SC poucos e corajosos começaram a se arriscar a pouco tempo, depois de tanta mídia expontânea gratuita em rede nacional. Isso em uma paisagem urbana envelhecida, criada para atender o ciclo explorador da madeira (dizimada), a pecuária (difícil pela geografia desfavorável) e a maçã que veio a salvar alguns tempos depois. Poucos e corajosos como o Ivan, um guerreiro e sonhador do Rio do Rastro Eco Resort. Um exemplo a ser seguido. Ahhhh se tivessemos mais Ivans, a serra catarinense seria outra. E assim vamos devagar, mas com boas esperanças. Esperanças de mais pessoas como o Ivan, que na serra gaúcha felizmente existe aos montes. E como não esquecer do Sr. Dillor (falecido-Villa Francioni), que criou a Vinícola mais linda ao sul do Equador e abriu uma nova fronteira para a serra catarinense. O vinho, portanto, passa a ser a grande esperança, outros empresários estão sendo atraídos pouco a pouco. Mas precisamos fazer o dever de casa, e as prefeituras e governos também. Há luz no fim do túnel, como notícias essa:

 

 

Grupo do exterior pode contruir hotel em São Joaquim

20 de março de 2012

 

Investidores internacionais estão interessados em construir um grande hotel em São Joaquim, na Serra Catarinense. A informação é do empresário Wandér Weege, da Vinícola Pericó que, mesmo tendo passado por uma cirurgia recentemente, fez questão de participar da abertura da colheita da uva, a vindima, sábado, na Vinícola Quinta Santa Maria, em Pericó, interior de São Joaquim. Segundo ele, o objetivo é que a cidade tenha um hotel de bandeira internacional. Wandér também está na expectativa da abertura do aeroporto do município, para facilitar a chegada de turistas de alta renda na região. Uma das peculiaridades é que São Joaquim é a única cidade brasileira que registra queda de neve nas ruas centrais.

 

Estella Benetti - Diário Catarinense

 

 

Sonhemos...

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que acho quase impossível São Joaquim e região mudarem a sua vocação para o turismo. A população local tem a mesma cultura da metade sul do RS, campeira e, principalmente, extensiva. Essa última característica está muito ligada com a dádiva natural proporcionada pelos campos nativos, onde basta deixar o gado extensivamente solto para que ele engorde por conta própria e sem que seja necessário fazer muito esforço. Não é necessário dar ração, pois o animal engorda por conta própria. Pequenos ajustes ao longo do ano como o plantio da pastagem de inverno e vacinas pontuais são o máximo que o pecuarista precisou fazer ao longo dos anos na Campanha Gaúcha para manter o seu rebanho. Isso refletiu no modus vivendi e no jeito de ser do homem gaúcho, um homem de fala mansa, que gosta de tomar mate por longas horas com a peonada sem precisar trocar muitas palavras. O ritmo é mais lento. A paisagem também ajuda. É campo e mais campo para tudo quanto é lado. É o deserto verde de Luis Fernando Veríssimo em o Tempo e o Vento. Depois dessa narrativa, vcs podem imaginar como eu, um guri da capital, me sinto quando vou visitar a família na fronteira oeste!! Depois de 3 dias dá vontade de subir pelas paredes!! Como eram angustiantes aquelas minhas férias de julho na fazenda nos anos 80, hehehehe. Tudo isso vale para São Joaquim e é quase impossível mudar essa cultura mansa e sem grandes anseios. A mudança só pode ocorrer se houver uma onda de imigração. Gente de fora. Imigrantes com instinto voraz de investir. A população local não nasceu para isso. Não adianta. Conheço bem isso.

Link to comment
Share on other sites

Nuvens baixas, temperatura na casa dos 17°C e muitos, muitos relâmpagos à oeste! Vem mais chuva, tão necessária para a faixa oeste paranaense, com certeza.

 

O tempo está instável em grande parte do centro-sul brasileiro. Pancadas de chuva e trovoadas ocorrem pelo interior do PR, SP e MS. No oeste do RS, a instabilidade é estimulada pela aproximação do ar frio.

 

30lnz45.jpg

 

96wcap.jpg

Link to comment
Share on other sites

Médias compensadas parciais Maio/12:

 

Lages SC: 13,5

 

Vacaria RS: 13,9

 

Curitiba PR (Aut): 15,0 (+0,4)

São Paulo SP (Conv): 17,4 (-0,2)

Porto Alegre RS: 19,3 (+2,5)

Florianópolis SC (Aut): 20,3 (+1,8)

 

Muito, muito interessante estes dados. Lages à frente de Vacaria: algo raro. POA co uma baita discrepância de SP. Certamente deve ser a nebulosidade e a chuva.

 

Lages e Curitiba, bela diferença entre climas subtropiciais.

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que acho quase impossível São Joaquim e região mudarem a sua vocação para o turismo. A população local tem a mesma cultura da metade sul do RS, campeira e, principalmente, extensiva. Essa última característica está muito ligada com a dádiva natural proporcionada pelos campos nativos, onde basta deixar o gado extensivamente solto para que ele engorde por conta própria e sem que seja necessário fazer muito esforço. Não é necessário dar ração, pois o animal engorda por conta própria. Pequenos ajustes ao longo do ano como o plantio da pastagem de inverno e vacinas pontuais são o máximo que o pecuarista precisou fazer ao longo dos anos na Campanha Gaúcha para manter o seu rebanho. Isso refletiu no modus vivendi e no jeito de ser do homem gaúcho, um homem de fala mansa, que gosta de tomar mate por longas horas com a peonada sem precisar trocar muitas palavras. O ritmo é mais lento. A paisagem também ajuda. É campo e mais campo para tudo quanto é lado. É o deserto verde de Luis Fernando Veríssimo em o Tempo e o Vento. Depois dessa narrativa, vcs podem imaginar como eu, um guri da capital, me sinto quando vou visitar a família na fronteira oeste!! Depois de 3 dias dá vontade de subir pelas paredes!! Como eram angustiantes aquelas minhas férias de julho na fazenda nos anos 80, hehehehe. Tudo isso vale para São Joaquim e é quase impossível mudar essa cultura mansa e sem grandes anseios. A mudança só pode ocorrer se houver uma onda de imigração. Gente de fora. Imigrantes com instinto voraz de investir. A população local não nasceu para isso. Não adianta. Conheço bem isso.

 

 

JÁ MUDOU, FOI BEM MAIS ASSIM A 30 ANOS E MAIS ATRÁS, QUANDO PROIBIRAM DE VEZ O CORTE DA ARAUCÁRIA, FOI O GOLPE NOS GIGOLÔS DE VACA, A VINDA DOS JAPONESES, MAÇÃ, UVA E GENTE DE FORA, MUDOU, É AINDA LENTO, NESTES 14 ANOS QUE ESTOU AQUI JÁ TEVE BOAS MUDANÇAS, PODE ATÉ LEVAR MAIS 50 ANOS! MAS MUDARÁ.

Link to comment
Share on other sites

) Baita efeito baixada o Shimutz conhece a região, próximo a ponte do Forqueta,altitudes que variam de 550m a 770m, excelentes baixadas a 600, 650m... :good2: :good2: :good2:

 

Isso é muito bom. O turismo é a grande fonte de renda, limpa, pura e garantida.

 

Ah, e aguardem, né PH. Vem aí uma surpresa "oficial" para todos... :mosking:

 

PELA DOCUMENTAÇÃO QUE TENHO, 90% DA BASE E QUASE TODO O TOPO PERTENCE A BOM JARDIM, INCLUSIVE A ESTAÇÃO, A PARTE QUE PERTENCE AOS 3 É ONDE ESTÁ O RADAR METEORO. BOM JARDIM COMEÇA UM POUCO ANTES DA ENTRADA, A UNS 1/2 KM DO CUME, PELA ESTRADA E TERMINA DEPOIS DO PRÉDIO PRINCIAPL/RADAR. A PEDRA FURADA É DE ORELANS.

 

O MI é dos 3 por ser um mero e simples divisor de águas. Igual a Pedra da Mina

Link to comment
Share on other sites

Médias compensadas parciais Maio/12:

 

Lages SC: 13,5

 

Vacaria RS: 13,9

 

Curitiba PR (Aut): 15,0 (+0,4)

São Paulo SP (Conv): 17,4 (-0,2)

Porto Alegre RS: 19,3 (+2,5)

Florianópolis SC (Aut): 20,3 (+1,8)

 

Muito, muito interessante estes dados. Lages à frente de Vacaria: algo raro. POA co uma baita discrepância de SP. Certamente deve ser a nebulosidade e a chuva.

 

Lages e Curitiba, bela diferença entre climas subtropiciais.

A alta subtropical proporcionou frio para o leste do Sudeste e vento norte no RS. Por isso a média muito alta daqui e o bom padrão em SP. Me chamou a atenção a diferença daqui para Vacaria e Lages. São 5°/6° de diferença na média. É MUITA coisa, mesmo em se tratando de nível do mar X campos de cima da serra. O resfriamento noturno foi bem mais acentuado em altitude, vide os dados de SJ e região.

 

Por aqui nublado com 19,7°. Já tem mais chuva vindo do oeste do RS.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que acho quase impossível São Joaquim e região mudarem a sua vocação para o turismo. A população local tem a mesma cultura da metade sul do RS, campeira e, principalmente, extensiva. Essa última característica está muito ligada com a dádiva natural proporcionada pelos campos nativos, onde basta deixar o gado extensivamente solto para que ele engorde por conta própria e sem que seja necessário fazer muito esforço. Não é necessário dar ração, pois o animal engorda por conta própria. Pequenos ajustes ao longo do ano como o plantio da pastagem de inverno e vacinas pontuais são o máximo que o pecuarista precisou fazer ao longo dos anos na Campanha Gaúcha para manter o seu rebanho. Isso refletiu no modus vivendi e no jeito de ser do homem gaúcho, um homem de fala mansa, que gosta de tomar mate por longas horas com a peonada sem precisar trocar muitas palavras. O ritmo é mais lento. A paisagem também ajuda. É campo e mais campo para tudo quanto é lado. É o deserto verde de Luis Fernando Veríssimo em o Tempo e o Vento. Depois dessa narrativa, vcs podem imaginar como eu, um guri da capital, me sinto quando vou visitar a família na fronteira oeste!! Depois de 3 dias dá vontade de subir pelas paredes!! Como eram angustiantes aquelas minhas férias de julho na fazenda nos anos 80, hehehehe. Tudo isso vale para São Joaquim e é quase impossível mudar essa cultura mansa e sem grandes anseios. A mudança só pode ocorrer se houver uma onda de imigração. Gente de fora. Imigrantes com instinto voraz de investir. A população local não nasceu para isso. Não adianta. Conheço bem isso.

 

Impressionante Bruno!!!

Muito interessante sua análise! Eu já tinha me questionado algumas vezes sobre a economia singular do sul gaúcho, e porque ela não deslancha em algumas áreas onde há aptidão natural, e nunca havia analisado a questão sobre esse prisma!

A questão da cultura realmente pode ter alguma influência no desenvolvimento econômico da região.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Médias compensadas parciais Maio/12:

 

Lages SC: 13,5

 

Vacaria RS: 13,9

 

Curitiba PR (Aut): 15,0 (+0,4)

São Paulo SP (Conv): 17,4 (-0,2)

Porto Alegre RS: 19,3 (+2,5)

Florianópolis SC (Aut): 20,3 (+1,8)

 

Muito, muito interessante estes dados. Lages à frente de Vacaria: algo raro. POA co uma baita discrepância de SP. Certamente deve ser a nebulosidade e a chuva.

 

Lages e Curitiba, bela diferença entre climas subtropiciais.

A alta subtropical proporcionou frio para o leste do Sudeste e vento norte no RS. Por isso a média muito alta daqui e o bom padrão em SP. Me chamou a atenção a diferença daqui para Vacaria e Lages. São 5°/6° de diferença na média. É MUITA coisa, mesmo em se tratando de nível do mar X campos de cima da serra. O resfriamento noturno foi bem mais acentuado em altitude, vide os dados de SJ e região.

 

Por aqui nublado com 19,7°. Já tem mais chuva vindo do oeste do RS.

 

Abraços climáticos!

 

Pois é, esta alta ficou dias influenciando o clima no Leste da região sudeste, e deixou as temperaturas bem amenas em parte do sul também, principalmente no paraná e este de SC.

O mais impressionante é ver Curitiba mais fria que algumas cidades já altas do RS, como Gramado(alphaville), e com boa diferença do sul gaúcho, por exemplo. Bagé, Santa Maria e outras parecem estar bem "quentes". É algo raro de acontecer em Maio, mas a situação deve se "normalizar" no decorrer do mês.

São Paulo deve terminar o mês de Maio bem abaixo da média, e Curitiba talvez tenha o Maio mais frios dos últimos anos. Um belo prelúdio para o começo do inverno!!! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, aqui no BAZ temos poucos integrantes da fronteira. Em termos de área representa 50% do Estado, mas em termos de população é apenas 20%. O RS tem 10,9 milhões de habitantes, sendo que pouco mais de 2 milhões são da Campanha/Sul/Fronteira Oeste. Aqui no BAZ essa estatística está bem representada. São pouquíssimos o representantes de lá: apenas o Rafael Dable de Santana e o Vitor de Bagé. O Gamboa, Torales e eu temos origem de lá, mas não vivemos. Acho todos concordam com o que eu disse, não?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.