Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Silvio, infelizmente não tinha casa, muito menos estação em julho de 2000 lá na serra, porém estava lá no dia 16 de julho de 2000. Lembro que os flocos de neve cairam de forma esporádica durante todo o dia em Gramado e nenhum termômetro de rua marcou mais que 1C de tarde. Como hj sei que eles marcavam (hj estão corretos) 2C a mais naquela época, acho que a máxima ficou na casa dos 3C. No dia 14 de julho possivelmente deu menos.

 

Na minha casa em Canela lembro de 2 dias seguidos em julho de 2003 com máxima de 5,6C e sol.

 

No dia 16 de julho de 2010 (o Rodrigo-GO estava lá) a temperatura não passou dos 3C de tarde e a máxima foi de 4,7C as 23:59hs. Entrou um vento norte e esquentou. Eis o gráfico do dia:

 

Ano passado o INMET de Canela teve dois dias de máxima de 5C, porém não tinha mais casa. O castelinho ficou na casa dos 7C de máxima.

 

De um modo geral penso que é normal a região ter duas máximas por ano iguais ou menores que 5C.

 

É verdade Bruno. Ainda não tive o prazer de ver mínimas extremamente baixas (dei azar em SJ), mas o frio que peguei em Canela/Grmado em julho/2010 foi intenso durante todo o dia. Estava muito frio durante todo o dia e a sensação térmica foi baixíssima, pois estava nublado, garoando e ventando. O Castelinho é uma geladeira, e aquela bruma que vem da cachoeira gela até os ossos.

Esse ano com certeza pegarei o frio mais forte de minha vida, pois nos 2 finais de semana anteriores ao BAZ me encontrarei em Bariloche, onde ontem fez incríveis -8,5ºC. Serei um correspondente baziano direto da patagônia. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

No encontro mostrarei as fotos as amigos.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o estrago que a nebulosidade causou aqui na regiao..to com MUITA raiva..ela passa EXATAMENTE sobre o nordeste de SC...

 

Diego,

Compartilhei essa noite da sua raiva. Ontem a temperatura, que chegou a 30ºC, caiu após a entrada da ff para apenas 20ºC e pensei: vamos ter uma bela mínima. Mas não é que as nuvens ficaram sobre a região e agora cedo a mínima foi de 18,8ºC?

Tá muito gostoso o clima agora, nublado e garoando, mas a mínima foi mais alta que nos últimos dias. Temos previsão de chuvas para os próximos dias, algo bemmmm raro por aqui em maio.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver que, em estações oficiais, só Urupema e BJS negativaram (e muito!). Isso pelo que vi na Epagri e no INMET. Estou certo? Não fossem as duas recentes iniciativas da Epagri, oficialmente uma manhã como a de hoje ficaria sem temperatura negativa (!).

 

No mais, temperaturas absurdas em Urupema e BJS e o lugar para sentir mais frio às 07h00 da manhã foi: o Morro da Igreja! Com 5C de temperatura e rajadas de vento atingindo 14 m/s, a sensação térmica chegou a -10 C!

 

Viva Urupema, viva BJS e viva também o MI que ninguém sabe onde fica...

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver que, em estações oficiais, só Urupema e BJS negativaram (e muito!). Isso pelo que vi na Epagri e no INMET. Estou certo? Não fossem as duas recentes iniciativas da Epagri, oficialmente uma manhã como a de hoje ficaria sem temperatura negativa (!).

 

No mais, temperaturas absurdas em Urupema e BJS e o lugar para sentir mais frio às 07h00 da manhã foi: o Morro da Igreja! Com 5C de temperatura e rajadas de vento atingindo 14 m/s, a sensação térmica chegou a -10 C!

 

Viva Urupema, viva BJS e viva também o MI que ninguém sabe onde fica...

 

Mioto.

 

COM TODO O RESPEITO, NÃO FOSSE O COUTINHO E ESTAS ESTAÇÕES ESTARIAM EM TOPOS E DOS BONS!! ELES NUNCA FARÃO COISAS DESTE TIPO, INFELIZMENTE, ESTA BATALHA FOI MINHA, CONVENCÍ OS DOIS PREFEITOS E RELOCARAM PARA OS PONTOS ATUAIS. A EPAGRI NÃO TEVE UM DEDO SEGUER NISTO.

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver que, em estações oficiais, só Urupema e BJS negativaram (e muito!). Isso pelo que vi na Epagri e no INMET. Estou certo? Não fossem as duas recentes iniciativas da Epagri, oficialmente uma manhã como a de hoje ficaria sem temperatura negativa (!)

Mioto.

 

COM TODO O RESPEITO, NÃO FOSSE O COUTINHO E ESTAS ESTAÇÕES ESTARIAM EM TOPOS E DOS BONS!!

 

Parabéns Coutinho!

E assim se constrói a história de uma cidade ou região. São as pessoas que fazem toda a diferença. Aqui em Gramado também foi desta forma.

Alguém tem de ser o pioneiro.

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver que, em estações oficiais, só Urupema e BJS negativaram (e muito!). Isso pelo que vi na Epagri e no INMET. Estou certo? Não fossem as duas recentes iniciativas da Epagri, oficialmente uma manhã como a de hoje ficaria sem temperatura negativa (!).

 

No mais, temperaturas absurdas em Urupema e BJS e o lugar para sentir mais frio às 07h00 da manhã foi: o Morro da Igreja! Com 5C de temperatura e rajadas de vento atingindo 14 m/s, a sensação térmica chegou a -10 C!

 

Viva Urupema, viva BJS e viva também o MI que ninguém sabe onde fica...

 

Mioto.

 

COM TODO O RESPEITO, NÃO FOSSE O COUTINHO E ESTAS ESTAÇÕES ESTARIAM EM TOPOS E DOS BONS!! ELES NUNCA FARÃO COISAS DESTE TIPO, INFELIZMENTE, ESTA BATALHA FOI MINHA, CONVENCÍ OS DOIS PREFEITOS E RELOCARAM PARA OS PONTOS ATUAIS. A EPAGRI NÃO TEVE UM DEDO SEGUER NISTO.

 

Então, parabéns Coutinho!!!

 

Eu não sabia que a instalação das estações era responsabilidade das Prefeituras. Pensei que a verba, a manutenção e tudo fosse do Governo do Estado (EPAGRI). Mas me esclareça uma dúvida: essas estações não são novas? Lembro-me de estar em Urubici em 14 de julho de 2010 e nada foi divulgado sobre BJS e Urupema. As estações não existiam, correto? Elas foram REcolocadas por tua iniciativa ou colocadas por tua iniciativa?

 

Abraço,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns Coutinho!

E assim se constrói a história de uma cidade ou região. São as pessoas que fazem toda a diferença. Aqui em Gramado também foi desta forma.

Alguém tem de ser o pioneiro.

 

 

Mauro, obrigado pelo "furo" a respeito dos novos investimentos de Gramado e região. Tenho a certeza que o circulo virtuoso já está feito e que os empresários e novos empreendedores continuarão a dar exemplo ao Brasil e ao mundo pela maneira que desenvolvem a cidade e o turismo. Eu vou a Gramado desde criança, em 1995 tinha 13 anos e de lá para cá devo ter ido umas 5 ou 6 vezes. E cada vez a cidade cresce mais linda e estruturada. Tenho a certeza que novos e novos negócios como os citados ajudarão a despontar ainda mais este pedaço do céu.

 

Mioto, o Ronaldo é outro daqueles que citei. "Ah se a serra catarinense tivesse mais e mais Ronaldos Coutinhos...". Foi o homem responsável em grande parte pela enorme divulgação da região, bem como seu clima e colocação correta de estações como Urupema e BJS (foi ele quem indicou o local para aprefeitura que por sua vez indicou ao Ciran). Além de tudo ele dá exemplo a cidade de como se faz uma propriedade com capricho e amor. Pois tenho certeza se aqueles que tem condições caprichassem como o Ronaldo, São Joaquim seria outra. Em miúdos, Gramado tem Ronaldos aos montes, São Joaquim tem apenas um.

 

 

Obs: que frio cavalar que fez nessa madrugada? Não esperava tanto. Mínimas de -5oC na serra e -2oC no oeste gaúcho (Santa Rosa) são de invasões de muito respeito!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o estrago que a nebulosidade causou aqui na regiao..to com MUITA raiva..ela passa EXATAMENTE sobre o nordeste de SC...

Puxa, entendo muito bem teu sentimento!! É o mesmo que eu sinto. É só trocar o nome de Marcos para DSoares e Porto Alegre para Joinville.

 

Mas aqui a noite foi de céu totalmente limpo sempre!! E a queda muito boa. Tive a mínima do ano até agora: 9,3°. No momento faz 13,7° com 74% e não há UMA nuvem no céu!! Tempo limpíssimo!! Venta de OSO a 6,1 km/h.

 

Incríveis os dados de Urupema e Bom Jardim. Quero ver uma mp seca e potente, o que vai dar!

 

Abraços sem MM!!

Link to comment
Share on other sites

Não pensei que ia cair tanto a temperatura na Europa brasileira, Urupema. Chutava uns -3/-4.

A geada deve ter sido grande por lá.

 

Já aqui, ainda sem sinal de frio mas este chegará na próxima madrugada. No entanto, não deve ser

um frio muito significativo. Sâo esperadas temperaturas máximas baixas amanhã e terça, mas não

creio em nada sub-15C (máxima). Minha expectativa maior fica com relação à chuva.

Link to comment
Share on other sites

Abismante, literalmente, a mínima de Urupema!!!! Estes -5C não são resultado unicamente do ar frio, mas do ar seco!!!! Olhem a UR agora na cidade. Faz apenas 26%!!! O PO bateu -7,1C!! Próxima noite será maddeeeeeeeiiiiiirraaaaaaaaaaa!!

 

É verdade, Bruno. Se mantiver o quadro e não entrar umidade nem vento vai ser bizarrice a queda nesta noite. Nunca vi a estação com essa umidade e PO. Ansioso pelo final de tarde/noite

Link to comment
Share on other sites

O GFS continua em seu ritmo de postergar a baleia que vinha mostrando. Sempre empurrando mais pra frente. Ademais esse bolsão frio vai a caminho do oceano enquanto vai aquecendo e jogando umidade para a costa. Possível nova frente-fria no próximo sábado.

 

Enquanto isso a SOI não dá o braço a torcer para os modelos que mostram condições de El Nino já por julho, nesse ritmo não vai de jeito nenhum! Tem que mudar de fase, "e bem mudada", para sustentar anomalias de Nino.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio mínima foi de 20°C e já choveu muito.Agora faz 21°C e chuvisca.

Engraçado, aqui em Jacarepaguá, pelo menos onde moro, não caiu uma gota sequer e nada de chuvisco também!

 

Pessoal, será que hoje teremos uma queda maior em Urupema/Bom Jardim?

Pois é,na maioria da cidade não choveu.

Agora 23°C.

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver que, em estações oficiais, só Urupema e BJS negativaram (e muito!). Isso pelo que vi na Epagri e no INMET. Estou certo? Não fossem as duas recentes iniciativas da Epagri, oficialmente uma manhã como a de hoje ficaria sem temperatura negativa (!).

 

No mais, temperaturas absurdas em Urupema e BJS e o lugar para sentir mais frio às 07h00 da manhã foi: o Morro da Igreja! Com 5C de temperatura e rajadas de vento atingindo 14 m/s, a sensação térmica chegou a -10 C!

 

Viva Urupema, viva BJS e viva também o MI que ninguém sabe onde fica...

 

Mioto.

 

COM TODO O RESPEITO, NÃO FOSSE O COUTINHO E ESTAS ESTAÇÕES ESTARIAM EM TOPOS E DOS BONS!! ELES NUNCA FARÃO COISAS DESTE TIPO, INFELIZMENTE, ESTA BATALHA FOI MINHA, CONVENCÍ OS DOIS PREFEITOS E RELOCARAM PARA OS PONTOS ATUAIS. A EPAGRI NÃO TEVE UM DEDO SEGUER NISTO.

 

Então, parabéns Coutinho!!!

 

Eu não sabia que a instalação das estações era responsabilidade das Prefeituras. Pensei que a verba, a manutenção e tudo fosse do Governo do Estado (EPAGRI). Mas me esclareça uma dúvida: essas estações não são novas? Lembro-me de estar em Urubici em 14 de julho de 2010 e nada foi divulgado sobre BJS e Urupema. As estações não existiam, correto? Elas foram REcolocadas por tua iniciativa ou colocadas por tua iniciativa?

 

Abraço,

 

Mioto.

 

SÃO NOVÍSSIMAS, APENAS FOI MUDADO DE LOCAL, O ORIGINAL SERIA HORRÍVEL, FALEI COM CADA PREFEITO E FOI MUDADO.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado como a percepção do tempo é subjetiva.

 

Ontem eu achei uma "delícia" uma tarde com temperatura na casa dos 20º C.

 

Agora estamos com essa temperatura em Jundiaí e não acho isso assim tão bacana.

 

Será que é por causa dos marcas próximas e abaixo de zero em lugares como Urupema, Farroupilha, Canela?

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pela iniciativa, Ronaldo!

 

Aqui em Mogi, céu encoberto com períodos de garoa finíssima... temperatura na casa dos 18ºC.

 

Ontem passei rapidamente em Monte Verde (MG) pra conhecer o vilarejo e a região... temperatura no meio da tarde estava em torno dos 15ºC, com sensação térmica menor por conta da umidade e do vento. Sorte que não peguei chuva. :good2:

 

DSC00967.jpg

 

DSC00972.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou impressionado com a singularidade do clima de Santa Rosa, mais especificamente da baixada do Ilson. Ele teve a mínima do Estado com -2,3C e agora já faz +21C. Chegará a noite e aquilo lá despencará de novo!!! Clima de extremos! É tão singular que estou começando a achar o clima perfeito para o plantio de videiras vitis vinífera. Uvas de qualidade gostam de amplitude diária e é exatamente o que não falta em Santa Rosa.

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), as 10 menores temperaturas às 13:00h (13/05/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 13,4ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 15,9ºC;

SE LAI(Lages-1034m-topo- PLANALTO): 15,9ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE):16,0ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 16,0ºC;

SE ADE(Água Doce-902m- encosta de morro- MEIO OESTE): 16,0ºC;

SE FBO (Fraiburgo-1021m-topo-MEIO OESTE): 16,3ºC;

SE CCN(Caçador-929m-baixada- MEIO OESTE):17,3ºC;

SE SLO(São Lourenço do Oeste-923m- topo-OESTE):18,0ºC;

SE BRO (Bom Retiro-877m-encosta de morro-PLANALTO): 18,0ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 13:00h: VDA(Videira- 746m-encosta de morro-MEIO OESTE):23,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Engraçado como a percepção do tempo é subjetiva.

 

Ontem eu achei uma "delícia" uma tarde com temperatura na casa dos 20º C.

 

Agora estamos com essa temperatura em Jundiaí e não acho isso assim tão bacana.

 

Será que é por causa dos marcas próximas e abaixo de zero em lugares como Urupema, Farroupilha, Canela?

 

MELO, concordo com você, a percepção do tempo é subjetiva ao ponto de observação daquele momento e em comparativo a um segundo ponto podemos achar num momento normal e em outro a mesma discrepância, acrescento que a percepção de frio também é acumulativa e adaptativa no organismo humano, pois no verão podemos sentir frio com 20ºC e vestir uma blusa, já em julho, por exemplo, por estas bandas é comum sentir calor com 15ºC.

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), as 10 menores temperaturas às 15:00h (13/05/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 11,3ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 15,3 ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 15,7ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE):16,4ºC;

SE LAI(Lages-1034m-topo- PLANALTO): 16,6 ºC;

SE FBO (Fraiburgo-1021m-topo-MEIO OESTE): 16,6ºC;

SE CCO(Chapecó-629m-topo baixo-OESTE):16,8 ºC

SE ADE(Água Doce-902m- encosta de morro- MEIO OESTE): 16,9ºC;;

SE SLO(São Lourenço do Oeste-923m- topo-OESTE):17,7ºC;

SE SMO(São Miguel do Oeste-674m-topo baixo-OESTE):17,9ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 15:00h: QLO(Quilombo- 537m-encosta de morro- OESTE):23,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Incrível a mínima do INMET de Canela: 2,7°!!! Para borda da serra apenas com perda de radiação nessa mp ficou muito bom!!! Aqui o INMET deu 8,8°. Chegou a 1,4° em Ausentes. Quer dizer que outras regiões dos Aparados e perto de Canela deu 0° ou menos, como o -0,6° do Castelinho.

 

Agora tenho 18,7° com 50%. Céu incrivelmente limpo!!

Link to comment
Share on other sites

Belas fotos da geada!

Aqui na metade norte/oeste do Paraná não dá pra dizer que esfriou.. Apenas refrescou um pouco mais. Mínimas entre 11-13C no extremo oeste e na faixa dos 14-16C no norte. Temperatura atual na casa dos 25C, com sol. Ao norte, percebe-se o topo de CBs do outro lado do Rio Ivaí, inclusive com atividade elétrica. O resto da semana deve ser de muita nebulosidade e máximas mais baixas.

 

Aliás, uma importante constatação: amanhã vão se completar 30 dias sem atingir a marca dos trinta graus por aqui :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.