Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Temperatura de 5,4 agora na Vicentina em Farroupilha.

Acredito num amanhecer entorno de -1,5.

http://weather.anselmi.com.br/vicentina/

 

Cara, tu já olhou o Best Forecast do Wunderground? Ele traz previsão personalizada para cada estação cadastrada na rede deles. Estão prevendo -1C para a Vicentina e -3C para o Castelinho.

 

Brunão, nao consigo ver o Best Forecast nas minhas estações...

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), as 7 menores temperaturas às 20:30h (12/05/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim -PLANALTO): 7,2ºC;

SE VBA (Vargem Bonita- MEIO OESTE): 8,2ºC;

SE PSA(Ponte Serrada - MEIO OESTE): 8,4ºC;

SE SJM (São Joaquim- PLANALTO): 8,6ºC;

SE CCN(Caçador- MEIO OESTE): 10,4ºC;

SE ADE(Água Doce- MEIO OESTE): 10,9ºC;

SE LAI(Lages- PLANALTO): 11,0ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 20:30h: PMS(Palmitos- OESTE):16,8ºC

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 5,4 agora na Vicentina em Farroupilha.[Pdf][/Pdf]

Acredito num amanhecer entorno de -1,5.

http://weather.anselmi.com.br/vicentina/

 

E nada de ar frio por aqui ainda...somos sempre os últimos em qualquer incursão de ar frio :laugh: :laugh:

Por aqui o frio vem e logo se vai......Ao que tudo indica frio mais duradouro somente na segunda semana de junho :cray:

Esse inverno promete "pasteurizar" o sul do Brasil. O bom é que a neve costuma vir com mais intensidade nestes anos.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 5,4 agora na Vicentina em Farroupilha.

Acredito num amanhecer entorno de -1,5.

http://weather.anselmi.com.br/vicentina/

 

Cara, tu já olhou o Best Forecast do Wunderground? Ele traz previsão personalizada para cada estação cadastrada na rede deles. Estão prevendo -1C para a Vicentina e -3C para o Castelinho.

 

Brunão, nao consigo ver o Best Forecast nas minhas estações...

 

Eles estão prevendo 12C para Joinville - Zona Sul. Tu tens que clicar na tua estação para que ela fique no default da previsão de São Francisco do Sul. Daí a previsão que vem logo abaixo é a da estação que está como default.

Link to comment
Share on other sites

Eis a pergunta do dia, bateremos os -0,2ºC de Abril?

 

Lembrando que entre a 00:00 e as 7:00 costuma cair 6ºC...

 

Faz 7,3ºC!

 

Vitor, qual é mais fria dessa região? Bagé, Aceguá, Dom Pedrito ou Jaguarão?

 

Sds.

 

Dom Pedrito tem instalado o INMET, e pelo que deu pra ver lá não tem diferença de altitudes como aqui, então, o INMET de lá é padrão pra cidade.

 

Já Aceguá tem nenhuma estação, então não me arrisco a dizer.

 

Mas em termos de mínimas Bagé bate Dom Pedrito e Jaguarão sem dúvidas!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 5,4 agora na Vicentina em Farroupilha.

Acredito num amanhecer entorno de -1,5.

http://weather.anselmi.com.br/vicentina/

 

Cara, tu já olhou o Best Forecast do Wunderground? Ele traz previsão personalizada para cada estação cadastrada na rede deles. Estão prevendo -1C para a Vicentina e -3C para o Castelinho.

Manda o link!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 5,4 agora na Vicentina em Farroupilha.[Pdf][/Pdf]

Acredito num amanhecer entorno de -1,5.

http://weather.anselmi.com.br/vicentina/

 

E nada de ar frio por aqui ainda...somos sempre os últimos em qualquer incursão de ar frio :laugh: :laugh:

Por aqui o frio vem e logo se vai......Ao que tudo indica frio mais duradouro somente na segunda semana de junho :cray:

Esse inverno promete "pasteurizar" o sul do Brasil. O bom é que a neve costuma vir com mais intensidade nestes anos.

 

A pasteurização é resultado de uma atmosfera dinâmica, isto é, oscilação de altas e baixas pressões sobre as nossas cabeças. Isso é bom para a formação de ciclones.

Link to comment
Share on other sites

 

Valeu, Bruno..consegui fazer isso aqui e agora..mas nao gostei da previsão hahahahhaha...muito nublado e pouco frio :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Alphaville a mais de 700 metros de altitude e eu com 180 metros consigo bater-la!

 

Faz 6,5ºC

 

Acho que Bagé é quase tão fria quanto a Região das Hortênsias no inverno. Tem extremos de frio semelhantes. Até as máximas absolutas são parecidas. A diferença pró serra eu acho que está nos dias neutros. Estes são mais frios em Gramado e Canela.

Link to comment
Share on other sites

 

Valeu, Bruno..consegui fazer isso aqui e agora..mas nao gostei da previsão hahahahhaha...muito nublado e pouco frio :mosking:

 

hehehe, mas de um modo geral o serviço é interessante, não achas?

Link to comment
Share on other sites

 

Valeu, Bruno..consegui fazer isso aqui e agora..mas nao gostei da previsão hahahahhaha...muito nublado e pouco frio :mosking:

 

hehehe, mas de um modo geral o serviço é interessante, não achas?

 

Demais, Bruno...só nao sei o pq de reconhecer Sao Fco do Sul....

 

PS: ainda quero nao crer nesta previsao...torço para que esteja redondamente enganada hahahah

Link to comment
Share on other sites

Alphaville a mais de 700 metros de altitude e eu com 180 metros consigo bater-la!

 

Faz 6,5ºC

 

Acho que Bagé é quase tão fria quanto a Região das Hortênsias no inverno. Tem extremos de frio semelhantes. Até as máximas absolutas são parecidas. A diferença pró serra eu acho que está nos dias neutros. Estes são mais frios em Gramado e Canela.

 

Outro ponto que esqueci. Na serra é possível termos máximas pouco acima de zero grau. Em Bagé eu acho meio brabo isso ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Alphaville a mais de 700 metros de altitude e eu com 180 metros consigo bater-la!

 

Faz 6,5ºC

 

Acho que Bagé é quase tão fria quanto a Região das Hortênsias no inverno. Tem extremos de frio semelhantes. Até as máximas absolutas são parecidas. A diferença pró serra eu acho que está nos dias neutros. Estes são mais frios em Gramado e Canela.

 

Outro ponto que esqueci. Na serra é possível termos máximas pouco acima de zero grau. Em Bagé eu acho meio brabo isso ocorrer.

 

Em Setembro de 2008 tivemos algo parecido. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Alphaville a mais de 700 metros de altitude e eu com 180 metros consigo bater-la!

 

Faz 6,5ºC

 

Acho que Bagé é quase tão fria quanto a Região das Hortênsias no inverno. Tem extremos de frio semelhantes. Até as máximas absolutas são parecidas. A diferença pró serra eu acho que está nos dias neutros. Estes são mais frios em Gramado e Canela.

 

Outro ponto que esqueci. Na serra é possível termos máximas pouco acima de zero grau. Em Bagé eu acho meio brabo isso ocorrer.

 

Bruno, em Julho de 2000 teve dias com máximas abaixo de 5C com sol nas Hortências? Se lembra de algum episódio nos últimos anos com máxima bem baixa?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, infelizmente não tinha casa, muito menos estação em julho de 2000 lá na serra, porém estava lá no dia 16 de julho de 2000. Lembro que os flocos de neve cairam de forma esporádica durante todo o dia em Gramado e nenhum termômetro de rua marcou mais que 1C de tarde. Como hj sei que eles marcavam (hj estão corretos) 2C a mais naquela época, acho que a máxima ficou na casa dos 3C. No dia 14 de julho possivelmente deu menos.

 

Na minha casa em Canela lembro de 2 dias seguidos em julho de 2003 com máxima de 5,6C e sol.

 

No dia 16 de julho de 2010 (o Rodrigo-GO estava lá) a temperatura não passou dos 3C de tarde e a máxima foi de 4,7C as 23:59hs. Entrou um vento norte e esquentou. Eis o gráfico do dia:

 

wxStationGraphAll?day=16&year=2010&month=7&ID=IRIOGRAN4&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

Em 13 de julho do mesmo ano tive 6,5C de máxima como sol:

wxStationGraphAll?day=13&year=2010&month=7&ID=IRIOGRAN4&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

Em 24 de julho de 2009 tive máxima de 6,8C com sol:

wxStationGraphAll?day=24&year=2009&month=7&ID=IRIOGRAN4&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

Em 5 de setembro de 2008 (quando nevou em Pinheiro Machado) a máxima lá em casa a tarde ficou na casa dos 4C, porém pouco antes da meia noite bateu um vento norte que esquentou a máxima para 7,1C. Veja o Gráfico:

 

wxStationGraphAll?day=5&year=2008&month=9&ID=IRIOGRAN4&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

Ano passado o INMET de Canela teve dois dias de máxima de 5C, porém não tinha mais casa. O castelinho ficou na casa dos 7C de máxima.

 

De um modo geral penso que é normal a região ter duas máximas por ano iguais ou menores que 5C.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi com modestos 9,2°. Esse ar seco está fazendo a festa da frio nas baixadas!! Castelinho com 3°!!!

 

Silvio, infelizmente não tinha casa, muito menos estação em julho de 2000 lá na serra, porém estava lá no dia 16 de julho de 2000. Lembro que os flocos de neve cairam de forma esporádica durante todo o dia em Gramado e nenhum termômetro de rua marcou mais que 1C de tarde. Como hj sei que eles marcavam (hj estão corretos) 2C a mais naquela época, acho que a máxima ficou na casa dos 3C. No dia 14 de julho possivelmente deu menos.

Bruno, lembro tu contando que era difícil de caminhar na rua devido ao vento no dia 16 de julho de 2000! Só imagino a sensação térmica!! -10°/-15°!!

 

Por aqui, POA teve uma das tardes mais frias que já vi: fazia 7° à tarde com vento e nublado. Coisa incrível!!! Essa data é minha menor máxima recorde até hoje: 9,5° pouco depois das 13 h. Depois esfriou mais.

 

Agora tenho 13,5° com 68%. P.o. em 7,7°. Nessa madrugada acumulei 12,2 mm de chuva.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Anselmi com modestos 9,2°. Esse ar seco está fazendo a festa da frio nas baixadas!! Castelinho com 3°!!!

 

Silvio, infelizmente não tinha casa, muito menos estação em julho de 2000 lá na serra, porém estava lá no dia 16 de julho de 2000. Lembro que os flocos de neve cairam de forma esporádica durante todo o dia em Gramado e nenhum termômetro de rua marcou mais que 1C de tarde. Como hj sei que eles marcavam (hj estão corretos) 2C a mais naquela época, acho que a máxima ficou na casa dos 3C. No dia 14 de julho possivelmente deu menos.

Bruno, lembro tu contando que era difícil de caminhar na rua devido ao vento no dia 16 de julho de 2000! Só imagino a sensação térmica!! -10°/-15°!!

 

Por aqui, POA teve uma das tardes mais frias que já vi: fazia 7° à tarde com vento e nublado. Coisa incrível!!! Essa data é minha menor máxima recorde até hoje: 9,5° pouco depois das 13 h. Depois esfriou mais.

 

Agora tenho 13,5° com 68%. P.o. em 7,7°. Nessa madrugada acumulei 12,2 mm de chuva.

 

Abraços históricos!

Veja só amigo Marcos, uma chuva como essa já seria de grande ajuda aqui para nós na serra. Tem me chamado a atenção que a chuva que se dirige a região, parte desce na direção de POA ou se desloca na direção de Lages indo se depositar em Floripa. Não sei o que está desviando a chuva de nossa região, mas é no mínimo curioso.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, em Julho de 2000 teve dias com máximas abaixo de 5C com sol nas Hortências? Se lembra de algum episódio nos últimos anos com máxima bem baixa?

 

Sds.

Ano passado lembro de estar em Nova Petrópolis, mais precisamente no dia 29 de junho naquela primeira onda de frio com direito a neve, e a temperatura com sol não passou de 3 graus. Estávamos reunidos no salão da igreja e tivemos que ir para o sol, isso às 13h30!!! Em Bom Jesus minha esposa falou que não passou de 1 grau com tempo nublado!!!

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), as 10 menores temperaturas às 23:00h (12/05/2012):

 

SE VBA (Vargem Bonita-916m- MEIO OESTE):4,8ºC;

SE BJS (Bom Jardim-1367m -PLANALTO): 5,4ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m- MEIO OESTE): 5,8ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m- PLANALTO): 6,9ºC;

SE PAA(Ponte Alta do Sul-842m- MEIO OESTE):7,0ºC;

SE CCN(Caçador-929m- MEIO OESTE):7,3ºC;

SE BRO (Bom Retiro-877m- PLANALTO): 8,2ºC;

SE LAI(Lages-1034m- PLANALTO): 8,5ºC;

SE ADE(Água Doce-902m- MEIO OESTE): 8,5ºC;

SE FBO (Fraiburgo-1021m-MEIO OESTE): 8,9ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 23:00h: PMS(Palmitos- 446m- OESTE):14,1ºC

Link to comment
Share on other sites

00h

Urupema -1,74C

Bom Jardim da Serra -0,07C

 

Bom Jardim ganha!!!

 

Essa cidade é bem comum não perder o ritmo!

 

Faz 2,2ºC na baixadona de Santa Rosa!

 

Aqui congelou a temperatura devido que começou a ventar!

 

Faz 5,4ºC

 

Realmente, Bom Jardim normalmente desce a temperatura sem perder força, Urupema as vezes perde força e tem aumento, mas hoje to surpreso com a queda em Urupema, cai direto desde as 16hs.

Link to comment
Share on other sites

Estou com A GRIPE, por isso a cada dia odeio mais o frio!

Já comigo é o contrário, cada dia que fico na rua todo suado e grudento e quando minhas mãos começam a empolar por causa do calor, eu odeio mais o calor. E o pior é que empolam, ficam cheias de bolhas e coçando, depois seca e começa a descascar, muito chato mesmo. Outra coisa ruim aqui é ter que pegar condução, já que a grande maioria aqui, apesar do calor infernal, não tem ar condicionado. Junte a isso a condução cheia, engarrafamentos onde você pode levar 1 ou 2 horas no trânsito e aquele sol maravilhoso do fim da tarde que pega de lado e atravessa todo ônibus não deixando ninguem escapar dele, nisso vem aquele suor escorrendo devagarinho... é pra tirar qualquer um do sério! :cray:

O calor me deixa muito desanimado e com um péssimo humor, sem contar a conta de luz que vai nas alturas... :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.