Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Valeu pela análise, Caio. A minha preocupação é a máxima de que "o GFS é quem firma as tendências",

e o mesmo ainda não reagiu a favor de nós até agora, e já estamos quase no prazo de 100h para a próxima

erupção de ar frio. Creio que realmente teremos uma entrada de frio neste próximo sábado, mas está

difícil de medir sua intensidade. Além disso, dia 08 deve vir algo mais potente ainda.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Mínimas em Santa Catarina 30/05/2011

 

Negativas em: Rio Negrinho, Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira, Três Barras, Canoinhas, São Joaquim e Urupema.

 

300511.png

 

Caio, Viu que reapareceu uma estação em Campo Alegre?? é a do Faxinal, não a mais fria da cidade, que ficava na localidade de Saltinho. Ela registrou 2,0ºC, mas tem um detalhe: este valor é das 2:00 da manhã, até onde ela tem funcionado. Certamente beliscou no 0ºC ou mesmo negativou. Imaginem se a estação do Saltinho estivesse funcionando ainda..

 

E Caio, localizou Monte Castelo?? Fica entre Major Vieira e Papanduva. Ela registrou -1,2ºC esta manhã.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a retenção de ar frio em todo o Vale do Itajaí nesta manhã!

 

Enquanto cidades do norte do estado estão aquecendo regularmente, o vale ainda apresenta temperaturas baixas.

 

As 10:00 h.

 

Rio do Campo: 8,4

Lontras: 8,6

Indaial: 10,8

Itajaí: 14,2ºC

 

E o nortão vai aquecendo antes, como de costume:

 

Itapoá: 19,1ºC

São Francisco do Sul: 16,8ºC

Massaranduba: 18,2ºC

 

Engraçado que no final do dia, as máximas quase sempre se equivalem. Isso nos mostra que o aquecimento nem sempre segue um padrão, tendo a máxima entre as 15:00 e 16:00 horas, como usualmente.

Link to comment
Share on other sites

Esse planalto norte de SC tem chamado muito a atenção. O curioso é que não é muito alto... as regiões mais a sudoeste, como Lebon Regis e Fraiburgo, tem mais altitude. O que ocorre nessa região para termos minimas tão baixas e de forma sequencial? Quero muito conhecer essa região.

Link to comment
Share on other sites

Valeu pela análise, Caio. A minha preocupação é a máxima de que "o GFS é quem firma as tendências",

e o mesmo ainda não reagiu a favor de nós até agora, e já estamos quase no prazo de 100h para a próxima

erupção de ar frio. Creio que realmente teremos uma entrada de frio neste próximo sábado, mas está

difícil de medir sua intensidade. Além disso, dia 08 deve vir algo mais potente ainda.

 

Olá pessoal!!!

 

Acompanhei os posts de vocês com analises mas como sou leigo no assunto tenho algumas dúvidas.

 

• Renan você comentou que "já estamos quase no prazo de 100h para a próxima erupção de ar frio", teria como falar um pouco mais sobre isso?

 

• Leio muito sobre uma erupção de ar polar por volta do dia 8, na pratica, tem como dar quantificar no que resultaria uma erupção como está? O que pode acontecer ?

 

Coso eu esteja perguntando alguma besteira, antecipadamente peço desculpas, pois como disse adoro o tema, mas sou leigo no assunto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

30/11/2011:

 

RS

 

Canela (Pq do Caracol): 00,5

São José dos Ausentes: 01,3

Vacaria: 01,6

Bom Jesus: 02,0

Lagoa Vermelha: 03,4

Bagé: 03,8

Santa Rosa: 03,9

Passo Fundo: 04,1

Santa Maria: 04,5

Dom Pedrito: 05,1

Soledade: 05,1

Canela: 05,3

Palmeira das Missões: 05,5

Santana do Livramento: 05,8

Cruz Alta: 05,9

Quarai: 06,0

Erechim: 06,0

Santiago: 06,4

Frederico Westphalen: 06,7

Alegrete: 06,8

Santo Augusto: 06,9

Bento Gonçalves: 07,1

Camaquã: 07,4

Caçapava do Sul: 07,5

Rio Pardo: 07,6

Jaguarão: 08,1

Canguçu: 09,2

Porto Alegre: 09,3

 

SC:

 

Urupema: -04,6

São Joaquim (Cetrejo): -02,7

São Joaquim (Pericó): -01,2

Major Vieira: -01,1

Papanduva: -00,9

São Joaquim (Cruzeiro): -00,8

Itaiópolis: -00,7

São Joaquim: -00,4

Tres Barras: -00,4

Canoinhas: -00,1

São Joaquim (Conv): 00,0

Caçador: 00,0

São Bento do Sul: 00,3

Campos Novos: 00,9

Ireonópolis: 00,9

Joaçaba: 01,3

Lages: 01,3

Rio Negrinho: 01,5

Rio das Antas: 01,5

Porto União: 02,0

Campo Alegre; 02,0

Rio do Campo: 02,0

Concordia: 02,5

Abson Batista: 02,5

Curitibanos: 02,6

Ituporanga: 03,1

Campo Belo do Sul: 03,1

Lebon Régis: 03,3

Celso Ramos: 03,6

Morro da Igreja: 03,9

Lontras: 04,5

Florianópolis (Aut): 09,7

 

PR:

 

São Mateus do Sul: 00,0

General Carneiro: 00,1

Castro: 00,1

Irati: 01,4

Ivai: 03,5

Campo Mourão: 04,5

Palotina: 04,5

Clevelandia; 04,8

Inacio Martins: 04,9

Joaquim Tavora: 05,1

Curitiba (Conv): 05,1

Curitiba (Aut): 05,3

Toledo: 05,7

Dois Vizinhos: 06,6

Cascavel: 07,2

 

SP:

 

Campos do Jordão (Cptec): 00,5

Campos do Jordão (Conv): 01,0

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 01,2

Campos do Jordão (Aut): 01,3

Campos do Jordão (Horto): 01,9

Rancharia: 02,0

Barra do Turvo: 03,0

Itapetininga: 03,0

Vargem Grande do Sul: 03,4

Itararé: 03,4

São Miguel do Arcanjo: 03,7

Tatuí: 03,8

Tapiraí: 04,0

Capivari: 04,0

Palmital: 04,1

Herculândia: 04,1

Descalvado: 04,2

Taquarituba: 04,2

Capão Bonito: 04,3

Mandurí: 04,3

Monte Alegre do Sul: 04,6

São Pedro: 04,6

Piracicaba: 04,8

Jales: 04,8

Apiaí: 05,0

Itaberá: 05,0

São Simão: 05,2

Indaiatuba: 05,2

Nazaré Paulista: 05,4

São Lourenço da Serra: 05,4

Cordeirópolis: 05,5

Limeira: 05,5

Juquitiba: 05,6

Sumaré: 05,7

Cajuru: 05,8

Votuporanga: 05,9

Gália: 06,0

Tietê: 06,0

Pindorama: 06,0

Itatiba: 06,2

Santa Cruz do Rio Pardo: 06,2

São João da Boa Vista: 06,2

Sorocaba: 06,4

São Luis do Paraitinga: 06,4

São José do Rio Preto: 06,6

Batatais: 06,6

Sertãozinho: 06,6

Itapeva: 06,6

Nova Odessa: 06,6

Itapira; 06,6

Jundiaí: 06,7

Ourinhos: 06,8

Pardinho: 06,9

Ribeirão Preto: 07,4

São Carlos: 07,5

Campinas (Viracopos): 08,0

São Paulo (IAG-USP): 09,5

São Paulo (Mirante de Santana - Aut): 10,3

 

MG:

 

Caldas: 01,6

Maria da Fé: 02,9

Extrema: 04,0

São Lourenço: 05,4

Machado: 07,8

Passos: 08,0

Varginha: 08,2

Conceição das Alagoas: 08,8

Patrocinio: 10,0

Formiga: 10,2

Belo Horizonte: 15,8

 

RJ:

 

Petropolis (Pico do Couto): 04,9

Teresópolis: 07,2

Nova Friburgo: 08,5

Cordeiro: 09,6

Resende: 10,5

Rio de Janeiro (Jacarepagua): 16,4

 

MS:

 

Rio Brinhante: 06,8

Amanbai: 06,9

Maracaju: 07,2

Itaquirai: 08,4

Sete Quedas: 08,6

Ponta Porã: 09,1

Link to comment
Share on other sites

CDJ voltou a cair...

 

CDJ

02:08 - 1,8ºC

 

Castelinho

02:11 - 2,9ºC

A disputa final ficou com o Castelinho virando o jogo perto dos 45 min do 2T.

 

Mínimas:

CDJ: 1,2C

Castelinho: 0,5C

 

Hj à noite teremos mais um embate desse mega play-off!! Na outra ponta Urupema desponta como ampla favorita ao Picolé de Ouro 2011. Está amassando General Carneiro!!!

 

 

Interessante como no Castelinho esquentou bem, depois caiu novamente... CDJ estava indo bem, mas depois parece que o frio perdeu um pouco a força...

Link to comment
Share on other sites

Esse planalto norte de SC tem chamado muito a atenção. O curioso é que não é muito alto... as regiões mais a sudoeste, como Lebon Regis e Fraiburgo, tem mais altitude. O que ocorre nessa região para termos minimas tão baixas e de forma sequencial? Quero muito conhecer essa região.

 

João, acho que o Coutinho uma vez mencionou algo mais embasado, mas aqui vai uma breve resposta.

 

Essa região, de forma geral, é uma imensa baixada. Lógico que há pontos muito altos, mas ela está protegida a Oeste pelas altitudes mais elevadas da região de Calmon e Matos Costa (1200 metros) e à Sudoeste pelo meio-oeste catarinense (região de Caçador, Fraiburgo, etc. Na outra extremidade, estão a Serra Queimada (Joinville) e Serra do Quiriri (principalmente em Campo Alegre e Garuva., com morros de mais de 1300 e 1500 metros, respectivamente.

 

Isso explica, também, porque São Mateus do Sul também é bem fria, pois está nesta mesma mesorregião, só que do lado paranaense.

 

João, a região tem paisagens muito belas, mas no geral as cidades estão bem estagnadas. Parece que agora haverão novos investimentos de indústrias alimentícias, de reflorestamento e papeleiras. Isso talvez ajude a região a voltar a crescer.

Link to comment
Share on other sites

CDJ voltou a cair...

 

CDJ

02:08 - 1,8ºC

 

Castelinho

02:11 - 2,9ºC

A disputa final ficou com o Castelinho virando o jogo perto dos 45 min do 2T.

 

Mínimas:

CDJ: 1,2C

Castelinho: 0,5C

 

Hj à noite teremos mais um embate desse mega play-off!! Na outra ponta Urupema desponta como ampla favorita ao Picolé de Ouro 2011. Está amassando General Carneiro!!!

Parabens Bruno. A minha minima foi as 02:51... depois disso a temp só subiu! Mas hoje tem o troco hahahahaha

Abs

 

PS: Luba é o Teo Jose do Baz. Nao perde mais o casteliiinnhooooo!!!

 

 

 

acho que depois do final da Indy 500 de ontem nunca mais vão usar a frase "não perde mais" hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Ainda não foi hoje que Urupema chegou aos -5oC! Mas esse dia deve estar bem próximo, he he he!

 

Aero de Curita (SJP) deu 3oC hoje (pela discordância entre o gráfico e a tabela, deve ter ficado em torno de 2,5oC), mínima do ano hasta hoy!

 

GFS deu mais uma reduzida na próxima MP e enfraqueceu também a seguinte em 200 horas. A de 200 horas não me preocupa, pois ele deve voltar com ela. Mas a de menor prazo, na minha opinião, já é uma indicação de que a realidade final fica mais pro GFS que pro Europeu!

 

Zé, o Wunder apresenta dados diários e mensais muuuito suspeitos! Assim, pela (má) experiência que tive com dados cheios de bug do Wunder, aconselho ficar com o 3. O que ainda é uma grande marca!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, excelente tabelão, como de praxe! :good:

 

Agora, se quiseres acrescentar mais dados, esse link aqui http://apps.ciram.com.br/baseweb/jsp/Qualidade/monitoramento/map_monitoramento_portal.jsp?tipo=3&dia=30&mes=5&ano=2011&hora=9&estado=SC&selec=0# é um excelente pedida!

 

Tem outra estação de Rio Negrinho que registrou -0,5ºC! Tem Monte Castelo também, que negativou!

 

Apenas não considere, por enquanto, a de Campo Alegre. A mínima dela é das 2:00 da madrugada, quando ela parou de reportar os dados!

 

E pessoal, alguém já olhou onde fica Barra do Turvo??? e a altitude dela???

 

Latitude: 24g 27m Longitude: 48g 17m Altitude: 158 metros

 

Tá certo que é uma puta baixada entre o PR e São Paulo, mas gente, é muito frio pra pouca altitude!!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias,

 

Muito interessante Monte Alegre do Sul com 04,6. Minha família tem casa lá, sempre que dá pra ir eu vou! A cidade fica em um vale a uns 750m entre montanhas de mais ou menos 1.000m.

 

Já peguei algumas temperaturas bem frias lá, muito mais frio que São Paulo, mas a amplitude é alta, é comum ficar na piscina em um dia de sol e durante a noite a temperatura cair pra abaixo de 10ºC.

 

Onde você teve acesso a esses dados? Teria como ver "Serra Negra" que fica a uns 8km e é mais alta, acho que 920m.

Link to comment
Share on other sites

Que linda a geada em Urupema!!!

 

Diego, entendi e vizualisei bem o relvo dessa região. Ela deve se favorecer bastante do frio de baixada, mas devem ter menos neve e menos máximas baixas em contrapartida então. Quanto ao desenvolvimento baixo, uma pena...

Luba, com certeza!!!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Para quem quiser ver no Google Earth a cidade de Monte Alegre do Sul.

 

Monte Alegre do Sul

22°41'19.88"S 46°40'37.66"W

 

Ela tem um potencial bom pra frio, fica em um vale com Montanhas por todos os lados, mas acredito que em Serra Negra, cidade ao lado seja melhor por ter mais altitude...

 

Serra Negra

22°36'42.35"S 46°42'3.58"W

Link to comment
Share on other sites

Hj à noite teremos mais um embate desse mega play-off!! Na outra ponta Urupema desponta como ampla favorita ao Picolé de Ouro 2011. Está amassando General Carneiro!!!

Parabens Bruno. A minha minima foi as 02:51... depois disso a temp só subiu! Mas hoje tem o troco hahahahaha

Abs

 

PS: Luba é o Teo Jose do Baz. Nao perde mais o casteliiinnhooooo!!!

 

Pode dar o troco, mas por favor pede para não baixar de 0,2ºC hahahahha....deixa eu ganhar na mínima absoluta neste mês de maio :laugh:

 

Faço o mesmo pedido para o Castelinho :good2:

 

Por aqui, frio vampiro...amanheci com 8,6ºC e já estou encostando nos 15ºC....

Tá bem na foto o Castelinho,Dsoares, quanto à mínima absoluta, Pantera está no páreo :laugh:

O que está me impressionando é Urupema, eu imaginava que regulava com Cetrejo, mas está dando pau até na sombra :laugh: :laugh: :laugh: :ok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok:

Link to comment
Share on other sites

Carlos, excelente tabelão, como de praxe! :good:

 

Agora, se quiseres acrescentar mais dados, esse link aqui http://apps.ciram.com.br/baseweb/jsp/Qualidade/monitoramento/map_monitoramento_portal.jsp?tipo=3&dia=30&mes=5&ano=2011&hora=9&estado=SC&selec=0# é um excelente pedida!

 

Tem outra estação de Rio Negrinho que registrou -0,5ºC! Tem Monte Castelo também, que negativou!

 

Apenas não considere, por enquanto, a de Campo Alegre. A mínima dela é das 2:00 da madrugada, quando ela parou de reportar os dados!

 

E pessoal, alguém já olhou onde fica Barra do Turvo??? e a altitude dela???

 

Latitude: 24g 27m Longitude: 48g 17m Altitude: 158 metros

 

Tá certo que é uma puta baixada entre o PR e São Paulo, mas gente, é muito frio pra pouca altitude!!!

Os panelões mais frios daqui estão em altitudes que variam de 300 a 400m :ok:

Que baita geadão em Urupema!

Link to comment
Share on other sites

Aqui tava até parcialmente nublado pelas 0h, mas depois entrou generosa MM (com direito a garoa inclusive) e a mínima estancou nos 11,7. Pelo menos, vamos torcer pra não abrir muito o tempo durante o dia, e limpar legal de noite... :cray:

 

Em Itapevi não foi muito diferente... cheguei em casa por volta das 10hs e, quando fui ver o termômetro, estancou nos 9,5ºC durante a madrugada. A diferença pra Mogi foi irrisória: 9,7ºC.

 

No momento, sol com muitas nuvens e 15,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias,

 

Muito interessante Monte Alegre do Sul com 04,6. Minha família tem casa lá, sempre que dá pra ir eu vou! A cidade fica em um vale a uns 750m entre montanhas de mais ou menos 1.000m.

 

Já peguei algumas temperaturas bem frias lá, muito mais frio que São Paulo, mas a amplitude é alta, é comum ficar na piscina em um dia de sol e durante a noite a temperatura cair pra abaixo de 10ºC.

 

Onde você teve acesso a esses dados? Teria como ver "Serra Negra" que fica a uns 8km e é mais alta, acho que 920m.

 

Obrigado....esta estação é do Ciiagro e qto a Serra Negra não há estação por lá..!!

Link to comment
Share on other sites

João, a região tem paisagens muito belas, mas no geral as cidades estão bem estagnadas. Parece que agora haverão novos investimentos de indústrias alimentícias, de reflorestamento e papeleiras. Isso talvez ajude a região a voltar a crescer.
Já houve o tempo em que São Bento, Rio Negrinho e Mafra/Rio Negro prosperavam, principalmente (mas não exclusivamente) no negócio moveleiro. Hoje essa indústria anda fraca em função da concorrência chinesa e do câmbio desfavorável. Mas já tem bastante fábrica interessada em investir na região pra aproveitar este know-how técnico e mão de obra especializada ociosa.

Agora pros lados de Canoinhas, Itaiópolis, Major Vieira, Três Barras, etc é mais complicado. O perfil sócio-econômico dessa região se assemelha mais com o meio-oeste: basicamente, pinus e fruticultura. Em Itaiópolis o plantio de pêra tem dado resultado. Em Três Barras tem a papeleira. De maneira geral, essas cidades mais pro oeste do planalto norte tradicionalmente são mais exportadoras de pessoas (e de madeira) pra região economicamente mais dinâmica no leste.

Link to comment
Share on other sites

A geada em Urupema foi bastante forte, e a prefeitura da cidade está de parabéns por

estar fazendo a "propaganda do frio" na região. Vai atrair mais pessoas, inclusive eu, que

a visitarei em Julho com certeza.

 

Estou falando sobre o turismo de lá no Forum geral , Renan..dê uma olhada...vai ter uma supresa

Link to comment
Share on other sites

A temperatura caiu 0.3 C a noite inteira aqui em casa, mínima de 11.3 C

na hora q eu fui dormir lá pelas 1:30 a mm tinha sumido, mas ela voltou com tudo dpois... ainda bem q eu não vi pra passar raiva haha

agora (14:10) faz 17.1 C em casa com tempo parc. nublado

 

Fala Camilo, é bom te ver postando aqui novamente, nada como a volta do inverno, hehehe !

Já teve alguma mínima de 1 dígito por aí ? E Udi não tem apresentado um bom rendimento até

agora heim, hehehe.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Talvez não seja o local mais adequado, mas aí vai:

 

Termômetros chegaram a - 4,6°C, em Urupema, Santa Catarina

 

30-05-2011-09-49-26-campos-cobertos-de-branco2.jpg

 

Urupema, SC, na manhã de segunda-feira, 30

 

 

Esta foi a madrugada mais gelada do ano. Em Urupema, na Serra Catarinense, os termômetros chegaram a 4,6°C negativos, por volta das 5 horas, segundo a estação meteorológica oficial do município, monitorada pela Epagri/Ciram.

 

A geada cobriu de branco os campos, telhado das casas e os carros que ficaram fora da garagem e até o momento (9h da manhã), ainda é possível visualizá-la em alguns pontos, inclusive no centro da cidade.

 

De acordo com o chefe do Escritório Local da da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), o frio provocou congelamento em algumas tubulações residenciais e consequentemente o rompimento das mesmas.

 

Os urupemenses estão apreensivos com o frio, já que o inverno, oficialmente ainda nem chegou, mas está sendo sentido diariamente. A dona de casa Maria de Lourdes Sutil, disse que sua família está aumentando o estoque de lenha, "nessa época de frio só com muito fogo para nos mantermos aquecidos", disse dona Maria.

 

Fonte: http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/termometros-chegaram-a-4-6-c-em-urupema-santa-catarina.html

 

Congelamento e rompimento dos tubos é um fato relevante para essa mP...

Link to comment
Share on other sites

A temperatura caiu 0.3 C a noite inteira aqui em casa, mínima de 11.3 C

na hora q eu fui dormir lá pelas 1:30 a mm tinha sumido, mas ela voltou com tudo dpois... ainda bem q eu não vi pra passar raiva haha

agora (14:10) faz 17.1 C em casa com tempo parc. nublado

 

Fala Camilo, é bom te ver postando aqui novamente, nada como a volta do inverno, hehehe !

Já teve alguma mínima de 1 dígito por aí ? E Udi não tem apresentado um bom rendimento até

agora heim, hehehe.

 

Abs

 

Aee cumpadi Renan! O frio ressuscita mta gente aqui no baz, inclusive eu hahaha

Aqui em casa não chegou nem a 10 C ainda... mas conversei com o Luan, q mora aqui perto, disse que é normal nossa região, q tá no topo, levar surra de tudo quanto é lugar nas mínimas haha

Quanto a udi ta decepcionando d+. Maio sempre fez frio por lá, mínimas até baixas... mas esse ano não tem chegado quase nada. Já aí to vendo q tem feito um frio legal! Vai acostumando pra SC em julho, representa minas lá!

abraaço

Link to comment
Share on other sites

Quanto tá a mínima absoluta registrada até agora lá na *baixada do pantera* PHP?

 

Sds

Grande Delai, o problema é que tenho compromissos hoje, sessão da Câmara,e o local lá não é de tão fácil acesso, o Shima conhece bem, tem uns 2,5 km de estrada de chão muito ruim.Já estraguei carro andando por lá.O monitoramento vai ter que ser periódico, semanal talvez.

OBS: meu cunhado caminhoneiro saiu hoje cedo e pegou muita geada pros lados de Tapejara ,Sanaduva.detalhe o ar frio estava mais atuante sobre SC e nordeste do RS.Por isto mesmo com todo seu potencial, o Pantera não conseguiria bater hoje Urupema, acredito em -1º por lá hoje.

Link to comment
Share on other sites

Acabo de largar de mão o ano de 2011, eu não me engano mais. Muita porcaria para o meu gosto. Saudade do outono/inverno de 2009.

Até 2012!!!

 

O Sul do RS realmente foi um fiasco nesta última MP. Você viu todos nós, acima de sua latitude, comemorando

o frio enquanto o paralelo 30S-33S ficou chupando dedo. Dá vontade mesmo de largar de mão depois disso.

 

Mas, cara....tem Junho, Julho, Agosto e Setembro inteirinhos ! Será mesmo que Livramento não vai negativar

nem nada até lá ? DUVIDE O DÓ !

Link to comment
Share on other sites

Acabo de largar de mão o ano de 2011, eu não me engano mais. Muita porcaria para o meu gosto. Saudade do outono/inverno de 2009.

Até 2012!!!

 

O Sul do RS realmente foi um fiasco nesta última MP. Você viu todos nós, acima de sua latitude, comemorando

o frio enquanto o paralelo 30S-33S ficou chupando dedo. Dá vontade mesmo de largar de mão depois disso.

 

Mas, cara....tem Junho, Julho, Agosto e Setembro inteirinhos ! Será mesmo que Livramento não vai negativar

nem nada até lá ? DUVIDE O DÓ !

 

Por outro lado, depois do friozão de início de junho de 2009, a RMSP ficou chupando o dedo naquele inverno...

Link to comment
Share on other sites

"Com 3.6C Rolandia tem 1 geada de 2011! :rofl: :rofl: :rofl:

Enviado por: Jean Carlo em 08:48 às 30/05/2011

 

Aconteceu depois de 9 meses voltou a gear em Rolandia, a temperatura minima alcancou os 3.6C formando uma fina camada de gelo, alem de ser a menor temperatura do ano, e a 1 geada registrada em Maio desde o dia 30/05/2007 quando fez 0.8C, no momento 08:20 faz 6C."

Link to comment
Share on other sites

Prezados amigos:

 

Como prometido, fiquei de responder o registro das temperaturas onde estive com os colegas da faculdade de turismo em uma fazenda há 55 km da cidade de Bom Jesus e 28 km de São José dos Ausentes, acampando de barraca.

Ao chegarmos no sábado às 5:30 da manhã, estava garoando com apenas 3°C, já em seguida quando o sol nasceu, o céu limpou mas mesmo assim a temperatura máxima com tempo bom e pouca nebulosidade não ultrapassou a casa dos 10°C e sensação térmica em torno de 6°C devido a ação do vento. No amanhecer de domingo coo previa, a nebulosidade da madrugada impediu o maior declínio da temperatura, amanhecendo com 2°C e vento, fazendo a sensação térmica ficar em torno de -5°C nas rajadas de vento.

Já na minha Novo Hamburgo (área central), nesta segunda feira fez 8°C ao amanhecer.

1 grande abraço.

Link to comment
Share on other sites

Renan..até agora oficialmente quem negativou foram: SC, PR e MG

 

Não oficial: RS, SP e ES

 

ES ? só se foi no platô do pico da Bandeira, certo ? Por sinal, eu já estive num local de repouso na trilha, o qual

é uma baixada a 2500m de altitude. Foi em Agosto/08, cheguei à tarde e ainda havia um pouco de gelo na

sombra !

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Ou o GFS converge para o Europeu até a 0Z de hoje à noite ou vai ser o Europeu que vai pedir arrego em cima da hora, como ele fez várias vezes em 2010 e 2011!

 

Exato. Mas ainda acho que o GFS vai pedir mais arrego dessa vez, para ambos encontrarem uma solução intermediária. Estamos apenas a 96hs do sistema, e a discrepância ainda é enorme.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.