Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Boldrini! Muito engraçado, mas nesse momento há um tampão sobre POA, hehehe. Exatamente como tu descreve! Alguém tem uma máquina decente para tirar foto e colocar aqui no BAZ? Tá cômica a situação!

 

Quem fundou Porto Alegre com toda certeza levou em consideração o "tampão" da MM que faz com que essa cidade não esfrie tanto feito outros locais ao redor... só pode! ^^^

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Boldrini! Muito engraçado, mas nesse momento há um tampão sobre POA, hehehe. Exatamente como tu descreve! Alguém tem uma máquina decente para tirar foto e colocar aqui no BAZ? Tá cômica a situação!

 

Quem fundou Porto Alegre com toda certeza levou em consideração o "tampão" da MM que faz com que essa cidade não esfrie tanto feito outros locais ao redor... só pode! ^^^

 

Deve ter sido o mesmo que fundou Joinville hahahah....mas nao tenho do que reclamar até o momento, mas vou reclamar mto até o fim do inverno :good2:

Link to comment
Share on other sites

Frioo em sp

já faz 11.9 C aqui em casa as 21:02

o céu tava limpo até então, mas agora já tem uma parte da cidade q ta nublada...

ta um vento constante q eu acho q vai atrapalhar a formação de geada nos locais mais frio da rm

 

Em Mogi o céu continua aberto... 10,5ºC às 21:20h

 

Vamos ver o que ocorre durante a madrugada... gostaria de saber a situação neste momento num local tipo Vale do Ruah... :laugh:

 

Deve estar competindo com Urupema, hehehe !

Aqui o céu está 100% tapado, mas talvez até abra o tempo mais tarde, visto que na Mantiqueira

parece haver céu claro.

Link to comment
Share on other sites

Monte Castelo - Planalto Norte de SC: 2,4 graus as 21:00!!!

 

 

Pessoal, estou dando ênfase para esses locais porque competir com Urupema é igual competir com o Vettel este ano na fórmula 1: impossível!! :laugh:

 

Pois e, nessa onda de frio, o Planalto Norte Catarinense e o Planalto Sul paranaense tem se destacado bastante! Nao tenho visto dados de Cacador, alguem esta acompanhando??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Algumas cidades paranaenses fazendo bonito nessa noite, de diversas partes do estado.

 

União da Vitória: 6,3°C

Guarapuava: 7,0°C

Ponta Grossa: 7,4°C

Campo Mourão: 8,2°C

Curitiba: 8,4°C

Francisco Beltrão: 8,9°C

Londrina: 11,9°C

 

Fonte: Simepar (21h45)

Link to comment
Share on other sites

A temperatura parou de cair em Campos as 19:30 e desde então esquentou quase um grau. Estou com 5,2C, emperrado nessa temperatura. Deve ter nublado... Vamos ver se a queda retoma em breve. Bruno, preciso abrir o Gearth para ver o Vale do Ruah. Estou teclando do iPad. Eu sei que é na serra fina, mas não sei exatamente onde. Abs

Link to comment
Share on other sites

A temperatura parou de cair em Campos as 19:30 e desde então esquentou quase um grau. Estou com 5,2C, emperrado nessa temperatura. Deve ter nublado... Vamos ver se a queda retoma em breve. Bruno, preciso abrir o Gearth para ver o Vale do Ruah. Estou teclando do iPad. Eu sei que é na serra fina, mas não sei exatamente onde. Abs

 

Aproxima bem na Serra Fina que é fácil de achar.

Link to comment
Share on other sites

Achei o Vale do Ruah! No fundo vale está a 2300 metros e o Agulhas Negras está logo ao lado com 2787 metros. É...o bicho deve pegar lá em cima!

Isso ai deve ser uma baixada no Itatiaia. O Ruah esta na Serra Fina, formação vizinha. Eu achei um plano acima de 2500 metros cercado por 4 picos acima de 2600 metros, um deles a própria pedra da Mina +-2800 metros, nas divisas de MG e SP. creio que seja por lá!

Link to comment
Share on other sites

Boldrini! Muito engraçado, mas nesse momento há um tampão sobre POA, hehehe. Exatamente como tu descreve! Alguém tem uma máquina decente para tirar foto e colocar aqui no BAZ? Tá cômica a situação!

Que novidade. Pela hora da tua postagem, foi no momento em que aqueci 0,7° aqui em casa.

 

Neste momento: centro de POA: 16C

Lomba do Pinheiro: 10,2C

Base aérea de Canoas: 8C

 

Do centro para esses pontos não dá muito mais que uns 10km em linha reta.

 

Aqui em casa tenho 13C, abriu o céu e voltou a cair a temperatura

Abriu mesmo!! Mas vai fechar. Está tapado ao S e a Lomba do Pinheiro esquentou um pouco. Chegou a ficar em um dígito por lá. :negative: Agora temos:

 

Centro: 15,9°

Moinhos de Vento: 14,7°

Azenha (RBS): 13,4°

Chácara das Pedras (aqui em casa): 13,0°

Aeroporto (0 h): 12°

Sertório: 11,4°

Jardim Botânico (INMET - 0 h): 11,1°

São Leopoldo*: 10,8°

Lomba do Pinheiro: 10,2°

Base Aérea (Canoas)*: 8°

Belém Novo: 10,1°

 

* Fora de POA.

 

MM entrando. Vai detonar.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Em Cascavel o simepar registra 10,6°C. A estação não fica dentro da cidade, mas em muitos bairros a temperatura está ao redor de 10°C. O lago municipal registrava 9°C em um termômetro de rua, que geralmente marca valores mais altos que o real

Aqui no bairro onde moro, praticamente centro, faz 12,6°C

 

No Paraná, as 00h45:

SUL+HD2.png

Link to comment
Share on other sites

Na última hora deu 1,8° em SJ; 6,8° em Soledade; 7,2° em Santa Rosa; 7,0° em Curitiba; 4,1° em Nova Tebas; 0,7° em General Carneiro; 1,5° em Caçador; 1,7° em Major Vieira; 3,8° em Vacaria; 3,3° em Castro; 2,8° em Ausentes; 6,8° em Canela; 7,2° em Santa Maria; 10,7° em Morretes; 1,3° em Monte Verde; 2,7° em CJ; 11,5° em SP; 10,3° em Barueri; 14,3° em Rio Grande; 14,8° no Chuí e... 16,8° em Mostardas.

 

O N de SC, S do PR e S de SP fazendo bonito!! Já o S do RS é a vergonha nacional!!!!!!!!

 

Aqui a MM está destruindo a mínima! Subi para 13,3°. No comments...

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 8ºC em Campinas. boa marca!

Pela região:

Cordeirópolis 5.9ºC

Itatiba 5.9ºC

Piracicaba 6ºC

Sumaré 6.3ºC

Jundiaí 6.6ºC

Jaguariúna: 06,9

Amparo teve 7.5ºC

Indaiatuba 8ºC

Nova Odessa 8.3ºC

Monte Alegre do Sul 9.5ºC

 

 

Qual foi a mínima em Serra Negra? Muito estranho Monte Alegre do Sul estar tão mais quente que Amparo... deveria ser o contrário...

Link to comment
Share on other sites

Disputa entre Campos do Jordão (Vila Inglesa) e Castelinho para ver quem fica negativa primeiro!

 

CDJ

00:00 - 3,5ºC

00:30 - 2,6ºC

01:00 - 2,0ºC

01:30 - 1,7ºC

02:00 - 2,2ºC

 

Castelinho

00:00 - 3,0ºC

00:30 - 2,7ºC

01:00 - 2,4ºC

01:30 - 2,3ºC

02:00 - 2,6ºC

 

Infelizmente na última medição as temperaturas subiram em ambas as estações...

Link to comment
Share on other sites

Menor do ano por aqui também, o céu limpou e a mínima foi de 09,1ºC no meu termômetro

e 10,3ºC no INMET !

 

Urupema pode ter chegado a -5, o problema é que a medição é horária por lá. Simplesmente

espetacular esta cidade.

 

Primeira negativa do ano em Minas, com -00,5ºC em Monte Verde.

Depois das 02h, entrou MM por lá e fez subir a temperatura, mas algo interessante ocorreu:

 

CHOVEU COM TEMPERATURA ABAIXO DOS 5ºC ! E AINDA CHOVE COM 2,1ºC AGORA !

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, bom dia...

 

Amanheci com a menor temperatura do ano na minha estação: 8,6ºC! Baixou legal ainda, pois ontem antes de dormir havia MM no céu de Joinville, que fez aumentar em 1ºC em menos de uma hora a temperatura....

 

Hoje vi um pouco de nebulosidade/neblina em direção a serra Dona Francisca, mas se elas não atrapalharam, posso ter tido minha primeira mínima abaixo de zero na minha estação Joinville Serrana!

 

Chamo a atenção para o planalto norte catarinense, novamente...

 

Muitas mínimas abaixo de zero, e São Bento do Sul (Rio Vermelho) com 0,3ºC e a estação da SAMAE com 0,4ºC de mínima!!!

 

Rio Negrinho-(RIo dos Bugres) com -0,5ºC!!!!

 

Tomara que nuvens não tenham me atrapalhado...tomara...estou na expectativa de uma negativa.. :good:

Link to comment
Share on other sites

CDJ voltou a cair...

 

CDJ

02:08 - 1,8ºC

 

Castelinho

02:11 - 2,9ºC

A disputa final ficou com o Castelinho virando o jogo perto dos 45 min do 2T.

 

Mínimas:

CDJ: 1,2C

Castelinho: 0,5C

 

Hj à noite teremos mais um embate desse mega play-off!! Na outra ponta Urupema desponta como ampla favorita ao Picolé de Ouro 2011. Está amassando General Carneiro!!!

Link to comment
Share on other sites

CDJ voltou a cair...

 

CDJ

02:08 - 1,8ºC

 

Castelinho

02:11 - 2,9ºC

A disputa final ficou com o Castelinho virando o jogo perto dos 45 min do 2T.

 

Mínimas:

CDJ: 1,2C

Castelinho: 0,5C

 

Hj à noite teremos mais um embate desse mega play-off!! Na outra ponta Urupema responda como ampla favorita ao Picolé de Ouro 2011. Está amassando General Carneiro!!!

 

Po, e eu pensando que poderia lutar contra essas duas gigantes pelo menos neste mês de maio. Amanhã devo ser massacrado na mínima do Castelinho e de CDJ-Vila Inglesa... hahahaha

Link to comment
Share on other sites

DEU GAROA ISOLADA NO FIM DA MADRUGADA.

 

PAULO, SE ESTIVER ACIMA DE 1,5 m , ESTÁ OK, ABAIXO INTERFERE NA MÍNIMA E MÁXIMA. O CERTO É 1,70 m.

 

AGORA ESTÁ 2,2

Obrigado pela dica Ronaldo.Está à 1,70m, mas como eu disse ele está sobre o barranco no campo, na cerca, com relação ao nível da estrada está à uns 2m de altura aproximadamente.

Que vontade de dar uma esticada lá hoje pra conferir a mínima! :good:

Link to comment
Share on other sites

Querem ver o estrago e a distorção que faz o efeito baixada, provocando uma ideia diferente do clima local?

Observem Clevelândia e PR e Novo Horizonte SC, estão praticamente coladas, e com a mesma altitude média ;a primeira em semi-baixada a segunda em topo.

Mínimas hoje:

Clevelândia 4.8º

Novo Horizonte 8.8º

Isto não se faz, o Inmet deveria ter um padrão de situação de relevo das estações, ou em cada município que tiver em topo, deveria ter uma em baixada, isto é um sonho...

Gurizada, não usem o traço antes das temperaturas, pois se o fizerem , dá impressão de negativa.

Link to comment
Share on other sites

CDJ voltou a cair...

 

CDJ

02:08 - 1,8ºC

 

Castelinho

02:11 - 2,9ºC

A disputa final ficou com o Castelinho virando o jogo perto dos 45 min do 2T.

 

Mínimas:

CDJ: 1,2C

Castelinho: 0,5C

 

Hj à noite teremos mais um embate desse mega play-off!! Na outra ponta Urupema desponta como ampla favorita ao Picolé de Ouro 2011. Está amassando General Carneiro!!!

Parabens Bruno. A minha minima foi as 02:51... depois disso a temp só subiu! Mas hoje tem o troco hahahahaha

Abs

 

PS: Luba é o Teo Jose do Baz. Nao perde mais o casteliiinnhooooo!!!

Link to comment
Share on other sites

CDJ voltou a cair...

 

CDJ

02:08 - 1,8ºC

 

Castelinho

02:11 - 2,9ºC

A disputa final ficou com o Castelinho virando o jogo perto dos 45 min do 2T.

 

Mínimas:

CDJ: 1,2C

Castelinho: 0,5C

 

Hj à noite teremos mais um embate desse mega play-off!! Na outra ponta Urupema desponta como ampla favorita ao Picolé de Ouro 2011. Está amassando General Carneiro!!!

Parabens Bruno. A minha minima foi as 02:51... depois disso a temp só subiu! Mas hoje tem o troco hahahahaha

Abs

 

PS: Luba é o Teo Jose do Baz. Nao perde mais o casteliiinnhooooo!!!

 

Pode dar o troco, mas por favor pede para não baixar de 0,2ºC hahahahha....deixa eu ganhar na mínima absoluta neste mês de maio :laugh:

 

Faço o mesmo pedido para o Castelinho :good2:

 

Por aqui, frio vampiro...amanheci com 8,6ºC e já estou encostando nos 15ºC....

Link to comment
Share on other sites

E o GFS está convicto de que não teremos nada demais nos próximos dias, sem uma MP forte e ampla

a partir do dia 04/06. O Europeu também deu uma diminuída no frio.

 

Mas, não estou me preocupando com isso agora...quero mais é curtir o frio ATUAL.

 

Renan, nas últimas atualizações dos modelos eu vejo o seguinte:

 

- O GFS ainda está ajustando a solução para a erupção do próximo final de semana. Novos ajustes devem continuar a ocorrer. Como de praxe.

 

- A novidade fica por conta que ele ligeiramente vem melhorando a intensidade do anticiclone, o que não o configura como uma Brastemp.

 

- O Europeu por sua vez reduziu levemente, mas ainda apresenta uma boa intensidade. Me parece que a velha solução intermediária entre o GFS e o Europeu deve surgir mais a frente. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.

 

- O Global do Inpe saiu da casa e agora parece estar retornando. Sugerindo uma boa intensidade, mas muito longe da saída extremada que colocou ontem.

 

- Os outros modelos globais importantes ainda divergem, entre o forte e o normal/maritimizado.

 

- Neste momento estou inclinado para a posição do europeu, de moderado a forte. E a atuação do anticiclone será ampla, com rápido e fácil atingimento da região sudeste. Mostrando que temos o livre trânsito de MP's neste momento no centro-sul do Brasil.

 

- E pela sequência projetada, algo com ciclone mais próximo a costa trazendo ar frio continental deve estar acontecendo logo sequência (216h). Mas ainda muito alem do intervalo de maior confiança para especificar-se algo.

 

- Tudo indica que o comportamento de La Nina segue muito ativo. Entretanto, mesmo em La Ninas, nada impede de algum bloqueio formar-se. Justamente como ocorreu no início de julho de 2000, agosto de 1999 e agosto de 1996 (para citar os que me recordo).

 

- E nada de pânico. Ainda não há nenhuma perspectiva de bloqueio no horizonte dos modelos, muito pelo contrário. Há uma sequência de pulsos de ar frio.

 

- Mas lembrando que os bloqueios mais fortes em Ninas não raramente antecederam as maiores ondas de ar frio do ano. Algumas até históricas.

Link to comment
Share on other sites

Ainda não foi hoje que Urupema chegou aos -5oC! Mas esse dia deve estar bem próximo, he he he!

 

Aero de Curita (SJP) deu 3oC hoje (pela discordância entre o gráfico e a tabela, deve ter ficado em torno de 2,5oC), mínima do ano hasta hoy!

 

GFS deu mais uma reduzida na próxima MP e enfraqueceu também a seguinte em 200 horas. A de 200 horas não me preocupa, pois ele deve voltar com ela. Mas a de menor prazo, na minha opinião, já é uma indicação de que a realidade final fica mais pro GFS que pro Europeu!

Link to comment
Share on other sites

SJ negativou no INMET: -0,4°. Ausentes deu 1,3°. Com a queda na madrugada em Ausentes, pode até ter negativado na cidade.

 

Major Vieira deu -1,1°; Caçadro cravou 0,0° e deu 0,1° em General Carneiro. Creio que o nevoeiro segurou essas duas últimas mínimas

 

Deu 4,3° em Santa Maria!!

 

Aqui em casa tive a mínima do ano: 10,1°. Ainda não perdi o segundo dígito. No INMET deu 9,3°, o menor valor do ano. Para quem ficou pau a pau com Morrestes (9,6°) e abaixo do Vale do Itajaí, é uma lástima comemorar isso.

 

Agora faz 13,1° com 82% e vento NNE a 3,4 km/h. Céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.