Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Pessoal, vamos fazer uma vaquinha pra comprar uma Davis para URUPEMA?

Podemos entrar em contato e deixar no mesmo local da estação atual.

Aqui em Cascavel tivemos máxima de apenas 18,8°C.

Agora faz 15,4°C

 

Na baixada do lago municipal o termômetro de rua já registra 12°C. Acho que vou colocar o sensor da antiga La Crosse por lá, esta noite!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Pessoal, vamos fazer uma vaquinha pra comprar uma Davis para URUPEMA?

 

Estou dentro! Aliás já estava pra fazer isso.

 

Torales, nosso cidadão do mundo, quando você vai aos EUA? Pode trazer uma pra nós?

 

Entro no racha também, he he he! Aliás, se fosse possível colocar mais para o norte, ou seja, mais colada no MT eu iria ficar ainda mais entusiasmado com tal estação! É que a atual tem pouca sombra do Morro! Se for na mesma altitude, mais colada no MT vamos ter mínimas talvez um pouco menores ainda e máximas bem mais baixas, he he he!

 

Lembram daquela primeira tentativa da EPAGRI em Urupema? Era cada máxima baixa...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, vamos fazer uma vaquinha pra comprar uma Davis para URUPEMA?

 

Estou dentro! Aliás já estava pra fazer isso.

 

Torales, nosso cidadão do mundo, quando você vai aos EUA? Pode trazer uma pra nós?

 

Entro no racha também, he he he! Aliás, se fosse possível colocar mais para o norte, ou seja, mais colada no MT eu iria ficar ainda mais entusiasmado com tal estação! É que a atual tem pouca sombra do Morro! Se for na mesma altitude, mais colada no MT vamos ter mínimas talvez um pouco menores ainda e máximas bem mais baixas, he he he!

 

Lembram daquela primeira tentativa da EPAGRI em Urupema? Era cada máxima baixa...

Pessoal, mas não é melhor colocar em outra região que possamos descobrir ser muito fria, como o caso de Urupema que já temos dados agora? Outra, quem vai cuidar dela, onde vai ficar? Abs

Link to comment
Share on other sites

Torales, nosso cidadão do mundo, quando você vai aos EUA? Pode trazer uma pra nós?

 

Entro no racha também, he he he! Aliás, se fosse possível colocar mais para o norte, ou seja, mais colada no MT eu iria ficar ainda mais entusiasmado com tal estação! É que a atual tem pouca sombra do Morro! Se for na mesma altitude, mais colada no MT vamos ter mínimas talvez um pouco menores ainda e máximas bem mais baixas, he he he!

 

Lembram daquela primeira tentativa da EPAGRI em Urupema? Era cada máxima baixa...

Pessoal, mas não é melhor colocar em outra região que possamos descobrir ser muito fria, como o caso de Urupema que já temos dados agora? Outra, quem vai cuidar dela, onde vai ficar? Abs

 

Podem contar comigo também. Ainda quero ver uma grande rede de estações do BAZ/BrTempo

Link to comment
Share on other sites

Mínima na casa dos 4,x°C hoje na estação do Simepar aqui em Cianorte! Alguma geadinha fraca e isolada deve ter aparecido em áreas rurais.. Em casa boa mínima também de 8,5°C e máxima de 20,2°C com céu limpinho.

 

Condições atuais:

 

Temperatura: 14,6°C

URA: 67%

Pressão: 1017 hPa

30ksq2x.png

Link to comment
Share on other sites

Então piazada, acredito que com R$1200 reais conseguimos comprar a Davis com Fars se preferirem. Lembrem que comprei a minha com weatherlink por R$1380,00.

 

Também precisamos do weatherlink. Poderíamos fazer um cercado como o Diego fez na serra de Joinville e instalar a estação no mesmo local da atual, em Urupema, (alguem tem foto desta estação, alias? Nunca a vi!) afim de mante-la protegida!

Link to comment
Share on other sites

Acho o assunto pertinente, mas concordo com o João: devem haver outros locais frios que merecem uma estação. Quem sabe Vacas Gordas, em Urubici??

 

Aliás, acho que deveríamos criar um tópico a respeito disto. Assim, definiríamos alguns locais para se instalar estações meteorológicas, prioridade de instalação, etc, para então levantarmos fundos para tais investimentos. O que acham???

Link to comment
Share on other sites

Nunca vi tanta diferença entre abrigo e relva.

 

10,5C no abrigo e 1C na relva!!!

 

Dá-lhe ur baixa ein! Apesar que mesmo assim, tem um bom orvalho já.

 

Em breve, estação on line da UTFPR, deixei a TFA que eles compraram, sim uma TFA ¬¬ , na estação do IAPAR pra ver se está medindo bem. Vamos ver!

 

Vai ficar num gramado com diâmetro de uns 30m livre, numa baixada à uns 740m, minha casa é 825, e o topo do morro da UTFPR tem 820m, e o fundo da baixada tem 715m. Deverá marcar boas mínimas, dentro uns 10 dias deverá estar on line!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Nunca vi tanta diferença entre abrigo e relva.

 

10,5C no abrigo e 1C na relva!!!

 

Dá-lhe ur baixa ein! Apesar que mesmo assim, tem um bom orvalho já.

 

Em breve, estação on line da UTFPR, deixei a TFA que eles compraram, sim uma TFA ¬¬ , na estação do IAPAR pra ver se está medindo bem. Vamos ver!

 

Vai ficar num gramado com diâmetro de uns 30m livre, numa baixada à uns 740m, minha casa é 825, e o topo do morro da UTFPR tem 820m, e o fundo da baixada tem 715m. Deverá marcar boas mínimas, dentro uns 10 dias deverá estar on line!

 

Abraços

 

Muito bom Clóvis! Deve registra valores parecidos com Fco Beltrão não??? Talvez melhores valores ainda... :good2:

Link to comment
Share on other sites

ONTEM FUI AO M DA I., CHEGAMOS AS 15:25, ESTAVA COM SOL E ENTRE 3,5/4,0°C.

 

VACAS GORDAS NÃO TINHA MAIS SOL DAS 16;10 EM DIANTE....

 

OUTRO LOCAL PODERIA SER O CRUZEIRO, NÃO NO ADEMAR, SIM NAQUELE BAIXADÃO A QUASE 1500 M, TEM UM AMIGO QUE DEIXA COLOCAR E FICA BEM LONGE DO ASFALTO, UNS 400 M. TALVEZ PEGUE CELULAR LÁ.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, vamos fazer uma vaquinha pra comprar uma Davis para URUPEMA?

Podemos entrar em contato e deixar no mesmo local da estação atual.

Aqui em Cascavel tivemos máxima de apenas 18,8°C.

Agora faz 15,4°C

 

Na baixada do lago municipal o termômetro de rua já registra 12°C. Acho que vou colocar o sensor da antiga La Crosse por lá, esta noite!

 

 

TE MANDEI UMA MP.

 

AGORA ESTÁ 2,3°C COM GEADA.

 

MÉDIAS/30/05

 

URUPEMA; 15,6/4,5/9,1

INMET; 14,5/7,2/10,1

CLIMATERRA; 15,9/6,6/10,2

CETREJO; 17,1/5,7/10,4

CRUZEIRO; 14,5/6,1/9,5

Link to comment
Share on other sites

A 18Z do GFS veio na mesma linha das últimas três rodadas, com nova marítima no fim da semana. Torço para que siga o Europeu mostrado pelo Caio, mas particularmente acredito que será isso mesmo, nada que não tenhamos visto ainda nesse ano. Que saudade daquelas baixas clássicas, pessoal!

Link to comment
Share on other sites

30/11/2011:

 

 

PR:

 

São Mateus do Sul: 00,0

General Carneiro: 00,1

Castro: 00,1

Irati: 01,4

Ivai: 03,5

Campo Mourão: 04,5

 

SP:

 

 

Sertãozinho: 06,6

Ribeirão Preto: 07,4

 

 

 

Campo Mourao entre as mais frias do Parana!!! Nossa, fazia tempo que eu nao via essa cena! :pleasantry: :good2:

 

Sertaozinho e Ribeirao Preto, duas das cidades mais quentes que eu conheco com 6/7C... :shok: :shok:

O frio pegou com tudo mesmo o Estado de Sao Paulo. Impressionante!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A 18Z do GFS veio na mesma linha das últimas três rodadas, com nova marítima no fim da semana. Torço para que siga o Europeu mostrado pelo Caio, mas particularmente acredito que será isso mesmo, nada que não tenhamos visto ainda nesse ano. Que saudade daquelas baixas clássicas, pessoal!

 

Estamos tendo alta frequencia de MPs, porem todas maritimas, sem excecao!!

O mais estranho e que a maioria dos anos de La Nina tinham alta frequencia de MPs continentais!! Cedo ou tarde, teremos uma onda de frio continental, com certeza!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nosso Vettel das temperaturas baixas consegue estar 0,1oC mais fria que no mesmo horário de ontem: Urupema tem

-1,2oC às 22:00! Será que nesta madruga ela registra -5oC?? Digo registra porque eu concordo com o Ronaldo: muito provavelmente já fez -5oC essa manhã, mas como a estação atual só pega a leitura da hora cheia... Por isso eu queria uma Davis lá!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Nosso Vettel das temperaturas baixas consegue estar 0,1oC mais fria que no mesmo horário de ontem: Urupema tem

-1,2oC às 22:00! Será que nesta madruga ela registra -5oC?? Digo registra porque eu concordo com o Ronaldo: muito provavelmente já fez -5oC essa manhã, mas como a estação atual só pega a leitura da hora cheia... Por isso eu queria uma Davis lá!!!!!!

 

Verdad, Zé. Acho um equívoco do Ciram não ter os dados de máxima e mínima do horário, botando só a temperatura do momento. Será que nos dados completos eles não tem essa diferenciação, assim como o INMET tem????

Link to comment
Share on other sites

ONTEM FUI AO M DA I., CHEGAMOS AS 15:25, ESTAVA COM SOL E ENTRE 3,5/4,0°C.

 

VACAS GORDAS NÃO TINHA MAIS SOL DAS 16;10 EM DIANTE....

 

OUTRO LOCAL PODERIA SER O CRUZEIRO, NÃO NO ADEMAR, SIM NAQUELE BAIXADÃO A QUASE 1500 M, TEM UM AMIGO QUE DEIXA COLOCAR E FICA BEM LONGE DO ASFALTO, UNS 400 M. TALVEZ PEGUE CELULAR LÁ.

Eu concordo com o Ronaldo. A baixada de 1480 metros que está ao sul do Morro da Velha (1642 metros) é uma bela pedida para instalarmos esta Davis. É, inclusive, mais fácil para que o Ronaldo faça eventuais manutenções ( já escalando o Ronaldo, hehehehe).

Link to comment
Share on other sites

instalei o sensor da la crosse na frente do lago municipal em cascavel, a 2m, na avenida rocha pombo. a temperatura era de 8,4C as 22h - mesma temperatura registrada pelo termometro de rua da prefeitura. Realmente muito frio. O sensor vai passar a noite la para medir a mínima. As 22h, mesmo horário dos 8,4C, a temp. na davis, no topo, era de 12,8

 

=/

Link to comment
Share on other sites

instalei o sensor da la crosse na frente do lago municipal em cascavel, a 2m, na avenida rocha pombo. a temperatura era de 8,4C as 22h - mesma temperatura registrada pelo termometro de rua da prefeitura. Realmente muito frio. O sensor vai passar a noite la para medir a mínima. As 22h, mesmo horário dos 8,4C, a temp. na davis, no topo, era de 12,8

 

=/

 

Pudera, o lago está mais baixo e mais arborizado em relação ao entorno né??

 

Na minha estação, por estar mais afastada da região central, a temperatura também é menor que o centro de Joinville, com diferença na ordem de 2 graus

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Bruno, ventando na tua estação...aumentou a temperatura...não é nebulosidade que aparece na retaguarda da região, né??

 

Realmente, mas foi algo pontual e agora já voltou a cair. Temo que possa voltar a ventar na madrugada, pois haverá ingresso de um reforço de ar frio que pode trazer vento, também. A máxima amanhã será mais baixa na serra gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Depois de correr no Barigüi com céu estrelado e temperatura de 8C a MM tomou conta da cidade, estragando aquilo que poderia ser uma bela mínima amanhã...

 

to esperando o relatorio das 23:00, mas temo que alguma nebulosidade esteja sobre SBS e Campo Alegre...as temperaturas estagnaram....vai ver que se trata da mesma nebulosidade que pairou sobre Ctba.

Link to comment
Share on other sites

Depois de correr no Barigüi com céu estrelado e temperatura de 8C a MM tomou conta da cidade, estragando aquilo que poderia ser uma bela mínima amanhã...

 

to esperando o relatorio das 23:00, mas temo que alguma nebulosidade esteja sobre SBS e Campo Alegre...as temperaturas estagnaram....vai ver que se trata da mesma nebulosidade que pairou sobre Ctba.

 

 

Dificilmente Curitiba fica 3,4 dias numa mesma onda de frio com ceu aberto a noite! Um ou outro dia, o vento vira pra leste, e ai cagou tudo! Entretanto, pode abrir novamente e a temp. volta a cair!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Menores máximas,em maio no RS:

SJ Ausentes 9.5º

Canela 11.4º

Bom Jesus 12.4º

Soledade 12.4º :good2:

Passo Fundo 13.1º

Vacaria 13.7º

Bento Gonçalves 13.8º

Lagoa Vermelha 14.3º

Me animam e muito estes dados, pois a cidade está 50m acima do Inmet, e a o eixo Raia da Pedra-Itapuca 150m mais alto, deduzo que a menor máxima tenha ficado na faixa de 11 a 11.5º...

Link to comment
Share on other sites

Renan..até agora oficialmente quem negativou foram: SC, PR e MG

 

Não oficial: RS, SP e ES

 

ES ? só se foi no platô do pico da Bandeira, certo ? Por sinal, eu já estive num local de repouso na trilha, o qual

é uma baixada a 2500m de altitude. Foi em Agosto/08, cheguei à tarde e ainda havia um pouco de gelo na

sombra !

 

E olha que, pelo menos em PR e SP, ago/08 foi bem fiasquento em termos de frio! Em Curita a mínima daquele mês não baixou de 7,0 na área urbana! Aliás, vc já foi até o cume do Pico da Bandeira?

Link to comment
Share on other sites

Depois de correr no Barigüi com céu estrelado e temperatura de 8C a MM tomou conta da cidade, estragando aquilo que poderia ser uma bela mínima amanhã...

 

to esperando o relatorio das 23:00, mas temo que alguma nebulosidade esteja sobre SBS e Campo Alegre...as temperaturas estagnaram....vai ver que se trata da mesma nebulosidade que pairou sobre Ctba.

 

 

Dificilmente Curitiba fica 3,4 dias numa mesma onda de frio com ceu aberto a noite! Um ou outro dia, o vento vira pra leste, e ai cagou tudo! Entretanto, pode abrir novamente e a temp. volta a cair!

Sds.

É exatamente o inverso daqui: quando a mP vai para o oceano ela está mais fraca e começa a se subtropicalizar. Aí o frio não está mais no seu potencial. Como a língua de ar frio está sobre a costa, ela seca a atmosfera e POA não nubla, mesmo que bata vento E durante o dia. Em Curitiba ainda tem um bom frio em altura em função da língua de ar frio, mas com o vento E tem a serra e o efeito da orografia. Aí detona.

 

Aqui pode fechar mesmo com vento oeste.

 

Hoje tive variação de 10,1° a 19,9°. Foi a minha mínima de 2011 até agora.

 

Todas as automáticas do INMET está fora do ar. :good2: E o Metroclima também!! A RBS de Lages registra generosos 5,5°!!

 

Aqui em casa está 13,8° com 74% e venta de ENE a 5,6 km/h. Faz 14,5° na RBS. Creio que vai parar o vento. Devo ficar em 10,5°/11°.

 

Abraços porto-alegrenses!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.