Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Julho de 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 732
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pela última rodada do GFS o sul do Brasil deve ficar inteiramente abaixo de zero na quarta e quinta feiras que vem com neve na serra. Algo sensacional e temperaturas de até -5ºC em 850hpa sobre Porto Alegre.

 

Outra coisa interessante é que tá dando neve para o norte do Uruguay e Livramento.

 

Qual rodada? Na18Z eu não confio. A 12Z tinha como grande astro, ele, Jason, o bloqueio (ou o jato, como queiram). O Paraguai todo abaixo de 2oC em 850 hpa e Ctba acima de 12oC em 850 hpa ao longo da próxima quarta feira. O jatão, todo inclinado, seguraria o frio justamente antes de ele atingir o leste do PR, he he he. Ao mesmo tempo, nada da linha de 0oC em 850 hpa avançar sul do BR adentro (só vai até o sul do RS, e na segunda feira) ,apesar de um ciclone perfeito na costa uruguaia na segunda. Uma MP super continental, que por causa do jato só invadiria o sul do BR em cheio depois de perder parte de sua potência.

 

Ou GFS tá certo nas nessas rodadas pseudo-confiáveis (12 e 0Z), ou vamos ter um pequeno elefante de frio e neve já na semana que vem...

Link to comment
Share on other sites

Legal a assinatura, Alexandre.

 

Hoje tive máxima de 13 e 12 (aeroporto), curtindo muito o friozinho desse ano, que está bem melhor que os ultimos.

 

prevhb8.gif

 

E deve continuar gelando o ar aqui em Cascavel hoje, com mínima prevista de 5 graus.

 

Eu estou torcendo para uma temperatura negativa, novamente, vista a de maio que chegou a -1ºC no aeroporto, para a semana que vem!

 

abração!

Link to comment
Share on other sites

O campo de neve das 18Z indicava neve na Serra segunda e 48 horas de neve consecutivas na Serra e Soledade (!!!) quarta e quinta.

 

Previsão automática da SOMAR reflete ispis literia o que modelo mostra. Esta mensagem acima foi postada ontem à noite.

Tá falando sério Alexandre?Neve pra Soledade?

Fico numa expectativa louca tchê!!!

Link to comment
Share on other sites

Será? A Somar está muito conservadora com as previsões para cá... 10°C e 11°C de mínima é cafezinho ralo para mim e para a capital paulista.

 

A Climatempo prevê mínimas de 8°C para Itapevi nos próximos dois dias. Um frio razoável para uma frente fria de baixa-média intensidade.

 

Interessante ver que o Ensemble prevê mínimas abaixo dos 5°C (com possibilidade de zerar) na região de Sorocaba lá pelo dia 27.

Link to comment
Share on other sites

WWW.METSUL.COM/BLOG

 

O frio da semana que vem já está se delineando como fortíssimo. A princípio, espero temperaturas próximas a zero grau por aqui após chuvas intensas e muito aguardadas.

 

Contudo, falo do final de semana 28-29. Como você já disse certo dia por aqui... alea jacta est!

Link to comment
Share on other sites

Temos 11 dias até o final de julho. Até agora as médias simples de POA e CTBA estão assim:

 

POA

Mín: 9,88ºC

Máx: 17,23ºC

Média Simples: 13,56ºC

 

CTBA

Mín: 10,31ºC

Máx: 21,25ºC

Média Simples: 15,78°C

 

Como a porteira está aberta para o norte da Região Sul, não duvido que a média de CTBA caia num nível mais acelaredo que o de Porto Alegre. Acho que a capital do PR pode fechar julho com um média simples de 14ºC num cenário bastante otimista, enquanto que POA ficaria com uma simples de 12,5ºC. Não ficaria muito ruim para CTBA, pois a anomalia ficaria aop redor de +0,5ºC (não seria ótimo perante o cenário atual?). Já Porto Alegre encerraria o mês com -2,6ºC de anomalia. Ótimo encerramento para ambas levando em conta o atual estágio de CTBA.

Link to comment
Share on other sites

Será? A Somar está muito conservadora com as previsões para cá... 10°C e 11°C de mínima é cafezinho ralo para mim e para a capital paulista.

 

A Climatempo prevê mínimas de 8°C para Itapevi nos próximos dois dias. Um frio razoável para uma frente fria de baixa-média intensidade.

 

Interessante ver que o Ensemble prevê mínimas abaixo dos 5°C (com possibilidade de zerar) na região de Sorocaba lá pelo dia 27.

 

PODERÁ TER MÍNIMAS NEGA EM VÁRIAS ÁREAS DO INTERIOR DE SP E VAI AFETAR O CAFÉ. PREJÚ NO TRIGO TBÉM.

Link to comment
Share on other sites

WWW.METSUL.COM/BLOG

 

O frio da semana que vem já está se delineando como fortíssimo. A princípio, espero temperaturas próximas a zero grau por aqui após chuvas intensas e muito aguardadas.

 

Contudo, falo do final de semana 28-29. Como você já disse certo dia por aqui... alea jacta est!

 

HÁ RISCO DE CHEGAR ENTRE -2/0 NAS BAIXADAS E 0/2 NA MAIOR PARTE DA REGIÃO, EM MARINGÁ.

Link to comment
Share on other sites

Não ficaria muito ruim para CTBA, pois a anomalia ficaria aop redor de +0,5ºC (não seria ótimo perante o cenário atual?). Já Porto Alegre encerraria o mês com -2,6ºC de anomalia. Ótimo encerramento para ambas levando em conta o atual estágio de CTBA.

 

Bruno, a média de julho é de 12.2ºC por 61-90, mas obviamente é a média oficial (ponderada), já que não se calcula médias oficiais pela média aritmética simples. Se fechar em 14ºC não é um desastre, mas já são +1.8ºC. É quente mesmo após 2000, pois julho não aqueceu tanto quanto abril, junho e agosto.

Link to comment
Share on other sites

Padrão europeu segue indicando a entrada do frio mais para o final da semana, mais próximo portanto ao encontro do BAZ. Já o americano não traz boas notícias para quem espera pegar frio intenso em São Joaquim entre sexta e domingo. Quem quiser ver neve tem que chegar bem antes.

 

SEXTA; -2/0 E 14/16 GEADA

 

SÁBADO; -3/-1 E 15/17 POSSÍVEL CHUVA NO FIM DO DIA/NOITE. GEADA

 

DOMINGO; 8/10 E 13/15 CHUVA E TROVOADA, TALVEZ GRANIZO

Link to comment
Share on other sites

Padrão europeu segue indicando a entrada do frio mais para o final da semana, mais próximo portanto ao encontro do BAZ. Já o americano não traz boas notícias para quem espera pegar frio intenso em São Joaquim entre sexta e domingo. Quem quiser ver neve tem que chegar bem antes.

 

SEXTA; -2/0 E 14/16 GEADA

 

SÁBADO; -3/-1 E 15/17 POSSÍVEL CHUVA NO FIM DO DIA/NOITE. GEADA

 

DOMINGO; 8/10 E 13/15 CHUVA E TROVOADA, TALVEZ GRANIZO

 

Na mosca, era isso que eu ia postar. Esse rapaz já foi longe demais... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Temos 11 dias até o final de julho. Até agora as médias simples de POA e CTBA estão assim:

 

POA

Mín: 9,88ºC

Máx: 17,23ºC

Média Simples: 13,56ºC

 

CTBA

Mín: 10,31ºC

Máx: 21,25ºC

Média Simples: 15,78°C

 

Como a porteira está aberta para o norte da Região Sul, não duvido que a média de CTBA caia num nível mais acelaredo que o de Porto Alegre. Acho que a capital do PR pode fechar julho com um média simples de 14ºC num cenário bastante otimista, enquanto que POA ficaria com uma simples de 12,5ºC. Não ficaria muito ruim para CTBA, pois a anomalia ficaria aop redor de +0,5ºC (não seria ótimo perante o cenário atual?). Já Porto Alegre encerraria o mês com -2,6ºC de anomalia. Ótimo encerramento para ambas levando em conta o atual estágio de CTBA.

 

Para o cenário atual, se Curitiba conseguir fechar julho com anomalia de +1,0C estara EXCELENTE! Se fechar com anomalia de 0,5C então, aí nem dá para se considerar anomalia, pois um aquecimento de 0,5C sim, seria perfeitamente passível de ser atribuído à urbanização.

Link to comment
Share on other sites

O ETA e o Global do INPE parecem seguir o caminho do europeu. Frio mais tarde durante o encontro do BAZ. Quer saber, pode dar um misto dois dois. A grande pergunta não deve ser qual dia da próxima semana tem chance de neve no Sul do Brasil, mas qual dia parece não ter chance de nevar.

 

Pergunta mais contundente da história do BAZ!

Link to comment
Share on other sites

Não ficaria muito ruim para CTBA, pois a anomalia ficaria aop redor de +0,5ºC (não seria ótimo perante o cenário atual?). Já Porto Alegre encerraria o mês com -2,6ºC de anomalia. Ótimo encerramento para ambas levando em conta o atual estágio de CTBA.

 

Bruno, a média de julho é de 12.2ºC por 61-90, mas obviamente é a média oficial (ponderada), já que não se calcula médias oficiais pela média aritmética simples. Se fechar em 14ºC não é um desastre, mas já são +1.8ºC. É quente mesmo após 2000, pois julho não aqueceu tanto quanto abril, junho e agosto.

 

Eu sei que a média de Ctba é 12,5ºC. Como a média simples é na maior parte dos casos 1ºC mais alta que a média ponderada em meses de inverno para cidades serranas como CTBA, imaginei que a cidade poderia fechar com anomalia positiva de apenas +0,5ºC e uma média ponderada de 13°C.

Link to comment
Share on other sites

[quote name="zeocit

Eu sei que a média de Ctba é 12' date='5ºC. Como a média simples é na maior parte dos casos 1ºC mais alta que a média ponderada em meses de inverno para cidades serranas como CTBA, imaginei que a cidade poderia fechar com anomalia positiva de apenas +0,5ºC e uma média ponderada de 13°C.[/quote]

 

BRUNO, pela normal do INMET, de 1961 a 1990, a média de junho é 12,2C e a de julho, de 12,7C.

O professor Reinhard Maack, que escreveu um livro muito detalhado sobre geografia paranaense, no início dos anos 70, colocou uma média de 13C para julho e de 12,5C para junho, entre 1931 e 1960 (não me lembro que fonte ele usava).

Na mesma obra consta a informação de que entre 1890 e 1920, a normal Curitibana para o mês de julho era de 11,9C e a média anual, de 16,4C.

Também consta a mínima de -6,3C em 14 de junho de 1920, em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

[quote name="zeocit

Eu sei que a média de Ctba é 12' date='5ºC. Como a média simples é na maior parte dos casos 1ºC mais alta que a média ponderada em meses de inverno para cidades serranas como CTBA, imaginei que a cidade poderia fechar com anomalia positiva de apenas +0,5ºC e uma média ponderada de 13°C.[/quote]

 

BRUNO, pela normal do INMET, de 1961 a 1990, a média de junho é 12,2C e a de julho, de 12,7C.

O professor Reinhard Maack, que escreveu um livro muito detalhado sobre geografia paranaense, no início dos anos 70, colocou uma média de 13C para julho e de 12,5C para junho, entre 1931 e 1960 (não me lembro que fonte ele usava).

Na mesma obra consta a informação de que entre 1890 e 1920, a normal Curitibana para o mês de julho era de 11,9C e a média anual, de 16,4C.

Também consta a mínima de -6,3C em 14 de junho de 1920, em Curitiba.

 

CTBA tem uma média crescente nos 3 meses mais frios do ano. É de 12,2ºC em junho, 12,7ºC em julho e mais de 13ºC em Agosto. Em POA ela se mantem mais ou menos estável nestes 3 meses: 14,2ºC em junho, 14,1ºC em julho e 14,5ºC em agosto. Esse ano aqui em POA junho teve 14,1ºC (-0,1ºC de anomalia) e julho está com 12,6ºC até o momento (-1,5ºC de anomalia). Ainda acredito numa anomalia de -2,5ºC para cá.

Link to comment
Share on other sites

Essa será a noite das baixadas clássicas do norte do PR e do Sudeste que são comumente favorecidas pela presença da alta e da estabilidade atmosférica naquela região. São elas: Castro, Camos do Jordão, Monte Verde, São José dos Campos, Maria da Fé e Caldas.

 

Noite de baixadas mesmo.

Acabei de chegar da rua agora, e aqui em Ctba o termometro do carro marcava 7.5°C no centro, 6.5°C aqui em casa e 4.0°C no parque barigui (meio baixada e a 2Km aqui de casa e uns 5Km do centro).

Amanha deve ter geada moderada, o orvalho ja ta forte nos gramados (se é que nao é geada ja)!!

No aero faz 6°C!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.