Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Julho de 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

O GFS vem muito consistente na expectativa de uma potente onda polar por volta do dia 24/25 e ainda continua apostando em alguma coisa para o último final de semana do mês. Para o meio desta semana eu não descartaria uma paraguaia nos pontos acima dos 1600-1700m na noite/madrugada de quarta para quinta.
A 12Z dá aquela saída "perfeita" com o ciclone na costa sulina.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 732
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

e SP pessoal qual seria a previsão caso os modelos estejam certos??????????

 

Se essas saídas malucas do GFS, do Global, do Europeu e do Acoplado se confirmarem no sentido das mais extremadas, São Paulo capital iria ter um mínima em torno de 0oC.

 

Como eu acho dificílimo isso acontecer, vocês poderão ter algo em torno de 4oC de mínima no final do mês. Em resumo, penso que, na melhor das hipóteses, poderemos ter algo semelhante a uma das ondas de frio de 2000, o que já seria FANTÁSTICO se considerarmos o retrospecto recente de Curitiba e (pior ainda) de SP.

 

Por falar em retrospecto, tenho visto aqui no BAZ uma certa tendência dos colegas gaúchos de celebrar o inverno frio no RS e desdenhar do calor Curitibano esse ano. Nesse momento é legal lembrar aos amigos que, para ter neve de verdade (ou seja, com acumulação) na serra gaúcha (o que ainda não aconteceu esse ano), é preciso ter um ciclone na costa em invasão de uma potente alta continental, sme bloqueio no PR. Não consigo imaginar um gaúcho que goste de frio que fale "Ahhh o inverno de 2007!!" sem que esse tenha tido neve com acumulação na maior parte da serra. Se não tem neve, não é inverno histórico p... nenhuma. Então, recomendo aqueles que gostam de comparar tamanho de pirulito (como as comprações Ctba X POA, pois vejo que tem muito neguinho por aí adorando os bloqueios intermináveis mesmo com la Niña, torcendo para que na próxima normal POA seja a capital mais fria do país) que torçam pelo fim do bloqueio que inferniza o PR para que realmente o inverno de 2007 possa ser histórico no RS!

 

Se um dia POA for a capital mais fria do país, será de um país sem neve!

Link to comment
Share on other sites

e SP pessoal qual seria a previsão caso os modelos estejam certos??????????

 

Se essas saídas malucas do GFS, do Global, do Europeu e do Acoplado se confirmarem no sentido das mais extremadas, São Paulo capital iria ter um mínima em torno de 0oC.

 

Como eu acho dificílimo isso acontecer, vocês poderão ter algo em torno de 4oC de mínima no final do mês. Em resumo, penso que, na melhor das hipóteses, poderemos ter algo semelhante a uma das ondas de frio de 2000, o que já seria FANTÁSTICO se considerarmos o retrospecto recente de Curitiba e (pior ainda) de SP.

 

Por falar em retrospecto, tenho visto aqui no BAZ uma certa tendência dos colegas gaúchos de celebrar o inverno frio no RS e desdenhar do calor Curitibano esse ano. Nesse momento é legal lembrar aos amigos que, para ter neve de verdade (ou seja, com acumulação) na serra gaúcha (o que ainda não aconteceu esse ano), é preciso ter um ciclone na costa em invasão de uma potente alta continental, sme bloqueio no PR. Não consigo imaginar um gaúcho que goste de frio que fale "Ahhh o inverno de 2007!!" sem que esse tenha tido neve com acumulação na maior parte da serra. Se não tem neve, não é inverno histórico p... nenhuma. Então, recomendo aqueles que gostam de comparar tamanho de pirulito (como as comprações Ctba X POA, pois vejo que tem muito neguinho por aí adorando os bloqueios intermináveis mesmo com la Niña, torcendo para que na próxima normal POA seja a capital mais fria do país) que torçam pelo fim do bloqueio que inferniza o PR para que realmente o inverno de 2007 possa ser histórico no RS!

 

Se um dia POA for a capital mais fria do país, será de um país sem neve!

 

Cara, já disse isso uma vez a muito tempo aqui no BAZ!!

 

Que Ctba tenha média de 10ºC em Agosto!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

O GFS das 18z diminui um pouco o aquecimento que haveria amanhã decorrente da ação pré-frontal e reforça o frio nas madrugadas de quarta e quinta para o leste paulista, nada de espetacular mas já está ótimo.

Porém estou com uma pulga atrás da orelha que pode vir coisa melhor do que os modelos prevêem para quarta-sexta, pois está tudo favorável para boas mínimas: ciclone entre SC e RS, circulação favorável em altos níveis, ar seco e continental, etc...

Aguardemos o posicionamento final do ciclone e a intensidade do ar frio, quem sabe a língua de ar frio se espalha mais até aqui, por enquanto a indicação é de o oeste da região sul e de SP serão os mais atingidos, como é natural.

Link to comment
Share on other sites

O frio da próxima semana e virada do mês é liquido e certo!

 

Você é formado em Direito, certo?

 

Quanto à mensagem do Zé Vicente, concordo totalmente. Acho que uma nevada histórica no RS é muito mais provável se o frio entrar direito no Paraná. Foi assim em 1990 e em 1994, por exemplo.

Para a alegria de todos, Curitiba ontem teve máxima de 18,3C e hoje, a máxima foi surpreendentemente baixa, de apenas 12,4C. Choveu ontem e hoje, e há previsão de chuvas até 4a feira no Paraná, e de geadas fracas em boa parte do Estado até quinta feira.

Choveu hoje em São Paulo(onde a máxima ficou na casa dos 19C), o equivalente à metade da média mensal de julho.

Tudo isso pode ser um sinal de que o bloqueio possa realmente ter enfraquecido.

Que o frio venha na hora certa então!

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Zé em especial na parte que ele diz: "Se não tiver neve com acumulação não é inverno histórico".

 

-E por enquanto oq se observa é um Sul do RS com um dos invernos de menor média dos últimos anos, não sei exatamente das informações mas parece que está sendo tão gelado quanto foi o de 2000.

 

Na Serra Gaúcha e Catarinense me parece que está dentro da média em alguns lugares, abaixo dela em outros....e do Paraná pra cima... :x

 

Eu só tenho a reclamar deste inverno aqui em Minas Gerais:

 

A ÚLTIMA PRECIPITAÇÃO EM JUIZ DE FORA FOI NO DIA 4 DE JUNHO ! :shock:

 

Isso é um grande absurdo, poucas vezes vimos aqui na cidade uma sequência tão grande de dias sem chuva....muito embora a possibilidade de uma precipitação neste momento parece maior, pois instabilidades estão neste momento entre SP e Sul de MG.

 

 

Ou seja: O inverno está sendo "histórico", "melhor que o de 2000", somente para algumas pessoas...para a maioria está sendo ruim, na verdade....e, somente vai nevar de verdade no Sul do Brasil -e assim colocando um adjetivo grandioso para o inverno 2007- caso este bloqueio acabe de uma vez, dando condições para que ciclones se formem com mais força na costa do país.

 

- O bloqueio parece estar com os dias contados já...neste caso, este inverno -Aí sim- PODERÁ ser histórico para a MAIORIA.

 

-Afinal, de quê adianta a porteira estar aberta se as MP's não sobem com força para grande parte do país ?

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao tema de Ctba x POA, tenho uma tese que ambas são igualmente frias em meses de inverno considerados bons, como em 1996 e 2000. Aliás, nestes dois julhos POA foi até um pouco mais fria.

 

Em ondas de frio a média simples de Porto Alegre é mais baixa que a de CTBA. Inclusive a média simples do dia mais frio de uma onda de frio qualquer é na maioria dos casos mais baixa em POA do que em Ctba. A média normal de CTBA é mais baixa que a de Porto Alegre em 1,5°C pq ela consegue se manter sem episódios de calor que eventualmente atingem Porto Alegre nos veranicos comuns do nosso clima. Veja o caso de julho de 2000 e julho de 1996, dois julhos fantásticos. Nestes dois meses quase não houve veranico nas duas cidades e por consequência a média ponderada das duas foi igual: 11ºC. Em invernos normais os veranicos de POA estragam a sua média, elevando-a para 14ºC, enquanto que Ctba mantêm-se menos quente na ausência de massas de ar frio.

 

Essa é a minha tese:

 

1- Ctba é menos quente quando não há ar frio. Veja bem, não é frio, é menos quente.

2 - Ambas possuem médias praticamente iguais em meses considerados excepcionais onde as massas de ar conseguem avançar com facilidade.

3 - No auge do ar frio POA consegue ter média simples mais baixa que CTBA.

 

Percebam que essa minha análise não é "torcedora" como alguns podem vir a pensar. Ela é uma percepção minha e que está sugeita a críticas.

Link to comment
Share on other sites

O frio da próxima semana e virada do mês é liquido e certo!

 

Você é formado em Direito, certo?

 

Quanto à mensagem do Zé Vicente, concordo totalmente. Acho que uma nevada histórica no RS é muito mais provável se o frio entrar direito no Paraná. Foi assim em 1990 e em 1994, por exemplo.

Para a alegria de todos, Curitiba ontem teve máxima de 18,3C e hoje, a máxima foi surpreendentemente baixa, de apenas 12,4C. Choveu ontem e hoje, e há previsão de chuvas até 4a feira no Paraná, e de geadas fracas em boa parte do Estado até quinta feira.

Choveu hoje em São Paulo(onde a máxima ficou na casa dos 19C), o equivalente à metade da média mensal de julho.

Tudo isso pode ser um sinal de que o bloqueio possa realmente ter enfraquecido.

Que o frio venha na hora certa então!

 

Nevada significativa no RS e SC e bloqueio só são possíveis se o bloqueio estiver mais para cima, ou seja, se o Frio ficar preso no sul pegando Ctba.

 

De qualquer forma, mais de 90% das neves com acumulação no sul ocorreram com a frente avançando pela Região Sudeste e muitas vezes chegando ao nordeste. Olhar o GFS nas saídas de 0Z e 12Z continua mostrando o mesmo quadro de antes: até o final de julho nenhuma frente passa pelo sudeste de forma consistente. Na melhor das hipóteses, se dissipa sobre o RS. Assim não tem neve. Basta ver como está difícil ter mais de 3 horas abaixo de 0oC em 850 hpa na região de SJ nas previsões. A linha de 0oC em 850 tangencia a serra e vai embora. Na porcaria do ano passado, mais de um vez em julho e em agosto via-se previsão com 9, 12 ou 15 horas abaixo de 0oC em 850 na Serra Catarinense. Aì faltava umidade, é lógico. Mas em setembro teve os dois juntos por 12-15 horas. Bom, vejam a estação do Morro da Igreja e seus ridículos 2 dias abaixo de 0oC que não é preciso dizer mais nada...

 

O bloqueio não morreu pessoal. Pelo menos para as previsões do GFS. E com ele forget about relevant snow fall.

 

O que me faz refletir sobre isso é a questão do ovo e fa galinha entre a SOI e o ENSO. Vejam que embora o pacífico ainda esteja mais para frio, houve um aquecimento nos últimos 30 dias. Esse aquecimento coincide com a SOI negativa que significa jato subtropical ativo e bloqueio. Parece que, portanto, o que define se teremos frio ou não no sul do BR como um todo é muito mais o gradiente do pacífico do que sua temperatura... Quanto mais resfriamento, mais positiva a SOI, zero bloqueio. Quanto mais aquecimento, mais negativa a SOI, bloqueio firme e forte...

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao tema de Ctba x POA, tenho uma tese que ambas são igualmente frias em meses de inverno considerados bons, como em 1996 e 2000. Aliás, nestes dois julhos POA foi até um pouco mais fria.

 

Em ondas de frio a média simples de Porto Alegre é mais baixa que a de CTBA. Inclusive a média simples do dia mais frio de uma onda de frio qualquer é na maioria dos casos mais baixa em POA do que em Ctba. A média normal de CTBA é mais baixa que a de Porto Alegre em 1,5°C pq ela consegue se manter sem episódios de calor que eventualmente atingem Porto Alegre nos veranicos comuns do nosso clima. Veja o caso de julho de 2000 e julho de 1996, dois julhos fantásticos. Nestes dois meses quase não houve veranico nas duas cidades e por consequência a média ponderada das duas foi igual: 11ºC. Em invernos normais os veranicos de POA estragam a sua média, elevando-a para 14ºC, enquanto que Ctba mantêm-se menos quente na ausência de massas de ar frio.

 

Essa é a minha tese:

 

1- Ctba é menos quente quando não há ar frio. Veja bem, não é frio, é menos quente.

2 - Ambas possuem médias praticamente iguais em meses considerados excepcionais onde as massas de ar conseguem avançar com facilidade.

3 - No auge do ar frio POA consegue ter média simples mais baixa que CTBA.

 

Percebam que essa minha análise não é "torcedora" como alguns podem vir a pensar. Ela é uma percepção minha e que está sugeita a críticas.

 

Bruno,

 

Quando a massa é continental clássica e o centro dela fica no Chaco, Ctba é mais fria que POA nas médias diárias sob a ação do ar frio. Isso ocorreu em maio deste ano, mas o que antes era habitual tornou-se raridade. Quanto ao veranico, realmente POA, o RS e o sul de SC são prejudicados nas médias por que como o bloqueio costuma ficar logo embaixo, o ar quente que vem do centro do continente (vento de norte no Chaco) vira para oeste logo a frente da frente semi-estacionária e chega de cara nestas regiões, mantendo Curitiba mais amena.

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

O frio da próxima semana e virada do mês é liquido e certo!

 

Você é formado em Direito, certo?

 

Quanto à mensagem do Zé Vicente, concordo totalmente. Acho que uma nevada histórica no RS é muito mais provável se o frio entrar direito no Paraná. Foi assim em 1990 e em 1994, por exemplo.

Para a alegria de todos, Curitiba ontem teve máxima de 18,3C e hoje, a máxima foi surpreendentemente baixa, de apenas 12,4C. Choveu ontem e hoje, e há previsão de chuvas até 4a feira no Paraná, e de geadas fracas em boa parte do Estado até quinta feira.

Choveu hoje em São Paulo(onde a máxima ficou na casa dos 19C), o equivalente à metade da média mensal de julho.

Tudo isso pode ser um sinal de que o bloqueio possa realmente ter enfraquecido.

Que o frio venha na hora certa então!

Sou formado em Direito, mas claro que a expressão , liquido e certo, foi pura emoção.

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao tema de Ctba x POA, tenho uma tese que ambas são igualmente frias em meses de inverno considerados bons, como em 1996 e 2000. Aliás, nestes dois julhos POA foi até um pouco mais fria.

 

Em ondas de frio a média simples de Porto Alegre é mais baixa que a de CTBA. Inclusive a média simples do dia mais frio de uma onda de frio qualquer é na maioria dos casos mais baixa em POA do que em Ctba. A média normal de CTBA é mais baixa que a de Porto Alegre em 1,5°C pq ela consegue se manter sem episódios de calor que eventualmente atingem Porto Alegre nos veranicos comuns do nosso clima. Veja o caso de julho de 2000 e julho de 1996, dois julhos fantásticos. Nestes dois meses quase não houve veranico nas duas cidades e por consequência a média ponderada das duas foi igual: 11ºC. Em invernos normais os veranicos de POA estragam a sua média, elevando-a para 14ºC, enquanto que Ctba mantêm-se menos quente na ausência de massas de ar frio.

 

Essa é a minha tese:

 

1- Ctba é menos quente quando não há ar frio. Veja bem, não é frio, é menos quente.

2 - Ambas possuem médias praticamente iguais em meses considerados excepcionais onde as massas de ar conseguem avançar com facilidade.

3 - No auge do ar frio POA consegue ter média simples mais baixa que CTBA.

 

Percebam que essa minha análise não é "torcedora" como alguns podem vir a pensar. Ela é uma percepção minha e que está sugeita a críticas.

 

Bruno,

 

Quando a massa é continental clássica e o centro dela fica no Chaco, Ctba é mais fria que POA nas médias diárias sob a ação do ar frio. Isso ocorreu em maio deste ano, mas o que antes era habitual tornou-se raridade. Quanto ao veranico, realmente POA, o RS e o sul de SC são prejudicados nas médias por que como o bloqueio costuma ficar logo embaixo, o ar quente que vem do centro do continente (vento de norte no Chaco) vira para oeste logo a frente da frente semi-estacionária e chega de cara nestas regiões, mantendo Curitiba mais amena.

 

Vlw

 

Zé, a partir do dia 23/05 até o dia 31/05 o somatório de médias simples para ambas as cidades indicou os seguintes valores:

 

POA: 104,05ºC

CTBA: 105,85ºC

 

É nisto que eu me atenho. O mês de maio foi levemente favorável para CTBA como um todo (CTBA teve média simples de 15,57ºC e POA 15,97ºC), porém na atuação da fortíssima MP do final do mês POA conseguiu ter médias simples mais baixas no INMET como mostra o dado acima. Por isso que em meses excepcionais, como os julhos de 2000 e 1996 POA consegue ser igual ou até um pouco mais fria que a capital paranaense.

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao tema de Ctba x POA, tenho uma tese que ambas são igualmente frias em meses de inverno considerados bons, como em 1996 e 2000. Aliás, nestes dois julhos POA foi até um pouco mais fria.

 

Em ondas de frio a média simples de Porto Alegre é mais baixa que a de CTBA. Inclusive a média simples do dia mais frio de uma onda de frio qualquer é na maioria dos casos mais baixa em POA do que em Ctba. A média normal de CTBA é mais baixa que a de Porto Alegre em 1,5°C pq ela consegue se manter sem episódios de calor que eventualmente atingem Porto Alegre nos veranicos comuns do nosso clima. Veja o caso de julho de 2000 e julho de 1996, dois julhos fantásticos. Nestes dois meses quase não houve veranico nas duas cidades e por consequência a média ponderada das duas foi igual: 11ºC. Em invernos normais os veranicos de POA estragam a sua média, elevando-a para 14ºC, enquanto que Ctba mantêm-se menos quente na ausência de massas de ar frio.

 

Essa é a minha tese:

 

1- Ctba é menos quente quando não há ar frio. Veja bem, não é frio, é menos quente.

2 - Ambas possuem médias praticamente iguais em meses considerados excepcionais onde as massas de ar conseguem avançar com facilidade.

3 - No auge do ar frio POA consegue ter média simples mais baixa que CTBA.

 

Percebam que essa minha análise não é "torcedora" como alguns podem vir a pensar. Ela é uma percepção minha e que está sugeita a críticas.

 

Bruno,

 

Quando a massa é continental clássica e o centro dela fica no Chaco, Ctba é mais fria que POA nas médias diárias sob a ação do ar frio. Isso ocorreu em maio deste ano, mas o que antes era habitual tornou-se raridade. Quanto ao veranico, realmente POA, o RS e o sul de SC são prejudicados nas médias por que como o bloqueio costuma ficar logo embaixo, o ar quente que vem do centro do continente (vento de norte no Chaco) vira para oeste logo a frente da frente semi-estacionária e chega de cara nestas regiões, mantendo Curitiba mais amena.

 

Vlw

 

Zé, a partir do dia 23/05 até o dia 31/05 o somatório de médias simples para ambas as cidades indicou os seguintes valores:

 

POA: 104,05ºC

CTBA: 105,85ºC

 

É nisto que eu me atenho. O mês de maio foi levemente favorável para CTBA como um todo (CTBA teve média simples de 15,57ºC e POA 15,97ºC), porém na atuação da fortíssima MP do final do mês POA conseguiu ter médias simples mais baixas no INMET como mostra o dado acima. Por isso que em meses excepcionais, como os julhos de 2000 e 1996 POA consegue ser igual ou até um pouco mais fria que a capital paranaense.

Em maio, as fortíssimas MPs atingiram em cheio POA e não tão em cheio CTBA. Veja que sequer zerou por lá, nenhuma máxima abaixo de 10C. Nada excepcional.

POA tem médias mais baixas que CTBA quando recebe mais ar frio, o que não é nem um pouco estranho graças à latitude. Nas MPs "clássicas", conforme descritas pelo Zé (como 2000), aí não tem choro: 950m de altitude fazem toda a diferença.

Mas eu entendo que o choro dos curitibanos é justamente a escassez das clássicas. Estas MPzinhas acham POA enquanto CTBA fica sob bloqueio, chuva ou pega só um raspão do ar frio. Aí POA bate mesmo, não tem jeito.

Link to comment
Share on other sites

Sob ondas de frio, eu acho que POA consegue ser mais fria que Ctba nas maximas e Curitiba nas minimas. Veja que geada em areas centrais em POA esse ano foi manchete, enquanto que aqui vejo isso quase todo ano. Mas la teve maxima de 9°C com sol e aqui nem com ceu nublado tivemo isso.

 

Se formos considerarmos os ultimos anos,concordo com o que o Bruno falou.

Mas veja que em julho de 2000, por exemplo como ele comparo, Curitiba teve uma anomalia de -1,x°C (bem como algumas cidades paranaenses e paulistas) enquanto POA teve anomalia de -3°C chegando a quase -4°C nas cidades do sul do RS. Julho de 2000 tinha sido o mes mais frios dos ultimos 50 anos no RS, enquanto no leste do PR e SP foi bem frio, mas longe de ser historico. Os invernos do inicio da decada de 90 e anos 80 tinham diso mais frio, comparado a 2000.

 

Agora, se comparar o periodo antes de 1990 (quando eu acredito que a dinamica de massas de ar frio nas duas cidades eram bem parecidas) Ctba tinha diferenças maiores em relaçao a POA.

 

Vejam que na normal 60-90 em junho Curitiba teve média de 12,2°C, que é comparavel a algumas cidades serranas do RS, como por exemplo

Bento Gonçalvez 12,8°C

Passo Fundo 12,7°C

Caxias do Sul 12,1°C

 

Talvez, com uma dinamica igual, os 900m de Ctba faziam muito mais a diferença, o que nao vem ocorrendo mais.

 

Mas falando em presente, o outono/inverno das duas cidades sao sim muito parecidos, com a diferença que nos outros meses Ctba é menos quente.

Link to comment
Share on other sites

Sob ondas de frio, eu acho que POA consegue ser mais fria que Ctba nas maximas e Curitiba nas minimas. Veja que geada em areas centrais em POA esse ano foi manchete, enquanto que aqui vejo isso quase todo ano. Mas la teve maxima de 9°C com sol e aqui nem com ceu nublado tivemo isso.

 

 

Perfeito. Isso é outra coisa que esqueci de mencionar. CTBA tem muita facilidade para mínimas. Toda cidade serrana vê a temperatura despencar com o pôr do sol e subir muito com o nascer dele. Percebo isto quando vou para Canela.

 

Aqui em POA é normal eu ter uma mínima de 6°C no meu apto às 7hs e ao meio dia com sol estar 9ºC. Na serra isso é inconsebível. Por quê? Não sei...

Link to comment
Share on other sites

 

Vejam que na normal 60-90 em junho Curitiba teve média de 12,2°C, que é comparavel a algumas cidades serranas do RS, como por exemplo

Bento Gonçalvez 12,8°C

Passo Fundo 12,7°C

Caxias do Sul 12,1°C

 

 

Essa média de Caxias para mim tem algum problema. Como pode Gramado ter 10,7ºC e Caxias 12,1ºC? Caxias para mim é igual à Farroupilha, isto é, possui média de 11,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Por este parecer meu acho que nos 4 tipos de invernos possíveis de se existir na região sul, em 2 eu preferiria passar em POA e nos outros 2 passar em CTBA. Vejam:

 

Invernos normais: CTBA melhor, pois sua média é mais baixa que POA

 

Invernos com bloqueio sobre o Uruguay: CTBA melhor, pois sofre menos com os pré-frontais que elevam a temperatura para a casa dos 30C em POA em pleno inverno

 

Invernos com bloqueio em cima de SC: POA melhor, vide o caso atual

 

Invernos rigorosos: POA melhor, pois apesar de apresentar média parecida com CTBA, está a 100km da serra nivosa do sul do Brasil

 

Concluindo, quando CTBA é melhor que POA estamos em situações não muito interessantes, isto é, na normalidade ou na ausência de frio. Ao passo que POA mostra-se melhor em invernos mais interessantes, pois está mais próxima da neve efica com média igual à de CTBA.

Link to comment
Share on other sites

Por este parecer meu acho que nos 4 tipos de invernos possíveis de se existir na região sul, em 2 eu preferiria passar em POA e nos outros 2 passar em CTBA. Vejam:

 

Invernos normais: CTBA melhor, pois sua média é mais baixa que POA

 

Invernos com bloqueio sobre o Uruguay: CTBA melhor, pois sofre menos com os pré-frontais que elevam a temperatura para a casa dos 30C em POA em pleno inverno

 

Invernos com bloqueio em cima de SC: POA melhor, vide o caso atual

 

Invernos rigorosos: POA melhor, pois apesar de apresentar média parecida com CTBA, está a 100km da serra nivosa do sul do Brasil

 

Concluindo, quando CTBA é melhor que POA estamos em situações não muito interessantes, isto é, na normalidade ou na ausência de frio. Ao passo que POA mostra-se melhor em invernos mais interessantes, pois está mais próxima da neve efica com média igual à de CTBA.

 

Gostei dessa classificação, he he he! Acho que está bem próximo da realidade...

Link to comment
Share on other sites

VIVA! MEU PROJETO DA FEIRA SOBRE: "A DINÂMICA DO TEMPO"

ESTÁ ENTRE OS ESCOLHIDOS PARA IR A 2º MAIOR FEIRA DE CIÊNCIAS DO BRASIL!!!!!!! NA UFSM - EM SANTA MARIA

 

 

Mas eu tenho uma perguntinha: como é que se faz a média das temperaturas de um dia? (não é só somar a máx. e mín. e dividir, eh?)..

 

SHOW !!! ENTUSIASMADOS PARABENS.

Link to comment
Share on other sites

VIVA! MEU PROJETO DA FEIRA SOBRE: "A DINÂMICA DO TEMPO"

ESTÁ ENTRE OS ESCOLHIDOS PARA IR A 2º MAIOR FEIRA DE CIÊNCIAS DO BRASIL!!!!!!! NA UFSM - EM SANTA MARIA

 

 

Mas eu tenho uma perguntinha: como é que se faz a média das temperaturas de um dia? (não é só somar a máx. e mín. e dividir, eh?)..

 

(Tmax + Tmin + T 9horas + 2 x T 21 horas)/5

Link to comment
Share on other sites

Por este parecer meu acho que nos 4 tipos de invernos possíveis de se existir na região sul, em 2 eu preferiria passar em POA e nos outros 2 passar em CTBA. Vejam:

 

Invernos normais: CTBA melhor, pois sua média é mais baixa que POA

 

Invernos com bloqueio sobre o Uruguay: CTBA melhor, pois sofre menos com os pré-frontais que elevam a temperatura para a casa dos 30C em POA em pleno inverno

 

Invernos com bloqueio em cima de SC: POA melhor, vide o caso atual

 

Invernos rigorosos: POA melhor, pois apesar de apresentar média parecida com CTBA, está a 100km da serra nivosa do sul do Brasil

 

Concluindo, quando CTBA é melhor que POA estamos em situações não muito interessantes, isto é, na normalidade ou na ausência de frio. Ao passo que POA mostra-se melhor em invernos mais interessantes, pois está mais próxima da neve efica com média igual à de CTBA.

 

Mto boa classificaçao, concordo tb!!

 

So uma coisa, as vezes a normalidade pra POA, que vc disse nao ser mto interessante, as veses eh bem interessante em Ctba.

 

Mais a titulo de curiosidade mesmo, que achei interessante... dei uma rapida pesquisada nas decadas de 60/70 e em pelo menos 6 meses de junho, julho ou agosto que eu vi, POA ficou na média ou um pouco acima (14,x°C), enquanto que Curitiba tinha médias de 11°C...

 

Hje em dia, eu nunca vi um mes Ctba ter anomalia negativa e POA positiva...agora fiquei na duvida, como deveria ser a dinamica das massas de ar frio naquela epoca, para ocorrer isso...

 

Bom,voltando ao topico, ta pareçendo que a partir do meio dessa semana até o inicio de agosto teremos uma boa sequencia de frio, acredito eu pegando até SP...acho que dessa vez o bloqueio foi nocauteado de vez hehe...

Link to comment
Share on other sites

- Frio na segunda metade desta semana. Pode gear na quinta e na sexta pela manhã. Marcas próximas ou até ligeiramente inferiores a 0oC podem ocorrer nos vales e baixadas mais frios da região sul.

 

- Vento muito forte na costa catarinense entre quarta e quinta feira. Será interessante acompanhar as rajadas registradas no Morro da Igreja. Remotíssima mas não inexistente chance de neve nos pontos acima dos 1600m-1700m, especialmente região do Morro da Igreja entre quarta e quinta-feira.

 

- Leve aquecimento até o início da próxima semana quando da entrada de um evento de invasões polares seguidas.

 

- Forte convergência entre os mais importantes modelos globais indicando a chance de frio intenso na segunda metade da próxima semana e no encontro do BAZ entre os dias 27 e 29 deste mês.

 

- O mês já está acabando gente! RS deve fechar abaixo da média, SC na média ou ligeiramente acima e o PR deve fechar acima da média. A coisa anda preta mesmo pros lados de Campos do Jordão.

Link to comment
Share on other sites

VIVA! MEU PROJETO DA FEIRA SOBRE: "A DINÂMICA DO TEMPO"

ESTÁ ENTRE OS ESCOLHIDOS PARA IR A 2º MAIOR FEIRA DE CIÊNCIAS DO BRASIL!!!!!!! NA UFSM - EM SANTA MARIA

 

 

Mas eu tenho uma perguntinha: como é que se faz a média das temperaturas de um dia? (não é só somar a máx. e mín. e dividir, eh?)..

 

(Tmax + Tmin + T 9horas + 2 x T 21 horas)/5

 

Obrigado!! vai me ajudar na pskisa...

E Vlw pelos parabéns Alexandre!! hehehe

Link to comment
Share on other sites

Mais a titulo de curiosidade mesmo, que achei interessante... dei uma rapida pesquisada nas decadas de 60/70 e em pelo menos 6 meses de junho, julho ou agosto que eu vi, POA ficou na média ou um pouco acima (14,x°C), enquanto que Curitiba tinha médias de 11°C...

 

Hje em dia, eu nunca vi um mes Ctba ter anomalia negativa e POA positiva...agora fiquei na duvida, como deveria ser a dinamica das massas de ar frio naquela epoca, para ocorrer isso...

 

 

Os Ciclones são a grande diferença!!! Eles eram a regra, e não a exceção, principalmente em invasões continentais!!! POor isso nevava com grande frequência na serra gaúcha, nos meses mais frios do ano!!!

 

Ciclones próximos a costa do RS, jogavam muita umidade ao Estado, e empurravam o ar frio a oeste e norte do RS, deixando os gaúchos com neve na serra, e tempo nublado por mais tempo, enquanto no Paraná o tempo seca e as mínimas vão lá embaixo nessas situações!!!

 

Por isso em mínimas absolutas, na normal 61-90, a maior parte do Paraná leva vantagem com relação ao RS!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O interessante é como o GFS insiste no bloqueio. Se o jato enfrquecer, acho que as saídas do GFS de agora serão um peidinho perto do que pode ocorrer nestes dois eventos.

 

Um ciclone perfeito para a neve estaria na divisa do litoral RS/Uruguai no dia 23, mas o frio abaixo de 0oC em 850 fica 3 horinhas na região de SJ apenas. Isso mesmo com frio pra valer no sul gaúcho. Sul gaúcho mais frio que serra = bloqueio sobrevivente.

 

O elefante polar do dia 27 também não produziria mais de 12 horas de janela de neve, não por causa da umidade, mas sim porque o frio, que vai abaixo de -4oC em 850 hpa em SJ, desapareceria, recuando para o sul do RS, ou seja, o jatinho ainda mandaria até o final de julho!!!

 

Assim Ctba TEM QUE TERMINAR ACIMA DA MÉDIA, PARA VARIAR.

 

Mas continuo achando que o jato NÃO PODE FICAR MAIS DE 45 DIAS SOPRANDO DO JEITO QUE ESTÁ!!! SE ELE ENFRAQUECER, A 12Z DE HOJE DO GFS VAI SER UM PEIDINHO POLAR PERTO DA REALIDADE E O ENCONTRO DO BAZ SE DARÁ ISOLADO DO RESTO DO PAÍS!

 

APESAR DE EU NÃO PODER IR AO ENCONTRO, ESTOU TORCENDO PRA TODO MUNDO SE FERRAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: E PERDER UM DIA DE TRABALHO NA SEGUNDA, POR ABSOLUTA IMPOSSIBILIDADE DE SAIR DA REGIÃO DE SJ, HE HE HE!!!! :D:D

Link to comment
Share on other sites

e SP pessoal qual seria a previsão caso os modelos estejam certos??????????

 

Se essas saídas malucas do GFS, do Global, do Europeu e do Acoplado se confirmarem no sentido das mais extremadas, São Paulo capital iria ter um mínima em torno de 0oC.

 

Como eu acho dificílimo isso acontecer, vocês poderão ter algo em torno de 4oC de mínima no final do mês. Em resumo, penso que, na melhor das hipóteses, poderemos ter algo semelhante a uma das ondas de frio de 2000, o que já seria FANTÁSTICO se considerarmos o retrospecto recente de Curitiba e (pior ainda) de SP.

 

Por falar em retrospecto, tenho visto aqui no BAZ uma certa tendência dos colegas gaúchos de celebrar o inverno frio no RS e desdenhar do calor Curitibano esse ano. Nesse momento é legal lembrar aos amigos que, para ter neve de verdade (ou seja, com acumulação) na serra gaúcha (o que ainda não aconteceu esse ano), é preciso ter um ciclone na costa em invasão de uma potente alta continental, sme bloqueio no PR. Não consigo imaginar um gaúcho que goste de frio que fale "Ahhh o inverno de 2007!!" sem que esse tenha tido neve com acumulação na maior parte da serra. Se não tem neve, não é inverno histórico p... nenhuma. Então, recomendo aqueles que gostam de comparar tamanho de pirulito (como as comprações Ctba X POA, pois vejo que tem muito neguinho por aí adorando os bloqueios intermináveis mesmo com la Niña, torcendo para que na próxima normal POA seja a capital mais fria do país) que torçam pelo fim do bloqueio que inferniza o PR para que realmente o inverno de 2007 possa ser histórico no RS!

 

Se um dia POA for a capital mais fria do país, será de um país sem neve!

 

Perfeito.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Curitiba tende a se ressaltar em relação ao resto do Sul do país quando as MPs são de forte intensidade, porém com trajetória oceânica. Não é raro (ou era raro) fortes MPs desviarem pro oceano e continuarem a influenciar dias a fio o tempo curitibano - o reconhecidíssimo vento leste - enquanto a maior parte do Sul aquece.

 

Talvez seja o caso destes anos com anomalia negativa em Ctba e positiva em PoA. Só vejo possibilidade disso com tempo bem úmido aqui, com vento leste. Seria o caso de verificar se não são as máximas a puxarem abaixo as médias (se forem as mínimas, a tese cai por água abaixo).

 

Atualmente, como são bloqueios imensos que andam invadindo parte do Sul, esse cenário parece impossível. As MPs mal atingem a cidade.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

- Frio na segunda metade desta semana. Pode gear na quinta e na sexta pela manhã. Marcas próximas ou até ligeiramente inferiores a 0oC podem ocorrer nos vales e baixadas mais frios da região sul.

 

- Vento muito forte na costa catarinense entre quarta e quinta feira. Será interessante acompanhar as rajadas registradas no Morro da Igreja. Remotíssima mas não inexistente chance de neve nos pontos acima dos 1600m-1700m, especialmente região do Morro da Igreja entre quarta e quinta-feira.

 

- Leve aquecimento até o início da próxima semana quando da entrada de um evento de invasões polares seguidas.

 

- Forte convergência entre os mais importantes modelos globais indicando a chance de frio intenso na segunda metade da próxima semana e no encontro do BAZ entre os dias 27 e 29 deste mês.

 

- O mês já está acabando gente! RS deve fechar abaixo da média, SC na média ou ligeiramente acima e o PR deve fechar acima da média. A coisa anda preta mesmo pros lados de Campos do Jordão.

 

NEGATIVA NA QUINTA E FECHA ABAIXO DA MÉDIA EM SC O MÊS DE JULHO.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba tende a se ressaltar em relação ao resto do Sul do país quando as MPs são de forte intensidade, porém com trajetória oceânica. Não é raro (ou era raro) fortes MPs desviarem pro oceano e continuarem a influenciar dias a fio o tempo curitibano - o reconhecidíssimo vento leste - enquanto a maior parte do Sul aquece.

 

Zeo, as ondas de frio mais fortes em Curitiba, com as menores mínimas, dias seguidos abaixo de zero, e as poucas vezes que nevou foram com massa polar continental e ciclone próximo ao sul do Brasil!!! Foi assim em 75, em 72(quando fez -5.2ºC), em junho de 78(-3.8ºC), em agosto de 91, em julho de 2000, etc...

 

Quando o frio entra continental e sobe bastante ao norte impulsionado pelo ciclone, os 900mts de Curitiba fazem diferença em relação a regiões mais baixas!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mas com o aquecimento global, não era para ter mais ciclones na costa brasileira ?

 

Como não sou meteorologista eu não tenho a menor chance de discutir algo com você sobre o assunto, Alexandre. Mas, sob a minha visão leiga, o aquecimento global pode muito bem causar um grande fortalecimento dos bloqueios e uma tendência do jato soprar mais para o sul do que o habitual, provocando estas aberrações climáticas que têm se verificado aqui no Paraná a cada ano, depois de 2001, especialmente, tornando comuns anomalias de +3C ou +4C nos meses de junho, julho, março, abril...

Aí, os ciclones podem até se tornarem mais freqüentes, porém mais posicionados para o sul, e não na costa brasileira.

É a impressão que tenho.

Link to comment
Share on other sites

O interessante é como o GFS insiste no bloqueio. Se o jato enfrquecer, acho que as saídas do GFS de agora serão um peidinho perto do que pode ocorrer nestes dois eventos.

 

Um ciclone perfeito para a neve estaria na divisa do litoral RS/Uruguai no dia 23, mas o frio abaixo de 0oC em 850 fica 3 horinhas na região de SJ apenas. Isso mesmo com frio pra valer no sul gaúcho. Sul gaúcho mais frio que serra = bloqueio sobrevivente.

 

O elefante polar do dia 27 também não produziria mais de 12 horas de janela de neve, não por causa da umidade, mas sim porque o frio, que vai abaixo de -4oC em 850 hpa em SJ, desapareceria, recuando para o sul do RS, ou seja, o jatinho ainda mandaria até o final de julho!!!

 

Assim Ctba TEM QUE TERMINAR ACIMA DA MÉDIA, PARA VARIAR.

 

Mas continuo achando que o jato NÃO PODE FICAR MAIS DE 45 DIAS SOPRANDO DO JEITO QUE ESTÁ!!! SE ELE ENFRAQUECER, A 12Z DE HOJE DO GFS VAI SER UM PEIDINHO POLAR PERTO DA REALIDADE E O ENCONTRO DO BAZ SE DARÁ ISOLADO DO RESTO DO PAÍS!

 

APESAR DE EU NÃO PODER IR AO ENCONTRO, ESTOU TORCENDO PRA TODO MUNDO SE FERRAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: E PERDER UM DIA DE TRABALHO NA SEGUNDA, POR ABSOLUTA IMPOSSIBILIDADE DE SAIR DA REGIÃO DE SJ, HE HE HE!!!! :D:D

 

Acho que dessa semana o bloqueio nao passa...alias, ja ta chovendo até no RJ, mostrando que o bloqueio ja enfraqueceu bastante depois da massa polar monstro que atingiu Argentina e o RS semana passada.

 

Agora a proxima massa de ar frio um pouco mais forte, ja vai conseguir se deslocar mais facilmente até PR, SP...Se nao ocorrer isso, a Sra. La nina mudo de time, saiu do armario e ta agindo como El nino...heheh nao é possivel um bloquei fica quase 2 meses tao forte!!!

 

Mas os modelos tao otimistas, principalmente o frio do final do mes. Aqui ara Curitiba, hora é frio historico de -6°C (rodadas extremadas) e na maioria das vezes negativa,ou bem perto de 0°C. E ele deve ser somente 1 de uma sequencia pelas proximas 3 semanas, que dessa vez nao deve ficar presa no RS.

Link to comment
Share on other sites

 

Zeo, as ondas de frio mais fortes em Curitiba, com as menores mínimas, dias seguidos abaixo de zero, e as poucas vezes que nevou foram com massa polar continental e ciclone próximo ao sul do Brasil!!! Foi assim em 75, em 72(quando fez -5.2ºC), em junho de 78(-3.8ºC), em agosto de 91, em julho de 2000, etc...

 

Quando o frio entra continental e sobe bastante ao norte impulsionado pelo ciclone, os 900mts de Curitiba fazem diferença em relação a regiões mais baixas!!!

 

Sds.

 

Eu sei, mas me referi à afirmação do Rodrigo, sobre a particularidade de ctba fechar abaixo da média, e PoA acima. Eu sei que aqui também faz mais frio em MPs continentais.

Link to comment
Share on other sites

PELO MENOS POR ORA O BLOQUEIO SE FOI.

 

O que explicaria então, Ronaldo, a dificuldade que o frio tem para entrar na semana que vem na rodada 0Z do GFS? Ele fica circundando um ciclone bem localizado por mais de 36 horas sem avançar nada, enquanto os ventos de oeste em altitude coincidem com a linha que separa as altas temperaturas das baixas. Depois o frio avança, mas não chega a ter negativa em 850 na região de SJ, apesar da montanha de frio embaixo e do ciclone perfeitamente posicionado. Estaria o GFS sinalizando um jato forte que não existirá? É com base nessa suposição que tenho pensado que pode vir algo próximo das rodadas mais extremadas. Por que as rodadas menos frias o são por causa do jato!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.