Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Julho de 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 732
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Neste evento de quarta-feira, em qual lugar estará mais provável de nevar:

São Joaquim ou Morro da Igreja ?

Pergunta praticamente impossível de ser respondida.

Pelo frio, os dois lugares têm chances iguais.

Quem sabe pela umidade, o MI é mais perto do mar, sei lá!

 

Agora, me parece que tem nevado sempre mais no morro de Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Caio, vc que tem acertado todas, dá uma dica aqui pro Alto da Serra do Botucaraí, especialmente os locais acima dos 800m. :D

 

Paulo eu não acerto, só vou na ajuda dos profissionais. Mas sinceramente eu penso que as chances de neve são maiores aí entre a madrugada e o amanhecer de quarta, depois disso a tendência é do tempo secar rapidamente e afundar a mínima.

Link to comment
Share on other sites

Neste evento de quarta-feira, em qual lugar estará mais provável de nevar:

São Joaquim ou Morro da Igreja ?

 

Para neve prefiro sempre os locais mais altos imediatamente antes do paredão da serra, onde o ar tende a começar a secar. Neste caso o Cruzeiro sempre leva vantagem.

 

Se for como as neves recentes, com pouca umidade disponível e frio abundante, as chances maiores ficam com o Cruzeiro e o Morro da Antenas em Urupema.

Se o cavadão se aprofundar e a umidade for farta, vai nevar em tudo que é canto acima de 1300 metros na região, mas aí as áreas melhores para ver mais acumulação são aquelas acima de 1700 m, ou seja, o Morro da Igreja e região e o Morro das Antenas! Pelo menos foi a essa conclusão que eu e o Caio chegamos depois de um longo tópico alguns meses atrás....

Link to comment
Share on other sites

Longa conversa há pouco na MetSul:

 

(1) Pode nevar efetivamente no Uruguai

(2) Os modelos não indicam, mas estamos considerando a possibilidade que com o avanço do ar gelado forme-se uma banda de nebulosidade que avançaria para o norte na forma de uma snow squall line. Ou seja, poderia a neve avançar do sul para o norte do Rio Grande do Sul ao mesmo tempo que a baixa ocluída na costa catarinense poderia estar provocando neve nas partes altas do RS e SC.

(3) Não dá para descartar neve no Meio-Oeste de SC e no Planalto de Palmas.

(4) Não se afasta a possibilidade de neve granular quarta-feira na Grande Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Pelas temperaturas previstas em 850hPa, observa-se que de terça até quinta ela se mantém sempre negativa sobre a região do planalto da neve. A conclusão que quero tentar chegar é que o Morro da Igreja poderia ficar constantemente negativado por 2 dias seguidos !

 

Sim em teoria, mas na prática não funciona desse jeito. Como lá também pode fazer menos de -3oC que é o que o modelo projeta para aquela altitude.

Link to comment
Share on other sites

Pelas temperaturas previstas em 850hPa, observa-se que de terça até quinta ela se mantém sempre negativa sobre a região do planalto da neve. A conclusão que quero tentar chegar é que o Morro da Igreja poderia ficar constantemente negativado por 2 dias seguidos !

 

Sim em teoria, mas na prática não funciona desse jeito. Como lá também pode fazer menos de -3oC que é o que o modelo projeta para aquela altitude.

 

É mesmo :roll:

 

E isso sem contar que nós já estamos observando como aquela região é influenciada por ventos em altitude, a temperatura pode subitamente subir 5 graus em 1 hora, umas coisas assim 8)

Link to comment
Share on other sites

Trecho do último texto da Metsul:

 

"Ar gelado e umidade devem resultar em neve e neste momento a possibilidade do fenômeno se verificar é considerada por nós elevadíssima."

 

Corrigindo a minha frase de um tempo atrás, então:

 

Elevadíssima chance de neve = grandes chances de acumulação :D

Link to comment
Share on other sites

Alguém poderia transcrever este texto da Metsul, pois eu aqui na emissora não tenho acesso a blogs, só lá em casa no S.Pinheiro tenho acesso.

 

 

Tá aí Paulão:

 

NOAA: "Bomba meteorológica" no Atlântico Sul" traz "vento com força de furacão"

 

Um poderoso ciclone extratropical impressiona neste momento nas imagens de satélite a sudeste do Uruguai, tal como antecipado pela MetSul Meteorologia. O NOAA, em sua análise de hoje para a América do Sul, descreve o sistema como uma "bomba meteorológica" que traz "vento com força de furacão" para alto mar. Na opinião do órgão meteorológico do governo norte-americano, águas mais quentes que o normal trazidas pela Corrente do Brasil para o Rio da Prata estariam favorecendo o processo de ciclogênese explosiva.

 

"Uma corrente atipicamente intensa da Corrente do Brasil favorece uma área de temperatura superfície do mar muito mais quente que o normal nas costas de Buenos Aires e do Uruguai. À medida que sistemas polares avançam por estas áreas, a instabilidade por convecção resultante favorece a formação de ‘bombas meteorológicas’. Uma delas está em andamento e traz vento com força de furacão para o oeste do Atlântico Sul. Outra está prevista para se formar daqui a cinco dias".

 

Este sistema não representa risco maior para o Sul do Brasil, exceto a possibilidade de mar muito agitado para navegação e a possibilidade de ressaca que pode ser forte na costa. Ele se distancia do continente nas próximas horas, mas segue impulsionando ar gelado para o Sul do Brasil. Uma outra área de baixa pressão, esta menos intensa, vai trazer chuva para o norte do estado amanhã no final do dia e igualmente para Santa Catarina e o Paraná. Este sistema deve se aprofundar no litoral catarinense na quarta-feira. Justamente esta baixa ajudará a impulsionar ar ainda mais gelado para o norte e ainda garantirá umidade, vento e nebulosidade com com maior desenvolvimento vertical sobre o Sul do Brasil. Ar gelado e umidade devem resultar em neve e neste momento a possibiloidade do fenômeno se verificar é considerada por nós elevadíssima. Mais tarde, provavelmente à noite, após as novas rodadas dos modelos, um novo post com revelações importantes sobre a neve.

Autor: Eugenio Hackbart

Publicado em 23/07/2007 16:44

 

 

Belo Texto... :shock: :shock: :D

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

AO PASSO QUE AUMENTA O FRIO, SECA E DIMINUI A NEVE!

 

Caio, na verdade essa rodada democratizou mais o frio. Antes apontava -1°C em 850hpa para SJ, agora aponta -3,1ºC para o mesmo nível. Em POA continua quase a mesma coisa.

 

Em POA melhorou 1oC em todos os horários próximos ou abaixo de zero. Em SJ antes era -2,5oC. Aumentou muito consideralvelmente o frio!

Link to comment
Share on other sites

Eu queria ver geada com 3°C aqui em São Paulo, mas já que não dá, torço apenas para que o recorde deste ano (de 7,0°C em maio, aqui no meu bairro na zona leste) seja batido, a Climatempo coloca 8°C pra cá, a Somar 7°C, o CPTEC 6°C e o ETA coloca 4°C, eu acho que dá 7-8°C, vamos aguardar e torcer.

 

Se eu não me engano meu recorde foi de 6,8 ou 6,9ºC!

 

Também torço para quebrar o recorde!

 

Mas quero que faça mais frio do que 2004, acho que fez 5,xºC né?

 

Vamos ver se essa massa não se fortalece um pouquinho e venha pra capital :D

Link to comment
Share on other sites

Eu queria ver geada com 3°C aqui em São Paulo, mas já que não dá, torço apenas para que o recorde deste ano (de 7,0°C em maio, aqui no meu bairro na zona leste) seja batido, a Climatempo coloca 8°C pra cá, a Somar 7°C, o CPTEC 6°C e o ETA coloca 4°C, eu acho que dá 7-8°C, vamos aguardar e torcer.

 

Se eu não me engano meu recorde foi de 6,8 ou 6,9ºC!

 

Também torço para quebrar o recorde!

 

Mas quero que faça mais frio do que 2004, acho que fez 5,xºC né?

 

Vamos ver se essa massa não se fortalece um pouquinho e venha pra capital :D

 

 

Mas ela vai pegar a capital de SP.Chegará até ao Acre, Rondônia, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais...

Link to comment
Share on other sites

Bah, nas 18Z ele coloca até -2,1°C em 850hpa pra cá. Não em lembro de valor tão baixo pra ca desde que acompanho o BAZ. Mas para a superfície ele não dá menos que -1,0°C. Geralmente tem que diminuir 1°C aqui pra casa, nas baixadas então, quem sabe atinga marcas de -4/-5°C...

 

 

Ai se tivesse um pouco de umidade entre a noite de quarta e manhã de quinta... snif snif

 

8)

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Maravilha de análise da MetSul!!!

 

Para POA a nebulosidade será constante, quase sempre nublado, o que sugere que as nuvens também estarão presente na serra o tempo todo, ainda mais se levarmos em conta o movimento do ciclone, pressionando a umidade contra as montanhas.

 

Talvez tenhamos algum sol na 4ª-feira à tarde, mas o animador é ver a espessura da camada e os -4° em 850 hpa por aqui. Se, como a MetSul colocou, tivermos nebulosidade mais verticalizada, vou ficar de olho para a granular aparecer por aqui.

 

Claro, rezemos para as chuvas (ou nevadas) uruguaias entrarem para cá na madrugada de quinta. Ainda que muito remota, a neve poderia dar as caras no E do RS e, claro, acumular na serra.

 

Sexta-feira vamos ver todo o RS coberto por uma grossa geada, e grande parte do Sul abaixo de zero!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.