Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Julho de 2007


Recommended Posts

Desconhecimento meteorológico de jornalista pra variar, na matéria do Zero Hora sobre a neve aqui no Alto da Serra do Botucaraí:

"Como na Argentina,nevou onde menos se esperava ontem no RS".E esperavam onde, nas praias?Eles não sabem estamos em região serrana do RS...Se fosse como eles disseram fazia uns 89 anos que não nevava em Soledade heheheheheh :lol:

Link to comment
Share on other sites

Desconhecimento meteorológico de jornalista pra variar, na matéria do Zero Hora sobre a neve aqui no Alto da Serra do Botucaraí:

"Como na Argentina,nevou onde menos se esperava ontem no RS".E esperavam onde, nas praias?Eles não sabem estamos em região serrana do RS...Se fosse como eles disseram fazia uns 89 anos que não nevava em Soledade heheheheheh :lol:

 

Pegos de surpresa... eles sempre serão enquanto desconhecerem a realidade do Sul do Brasil e não acompanharem o quadro meteorológico! :roll:

Link to comment
Share on other sites

Luiz ,apenas para registro,é importante referir, que nevou na Raia Da Pedra, durante 5 horas seguidas alternando neve forte, com neve fraca,o que é impressionante :o

Me disseram que uma professora que leciona na região,bateu fotos da Raia coberta de neve.

Yahoooooooo, acabei de falar com a profe Evani,ela disse que várias professoras bateram fotos lá em cima na Raia,com máquina digital.Ela me prometeu conseguir as fotos.Segundo ela, lá em cima havia muita neve acumulada nas árvores e telhados e os capuchos eram enormes 8)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Luiz ,apenas para registro,é importante referir, que nevou na Raia Da Pedra, durante 5 horas seguidas alternando neve forte, com neve fraca,o que é impressionante :o

Me disseram que uma professora que leciona na região,bateu fotos da Raia coberta de neve.

Yahoooooooo, acabei de falar com a profe Evani,ela disse que várias professoras bateram fotos lá em cima na Raia,com máquina digital.Ela me prometeu conseguir as fotos.Segundo ela, lá em cima havia muita neve acumulada nas árvores e telhados e os capuchos eram enormes 8)

 

Quando as tiver, poste sem titubear!

Link to comment
Share on other sites

Desconhecimento meteorológico de jornalista pra variar, na matéria do Zero Hora sobre a neve aqui no Alto da Serra do Botucaraí:

"Como na Argentina,nevou onde menos se esperava ontem no RS".E esperavam onde, nas praias?Eles não sabem estamos em região serrana do RS...Se fosse como eles disseram fazia uns 89 anos que não nevava em Soledade heheheheheh :lol:

 

Pegos de surpresa... eles sempre serão enquanto desconhecerem a realidade do Sul do Brasil e não acompanharem o quadro meteorológico! :roll:

 

E ai Luiz e caros BAzianos, para quebrar o jejum, acabei de ter uma conversa informal, com a noiva do meu amigo de laranjeiras do sul, então surpreendente disse que estou em palmas de 1999 a 2002 em palmas e dise que todos os anos nevou na cidade ela tem as fotos e assim que me passar vou disponibilizar aqui, agora isso que é sorte as fotos que ela tiro em 2002 foi bem na formatura dela o dia que tava nevando...

Bom qualquer coisa eu mando pra seu e-mail luiz e ai vc coloca no site.

Att Thiago

Link to comment
Share on other sites

Que dia gelado lá no Morro da Igreja ! Finalmente estamos vendo uma "pequena" amostra do potencial de frio daquela região.....e olha que essa MP não pegou lá de jeito heim !

 

A máxima foi de 04,5ºC, e a mínima de -00,8ºC.

 

No momento chove e a temperatura é de 02,3ºC. Sensação térmica baixíssima

 

- Agora que a "porteira" está aberta novamente, imagino que poderemos observar temperaturas máximas inclusive negativas lá em cima.

 

O Morro vai ter neve este ano !

Link to comment
Share on other sites

Amigos, grata pelas observações e lindas as fotos postadas pelo Eduardo e pelo Lucas. Cheguei agora em Floripa, na estrada raios, tempestade com muita chuva e alguns granizo miudo na 101 (granizo antes de Imbituba). Trânsito terrível. Postei imagens na corrida porque estava saindo de lá, aguardem esse frio em imagens lá no link específico, se der amanhã. Puxa queria ver o Alexandre na TV Ulbra, alguém sabe se repete... e horário. Ainda estou com as lindas imagens na cabeça, algo digno de guardar em imagens.

Link to comment
Share on other sites

Que dia gelado lá no Morro da Igreja ! Finalmente estamos vendo uma "pequena" amostra do potencial de frio daquela região.....e olha que essa MP não pegou lá de jeito heim !

 

A máxima foi de 04,5ºC, e a mínima de -00,8ºC.

 

No momento chove e a temperatura é de 02,3ºC. Sensação térmica baixíssima

 

- Agora que a "porteira" está aberta novamente, imagino que poderemos observar temperaturas máximas inclusive negativas lá em cima.

 

O Morro vai ter neve este ano !

 

Resolvi iniciar o meu post respondendo a mensagem do Renan sobre o Morro da Igreja, e já já vocês saberão por que!! Estou em Piçarras, litoral norte de SC, e neste momento a temperatura é de 11,0oC com chuva e vento frio.

 

Saí de casa em Ctba ontem por volta das 9:30 da manhã em direção a Urubici, eu e minha esposa (deixamos o filhão com minha sogra). Paramos em Piçarras para deixar a mala com as coisas "mais quentes" para o final de semana. Por aqui ventava muito, o dia estava nublado e a temperatura era de 16oC. Almoçamos na praia e por volta das 13:30 partimos para Urubici. Não sem antes ver no jornal hoje, na hora em digitava a senha do cartão no restaurante, que nevava na Serra Gaúcha. Mais tarde, a falar com o Caio, soube que fora na Raia da Pedra! Parabéns PHP!!!! :D Ao longo da estrada, um belo dia de inverno, com sol entre nuvens e temperatura oscilando entre 9oC e 15oC, dependendo do local. Chegamos na cidade de Urubici às 16:00 e fazia 9,5oC.

 

Subimos a Serra em direção a São Joaquim e chegamos à sensacional Fazenda Fogo Eterno, no alto das Vacas Gordas (antes de descer e chegar ao Vilarejo). A altitude da sede da Pousada é de 1550 m (uma estradinha particular sai do ponto mais alto da estrada e sobe bastante dentro da propriedade até chagar a sede). Quartos no estilo cabana rustico-transada, com calefação que liga automaticamente abaixo de 10oC e ofurô! Ao chegarmos às 16:30 na fazenda fazia 5oC (tinha sido a máxima do dia, segundo o pessoal da pousada, com mínima de -2,5oC.) Tomamos posse do nosso quarto e fomos dar uma descansada. Dormimos e quando levantamos para sair a temperatura tinha caído drasticamente e parecia que teríamos um geadão animal, pois o céu estava repleto de estrelas. Ao entrar no carro, 1oC de temperatura às 19:30 :shock: , com o teto dos carros cobertos por grossa camada de gelo. Pensei: "Vai a -5/-6oC essa p...!!!"

 

Fomos jantar em Urubici (que tinha 4,5oC a essa hora), num bistrô que é programa obrigatório para todo baziano, pelo menos nesta época de vagas magras em termos de nevascas, he he he. O lugar chama-se A Taberna (é na saída de Urubici para Bom Retiro), o atendimento é muito bom, uma bela carta de vinhos, ótimas massas e sopas e..... um vídeo filmado pelos soldados que servem na base do CINDACTA durante a nevasca de 1998. INACREDITÁVEL!! :shock: Mostra os caras tentando subir a estrada até o Morro, no auge da neve, de carro, desisitindo e seguindo a pé. Chegando lá em cima, no chão que já tinha uns 20 cm de neve nos locais mais rasos, o pessoal fazia piruetas com motos e jipes, dando cavalos de pau e tal! A quantidade de neve que caía em alguns momentos era fantástica e a paisagem estava completamente branca o tempo todo!! Tentei comprar o mesmo, mas a moça do bistrô falou que o pessoal da Aeronáutica cedeu ao dono do restaurante com o compromisso de não copiar e vender, pois mostra soldados "fazendo farra" na neve em horário de serviço.

 

Ao ver o vídeo fiquei feliz da vida e comecei a pensar que no dia seguinte pelo menos veria uma linda geada com temperaturas bem negativas pela manhã.... Mas, como em ano de menina maluca tudo é possível, quando liguei para o Caio para falar do Vídeo, o mesmo me disse que ventava de NO no alto do Morro da Igreja aquela hora. Eu pensei comigo " e a porra do jato".

 

Saí do restaurante e adivinhem quanto fazia em Urubici? 5oC! Chegamos na fazenda e a temperatura já havia subido 1oC com densa neblina. Ainda cheguei a pensar na chuva congelada que o GFS tinha sinalizado algumas rodadas antes, mas foi em vão....

Fomos dormir, acordei às 7 como um bom caça gelo e saí para ver.....nada!!!!!!!!!!! :cry:

 

A maior neblina, e pasmem, 4oC! Voltei para o quarto, meditei, dormi mas um pouco e levantei para tomar café com minha esposa às 8:30, já com 5oC. Após o café saímos para um trekking pela área da pousada (subimos até 1610 m no terreno, em meio a uma milenar floresta de araucárias). Começou a chover fino e a ventar muito. Quando voltamos a pousada, a temperatura voltara a 4oC. Preparamo-nos para sair, e ao meio dia e meia, qual foi nossa surpresa em verificar que a temperatura era de ..... 3oC, com chuva!!!!!!!!!!!!

Na estrada, chuva fina boa parte do tempo.. Paramos rapidamente em Floripa, no Shopping Itaguaçu, para almoçar, e no resto do caminho até Piçarras, frio e chuva forte. Vlw!

 

Renan, estou contigo, sinto que este ano teremos outra nevasca no Morro da Igreja, he he he!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado a todos. Imagens como as da neve de Soledade e da geada em diferentes locais nos enchem de alegria. Eu também gostaria muito de ter visto o Alexandre na TV Ulbra.Alguém podia postar no Youtube?!

Jaque, eu gostaria de ter seu talento de captar belas imagens.

 

Anselmi e demais, acessem: http://www.ulbratv.com.br

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado a todos. Imagens como as da neve de Soledade e da geada em diferentes locais nos enchem de alegria. Eu também gostaria muito de ter visto o Alexandre na TV Ulbra.Alguém podia postar no Youtube?!

Jaque, eu gostaria de ter seu talento de captar belas imagens.

 

Anselmi e demais, acessem: http://www.ulbratv.com.br

Vai ter reprise?

Link to comment
Share on other sites

Eu vi o dr. Aguiar na Zona Sul mostrando a fortíssima e ampla geada em POA, inclusive com congelamento de poças d´água e roupas no varal! A temperatura negativou muito bem no sul da cidade! Incrível!! :shock:

 

Ademais, começa a chover por aqui. É a primeira vez que vejo POA fazer 0° e chover no mesmo dia!

 

Passamos a tarde com grossa camada de cirrustratus! A máxima foi em torno das 14 h para cair aos 10,9° às 16:30 e baixar dos 10° às 17 h.

 

Subimos dos 10° antes da chuva, e agora tenho 9,6° com 81% e chuva muito fraca.

Link to comment
Share on other sites

De uma reportagem no site do jornal Gazeta do Povo, no Paraná:

 

"Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, o Simepar não recebeu nenhum registro fotográfico das pessoas que relataram o fenômeno. Ele explica que o que pode ter havido é a queda de neve granular. A diferença é que esse tipo de neve logo derrete, não se acumulando. "Só consideramos neve verdadeira quando há acumulo no chão", explica o meteorologista."

 

:roll:

Link to comment
Share on other sites

Uruguaiana-RS até o dia 12/07 no INMET:

 

Média Simples: 11,20°C

Média Ponderada: 10,74°C

 

Anomalia de -2,7ºC

 

Se continuar assim, Santana do Livramento pode fechar com média abaixo dos 10°C, pois la é mais frio que Uruguaiana. Sera possivel? Em 2002 foi de 10,4°C se nao me engano, e nao foi tao rigoroso como ta sendo agora.

 

E outra cidade que nao se falou até agora, mas que pode estar com média até mais baixa é Santa Vitoria do Palmar. Em invernos normais la ja é dificil esquentar, imaginem esse. A normal 60-90 de julho la é de 11,3°C. Se tiver com as mesmas anomalias que o resto do RS (se nao mais, por ser mais ao sul) deve ta com uma média de 9,5°C/10,0 até agora. E isso que a cidade esta ao nivel do mar...

Link to comment
Share on other sites

Que dia gelado lá no Morro da Igreja ! Finalmente estamos vendo uma "pequena" amostra do potencial de frio daquela região.....e olha que essa MP não pegou lá de jeito heim !

 

A máxima foi de 04,5ºC, e a mínima de -00,8ºC.

 

No momento chove e a temperatura é de 02,3ºC. Sensação térmica baixíssima

 

- Agora que a "porteira" está aberta novamente, imagino que poderemos observar temperaturas máximas inclusive negativas lá em cima.

 

O Morro vai ter neve este ano !

 

Resolvi iniciar o meu post respondendo a mensagem do Renan sobre o Morro da Igreja, e já já vocês saberão por que!! Estou em Piçarras, litoral norte de SC, e neste momento a temperatura é de 11,0oC com chuva e vento frio.

 

Saí de casa em Ctba ontem por volta das 9:30 da manhã em direção a Urubici, eu e minha esposa (deixamos o filhão com minha sogra). Paramos em Piçarras para deixar a mala com as coisas "mais quentes" para o final de semana. Por aqui ventava muito, o dia estava nublado e a temperatura era de 16oC. Almoçamos na praia e por volta das 13:30 partimos para Urubici. Não sem antes ver no jornal hoje, na hora em digitava a senha do cartão no restaurante, que nevava na Serra Gaúcha. Mais tarde, a falar com o Caio, soube que fora na Raia da Pedra! Parabéns PHP!!!! :D Ao longo da estrada, um belo dia de inverno, com sol entre nuvens e temperatura oscilando entre 9oC e 15oC, dependendo do local. Chegamos na cidade de Urubici às 16:00 e fazia 9,5oC.

 

Subimos a Serra em direção a São Joaquim e chegamos à sensacional Fazenda Fogo Eterno, no alto das Vacas Gordas (antes de descer e chegar ao Vilarejo). A altitude da sede da Pousada é de 1550 m (uma estradinha particular sai do ponto mais alto da estrada e sobe bastante dentro da propriedade até chagar a sede). Quartos no estilo cabana rustico-transada, com calefação que liga automaticamente abaixo de 10oC e ofurô! Ao chegarmos às 16:30 na fazenda fazia 5oC (tinha sido a máxima do dia, segundo o pessoal da pousada, com mínima de -2,5oC.) Tomamos posse do nosso quarto e fomos dar uma descansada. Dormimos e quando levantamos para sair a temperatura tinha caído drasticamente e parecia que teríamos um geadão animal, pois o céu estava repleto de estrelas. Ao entrar no carro, 1oC de temperatura às 19:30 :shock: , com o teto dos carros cobertos por grossa camada de gelo. Pensei: "Vai a -5/-6oC essa p...!!!"

 

Fomos jantar em Urubici (que tinha 4,5oC a essa hora), num bistrô que é programa obrigatório para todo baziano, pelo menos nesta época de vagas magras em termos de nevascas, he he he. O lugar chama-se A Taberna (é na saída de Urubici para Bom Retiro), o atendimento é muito bom, uma bela carta de vinhos, ótimas massas e sopas e..... um vídeo filmado pelos soldados que servem na base do CINDACTA durante a nevasca de 1998. INACREDITÁVEL!! :shock: Mostra os caras tentando subir a estrada até o Morro, no auge da neve, de carro, desisitindo e seguindo a pé. Chegando lá em cima, no chão que já tinha uns 20 cm de neve nos locais mais rasos, o pessoal fazia piruetas com motos e jipes, dando cavalos de pau e tal! A quantidade de neve que caía em alguns momentos era fantástica e a paisagem estava completamente branca o tempo todo!! Tentei comprar o mesmo, mas a moça do bistrô falou que o pessoal da Aeronáutica cedeu ao dono do restaurante com o compromisso de não copiar e vender, pois mostra soldados "fazendo farra" na neve em horário de serviço.

 

Ao ver o vídeo fiquei feliz da vida e comecei a pensar que no dia seguinte pelo menos veria uma linda geada com temperaturas bem negativas pela manhã.... Mas, como em ano de menina maluca tudo é possível, quando liguei para o Caio para falar do Vídeo, o mesmo me disse que ventava de NO no alto do Morro da Igreja aquela hora. Eu pensei comigo " e a porra do jato".

 

Saí do restaurante e adivinhem quanto fazia em Urubici? 5oC! Chegamos na fazenda e a temperatura já havia subido 1oC com densa neblina. Ainda cheguei a pensar na chuva congelada que o GFS tinha sinalizado algumas rodadas antes, mas foi em vão....

Fomos dormir, acordei às 7 como um bom caça gelo e saí para ver.....nada!!!!!!!!!!! :cry:

 

A maior neblina, e pasmem, 4oC! Voltei para o quarto, meditei, dormi mas um pouco e levantei para tomar café com minha esposa às 8:30, já com 5oC. Após o café saímos para um trekking pela área da pousada (subimos até 1610 m no terreno, em meio a uma milenar floresta de araucárias). Começou a chover fino e a ventar muito. Quando voltamos a pousada, a temperatura voltara a 4oC. Preparamo-nos para sair, e ao meio dia e meia, qual foi nossa surpresa em verificar que a temperatura era de ..... 3oC, com chuva!!!!!!!!!!!!

Na estrada, chuva fina boa parte do tempo.. Paramos rapidamente em Floripa, no Shopping Itaguaçu, para almoçar, e no resto do caminho até Piçarras, frio e chuva forte. Vlw!

 

Renan, estou contigo, sinto que este ano teremos outra nevasca no Morro da Igreja, he he he!!!!!!!!!!

 

Que INCRÍVEL relato sobre as condições do tempo você acaba de nos passar, Zé :D Ou eu diria melhor, um "histórico das condições do tempo", hehehe !

 

De qualquer maneira, está aí um cenário que eu devo imaginar como perfeito para mim: Chuva e 3ºC de temperatura ! Infelizmente, nunca passei por isso...já peguei 1C em Campos do Jordão, mas com céu claro. A sensação térmica deve ser completamente diferente sob uma condição de precipitação.

 

Se houvesse frio em altitude suficiente Zé, mesmo 3C poderia ser o suficiente para uma neve, mas infelizmente não tinha essa condição.

 

De qualquer forma, tem mais onda de frio chegando, e a próxima vem com ciclone extratropical no oceano ! Umidade suficiente, e MP que será forte e continental........Neve à caminho ? Eu permaneceria aí em Urubici se fosse você, hehehe !

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Vejam que legal esta imagem do termômetro da Silva Só com a Ipiranga às 4:30 da manhã. É do ClicRBS.

 

3095908.jpg

 

Caro Torales.

Legal a foto. Aliás - como não sei postar fotos aqui no site- enviei para o teu e-mail 4 fotos tiradas próximas à Av. Protásio Alves na faixa que passa em frente ao Morro Santana. São vias que desembocam por ali. Mandei, embora não te conheça pessoalmente...Pois, todos os encontros do BAZ fiquei no ...quse vou...um dia irei.

 

Havia muita geada próximo de minha casa. Era um branco indescritível(que só via em Bagé quando guri).

 

 

Meu termômetro chegou ontem a 0,3graus.

Link to comment
Share on other sites

De uma reportagem no site do jornal Gazeta do Povo, no Paraná:

 

"Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, o Simepar não recebeu nenhum registro fotográfico das pessoas que relataram o fenômeno. Ele explica que o que pode ter havido é a queda de neve granular. A diferença é que esse tipo de neve logo derrete, não se acumulando. "Só consideramos neve verdadeira quando há acumulo no chão", explica o meteorologista."

 

:roll:

Eu também quero comprar um diploma.Onde posso encontrar o local que vende, Luiz? É uma pena que a universidade de Caxias não tenha esse produto.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 0,5°C em Livramento e 1,2ºC em Uruguaiana nesta manhã. Mais um dia de geada em ambas! E até agora mal passou dos 10ºC em Uruguaiana e 7ºC em Livramento. Tá um gelo aquilo lá, assim como toda argentina.

 

Ontem a imprensa argentina noticiou que na noite de quarta-feira quase toda a argentina encontrava-se abaixo de zero. Incrível! Imaginem o Brasil nestas condições :lol:

Link to comment
Share on other sites

Se for confirmada a neve, será a primeira ocorrência na cidade desde o ano 2000, quebrando o jejum que foi o maior desde a década de 30.
Em Palmas? Não nevou em 2002?

 

Boa tarde, ontem estive no msn conversando com o Padoan, então, falei com noiva do meu amigo que fez faculdade em Palmas e que diz ter fotos de todos os anos que ela estudo e todos os anos ela presencio neve. Ela diz que estudo de 1999 a 2002 e que os meses o qual ela tem fotos são de junho a agosto, sendo em agosto ela ter visto neve na formatura dela, eu perguei se tinha acumulado algo ela disse ah quase nada ai quando ela uso os dois dedinhos para mostrar eu medi e dava de 4 a 5 cm, ela falo que as amigas dela tem várias fotos, agora estou aguardando ela me enviar na outra semana para averiguar a veracidade do assunto.

Sobre o Simepar achar a neve ou não, temos que rever o que é o instituto no qual nosso ex-copeliano trabalha, que por sinal é um trabalho muito sério, já que todo sistema elétrico do paraná desde projetos de linhas e operação do sistema elétrico é feito por base em estudos feitos pelo simepar, eu acompanho muito trabalhos e sei qual a seriedade e veracidade dos assuntos. Pois o sistema Copel é referência do Brasil e no mundo e todos os dados desde que foi criado o simepar são de lá, acho que no momento a preocupação maior da gente não é a mesma deles, pois estamos interessados em outros eventos nos quais não são o foco principal do instituto.

 

Agradeço desde de já nossos amigos e tambem refletirmos no que é a instituição do Simepar e o que ela representa.

 

Att Thiago

Link to comment
Share on other sites

Srs

 

Aliás, estava conferindo a entrevista na RPC-TV, filiada da rede GLOBO aqui do Paraná , e ouvi da SUZI essa colocação. Se tiverem curiosidade de assistir o que o LIZANDRO falou acessem o vídeo:

 

http://tvparanaense.rpc.com.br/index.phtml?pid=1&nome=Bom+Dia+Paran%E1&dt=&quando=&seq=11173,11174,11175,11176,11177,11178,11179,11180,11181,11182,11183,11184,11185

 

Cezar Duquia

 

Sinceridade o relato do lizandro foi claro, nevo? , sim nevo, não acumulo? , não acumulo, mas pq? , pq a neve foi granular e caio cerca de alguns minutos.

Isso foi o que eu entendi.

Att Thiago.

Duquia quando for fazer minha defesa de mestrado vo mandar um convite pra vcs.

 

Att Thiago

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje é mais um daqueles dias absurdamente comuns neste ano nos quais tu desce os 900 m de serra de Curitiba para Joinville e a temperatura..... diminui!

 

Aqui em Piçarras, 16oC com tempo nublado e vento frio. Curitiba com 23oC e sol, he he he!

 

O problema é que o bloqueio apanhou, apanhou, mas não morreu! É o Jason da sexta feira 13 (hoje, por sinal, he he he!) Todas as projeções do GFS continuam a mostrar o jato forte na grade de 15 dias, a ponto de um ciclone colado a costa na divisa do RS com o Uruguai mal conseguir jogar as frio até SP.

 

Pelo visto o corredor polar foi aberto só até o RS/SC, he he he! Para mim os próximos dias parecem uma situação típica de anos como 1998 ou parte de 1990. Bloqueio forte, mas alto (ou seja, entre SP e PR). Nâo sei o que os outros modelos mostram, mas pelo GFS ainda não há muito o que comemorar com relação ao bloqueio...

Link to comment
Share on other sites

Zé, pelo contrario! No meu entender, o bloqueio jah morreu...foi assassinado violentamente. O dominio da proxima semana quase que inteira vai ser de baixa pressao. Isso que voce esta vendo aih nada mais eh o nucleo da baixa se formando, aih voce acaba tendo um efeito de nebulosidade maior em SC, alem de ventos mais fortes, o que acaba impedindo a temp de subir em Piçarras.

Olha o que os modelos tao projetando de chuva pro norte do Paraná, vai chover forte por lá, sinal de que nao há mais qualquer bloqueio. Sao Paulo que está numa seca danada deve ter inclusive chuva moderada a forte, dependendo da regiao do estado!

Segunda quinzena de julho será muito mais dinamica e tambem mais fria para as regioes que experimentaram a furia do abominavel monstro dos bloqueios, especialmente PR e SP. Essa é minha expectativa.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Fecho com o Duquia, assisti a entrevista e não achei nada fora do contexto.Que queriam que ele dissesse,por favor gente.E ainda mais que os meteorologistas tem de aguentar cada repórter chato,que na maioria da nossa categoria não conhece bulhufas de meteorologia e vêm com cada pergunta...

Não aguentei o comentário de um tal de Leandro no Blog da Metsul, dizendo que a nevezinha de Soledade foi irrisória,cada bobagem que o cara ouve neste país...

Link to comment
Share on other sites

Eu também vi a entrevista e em nenhum momento o meteorologista diz que neve granular não é neve. Faço apenas as seguintes considerações. A neve granular pode acumular sim. Mas confesso que minha dúvida pessoal é se efetivamente nevou. Nesse sentido fui buscar duas sondagens. O Duquia comentou na página do Simepar que os relatos chegaram entre a tarde e a noite, ou seja, dando a idéia que o fenômeno produziu-se entre o final da manhã e a noite. Pois bem, fui ver as sondagens. Como não tem sondagem em Palmas ou se recorre a Curitiba ou a Foz. Escolhi Foz porque o ar frio era continental e nesta localidade estaria mais frio em altura que em Curitiba. E o que vi. De manhã, a isoterma de zero estava mais próxima da superfície. Ocorre que a partir do momento em que a temperatura fica negativa, a 1.100 metros de altitude, o ar secava brutalmente. E no nível de 850 hPa estava 6 graus positivos.

 

foz12cso7.jpg

 

E às nove da noite a temperatura somente ficava negativa a 4.000 metros de altitude.

 

foz12byj5.jpg

 

A precipitação que não era chuva que o pessoal viu ao meu ver tem duas hipóteses: (1) granizo miúdo ou (2) chuva congelada, considerando que em 850 hPa a temperatura era bem positiva em Palmas e o ar úmido devia estar até níveis mais altos que na atmosfera, não secando tão baixo como em Foz. Nesse sentido, a chuva congelada dá-se pelo derretimento do floco que deixa a nuvem como neve e que ao encontrar uma camada mais fria próxima da superfície (o que fica evidente pela sondagem de Foz entre 925 Hpa e 880 hPa) se resfria e acaba se convertendo em gelo, precipitando-se desta forma sólida na superfície. A outra alternativa era granizo miúdo, levando-se em conta a temperatura de 6 positivos em 850 Hpa e a temperatura em superfície de 2 a 6 graus positivos mencionada no boletim do Simepar e por internautas da região no site da MetSul. [/code]

Link to comment
Share on other sites

Fecho com o Duquia, assisti a entrevista e não achei nada fora do contexto.Que queriam que ele dissesse,por favor gente.E ainda mais que os meteorologistas tem de aguentar cada repórter chato,que na maioria da nossa categoria não conhece bulhufas de meteorologia e vêm com cada pergunta...

Não aguentei o comentário de um tal de Leandro no Blog da Metsul, dizendo que a nevezinha de Soledade foi irrisória,cada bobagem que o cara ouve neste país...

 

Fala Paulo, ouvi tua locução na Gaúcha informando pra todo o Rio Grande, Brasil inteiro via satélite e mundo inteiro pela Internet, sobre a neve em Soledade. Ganhaste o dia hein? Bem legal!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Fecho com o Duquia, assisti a entrevista e não achei nada fora do contexto.Que queriam que ele dissesse,por favor gente.E ainda mais que os meteorologistas tem de aguentar cada repórter chato,que na maioria da nossa categoria não conhece bulhufas de meteorologia e vêm com cada pergunta...

Não aguentei o comentário de um tal de Leandro no Blog da Metsul, dizendo que a nevezinha de Soledade foi irrisória,cada bobagem que o cara ouve neste país...

 

Fala Paulo, ouvi tua locução na Gaúcha informando pra todo o Rio Grande, Brasil inteiro via satélite e mundo inteiro pela Internet, sobre a neve em Soledade. Ganhaste o dia hein? Bem legal!

 

Sds!

 

Era o PHP?? Escutei um cara falando da Raia da Pedro direto de Soledade, mas não sabia que era o homi!!

Link to comment
Share on other sites

Fecho com o Duquia, assisti a entrevista e não achei nada fora do contexto.Que queriam que ele dissesse,por favor gente.E ainda mais que os meteorologistas tem de aguentar cada repórter chato,que na maioria da nossa categoria não conhece bulhufas de meteorologia e vêm com cada pergunta...

Não aguentei o comentário de um tal de Leandro no Blog da Metsul, dizendo que a nevezinha de Soledade foi irrisória,cada bobagem que o cara ouve neste país...

 

Fala Paulo, ouvi tua locução na Gaúcha informando pra todo o Rio Grande, Brasil inteiro via satélite e mundo inteiro pela Internet, sobre a neve em Soledade. Ganhaste o dia hein? Bem legal!

 

Sds!

 

Era o PHP?? Escutei um cara falando da Raia da Pedro direto de Soledade, mas não sabia que era o homi!!

 

É forte essa rádio hein? Eu nem costumo escutar nesta hora do dia. Foi bem por acaso mesmo que acabei escutando. Ficaste bem famoso! hehe

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Duquia

 

O que as pessoas enxergam e descrevem são sempre mais importantes que os dados mostram. Dados são frios. O que as pessoas enxergam é algo vivo. Lendo a tua mensagem, os trechos dos depoimentos e de posse da informação que havia convecção na área, acho que o Simepar "ERROU". Não foi neve granular. Foi neve em FLOCOS. Assim como ocorreu em POA no ano passado, quando nevou com 10 graus de temperatura em FLOCOS sob um CB !!! Tanto que deu thundersnow no Vale dos Sinos. Isso mesmo, neve com trovoadas !! É raro de acontecer, mas aconteceu aqui e me parece que pode ter ocorrido no Paraná também. O Nachtigall me disse ao telefone que acreditava que poderia ter dado chuva congelada ou neve granular pelo que tinha analisado (observo que a minha mensagem anterior era de observação exclusivamente minha), tanto que postou no blog da MetSul o teu comentário retirado do Simepar com a identificação da tua autoria. Peço a tua autorização para encaminhar a ele esta tua mensagem aqui no BAZ. Aliás, seria interessante que se houvesse e-mails do público relatando o caso para o Simepar que fosse publicado aqui no BAZ. Esta troca de idéias está dando um novo desenho à questão NEVOU OU NÃO NO PARANÁ que ainda tem seus céticos aqui.

Link to comment
Share on other sites

De uma reportagem no site do jornal Gazeta do Povo, no Paraná:

 

"Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, o Simepar não recebeu nenhum registro fotográfico das pessoas que relataram o fenômeno. Ele explica que o que pode ter havido é a queda de neve granular. A diferença é que esse tipo de neve logo derrete, não se acumulando. "Só consideramos neve verdadeira quando há acumulo no chão", explica o meteorologista."

 

:roll:

Eu também quero comprar um diploma.Onde posso encontrar o local que vende, Luiz? É uma pena que a universidade de Caxias não tenha esse produto.

 

Gurizada

 

Não sei o que o sujeito escreveu mas eu estava aqui e não ouvi NADA DISSO. Neve é neve. Aqui nesse fórum alguns a chamam até de neve paraguaia... Quanto ao diploma: Enquanto eu estiver aqui na coordenação da equipe operacional do SIMEPAR estarei zelando pelos produtos que saem mas não tenho tempo de ver ou de conferir o que é publicado. São mais de 45 inserções de rádios, só pela manhã, e até às 14 horas, os jornais fecham suas edições.

 

Eduardo, antes de dirigir um comentário jocoso desses saiba de que aqui não tratamos esses assuntos com leviandade. Diploma é coisa séria! Meteorologia é coisa séria! Brincadeira e picaretagem passam longe desse endereço. O METEOROLOGISTA LIZANDRO JACOBSEN é graduado em meteorologia aí da UFPel, fez mestrado na URGS e apresenta um bom skill na nossa equipe, não é uma fraude.

 

Passar bem,

 

Cezar Duquia

 

Meu comentário foi de mau gosto. Quero me retratar. Fui precipitado, já que foi baseado em uma frase vinda da imprensa. Para mim se um profissional fala isso ele é péssimo e picareta, pois um erro dessa dimensão vindo de um profissional é inaceitável e eu felizmente sou uma pessoa inconformada e inquieta. Fico muito feliz e aliviado em saber que esse comentário não saiu dele.

 

Abraços

Ah!

Tua resposta foi dura comigo, pois eu ingenuamente acreditei no que estava escrito. E saiba que faz falta um Simepar aqui no Rio Grande.

Link to comment
Share on other sites

É uma boa pergunta à ser esclarecida... afinal, qual o motivo de uma elevação tão acentuada nas temperaturas aqui em SP em um único dia? Tudo bem que nuvens em camadas altas da atmosfera retém parte do calor acumulado no solo durante o dia (ontem fez sol), mas não creio que foi só isso...

 

A mínima por aqui hoje cedo foi de 14,6°C.

Link to comment
Share on other sites

É uma boa pergunta à ser esclarecida... afinal, qual o motivo de uma elevação tão acentuada nas temperaturas aqui em SP em um único dia? Tudo bem que nuvens em camadas altas da atmosfera retém parte do calor acumulado no solo durante o dia (ontem fez sol), mas não creio que foi só isso...

 

A mínima por aqui hoje cedo foi de 14,6°C.

 

Creio que simplismente o pouco ar frio que cheou por aí, logo saiu de cena, dando espaço ao ar quente que retornou a região...

 

Ou não ?

 

:roll: :roll:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.